Programação de Abril - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Mulher Motivacional com Mylena Barjud - Literatura

 

Nesta palestra será abordado temas de cuidado centrado na mulher. Maio sendo um mês voltado a atenção com as mulheres, os assuntos serão informados de modo claro e objetivo, em linguagem de fácil entendimento a todos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 04/04 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró Funkiado com Ernaane Brasil - Música

Forró funkiado é uma fusão do forró com funk e black music dos anos 80, uma criação do Ernane Brasil com a mistura e muito swing desses ritmos.

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 05/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Arte Viva com Poesia de corpo e alma - Artes Integradas/Multilinguagens

 

O evento é uma apresentação multi artística onde se reúnem poesia, pintura corporal e efeitos sonoros; trazendo nas poesias (todas autorais) a representação de ideias como: preservação do meio ambiente, Amazônia, violência contra mulher, diversidade de gênero e impacto das tecnologias na vida e na sociedade. Trazendo uma reflexão ao público sobre os temas abordados e gerando um debate necessário para evoluirmos como sociedade.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 05/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Velocette - Música 

 

Velocette é uma banda formada por músicos apaixonados pelo rock fundada em 2009. Com influências que vão desde o clássico até o contemporâneo, eles combinam riffs poderosos, letras marcantes e performances enérgicas, criando um som único e envolvente. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 05/04 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

30 anos do Grupo Mordomia - Música

Nessa apresentação comemoraremos os 30 anos do grupo Mordomia, levando o melhor do samba rock com muito swing e música boa para todas as gerações curtirem!

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 06/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


A sombra e a sombrinha com Cia. Casa de Farinha - Dança

 

O espetáculo “A Sombra e a Sombrinha” tem o frevo na sua essência; um recorte histórico da manifestação do frevo e uma celebração ao maior carnaval de rua, ao Pernambuco e ao seu ritmo mais quente. Reunindo versos e gingados, mamulengo e cordéis, o espetáculo transita também pelas cirandas compostas por Capiba e Baracho até as já tradicionais, eternizadas e interpretadas por Lia de Itamaracá.

 

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 06/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mc Dellacroix - Turnê Diáspora - Música

Mc Dellacroix apresenta sua nova “Turnê Diáspora” e após um hiato de 4 anos retoma a música trazendo novas narrativas para o Rap a partir da trajetória de feminilidades pretas, indígenas, imigrantes, pobres e de periferia que se emergem na luta diária em combate as opressões sociais na música preta e no rap de quebrada. A turnê traz grandes influências do Hip Hop dos anos 80' e 90', indo de encontro a referências da artista como: Rock, Punk, Spoken Word e a música eletrônica.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 06/04 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Coragem Gutoh com Gutoh e banda - Música

 

O artista GUTOH apresenta sucessos de diversos artistas conhecidos pelo público dentro do seu próprio estilo musical; hits de pagode, sertanejo, rap, reggae e outros gêneros serão tocados com muita mistura de instrumentos e um mix de ritmos. O público certamente conhecerá todo o repertório, mas se impressionará com o groove, o swing e uma levada diferente das versões originais dos artistas. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 06/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dream Team do Guetto - Música

 

Dream Team do Guetto propõe um evento multicultural de valorização das linguagens da cultura Hip Hop. Com DJ Elvis nas Pickpus, o evento é aberto à intervenções de outros DJs, MCs e cantores de Rap, promovendo uma interação direta com o público. A ideia é a conexão de diversos territórios artísticos, misturando os coletivos e fazedores de cultura da zona leste com convidados de outras regiões de São Paulo.

 

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 06/04 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Baile LGBTQIA+ com Gavil - Música

 

Gavil é um artista independente da Cena LGBTQAI+ e iniciou sua carreira na Zona Leste de SP. Já fez apresentações na cidade do Porto em Portugal, participou de eventos para arrecadação de fundo para ajudar mulheres trans da Cracolândia.

 

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 06/04 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

 

 

Rap na Chico convida: NoizFirma - Música

 

O coletivo NoizFirma, formado pelos artistas Mc $eli$io, Presida, ADC Gordao, Rastah ADC, MC Schultz e DiFilipps (fotógrafo), se junta ao evento de encerramento anual do território hip hop, para fazer uma apresentação de músicas autorais que variam entre gêneros e subgêneros do rap. O sulNoizFirma vem trazendo através do seu último projeto "TheBigTappe", que se encontra disponível em todas as plataformas digitais, um formato de espetáculo dinâmico e interativo, contando com diversos singles e parcerias.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 06/04 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Rap na Chico convida: DG Martin - Música

Diogo de Souza Martins (DG Martin) é cantor e compositor da Zona Sul de São Paulo, e começou a cantar desde os 12 anos. Iniciando em 2022 a lançar seus trabalhos autorais, conta com 3 singles e vem se apresentando pela sua cidade participando de eventos organizados.

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 06/04 às 20h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mageragens com Maria Albina - Projeto firmamento - Literatura

O mergulho no desconhecido dentro do próprio eu, que desvenda por características da juventude e também da maturidade, a descoberta do amor, da solidão e o convívio familiar sempre presente fará parte da apresentação. O trabalho de musicalização de seus poemas com o músico Ronaldo Ferro, permite que a poesia explore novas possibilidades artísticas.

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 07/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Festival de TIK TOK - Dança

 

O fenômeno mundial chamado TikTok tem levado a criançada a pura diversão em forma de danças coreografadas, ao ritmo de músicas chicletes chega de forma especial. O objetivo do evento é desenvolver habilidades e dar oportunidade à pequenos artistas e influenciadores locais, divulgando e incentivando seus trabalhos ou inseri-los pela primeira vez em mídias sociais por meio de uma nova forma de expressão que é a “tiktoker”, uma febre social que já bate cerca de 4,72 milhões de usuários no Brasil.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 07/04 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos. 

