Programação de Maio - Centros Culturais

Confira a programação completa

| TENDAL DA LAPA

Claudinho
Música
12/05
18h
Local: Rua Interna
50 minutos
Livre
Claudio Silva, mais conhecido como Claudinho, é violonista, cavaquinista, arranjador e produtor musical. Começou aos 12 anos tocando instrumentos de percussão e se apresentando em diversos bares da zona sul da cidade. Aos 14 anos teve o primeiro contato com o instrumento que passou a ser o seu grande parceiro na sua vida artística: o violão. Como músico instrumentista se apresentou em vários locais como: Palácio das Convenções (Anhembi), Centro Cultural São Paulo, Cascavel Jazz Festival, Teatro SESI, SESC Vila Mariana, SESC Pompeia, SESC Interlagos, SESC Copacabana, Tom Brasil, Iguazú Grand Resort (Argentina), Hard Rock Café (Singapore) etc. Depois de anos acompanhando vários artistas decidiu fazer o seu próprio samba e assim nasceu o Pagode do Claudinho. Repertório com muito samba e pagode para todos os gostos.

David Silvah Trio
Forró
12/05
19h
Local: Rua Interna
50 minutos
Livre
David Silvah Trio é formado por David Silvah no violão e voz, Zepa de Lima na bateria e Bião no contrabaixo. O repertório do Trio é baseado em brasilidades, clássicos do MPB e do samba com uma leve pitada de world music. Em seu repertório artistas como Tim Maia, Jorge Ben Jor, Djavan, Tom Jobim, Gil, Caetano, Seu Jorge, Cartola, Cazuza e tantos outros mestres da música brasileira. Em 25 anos de carreira, David Silvah traz consigo agradáveis experiências no universo musical e em 2005 foi indicado no Prêmio da Música Popular Brasileira com a Banda RED.

Trio Caiçara
Forró
12/05
20h
Local: Rua Interna
50 minutos
Livre
Show de música de três artistas Iguapenses: Carolina Soares (vocal), Netto Pio (violão e vocal) e Wilson Grimaldi (bateria). No repertório serão apresentados clássicos da MPB em um passeio pelos principais ritmos brasileiros, baseado nos mais de 25 anos de carreira da cantora, explorando também o repertório dos CDS da Carolina.


Medulla
Música
14/05
19h
Local: Rua Interna
90 minutos
Livre
Medulla é uma banda de rock brasileira formada em 2005, no Rio de Janeiro, e que entrou em hiato no final de 2018. As composições da banda focam em temas habituais, estabelecendo uma filosofia musical que engloba diversos públicos.


Exposição Questione: “Caos Natural”
Graffti
16/05
14h
Local: Galpão 3
90 min
Livre
Os artistas Sapiens (Camilo) e Joks (Johnes), membros da Questione Crew, transitam por elementos de oposição (homem x natureza), ambos artistas são originários da Brasilândia. Vivenciaram em suas trajetórias questões como a desigualdade social, violência, falta de acesso à cultura e lazer, subemprego e desemprego na família.
Neste cenário, questionar é preciso, criando criticidade sobre sua realidade e das violências que a periferia é alvo. É necessário refletir sobre os rumos e o caos de uma sociedade contemporânea capitalista, que valoriza a destruição criativa, intelectual, material e imaterial das forças da natureza e dos povos que pertencem e cuidam dela. O caos é a metamorfose da realidade! Resta ao homem contemporâneo se libertar desses conceitos de destruição criativa e, olhar para uma nova forma de existir, onde a sociedade não seja baseada na produção e consumo, pois a lei da evolução do planeta é se adaptar e se a humanidade tem intenção de prosseguir existindo a preservação da natureza é o único caminho!

 


| Centro Cultural da Diversidade

 

DESTAQUE
Diversidade.XR
Realidade aumentada
Até 30/06
12h às 18h
Sessões com agendamento dos 8 conteúdos em realidade virtual do licenciadas Mysticah, Ocupação e Lavrinthos, do acervo de Danna Lisboa, Vulkanika Pokaropa e Tábua de Esmeraldas e de acesso gratuito de Abrolhos e Itatiaia.


