Prefeitura inaugura nova Escola de Iniciação Artística (EMIA) e estúdio criativo da juventude Rede Daora

Casa de Cultura Chico Science, no Ipiranga, ganha estúdio com cursos para jovens, dia 16; já o Parque Chácara das Flores, no Itaim Paulista, reabre neste sábado, 19, com nova unidade da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a inauguração de dois novos equipamentos de formação cultural para crianças, adolescentes e jovens na cidade. No Ipiranga, a Casa de Cultura Chico Science ganha a terceira unidade dos Estúdios Criativos da Rede Daora, com cursos para a juventude nos eixos som, imagem e audiovisual, no dia 16. Já o Itaim Paulista recebe, no dia 19, nova unidade da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), para atender crianças de 05 a 13 anos com um ensino que integra teatro, dança, música e artes visuais.

“As EMIAs e os estúdios da Rede Daora descobrem os talentos das crianças e preparam os jovens para o mercado de trabalho”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “Tem talentos em toda a cidade de São Paulo esperando oportunidades, uma porta aberta, e a Prefeitura está incluindo de verdade a periferia no orçamento”.

A previsão é de que, com o novo estúdio criativo da Rede Daora, 540 jovens a partir de 14 anos tenham formação técnica em diversas áreas da cultura e economia criativa, capacitando-os para o mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas através do site, via formulário. A Rede Daora também possui inscrições abertas para os estúdios Butantã e Cangaíba.

Já a nova EMIA se soma às unidades Jabaquara, Chácara do Jockey e Brasilândia e a unidade Chácara das Flores deve atender cerca de 150 crianças neste primeiro ano. As famílias interessadas podem se cadastrar no formulário. A cerimônia de inauguração conta com apresentação da Banda de ex-alunos da EMIA, além de Núcleo Iêê, Grupo Batakerê e Dj Aleksandra.

Sobre Rede Daora

A Rede Daora oferece cursos em nove linguagens da economia criativa: Locução, Produção e Mixagem de Som, DJ, Design e Corte de Moda, Maquiagem e Visagismo, Iluminação para Fotografia, Produção de Conteúdo Audiovisual, Programação Web e Comunicação Digital. Jovens a partir de 14 anos podem participar.

Eixo som: Técnicas de estúdio para MC's e locutores, criação musical e Profissão DJ
Eixo imagem: Design de figurino, visagismo: técnicas para cabelo e maquiagem, fotografia
Eixo audiovisual: Marketing digital, design e desenvolvimento de games 2D e programação web.

O Programa Rede Daora faz parte do Plano de Metas da Prefeitura (meta 55), em uma ação intersecretarial com participação da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Sobre a EMIA

A Escola Municipal de Iniciação Artística é uma instituição pública e gratuita, regulamentada pela lei nº 15.372, de 3 de maio de 2011. Fundada em 1980, a escola nasceu em três casas dentro do parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara. Após o projeto de expansão iniciado em 2021, a Escola já conta com 3 unidades: Jabaquara, Brasilândia e Chácara do Jockey. Com um ensino de referência,a EMIA tem por finalidade principal assegurar aos alunos, crianças entre 5 e 13 anos, a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

O corpo docente da escola é formado por artistas educadores que trazem sua experiência profissional, em diálogo com o espírito investigativo e brincante das crianças. O ingresso dos alunos é feito mediante sorteio público, com inscrição prévia geralmente no final de cada ano. A ação artístico-pedagógica da EMIA parte de uma concepção de infância que entende as crianças como competentes naquilo que fazem, respeitando seus modos de ser, pensar e criar arte.

Informações à imprensa:
Secretaria Municipal de Cultura
Fabiano Grisolia | Amanda Neco | Caroline Freitas | Gabriel Fabri
Secretaria Municipal de Cultura
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br