Programação de Abril - Teatros

Confira a programação completa

 

Teatro Alfredo Mesquita

 

Um Inimigo do Povo
Um médico se vê em meio a uma trama de interesses econômicos e corrupção, quando descobre a contaminação das águas, numa cidade que vive de seu balneário e termas. As disputas se desdobram num conflito a um só tempo particular e público.
04 a 14/04/2024
Quinta. sexta e sábado 20h30 e domingo 19h
160 min
12+
Gratuito
Ficha técnica:
Texto: Henrik Ibsen
Elenco: Angela Ribeiro, Augusto Pompeo, Cesar Baccan, Lilia Regina, Lucas Scalco, Raphael Garcia, Rodrigo Scarpelli, Rogério Brito, Sérgio Mastropasqua e Thiago Liguori
Direção: José Fernando Peixoto de Azevedo

Ponto de encontro com Fernando Pivotto
07/04
Domingo às 18h
60 min
Livre
Gratuito
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre expectativas e anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

 

A Dança das 7 Marias
10/04
Quarta às 21h
60 min
16+
Gratuito
Mulheres: Um Grito de Socorro - A Dança das 7 Marias conta três sensíveis histórias sobre todas as formas de opressão exercidas sobre as mulheres em sociedade patriarcal. Crentes e Desacreditadas, de diferentes religiões, lutam para defender ou escapar do destino que as foi imposto, sem saber que o destino não se abala diante de súplicas.
Ficha técnica:
Texto e Direc?a?o: Kako Soares
Elenco: Analu Flor, Cacau Almeida, Diogo Limongi, Fellipo Rocha, Jocelio Albuquerque, Kaique Klein , Léo Vaz, Letícia Baroli, Letícia Melo, Ligia Gonçalez, Marcella Mendes, Micaele Rocha, Thorben


Mãe de Santo - Circuito

17/04/2024 ( quarta )

Horário: 21:00

Duração: 60 min

Gratuito

Ficha técnica:

Vilma Melo

Faixa ou indicação etária: 12 anos

Sinopse:

“Mãe de Santo" chama a atenção do olhar com os olhos de ver. A peça é baseada nas vivências da filósofa, escritora e professora Helena Theodoro e de outras mulheres, como a própria atriz que a interpreta, Vilma Melo, por meio de uma personagem muito empoderada, que, ao dar uma palestra internacional, entrelaça as histórias, provocando sobre o que realmente interessa contar e mostrar. O que se espera de uma mulher que nunca foi uma coisa só? Mãe, professora, empregada, mãe de santo, estudante. Quantas histórias cabem em uma única vida?

 

Brian ou Brenda?
19 a 21/04
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
80 min
14+
Gratuito
Baseada em episo?dio conhecido como um dos mais tra?gicos da psiquiatria, a pec?a conta a histo?ria de Brian. Depois de uma operac?a?o mal sucedida logo apo?s o nascimento, em que seu pe?nis e? cauterizado, ele e? submetido a uma redesignac?a?o sexual e passa a ser educado como menina: Brenda. A imposic?a?o de crescer em um corpo que na?o e? seu, no entanto, afeta a sua pro?pria vida e a de todos ao seu redor.
Ficha técnica:
Direção: Yara de Novaes e Carlos Gradim
Texto: Franz Keppler
Elenco: Daniel Faleiros, Daniel Tavares, Einat Falbel, Fabia Mirassos, Jui Huang, Juliana Caldas e Paulo Campos

 

Cadê?

Teatro para Bebês

21/04/2024 ( domingo)

Horário: 11:00

Duração: 60 min

Gratuito

Ficha técnica:

Direção e atuação: Thiane Lavrador

Sinopse:

Cada vez que toca aquele som, uma coisa nova aparece. E com cada coisa novos sons, texturas e brincadeiras. "Cadê?" foi criada a partir da observação da maneira lúdica com a qual os bebês interagem e descobrem o mundo ao seu redor. Todos os adereços utilizados em cena são objetos cotidianos e ganham uma nova função através do estado brincante a da imaginação. Uma peça sensorial repleta de imagens lúdicas e sons intrigantes - seguido de uma oportunidade para os bebês brincarem!

 

Cayarí apresenta Afluir

24/04/2024 ( quarta )

Horário: 21:00

Duração: 60 min

10,00 inteira 5,00 meia

Ficha técnica:

Voz: Cayarí

Músicos: Endell Magalhães, Jorge Potalej, Lucas Chacon e Jab Cut.

