Anos 70 embalam programação da Biblioteca de Música

Em plena ditadura militar, os anos 70 foram marcados por uma produtiva safra cultural

A música não ficou de fora desse contexto e teve como um dos seus maiores símbolos o grupo transgressor Secos & Molhados. Vestidos ao estilo andrógino, com o rosto maquiado, Gerson Conrad, João Ricardo e o vocalista Ney Matogrosso, que cantava em falsete, abalavam as estruturas conservadoras do período interpretando canções como Rosa de Hiroshima. Neste mês, a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo faz uma releitura da produção musical brasileira desse período. Inspirada no título do livro da escritora Ana Maria Bahiana, Depois dos 70 – Nada será como antes, a programação conta com dois shows, um bate-papo musical e um debate.

Abrindo as apresentações, dia 7, às 18h, a banda Kynna, formada pela vocalista Lílian Knapp (ex-integrante da dupla Leno & Lílian), pelo lendário guitarrista Luiz Carlini (banda Tutti-Frutti, autor de Agora só falta você, junto com Rita Lee) e pelo baterista Cadu Nolte, interpreta composições da cena contemporânea, lançadas por nomes como Wander Wildner, Bidê ou Balde e Autônomos.

Autor de Casa no campo, Zé Rodrix participa de um bate-papo musical dia 14, às 15h. O compositor fala de sua trajetória nas diversas bandas que integrou, como Sá, Rodrix & Guarabyra, Som Imaginário e Joelho de Porco.

Dia 21, às 18h, Gerson Conrad, acompanhado da banda Trupi, apresenta o show Bons tempos, que traz canções inéditas e antigos sucessos da fase em que era membro do grupo Secos & Molhados.

Completa a programação, dia 28, às 15h, o debate Existe uma fórmula para o sucesso? Além de Lílian, Carlini e Conrad, o encontro recebe um convidado especial, Solano Ribeiro. Pioneiro na idealização e realização de grandes festivais televisivos de MPB, ele passou pelas emissoras Excelsior, Record, Tupi e Globo, contribuindo para o lançamento de compositores como Edu Lobo, Chico Buarque e Gilberto Gil.

ServiçoBiblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. Shows: Banda Kynna. Dia 7. Gerson Conrad. Dia 21. Sempre às 18h. Bate-papo musical com Zé Rodrix. Dia 14. Debate: Existe uma fórmula para o sucesso? Dia 28. Sempre às 15h. Grátis