Secretaria Municipal de Cultura apoia 13ª Virada Sustentável

Evento acontece entre os dias 16 e 24 de setembro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a sua programação na 13ª Virada Sustentável. Entendendo a importância da cultura para a sensibilização e conscientização de pautas sociais e de sustentabilidade, a SMC preparou uma programação especial para o evento, completamente gratuita. A Virada Sustentável, que acontece entre os dias 16 e 24 de setembro, conta com 34 atividades em equipamentos culturais da SMC, além de diversos outros equipamentos municipais. A programação completa do evento está disponível no site https://www.viradasustentavel.org.br/.

Entre os destaques da programação, estão o show de Mc Soffia, “7 anos de felicidades”, dia 17, na Casa de Cultura Hip Hop Sul, com letras que contestam o status quo; o grupo Carimbó Cobra Venenosa traz o som do Pará ao Centro Cultural da Diversidade, dia 17, com letras repletas de questionamentos sociais; e a peça infantojuvenil Abayomi. Uma Agricultora! traz histórias da ancestralidade africana nos dias 16 e 17 no Teatro Arthur Azevedo.

Além das apresentações, a SMC participa do painel "A formação cultural e inclusiva e seu papel na agenda da sustentabilidade”, representada pela secretária de cultura Aline Torres. A mesa acontece dia 22, 18h30, no Unibes Cultural.

Boas Práticas SMC

A Secretaria Municipal de Cultura detalha as suas práticas e ações frente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses 17 objetivos fazem parte de um compromisso global formado para 2030 por um desenvolvimento sustentável. Em 2018, a Prefeitura voluntariamente aderiu ao compromisso.

Entre as metas relacionadas à cultura, está a de número 4, Educação de Qualidade. Por meio de programas de formação cultural (Vocacional, PIÁ, PIAPI, Rede Daora e EMIA), a SMC impulsiona a educação de criatividade unindo arte e educação. Além disso, possui diversos cursos e oficinas nos espaços culturais, que vão de xadrez a educação financeira. Para o educador 5, Igualdade de Gênero, a SMC promove palestras, cursos e saraus, além de programar sempre artistas mulheres em sua programação. Um exemplo é o Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em julho, exaltando o protagonismo feminino.

Para o indicador 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, a SMC fornece atividades de capacitação e oficinas nas mais diversas áreas, de capacitação tecnológica à produção cultural. O destaque são os estúdios criativos da Rede Daora, voltados para jovens, em nove linguagens da economia criativa, nos eixos som, imagem e audiovisual. Já para o indicador 9, Indústria, inovação e Infraestrutura, a SMC disponibiliza, em todas as suas bibliotecas públicas, os óculos Orcam, para pessoas com deficiência visual ou analfabetas poderem ler qualquer livro do acervo; além disso, destaca sua adesão integral ao programa Pura, da Sabesp, em 100% de seus equipamentos, também atendendo ao indicador 14, Vida na Água.

Para a Redução das Desigualdades (Indicador 10), as bibliotecas são um ambiente acolhedor para pessoas em situação de vulnerabilidade. A SMC também promove a igualdade econômica ao valorizar artistas periféricos e também ao descentralizar a programação, ao levar atrações para os equipamentos culturais da periferia. Além disso, o programa VAI possui "Genero, Sexo, Raça e Região da Cidade" como critério de pontuação para aprovação dos projetos. Para o indicador 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, estão oficinas de hortas comunitárias, como as do Teatro Flávio Império e Centro Cultural São Paulo (CCSP), e jardins verticais. Para o indicador 12, Consumo e Produção Responsáveis, estão diversas oficinas em centros culturais e bibliotecas com técnicas manuais e material reciclável.

O indicador 13, Ação Contra a Mudança Global do Clima, a SMC oferece palestras e ações educativas sobre temas como água e alimentação saudável; para o indicador 15, Vida Terrestre, a SMC promete consumo consciente de água, a racionalização do uso do papel, e evita o uso de descartáveis de plástico. Para o indicador 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, a SMC proporciona atendimento humanizado nos seus equipamentos, além de incentivar a descentralização da oferta cultural, promovendo atividades em todas as regiões da cidade, especialmente na periferia; por fim, o indicador 17, Parcerias e Meios de Implementação, é uma diretriz da SMC de estimular parcerias com outras pastas da Prefeitura, além da sociedade civil e de outros órgãos públicos. Um exemplo recente é a própria Virada Sustentável, um evento da sociedade civil que a SMC apoia levando atrações artísticas.