DESTAQUE
Festival Som & Potência
Música
13/05
Das 18h às 21h
Local: Teatro
180 min
+ 14 anos
Shows de Alice Guel, Helleno e Calêndula.


Pânico
Teatro
19/05
20h
Local: Teatro
60 min
+ 14 anos
Pânico é um teatro de situação onde os limites dramatúrgicos e cênicos são escancarados, no qual o momento em que a voz humana se eleva ganha status de eco de um acontecimento. “Tenho medo do silêncio. Eu tenho medo do escuro. Tenho medo de cair. Eu tenho medo da insônia. Tenho medo do vazio. É algo que falta? Sim, alguma coisa está faltando e sempre vai estar ausente: a experiência do vazio”, diz o roteiro.


RESIDÊNCIA - DESTAQUE
Labirinto Transfeminino
Teatro
Residência 1 a 31/5 com apresentação de abertura de processo em 17/5 às 20h 20h
Formato: presencial
Local: Teatro
50 min
+ 14 anos
Um casal prestes a se casar dá depoimentos de como é a vida de ‘contos de fada’ compartilhada até ali, entre segredos, desejos, alegrias, frustrações e reviravoltas. O espetáculo "Labirinto TransFeminino" desenha do começo ao fim o ciclo da violência em uma série de monólogos e performances, onde o ciclo é identificado diferenciando trans feminicídio de transfobia.

 


Depois do Fim da Arte
Artes visuais
Residência 1 a 31/5 com apresentação final em 26/5 às 20h
20h
Local: área externa e teatro
40 min
+ 16 anos
O grupo Depois do Fim da Arte é formado por alunos do departamento de artes plásticas da ECA/USP sob coordenação de Dora Longo Bahia. Partindo da afirmativa situacionista de que a arte estaria ultrapassada, o grupo surgiu para pensar o papel do artista na contemporaneidade e a relação da arte com o contexto geral. Durante a residência artística no CCDiversidade, o grupo ampliará sua pesquisa, dando continuidade à produção de obras gráficas que dialoguem com o contexto político vigente, atravessado pelas questões de gênero e à produção audiovisual, com a produção e apresentação de um curta-metragem experimental rodado no CCD e arredores do Itaim Bibi.


Glitch
Artes digitais e mùsica
Residência 1 a 31/5 com apresentação em 26/5 às 20h
20h
Local: Teatro
45 min
+ 16 anos
Glitch é um projeto audiovisual e multidisciplinar criado por ALI. O plano principal consiste na criação de um show instalação de 45 minutos, unindo performance art, projeções e música eletrônica. Sendo um convite para o público para indagações que permeiam o mundo contemporâneo, questiona: como as redes sociais afetam nossos corpos e subjetividades? O que significa produzir gênero e corpo? É possível hackear, modificar e reeditar esse sistema que até então permanece implacável? Qual seria a estética da falha? As divisões binárias do mundo ocidental realmente fazem sentido?

 

 

| Centro Cultural do Grajaú

Batalha Grajaú Rap City
Rap
11/05
19h
Calçadão Cultural Grajaú
150 min
Livre
A Batalha Grajaú Rap City se tornou uma das maiores batalhas de MCs do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade para artistas mostrarem toda sua criatividade. Também participou de eventos como: Red Bull Amaphiko/ Red Bull Mano/ Estúdio Showlivre/ Mês do Hip-Hop 2018/2019/2020/2021/2022, Projeto VAI 1, Projeto Semear entre outros. Hoje considerada um fenômeno no entretenimento, a GRC participa de vários eventos culturais, sociais e educativos dando palestras e oficinas de rimas, promovendo novos atletas mentais em uma competição de arrepiar, tornando-se uma grande vitrine para novos artistas.


Sarau do Grajaú
Múltiplas linguagens
12/05
19h
Local: Hall
60 min
Livre
Nesta edição, o Coletivo Sarau do Grajaú trará, além dos poetas do grupo, cantores com composições autorais, Beat box, poesia periférica e participação da comunidade com microfone aberto. O Coletivo abarca as mais diversas linguagens artísticas, que vão da música à literatura, exposições de artes e fotografias até a promoção de ações sociais e produção de documentários.