 

Baile Casarão com DJ Pacheco - Música

É um dos criadores, produtores e DJ residente do evento Bailão do Casarão, que é um baile de danças a 2 realizado no Casarão; a festa será comandada pelo DJ Ricardo Pacheco, especialista em bailes de danças de salão. Ele traz um repertório vasto de ritmos dançantes como bolero, forró, samba de gafieira, samba rock, rock soltinho, tango e sertanejo, além de ritmos latinos/caribenhos como salsa, bachata e zouk, trazendo desde músicas tradicionais até sucessos atuais.

Serviço:

|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 07/04 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos. 

 

Sarau na Cozinha com Marginaliaria - Literatura

 

Sarau literário, audiovisual, musical e gastronômico com o preparo de receitas de culinária popular. Apresentado pelo ator Andrio Candido e a poeta Nathielly Janutte, a presença de boas cenas e interpretações, poesias críticas e reflexivas, além de músicas autorais que compõem a programação do Sarau é garantida! Bora jogar mais tempero nesse sarau com a sua presença!

 

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 07/04 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Mel Garcia & The Six - Música

 

Mel Garcia & The Six fazem o espetáculo "Live", apresentando grandes clássicos do rock e pop internacional através da voz contagiante da jovem Mel Garcia. No repertório apresenta músicas como: “Material Girl” de Madonna, “Everybody Wants to Rule the World” de Tears for Fears, “Sweet Child o'Mine” de Guns 'n Roses, entre outras.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 07/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Anva Gil - Música

Anva Gil é uma artista versátil que une culturas imigrantes residentes no Brasil há 7 anos. Sua música celebra sua cultura boliviana, ancestralidade chiquitana e influências latino-americanas, trazendo repertórios representativos da música folclórica e popular. Suas canções autorais misturam ritmos latinos como taquirari, gualambao, nova Mpb e ornamentações contemporâneas.

Serviço:

|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 07/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Roda de Samba Dá Cultura - Música

 

Uma roda de samba frequentada por idosos, crianças e gente de todas as classes sociais. Organizada sem fins lucrativos, em prol da comunidade acontecendo sempre no primeiro domingo do mês. Em 16 anos de existência realiza encontros mensais sempre de forma cultural visando qualidade e resgate da cultura popular e o samba na sua forma mais expressiva com presença de sambistas de outras localidades e comunidades. O show exalta sambas tradicionais, relembra ilustres sambistas e abre espaço para autorais e inéditas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 07/04 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Esaqueu Castilho - Música

 

Esaqueu Castilho é cantor sertanejo do gênero brega romântico, conhecido por suas canções, prestes a lançar seu terceiro álbum em 2024. Possui uma voz forte e marcante que destaca sua carreira, e em suas apresentações e letras românticas traz músicas sertanejas autorais, além de canções que já marcaram época do brega-romântico.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 11/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Baile LGBTQ com Traemme - Música 

Traemme é uma mulher transexual, cantora e performer brasileira de 24 anos que iniciou sua carreira musical em meio a pandemia, tendo alcançado visibilidade no ano de 2021, quando lançou seu primeiro trabalho musical em todas as plataformas digitais. Apostando em clipes de alta produção em seu canal do YouTube, seus lançamentos mais recentes refletem a música Pop, visando as paradas de sucesso.

Serviço:

|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 12/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Panther e Boy Arts - Artes Visuais

O grafiteiro Panther fará uma obra de arte em homenagem ao professor de streetball Alexandre Paçoca que dedica seu tempo passando as técnicas, visões e comportamento do streetball que é uma cultura de rua adaptada das ruas e do Hip Hop.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 13/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Do Meu "CEL" com Igor Abreu - Artes Visuais

A exposição "Do Meu Cel" é uma colaboração de vinte fotos impressas ao total, contando com a participação das fotografias de ex alunos(as) que frequentaram as oficinas de Fotografia com celular, realizadas pelo fotógrafo e oficineiro: Igor Silva de Abreu, nos de 2022 e 2023 na Casa de Cultura Raul Seixas.

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 13/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Boogie Science - Feira de discos e discotecagem com DJ Ewe Pixain - Música

Ewe Pixain é cria do interior paulista e estará presente na Casa de Cultura Chico Science nos levando a mergulhar numa sonoridade ancestral que ele traz em suas seleções que são principalmente produzidas por pessoas pretas e racializadas. Ewe se considera um artista open format e tem como suas principais influências o Afro Beat, House, Vogue Beat, Black Music, Rap e o Funk.

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 13/04 às 14h30. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Fernanda Coelho - Música

Fernanda Coelho traz com a sua banda um espetáculo musical cheio de músicas autorais que em suas composições visa transmitir através da expressão artística conceitos que andam escassos nos dias atuais como o senso de justiça, bondade, respeito, empatia e solidariedade. Tudo isso ao som do bom estilo Pop MPB!

Serviço:

|Casa de Cultura Campo. Dia: 13/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Ara Ti O Jo - Dança

Ara ti O Jo é uma expressão da cultura Iorubá compreendida como: “corpo que dança”, título da mais nova performance de dança do bailarino pernambucano Alisson Lima, acompanhado do artista Filipo Ribeiro. A performance trata da relação do indivíduo corpo dançante em busca rumo ao autoconhecimento, na medida em que investiga o sagrado e as questões mundanas.

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 13/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Contos Ancestrais com Grupo ILÊ IFÉ - Artes Cênicas

O espetáculo Contos Ancestrais traz danças e performances através da oralidade e elementos de uma contação que se dá, com a chegada de Exu, o mensageiro. Que faz as honras de levar o público à cena, misturando e bagunçando as narrativas/ações que se dão por cada Orixá/Contador, mesclando vida e Itan. Aliás, alguém explica Exu? 

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 13/04 às 16h. 12 anos. Grátis. 60 minutos. 