LIVRE

Sinopse:

CAYARÍ é cantora, compositora e artista independente multifacetada. Neste show, Cayarí, acompanhada de sua banda, apresenta as composições autorais de seu EP Afluir, que mergulha em diversos gêneros como Mpb, Hip Hop, Axé, Reggae e Soul, incorporando influências culturais da Bahia, São Paulo e cântico autoral na língua nativa indígena Patxohã (Povo Pataxó).

 

Sankofa Danzafro - Abril pra Dança

De 26/04/2024 a 27/04/2024 ( sexta e sábado 21:00e domingo 19h)
Duração: 60 min

Gratuito

Ficha técnica:
Rafael Mario Palacios Callejas
William Camilo Perlaza Micolta - Sandra Vanesa Murillo Mosquera , Yndira Perea Cuesta -
Juan José Luna Coha ,Diego León de los Ríos Naranjo,
Liliana Hurtado Hinestroza, Piter Alexander Angulo Moreno,
María Elena Murillo Palacios, Maryeris Mosquera Batista,Gregg Anderson Hudson Mitchell
Faixa ou indicação etária: LIVRE
Sinopse:
É uma homenagem ao maestro Zapata Olivella a partir de uma de suas obras mais reconhecidas: Changó, el Gran Putas, onde se combinam seu gênio criativo e seu meticuloso trabalho de documentação em torno da diáspora afrodescendente no continente americano.
Nosso trabalho explora referências emblemáticas que compõem diversos momentos da epopéia em 5 atos dos “filhos do muntu” nas Américas. Desta forma, presságios temerários, nascimentos milagrosos e rebeliões libertárias são encenados através da dança e de uma dramaturgia evocativa e sugestiva, que mistura a dor da miscigenação com a nostalgia do não retorno.
Durante a peça, o público poderá contemplar, de uma perspectiva intimista, como as vicissitudes de homens e mulheres escravizados se entrelaçam com a intervenção de seus antepassados, seus mortos e dos orixás Yemayá, Elegba e Changó, forjadores de seus destinos.
Danças que convidam a parar num traço que permanece: a força vital do muntu, que continua a apoiar a resistência afrodescendente através da abençoada comunhão do corpo que dança e da música que invoca uma memória que dura com as marcas de Changó nos braços e corações de todos os seus filhos.

 

Teatro Arthur Azevedo

Concerto Didático Matinal

Música
07/04
Domingo 11h
90 min
Livre
Ingressos R$20 Inteira R$10 Meia
Bilheteria aberta 1 hora antes do início do espetáculo
Descubra os segredos por trás das melodias atemporais em um envolvente Concerto Didático que desvendará a fascinante jornada musical de grandes compositores clássicos. Nesta experiência educativa, mergulharemos na vida e obra de Franz Peter Schubert, um dos maiores melodistas da história, cuja genialidade muitas vezes é ofuscada por sua música otimista. O evento começará explorando a trágica e breve vida de Schubert, Mozart, Vivaldi e outros mestres da música clássica. Uma jornada de aprendizado musical, onde a harmonia entre informações históricas e apresentações ao vivo proporcionará uma compreensão mais profunda e enriquecedora da música clássica.
Ficha técnica:

Maestro: João Carlos Pinheiro

Músicos: Diego de Sousa, João Pedro, Matheus, Mateus, Tiago Resende, Vinny Ferras, Elizeu, Rafael, Jonas, Adriana Rebouças, Joao Vinicius, Henry Samuel, Gilberto, Gabriel Lins, Henry Rabelo, Ezequiel Lacerda, Mateus Duarte, Janine, Gustavo Ueso, Willian Brandao, Camilo Silva, Gabriel Silva Duarte, Guilherme, Willian Brandao, Ari Ricardo, Antônio Oliveira, Renata e Adriano de Paula

 

Vidas Secas

Dança
10/04

Quarta 21h

75 min

12+

Ingressos gratuitos | Retirada 1h antes na bilheteria do Teatro
A obra traz em si a realidade dos moradores do Nordeste, fazendo referências a diferentes ícones da cultura brasileira que criaram obras ambientalizadas pela seca no Brasil como “Os Sertões” de Euclides da Cunha , “Os Retirantes” de Cândido Portinari, “ O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, “Morte Vida Severina” de João Cabral Melo Neto, “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa, “Veredas da Salvação” de Jorge Andrade e “Vidas Secas” de Graciliano Ramos.

