Prefeitura de São Paulo promove programação especial no mês junino nos equipamentos culturais

Veja programação completa das festas juninas nos equipamentos culturais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove neste mês celebrações de festas juninas nos equipamentos municipais culturais. A tradicional festa que no Brasil ficou muito associada à cultura caipira e a símbolos rurais, tem o intuito de comemorar os três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João e neste mês ocupará os espaços de Centros Culturais, Casas de Cultura e Bibliotecas da capital paulista.

Serão mais de 100 atrações juninas espalhadas por diversos pontos da cidade, incluindo oito arraiais. Com destaque para o Arraiá São Rafa com a Quadrilha Rastachinela. A quadrilha Rastachinela tem mais de 20 anos de tradição e nasceu no interior de São Paulo, percorrendo as maiores festas juninas do Brasil. Geralmente estão no centro de tradições nordestinas durante o mês de julho, mas desta vez, estarão presentes na Casa de Cultura São Rafael, no próximo sábado, (17), às 20h, com entrada livre.

Outro destaque do mês é o In Trio Arraiá Junina, que acontece na Casa de Cultura Freguesia do Ó no dia 21 às 20h. A banda é formada por Márcio Garcia, Leonardo Millian e Guilherme Oliveira, três músicos jovens e experientes no que se diz respeito à música brasileira. O Trio começou a alçar voos maiores participando de festivais e tocando em casas tradicionais de São Paulo, difundindo esse ritmo tão contemplado no Brasil e no mundo - o forró Pé de Serra. Além disso, o Forró in Trio há 07 anos vem animando as quadrilhas da capital, litoral e da grande São Paulo na época dos festejos juninos e julinos.

Abaixo, confira a programação do mês. Ressaltamos que os eventos estão sujeitos a alterações - a versão atualizada pode ser conferida nas programações específicas de cada espaço cultural, disponível no site oficial da pasta.


| BIBLIOTECAS |

Anarriê! [Em referência aos Festejos Juninos]
Lili Flor & Paulo Pixu
Anarriê! é um show com um repertório que celebra as diversas matrizes culturais do Brasil. Lili Flor e Paulo Pixu apresentam canções e danças populares do baião, coco, xote, xaxado, cirandas e arrasta-pé entremeadas com os versos da Literatura de Cordel. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 1o de junho às 10h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 3 de junho às 14h - Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares
Dia 15 de junho às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 16 de junho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 21 de junho às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 23 de junho às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 24 de junho às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 27 de junho às 14h - Ponto de Leitura Jardim Lapenna
Dia 28 de junho às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 29 de junho às 14h - Biblioteca Castro Alves

O Arraial do Pavão e outras histórias! [Em referência aos Festejos Juninos]
Cia Terezinha de Contação de Histórias
O Arraial do Pavão e outras Histórias é uma proposta de Contação de Histórias com música ao vivo, que integra Literatura, Teatro de Bonecos, Música e muita Cultura Popular. Num ambiente recheado de forrós e chitas, traz releituras da conhecida história O Pavão do Abre e Fecha, escrito por Ana Maria Machado, bem como Couro de Piolho, um conto recolhido por Luís da Câmara Cascudo.
Assim, inspirados no universo lúdico da Cultura Popular, a Cia Terezinha apresenta histórias e contos que versam em comum, sobre o colorido e a alegria, das festas de junho do nosso país. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 15 de junho às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 16 de junho às 13h30 - Ponto de Leitura Graciliano Ramos *(horário alterado)
Dia 18 de junho às 14h - Bosque de Leitura Lions Club Tucuruvi
Dia 20 de junho às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 21 de junho às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

 

| CENTROS CULTURAIS |
Festival Forró Junino
Música
Para celebrar o mês junino e suas festas, o CCJ traz diversas atrações e uma programação especial com brincadeiras, comidas típicas e muita cultura e tradição nordestina. Serão 8 grupos e artistas trazendo atrações que dialogam com temas como empoderamento feminino, desigualdade social e valorização da cultura popular. Nessa Festa Junina serão diversas apresentações com gostinho de tradição nordestina, com os mestres de cerimônia da quadrilha junina tocando grandes sucessos do forró, xaxado e baião, além de músicas autorais.
| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 17/06 às 14h. Livre.

