Prefeitura estreia exposição Texto, de Thiago Honório

Com curadoria de Ana Paula Cohen, a exposição cria um diálogo com as procissões de cidades do interior

 
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta a mostra do Texto, de Thiago Honório, na Capela do Morumbi - Museu da Cidade, a partir deste sábado, 29 de julho. A exposição estabelece um diálogo com as procissões de cidades do interior ao reunir diversas hipóteses e interpretações de textos/tecidos/tramas em uma espécie de segundo ato da exposição-processional Oração, realizada entre maio e junho de 2023, na Galeria Luisa Strina, em São Paulo, com curadoria de Ana Paula Cohen.

Para o Texto, o artista mineiro Thiago Honório traz a ideia de que o tecido é o próprio texto, uma vez que pode ser trabalhado através de um entrelaçamento perpétuo, na qual o sujeito se desfaz nele, assim como uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia. A partir dessa noção de texto foram consideradas as diversas hipóteses e interpretações das ruínas que constituem a Capela do Morumbi: ora como sendo uma capela consagrada a São Sebastião dos Escravizados, ora como capela acompanhada de sepulturas destinadas aos proprietários da Casa da Fazenda do Morumbi, ora, ainda, as ruínas de um paiol. Entre natureza viva e natureza-morta, entre paiol e capela, capela e paiol, esse 2º ato, desdobramento da exposição processional Oração, o trabalho Texto levanta tais questões, deixando em suspenso, a partir de uma dimensão simbólica, as funções e os usos desse espaço de exposições: a Capela do Morumbi.

Ao considerar a planta da Capela, assim como as especificidades de sua arquitetura no pensamento dessa exposição, a noção de planta também adquiriu outros sentidos, a partir de alguns elementos que envolvem os trabalhos: o ramo de algodão, a estaca para plantar, rebento, a planta arquitetônica, traçado, mapa, diagrama, a planta do pé.

A exposição Texto, de Thiago Honório, estreia neste sábado, 29 de julho, na Capela do Morumbi, a partir das 11h. A entrada é gratuita e não há necessidade de agendar ou retirar ingresso. A mostra fica em cartaz até 1 de outubro.


Serviço:
Texto, Thiago Honório
Curadoria: Ana Paula Cohen
Local: Capela do Morumbi / Museu da Cidade
Endereço: Av. Morumbi, 5387 - Morumbi, São Paulo
Horário de visitação: 09 às 17h.
Intérprete em libras disponível, com agendamento prévio a partir do e-mail: educativomuseudacidade@gmail.com