Exposição “Metal-morfose”
Artes Plásticas
12/05
20h
Local: Hall
60 min
Livre
Gilmar Ribeiro, mais conhecido como, Casulo é poeta, artista plástico e multiprofissional do ramo automotivo, por isso usa as sucatas que sobra do seu ofício de funileiro e mecânico para compor suas obras, com o passar do tempo e com o aumento de sua produção nos últimos 14 anos, resolve transformar o galpão de sua oficina também em atelier. O material escolhido geralmente são sucatas de automóveis: metais, plásticos e algumas vezes também madeiras, assim como tem sido com 90% dos seus trabalhos, em que parte do contraditório ato de tentar garimpar semelhanças de animais e plantas contidas em sucatas de máquinas... Daí vem o nome da sua exposição “Metal-Morfose”.
Outro diferencial das obras do acervo “Metal-Morfose” que conta até o momento com 65 peças, é procurar conscientizar as pessoas, no intuito de alertar para que possamos ressignificar e refletir sobre o descaso que a mãe natureza vem sofrendo com a expansão desenfreada do dito “progresso”, que produz centenas de milhares de toneladas de lixos que são descartados nos centros urbanos.


Projeto “Conexões Diretas”
Múltiplas linguagens
18/05
19h
Local: Teatro
120 min
Livre
Nesta edição o coletivo Fração SM continua realizando parcerias com artistas do território do Grajaú em busca das múltiplas linguagens artísticas, pesquisas e descobertas. Uma instalação fotográfica que retrata a historicidade do território, artistas e espaços. Em formato reduzido tem por interesse fortalecer artistas independentes de músicas autorais de duas mulheres rappers.

DESTAQUE
Projeto Vozes do Samba - Gê de Lima - Samba Futuro Hoje
Música
19/05
20h
Local: Teatro
60 min
Livre
O show “Gê de Lima - Samba Futuro Hoje” tem como base principal a instrumentalização dos tambores em sua diversidade de timbres e sons. Dentre eles os tambores característicos de rodas de samba, somados a efeitos sonoros de sintetizadores eletrônicos e instrumentos de corda como cavaquinho, violão e baixo. O samba é o principal segmento do show e se mistura com outros ritmos como funk, baião, maracatu e rítmicas com origem africana como o alujá, aguerê, barravento e ijexá.


DESTAQUE
2ª Parada LGBTQIAP+ do Grajaú
Múltiplas linguagens
21/05
13h
Local: Calçadão Cultural Grajaú
540 min
Livre
A 2ª Parada LGBTQIAP+ do Grajaú é um evento voltado a toda comunidade LGBTQIAP+ levando a valorização dos artistas lgbt+ e os shows de performance, contendo diversas apresentações de diversos gêneros musicais.


Projeto “COLETIVOS” - Cia Teatral Enchendo Laje $ Soltando Pipa - Performance: Uma Cartografia da Exploração
Performance
25/05
19h
Local: Teatro
50 min
Livre
A partir de depoimentos orais de retirantes, em busca de melhores condições de vida, “Uma Cartografia da Exploração" se dá pela memória e pelo percurso que essas pessoas fizeram até chegar em São Paulo e participar da construção do Grajaú.

 


| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá


Baile dos diplomatas
Música
05/05
19h30
Local: Auditório CCN
240 minutos
Livre
Baile dos Diplomatas é um baile comemorativo que traz a vivência do Samba Rock e Black Music de SP , com objetivo real de aproximar os munícipes do Centro de Culturas Negras à um momento de lazer e inserção na cultura do samba rock, uma dança oriunda das periferias de São Paulo que traz em suas origens diversas vertentes da cultura Afro como Samba, R&B, Chame, Flash Black, Rap, entre outros.

 


DESTAQUE
Kwanza Brasil
Múltiplas linguagens
13/05
10h
240 minutos
Livre
Kwanza Brasil tem como proposta refletir, cada um dos sete princípios da Kwanzaa, através de encontros periódicos.
Nos encontros são constituídos por múltiplas linguagens artísticas/culturais que dialogam com a cultura africana e afro diaspórica, painéis temáticos onde palestrantes convidados realizam seminários sobre temas centrais e transversais e realizam por meio de uma mediação, uma conversa com o público. O encontro terá como tema: “O desafio da Mulher Empreendedora – Da mãe solo à construção coletiva", trazendo a discussão "A maioria das mães solos no país é negra”. O encontro ainda terá uma feira afro, espaço kids, com capoeira e contadores de história, comidinhas e muito mais.


