Líderes das maiores cidades criativas do mundo chegam a São Paulo para o World Cities Culture Summit 2023

Líderes de 40 cidades do mundo se reunirão em São Paulo para o 12º World Cities Culture Summit, que acontecerá de 25 a 27 de outubro de 2023 sob o tema ‘Cultura, Coragem e Liderança para um Novo Mundo’.

O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, juntamente com a Secretária de Cultura, Aline Torres e a Secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy, receberão mais de 100 líderes cívicos das maiores cidades criativas, incluindo Amsterdã, Bengaluru, Buenos Aires, Dubai, Londres, Paris, São Francisco, Tóquio e Seul. A Cúpula é realizada na América Latina pela primeira vez e é o maior encontro de líderes desde que o Fórum Mundial de Cultura das Cidades foi criado em 2012.

Entre os presentes, estarão o Prefeito de Vancouver, Ken Sim, Touria Meliani, Secretária de Cultura de Amsterdã, Enrique Avogadro, Secretário de Cultura de Buenos Aires e Tommaso Saachi, Secretário de Cultura de Milão. Os líderes da cidade de Kiev participarão da Cúpula pela primeira vez com um painel dedicado a discutir a importância da cultura na guerra com Justine Simons OBE, Presidente e Fundadora do Fórum Mundial de Cultura das Cidades e Secretária de Cultura e Indústrias Criativas de Londres.

Os líderes da cidade discutirão os desafios globais mais urgentes, tais como:

  • Como concretizar os benefícios da Inteligência Artificial e, ao mesmo tempo, proteger os empregos criativos?
  • Como proteger o patrimônio e fazer crescer as economias criativas das cidades face à rápida urbanização?
  • Qual o papel da cultura no combate às alterações climáticas?

O Summit acontecerá em espaços culturais de São Paulo, incluindo o Theatro Municipal, o SESC Pompeia, projetado pela renomada arquiteta Lina Bo Bardi, o Auditório do Parque Ibirapuera projetado por Oscar Niemeyer, a Pinacoteca de São Paulo e o Centro Cultural São Paulo.

Justine Simons OBE, Secretária de Cultura e Indústrias Criativas de Londres e Presidente Fundadora do Fórum Mundial de Cultura das Cidades disse:
“Estamos muito entusiasmados por estar em São Paulo este ano para o 12ª World Cities Culture Summit, nossa primeira vez na América Latina. Sendo a maior cidade do hemisfério sul, com arquitetura pioneira, um modelo radical de integração de cultura e bem-estar, música de renome mundial e uma cultura de rua dinâmica – não consigo pensar em lugar melhor do que São Paulo para o Summit deste ano. Os líderes das cidades virão de todo o mundo para partilhar as nossas melhores ideias enquanto trabalhamos juntos para colocar a cultura no centro do planeamento e investimento urbano, enfrentando profundos desafios.”

Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo, destaca o impacto econômico do setor cultural: “Nos últimos dois anos, entre demissões e admissões, a cidade teve um saldo positivo de 189 mil novas vagas de trabalho nesse período. A Cultura é um dos vetores para essa transformação que a cidade passa. De grandes festivais aos investimentos nas mais diferentes áreas culturais, nosso foco é acabar com a desigualdade socioeconômica para que todos possam aproveitar tudo o que São Paulo tem a oferecer.”

Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, completa: "Em São Paulo, a descentralização dos recursos públicos da Cultura é o que está fazendo com que ela chegue de fato a quem mais precisa. Tanto na formação de público das regiões mais periféricas, como oferecendo palco para todos os artistas de todas as linguagens, consagrados ou não."