 

Programação Secretaria Municipal de Cultura

Horta comunitária no CCSP
Categoria Outros Classificação Livre
Dia: 16 a 24/09 Horário: Terça à domingo das 10h às 20h às
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade

Artista: Hortelões Urbanos
A horta é cultivada de forma colaborativa por apoiadores e voluntários, visando produzir alimentos de qualidade e ampliar a relação entre o Centro Cultural São Paulo e seus frequentadores. Com Hortelões Urbanos, rede orientada para a prática da agricultura urbana em São Paulo, de natureza autônoma, que tem suas ações discutidas e parcerias estabelecidas por meio do Facebook.

Exposição Funk 80, 2000
Categoria Exposição Classificação A partir de 15 anos
Dia: 17/08 a 17/10 Horário: ter a sáb 10 às 22h; dom 11 às 20h
Local: Centro Cultural da Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França

Artista: Alcides Rodrigues e Tainá Miguel
Sempre mostrando a periferia e sendo um instrumento de voz e resistência para jovens marginalizados, hoje o funk é trilha sonora de apresentações olímpicas, de grandes novelas da televisão brasileira e podemos escutá-lo até em filmes de grandes franquias americanas.
O funk brasileiro tomou proporções inimagináveis, principalmente se olharmos para as décadas de 80 e 90, quando começou a se destacar como um movimento cultural brasileiro, nesse período, extremamente mal visto pela sociedade.

O samba da Paulicéia e sua gente
Categoria Música Classificação A partir de 14 anos
Dia: 14/09 a 06/10 Horário:
Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade
Artista: Cia. Coisas Nossas
O Samba da Paulicéia e sua gente, oferecerá à cidade um novo espetáculo voltado para a história do samba paulista: analisando a passagem do samba rural para o samba urbano, e tendo como pano de fundo as transformações urbanísticas e seus reflexos na comunidade (dinâmica entre a cidade e a cultura). Para tanto, parte fundamental da nossa dramaturgia estara? embasada em compositores que cantam as histórias de uma São Paulo que transformou rapidamente sua paisagem, mas que muitas vezes varreu deste cenário sua própria gente.

TAÍ - Território Artístico Imigrante Itinerante: Contando América Latina
Categoria Contação de história Classificação 7 a 14 anos
Dia: 16/set. Horário: 11:00
Local: Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes - R. Sampei Sato, 440 - Jardim Matarazzo

Artista: Coletivo Identidade Livre
Três aventureiros saem à procura de uma história que faça as crianças se sentirem felizes, pois estão muito doentes já que os adultos não sabem contar histórias que explicam o mundo e sua origem. Após conhecer muitos países da América Latina, encontram uma lenda do coração da floresta amazônica sobre o surgimento do rio Amazonas, contada por meio de canções e de uma narrativa lúdica, que promovem a construção de um imaginário latino-americano e o respeito à herança cultural dos povos nativos e à natureza.


Folhetaria Ateliê Público
Categoria Outros Classificação Livre
Dia: 16 a 24/09 Horário: Terça e sexta, das 14h às 20h. Quinta, das 14h às 17h
Local: Centro Cultural São Paulo - Folhetaria - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade

A Folhetaria Ateliê Público foi pensada para receber artistas e entusiastas das artes gráficas artesanais que pretendem aprender ou aprimorar suas criações em serigrafia, xilogravura, monotipias, entre outras técnicas. No Ateliê, que fica no subsolo do CCSP, os visitantes podem usufruir do espaço público não apenas como espectadores, mas como criadores de suas próprias obras.
Fundado em 2012, o espaço conta com ampla estrutura para receber seus visitantes, como mesas, cadeiras, bancadas, materiais e instrumentos diversos para o desenvolvimento das criações. Além disso, a Folhetaria oferece ricas oportunidades de trocas com outros artistas, estudantes e profissionais da área.
Para visitar a Folhetaria não é necessário realizar inscrição ou agendamento.


