Programação de Março - Teatros

Confira a programação completa

TEATRO ALFREDO MESQUITA

MANOfestAÇÃO
Dança
01 a 03/03
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
40 minutos
Livre
Gratuito
O espetáculo traz um manifesto através da dança breaking, que é base nas pesquisas do grupo Unity Warriors. Ações de se manifestar como as Block Parties, originais festas de rua da cultura hip-hop que, em meio ao descanso e o caos, os jovens encontraram a dança como refúgio e espaço de protesto. Um manifesto através de vivências do cotidiano de jovens periféricos, trazendo à tona aquilo que nos "aprisiona", buscando (re)apresentar artisticamente a desigualdade social, o racismo estrutural que molda o imaginário social e atravessa nosso fazer, enquanto cidadãos e artistas periféricos, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo.”
Ficha técnica:
Direção: Vinicios Silva
Intérpretes criadores: Hebrom Rodrigues, Igor Souza, Leandro Cazão, Thiago Silva e Vinicios Silva


O Fazedor de Teatro
Teatro
06 a 10/03
Quarta, quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
120 minutos
14+
Gratuito
Bruscon, ator do teatro nacional alemão, depois de sua aposentadoria, faz turnês pelo interior da Áustria e da Alemanha. Bruscon aglutina e carrega consigo todas as funções relativas ao fazer teatral: foi ele quem escreveu e dirigiu a peça. Além disso, se preocupa com as funções administrativas e financeiras da companhia, que é de ordem familiar: os componentes do grupo são sua esposa, sua filha e seu filho. A peça começa quando a companhia chega à hospedaria onde fará sua apresentação numa pequena cidade do interior da Áustria. Na trama, Bruscon está em viagem com a peça A Roda da História, que ele escreveu, dirigiu e protagoniza. A trupe, formada pela esposa e os dois filhos desse “grande” ator do teatro nacional alemão, chega a um pequeno vilarejo da Áustria, chamado Utzbach, para se apresentar em um salão de baile de uma estalagem decadente.
Ficha técnica:
Texto: Thomas Bernhard
Direção: Marcio Aurelio
Elenco: Paulo Marcello, Ana Souto, Zédú Neves, Lilian Alves, Eduardo Santos e Gabriela Marques

 

Descriativo
Circo
16 a 31/03
Sábado e domingo 16h
60 minutos
Livre
20,00 (inteira) 10,00 (meia)
O espetáculo fala da criatividade pela ótica da Palhaçaria e faz uma crítica com muito humor e sarcasmo à extrema urgência de ser criativo e inovador no mercado cultural brasileiro. A história usa como pano de fundo a trajetória do palhaço 2 de Paus em seus 15 anos de palhaçaria. Questiona o quanto somos verdadeiramente inéditos ou criativos e provoca seu público a pensar e refletir enquanto se diverte com os números do palhaço 2 de Paus.
Ficha técnica:
Diretora: Lírio do Pará
Ator/Palhaço e texto: Kevin Braga

 

Corpo Intruso
15 a 31/03
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
90 minutos
10+
20,00 (inteira) 10,00 (meia)
“Corpo Intruso” é um texto inédito contemporâneo do premiado autor Samir Yazbek. A trama acompanha a trajetória de uma professora de língua portuguesa do ensino médio que, distante da sua vocação literária, encontra-se no leito de um quarto de hospital, acometida por uma doença desconhecida. Sua relação com o marido mantém padrões de afetos desgastados pelo tempo, com arquétipos e símbolos do casamento burguês, força motriz de uma vida comprometida com as aparências e os ganhos materiais. Ao receber no hospital a visita de uma aluna apaixonada pelo universo da literatura, a professora, questionada em sua visão de mundo, passa a rever a sua relação com o seu marido e a forma de tocar a sua própria existência.
Ficha técnica:
Texto: Samir Yazbek
Direção: Pedro Granato
Atores: Julia Terron, Luciana Schwinden e Silvio Restiffe
Participação Especial: Carolina Romano

 

