Debate discute a obra de Rubem Fonseca

A transposição da obra do escritor Rubem Fonseca para cinema e televisão será tema de debate no Centro Cultural São Paulo, dia 13

Para discutir o assunto, foram convidados o especialista no autor, Deonísio da Silva, e a professora de cinema da Universidade Mackenzie, Gláucia Davine. Integrando o projeto Diálogo, o encontro terá mediação da escritora Márcia Denser, curadora da atividade.
Romancista e contista mineiro, conhecido como precursor do romance policial no Brasil, Fonseca inaugurou uma nova corrente na literatura brasileira contemporânea e influenciou muitos escritores que começaram a publicar nos anos 80 e 90, como Marçal Aquino e Patrícia Melo. Entre as principais inovações trazidas pelo escritor estão a exploração do cotidiano dos grandes centros urbanos, a narrativa policial com fortes elementos de oralidade e o ritmo frenético empregado nas histórias.
Segundo Márcia, promover uma discussão sobre a obra do autor e sua relação com a linguagem do audiovisual é um assunto atual, já que muitos de seus títulos serviram de enredo para a televisão, como na minissérie Agosto (1991 – TV Globo), e para o cinema, como A grande arte (1991), primeiro longa-metragem dirigido por Walter Salles, com roteiro do próprio Fonseca. “A idéia é mostrar para as novas gerações, que estão entrando em contato com o trabalho do escritor por meio do cinema e da televisão, a importância dele na evolução literária brasileira”, explica.

| Estudantes de comunicação, artes visuais, letras, jornalismo e afins. Centro Cultural São Paulo – Sala de Debates (Piso Caio Graco). Centro. Dia 13, 19h. Grátis