Causos e Contos Juninos
Contação de Histórias
O convite a ouvir histórias se dá a partir de algumas cantigas tradicionais e, de acordo com cada história, são utilizados recursos cênicos, músicas e adereços pensados para cada situação ou personagem. O único recurso é a palavra e a expressão. Entre as histórias está a lenda do bumba meu boi. A apresentação é permeada de cantigas juninas, com objetos e bonecos na narração das histórias.
| Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 13/06 às 14h. 50 min. Livre.

Arraiá CFCCT
Múltiplas Linguagens
O Arraiá CFCCT será um momento para valorizar e aproximar a cultura de outras regiões do país com nosso território e, claro, incentivar a confraternização entre todos que amam um bom festerê. Com brinquedos infláveis, gincanas e brincadeiras tradicionais, jogos juninos, DJ Heloy, César Di com Trio Amizade, quadrilha, oficina de ballet CFCCT e barracas com pipoca, algodão e jogos.
| Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 25/06 às 17h. 240 min. Livre.
ARRASTA PENHA
Música
Grande arraiá Arrasta Penha com vários trios de forró ao longo da tarde, barracas e comidas típicas. Os artistas convidados são: Trio Amizade, Peneira e Sonhador, Bill Ramos, Sarah Brasil, Valdeir Dede da Paraíba.
| Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna/Palco Deck e Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 24/06 às 14h. 480 minutos. Livre.


| CASAS DE CULTURA |
Arraial do Tremembé com Fabinho Zabumbão - Música
É um espetáculo tradicional de festas juninas e julinas com seu repertório de forró pé de serra em homenagem ao grande mestre Luiz Gonzaga, que é uma grande referência na carreira do artista. O repertório trará músicas do álbum promocional "Fabinho Zabumbão canta Gonzagão" onde homenageia o centenário Luiz Gonzaga e suas composições.
| Casa de Cultura Tremembé. 03/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Festa Junina da Brasa com Trio Forró Raça do Pajeú - Música
Empoderamento feminino, desigualdade social e valorização da cultura popular, são apenas alguns dos temas sociais incorporados à tradição da quadrilha junina. Nessa Festa Junina teremos uma diversidade de apresentações com gostinho de tradição nordestina, trazendo nomes com muito conceito no mundo do forró, sendo os mestres de cerimônia da nossa quadrilha junina e tocando grandes sucessos do Forró, Xaxado e Baião, além de autorais.
| Casa de Cultura Brasilândia. 04/06 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Festa Junina CC Parelheiros com Conde Vaqueiro - Música
Jovem revelação do território de Parelheiros, o cantor Conde do Vaqueiro interpreta sucessos clássicos e atuais da música sertaneja brasileira. Pela primeira vez nos palcos da CC Parelheiros o cantor fará parte da festa Junina de 2023 promovida pelo equipamento.
| Casa de Cultura Parelheiros. 11/06 às 14h30. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
Endereço: CEU Parelheiros - R. José Pedro de Borba, 20b - Jardim Novo Parelheiros.

Festa Junina CC Parelheiros com Rainha da Pisadinha - Música
Donas de vozes marcantes e sublimes, a Rainha da Pisadinha não é somente a rainha deste gênero musical de sucesso atual, mas também é a rainha da música de Parelheiros e para a festa junina da Casa, elas trazem o melhor do repertório da Pisadinha.
| Casa de Cultura Parelheiros. 11/06 às 15h30. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
Endereço: CEU Parelheiros - R. José Pedro de Borba, 20b - Jardim Novo Parelheiros.


Festa Junina CC Parelheiros com Gabriel Pereira - Música
Gabriel Pereira é jovem prodígio e também revelação artística do território, e na festa Junina da CC Parelheiros traz em seu repertório a boa música MPB e seu single “Amnesia”.
| Casa de Cultura Parelheiros. 11/06 às 16h30. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
Endereço: CEU Parelheiros - R. José Pedro de Borba, 20b - Jardim Novo Parelheiros.


Quadrilha Explosão Paulista - Cultura Popular e Tradicional
Fundada em setembro de 2019, a Quadrilha Junina Explosão Paulista traz consigo a missão de enaltecer a cultura das danças da Quadrilha Junina, fazendo o resgate e a difusão através da arte e da dança. No ritmo da sanfona, com coreografias remetentes a passos tradicionais e atuais das festas juninas brasileiras e com elementos principais dessa celebração, como padre, noivos, Lampião e Maria Bonita, Rei e Rainha, a apresentação remete à cultura das festas juninas do estado de São Paulo, trazendo a euforia do público nessa festa.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 11/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.


