Penha Rock Celebra, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, traz artistas sedimentados do Rock Nacional

Ratos de Porão, Inocentes, O Preço, Seventh Seal e Allen Key se apresentam no Centro Cultural Penha

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta o Penha Rock Celebra para comemorar o 13 de julho, Dia do Rock. O evento traz bandas e artistas de diversas vertentes, como punk e heavy metal, com shows de Ratos de Porão, Inocentes, O Preço, Seventh Seal e Allen Key para tocar no Centro Cultural Penha. A comemoração acontece nos dias 15, 16 e 30 de julho e a entrada é gratuita.

O Dia do Rock é uma homenagem ao estilo que revolucionou a música e o comportamento social da juventude no século XX e continua a revolucionar até hoje. “Para nós, é a oportunidade de celebrar, lembrar que o Rock está mais vivo que nunca, pode estar fora da grande mídia, mas as bandas estão aí produzindo discos de qualidade”, diz Clemente Tadeu Nascimento, vocalista e guitarrista dos Inocentes. “A cena alternativa ou underground está mais pulsante que nunca, muitas bandas novas boas e não tão novas lançando discos ótimos, os shows estão enchendo, isso é um bom sinal, de que um futuro próspero nos aguarda.”

Allen Key

“Uma conversa lá atrás trouxe o nome para vida. Apesar do nome não significar nada em si, relacionamos a chave allen, ferramenta usada para arrumar todos os instrumentos”, explica Allen Key, a respeito do significado do próprio nome. “Então, fazemos uma analogia, como se nossas músicas arrumassem quem as escuta”. A banda foi campeã do concurso Girls Rock, promovido pela Kiss FM, tem um álbum gravado, The Last Rhino, de 2021 e atualmente se prepara para lançar um próximo projeto. São eles que abrem o Penha Rock Celebra no dia 15 às 18h.

Entre os destaques do repertório, está Judas, uma versão de metal da música pop da Lady Gaga, e Goodbye, o single recém-lançado com participação especial da Nat Guareschi. A faixa começa com apenas um piano, uma guitarra e vocal para depois chegar no clímax, em que todos os músicos tocam com muita intensidade. O show também deve contar com faixas de The Last Rhino. “Estamos extremamente entusiasmados para fazer esse show com o Seventh Seal, nunca fizemos antes, e é uma honra poder subir no mesmo palco que grandes lendas do Metal Nacional”, afirma Karina Menasce.

Seventh Seal

“Pra mim, particularmente, é sensacional voltar há quase 30 anos com aquela empolgação do início, só que com mais cabelos brancos.”, confessa Tiago Claro, guitarrista e fundador da banda Seventh Seal, que também se apresenta dia 15. “Reviver essas músicas ao lado desta formação é uma sensação inexplicável. Estamos muito felizes em voltar aos palcos, fizemos 3 shows desde a volta no mês de abril, todos com ótimo público, e esperamos o mesmo em São Paulo”. O grupo estava em hiato desde 2016 e retomou as atividades agora em 2023.

Na apresentação, os músicos tocam na sua maioria músicas do último álbum, Mechanicals Souls (2014), e algumas faixas dos outros dois projetos, Premonition (2001) e Days of Insanity (2007). Especialmente para esse show, prepararam músicas cover de clássicos do rock com participações especiais de artistas ilustres do metal nacional como Hugo Mariutti, da banda Shaman, Marcello Pompeu, da banda Korzus e João Luiz, da banda Golpe de Estado. O show da banda fecha o primeiro dia do Penha Rock Celebra, depois da apresentação da Allen Key. “Acredito que o Allen Key é uma das grandes revelações do metal nacional destes últimos anos. Torcemos muito por eles!”, conclui Thiago.

O Preço

“O plano é entrar em estúdio ainda neste ano para gravar e no futuro conquistar toda a humanidade e outras galáxias” diz Christian Targa, vocalista e guitarrista de O Preço. A banda está em fase de ensaios de um novo disco com testes e arranjos, depois de lançarem em 2019 seu primeiro álbum autointitulado O Preço. Em 2021, lançaram o single Sonhos da Televisão com duas músicas e na apresentação no Centro Cultural da Penha, dia 16, tocam as canções desses dois projetos.