As aventuras do peixinho Nuni
Categoria Teatro Classificação 7 a 14 anos
Dia: 16 e 17/09 Horário: 16:00
Local: Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295 - Lapa

“As aventuras do peixinho Nuni” é um musical lúdico e interativo que fala sobre coragem, cultura brasileira e africana, geografia e temporalidade, estimulando a imaginação das crianças e trazendo um novo despertar da importância de entendermos nossos sentimentos e cuidarmos da gente e de nosso planeta. Com Louise Monteiro Bonassi e Miriam Monteiro Bonass

Abayomi. Uma Agricultora!
Categoria Teatro Classificação A partir de 15 anos
Dia: 16 e 17/09 Horário: sáb 20h30, dom 19h
Local: Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca

Esta história de Abayomi, Uma Agricultora! se passa em uma região do oeste da África, em um vilarejo, lugar de onde partiram muitos dos tataravós dos negros brasileiros em meados do século XVIII. O projeto também é inspirado no balé Giselle.
Dramaturgia e concepção geral da obra: Milton Kennedy
Coreografia: Cláudia Nwabasili e Roges Doglas
Elenco: Bárbara Luiza de Aquino e Silva, Carla Miriã de Sousa Amaral, Ingrid Santos Costa, Isabela Gabrielly Alves Machado, Isabelle Conceição Costa, Lídia Lima dos Santos, Maria Alice de Oliveira Penna, Mariana Florentino Santana, Micaella Santos Rodrigues, Samanta Delfino Milam, Thalía Araújo da Silva, Thayná Oliveira Correia, Douglas Faria, Jesse Ferreira de Paula, Lucas da Silva Santos, Matheus Felix, Nicollas Seixas da Costa Silva, Pablo Rodrigo de Souza, Pablo Silva e Uoston dos Santos Alcântara

Fala das profundezas
Categoria Teatro Classificação Livre
Dia: 16 e 17/09 Horário: sáb 21h, dom 19h
Local: Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295 - Lapa
A exploração das profundezas atingiu o limite e este território vive uma crise sem precedentes. Para não sucumbir ao caos iminente, emerge a mobilização coletiva para buscar tudo aquilo que tem sido sonhado há tanto tempo.
Dramaturgia e direção: Gabriel Cândido
Elenco: Deni Marquez, Ellen de Paula, Fábio Lopes, Maria Gabi e Tásia d’Paula
Estupendo Circo di SóLadies
Categoria Circo Classificação Livre
Dia: 17/set. Horário: 16:00
Local: Casa de Cultura Vila Guilherme - Praça Oscár da Silva, 110 - Vila Guilherme.
Três palhaças fogem de uma época onde o circo era dominado pelos homens e tentam criar uma nova forma de fazer rir. Essa viagem no tempo proporciona o encontro com outras mulheres. A Tenda é montada com a participação de mais mulheres que vão descobrindo suas potências.

Carimbó. Cobra venenosa
Categoria Multidisciplinar Classificação Livre
Dia: 17/set. Horário: 17:00
Local: Centro Cultural da Diversidade - R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi

Artista: Priscila Rodrigues, Cristiane Salgado, Cecília de Santarém, Victoria Natalia e Hugo Gomes
Criado em Icoaraci, território de efervescência do ritmo no Estado do Pará, o grupo Carimbó Cobra Venenosa tem atuado desde 2016 ocupando palcos diversos, desde ruas à praças e transporte. Com letras-manifesto, oferece ao público músicas mergulhadas em questionamentos sociais, com críticas às formas de opressão.

Mc Soffia - 7 anos De felicidades CCM Hip Hop Sul
Categoria Música Classificação A partir de 12 anos
Dia: 17/set. Horário: 18:00
Local: Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro.

Artista: MC Soffia
Começou a sua carreira aos 6 anos, logo após participar do projeto "O futuro do hip hop". Hoje, com 19 anos, gosta de produzir sons contestadores sobre paradigmas sociais. Para ela, nascida e criada na periferia de São Paulo, o rap significa "música de força e resistência". A rapper já se apresentou em eventos como, por exemplo, Rock in Rio, a virada cultural de São Paulo e o festival afro latinidades em Brasília.