 

Dimak - Música Rap

Dimak nasceu e foi criado em Belém do Pará, e teve o primeiro contato com a cultura aos 12 anos, quando por um convite de um amigo fez um treino de capoeira e se apaixonou. Em 2014, mudou-se para São Paulo e começou a ter contato com a cultura Hip Hop, participando de algumas batalhas de rimas, eventos de grafite, skate e fazendo suas primeiras rimas de rap. Atualmente segue ministrando oficinas, palestras, produzindo e lançando suas músicas, participando das batalhas de poesias (slam) e fazendo shows.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 13/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Boogie Science - Feira de discos e discotecagem com Milena Lopes - Música

Milena é uma amante e pesquisadora de música brasileira trazendo para esse dia na Casa de Cultura Chico Science uma seleção 100% vinil, apresentando suas referências musicais principalmente voltadas para a cultura preta.

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 13/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Workshop Encruza: A construção de performatividades poéticas com Pietra de Ofá - Artes Integradas/Multilinguagens

Pietra d'Ofa é educadora, performer e poeta marginal, primeira MC travesti do Maranhão e organizadora da batalha itinerante e do Slam Maria Firmina, e ministra o Workshop de Performance Poética. O evento propõe a construção de um trabalho que cruza dois eixos: performance e poesia, unindo o improviso e a escrita criativa para slams/batalhas à elaboração de figurinos e técnicas corporais para uma performance potente, criativa e marginal.

Serviço:

|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 13/04 às 16h. 14 anos. Grátis. 150 minutos. 

 

Boogie Science - Feira de discos e discotecagem com As Mina Risca - Música

Nos bailes, As Mina se revezam nos toca-discos apresentando repertórios musicais variados e relevantes com técnica e feeling afiados, costurando diversas vertentes da música negra como rap, r&b, soul, funk, disco, afrobeat, disco, house e por aí vai. O coletivo é formado por DJs consagradas da cena da discotecagem: Tati Laser, idealizadora do rolê, Donna, Mayra Maldjian, K-Mina, Mary G, Beea, Cinara, Miyab, Simmone Lasdenas e Vivian Marques.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 13/04 às 17h. Livre. Grátis. 180 minutos. 

 

ENI com Grupo Cangarussu - Culturas Populares

Com um corpo de dança, vozes, orquestra percussiva e um naipe de instrumentistas de sopro bem coordenados, ENI é uma apresentação dançante que reúne a musicalidade brasileira, latina e africana em uma  releitura envolvente entre a percussão, a harmonia e o groove dos sopros do jazz e do funk, além da gestualidade dos terreiros e afoxés da dança afro. A palavra “Eni” possui diversos significados, entre estes, a forma de falar o número 01 em Iorubá (língua utilizada por povos africanos). Trata-se do mesmo nome que o grupo deu ao seu primeiro disco (EP) gravado em 2015.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 13/04 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos. 

 

Rappin Hood - Música

Rappin Hood canta os maiores sucessos de sua carreira e algumas músicas que marcaram sua trajetória, acompanhado de seu percussionista Mestre Beto e o DJ Luciano.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 13/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Roger Silper - Viado Show - Dança

Uma apresentação desenvolvida no PJMC com músicas autorais, Silper traz em suas letras muitas emoções. A partir da sua experiência quanto uma "bixa preta periférica feminina" traz reflexões e discute sobre esse tema que ainda é uma questão social. O "show viado" foi desenvolvido no intuito de trazer representatividade para as bixas pretas e também para artistes independentes.

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 13/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Baile Funk no Vera com Baile de Cria - Música

Baile de Cria é a conexão dos artistas com a juventude, todos com suas vivências e bases na periferia e na vertente do funk, que será acompanhado da discotecagem com o DJ Diogros, trazendo grandes sucessos desde os anos 2000 até os dias atuais. Das apresentações teremos a presença de THD, MC Harry Diamante e Carlos na Voz; como Mestre de Cerimônia contaremos com a presença da MC Dani e apoio do MC Coala, que também apresentará suas tracks.

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 13/04 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Raízes da Rua - Música

O espetáculo "Uma Nova História" propõe uma imersão e celebração da realidade das comunidades periféricas, através de músicas que trazem influências brasileiras, jamaicanas e africanas. Trazendo em seu repertório experiências de vida em forma de canções.

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 13/04 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

DJ Fábio Rogério - Música

DJ Fábio Rogério transita há quase 3 décadas na órbita do Hip Hop, Samba e Soul Music, apresentando e fazendo discotecagem. Será apresentador do evento com intervalos e discotecagem na temática proposta pelo projeto, permeando os principais sucessos de décadas até os dias atuais. 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 13/04 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

OHAV UL - Beto Urso - Música

Roberto Cavalcante Pereira, conhecido como Beto Urso, é um músico autodidata que começou sua carreira cantando em bares e abrindo shows de outros artistas. No espetáculo, ele apresenta um repertório autoral diversificado com músicas alternativas (mescla de blues rock e outros gêneros) voltadas para o cotidiano das pessoas, misturando reflexões dos tempos antigos com os atuais.

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 14/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Zambol House Sound ZHS - Música

Zambol House Sound é um coletivo cultural de linguagem reggae criado pelo renomado DJ Zambol, radialista e produtor cultural com mais de 30 anos em atividades com sistema de som próprio e participação de cantores e DJs da cena reggae de São Paulo e do Brasil. Vem apresentar seus trabalhos autorais e versões da música brasileira em riddins jamaicanos na Casa de Cultura Chico Science.

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 14/04 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Personagens em Busca de um Autor com Núcleo Teatro de Imersão  - Teatro

O texto conta a história de um ensaio teatral que é invadido por personagens que, depois de terem sido rejeitados pelo autor que os criou, tentam convencer o diretor da companhia a encenar sua história de vida. No início o diretor irrita-se com a interrupção do ensaio, mas aos poucos, começa a demonstrar interesse pela história dos personagens e decide encenar seu drama. Os personagens, entretanto, não aceitam a maneira como sua história está sendo apresentada e procuram assumir eles mesmos os seus papéis em sua tragédia pessoal. 

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 14/04 às 18h. 14 anos. Grátis. 120 minutos.  

 

Hora de Tricotar com Tricotando Palavras - Literatura

Hora de Tricotar convida o público para uma parada no tempo, cantando, brincando e encenando histórias. Brincadeiras cantadas de adivinhação, trava-línguas e peneiras balançando, girando, dançando e cantando, na peneira também há poemas e versos que podem ser declamados pelo público no decorrer da apresentação.