Ficha técnica: Coreografias: Arilton Assunção

Elenco: Mariana Tancredo, Isabel Moura, Ingrid Yamamoto, Aurora Gil, Juan Santos, Lucas Romualdo, Luis Miranda, Luan Cipriano e Vinicius Ferreira

 

Vidas Secas - Workshop Dança contemporânea
10/04
14h
90 min
Participantes: 20
14+
Gratuito
Responsável pelo workshop: Arilton Assunção
O workshop se utilizará de elementos da obra coreográfica de dança contemporânea que será apresentada na mesma noite, trabalhando movimentações de chão e alavancas, mesclados com técnicas de expressão corporal e improviso. Tem duração de 90 minutos e contempla até 20 participantes com faixa etária a partir de 14 anos e que tenham alguma experiência básica em expressão corporal.

Brian ou Brenda?

Teatro
12 a 14/04

Sexta e sábado 21h e domingo 19h

80 min

14+
Ingressos gratuitos | Retirada 1h antes na bilheteria do Teatro

Baseada em um episo?dio conhecido como um dos mais tra?gicos da psiquiatria, a pec?a conta a histo?ria de Brian. Depois de uma operac?a?o mal sucedida logo apo?s o nascimento, em que seu pe?nis e? cauterizado, ele e? submetido a uma redesignac?a?o sexual e passa a ser educado como menina: Brenda. A imposic?a?o de crescer em um corpo que na?o e? seu, no entanto, afeta a sua pro?pria vida e a de todos ao seu redor.

Ficha técnica:

Direção: Yara de Novaes e Carlos Gradim

Texto: Franz Keppler

Elenco: Daniel Faleiros, Daniel Tavares, Einat Falbel, Fabia Mirassos, Jui Huang, Juliana Caldas e Paulo Campos

 

Véspera

Teatro

12 a 27/04

Sexta e sábado 20h e domingo 18h

70 min

Local: Sala Multiuso

16+

Ingressos gratuitos | Retirada 1h antes na bilheteria do Teatro

Após ser declarada morta, afogada em um rio, Ofélia retorna à cena de seu suposto suicídio para reconstituir a verdade sobre sua morte. Sozinha pela primeira vez em muito tempo, ela invade um teatro interditado e revela detalhes íntimos de sua vida. Misturando sonho e realidade, Ofélia reescreve sua história e altera o desfecho de uma grande tragédia.

Ficha técnica:

Direção, Dramaturgia e Atuação - Fernanda Stefanski

Cenografia e Desenho de Luz - Marisa Bentivegna

Figurinos - Chris Aizner

 

Marilyn - Por Trás do Espelho
Teatro

05/03 a 07/04
Sexta e sábado 20h e domingo 18h
90 min
14+
Local: Sala Multiuso
Ingressos R$30 Inteira R$15 Meia
Bilheteria aberta 1 hora antes do início do espetáculo
Espetáculo solo da atriz Anna Sant´Ana que conta a história da estrela mundial do cinema e mulher ícone do século XX, Marilyn Monroe. A peça convida a uma reflexão sobre solidão e depressão, além do papel da mulher, temas atuais e urgentes no mundo contemporâneo. A peça investiga uma Marilyn menos conhecida, para além do glamour.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Daniel Dias da Silva
Direção: Ana Isabel Augusto
Atriz: Anna Sant’Ana

 

O Fazedor de Teatro

Teatro
28/03 a 07/04

Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h

120 min

14+

Ingressos gratuitos | Retirada 1h antes na bilheteria do Teatro

Bruscon é um ator do teatro nacional alemão e depois de sua aposentadoria faz turnês pelo interior da Áustria e da Alemanha. Bruscon aglutina e carrega consigo todas as funções relativas ao fazer teatral: foi ele quem escreveu e dirigiu a peça. Além disso, se preocupa com as funções administrativas e financeiras da companhia, que é de ordem familiar: os componentes do grupo são sua esposa, sua filha e seu filho. A peça começa quando a companhia chega à hospedaria onde fará sua apresentação numa pequena cidade do interior da Áustria. Na trama, Bruscon está em viagem com a peça A Roda da História, que ele escreveu, dirigiu e protagoniza. A trupe, formada pela esposa e os dois filhos desse “grande” ator do teatro nacional alemão, chega a um pequeno vilarejo da Áustria, chamado Utzbach, para se apresentar em um salão de baile de uma estalagem decadente.