Histórias da tradição oral indígena com Auritha Tabajara
Categoria Contação de história Classificação 7 a 14 anos
Dia: 19/set. Horário: 10:00
Local: Biblioteca Prefeito Prestes Maia (Centro Cultural Sto. Amaro) - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro

Artista: Auritha Tabajara
Por meio da oralidade, Auritha Tabajara conta histórias ancestrais do seu povo que lhe são passadas por sua avó Francisca Gomes. Neste projeto de contação de histórias indígenas a autora vem mostrar a importância de se perceber a oralidade como um gênero literário importante para seu povo (bem como para os povos não indígenas). Essa intervenção interativa conta com dinâmicas orais que envolvem a fala e a escuta; brincadeiras corporais (que são adaptadas ao momento) para envolver os ouvintes no mundo das histórias orais dos povos indígenas que sempre habitaram o Brasil e têm muito a nos dizer.

Sarau Lima e os novos Barretos nas Bibliotecas
Categoria Outros Classificação 15 a 17 anos
Dia: 19/set. Horário: 14:30
Local: Biblioteca Amadeu Amaral - R. José Clóvis de Castro, s/n - Vila da Saúde

Artista: Sarau Lima e os novos Barretos
"Lima e os novos Barretos" é um sarau Cenopoético em homenagem à vida e obra do escritor Lima Barreto, revisitando de maneira poética suas narrativas. Somos, também, Lima em nossas poesias, na periferia, na luta preta. Poesias das ruas (Spoken word) até as canções, você vai se encantar. Com microfone aberto ao público é possível criar um espaço para contar as nossas próprias histórias por meio de manifestações artísticas, algo que foi privado ao Lima Barreto.

Brasilidades: o Brasil de cabo a rabo
Categoria Contação de história Classificação 7 a 14 anos
Dia: 20/set. Horário: 14:00
Local: Biblioteca Álvares de Azevedo - Pça Joaquim José da Nova, s/n - Vila Maria

Artista: Sandra Guzmán
Nesse espetáculo vamos passar por cada região brasileira conhecendo diferentes manifestações nascidas da mescla de elementos culturais dos povos originários. Junto a um mapa divertido, nossa imaginação vai nos levar a entrar na Amazônia e escutar uma lenda indígena; depois viajaremos com o colorido afro-brasileiro da lenda do Bumba meu Boi no Nordeste; cantaremos o Tangolomango da Onça na cultura pantaneira; explodiremos com o Funk das quebradas na poesia de Cecília Meireles no Sudeste e conheceremos o folclore da Bernunça no Sul.

Histórias da tradição oral indígena com Auritha Tabajara
Categoria Contação de história Classificação 7 a 14 anos
Dia: 20/set. Horário: 10:00
Local: Biblioteca Clarice Lispector - R. Jaricunas, 458 - Vila Romana

Por meio da oralidade, Auritha Tabajara conta histórias ancestrais do seu povo que lhe são passadas por sua avó Francisca Gomes. Neste projeto de contação de histórias indígenas a autora vem mostrar a importância de se perceber a oralidade como um gênero literário importante para seu povo (bem como para os povos não indígenas). Essa intervenção interativa conta com dinâmicas orais que envolvem a fala e a escuta; brincadeiras corporais (que são adaptadas ao momento) para envolver os ouvintes no mundo das histórias orais dos povos indígenas que sempre habitaram o Brasil e têm muito a nos dizer.

Workshop de Sonorização
Categoria Oficina Classificação A partir de 18 anos
Dia: 20/set. Horário: 14:00
Local: Casa de Cultura São Rafael - R. Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz (Zona Leste)

O workshop atua na formação em sonorização. Diante as dificuldades de novos operadores, a proposta é discutir técnicas de som e produção, por meio de conversas básicas sobre mesas de som, cabos e ligações e produção de palco, respondendo perguntas e facilitando o entendimento, para garantir uma boa estrutura em qualquer pequeno espetáculo.
Sarau Lima e os novos Barretos nas Bibliotecas
Categoria Outros Classificação 15 a 17 anos
Dia: 21/set. Horário: 13:30
Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima - Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros

Artista: Sarau Lima e os novos Barretos
"Lima e os novos Barretos" é um sarau Cenopoético em homenagem à vida e obra do escritor Lima Barreto, revisitando de maneira poética suas narrativas.
Com microfone aberto é possível criar um espaço para o público contar suas próprias histórias por meio de manifestações artísticas, algo que foi privado ao Lima Barreto.