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 16/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Negro é a raiz com Dumeem - Artes Visuais

A exposição “Negro é a raiz” é uma série de trabalho que o artista Dumeem vem produzindo e utiliza como temática em suas artes. A proposta dessa exposição é trazer uma reflexão ao público destacando a consciência e a memória afetiva das nossas raízes, exaltando a negritude, suas conquistas, histórias de vida e empoderamento com cores e traços da arte urbana. 

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 16/04 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

O homem que dançou com a batata com Cia Mônoda - Teatro

 

No trajeto, Pedro passa por muitos lugares e conhecendo muitas pessoas ficou sabendo da história do tempo em que humanos e plantas falavam a mesma língua e soube também da existência do homem que dançou com a Batata. O povo Krahô chama esse homem de hôxwa. Essa é uma história que conta, com pitadas de realismo fantástico e com referências do naturalismo krahô, como conhecemos o homem que conheceu o homem que dançou com a Batata.

 

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 17/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Mundo Imaginário com Balaio D'Arte - Artes Cênicas

 

“O Mundo Imaginário” retrata o quintal da casa de duas crianças, interagindo com todos os pequenos animais que nele habitam, fazendo dele o seu universo descrito, através de histórias e canções. No quintal, elas percebem a importância de cada um deles no processo de vida da natureza, e assim o espetáculo acontece de forma lúdica e educativa, finalizando com o simbolismo do cuidado com o planeta Terra, que é representado por um inflável gigante, que passa por toda a plateia, para ser tocado e cuidado com carinho.

 

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 18/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Amor Que Sinto com Cia de Teatro Paradóxos - Artes Cênicas

 

O espetáculo parte de cartas de amores reais, escritas por anos e nunca entregues ao destinatário. Um reencontro entre passado e presente, com um homem em cena que ora está em cena e hora não está com a pessoa amada, reflexão de um respeito ao amor baseado na vida real.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 18/04 às 19h30. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

 

Circo Tralha com Cia Trespaceros - Circo

 

Tralha está em busca do seu melhor número para se apresentar em um grande circo, treina daqui, ensaia dali, porém não consegue fechar o espetáculo; quase desistindo da arte da magia, até que enfim encontra o livro secreto do Mago Mandrake e decide testar os grandes ensinamentos e poderes do mago. Nessa grande aventura cheia de surpresas improváveis o público vai de plateia a assistente do mágico.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 19/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Continuo Sonhando com Mariana De Almeida - Artes Visuais

Partindo da ideia de que a moda vai além de uma forma de expressão artística e de individualidade e um meio de transmitir mensagens, “Continuo Sonhando” é uma exposição de moda política que destaca o papel que a moda desempenha na história e na sociedade, além da reflexão de como as roupas foram usadas para fins políticos.

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. De 20/04 à 20/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Workshop Encruza: A construção de performatividades poéticas com Pietra de Ofá - Artes Integradas/Multilinguagens

 

Pietra d'Ofa é educadora, performer e poeta marginal; primeira MC travesti do Maranhão e organizadora da batalha itinerante e do Slam Maria Firmina, e ministra o workshop de Performance Poética. O evento propõe a construção de um trabalho que cruza dois eixos: performance e poesia, unindo o improviso e a escrita criativa para slams/batalhas à elaboração de figurinos e técnicas corporais para uma performance potente, criativa e marginal.

 

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 20/04 às 15h. 14 anos. Grátis. 150 minutos.

 

Axé, Amor e Resistência com Paula da Paz - Música

 

Paula da Paz vem trazendo ao palco a energia nordestina do samba reggae em fusão com a música mandingue (expressão cultural da costa oeste da África), em um espetáculo contagiante intitulado "Axé, Amor e Resistência".

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 20/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Auto estrada Para Damasco com Grupo Pandora de Teatro - Teatro

 

“Autoestrada para Damasco” é uma fábula que se passa na cabine do pedágio de uma estrada isolada durante uma noite de ano novo. Ao som de uma playlist composta por grandes sucessos dos anos 70, uma atendente durante sua jornada cansativa e tediosa de trabalho acaba descobrindo um grande amor: um urso pardo, sem dinheiro para a tarifa.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 20/04 às 16h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Contos Ancestrais com Grupo ILÊ IFÉ - Artes Cênicas

O espetáculo Contos Ancestrais traz danças e performances através da oralidade e elementos de uma contação que se dá, com a chegada de Exu, o mensageiro. Que faz as honras de levar o público à cena, misturando e bagunçando as narrativas/ações que se dão por cada Orixá/Contador, mesclando vida e Itan. Aliás, alguém explica Exu? 

Serviço:

|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 20/04 às 16h. 12 anos. Grátis. 60 minutos. 

 

Desvendando a Jornada e Cultura dos Povos Ciganos com Tati Jesus - Dança

 

A imigração cigana para São Paulo ocorreu principalmente no século XX, trazendo consigo uma riqueza cultural imensa. A música e a dança cigana, com seus ritmos cativantes e movimentos expressivos é uma forma de arte que reflete a alegria, a paixão e a liberdade do povo cigano; sua presença é uma prova da diversidade e da capacidade de diferentes culturas coexistem harmoniosamente em uma cidade cosmopolita como São Paulo.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 20/04 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Megatron Tik Tok - Dança

 

Robôs de led dançantes realizam suas performances mais tocadas no Tik Tok para o público em geral. Venham se divertir e dançar junto!

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 20/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Rafael Andhra - Música 

Cantor, compositor e violinista há 17 anos, Rafael soma mais de 1000 apresentações em bares, casas de show e eventos nos últimos anos, principalmente no estado de SP onde seu trabalho é mais conhecido. Com influências do rock, pop e MPB, realiza espetáculos no formato voz e violão com uma voz marcante e muita energia que contagiou o público!