Ficha técnica:

Texto: Thomas Bernhard

Direção: Marcio Aurelio

Elenco: Paulo Marcello, Ana Souto, Zédú Neves, Lilian Alves, Eduardo Santos e Gabriela Marques

 

Ponto de Encontro com Amilton Azevedo

Roda de Conversa

14/04
Domingo 17h

60 min

Local: Sala Multiuso
Livre

Gratuito - Ingressos 1 hora antes

O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre expectativas e anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

A Dança das 7 Marias

Teatro
17 a 24/04
Quarta e quinta 20h

60 min

Local: Sala Multiuso

16+
Ingressos gratuitos | Retirada 1h antes na bilheteria do Teatro
Mulheres: Um Grito de Socorro - A Dança das 7 Marias conta três sensíveis histórias sobre todas as formas de opressão exercidas sobre as mulheres em sociedade patriarcal. Crentes e Desacreditadas, de diferentes religiões, lutam para defender ou escapar do destino que as foi imposto , sem saber que o destino não se abala diante de súplicas

Ficha técnica:

Texto e Direc?a?o: Kako Soares

Elenco: Analu Flor, Cacau Almeida, Diogo Limongi, Fellipo Rocha, Jocelio Albuquerque, Kaique Klein , Léo Vaz, Letícia Baroli, Letícia Melo, Ligia Gonçalez, Marcella Mendes, Micaele Rocha, Thorben

 

Frida Kahlo - Viva la Vida

Teatro

25/04 a 04/05

Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h

55 min

14+

Ingressos pagos - R$20 Inteira | R$10 Meia | Retirada 1h antes na bilheteria do Teatro
O solo traz uma Frida Kahlo lúcida, solar, celebrando o Dia dos Mortos, em uma festa belíssima na tradição mexicana. Enquanto prepara um jantar para seus convidados, vivos ou mortos, passeia por sua vida relembrando e trazendo os personagens que passaram por sua história. Poesia, paixão, comicidade em um espetáculo de extrema teatralidade.

Ficha técnica:

Texto: Humberto Robles

Direção: Cacá Rosset

Elenco: Christiane Tricerri

 

Teatro Cacilda Becker

 

A Dança das 7 Marias 

Evento de temporada

Data: De 03/04/2024 a 03/04/2024 ( quarta )
Horário: 21:00
Duração: 60 min
Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros
Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00 

Ficha técnica:

Texto e Direc?a?o: Kako Soares
Elenco: Analu Flor, Cacau Almeida, Diogo Limongi, Fellipo Rocha, Jocelio Albuquerque, Kaique Klein , Léo Vaz, Letícia Baroli, Letícia Melo, Ligia Gonçalez, Marcella Mendes, Micaele Rocha, Thorben

Faixa ou indicação etária: 16 anos
Linguagem / Expressão artística: Teatro
Público / Representatividade social: Adulto

Sinopse:
Mulheres : Um Grito de Socorro - A Dança das 7 Marias ,conta três sensíveis histórias sobre todas as formas de opressão exercidas sobre as mulheres em nossa sociedade patriarcal". Crentes e Desacreditadas, de diferentes religiões, lutam para defender ou escapar do destino que as foi imposto , sem saber que o destino não se abala diante de súplicas

 

Da cor de cobre - Abril pra Dança

Evento de temporada

Data: De 06/04/2024 a 06/04/2024 ( sábado )

Horário: 21:00

Duração: 75 min

Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros

Retirada de ingresso: SEM NECESSIDADE DE RETIRADA DE INGRESSOS - Valor: 0,00:

Evento de temporada

Data: De 07/04/2024 a 07/04/2024 ( domingo)

Horário: 19:00

Duração: 75 min

Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros

Retirada de ingresso: SEM NECESSIDADE DE RETIRADA DE INGRESSOS - Valor: 0,00

Faixa ou indicação etária: LIVRE

Linguagem / Expressão artística: Dança

Ficha técnica:

Wangles Kelson Prudencio Barros –Kelson Barros (Dançarino)

Caroline Garcia Monteiro - Carol Monteiro (Dançarina)

Renata Oliveira Damasco - Renata Damasco (Bailarina)

Gabriela Bacaycoa Gomes de Sousa - Gabriela Bacaycoa (Bailarina)

Vivian Maria Pereira - Vivian Maria (Atriz)

Fernando Ramos de Oliveira- Fernando Ramos (Bailarino)

Jeferson Oliveira dos Santos - Loke Wolf (Bailarino)

Alex Antônio de Araújo - Alex Araujo (Bailarino)

Weverton Souza Silva - Weverton Souza (Bailarino)

Sinopse: "DA COR DE COBRE” é uma releitura poética do auto do Bumba-meu-boi, que apresenta estórias encantadas sobre alguns dos personagens existentes nesse folguedo. O auto do bumba-meu-boi visto de um lugar mágico, através de uma brecha entre o mundo real e encantado, no qual Pai Francisco e Catirina podem transitar. Uma homenagem a todos os grupos existentes e resistentes da cultura tradicional brasileira. Uma forma de chamar atenção para o folclore nacional e ressignificar essa manifestação popular, que acontece na rua, utilizando os elementos técnicos da caixa-preta para recriar os ambientes mágicos das estórias.

