CCSP exibe o Cinema Fantástico Espanhol

Nos primórdios do cinema, quando o público ainda assistia aos filmes com ar de mistério sem compreender como as imagens ganhavam vida, nada mais natural para alguns cineastas da época do que escolher temas que explorassem o universo fantástico e, dessa forma, intrigar e assustar ainda mais o espectador

Data de 1896 a primeira produção de terror de que se tem notícia: Le manoir du diable, do diretor francês Georges Méliès. Em 1920, é produzido o primeiro clássico do gênero, O gabinete do dr. Caligari, do mestre do expressionismo alemão, Robert Wiene. Ainda na Europa, outro país que se deixou seduzir por esse gênero foi a Espanha, que realiza uma cinematografia referência no tema. Para aproximar o espectador dessa produção, o Centro Cultural São Paulo, em parceria com o Instituto Cervantes, apresenta a mostra Vampiros, Demonios y Siniestros – Cinema Fantástico Espanhol.

Monstros, alienígenas, cientistas loucos e fantasmas são alguns dos personagens que desfilarão pela tela da Sala Lima Barreto.

Entre os dias 10 e 15, serão exibidos dez títulos produzidos a partir dos anos 20. Dirigido em 1929 por Nemesio Sobrevila e Eusebio Fernández Ardavin, El sexto sentido é considerado uma preciosidade do cinema espanhol por fazer, já nessa época, uma sátira ao próprio cinema, ao contar a história de León, um jovem pessimista que conhece o inventor de um objeto chamado “o sexto sentido”. Durante a narrativa, o público percebe que o objeto misterioso nada mais é do que uma câmera cinematográfica.

Outro título selecionado é El habitante incierto (2005), de Guillem Morales. No filme, um homem desconhecido pede a um arquiteto para usar o telefone de sua casa. Em um determinado momento, o estranho desaparece, levantando a suspeita de estar escondido em algum cômodo.

Tendo no elenco nomes consagrados como Klaus Kinski, Harvey Keitel e Fernando Rey, El caballero del dragón, longa-metragem dirigido por Fernando Colomo, em 1985, explora o tema nada comum de um disco voador que vem à Terra para abduzir animais e pessoas  em plena Idade Média. Mais fantástico, impossível.

Serviço: Vampiros Demonios y Siniestros – Cinema Fantástico Espanhol - Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto. Rua Vergueiro, 1000 - Centro. De 10 a 15. Grátis

Veja programação

Co-realização: Instituto Cervantes de São Paulo

Por meio da seleção de dez filmes produzidos entre 1929 e 2005, o ciclo apresenta parte do Cinema Fantástico Espanhol.
Todos os filmes têm suporte em DVD.

  • KARATE A MUERTE EN TORREMOLINOS
    (Espanha, 2002, 79 min). Dir.: Pedro Temboury. Com Curro Cruz, Jess Franco, Sonia Okomo e outros.
    Na tranqüila cidade balneária de Torremolinos, um cientista pretende conquistar o mundo despertando um terrível monstro.
    / Dia 10, 16h. Dia 14, 20h
  • EL SEXTO SENTIDO
    (Espanha, 1929, 77 min). Dir.: Nemesio Sobrevila e Eusébio Fernández Ardavin. Com Maria Anaya, Ricardo Baroja, Faustino Bretaño e outros.
    Professor apresenta a um rapaz pessimista sua nova invenção chamada o sexto sentido. Trata-se, na realidade, de uma câmera de cinema.
    / Dia 10, 18h. Dia 15, 20h
  • LA TORRE DE LOS SIETE JOROBADOS
    (Espanha, 1944, 81 min). Dir.: Edgar Neville. Com Antonio Casal, Isabel de Pomés, Julia Lajos e outros.
    Na cidade de Madri, em fins do século 19, um fantasma revela a um jovem a existência de uma cidade subterrânea, habitada por corcundas criminosos. O jovem decide descobrir o local e acaba envolvido em um caso de seqüestro arquitetado pelo próprio fantasma.
    / Dia 10, 20h. Dia 15, 18h
  • AMANECE QUE NO ES POCO
    (Espanha, 1988, 110 min). Dir.: José Luis Cuerda. Com Antonio Resines, Cassen, Aurora Bautista e outros.
    Para compensar a perda da mãe assassinada, pai dá ao filho uma motocicleta e ambos decidem fazer uma viagem a um povoado habitado por pessoas estranhas.
    / Dia 11, 16h. Dia 12, 20h
  • EL CEBO
    (Espanha/Suíça/Alemanha, 1958, 90 min). Dir.: Ladislao Vajda. Com Heinz Rühmann, Maria Rosa Salgado, Michel Simon e outros.
    Homem tímido, casado com uma mulher tirana, esconde sua personalidade doentia de seqüestrador e assassino de crianças, que são atraídas por meio de jogos de prestidigitação.
    / Dia 11, 18h. Dia 15, 16h
  • EL BOSQUE DEL LOBO
    (Espanha, 1970, 86 min). Dir.: Pedro Olea. Com Jose Luis López Vázquez, Amparo Soler Leal, María Arias e outros.
    Homem que sofre de epilepsia pensa ser um homem lobo.
    / Dia 11, 20h. Dia 14, 16h
  • METAMORFOSIS
    (Espanha, 1971, 90 min). Dir.: Jacinto Esteva Grewe. Com Marta May, Alberto Puig, Carlos Otero e outros.
    Um homem de negócios mantém uma fundação de experimentos para a cura de seres anormais. Após acreditar ter criado um ser extraordinário, percebe que este tem problemas mentais.
    / Dia 12, 16h. Dia 13, 18h
  • EL CABALLERO DEL DRAGÓN
    (Espanha, 1985, 90 min). Dir.: Fernando Colomo. Com Miguel Bosé, Klaus Kinski, Harvey Keitel e outros.
    Um OVNI que abduz animais para estudos aterroriza um povoado espanhol em plena Idade Média. Quando a filha do conde que governa o local é levada, organiza-se uma investida contra o disco voador, que acreditam tratar-se de um dragão.
    / Dia 12, 18h. Dia 13, 16h
  • LOS BLUES DEL VAMPIRO
    (Espanha, 1999, 86 min). Dir.: Jesús Franco. Com Rachel Sheppard, Anália Ivars, Lina Romay e outros.
    Ao comprar uma camiseta com a estampa da imagem de uma bela vampira, garota americana, em férias na Espanha, é possuída pela misteriosa personagem.
    / Dia 13, 20h
  • EL HABITANTE INCIERTO
    (Espanha, 2005, 110 min). Dir.: Guillem Morales. Com Adoni Garcia, Mónica López, Francesc Garrido e outros.
    Ao permitir que um estranho use o aparelho telefônico de sua casa para fazer uma ligação, arquiteto percebe que o homem desapareceu, levando-o a acreditar que se escondeu em algum dos cômodos.
    / Dia 14, 18h