O São João dos Mamulengos - Teatro Infanto-juvenil
Inspirado nos teatros de mamulengos, a Cia conta a história da Rosinha que resolve confrontar seu pai e não casar com o escolhido por eles. Nesta obra inspirada em clássicos do Teatro Popular Nordestino, resgata-se as tradições de festas juninas para viver a trajetória da protagonista.
| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 17/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Quadrilha Explosão Paulista - Cultura Popular e Tradicional
A Quadrilha Junina Explosão Paulista traz consigo a missão de enaltecer a cultura das danças da Quadrilha Junina, fazendo o resgate e a difusão através da arte da dança no ritmo da sanfona com coreografias remetentes a passos tradicionais e atuais das festas juninas brasileiras com elementos principais dessa celebração, como padre, casal de noivos, Lampião e Maria Bonita, Rei e Rainha e todo o corpo de brincantes que traz a euforia do público dessa festa. A temática "Quermesse: A Festa Junina Paulista" será apresentada neste ano de 2023 ao som da sanfona, zabumba e triângulo.
| Casa de Cultura Tremembé. 17/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Festa Junina com Severina - Música
A banda Severina apresentará ao público o melhor do forró tradicional transitando entre vários ritmos como xote, baião, xaxado, samba e arrasta-pé de maneira muito dançante.
| Casa de Cultura Itaim Paulista. 17/06 às 19h. Livre. Grátis. 80 minutos.


Arraiá São Rafa com Quadrilha Rastachinela - Música
A quadrilha Rastachinela tem mais de 20 anos de tradição e nasceu no interior de São Paulo, percorrendo as maiores festas juninas do Brasil. Geralmente estão no centro de tradições nordestinas durante o mês de julho.
| Casa de Cultura São Rafael. 17/06 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Quadrilha - Explosão Paulista - Cultura Popular e Tradicional
A Quadrilha Junina Explosão Paulista traz consigo a missão de enaltecer a cultura das danças da Quadrilha Junina, fazendo o resgate e a difusão através da arte da dança no ritmo da sanfona com coreografias remetentes a passos tradicionais e atuais das festas juninas brasileiras com elementos principais dessa celebração, como padre, casal de noivos, Lampião e Maria Bonita, Rei e Rainha e todo o corpo de brincantes que traz a euforia do público dessa festa. A temática "Quermesse: A Festa Junina Paulista" será apresentada neste ano de 2023 ao som da sanfona, zabumba e triângulo.
| Casa de Cultura São Rafael. 18/06 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


In Trio Arraiá Junina - Cultura Popular e Tradicional
O Forró In Trio inicia sua jornada na Freguesia do Ó no ano de 2016, formado por Márcio Garcia, Leonardo Millian e Guilherme Oliveira, três músicos jovens e experientes no que se diz respeito à música brasileira. O Trio começou a alçar voos maiores participando de festivais e tocando em casas tradicionais de São Paulo, difundindo esse ritmo tão contemplado no Brasil e no mundo - o forró Pé de Serra. Além disso, o Forró in Trio há 07 anos vem animando as quadrilhas da capital, litoral e da grande São Paulo na época dos festejos juninos e julinos.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 21/06 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Fabinho Zabumbão [Canta Gonzagão] - São João da Chico - Música
É um espetáculo tradicional de festas juninas e julinas com seu repertório de forró pé de serra em homenagem ao grande mestre Luiz Gonzaga, que é uma grande referência na carreira do artista. O repertório trará músicas do álbum promocional "Fabinho Zabumbão canta Gonzagão" onde homenageia o centenário Luiz Gonzaga e suas composições.
| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 23/06 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Festa Junina da CCB com Quebrada de Coco - Cultura Tradicional
A Quebrada de Coco é um grupo de artistas, criadores, brincantes e multiplicadores da tradição cultural do coco de roda, iniciado em 2015 no formato de eventos - as sambadas na periferia da Zona Sul de São Paulo, reconhecendo-se como grupo e coletivo em 2020. Contemplados pelo Programa VAI modalidade I em 2022, produziram seu primeiro álbum musical gravado em estúdio e um álbum visual gravado com cenas e poesias no Espaço Clariô. Também contemplados pelo edital ProAC para Circulação.
| Casa de Cultura Butantã. 24/06 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.