O Que Eu Sonhei?
Teatro para bebês
17/03
Domingo 11h
60 minutos
Livre
Gratuito
Concebido e elaborado para crianças pequenas e seus familiares, o espetáculo faz um convite ao mundo dos sonhos. Misto de teatro e dança, propõe uma abordagem sensível de ações cotidianas relacionadas ao adormecer. A linguagem verbal é substituída pela experiência sensorial, calcada na simplicidade dos gestos e na singularidade da criança que constrói seu entendimento do mundo.
Ficha técnica:
Elenco: Elenira Peixoto e Fafi Prado.
Direção geral: Elenira Peixoto

 

Tânia Maya
Música
21/03
Quinta 21h
90 minutos
Livre
30,00 inteira e 15,00 meia
Um show com proposta sensorial e interativa, Tânia Maya apresenta uma
compilação de músicas da MPB, costuradas por textos de grandes escritores brasileiros, tendo como fio condutor os sentimentos, emoções e intenções invisíveis aos olhos, mas que nos revelam sob forma de amores, medos, angústias e ligações transcendentes.
Ficha técnica:
Voz: Tânia Maya
Músicos: Eduardo Tibira, Nico Serrano, Pedro Bezerra, Thiago Müller e Pedro Shimabukuro

 

24 horas - Mona Samara
Música
28/03
Quinta 21h
120 minutos
Livre
30,00 inteira e 15,00 meia
Mona Samara é uma cantora brasileira e suas composições narram inspirações repletas de mistério, amor, desencontros e reconciliações. O show “24 horas” é uma imersão profunda e apaixonada na complexa malha de emoções humanas. Com melodias ricas e letras imersivas, as músicas autorais da artista exploram amores, saudades, inspirações, memórias e reconciliações, guiando o público por uma jornada emocional inesquecível.
Ficha técnica:
Cantora: Mona Samara
Músicos: Antônio Vaz, Tom Paiva, Ricardo Toledo, André Carlotti , Jhean Monteiro, Sidney Ferreira, Pomarola (Nilton Correa).


TEATRO ARTHUR AZEVEDO

PLSTC
Teatro
01/03 a 08/03
Quinta a sábado 20h e domingo 18h
60 min
+10 anos
Local: Sala Multiuso
Gratuito
Lixo, plástico, consumo, obsolescência: em uma ação cênica solo para evitar o fim do mundo, quatro manequins são montados, integrando teatro, música, performance e audiovisual. PLSTC é um solo performático onde a atriz Nicole D' Fiori transita por diferentes linguagens artísticas como: performance, dança, canto e encenação, além de executar a operação técnica de luz, som e vídeo. O espetáculo, dirigido por Pedro das Oliveiras, é resultado de uma extensa pesquisa sobre: lixo, consumo, obsolescência e plástico, pautas tão urgente na sociedade atual.
Ficha técnica:
Direção: Pedro das Oliveiras
Dramaturgia: Rafael Presto
Atriz: Nicole D’ Fiori

 

Sapiens
Dança
01/03/2024 a 03/03
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
50 minutos
Livre
O espetáculo surge da necessidade de compreender a essência humana, debatendo sobre a construção deste corpo na era contemporânea. Ao decorrer da história decorrente da humanidade coexistem elementos que nos conectam enquanto seres da mesma espécie, o fato de nos comunicarmos, as nossas crenças e rituais, a busca pelo aperfeiçoamento, evolução, acolhimento humano e reconhecimento de nossa ancestralidade, porém há outros que nos separam por questões de construção social, como: a existência das desigualdades, o mundo contemporâneo (mundo do trabalho), o silenciamento das necessidades humanas e suas afetividades, as guerras traçadas pela própria espécie em divisão pelo poder.
Ficha técnica:
Direção e coreografia: Renan Marangoni
Elenco: Ana Paula Carmo, Bruno Faowmanma, Cecília Lessa, Luiz Ragusa, Sabrina Menez, Samuel Oorun Tatiane Santos e Yuri Nascimento.