  

Mãe de Santo - Circuito

Evento de temporada

Data: De 10/04/2024 a 10/04/2024 ( quarta )

Horário: 21:00

Duração: 60 min

Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros

Retirada de ingresso: SEM NECESSIDADE DE RETIRADA DE INGRESSOS –

Faixa ou indicação etária: 12 anos

Linguagem / Expressão artística: Teatro

Ficha técnica:

Vilma Oliveira de Melo Schaefer – 

Sinopse:“Mãe de Santo" chama a atenção do olhar com os olhos de ver. A peça é baseada nas vivências da filósofa, escritora e professora Helena Theodoro e de outras mulheres, como a própria atriz que a interpreta, Vilma Melo, por meio de uma personagem muito empoderada, que, ao dar uma palestra internacional, entrelaça as histórias, provocando sobre o que realmente interessa contar e mostrar. O que se espera de uma mulher que nunca foi uma coisa só? Mãe, professora, empregada, mãe de santo, estudante. Quantas histórias cabem em uma única vida?

 

Clara Cor de Um Silêncio Azul

Evento de temporada

Data: De 13/04/2024 a 28/04/2024 ( sábado domingo)

Horário: 16:00

Duração: 60 min

Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros

Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00

Evento de temporada

Data: De 19/04/2024 a 19/04/2024 ( sexta )

Horário: 14:30

Duração: 60 min

Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros

Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00

Faixa ou indicação etária: LIVRE

Linguagem / Expressão artística: Teatro

Público / Representatividade social: Crian

Ficha técnica:

Dramaturgia e direção: William Costa Lima

Elenco: Alexya Manente, Letícia Carmona, Maira Sera, Marina Yohara e Thiago Andrade

Sinopse:Clara adorava ir ao Rio de Janeiro assistir às peças do Teatro Tablado. Um dia, depois de assistir a uma sessão, a menina sofre um acidente em frente ao teatro e passa 64 dias internada em um hospital. Ali, em coma, cercada de médicos, aparelhos e enfermeiras, a menina revive do seu jeito, em sua imaginação, histórias e personagens do Tablado, mergulhando no universo lúdico do Teatro.

 

Série de Concertos Temáticos

Sub-evento Repertório Abril

Data: De 14/04/2024 a 14/04/2024 ( domingo)
Horário: 11:00
Duração: 60 min
Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros
Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00

Faixa ou indicação etária: LIVRE
Linguagem / Expressão artística: Música
Público / Representatividade social: Adulto 

Ficha técnica:
Violas: Leonardo Daniel Marques de Oliveira, Alex Jesus Corrêa
Violinos: Edinilso de Oliveira Antonio, Heloísa Buzeto Pires, Luciano Nestares Marques, Renan Rodolfo Lemos, Samuel Moreira de Mello, Everton dos Santos Macedo
Violoncelos: Kimayr Rodrigues dos Santos, Sandro Cássio Francischetti
Contrabaixo: Webster Silas da Silva 

Sinopse: A Orquestra Filarmônica Sinos Azuis apresenta um concerto em formato reduzido com o formato de camerata, contendo muita bravura e uma agradabilíssima sonoridade. O público pode esperar grandes surpresas do corajoso repertório que será apresentado.

 

FORÇA FLUÍDA - ABRIL PRA DANÇA

Evento data única

Data: 24/04/2024 - Quarta-Feira

Horário: 21:00

Duração: 50 min

Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros

Retirada de ingresso: SEM NECESSIDADE DE RETIRADA DE INGRESSOS - Valor: 0,00

 Ficha técnica:

Carlos de Moura Veloso Júnior - dançarino

Thais Angela Pereira Lima - bailarina

Daniele Jesus dos Santos - dançarina

Felipe Julio da Silva Inacio - bailarino

Carolini Piovani Vergílio da Silva - bailarina

Flavia Rodrigues de Oliveira - bailarina

Guilherme Nunes Santos - bailarino

Noemi Mancini Esteves - bailarino

Wellington Carbones - bailarino

Faixa ou indicação etária: LIVRE

Linguagem / Expressão artística: Dança

Sinopse:A Companhia de Danças de Diadema apresenta o trabalho Força Fluída do sul coreano JaeDuk Kim, que propõe a reflexão da qualidade de sua movimentação.