Serviço:

|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 20/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Hip Hop Como Movimento de Luta Antirracista e Combate ao Sexismo com Breq Culture - Artes Visuais

 

O Sarau tem como objetivo destacar a presença e a vivência de pessoas trans no movimento HIP HOP. Evidenciando as influências positivas e fundamentais da luta antirracista à sociedade atual, tendo o encontro desses três artistas, o propósito é construir referências descentralizadas da ‘cis-heteronormatividade’, trazendo referências de pessoas trans, que constrõem o movimento Hip Hop por toda São Paulo na contemporaneidade.

 

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 20/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Sarau do Binho - Literatura

Realizado entre os anos de 2004 a 2012, o Sarau do Binho é um dos mais antigos encontros de poetas, músicos, atores, ativistas culturais e sociais, educadores, intérpretes, pesquisadores da cultura popular e MC’s com público de todas as idades, que encontra no sarau a possibilidade de expressar-se. Possibilitando uma rica troca de experiências entre jovens e adultos que produzem e transformam em arte seus pensamentos, o sarau mobiliza geral para muito além de um encontro literário, criando um importante espaço de discussão para pessoas de todas as idades. 

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 20/04 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos. 

 

 

Luau Cigano com Ronn Marckes - Música

 

Ronn Marckes traz sua música ao Luau Cigano do Itaim Paulista, bairro que tem a cultura cigana tão presente no seu dia a dia.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 20/04 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Os Estranhos - Música

“Os Estranhos” surgiu depois do lançamento do segundo disco do intitulado “Eu, o estranho” em 2016, com apresentações pelo Sesc Rio Preto, Sesc Belenzinho, Festival Feira da Pompeia e outras casas de shows. A apresentação traz um repertório diversificado com referências desde Guilherme Arantes a Rita Lee & Tutti Frutti, passando pelas baladas de Arnaldo Baptista e Patrulha do Espaço, entre outros.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 20/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Personagens em Busca de um Autor com Núcleo Teatro de Imersão - Artes Cênicas 

 

Nessa montagem do Núcleo Teatro de Imersão, a história é apresentada de forma imersiva, interativa e itinerante. Imerso nesse cenário, que o cerca por todos os lados, o público desde sua chegada ao teatro interage com o elenco, sendo convidado a opinar sobre as escolhas de direção, a ajudar a montar o cenário e a escolher o figurino, a responder também questões colocadas pela diretora e pelos personagens.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 20/04 às 20h. 14 anos. Grátis. 120 minutos. 

 

Segura a Nega Samba Rock com Projeto Pegada S.R - Dança

 

O Samba Rock vem crescendo cada dia mais e hoje é reconhecido como um patrimônio cultural e sócio-educativo na cidade de São Paulo. O espetáculo tem como objetivo expandir a cultura, organizar e promover eventos dançantes, concursos e apresentações a partir do envolvimento da comunidade com inclusão e lazer principalmente em bairros periféricos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 21/04 às 13h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Esgares com Sopro Cia de Dança - Dança    

Esgares trata de movimentos de corpo e gestos cômicos da nossa vida cotidiana; o trabalho se desenvolve em formas de trejeitos fisionômicos, mesclando os limites da dança, teatro e poesia, formando um híbrido na arte, que é a miscigenação da cultura brasileira que transita pelo universo lúdico e brincante das conversas mudas, porém expressivas dos bailarinos. Provocativa e original, a apresentação traz uma razão de ser, de um dizer próprio que só se diz pela linguagem da dança.

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 21/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Matambas - Música

 

O nome é oriundo da ancestralidade africana e tem como uma das referências a força de uma rainha; e para esse espetáculo daremos destaque a influência matriarcal que articula o samba nas periferias e que apresenta suas vertentes que são um passeio pelo gênero. O espetáculo parte do empoderamento feminino cantado e contado pelas rainhas crioulas - as Matambas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 21/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Uma música nunca está sozinha com Ide Barbosa - Música

 

Ide Barbosa nasceu na Freguesia do Ó, e bem menina iniciou suas experiências com a música cantando nas festas tradicionais do bairro. Em 2017 gravou o CD “Superação” no teatro Ralino Zamboto com a banda Som Maior e seguiu com apresentações em TVs abertas. Dedica-se a se apresentar para o público em locais de fragilidades sociais como asilos e abrigos de idosos, levando momentos de fraternidade e um resgate das memórias.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 21/04 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos. 

 

40°Aniversário da Cidade Tiradentes com Aliança Negra Posse ANP - Música

 

Elxs são a primeira posse de periferia da cidade de São Paulo e talvez até do Brasil ou quem sabe da América Latina, a Aliança Negra Posse (ANP). Em 2021, a Posse completou 36 anos de existência e para as celebrações do mundial do Hip Hop, o grupo apresenta ao público os grandes sucessos acumulados ao longo das três décadas, podendo esperar sucessos na voz de Simoni Santos, Mano Bomba e keflyn que atualmente representam o grupo.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 21/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Expressando Hip Hop - Artes Integradas/Multilinguagens

 

O Coletivo Expressando Hip Hop busca conexões artísticas em um único evento através de apresentação de dança, música e arte, onde o público se encontra para prestigiar os artistas, trocar experiências e informações culturais do movimento Hip Hop.

 

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 21/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Força infinita com Rony King - Música

 

O espetáculo é uma referência às vertentes do samba, e entre o partido e o calango Rony King canta seus sambas e parcerias gravadas por sambistas do gênero no Brasil, dentre elas: Sá Marina, Força Infinita e do Calango ao Partido.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 21/04 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

10 anos de Uneguetho - 40º Aniversário da Cidade Tiradentes com Caprieh - Música

 

Uma oportunidade de celebrar a carreira e a evolução musical do talentoso rapper Caprieh com os 10 anos do álbum “Uneguetho”. Caprieh apresenta uma seleção envolvente de músicas de seus álbuns anteriores: "Uneguetho" e do aguardado "Bonança", que será lançado em breve. O espetáculo destaca a sua diversidade musical incluindo faixas dançantes, românticas e também músicas conscientes que adicionam profundidade ao espetáculo, demonstrando a versatilidade artística de Caprieh. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 21/04 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Katú Mirim - Música

 

Katú Mirim traz um novo fôlego para a arte indígena, quebrando estereótipos do que é a produção artística feita por pessoas originárias. Assim, encontramos em seu novo álbum "REVOLT@" com a mistura do rap com o rock e o resgate do ancestral com o futurismo, abrindo as esferas emocionais como arma de catalização dos contextos em que esses corpos são inseridos na urbanização.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 21/04 às 19h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.