9ª MITsp - MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO PAULO - Olhares Críticos

O eixo reflexivo da MITsp propõe discussão sobre as artes cênicas e a contemporaneidade a partir da realização de conversas com pensadores e pesquisadores de diferentes áreas, além da publicação de críticas, artigos e entrevistas.
Curadoria: Leda Maria Martins
Co-curadoria: Natasha Corbelino

 

9ª MITsp - MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO PAULO - Profético (nós já nascemos)
Há alguns anos, a coreógrafa Nadia Beugré vem se aproximando da comunidade transgênero de Abidjan, a maior cidade da Costa do Marfim. No espetáculo, dá continuidade à investigação sobre gênero e identidade, mas também sobre aqueles que ela chama de “perdidos”, os desajustados, os que estão à margem, na periferia, rejeitados ou ignorados.
Nadia Beugré / Libr’Arts | Direção artística: Nadia Beugré
06, 07 e 08/03 | Qua e Qui 21h; Sex 19h | 75 min | 14+ | R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada)

 

Pensamento em Processo com Jota Mombaça, Nadia Beugré e Maria Lucas

Após a apresentação das 19h de Profético (nós já nascemos), dia 08/03
Jota é uma artista e escritora cujo trabalho deriva de poesia, teoria crítica e performance. Nadia nasceu na Costa do Marfim e em 1995 estreou como dançarina no Teatro Dante. Maria Lucas é uma artista e pesquisadora da cena, natural do Rio de Janeiro.

 

A Idade da Peste
Teatro
14 a 17/03
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
80 minutos
16+
Gratuito
Uma mulher branca assiste ao assassinato do filho da empregada, acossado pela polícia, dentro da sua casa de classe média alta. O episódio desencadeia um profundo exame de consciência em que os desejos inconfessados da branquitude emergem como um marcador racial aterrorizante, questionando a própria possibilidade de justiça em um mundo feito à imagem e semelhança dos brancos.
Ficha técnica:
Direção e atuação: Cácia Goulart
Texto: Reni Adriano
Ator convidado - Voz OFF: Samuel de Assis

 

Marilyn - Por Trás do Espelho
Teatro
15/03 a 07/04
Sexta e sábado 20h e domingo 18h
Local: Sala Multiuso
14+
90 minutos
30,00 inteira e 15,00 meia
“Marilyn, por trás do espelho” é um espetáculo solo da atriz Anna Sant´Ana, que conta a história da estrela mundial do cinema e mulher ícone do século XX, Marilyn Monroe. A peça convida a uma reflexão sobre solidão, depressão, e o papel da mulher, temas atuais e urgentes no mundo contemporâneo. A peça investiga uma Marilyn menos conhecida, para além do glamour que a eternizou.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Daniel Dias da Silva
Direção: Ana Isabel Augusto
Atriz: Anna Sant’Ana


A Sílfide
Dança
22 a 24/03
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
90 minutos
Gratuito
150 minutos
Nesta reinterpretação, A Sílfide se funde à versão clássica de 1832, sob a direção de Helio Lima. A cativante história de James e sua enigmática Sílfide adquire novas dimensões, explorando não apenas o romantismo do século XIX, mas também as complexidades sociais contemporâneas.
Ficha técnica:
Direção Geral: Hélio Lima
Bailarinos: Pretah Thaís, Sabrine Saraiva, Eliane Santos, Erick Moura, David Silveira, Victor Marinho, Gabrielly Maria, Kesia Santos, Rick Soulblack, Caliane Araujo, Chris Chave,
Beatriz Sá, Gustavo Henrique, Giovana Morgado, Juliana Bertholin, Octávio Lima e Allan Almeida

 

Explorando a Expressividade na Dança – A Sílfide Além do Palco
Oficina - Dança
23/03
Sábado 15h
150 minutos
14 anos
Gratuito
Quantidade de vagas: 20
Este workshop oferece a oportunidade de explorar a expressividade e a emotividade na arte da dança, mergulhando nas profundezas da narrativa que envolve a misteriosa Sílfide. Com uma abordagem inclusiva, o workshop é projetado para bailarinos de todos os níveis, estudantes de dança e entusiastas que desejam aprimorar sua conexão emocional com a expressão corporal. Mediador: Hélio Lima