Festa Junina da CCB com Auritha Tabajara - Cultura Tradicional
Francisca Aurilene Gomes, nasceu em Ipueiras - interior do Ceará, e recebeu o nome ancestral Auritha Tabajara, o qual assina suas obras literárias. É escritora, cordelista, contadora de histórias e terapeuta holística em ervas medicinais.
Possui três livros publicados, oito folhetos e vários textos em antologias no Brasil e no exterior, inclusive com alguns textos traduzidos para o inglês e o alemão. Auritha Tabajara é membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), ocupando a cadeira 345. É a primeira mulher indígena a publicar livros em cordel no Brasil.
| Casa de Cultura Butantã. 24/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Arraiá do Campo Limpo com Explosão Paulista - Música
Nesta quermesse, a Festa Junina paulistana tradicional traz sempre um tema simples e agradável para embalar canções populares, com comidas típicas, barracas e todos seus atrativos. É nos preparativos de uma quermesse que o Jeff Moura decide fazer uma surpresa para a sua amada Bya Lemos, com uma linda serenata na janela e a convida para se casarem no mesmo dia numa quadrilha junina.
| Casa de Cultura Campo Limpo. 24/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Festa Junina da CCB com Teatro Salada 20 - Cultura Tradicional
Uma intervenção artística com atores, música ao vivo, teatro de mamulengos e muita participação da plateia. Mané Minhoca e seus parceiros, típicos palhaços de feiras e artistas mambembes, tentam vender aos espectadores um livro de cordel sobre o bumba meu boi.
Sem sucesso, contam com mamulengos a história original da festa, e logo após isso, eles propõem que atores e plateia encenem, dancem e brinquem com o bumba meu boi e os espectadores recebem fantasias e instrumentos musicais, numa transformação de todos em personagens e músicos; o folguedo é encenado.
| Casa de Cultura Butantã. 24/06 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Festa Junina da CCB com Quadrilha Levanta Poeira Corte - Cultura Tradicional
Quadrilha Levanta Poeira Corte - LPC, formada em 1988 no bairro do Rio Pequeno (Butantã) através do amor e dedicação de duas mulheres (Tia Maria e Margareth), levando um pouco mais de cultura aos jovens do bairro. Com mais de 30 anos de existência e orgulho, o grupo ainda está em ótima forma fazendo o que sabem fazer de melhor que é dançar quadrilha; mais do que um grupo de dança, uma família denominada Família QLPC.
| Casa de Cultura Butantã. 24/06 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Festa Junina da CCB com Calango Brabo - Música
A Banda Calango Brabo apresenta um espetáculo dinâmico e performático utilizando instrumentos contemporâneos e fundindo ritmos regionais afro- brasileiros com o rock, assim gerando uma identidade única. No repertório a banda traz músicas autorais e releituras de clássicos da música regional brasileira, junto à performance instrumental que vai do erudito ao rock moderno, uma grande experiência visual que abusa dos figurinos e instrumentos que transparecem essa mistura do rock com o folclórico regional brasileiro.
| Casa de Cultura Butantã. 24/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Festa Junina com Banda Severina - Música
A banda Severina apresentará ao público o melhor do forró tradicional transitando entre vários ritmos como xote, baião, xaxado, samba e arrasta-pé de maneira muito dançante.
| Casa de Cultura São Mateus. 24/06 às 18h. Livre. Grátis. 80 minutos.


Forronejo Junino com Kleber & Klemer e Banda - Música
Kleber & Klemer gravaram seu primeiro CD de forronejo em 2002 com um repertório próprio. Fazendo muitas apresentações por São Paulo e interiores com bandas de peso como calcinha preta, Frank Aguiar, Amado Batista, entre outros, e em 2004 gravaram seu segundo CD de forronejo com participação especial de Almir Rogério, passando a se apresentar com ele por dois anos consecutivos.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 24/06 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Festa Junina com Brenda Suelyn & Banda - Música
A artista que vem trabalhando há mais de 8 anos na noite, trará uma apresentação onde mostrará seu novo modelo de trabalho com músicas mais femininas da atualidade, dançantes e animadas, sem deixar também de trazer as músicas tradicionais que são raízes e as mais pedidas pelo público.
| Casa de Cultura São Mateus. 24/06 às 20h. Livre. Grátis. 80 minutos.