 

40° Aniversário da Cidade Tiradentes com Apocalipse Urbano - Música

 

Apocalipse Urbano é um grupo nascido na quebrada da Cidade Tiradentes e nesse espetáculo apresenta os sucessos do dia a dia da periferia, onde suas músicas se tornaram a trilha sonora da comunidade. Fará uma apresentação com os melhores momentos do grupo para o aniversário da Cidade Tiradentes 2024.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 21/04 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Relações Elásticas com Coletivo 3 por 1 - Artes Cênicas

 

A performance-brincadeira “Relações Elásticas” traz três performers-brincantes que utilizam de um objeto cênico, o elástico, para criar danças, jogos e conexões. Sendo assim, relaciona junto ao público as questões políticas do brincar com a questão artística da dança e performance de forma que não se pode dizer onde termina o jogo e começa a arte ou vice-versa.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 23/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A Origem dos Tambores com Trupe Mitos e Contos - Circo

Em A Origem dos Tambores, os palhaços Rá e Lelé apresentam para crianças, jovens e adultos um mito africano de tradição oral, originário da Guiné-Bissau, que conta uma das fantásticas histórias ancestrais sobre como surgiu na Terra o primeiro tambor e a sua importância para os povos das Culturas Africanas e Afro-Diaspóricas

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 24/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau - Museu do Inusitado - Música

 

O embrião do Museu do Inusitado se deu com práticas e estudos no campo da integração de linguagens artísticas, pelo desejo e a curiosidade em descobrir e aprofundar este diálogo cultural. O sarau foi criado oficialmente entre as regiões do Capão Redondo e Jardim São Luís em 2015 a partir da necessidade de um espaço com infraestrutura para reuniões, estudos e ensaios musicais do coletivo e outros grupos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 26/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile da Terceira Idade com Mensageiros da Alegria - Música

 

O repertório do grupo é constituído a partir de sua grande experiência em abrilhantar bailes para o público idoso com ritmos dançantes como: bolero, forró, sertanejo, valsa, xote, vanerão, samba, marchinhas de carnaval e etc. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 26/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Danças Indígenas do Rio Negro com Anderson Kary Báya - Dança

Momento de partilha das danças tradicionais mais usadas nas principais festas dentro das aldeias do Alto do Rio Negro, onde os participantes aprendem os passos e se juntam ao corpo dançante do indígena, assim entendendo a importância da união e viver em comunidade.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 26/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Despertar das Deusas na Comunidade - Stand Up com Cláudia Canto - Artes Cênicas

O Despertar da Deusa nas Comunidades tem como objetivo principal proporcionar outro olhar através da autoestima, autodescoberta e caminhos alternativos, enfatizando a importância da educação e da cultura como ferramentas de inclusão na sociedade. O Stand Up baseia-se nas experiências empíricas da autora, destacando-se sua história de superação e conquista, devido ao contato com a literatura.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 26/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dançando Elis com Grupo de Dança Hermes Winter Guard - Artes Cênicas

 

Grupo Hermes Winter Guard expande os horizontes das artes e apresenta momentos e expressões sobre as canções da icônica cantora de grande sucesso que atravessa gerações: Elis Regina. Com movimentos da dança contemporânea e da dança clássica, a performance é repleta de poesias e sentimentos destacados pelos dançarinos de enormes expressões corporais no palco.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 26/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Chic Soul - Samba Rock - Música

 

A Banda Chic In Soul traz uma apresentação de sua atual turnê “Fechado Pra Balanço” produzido por Thompson França. O espetáculo conta com além de canções autorais, os clássicos que ficaram conhecidos nas vozes de Wilson Simonal, Jorge Benjor, Os Originais do Samba, Tim Maia, Bebeto, Sandra de Sá, Seu Jorge, Trio Mocotó, Clube do Balanço e Walmir Borges, dentre outros.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 26/04 às 19h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Nova Malandragem no Samba Ó - Música

 

Criada em 2017, a Banda Nova Malandragem reúne jovens músicos oriundos das periferias da grande São Paulo com o propósito de desenvolver um repertório tipicamente afro-brasileiro e instrumental, baseando-se no samba rock que é um gênero musical e de dança criado pela população negra paulistana em meados dos 60. A banda tem como referências artistas como Branca Di Neve, Trio Mocotó, Jorge Bem Jor, Erlon Chaves, Laércio de Freitas, Maestro José Roberto Branco, Edson José Alves, Nailor Proveta, entre outros.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 26/04 às 19h30. Livre. Grátis. 90 minutos. 

 

Anima & CIA com Cia Animatrix - Dança

O "Anima e CIA” é uma performance da Cia Animatrix que mescla personagens de quadrinhos, coreografias e músicas de forma interativa com o público, criando um ambiente alegre com performances realizadas em espaços alternativos. O grupo traz os gêneros musicais do: Afrobeat, Funk, Trap, Pop e músicas que estão em destaque no Tiktok, com foco no público jovem a partir dos 14 anos.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 27/04 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Despertar das Deusas na Comunidade - Stand Up com Cláudia Canto - Artes Cênicas

 

O Despertar da Deusa nas Comunidades tem como objetivo principal proporcionar outro olhar através da autoestima, autodescoberta e caminhos alternativos, enfatizando a importância da educação e da cultura como ferramentas de inclusão na sociedade. O Stand Up baseia-se nas experiências empíricas da autora, destacando-se sua história de superação e conquista, devido ao contato com a literatura.