DESTAQUE
Mundo Imaginário
Teatro Infantil
17/05
10h e 15h
1h30
Livre
Teatro Musical cênico infantil que trata questões ligadas ao meio ambiente, biodiversidade, ecologia e a importância da imaginação por meio de canções divertidas e de fácil memorização.


Jairo Pereira - Show Monocromático
Música
20/05
19h
60 minutos
Livre
“Monocromático” nasce em busca das cores e sons de libertação, na contramão de um tradicionalismo que cresce alegando uma pretensa “neutralidade” ante a desigualdade sócio-racial de nosso país. Trazer à luz a monocromática negra, os muitos tons da nossa negritude, significa questionar a cultura branca, monocromática e hegemônica, que está acostumada a excluir a identidade cultural negra de sua visão de mundo, demonizando, oprimindo e repudiando-a. Neste trabalho, Jairo Pereira segue sua busca pelo reconhecimento de culturas e subjetividades afro diaspóricas, com um foco muito específico na realidade afro-brasileira.


Sarau Clã Beats
Sarau
21/05
18h
60 minutos
Livre
O sarau tem como objetivo desenvolver entretenimento musicalmente com amplo conhecimento de músicas Afro, Afro Beat, Jazz, Soul, Funk Music, Samba Rock, Black, Charme, Rap e etc. Com o microfone aberto, o DJ tem uma seleção de beats (bases instrumentais) para a pessoa expor a sua arte ou simplesmente proclamar a sua poesia.

 


| Centro Cultural da Juventude

 


Cena SOUND SYSTEM-MÊS DO REGGAE
Artes visuais / Exposição
05/05 a 20/05
Horário: Integral
Livre
Com DDZ Ecoalaize - VJ Foga - Dom Lampa Instalação com vídeo mapping, lambe-lambe, vinil, cartazes, fotografias e equipamentos ligados ao movimento sound system de São Paulo. Com intuito de fortalecer o cenário do movimento sound system periférico paulistano que cresceu e expandiu por diversas áreas da cidade com uma temática de baile totalmente jovem, uma trajetória que passa por Susi em Dub, Total Bass, Arena Sound System, Dubalizer e a valorização da cultura do Grave.


Festival - Tardinha Reggae e Reggaeton - Primeira Edição
Música
06/05
15h
Livre
Celebrando o mês do reggae, o Festival trará o melhor do estilo popularizado pelo saudoso Robert Nesta Marley, em sua raiz e vertentes nessa primeira edição, além das bandas trazendo todo groove e mensagens positivas, teremos um especial com Djs trazendo o Reggaeton como vertente do evento, levantando o baile nos intervalos dos shows, evento com expositores diversos ligados ao cenário do estilo.

Samba Saideiras
Música
07/05
16h
Livre
Canto ressaltando a carga emotiva das letras e sua contagiante alegria, valorizando a sonoridade rítmica e poética do samba, assim surge o Saideiras. Uma apresentação musical que valoriza o samba com matrizes fundamentais da musicalidade e da cultura brasileira. Uma reunião de amigos que fazem a alegria com as famosas "Saideiras" que podem durar mais algumas horas de bons sambas.

DESTAQUE
Coletivo Mulheres no Samba Rock
Música
13/05
18h
Livre
Mulheres protagonistas no samba rock, que formam um coletivo, visando profissionalizar e enaltecer a figura feminina na sociedade por meio da dança. O coletivo Mulheres através de suas experiências quer incentivar o público feminino a buscar sua ascensão profissional e emocional. Deve-se levar em consideração funções e padrões comportamentais que variam de acordo com a classe social; com a posição na divisão social do trabalho; com o grau de instrução, com o credo religioso e, principalmente, no que se refere ao gênero.


