Alexander Kluge tem filmes exibidos no CCSP

Conhecido por dirigir filmes que se preocupam em evidenciar o papel do espectador como responsável direto pelo significado de cada cena, o diretor alemão ganha mostra, de 13 a 18, no CCSP

O período pós-guerra, com a ocupação americana, levava a produção alemã da época a apresentar filmes baseados na estrutura comercial imposta pela indústria hollywoodiana. Precursor do chamado Novo Cinema Alemão, Kluge foi um dos autores do manifesto de Oberhausen, assinado em 1962, com o objetivo de recriar a cinematografia do país. O primeiro curta que dirigiu, Brutalidade em pedra, foi premiado em 1961, no Festival de Oberhausen. Ao lado de Peter Schamoni, volta a abordar o nazismo e um passado esquecido pelas expressões artísticas desde a década de 1950.
Kluge também desenvolveu conceitos teóricos sobre a montagem, a phantasie, a história e o elo existente entre o contador e o espectador. Segundo ele, o público é o responsável por fazer conexões entre os diversos fragmentos que cada cena apresenta. “A película deve estar na mente de quem assiste”, defende. Seguindo tal teoria, todos os demais conceitos se baseavam na atuação direta do espectador. Na montagem, dava importância ao intervalo das cenas para tirar a passividade de quem acompanha a história e fazer ativar a imaginação entre os cortes. Para o diretor, phantasie é a junção dos fragmentos expostos na tela com o que cada um traz de sua experiência. Em sua obra, a estrutura não-linear convida as pessoas a assistirem às cenas repetidamente, evitando a conclusão que se teria com uma única visão.
A mostra reúne filmes das década de 1960 a 1980. Entre eles, Despedida de ontem; Ferdinando, o forte; O poder dos sentimentos; A patriota; e O candidato.

Veja a programação:

  • DESPEDIDA DE ONTEM
    (1965/66, 84 min, DVD, legendas em espanhol). Dir.: Alexander Kluge. Com Alexandra Kluge, Günter Mack, Eva Maria Meineke e outros.
    Por roubar um pulôver para se aquecer, uma jovem é presa. Cumprida a pena, ela faz várias tentativas para começar vida nova.  Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza.
    Dia 13, 16h
  • OS ARTISTAS SOB A CÚPULA DO CIRCO: PERPLEXOS
    (1968, 103 min, DVD, legendas em espanhol). Dir.: Alexander Kluge. Com Hannelore Hoger, Alfred Edel, Bernd Hoeltz e outros.
    A personagem Leni Peickert, que aparece em outros filmes do diretor, decide suspender a inauguração de um circo diferente dos habituais por temer a reação do público. Kluge perturba a atenção do espectador com constantes cortes e sobreposições.
    Dia 13, 18h
  • A INDOMÁVEL LENI PEICKERT
    (1967/69, 33 min, DVD, legendas em espanhol). Dir.: Alexander Kluge. Com Hannelore Hoger e outros.
    Mais alguns episódios envolvendo a senhora Leni Peickert, dona de um circo. Em um deles, ela luta por espaço na programação televisiva.
  • FERDINANDO, O FORTE
    (1975/76, 79 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge. Com Heinz Schubert, Verena Rudolph, Gert Günther Hoffmann e outros.
    Expulso da polícia por negligência, homem de meia idade se emprega como diretor do serviço de segurança de uma empresa química. O filme recebeu o Prêmio da Crítica do Festival de Cinema em Cannes. 
    Exibições seguidas. Dia 13, 20h
  • O GRANDE CAOS
    (1969/70, 90 min, DVD, legendas em espanhol). Dir.: Alexander Kluge. Com Vinzenz e Maria Sterr, Hannelore Hoger, Hark Bohm e outros
    Filme de ficção científica que mostra a galáxia tomada por uma guerra civil. Entre as histórias está a da Sociedade do Canal de Suez que se torna a comunidade com maior capacidade de sobrevivência, após a perda do  Canal como bem original.
    Dia 14, 16h
  • BRUTALIDADE EM PEDRA. A ETERNIDADE DE ONTEM
     (1960, 12 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge e Peter Schamoni.
    A arquitetura nacional-socialista alemã. Entre os exemplos apresentados estão imagens da área do partido do Reich, em Nuremberg, e de projetos de um gigantesco pavilhão em estilo romano.
  • PROFESSOR EM TRANSFORMAÇÃO
    (1962/63, 11 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge.
    O filme aborda questões relacionadas à educação e a professores.
    Entre eles, o caso do professor e funcionário do ministério prussiano que desenvolve em uma aldeia um modelo pedagógico durante o regime nazista.
  • RETRATO DE QUEM DEU CERTO
    (1964, 10 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge.
    Relata a história do ex-guarda policial Karl Müller-Seegeberg, um oportunista que serviu a seis governos, dando-se bem em todos os casos.
  • A SRA. BLACKBURN, NASCIDA EM 5 DE JAN. DE 1872, É FILMADA
    (1967, 14 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge.
    Primeiro trabalho de Kluge.  O filme mostra um membro de sua própria família: a avó de 95 anos de idade.
  • BOMBEIRO E.A. WINTERSTEIN
    (1968, 11 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge.
    Filme composto de material de documentários e de sobras de filmes de ação. Entre as curiosidades, a primeira aparição da figura do bombeiro, personagem recorrente na obra do diretor.
  • NOTÍCIAS DOS STAUFER
    (1977, 40 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge e Maximiliane Mainka. Realizado durante a grande exposição dos Staufer, em Stuttgart. O material serve para demonstrar a tese de que, nos momentos mais desesperados de sua história milenar, os alemães sempre esperaram por um “salvador”, como o lendário Imperador Barbaroxa, que despertaria um dia do seu sono na montanha de Kyffhäuser.
    Exibições seguidas. Dia 14, 18h
  • WILLI TOBLER E A QUEDA DA 6ª FROTA
    (1971, 78 min, DVD, legendas em espanhol). Dir.: Alexander Kluge. Com Alfred Edel, Helga Skalla, Hark Bohm e outros.
    Guerra civil galáctica no final de 2040. Após bombardeio cósmico, homem abandona mulher e filhos para cuidar de sua própria segurança, aliando-se a um almirante desconhecido. 
    Dia 14, 20h
  • TRABALHO OCASIONAL DE UMA ESCRAVA
    (1973, 91 min, DVD, legendas em espanhol). Dir.: Alexander Kluge. Com Alexandra Kluge, Bion Steinborn, Franz Bronski e outros.
    Casada, mãe de três filhos, mulher passa por várias experiências, como o fechamento da clínica de abortos onde trabalhava e a agitação política na fábrica em que o marido é operário.
    Dia 15, 16h
  • O PODER DOS SENTIMENTOS
    (1983, 115 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge. Com Hannelore Hoger, Alexandra Kluge, Edgar Boehlke e outros.
    Em mais de 20 pequenas histórias, Kluge mostra o poder e o efeito dos sentimentos e sua organização através da razão, utilizando para isso colagem de imagens e sons. Para ele, a ópera é a arte que melhor exemplifica os sentimentos.
    Dia 15, 18h. Dia 18, 20h
  • EM CASO DE PERIGO E GRANDE RISCO, O MEIO-TERMO LEVA À MORTE
    (1974, 90 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge. Com Dagmar Bödderich, Jutta Winkelmann, Norberg Kentrup e outros.
    A ação do filme se concentra em Frankfurt e mistura duas linhas de ação em forma de documentário: uma delas mostrando a luta por moradias e a outra, mostrando o mundo através de reportagens de TV.
    Dia 15, 20h
  • FERDINANDO, O FORTE
    Dia 16, 16h
  • A PATRIOTA
    (1979, 121 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge. Com Hannelore Hoger, Dieter Mainka, Alfred Edel e outros.
    Por meio de uma professora de história que cava um buraco, Kluge passa em revista a história alemã. Uma colagem cheia de humor, mas que também deixa espaço para o sonho e a fantasia.
    Dia 16, 18h
  • ALEMANHA NO OUTONO
    (1978,119 min, DVD, legendas em espanhol). Dir.: Alexander Kluge, Volker Schlöndorff, Rainer Werner Fassbinder, Alf Brustellin, Bernhard Sinkel, Katja Rupe, Hans Peter Closs,  Edgar Reitz, Maximiliane Mainka e Peter Schubert. Com Rainer Werner Fassbinder, Armin Meier, Liselotte Eder e outros.
    Filme em conjunto dirigido por cineastas que tinham como referência o outono de 1977.  Na época, aconteceram o seqüestro do avião da Lufthansa, em Mogadíscio, a catástrofe com dirigentes da Facção do Exército Vermelho, em Stammheim, e o assassinato do líder empresarial Hanns Martin Schleyer.
    Dia 16, 20h
  • GUERRA E PAZ
    (1982/83, 118 min, DVD, legendas em espanhol). Dir.: Alexander Kluge, Stefan Aust, Axel Engstfeld e Volker Schlöndorff.
    Filme realizado em conjunto e baseado na marcha dos 300 mil manifestantes que, em 1945, foram a Bonn protestar pela crise que abalava a Alemanha. Ao final do processo, caiu o primeiro-ministro Helmut Schmidt.
    Dia 17, 16h
  • NOTÍCIAS VARIADAS
    (1986, 103 min, DVD, legendas em espanhol). Dir.: Alexander Kluge. Com Jutta Hoffmann, Armin Mueller-Stahl, Michael Rehberg e outros. Notícias estampadas na última página dos jornais de antigamente eram menos vigiadas pela censura. Tendo como referência temas abordados nessa seção, o filme trata de assuntos diversos como um caso de canibalismo e um filho que protege a mãe com uma arma.
     Dia 17, 18h
  • O CANDIDATO
    (1980, 124 min, DVD, legendas em espanhol). Dir.: Stefan Aust e Alexander Kluge. Com Wolf Biermann, Karl Carstens, Edmund Stoiber e outros.
    O filme comenta a campanha eleitoral e questões de esfera política, na época em que Franz Josef Strauss lançou sua candidatura ao posto de primeiro-ministro da Alemanha.
    Dia 17, 20h
  • O ATAQUE DO PRESENTE CONTRA O RESTANTE DO TEMPO
    (1985, 113 min, 16mm, legendas em português). Dir.: Alexander Kluge. Com Jutta Hoffmann, Armin Mueller-Stahl, Rosel Zecy e outros.
    O filme trata de várias pessoas, como o casal de zeladores que protege o patrimônio da história do cinema polonês em estúdios vazios, o chefe que não tem tempo para exercer o poder e uma jovem mãe de aluguel que se recusa a entregar o bebê.
    Dia 18, 16h