 

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 27/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Cebola - Cascas de um todo com Clarin Cia de Dança - Dança

“Cebola – cascas de um todo” é uma reflexão sobre os tipos de relacionamentos, utilizando a metáfora da cebola para trabalhar as várias camadas do amor. Através de músicas da bossa nova, ele trilha um caminho que busca no íntimo de cada pessoa lembranças de relacionamentos.

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 27/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

"Marcelino" com Cia LaClass Excêntricos - Circo

 

O espetáculo é um solo de um palhaço equilibrista mágico musical; Marcelino é um maestro excêntrico que compete com tudo que está a sua volta. Clown, aporta diálogos e conflitos construindo pequenas composições com seus atos, sua musicalidade e mágicas. Ele dança, canta e emociona num tom “chapliniano”.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 27/04 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mulheres no Rock com Blues Power - Música

A banda Power Blues apresenta seu novo show em fase de pré-lançamento do novo álbum, incluindo também músicas do autointitulado disco de estreia, lançado em 2019. O novo repertório traz composições roqueiras que vão além dos impecáveis temas de blues e rock and roll da banda, trazendo reflexões e questionamentos a respeito do momento atual de nossa sociedade, com um conteúdo cada vez mais raro nos dias de hoje, cada vez mais plastificados e reverenciando a banalidade e comodidade, além de clássicos do Rock e Blues Rock com energia eletrizante. 

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 27/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

 

Vaibem Brasil com Vaibless - Música

 

A VaiBless é uma banda que emana desde o seu nome aquilo que é, uma energia vibrante que emociona, balança e contagia toda a galera. A banda possui 7 anos de existência e é referência na zona norte de SP.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 27/04 às 16h. Livre. Grátis. 80 minutos.

Mariar-se com Ana Paula do Carmo - Dança

Solo de dança sobre mulheres e muitas questões vividas apenas pelo fato de ser mulher no mundo, numa correlação sensível com o mar.

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 27/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró Vila do Sossego - Música

 

Em um espetáculo intimista e envolvente, o grupo convida o público a se mexer e dançar com quem estiver junto. A ideia é vivenciar este ritmo popular das festas tradicionais nordestinas com suas ressignificações e interpretações. A banda traz em seu repertório a musicalidade nordestina somadas às influências musicais urbanas, misturando o popular e o clássico. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 27/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Made in favela - Música

 

O grupo Made in Favela, da Zona Leste de São Paulo, realiza uma apresentação de suas produções autorais e independentes. Entre faixas do grupo e solo de cada integrante, ilustram a realidade periférica através das músicas que falam sobre sobrevivência, desejo de conquistar, amor e o dia a dia da quebrada.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 27/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

B Boy Break Street Dance - Dança

 

Em uma apresentação de hip-hop eletrizante, Pérsio Ricardo, o renomado B-boy Break Street Dance com sua performance inigualável mergulha o público em uma jornada de autenticidade e paixão. Seus movimentos fluidos e poderosos contam histórias profundas, enquanto ele desafia as leis da física com maestria. Pérsio é mais do que um dançarino; é um defensor apaixonado pela cultura hip hop, inspirando a próxima geração a encontrar sua voz através da dança, música e arte.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 27/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Mulheres no Rock com Watermelon Pie - Música

A Watermelon Pie Project é uma banda que procura sempre escolher músicas diferenciadas no universo do Rock & Blues, revisitando desde clássicos até músicas atuais com algo em comum.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 27/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

 

Mult Reverso - Música

 

Com uma energia contagiante e uma paixão evidente pela música, neste mês será realizado um espetáculo nostálgico dedicado às mulheres com um repertório nostálgico, repleto de clássicos que marcaram época.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 27/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Conexão Periférica - Música

 

"Conexão Periférica: Versos Originais da Quebrada" é um espetáculo musical que irradia autenticidade das ruas da zona leste de São Paulo. Com rimas afiadas e batidas pulsantes, o grupo traz o verdadeiro espírito do rap de quebrada, compartilhando narrativas críticas e emocionantes sobre a vida urbana. Mergulha profundamente na essência das periferias, destacando as vozes e histórias únicas, enquanto celebra a autenticidade e a força da cultura local.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 27/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile de Samba Rock com Sambiral - Dança

 

A dança Samba Rock é considerada patrimônio imaterial paulista, desde os anos de 2016. Ela acontece por meio de passos denominados, que entrelaçam seus braços por entre rodopios. O Samba Rock por meio de suas tranças corporais nos levam a um caminho de liberdade e por meio da produção de identidade negra, nos faz lembrar de nossos(as) ancestrais.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 27/04 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Baile de Quebrada - Culturas populares

 

A proposta do projeto é ocupar e fomentar a cultura periférica das cidades, levando o público que curte funk para dentro dos espaços culturais, além de inserir artistas locais sem a burocracia jurídica a se apresentarem, realizando o sonho de ser MC’s. O projeto visa a promoção da cultura, do acesso diversificado, da junção das massas que reúnem diversas quebradas em um só lugar. O poder da arte e do Funk!

 

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 27/04 às 19h. 12 anos. Grátis. 180 minutos. 

 

Banda Maverick77 - Música

 

A Maverick 77 é uma banda de rock brasileira, paulistana e formada por Waguinho Prates na bateria, Gilson Clayton na guitarra e voz e Jeú no baixo. Com uma carreira consolidada há mais de 20 anos, a banda é uma referência no cenário independente brasileiro com um som enérgico que mescla rock, punk e influências brasileiras, a Maverick 77 conquista fãs por ondepassa, apresentando shows empolgantes e cheios de personalidade.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 27/04 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Naquela época com DJ Dr Jay - Música

 

DJ Dr Jay leva música boa e entretenimento a todos com sua linguagem musical e performance em sua apresentação, fazendo uma mescla de estilos musicais, trazendo assim uma característica única e atrativa a todas pessoas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 28/04 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos.