O Fazedor de Teatro
28/03 a 07/04
Quarta, quinta. sexta e sábado 21h e domingo 19h
120 minutos
14+
Gratuito
Bruscon, ator do teatro nacional alemão, depois de sua aposentadoria, faz turnês pelo interior da Áustria e da Alemanha. Bruscon aglutina e carrega consigo todas as funções relativas ao fazer teatral: foi ele quem escreveu e dirigiu a peça. Além disso, Bruscon se preocupa com as funções administrativas e financeiras da companhia, que é de ordem familiar: os componentes do grupo são sua esposa, sua filha e seu filho. A peça começa quando a companhia chega à hospedaria onde fará sua apresentação numa pequena cidade do interior da Áustria. Na trama, Bruscon está em viagem com a peça A Roda da História, que ele escreveu, dirigiu e protagoniza. A trupe, formada pela esposa e os dois filhos desse “grande” ator do teatro nacional alemão, chega a um pequeno vilarejo da Áustria, chamado Utzbach, para se apresentar em um salão de baile de uma estalagem decadente.
Ficha técnica:
Texto: Thomas Bernhard
Direção: Marcio Aurelio
Elenco: Paulo Marcello, Ana Souto, Zédú Neves, Lilian Alves, Eduardo Santos e Gabriela Marques


TEATRO CACILDA BECKER

 

Escute as Feras
Teatro
02 e 03/03
Sábado 18h e domingo 19h
16+
Gratuito
O espetáculo Escute as Feras parte de uma livre adaptação do livro homônimo da antropóloga francesa Nastassja Martin, onde a autora teve seu rosto desfigurado por um urso pardo em um encontro inesperado na região de Kamchatka, na Sibéria. A adaptação teatral protagonizada por Maria Manoella, se concentra nos principais pontos de contato entre essa história e a realidade brasileira, entre essa mulher e todas as mulheres.
Ficha técnica:
Texto: Fernanda Diamant, Mika Lins, Maria Manoella
Direção: Mika Lins
Elenco: Maria Manoella
Músico: Lúcio Maia


9ª MITsp - MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO PAULO - 7 Samurais
O filme Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa, foi tomado como inspiração para a criação do espetáculo. Por meio das linguagens da dança, do teatro e do cinema, quatro intérpretes traçam paralelos entre os guerreiros japoneses e os artistas de hoje, aproximando e investigando suas condições para a luta em tempos que parecem refutar suas existências.
Direção: Laura Samy | Dramaturgia: Laura Samy e Renato Linhares
07 e 08/03 | Qui 17h; Sex 17h30 | 70 min | Livre | R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Madre Terra ao vivo
Música
09/03
Sábado 21h
90 minutos
Livre
30,00 inteira e 15,00 meia
A banda Madre Terra apresenta neste show o repertório de canções inéditas do novo álbum com participações especiais, além das canções já consagradas por seus ouvintes e fãs, como Sinta a Vibração, Deuses a Dançar, Balanço da Floresta, Um novo Sol, entre outras.
Ficha técnica:
Músicos: Endell Magalhães, Lucas Chacon, Rafa Gallernie e Beto Yamaniski
Faixa ou indicação etária: LIVRE
Linguagem / Expressão artística: Música
Público / Representatividade social: Adolescente; Adulto


Tom Ribeira em São Paulo
Música
10/03
Domingo 19h
80 minutos
Livre
30,00 inteira e 15,00 meia
Nessa apresentação intimista, Tom Ribeira explora seu universo criativo com composições autorais que retratam a natureza sútil das relações humanas e com algumas músicas do repertório popular que cresceu ouvindo. Muitas das canções aqui propostas, serão agrupadas no primeiro álbum do artista que sairá em 2024. No palco, Tom e seu violão tecem essa apresentação regada de balanço e emoções.
Ficha técnica:
Músico: Tom Ribeira


O Fazedor de Teatro
Teatro
14 a 17/03
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
120 minutos
14+
Gratuito
Bruscon, ator do teatro nacional alemão, depois de sua aposentadoria, faz turnês pelo interior da Áustria e da Alemanha. Bruscon aglutina e carrega consigo todas as funções relativas ao fazer teatral: foi ele quem escreveu e dirigiu a peça. Além disso, Bruscon se preocupa com as funções administrativas e financeiras da companhia, que é de ordem familiar: os componentes do grupo são sua esposa, sua filha e seu filho. A peça começa quando a companhia chega à hospedaria onde fará sua apresentação numa pequena cidade do interior da Áustria. Na trama, Bruscon está em viagem com a peça A Roda da História, que ele escreveu, dirigiu e protagoniza. A trupe, formada pela esposa e os dois filhos desse “grande” ator do teatro nacional alemão, chega a um pequeno vilarejo da Áustria, chamado Utzbach, para se apresentar em um salão de baile de uma estalagem decadente.
Ficha técnica:
Texto: Thomas Bernhard
Direção: Marcio Aurelio
Elenco: Paulo Marcello, Ana Souto, Zédú Neves, Lilian Alves, Eduardo Santos e Gabriela Marques