Arraiá Junino com Bill Ramos e Banda - Música
Bill Ramos é músico, cantor e compositor nascido em São José dos Cordeiros – PB no alto Cariri Ocidental. Desde a adolescência trabalhou na música e no presente momento está em plena atividade. A música de título “Porta” é uma canção autoral que tem uma ótima aceitação entre todos que a escutam, sendo bem executada em rádios nas comunidades portuguesas de alguns países da Europa como França, Inglaterra, Suíça e também Estados Unidos e Canadá.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 28/06 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.


Trio Flor de Mussambé - Festa junina com forró - Música
Trio Flôr de Mussambê lança o espetáculo de seus 24 anos de carreira: “Secas Nordestina”. O trio formado por nordestinos e paulistanos desenvolve um trabalho diferenciado com carisma e animação. O Trio é liderado pelo pernambucano sanfoneiro Gil da Sanfona, cantor e compositor cearense na zabumba Francisco Edvan Vitor e no triângulo o paulistano Robert Fernando.
| Casa de Cultura Guaianases. 30/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


| CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE |


ESPECIAL FESTA JUNINA
Festival Forró Junino
Música
17/06
14h
Livre
Para celebrar o mês junino e suas festas, o CCJ traz diversas atrações e uma programação especial com brincadeiras, comidas típicas e muita cultura e tradição nordestina. Serão 8 grupos e artistas trazendo atrações que dialogam com temas como empoderamento feminino, desigualdade social e valorização da cultura popular. Nessa Festa Junina serão diversas apresentações com gostinho de tradição nordestina, com os mestres de cerimônia da quadrilha junina tocando grandes sucessos do forró, xaxado e baião, além de músicas autorais.


| CENTRO DE CULTURAS NEGRAS MÃE SYLVIA DE OXALÁ |
ESPECIAL FESTA JUNINA
AFRONINA
Múltiplas linguagens
17/06 e 18/06
14h
180 min
Livre
AFRONINA é a Festa Junina do CCN e tem como proposta fomentar a cultura dessa época, assim como as suas tradições. O projeto constrói um ambiente onde o público presente terá contato com diversos eventos culturais, por meio da arte, da dança, da cultura, da música e da gastronomia.


| CENTRO CULTURAL DA PENHA |
ESPECIAL FESTA JUNINA
ARRASTA PENHA
Música
24/06
14h
Local: Teatro Martins Penna/Palco Deck e Frente do CCP
480 minutos
Livre
Grande arraiá Arrasta Penha com vários trios de forró ao longo da tarde, barracas e comidas típicas. Os artistas convidados são: Trio Amizade, Peneira e Sonhador, Bill Ramos, Sarah Brasil, Valdeir Dede da Paraíba.


| CENTRO CULTURAL SANTO AMARO |
ESPECIAL FESTA JUNINA
Casamento caipira
Festa Junina
24/06
19h
Local: Teatro
1020 min
Livre
Tudo começa com a tentativa do romântico e atrapalhado Jeremias resgatar seu namoro com a bela e perspicaz Assucena. Mas os pombinhos não contavam com a chegada de Coronela Theodora, mãe de Assucena, que chega pra botar ordem na casa e o que parecia ser mais um namorico de bairro acaba se tornando um dos casamentos mais improvisados e alegres que se tem notícia! O casório termina e dá lugar a um grande baile com direito a quadrilha, narrador e banda ao vivo, convidando o público a cair na dança e festejar o São João. Com um repertório divertido e interativo, o Balé Popular Cordão da Terra apresenta sua releitura do tradicional Casamento Caipira inspirado no teatro mambembe e nos grandes bailes de São João.

| TENDAL DA LAPA |
ESPECIAL FESTA JUNINA
Enok Virgulino
Música
17/06
19h
Rua Interna
90 min
Livre
Enok Virgulino Dantas nasceu em 1958 e desde criança brincava com sons. Com seis anos ganhou seu primeiro instrumento, uma gaita de um sanfoneiro, e tocou por uns dois anos. Agora o sanfoneiro de longa data apresenta o seu álbum Forró Bom é Aqui, trabalho autoral com participação de Elba Ramalho e dos próprios filhos, onde sonoridade nordestina se mistura com pitadas de modernidade.