DESTAQUE
Especial Dinho Convida
Show de humor
20/05
21h
+14 anos
Dinho Machado, canta, dança e improvisa, formado em teatro há 15 anos, cursou Commedia Dell’Arte, especializado em clown e interpretação para cinema com a renomada preparadora de elencos Fátima Toledo. Toda essa experiência, em diversas áreas faz com que os shows de Dinho Machado sejam inteligentes, elaborados, versáteis e inovadores. Esse diferencial já o levou a ser entrevistado pelo Jô Soares, com direito a reprise especial dos melhores programas no canal GNT e no programa “The Noite”, com Danilo Gentili.


Festa Estados Sonidos
Música
21/05
14h
Livre
Estados Sonidos é uma festa cujo princípio é celebrar a música do mundo. É uma reverência à globalização de fato. “Estados Sonidos” é um território livre, onde a música é a medida de todas as coisas. As nações unidas saúdam pés e pélvis. DJ Kaiser Marius, Tyno Val diretamente de Togo na África com banda e convidados.


| Centro Cultural da Penha


DESTAQUE
Sexta do Riso apresenta Irmã Selma
Comédia Stand-up
05/05
20h
Local: Teatro Martins Penna
90 minutos
+ 14 anos
Irmã Selma é um show de humor estrelado, escrito e dirigido por Octávio Mendes. O espetáculo reúne os inesquecíveis personagens criados pelo ator, como a Mônica Goldstein - uma apresentadora de um programa sensacionalista; o Ex Gay - um cara que “mudou” de vez; a Maria Botânica – atriz e cantora e a personagem que dá nome ao espetáculo, Irmã Selma - uma freira humorista. Participou do espetáculo “Terça Insana” desde o início, onde permaneceu por quatro anos, e criou alguns dos personagens do show.


DESTAQUE
FESTIM
Música/Gastronomia
6/05, 13/05 e 20/05
18h30
Local: Palco Deck
90 minutos
Livre
"Festim" é um projeto de música e gastronomia que acontece no novo palco aberto do CCP (Palco Deck). O espaço faz parte de um projeto de revitalização e reforma do prédio. O público curte chorinho, instrumental, voz e violão, enquanto degusta quitutes de cozinheiras da região.


Cabo Enrolado
Teatro
09/05
20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+ 12 anos
Cabo Enrolado narra a saga de um jovem periférico que decide virar entregador de aplicativo. Sob duas rodas ele tenta conduzir a própria vida diante da tempestade anunciada pelo trabalho na modernidade.


DESTAQUE
Sexta do Riso apresenta Guto Andrade
Comédia Stand-up
12/05
20h
Teatro Martins Penna
70 minutos
+ 18 anos
Falar sobre intimidade ainda é visto, por muita gente, como uma coisa errada. Para quebrar esse tabu, Guto Andrade, no show de stand-up comedy Imoral, aborda o tema de uma forma engraçada e irreverente com o objetivo de libertar as pessoas desse preconceito. Ousado e longe de ser vulgar, o humorista usa a comédia como ferramenta para falar sobre o preconceito e o machismo que ainda existe em torno desse tema.


Sonho de Artista
Teatro infantil
13/05
16h
Local: Teatro Martins Penna
50 minutos
Livre
A peça reflete sobre a escolha pela profissão, e ressignifica a intrigante fábula “A cigarra e a Formiga". É uma homenagem ao ofício do artista e sua função, dois artistas saltimbancos que não se conhecem escolhem o mesmo teatro para realizar a mesma peça, no mesmo dia e horário. Com o aparecimento de uma formiga que quer ser artista, essa antiga história ganha contornos surpreendentes. Será que a formiga conseguirá realizar seu sonho?

 


DESTAQUE
Sexta do Riso apresenta Humor às cegas
Comédia Stand-up
19/05
20h
Local: Teatro Martins Penna
70 minutos
+ 12 anos
O evento "Sexta do Riso" busca a diversidade na comédia, nesta edição convida Tatá Mendonça, 31 anos, cega total e comediante de "Stand-up Comedy”. Além de ministrar palestras sobre a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e palestras motivacionais.


