Prêmio Blocos de Carnaval de Rua divulga blocos pré-classificados

Premiação reconhece valor histórico e cultural de 100 blocos de rua de São Paulo

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia os pré-selecionados do concurso Prêmio Blocos de Carnaval de Rua Para a Cidade de São Paulo. A lista com a classificação da Comissão de Seleção foi publicada em Diário Oficial desta segunda-feira, (29/01). O edital visa apoiar e fortalecer os blocos de rua, por meio do reconhecimento de sua tradição, seu valor histórico e de sua contribuição à cultura do carnaval paulistano e à sociedade.

A lista de inscritos e de classificação pode ser acessada clicando aqui. Os blocos têm cinco dias úteis, contados a partir da publicação, para apresentar recurso. Após o término da fase de recursos, nova publicação será feita, com mais cinco dias de contrarrazões caso haja recursos apresentados, e, então, após a publicação da lista final, os blocos contemplados poderão enviar a documentação para receber o prêmio.

“Estamos dando continuidade ao fomento dos blocos de carnaval”, afirmou a secretária de cultura Aline Torres. “Trata-se de um reconhecimento pela importância, pela contribuição cultural e econômica desses blocos para a nossa cidade. Faz parte da nossa política de estar sempre fortalecendo o Carnaval de Rua”.

Para a seleção dos inscritos, os critérios levam em conta a relevância do histórico de ações, atividades e projetos dos artistas, coletivos, grupos artístico-culturais e produtores independentes, que são comprovadas a partir do portfólio apresentada e valendo 35 pontos; a questão da inclusão e diversidade no território também é objeto de avaliação, considerando abrangência de atuação territorial, diversidade socioeconômica, de etnia, gênero, deficiência, faixa, entre outros, valendo mais 25 pontos.

O benefício à população da cidade, por meio de ações sócio culturais que vão além do desfile, também um critério de avaliação, levando em conta a oferta de atividades ou ações que os projetos contemplarem para gerar benefícios e impactos positivos às comunidades envolvidas, valendo 20 pontos. Por fim, avalia-se também a dificuldade de captação de patrocínio, valorizando e fomentando os blocos pequenos: esta base vale 20 pontos na avaliação final.

De modo a descentralizar e democratizar o acesso aos recursos públicos e apoiar a continuidade do carnaval na cidade de São Paulo, o Edital eleva o nível cultural, profissional, social e econômico do Carnaval de Rua ao promovê-lo como instrumento de trabalho e empreendedorismo.