O grupo surgiu com o fim da banda Blind Pigs, que fez parte do movimento punk paulista durante os anos 90 e 2000. Inicialmente, formou-se a banda Armada em 2017 com todos do Blind Pigs menos Christian Targa e Fabiano Andrade, que havia falecido. Targa, também conhecido como Gordo, formou seu próprio conjunto, O Preço. Recentemente, os grupos se tornaram amigos, já realizaram apresentações juntas e até retomaram a Blind Pigs, no palco. No momento, eles pretendem tocar mais datas juntos, já que compartilham dos mesmos ideais e da amizade.

Inocentes

Em entrevista, quando perguntado sobre o Centro Cultural Penha, lugar em que se apresentam dia 16 às 20h, Clemente, vocalista e guitarrista, respondeu: “Tocamos lá há muito tempo atrás, mas dessa vez vai ser especial, aquele teatro tem um clima ótimo, a energia pulsa nele, a Penha é um bairro histórico onde o Punk Rock pulsa por suas ruas, vai ser um grande show, com certeza.” O último EP da banda, Queima! foi lançado em 2022 e faz parte do setlist que tocam no Penha Rock Celebra, contendo, além dos clássicos de carreira, músicas recentes que refletem o período atual do grupo.

Os Inocentes foram formados durante a explosão do movimento Punk paulistano, no começo dos anos 80, e conseguiram projeção nacional. Clemente era baixista da banda naquela época e continua até hoje como vocalista e guitarrista. O cantor, em entrevista, elogiou O Preço, que toca antes deles, dizendo que são um dos melhores da nova geração do punk, que mesmo contando com o veterano, Christian Targa, nunca é fácil recomeçar e eles fizeram isso com maestria. “Lançaram ótimas músicas e agora quero conferir o show.”, completa o músico.

Ratos de Porão

É o grupo que encerra o Penha Rock Celebra no dia 30. Lançaram o álbum, Necropolítica, em 2022, e o EP Isentön Päunokü, em 2023, com músicas em português da banda finlandesa Terveet Kädet. O processo criativo para fazer Necropolítica, foi feito, em parte, durante a pandemia, uma época sombria para a banda. Durante essa época tiveram tempo de sobra para juntar as ideias e fazer o álbum. “Conforme ficamos mais velhos fica tudo mais difícil”, confessa, Juninho, baixista da banda. “Logo após esses dois lançamentos não fizemos mais nada, estamos só focando ainda em tocar os shows que vão pintando no dia a dia e ainda não pensamos em nada novo…”.

Em seus shows são tocadas faixas de todos os discos, passando pela história da banda, desde Crucificados pelo Sistema, Brasil, Anarkophobia até as músicas dos novos álbuns. O conjunto tem apresentações marcadas para os próximos meses além do no Centro Cultural Penha. O show no Tendal da Lapa acontece dia 22, às 20h, na Rua Interna, e o show no Teatro Flávio Império acontece dia 29, às 16h no Parque Daniel Marques.

Por Marcelo Lustosa

Confira a programação completa abaixo:

Penha Rock Celebra
O Dia Mundial Do Rock
No Centro Cultural Penha a data será celebrada nos dias 15 de julho (sábado) e 16 de julho (domingo) trazendo artistas que já têm sedimentado o nome no gênero.
Música
15, 16 e 30/07
15/07 | 18h | Allen Key - heavy metal
15/07 | 20h | Seventh Seal - heavy metal
16/07 | 18h | O Preço - punk rock
16/07 | 20h | Inocentes - punk rock
30/07 | 20h | Ratos de Porão - punk rock

TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

Ratos de Porão
Mês do Rock
Música
29/07
16h
Local: Parque Daniel Marques
90 minutos
Livre
Sinopse: Ratos de Porão é uma banda brasileira de punk hardcore formada em novembro de 1981, durante a explosão do movimento punk paulista. Com mais de 40 anos de carreira, são reconhecidos internacionalmente, em particular na Europa, América Latina e América do Norte.


CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA
Ratos de Porão
Mês do Rock
Música
22/07
20h
Rua Interna
90 min
Livre
Sinopse: Ratos de Porão é uma banda brasileira de punk hardcore formada em novembro de 1981, durante a explosão do movimento punk paulista. Com mais de 40 anos de carreira, são referência brasileira do gênero e reconhecidos internacionalmente, em particular, na Europa, América Latina e América do Norte.