Peixelétrico
Música
18/06
19h
Local: Rua Interna
90 min
O Peixelétrico surgiu em 1999 no Guarujá, resultado do encontro informal de amigos músicos e surfistas na Prainha Branca, e mistura forró pé-de-serra com MPB e reggae, impulsionado pelo movimento forró universitário.

Janayna Pereira
Música
24/06
19h
Local: Rua Interna
90 min
Livre
Após mais de duas décadas de estrada, sendo 18 anos à frente da banda de forró Bicho do Pé, a cantora, compositora e artista multimídia Janayna Pereira lança seu primeiro trabalho solo de música brasileira. “Tempo Bom” traz 11 canções, sendo 6 delas de autoria da própria Janayna, que também assinou o arranjo de duas faixas. Nas demais faixas, composições de Zeca Baleiro, Paulo César Pinheiro, Ricardo Barros, Paulio Celé, Bernardo Lobo (filho de Edu Lobo) e Edu Krieger.


| CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ |
ESPECIAL FESTA JUNINA
Geraldo Brito
Música
09/06
19h
Local:Palco Éden
60m
Livre
O cantor, compositor e sanfoneiro Geraldo Brito apresenta o show "Do Nordeste para o Brasil". Com exatos 29 anos de carreira, Geraldo traz em seus shows muito forró pé de serra, vaquejada, piseiro, modão e até as mais atuais com forró universitário. Convidamos o público a refletir sobre a evolução do forró, porém sem perder a sua essência e, também, a assistir um tradicional trio de forró (sanfona, triângulo e zabumba) realizar a inserção de baixo e pandeiro nas canções.
Tendo em conta a importância do nordeste à construção do país, "Do nordeste para o Brasil" proclama a musicalidade nordestina através dos clássicos e das inovações. Com intuito de trazer ainda mais da cultura nordestina ao resto do Brasil.

Xaxado Novo
Música
10/06
19h
Local: Palco Éden
60 min
Livre
O Xaxado Novo resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e os árabes.


Tom Sapiranga
Forró
30/06
19h
Local: Palco Éden
60 min
Livre
Baiano nascido em Gandu, na zona da mata da Bahia, atua como cantor, compositor e produtor musical. Em 2020 comemorou 15 anos de carreira com live em que teve participação de Zeca Baleiro, Margareth Menezes, Xangai, Marcos Lessa e Juraildes da Cruz. Tem três discos autorais gravados: Pássaro Noturno de 2005, Segredos do Tempo de 2011 e A Popular Música Brasileira de 2015. Atualmente está com os shows Homenagem ao Grande Encontro - Cantando Zé Ramalho, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, e O Arco do Tempo com Álvaro Couto, com piano, sanfona, violas, berimbau e voz.


| CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES |
ESPECIAL FESTA JUNINA
Causos e Contos Juninos
Contação de Histórias
13/06
14h
Local: Biblioteca
50 min
Livre
O convite a ouvir histórias se dá a partir de algumas cantigas tradicionais e, de acordo com cada história, são utilizados recursos cênicos, músicas e adereços pensados para cada situação ou personagem. O único recurso é a palavra e a expressão. Entre as histórias está a lenda do bumba meu boi. A apresentação é permeada de cantigas juninas, com objetos e bonecos na narração das histórias.


Arraiá CFCCT
Múltiplas Linguagens
25/06
7h
240 min
Livre
O Arraiá CFCCT será um momento para valorizar e aproximar a cultura de outras regiões do país com nosso território e, claro, incentivar a confraternização entre todos que amam um bom festerê. Com brinquedos infláveis, gincanas e brincadeiras tradicionais, jogos juninos, DJ Heloy, César Di com Trio Amizade, quadrilha, oficina de ballet CFCCT e barracas com pipoca, algodão e jogos.


| TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO |
ESPECIAL FESTA JUNINA
Yuri & Kauê
Musica / sertanejo
25/06
20h
Externo - Parque Daniel Marques
60 min
+ 12 anos
Yuri e Kauê cantam juntos e são envolvidos com a cultura sertaneja desde os 10 anos. O pai foi caminhoneiro e trazia para casa os clássicos do estilo, enquanto os irmãos, que moravam em São Paulo, tinham sua iniciação musical na igreja, por incentivo da mãe. À medida em que os meninos e a família percebiam que a união musical da dupla agradava, e eles sentiam prazer na sua musicalidade, procuraram se especializar com aulas de canto e instrumentos musicais.