O Corpo que Samba com Coletiva Agbá - Dança

Espetáculo de dança inspirado nas origens do samba em suas mais variadas vertentes tendo como protagonista o samba rock, trazendo também de maneira cênica o samba tradicional, a capoeira e o black charm - dança tradicional dos bailes black de São Paulo nos anos 70 e 80. A presença fundamental da mulher preta é destacada neste espetáculo, assim como a disseminação da cultura preta e popular brasileira. 

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 28/04 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

 

5º Atitude e União com Condenados - Música

 

Grupo musical de Punk Rock do ABC paulista, fundado no ano de 1995 com 5 álbuns, agora lança seu mais novo trabalho intitulado: EP "Assassinos de Indígenas", que apresenta 5 músicas novas.

Nesta apresentação o grupo traz clássicos dos antigos álbuns: Como “Sobreviver”, “Vida Condenada”, “Guerra”, “Não sustente parasitas”, “Caos Ambiental”, “Somos Condenados”, entre outras.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 28/04 às 14h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Mulheres no Samba Rock - Dança

O projeto "Mulheres no Samba Rock" tem como objetivo abordar a questão da baixa representação feminina no meio artístico, especificamente em atividades como: ministrar aulas, produzir eventos e discotecar. A proposta é a criação de um projeto no formato de roda de conversa, que visa debater o empoderamento feminino no contexto do Samba Rock. 

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 28/04 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Naquela época com DJ Soneka Tsg - Música

 

Dj Soneka traz um musical voltado a cultura hip hop, resgatando clássicos do passado e contando um pouco da história desse movimento; faz uma mescla de outros estilos e vertentes que influenciaram a cultura hip hop, incluindo na apresentação as tendências da atualidade, assim, levando música boa e entretenimento a todos com uma característica atrativa.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 28/04 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

 

Cultura regional da bahia com Inara Mel e Banda - Música

Cantora e compositora nordestina nascida no estado da Bahia, Inara Mel mora há 28 anos em São Paulo e desenvolve um trabalho voltado à cultura regional da Bahia com os 2 estilos predominantes do estado - o Forró e o Axé. No momento trabalha em seu CD totalmente autoral com 12 músicas intitulado “Histórias que eu Cantei”.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 28/04 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Shawty Sounds - Música

 

Shawty Sounds é um coletivo de reggae que vem para revolucionar, com eventos acolhedores, pessoas de vários estilos e ideologias, no intuito de trazer sempre algo novo para a região da Brasilândia, dando oportunidade à participação de novos artistas.

 

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 28/04 às 16h. 16 anos. Grátis. 300 minutos. 

 

O Despertar das Deusas na Comunidade - Stand Up com Cláudia Canto - Artes Cênicas

O Despertar da Deusa nas Comunidades tem como objetivo principal proporcionar outro olhar através da autoestima, autodescoberta e caminhos alternativos, enfatizando a importância da educação e da cultura como ferramentas de inclusão na sociedade. O Stand Up baseia-se nas experiências empíricas da autora, destacando-se sua história de superação e conquista, devido ao contato com a literatura.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 28/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

 

Sistah Mari - Música

Mariana Soares é a Sistah Mari, nascida e criada na Zona Leste de São Paulo. Artista ímpar que reúne em sua natureza a força de uma mãe preta, dá vazão ao seu dom com rimas e começou a compor suas primeiras letras em 2008, dando início ao seu sonho de espalhar sua mensagem de apoio e compaixão para todos os cenários. Tendo transitado também pelo rap, a artista traz em suas músicas a versatilidade de quem se mantém em um constante movimento de evolução e renovação.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 28/04 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Cebola - Cascas de um todo com Clarin Cia de Dança - Dança

“Cebola – cascas de um todo” é uma reflexão sobre os tipos de relacionamentos, utilizando a metáfora da cebola para trabalhar as várias camadas do amor. Através de músicas da bossa nova, ele trilha um caminho que busca no íntimo de cada pessoa lembranças de relacionamentos.

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 28/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Tributo a Tim Maia com Banda Monalizza - Música

 

Neste espetáculo, a Banda Monallizza traz os maiores sucessos de todas as fases do grande mestre da soul music brasileira, Tim Maia. Uma apresentação dançante, envolvente e contagiante que recria a atmosfera memorável de Tim através da precisão sonora da banda, um primoroso figurino e uma cuidadosa produção. Vem, que nessa festa vale tudo!

 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 28/04 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show da CIA Tango & Paixão - Dança

 

Fundada no ano de 2003 por Nelson Lima e Márcia Mello, a Companhia Tango & Paixão já realizou diversos espetáculos em diversas capitais do Brasil. Muitos casais já dançaram ao som da companhia e ao longo dos anos  fizeram uma sólida trajetória, nesta apresentação traz uma performance envolvente pra ninguém ficar parado!

 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 28/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

O Despertar das Deusas na Comunidade - Stand Up com Cláudia Canto - Artes Cênicas

 

O Despertar da Deusa nas Comunidades tem como objetivo principal proporcionar outro olhar através da autoestima, autodescoberta e caminhos alternativos, enfatizando a importância da educação e da cultura como ferramentas de inclusão na sociedade. O Stand Up baseia-se nas experiências empíricas da autora, destacando-se sua história de superação e conquista, devido ao contato com a literatura.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 28/04 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Thig Na Quebrada - Música

 

Thig, ex-integrante do “Relatos da Invasão”, é um nome conhecido no cenário hip hop e rap nacional. Nesse espetáculo, Thig traz as músicas que marcaram sua carreira, como “Jaçanã Picadilha” e “Ficar Rico”, além de suas composições mais recentes que revelam a maturidade musical de seus mais de 25 anos de rimas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 28/04 às 18h20. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Esplendor com Maracatu Esplendor - Culturas Populares

Prepare-se para uma explosão de cultura e ritmo que transcende fronteiras geográficas! O Esplendor Maracatu trará a magia do Maracatu, um dos ritmos mais emblemáticos de Pernambuco, diretamente para o coração de São Paulo, transportando o público para as coloridas e vibrantes ruas do Recife, incorporando a tradição ancestral do Maracatu com uma pitada contemporânea.

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 30/04 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.