Prefeitura implanta central de intermediação em Libras nas Bibliotecas Municipais

Sistema digital gratuito permite que 15% da população de pessoas com deficiência auditiva seja atendida em 51 espaços literários

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), anuncia a implantação da Central de Intermediação em Libras (CIL), sistema digital gratuito que permite a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e intérpretes de LIBRAS, nas bibliotecas municipais. Ao total, 51 espaços literários estão habilitados para oferecerem o serviço e garantirem o atendimento a 15% da população de pessoas com deficiência.

Funcionando desde o início do semestre, 24 horas por dia nos 7 dias da semana, a Central de Intermediação em Libras é um serviço da Prefeitura de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED), que realiza desde 2019 atendimento on-line por meio da mediação entre deficientes auditivos (15% da população paulistana) e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), via videochamada gratuita, em serviços públicos municipais.

Segundo Censo, a cidade de São Paulo tem 120.660 (15% da população) munícipes com deficiência auditiva, a quarta maior depois da deficiência visual (42%), motora (27%) e intelectual (16%). Visando atender esta parcela da população, a SMC implantou, no início do semestre, o atendimento feito por intérpretes de LIBRAS, via CIL, nos espaços literários como a Biblioteca Mário de Andrade. Ao total 51 bibliotecas municipais oferecem o serviço.

A Central de Intermediação em Libras ainda permite atendimentos com a Polícia 190, SAMU 192, Bombeiros 193 e Segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos, Serviços ( SP156, Procon e INSS).


Confira as bibliotecas que oferecem o atendimento:


Biblioteca Adelpha Figueiredo
Biblioteca Afonso Schmidt
Biblioteca Affonso Taunay
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Biblioteca Álvares de Azevedo
Biblioteca Álvaro Guerra
Biblioteca Amadeu Amaral
Biblioteca Anne Frank
Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Biblioteca Aureliano Leite
Biblioteca Brito Broca
Biblioteca Camila Cerqueira César
Biblioteca Cassiano Ricardo
Biblioteca Castro Alves
Biblioteca Clarice Lispector
Biblioteca Cora Coralina
Biblioteca Érico Veríssimo
Biblioteca Gilberto Freire
Biblioteca Hans Christian Andersen
Biblioteca Helena Silveira
Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Biblioteca Jayme Cortez
Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Biblioteca José Paulo Paes
Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Biblioteca Malba Tahan
Biblioteca Marcos Rey
Biblioteca Mário Schenberg
Biblioteca Menotti Del Picchia
Biblioteca Milton Santos
Biblioteca Monteiro Lobato
Biblioteca Narbal Fontes
Biblioteca Nuto Sant’Anna
Biblioteca Padre José de Anchieta
Biblioteca Paulo Duarte
Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Biblioteca Paulo Setúbal
Biblioteca Pedro da Silva Nava
Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Biblioteca Raimundo de Menezes
Biblioteca Raul Bopp
Biblioteca Ricardo Ramos
Biblioteca Roberto Santos
Biblioteca Rubens Borba de Moraes
Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Biblioteca Sylvia Orthof
Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Biblioteca Viriato Corrêa
Biblioteca Vinicius de Moraes


Utilização da Central de Intermediação em Libras

A Central de Intermediação em Libras (CIL) pode ser utilizada ao realizar o download do aplicativo por meio da “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tablets Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e intérprete.

Graças ao contrato assinado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em 26 de setembro de 2019, as quatro grandes operadoras de telefonia (Claro, Vivo, Tim e Oi) não cobram para utilizar o aplicativo.

A parceria trata-se de uma medida de impacto junto aos usuários mais carentes, tendo em vista que a utilização desse recurso via celular consome, em média, 100Mb por videochamada, o que representa um impedimento para a ampliação do uso do sistema.