Brisa Flow canta Violeta Parra - Projeto Releituras
Categoria Música Classificação A partir de 14 anos
Dia: 21/set. Horário: 19:00
Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade

Artista: Brisa Flow
Brisa de La Cordillera é uma cantora mapurbe marrona que mistura seu rap com cantos ancestrais, jazz, eletrônico e neo/soul. Mais conhecida como Brisa Flow, é artista transdisciplinar, que trabalha com linguagens musicais. Atua no cenário artístico como cantora, produtora musical, performer e pesquisadora.
Constrói arte a partir da vivência de seu corpo no mundo, criando caminhos que desprendem das amarras da colonialidade. Sua música é um encontro com as energias da Terra. Desenvolve estéticas artísticas pela prática e pesquisa do canto que tece memórias e futuros originários. Também é arte educadora licenciada em Música. MC da cultura hip hop e filha de artesãos araucanos, pesquisa e defende a música indígena contemporânea, a arte dos povos originários e o rap como ferramentas necessárias para combater o epistemicídio.

Sarau Lima e os novos Barretos nas Bibliotecas
Categoria Outros Classificação 15 a 17 anos
Dia: 22/set. Horário: 13:00
Local: Biblioteca Vicente Paulo Guimarães - R. Jaguar, 225 - Vila Curuçá Velha

Artista: Sarau Lima e os novos Barretos
"Lima e os novos Barretos" é um sarau Cenopoético em homenagem à vida e obra do escritor Lima Barreto, revisitando de maneira poética suas narrativas. Somos, também, Lima em nossas poesias, na periferia, na luta preta. Poesias das ruas (Spoken word) até as canções, você vai se encantar. Com microfone aberto ao público é possível criar um espaço para contar as nossas próprias histórias por meio de manifestações artísticas, algo que foi privado ao Lima Barreto.

Contador dos Influencers Pretos
Categoria Outros Classificação A partir de 18 anos
Dia: 22/set. Horário: 18:00
Local: Casa de Cultura Tremembé - R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé

O Evento será voltado para afroempreendedores e nele abordaremos questões relacionadas ao Micro Empreendedor Individual. Como e quando abrir o MEI serão temas abordados, além de questões burocráticas e legais, como: controle de receitas e emissão de documentos fiscais para prestadores de serviços e comerciantes.

Brenda Lee e o palácio das princesas
Categoria Teatro Classificação A partir de 16 anos
Dia: 22, 23, 24/09 Horário: sex e sáb 20h30, dom 19h
Local: Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca

O musical Brenda Lee e o Palácio das Princesas traz um pouco da história de
Brenda Lee, chamada de o “anjo da guarda das travestis”, ativista que fundou a
primeira casa de apoio para pessoas com HIV/Aids, do Brasil. Ela tem uma pensão
para travestis que, em sua maioria, vivem da prostituição. Apesar da realidade de
violência em que vivem, dentro da casa as travestis são acolhidas por Brenda, que
lhes ensina a querer mais da vida. Com o Núcleo Experimental.

Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive
Categoria Teatro Classificação A partir de 10 anos
Dia: 23 e 24/09 Horário: sáb 20h, dom 19h
Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna - Largo do Rosário, 20 - Penha de França

“Vozes da Floresta” retrata uma memória da luta de Chico Mendes, sob a retina histórica de Valdiza Alencar, Cecília Mendes e Lucélia Santos, três mulheres da Resistência. De seu lugar privilegiado na trama, as três entremeiam suas pungentes narrativas à voz do próprio Chico Mendes, fio condutor no relato da história coletiva do movimento de resistência dos seringueiros acreanos que é, em essência, a sua própria história. Organizada em três atos, a partir de áudios originais e inéditos de Chico Mendes, gravados e preservados pela atriz Lucélia Santos por mais de três décadas, a peça, criada especialmente para a interpretação de Lucélia, destaca o protagonismo feminino na luta contra a destruição das florestas do Acre, desde a chegada dos “paulistas” (todo invasor vindo da região Sul, segundo os seringueiros), nos anos 1970, até o assassinato de Chico Mendes, em 22 de dezembro de 1988.
Elenco: Lucélia Santos e Francisco Carvalho
Dramaturgia: Zezé Weis | Concepção: Lucélia Santos

Ciclo de palestras: Grandes autores do ENEM
Categoria Palestra Classificação A partir de 15 anos
Dia: 23/set. Horário: 10:00
Local: Biblioteca Hans Christian Andersen - Av. Celso Garcia, 4142 - Tatuapé

Artista: Frederico Barbosa
Neste ciclo de palestras intitulado: Grandes autores do ENEM, Frederico Barbosa irá rodar por algumas Bibliotecas dando aulas sobre grandes obras da literatura brasileira que serão cobradas no maior vestibular do país. Este ciclo de palestras está em consonância com o item 4.3, que prevê o acesso difundido às universidades de qualidade.