O menino e a cerejeira
Teatro infantil
20/05
16h
Local: Teatro Martins Penna
50 minutos
Livre
Em um cenário pós Segunda Guerra Mundial, os japoneses buscam alternativas para viver melhor. De um lado, um senhor já idoso cuida da única cerejeira sobrevivente aos bombardeios. Do outro, um garoto triste, Taiti, tenta superar a perda do pai na guerra. Assim, surge uma amizade mais forte do que qualquer conflito, que levará o menino a encontrar sua força e coragem para trazer a luz da esperança para todos da aldeia. O Menino e a Cerejeira utiliza elementos da cultura oriental para conversar diretamente com o público por meio da arte. O cenário é composto por taikôs (tambores do Japão), painéis e bonsais, que ajudam a compor o enredo de forma lúdica e vibrante. Com diálogos sinceros e uma trilha sonora original, a peça ensina a toda a família sobre esperança e amizade, deixando a promessa de um mundo mais justo e humano. A montagem da Borbolina Companhia é uma adaptação da obra de Daisaku Ikeda, um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e pacifista japonês.


Oficina de Palhaçaria e Improviso
Circo
21/05
15h
Local: Espaço Mário Zan
240 min
+ 12 anos
A oficina consiste em exercícios práticos fundamentados nos jogos teatrais e específicos da linguagem. O conteúdo inicia-se no estado de prontidão e abertura para o jogo, depois passam pela estruturação do corpo cômico, uma vez que é essa uma das principais ferramentas da arte da palhaçada: a voz, a desconstrução da linguagem falada e as diferentes melodias possíveis, e jogos da máscara do nariz vermelho.


DESTAQUE
Sexta do Riso apresenta Marcos Pial
Comédia Stand-up
26/05
20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+ 14 anos
O espetáculo de humor foi elogiado pela crítica da Folha de S. Paulo em 2013. Teve participação no Festival de Humor Risadaria em 2015 e 2016. Trabalhou com grandes companhias de circo e teatro como: Circo Fractais, Cia K, Circo Escola Picadeiro, Pia Fraus, Parlapatões e Circo Roda Brasil, no qual viajou pelo Brasil com o espetáculo “Stapafurdyo”. Também traz em sua bagagem participações em longas-metragens como “Acquaria”, de Flávia Moraes, “Linha de Passe”, de Walter Salles, e “Tudo Que Aprendemos Juntos”, filme de Sérgio Machado, além de participar de vários programas de televisão como: Programa do Jô, Hebe Camargo, Tudo é Possível com Ana Hickmann, entre outros. Dirigiu e atuou no show de comédia ‘Humor de 4”, onde ficou em cartaz nos principais teatros de São Paulo em 2014 como: Teatro Bibi Ferreira, Paiol Cultural, Teatro Eva Wilma e Teatro Folha.


Fábio Rabin
Comédia Stand-up
27/05
20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+ 12 anos
Fábio Rabin começou a fazer shows de piadas e personagens no Bexiga, logo resolveu escrever seus próprios textos de Stand up Comedy. Foi um dos fundadores do grupo COMÉDIA AO VIVO que permanece à 7 anos em cartaz no Hotel Renaissance, considerado um dos melhores e mais tradicionais shows de comédia do país.

 


| Centro Cultural Santo Amaro

Anderson Marques
Música
03/05
18h
Local: Saguão
60 minutos
Livre
Anderson Marques canta os sucessos do sertanejo: raiz e atuais, passando também pelo ritmo que tem conquistado o Brasil, piseiro.


Inutensílio
Circo
12/05
15h
Local: Teatro e espaços diversos
60 minutos
Livre
A Cia Terrível traz para a cena seus inestimáveis inutensílios: aquelas coisas que não tem um porquê para existir, já que são o próprio propósito da vida. As palhaças Arguta e Vanila propõem ao público um jogo de imaginar e subverter. Em uma atmosfera de celebração que conta com danças acrobáticas, malabarismo com claves, bolas, facões e uma mini bicicleta que atravessa um arco de fogo.


Sarau da antiga 28
Sarau
19/05
10h30
Local: Deck
60 minutos
Livre
O sarau trata-se da proposta do Grupo Rosas Periféricas que prevê a realização do “Sarau da Antiga 28” e o sorteio do livro "Rosas Faz 10 Anos: Memórias de um Teatro Maloqueiro", escrito por Akins Kintê, lançado em 2022.


