Vanzolini e Osvaldinho Da Cuíca mostram a música de São Paulo

Ao ouvir o trecho da música Sampa: “alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João”, é raro não saber que a musa inspiradora é a cidade de São Paulo

Além de Caetano Veloso, a capital brasileira da diversidade, conhecida como “cidade dos mil povos”, serviu de referência há vários compositores e pesquisadores. Para representar o patrimônio musical de São Paulo, a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, temática em música, preparou uma programação especial e gratuitaque reúne apresentações musicais, debate e palestra.
Dia 3, às 18h, Paulo Vanzolini, criador dos sucessos Ronda e Volta por cima, fala de suas composições e de sua relação com o samba paulistano. A cantora Ana Bernardo e o violonista Ítalo Perón, acompanhados por um regional, interpretam as canções do mestre, além de outros clássicos como Rapaziada do Brás e Perfil de São Paulo. Antes da apresentação, haverá a exibição do documentário A ciência do bamba, sobre a vida e obra do compositor (veja box na página 39).
Dia 31, às 18h, o instrumentista Osvaldinho da Cuíca interpreta seus sucessos e canções do último CD, Em referência ao samba paulista, além de sambas que marcaram a história, como Os bambas da Barra Funda, de 1931. Resultado de anos de pesquisa e estudos sobre as múltiplas vertentes do samba paulista, o álbum abrange desde o samba-rural até o urbano. No show, Osvaldinho será acompanhado pelo percussionista e cavaquinista Odair Menezes.
Completam a programação a palestra Músicas que cantam São Paulo, com o jornalista e autor Assis Ângelo; e o debate Músicas para São Paulo e a formação cidadã, que contará com a presença de Ângelo, Vanzolini, Osvaldinho e convidados.

|Serviço: Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. Paulo Vanzolini. Dia 3, 18h. Osvaldinho da Cuíca. Dia 31, 18h. Palestra com Assis Ângelo, Dia 10. 15h. Debate com Paulo Vanzolini, Osvaldinho da Cuíca, Assis Ângelo e convidados. Dia 24, 15h. Grátis