O fluxo natural vem da natureza. O fluxo da respiração está de acordo com a natureza. Qual é a força que flui...? O que faz o forte fluir...?

 

Ordinários

Evento de temporada

Data: De 25/04/2024 a 04/05/2024 ( quinta sexta sábado )

Horário: 21:00

Duração: 70 min

Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros

Retirada de ingresso: INGRESSOS PAGOS - 1 HORA ANTES - Valor: 30,00

Data: De 28/04/2024 a 05/05/2024 ( domingo)

Horário: 19:00

Duração: 70 min

Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros

Retirada de ingresso: INGRESSOS PAGOS - 1 HORA ANTES - Valor: 30,00

Ficha técnica:

Elenco: Fernando Paz, Fernando Sampaio, Filipe Bregantim

Roteiro: Newton Moreno, Alvaro Assad e LaMínima

Direção: Alvaro Assad

Faixa ou indicação etária: 14 anos

Linguagem / Expressão artística: Circo; Teatro

Público / Representatividade social: Adulto

Sinopse:Em algum lugar, três soldados formam um pelotão improvável. Diante da angústia da espera, esmeram-se em treinamentos até finalmente receber uma missão. Quanto mais avançam pelo território inimigo, ficam evidentes os segredos que um esconde do outro e o quanto são inadequados para o mundo da guerra. Mas afinal quem é adequado para a guerra?

  

Concreto

Evento de temporada
Data: De 12/04/2024 a 13/04/2024 ( sexta sábado )
Horário: 21:00
Duração: 45 min
Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros
Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00
Evento de temporada
Data: De 14/04/2024 a 14/04/2024 ( domingo)
Horário: 19:00
Duração: 45 min
Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros
Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00
Faixa ou indicação etária: LIVRE
Linguagem / Expressão artística: Dança
Público / Representatividade social: Adulto

Ficha técnica:
COREOGRAFIA E DIREÇÃO Ale Kalaf
BAILARINAS: Fernanda Viana, Gisele Lemos, Jemima Ruedas, Nina Molinero e Ximena EspejoElenco: Paulo Marcello, Ana Souto, Zédú Neves, Lilian Alves, Eduardo Santos e Gabriela Marques
Sinopse:Concreto é inspirado no livro “Tentativa de esgotamento de um local parisiense” de George Perec, obra que revela a experiência contemporânea de um voyeur urbano, contemplador e narrador da cidade. A movimentação flamenca foi construída para além da estética e estrutura do flamenco tradicional. A inspiração dos gestos vem da experiência do ordinário, do simples, daquilo que acontece quando nada acontece e da poesia que transborda dessa realidade banal e cotidiana.

  

Um inimigo do povo

Evento de temporada

Data: De 18/04/2024 a 20/04/2024 ( quinta sexta sábado )
Horário: 20:30
Duração: 160 min
Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros
Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00
Evento de temporada
Data: De 21/04/2024 a 21/04/2024 ( domingo)
Horário: 19:00
Duração: 160 min
Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros
Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00
Ficha técnica:
Texto: Henrik Ibsen
Elenco: Angela Ribeiro, Augusto Pompeo, Cesar Baccan, Lilia Regina, Lucas Scalco, Raphael Garcia, Rodrigo Scarpelli, Rogério Brito, Sérgio Mastropasqua e Thiago Liguori
Direção: José Fernando Peixoto de Azevedo
Faixa ou indicação etária: 12 anos
Linguagem / Expressão artística: Teatro
Público / Representatividade social: Adulto

Sinopse: Um médico se vê em meio a uma trama de interesses econômicos e corrupção, quando descobre a contaminação das águas, numa cidade que vive de seu balneário e termas. As disputas se desdobram num conflito a um só tempo particular e público. 