A Idade da Peste

Teatro
21 a 30/03
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
80 minutos
80 minutos
16+
Gratuito
Uma mulher branca assiste ao assassinato do filho da empregada, acossado pela polícia, dentro da sua casa de classe média alta. O episódio desencadeia um profundo exame de consciência em que os desejos inconfessados da branquitude emergem como um marcador racial aterrorizante, questionando a própria possibilidade de justiça em um mundo feito à imagem e semelhança dos brancos.
Ficha técnica:
Direção e atuação: Cácia Goulart
Texto: Reni Adriano
Ator convidado - Voz OFF: Samuel de Assis


TEATRO PAULO EIRÓ

 

O Que Meu Corpo Nu Te Conta?
Teatro
01 a 10/03
Quinta e sexta 21h, sábado 18h e às 21h e domingo 19h
Duração: 60 min
16+
30,00 inteira e 15,00 meia
O Coletivo Impermanente, dirigido por Marcelo Varzea, se reveza nesta imersão performativa em que seus corpos nus, em relatos confessionais, postos em minissolos de autoficção, revelam histórias marcadas em suas peles e existências, são abordados olho no olho, num ato íntimo. Simultaneamente as falas se sobrepõem como numa radiografia social.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Marcelo Varzea
Elenco: Agmar Beirigo, Ana Bahia, André Torquatto, Bruno Rods, Camila Castro, Conrado Costa, Dani D'eon, Daniel Tonsig, Eduardo Godoy, Ellen Regina, Flavio Pacato, John Seabra, Lana Rhodes, Letícia Alves, Pamella Machado, Renan Rezende, Stephanie Lourenço, Thiene Okumura, Veronica Nobili e Vini Hideki.

 

Um Inimigo do Povo
Teatro Adulto
14 a 31/03
Quinta, sexta e sábado 20h30 e domingo 19h
160 minutos
Gratuito
12+
Gratuito
Um médico se vê em meio a uma trama de interesses econômicos e corrupção, quando descobre a contaminação das águas, numa cidade que vive de seu balneário e termas. As disputas se desdobram num conflito a um só tempo particular e público.
Ficha técnica:
Texto: Henrik Ibsen
Elenco: Angela Ribeiro, Augusto Pompeo, Cesar Baccan, Lilia Regina, Lucas Scalco, Raphael Garcia, Rodrigo Scarpelli, Rogério Brito, Sérgio Mastropasqua e Thiago Liguori
Direção: José Fernando Peixoto de Azevedo

 

MANOfestAÇÃO
Dança
06/03
Quarta 21h
Duração: 40 minutos
Livre
Gratuito
O espetáculo traz um manifesto através da dança breaking, que é base nas pesquisas do grupo Unity Warriors. Ações de se manifestar como as Block Parties, originais festas de rua da cultura hip-hop, que em meio ao descanso e o caos, os jovens encontraram a dança como refúgio e espaço de protesto. Um manifesto através de vivências do cotidiano de jovens periféricos, trazendo à tona aquilo que nos "aprisiona", buscando (re)apresentar artisticamente a desigualdade social, o racismo estrutural que molda o imaginário social e atravessa nosso fazer, enquanto cidadãos e artistas periféricos, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo.”
Ficha técnica:
Direção: Vinicios Silva
Intérpretes criadores: Hebrom Rodrigues, Igor Souza, Leandro Cazão, Thiago Silva e Vinicios Silva

 

Temporada de Concerto da Ofisa 2024.
Música
Data: 31 de março.
Livre
Duração: 60 min.
Domingo: 11h. Gratuito.
Sinopse: Sob a regência de Silvia Luisada, o tradicional concerto, sucesso de publico, apresenta um repertório diversificado, passando por vários estilos musicais.