Xicâ G Lima
Categoria Exposição Classificação Livre
Dia: 23/set. Horário: 10:00
Local: Casa de Cultura Raul Seixas - R. Murmúrios da Tarde, 211 - Jardim Bonifacio.

A exposição propõe uma metáfora da memória e seus labirintos, assim, são feitas sobreposições de imagens utilizando ferramentas de tratamento de imagem como um jogo de aparecer, desaparecer, reaparecer, que muitas vezes não sabemos se são conceitos que realmente presenciamos ou se foram criados em nossa mente a partir de histórias escutadas na esfera familiar.
Xicâ G Lima é residente da Cohab II em Itaquera, onde experienciou a transformação do lugar e de si mesma. Graduada em Artes Visuais, pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduada em Fotografia: Reflexões e Práticas Contemporâneas, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, mestranda em Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Arte, pela UNESP, no programa PROF-ARTES. É aprendiz Griô e cofundadora do grupo de fotografia UMCERTOOLHAR e faz parte do coletivo Sarau na Galeria que acontece em Suzano todo segundo sábado de cada mês. Ministra oficinas de fotografia.

DJ Bia Sankofa
Categoria Música Classificação Livre
Dia: 23/set. Horário: 14:00
Local: Casa de Cultura Raul Seixas - R. Murmúrios da Tarde, 211 - Jardim Bonifacio.

O Festival das Santas, integra o Plano de Intervenção Artístico Cultural da JMC Carolina (Lina), das Santas da Casa de Cultura Raul Seixas, e tem por motivação trazer artistas que estão em processo de amadurecimento artístico de suas carreiras e/ou que não tenham circulado por equipamentos públicos culturais.
Moradora da Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, Fabiana Pitanga, 35, ou DJ Bia Sankofa, como ficou mais conhecida, começou a discotecar em 2013 e leva no repertório a ancestralidade africana.


Claudia Canto
Categoria Palestra Classificação Adulto
Dia: 23/set. Horário: 15:00
Local: Casa de Cultura Brasilândia - Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó.

Artista: Claudia Canto
O objetivo principal é proporcionar outro olhar através da leitura e dessa forma apontar caminhos alternativos, enfatizando a importância da educação e da cultura como ferramentas de inclusão na sociedade. As palestras baseiam-se nas experiências empíricas da autora, que são o fulcro dessa atividade, destacando sua história de superação e conquista, devido ao contato com a literatura.

Eluna
Categoria Música Classificação Livre
Dia: 23/set. Horário: 15:00
Local: Casa de Cultura Raul Seixas - R. Murmúrios da Tarde, 211 - Jardim Bonifacio.

O Festival das Santas, integra o Plano de Intervenção Artístico Cultural da JMC Carolina (Lina), das Santas da Casa de Cultura Raul Seixas, e tem por motivação trazer artistas que estão em processo de amadurecimento artístico de suas carreiras e/ou que não tenham circulado por equipamentos públicos culturais.
Entre em um universo envolvente de sensibilidade e autenticidade com Eluna, uma cantora independente brasileira de R&B. Sua voz marcante, com um timbre potente e aveludado, cria uma atmosfera íntima e acolhedora para o público. Compondo músicas que exploram a jornada dos relacionamentos, a autoestima e as experiências do ser mulher, Eluna oferece uma abordagem sincera e pessoal. Suas canções são uma mistura única de influências do Jazz, Soul, MPB, R&B, Rap e Blues, que se combinam harmoniosamente para criar uma experiência sonora cativante.

Dj Stephano
Categoria Música Classificação Livre
Dia: 23/set. Horário: 17:00
Local: Casa de Cultura Hip Hop Leste - R. Sara Kubitscheck, 165 - Cidade Tiradentes.