 

Ordinários

Evento de temporada
Data: De 25/04/2024 a 04/05/2024 ( quinta sexta sábado )
Horário: 21:00
Duração: 70 min
Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros
Retirada de ingresso: INGRESSOS PAGOS - 1 HORA ANTES - Valor: 30,00
Observações:

Evento de temporada 

Data: De 28/04/2024 a 05/05/2024 ( domingo)
Horário: 19:00
Duração: 70 min
Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros
Retirada de ingresso: INGRESSOS PAGOS - 1 HORA ANTES - Valor: 30,00

Ficha técnica:
Elenco: Fernando Paz, Fernando Sampaio, Filipe Bregantim
Roteiro: Newton Moreno, Alvaro Assad e LaMínima
Direção: Alvaro Assad
Faixa ou indicação etária: 14 anos
Linguagem / Expressão artística: Circo; Teatro
Público / Representatividade social: Adulto

Sinopse:Em algum lugar, três soldados formam um pelotão improvável. Diante da angústia da espera, esmeram-se em treinamentos até finalmente receber uma missão. Quanto mais avançam pelo território inimigo, ficam evidentes os segredos que um esconde do outro e o quanto são inadequados para o mundo da guerra. Mas afinal quem é adequado para a guerra?

 

Ponto de Encontro com Amilton Azevedo

Evento de temporada
Data: De 28/04/2024 a 28/04/2024 ( domingo)
Horário: 18:00
Duração: 60 min
Local: Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker - TCB - Teatros
Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00

Ficha técnica: 

Palestrante: Amilton de Azevedo
Faixa ou indicação etária: LIVRE
Linguagem / Expressão artística: Debates / Rodas de Conversa
Público / Representatividade social: Adulto

Sinopse: O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais amilton de azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.

 

Teatro Paulo Eiró

 

SOMEONE LIKE YOU - TRIBUTE ADELE

Música

Data: De 03/04/2024 a 03/04/2024 ( quarta )

Horário: 21:00 Quarta. 

Duração: 90 min

INGRESSOS PAGOS - 1 HORA ANTES - Valor: 30,00

Sinopse: O tributo "Someone Like You" é um show imperdível para os fãs da cantora Adele. A cantora Suê homenageia Adele com sua voz peculiar e apresenta sucessos como "Rolling in the Deep", "Hello" e "Someone Like You". A produção é de alta qualidade, com efeitos de iluminação e som que tornam a experiência ainda mais emocionante. É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a carreira de Adele e se emocionar com suas músicas.

Ficha técnica:

Vocais: Suelen de Souza

Músicos: Waldemir Alves de carvalho JR, Vitor Giovannitti, Vinicius Dora e Ademir Dancona

Faixa ou indicação etária: Livre

 

Brian ou Brenda?     

Teatro Adulto 

Data: 05/04 a 07/04/2024 

Horário: Sexta e Sábado às 21h | Domingo às 19h

Duração: 80 min

Gratuito

Retirar ingressos com 1h de antecedência na bilheteria.

Sinopse: Baseada em um episo?dio conhecido como um dos mais tra?gicos da psiquiatria, a pec?a conta a histo?ria de Brian. Depois de uma operac?a?o mal sucedida logo apo?s o nascimento, em que seu pe?nis e? cauterizado, ele e? submetido a uma redesignac?a?o sexual e passa a ser educado como menina: Brenda. A imposic?a?o de crescer em um corpo que na?o e? seu, no entanto, afeta a sua pro?pria vida e a de todos ao seu redor.

Ficha técnica:

Direção: Yara de Novaes e Carlos Gradim

Texto: Franz Keppler

Elenco: Daniel Faleiros, Daniel Tavares, Einat Falbel, Fabia Mirassos, Jui Huang, Juliana Caldas e Paulo Campos

Faixa ou indicação etária: 14 anos

 

Ziggy - Abril pra Dança

Dança

Companhia Cisne Negro de Dança

Data: 10/04/2024 ( quarta )

Horário: Quarta 21h

Duração: 40 min

Gratuito

Sinopse: Este trabalho é baseado na discografia de um dos maiores ícones da música mundial, David Bowie, que dispensa maiores apresentações. Um artista extremamente eclético, inovador, inquieto, muito à frente de seu tempo, que influenciou toda uma geração.

A obra é um mergulho interpretativo à genialidade de Bowie, que o levou a ser único na sua trajetória pela diversidade de suas aptidões artísticas seja como músico, ator, cantor, compositor, instrumentista, produtor, enfim, um ser humano e um artista multidisciplinar e completo na sua criação e atuação.

