Linguagens híbridas unem Brasil e Espanha no CCSP

Com a proposta de apresentar conceitos contemporâneos em artes cênicas, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) realiza, de 24 a 29, a mostra Diálogos cênicos Brasil – Espanha: Linguagens híbridas

Organizado em parceria com o Instituto Cervantes e o Centro Cultural da Espanha, o evento proporciona o diálogo entre criadores cênicos dos dois países por meio de encenações, debate e oficinas.

Em relação à proposta do encontro, Sebastião Milaré, curador de teatro do CCSP, explica que a união de diferentes técnicas e estilos, convencionalmente chamada linguagens híbridas, representa a contemporaneidade nas artes. “Elas significam a pós-modernidade, na medida em que eliminam rígidos critérios anteriores da criação cênica, agregando recursos de outras linguagens e até mesmo depoimentos e dados estatísticos”, afirma. Dessa forma, os trabalhos apresentados podem mesclar teatro, dança, artes plásticas, música e literatura.

Abre a programação o espetáculo Sobre anjos e grilos – O universo de Mário Quintana, da Cia. de Solos & Bem Acompanhados, de Porto Alegre. Na apresentação, a atriz Deborah Finocchiaro interpreta textos e poemas do poeta gaúcho utilizando técnicas de canto, teatro e narração de histórias. A atmosfera criada por Quintana é enriquecida pela projeção de ilustrações da artista plástica Zoravia Bettiol e pela trilha sonora do maestro Chico Ferreti. 

O grupo espanhol Ertza encena o solo EGO-tik, interpretado por Asier Zabaleta. Com o intuito de estabelecer um estudo crítico sobre sua própria personalidade e seus pontos fracos, o bailarino se afasta do aspecto meramente estético da dança, servindo-se de diferentes técnicas expressivas e audiovisuais. Ao todo, serão apresentados nove espetáculos.

Integram ainda o encontro o debate Linguagens híbridas, com a presença do crítico espanhol José Henríquez e da doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC, Christine Greiner; e oficinas de demonstração de trabalhos das companhias.

Serviço: Diálogos Cênicos Brasil – Espanha: Linguagens Híbridas - Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Centro. De 24 a 29. Grátis

Veja programação

Realização: Instituto Cervantes, CCSP e Centro Cultural da Espanha em São Paulo.

  • SOBRE ANJOS E GRILOS – O UNIVERSO DE MÁRIO QUINTANA
    Cia. de Solos & Bem Acompanhados, de Porto Alegre. Concepção, dir. e interpretação: Deborah Finocchiaro.
    Por meio de fala, gesto, artes plásticas e música, a atriz conta, interpreta e canta textos e poemas de Mário Quintana. A interpretação reforça climas e intenções, potencializando as imagens criadas pela artista plástica Zoravia Bettiol.
    / Sala Jardel Filho. Dia 24, 21h
  • EGO-TIK
    Concepção, coreografia e interpretação: Asier Zabaleta (Espanha).
    Neste solo, o bailarino e coreógrafo basco Zabaleta serve-se de diferentes técnicas expressivas e audiovisuais para criar um estudo crítico sobre sua própria personalidade, seus medos, desejos e vergonhas.
    / Sala Jardel Filho. Dia 25, 21h
  • MENUDO TREMENDO
    Construção e manipulação: Nartxi Azkargorta. Música: Pau Figueras.
    Artista de rua fala de temas atuais.
    / Espaço Flávio Império (foyer) e Espaço de Convivência. Dias 25 e 26, 20h
  • HAGOROMO 
    Concepção: Fábio Mazzoni. Interpretação: Emilie Sugai (São Paulo).
    Atribuído a Motokio Zeami (1363-1443), Hagoromo – O manto de plumas – pode ser resumido como um grande haicai ou um poema dançado, que apresenta dois personagens antagônicos: um pescador de coração duro e um anjo budista que está na Terra para recuperar um manto sagrado que lhe permite retornar aos céus.
    / Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 26, 21h
  • FALSO ESPETÁCULO
    Cia. Vazia. Concepção: Elisa Ohtake (São Paulo).
    Os intérpretes assumem propositalmente uma situação de erro, levando o corpo a dançar e atuar.
    / Jardim suspenso. Dias 26, 27 e 28, 19h
  • RE9N (RENUEVEN)
    Construção e manipulação: Nartxi Azkargorta. Música ao vivo: Iñaki Amal.
    Espetáculo de marionetes que investiga novas técnicas de manipulação.
    / Jardim interno. Dias 27 e 28, 20h
  • DELÍRIOS DE GRANDEZA
    Concepção e interpretação: David Espinosa (Espanha).
    Ao longo de sete diferentes ações, Espinosa tenta aparecer aos olhos do espectador como estrela de Hollywood, campeão mundial de futebol, super-herói, entre outros personagens, utilizando como elementos um computador portátil, uma mochila com roupa e seu próprio corpo.
    / Sala Jardel Filho. Dia 27, 21h
  • F.R.A.N.Z.P.E.T.E.R.
    Concepção: Sergi Faustino (Espanha).
    Franz Schubert poderia ter vivido bem se tivesse dado atenção a seu pai e se dedicado à educação. Mas, decidiu dedicar-se à música, brigou com o pai, saiu de casa e teria vivido praticamente na miséria se não fosse a ajuda de seus amigos, que lhe ofereciam casa, dinheiro, comida e roupa. O espetáculo mostra um grupo de pessoas que se reúne em um concerto-debate para falar da vida do compositor e ouvir uma seleção de sua obra.
    / Sala Jardel Filho. Dia 28, 21h
  • O PROCESSO
    Cia. Borelli de Dança (São Paulo).
    Inspirada na obra de Franz Kafka, com seu “teatro coreográfico”, a companhia desenvolve nova possibilidade de compreensão e apreensão de questões essenciais ao ser humano. Aqui se define um duelo entre o opressor e o oprimido e entre o sentimento de culpa e a realidade.
    / Sala Jardel Filho. Dia 29, 20h
  • DEBATE: LINGUAGENS HÍBRIDAS
    Discussão sobre as tendências das artes cênicas contemporâneas.
    Com José Henríquez (colunista e crítico espanhol, recebeu o 1º Prêmio Internacional de Periodismo Cultural “Paco Rabal” da Fundação AISGE, em 2007) e Christine Greiner (doutora em comunicação e semiótica brasileira, professora do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP). Mediação: Sebastião Milaré (curador de teatro do CCSP).
    / Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 25, 16h
  • DEMONSTRAÇÕES DE TRABALHOS: LINGUAGENS HÍBRIDAS
    As companhias e os artistas que participam do evento demonstram seus processos criativos, ideologias e orientações estéticas, visando o diálogo com outros artistas e com o público.
  • Cia. de Solos & Bem Acompanhados
    / Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 25, 11h
    Asier Zabaleta
    / Sala Jardel Filho. Dia 26, 11h
    Txo titelles
    / Sala Jardel Filho. Dia 26, 11h30
    Fábio Mazzoni e Emilie Sugai
    / Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 27, 10h
    Sandro Borelli
    / Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 27, 11h30
    Davi Espinosa
    / Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 28, 10h
    Elisa Ohtake
    / Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 28, 11h30
    Sergi Faustino
    / Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Dia 29, 11h30