Artista:
É um projeto da Prefeitura de São Paulo e foi criado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC) e apoio e participação de instituições culturais da cidade. Tem como objetivo divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança, ou em qualquer outra manifestação cultural.

Ge Dreads
Categoria Música Classificação Livre
Dia: 23/set. Horário: 18:00
Local: Casa de Cultura Hip Hop Leste - R. Sara Kubitscheck, 165 - Cidade Tiradentes.
Projeto da Prefeitura de São Paulo e foi criado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC) e apoio e participação de instituições culturais da cidade. Tem como objetivo divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança, ou em qualquer outra manifestação cultural.


Exposição "Quebrando Preconceitos"
Categoria Exposição Classificação Livre
Dia: 23/set. Horário: 19:00
Local: Casa de Cultura Itaim - R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles.
Exposição com 20 imagens produzidas por artista PCD, instaladas no mezanino do equipamento.

6º edição do Sarau do Grajaú
Categoria Outros Classificação A partir de 15 anos
Dia: 23/set. Horário: 19:00
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Pq. América

Artista: Coletivo Sarau do Grajaú
O Coletivo Sarau do Grajaú, iniciou suas atividades em janeiro de 2014 e durante esses mais de nove anos de trajetória ininterrupta, sempre buscou dar voz à comunidade periférica, promover eventos e participar ativamente da vida cultural e social do Grajaú e entorno. O Coletivo abarca as mais diversas linguagens artísticas, que vão da música à literatura, exposições de artes e fotografias até a promoção de ações sociais e produção de documentários.

TTINA
Categoria Música Classificação Adulto
Dia: 23/set. Horário: 20:00
Local: Casa de Cultura Tremembé - R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé.
Em comemoração aos 20 anos do lendário “Acústico MTV” de 2003, TTINA e sua banda apresentam uma homenagem a esse dia especial onde o grupo entrou para a história da música brasileira e levou gerações a amar o rock nacional e o skate por meio das letras inesquecíveis de Chorão e companhia. Nada mais justo que ter show tributo a Chorão na Casa de Cultura do Tremembé, pois ele nasceu e viveu no bairro durante toda sua infância. Neste espetáculo TTINA apresenta um setlist com os principais sucessos da banda em formato acústico, assim como há 20 anos. Uma mulher cantar as músicas de uma banda masculina que embalou a infância e a adolescência de tanta gente, é um exemplo da força feminina para comunicar em todas as áreas e lugares, e isso tudo remete a ideia de sociedade disruptiva e reivindicadora que o Charlie Brown Jr. tanto pregou em suas canções.

Brasil Deficiente
Categoria Música Classificação Livre
Dia: 24/set. Horário: 16:00
Local: Casa de Cultura Manoel Mendonça - Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro

Em 1987, Moyses Martins monta seu primeiro grupo de hip hop, o A286, onde passa retratar sua vida como paraplégico e os problemas sociais à sua volta. Em seguida é convidado por Eduardo Taddeo a participar do Grupo Facção Central, fazendo shows pelo Brasil todo. Logo, embarca em carreira solo e com um grupo próprio.
Neste show, Moyses fará uma apresentação de Rap-Trap, apresentando suas canções de protestos e com uma nova vertente do cenário musical, no intuito de conscientizar e passar uma mensagem de resistência e paz para o povo da periferia. O show será no salão da casa de cultura com mais 5 músicos acompanhando.

Panelafro recebe Biro Auê
Categoria Música Classificação Livre
Dia: 24/set. Horário: 11:00
Local: Casa de Cultura Parelheiros - R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari

A atividade ocorrerá na quadra coberta externa do CEU Parelheiros e usará o gramado em frente. Será em local aberto, nas imediações do CEU e foi pensado para expor os eventos da casa ao público passante e testar uma nova forma de fazer eventos. Artista do Marsilac, DJ DK, é grande expoente da cultura independente e está ligado a muitos movimentos musicais do bairro, sua participação no evento contribuirá para formação do público e para operação técnica do evento.