Ficha técnica:

Companhia Cisne Negro de Dança

Coreografia: Mário Nascimento

Música: David Bowie (Compilação Mário Nascimento)

Figurinos: Fábio Namatame

Assistente de Coreografia: Patrícia Alquezar

Projeto de Luz: Eduardo Ferreira Paes Júnior e Mário Nascimento

Visagismo de Maquiagem: Chloé Gaya

Bailarinos e Bailarinas:

Ana Luisa Andrade

Bruna da Costa 

Cesar Cirqueira 

Gabriela Evangelista

Gustavo Ambrósio

Isabelle Dantas

Julia Poletto

Leonardo Araújo

Maria Zanatta

Mario Junior 

Pedro Fernandes

Willian Gasparo 

Faixa ou indicação etária: LIVRE

 

Corpos velhos - Abril pra Dança

Datas: 13 e 14/04  

Horário: Sábado às  21h e domingo às  19hrs

Duração: 60 min

Gratuito

O encontro dos artistas Célia Gouvêa, Décio Otero, Luis Arrieta, Lumena Macedo, Marika Gidali, Neyde Rossi, Mônica Mion, Iracity Cardoso e Yoko Okada reúne no palco uma geração pioneira da dança cênica brasileira.Cada corpo traz sua dança possível cheia dos erros necessários ao saber no tempo e no espaço do eterno presente, a resistência está em permanecer fazendo,

por si só ato político

poético

subversivo

Ficha Técnica

Performers:

Yoko Okada  

Roberto  Arieta  

Célia  Vaneau  

Décio Jannuzzi 

Iracity Cardoso 

Lumena  Day   

Marie Gidali    

Mônica Alves  

Neyde  Redorat  

 

Bertoleza

Teatro Adulto 

Data: 18/04 a 12/05/2024 

Horário: Quinta, Sexta e Sábado às 21h | Domingo às 19h

Duração: 90 min

Gratuito

Retirar ingressos com 1h de antecedência na bilheteria.

Sinopse: Adaptação musical de "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, obra clássica da literatura naturalista brasileira, em que o protagonismo é invertido. A voz agora é de Bertoleza: mulher, negra e escravizada que se relaciona com João Romão, um português ambicioso e oportunista. Bertoleza é o dedo na ferida, é o nó expulso da garganta, a voz que pergunta: E a Bertoleza?

Ficha técnica:

Elenco: Lu Campos, Ali Baraúna, Taciana Bastos, Roma Oliveira, Cainã Naira, Larissa Noel, Palomaris, Edson Teles, Thiago Mota e Welton Santos

Texto: Anderson Claudir e Le Tícia Conde

Direção: Anderson Claudir

Faixa ou indicação etária: 12 anos

 

A Concha / Capitão Nemo: Senhor do Planeta

Teatro infanto-juvenil

Data: 20/04 a 12/05/2024 

Horário: Sábado e Domingo às 16h 

Duração: 50 min

Gratuito

Retirar ingressos com 1h de antecedência na bilheteria.

Sinopse: A Concha / Capitão Nemo: Senhor do Planeta, conta a história de Tamikuã, uma

menina indígena, que um dia acorda sem memória e em uma terra estranha. Acompanhada por seu cachorrinho, ela parte numa viagem para descobrir o que aconteceu ao mundo e a procura de um lar. Sua jornada a leva a florestas e desertos estranhos, ao fundo de um oceano de plástico e até às estrelas.

Ficha técnica:

Dramaturgia e Direção: Mark Bromilow

Elenco: Isabela Santana, Joaz Campos e Eric Rubin

Faixa ou indicação etária: 10 anos

 

Ponto de encontro com Fernando Pivotto

Palestras e debates

Data: 21/04/2024

Horário: Domingo às 18h 

Duração: 60 min

Gratuito

Sinopse: O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.


MÃE DE SANTO - CIRCUITO CULTURAL

TEATRO

Data: 24/04/2024

Horário: Quarta às 21h 

Duração: 60 min

Gratuito

Teatro Paulo Eiró

Sinopse: “Mãe de Santo" chama a atenção do olhar com os olhos de ver. A peça é baseada nas vivências da filósofa, escritora e professora Helena Theodoro e de outras mulheres, como a própria atriz que a interpreta, Vilma Melo, por meio de uma personagem muito empoderada, que, ao dar uma palestra internacional, entrelaça as histórias, provocando sobre o que realmente interessa contar e mostrar. O que se espera de uma mulher que nunca foi uma coisa só? Mãe, professora, empregada, mãe de santo, estudante. Quantas histórias cabem em uma única vida?

Ficha técnica:

Vilma Melo  - atriz 

Faixa ou indicação etária: 12 anos

 

ORQUESTRA - OFISA

Sinopse: sob a regência da maestra Silvia Luisa, a Ofisa apresenta um repertório eclético, popular e clássico, sempre com novidades.  O concerto é um sucesso de público nas manhãs de domingo. 

Data: 28/04/2024

Horário: Domingo às 11h 

Duração: 60 min

Gratuito