 

 ATIVIDADES SPCINE - VIRADA SUSTENTÁVEL


FOTOS AQUI:


Sessão Única Circuito Spcine "Elementos" (Direção: Peter SohnDisney | 2023 | 1h 42min)


Data: 21/09, às 15h


Sinopse: Elementos é um filme de animação que se passa em uma sociedade extraordinária chamada Cidade Elemento, na qual os quatro elementos da natureza - ar, terra, fogo e ar - vivem em completa harmonia. Na história, somos apresentados à Faísca (fogo, dublada por Leah Lewis), uma mulher espirituosa na faixa dos vinte anos, com um grande senso de humor e apaixonada pela família, mas que tem um temperamento um pouco quente; Gota (água, dublado por Mamoudou Athie) é um jovem empático, observador e extrovertido, que não tem medo de demonstrar suas emoções - na verdade, é até um pouco difícil controlá-las; Turrão (terra, dublado por Mason Wertheimer) é um garoto muito inteligente da terra que mora na Vila do Fogo, e está sempre perto de Faísca; e Névoa (ar, dublada por Wendi McLendon-Covey), que tem uma personalidade fofa e rosa, está sempre atenta às tendências da moda e é fã dos Windbreakers, um time de Air Ball.


Onde: CEUs Aricanduva, Feitiço da Vila, Jambeiro, Meninos, Parque Veredas, Paz, Perus, Quinta do Sol, São Rafael, Três Lagos, Vila Atlântica, Vila do Sol.


Endereços dos CEUs:


CEU ARICANDUVA
Endereço: RUA OLGA FADEL ABARCA
Bairro: JARDIM SANTA TEREZINHA


CEU FEITIÇO DA VILA
Endereço: Rua Feitiço da Vila, 399
Bairro: Chácara Santa Maria/Jd. Guarujá

CEU JAMBEIRO
Endereço: Avenida José Pinheiro Borges, 60
Bairro: Guaianases

CEU MENINOS
Endereço: R. BARBINOS, 111
Bairro: SÃO JOÃO CLÍMACO

CEU PARQUE VEREDAS
Endereço: Rua Daniel Muller, 347
Bairro: São Miguel Paulista

CEU PAZ
Endereço: Rua Daniel Cerri, 1549
Bairro: Jardim Paraná - Brasilândia

CEU PERUS
Endereço: Rua Bernardo José de Lorena, s/n
Bairro: Perus
CEU QUINTA DO SOL
Endereço: AV. LUIZ IMPARATO, 564
Bairro: PARQUE CISPER

CEU SÃO RAFAEL
Endereço: RUA CINIRA POLÔNIO, 100 - JARDIM RIO CLARO
Bairro: JARDIM RIO CLARO

CEU TRÊS LAGOS
Endereço: AV. CARLOS BARBOSA SANTOS, S/N
Bairro: JARDIM TRÊS CORAÇÕES

CEU VILA ATL NTICA
Endereço: Rua José Venâncio Dias, 840
Bairro: Jardim Nardini

CEU VILA DO SOL
Endereço: Avenida dos Funcionários Públicos, 369
Bairro: Jardim Capela - Campo Limpo

*******************************************************************************

 


Spcine Play Documentário "Comida Ancestral - Food from the Origins"


Entrada na Spcine Play: 29/09/2023


Direção: Nicole Allgranti (Cineasta e curadora do Festival Indígena União dos Povos)


Codireção: Mauro Katukina e Isaka Bari Huni Kuin


Sinopse: O filme faz um retrato da soberania alimentar dos povos originários. Diversificadas formas de cozimento são praticadas com muitos elementos que provêm da natureza, enriquecida das plantas, caças e pescarias. “Na maioria das vezes cozinhas praticadas de forma coletiva com uma culinária tradicional e sagrada, que mantem os corpos e espíritos fortes ”, Sabores únicos e delícias que o fogo nos ajuda a contar nessa história.


Onde: www.spcineplay.com.br (acesso gratuito para todo Brasil)


Spcine Play Curta "Comida de Quintal" - Brasil (MG) | 2022 | cor | 16 min| Direção: Luisa Macedo


Entrada na Spcine Play: 29/09/2023


Sinopse: Ensaio visual sinestésico que nos convida a conhecer Maria, Vera e Wanusa, que têm em comum o fato de manterem seus quintais urbanos produtivos, uma forma de resistência no território verticalizado de Belo Horizonte.


Onde: www.spcineplay.com.br (acesso gratuito para todo Brasil)