Projeto quartas intenções apresenta: “Mulheres que riem com os lobos”
Sarau
19/05
20h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
90 minutos
+ 14 anos
Temas variados com as artistas palhaças, comediantes de improviso, poetisas, musicistas e contadoras de histórias que sobem ao palco com a intenção de provocar a plateia com gargalhadas, emoções variadas, piadas e muito mais!


DESTAQUE
Os monstros que o medo cria
Teatro
20/05
15h e 17h
Local: Teatro leopoldo Fróes
60 minutos
Livre
Um grupo de crianças é convidado a conhecer seus maiores medos a partir da necessidade de recuperar uma bola caída na casa do vizinho mais temido do bairro: o Senhor Boa Morte. O espetáculo busca, através da linguagem lúdica, valorizar toda a ancestralidade das brincadeiras, resgatando a cultura oral e a cultura popular brasileira.


Ary Sanches e a embolada do tempo
Música
26/05
15h
Local: Deck
60 minutos
Livre
Embolada do tempo é um show de recordações da jovem guarda com músicas que marcaram as décadas de 60 e 70.


DESTAQUE
SEX...tou
Teatro
26/05
20h
Local: Saguão
60 minutos
+ 18 anos
Drika Nunes e Ailton Guedes, apresentam “SEX…tou – poéticas e picâncias orais”. Nessa nova trilogia, os artistas da palavra, cada vez mais imersos em seus estudos com o conto para adultos no universo sensual e erótico, convidam o público a cada encontro, a experimentar por meio das metáforas, da cena e da interação, o poder da palavra falada na ampliação dos sentidos. Agora, as narrativas serão trazidas pelas bocas da tradição oral e pelas mãos da literatura tradicional, numa química perfeita, entre o sensual e o imaginário, o que é, e o que pode ser.

 


| Centro Cultural Vila Formosa

Te Pego Na Saída - Stand Up Comedy sobre escola - Guto Andrade
Comédia Stand-up
18/05
20h
Local: Teatro
70 min
+16 anos
No seu show solo, Guto Andrade relembra de forma bem ousada e humorada, situações que já passamos na época de escola. Partindo de assuntos, como: merenda escolar até chegar nas brigas na hora da saída, satirizando de uma maneira bem divertida as diferenças entre escola pública e particular. Afinal a época de escola sempre foi e sempre será a melhor época de nossas vidas!
O Stand Up Comedy "Te pego na saída", relembra de forma ousada e humorada, situações dessa época cheia de nostalgia. Além disso, Guto também fala sobre outras surras que recebemos da vida e como conseguimos rir de qualquer tipo de situação. Com suas “caras e bocas” e seu jeito cômico, até no corporal, você pode ter certeza que é risada garantida do início ao fim.


Alto – Biografia não Autorizada – com Oscar Filho
Comédia Stand-up
26/05
20h
Local: Teatro
70 minutos
+12 anos
Oscar Filho volta aos palcos com o espetáculo “Alto - Biografia Não Autorizada”, o texto é baseado no livro, quase homônimo, “Autobiografia não Autorizada”, escrito pelo humorista em 2014 e com a primeira edição esgotada. Com narração marcante de Cid Moreira, o humorista promete contar o intrigante significado da palavra “Aserehe ra de re de hebe tu de hebere seibiunouba mahabi an de bugui an de buididipi”, imortalizado na música Ragatanga do grupo Rouge.

 

| Centro Cultural Vila Itororó

Cadê Meu Nariz
05/05
14h
Teatro de Bonecos
Local: Pátio de Casas
60 min
Livre
Após vários atrasos um palhaço é demitido do circo e se vê obrigado a dormir em um banco de praça. Na manhã seguinte ele percebe que algo está faltando: o seu nariz vermelho. Uma menina aparece e diz ter visto quem roubou: um cachorro. Os dois decidem sair em busca pelo cão e em seu caminho aparecerão personagens como um equilibrista, um policial e um adestrador de pulgas e com eles, a dupla reviverá quadros clássicos de circo.

Graça Cunha
06/05
19h
MPB/Samba
Local: Palco do Éden
60 Min
Livre
Espetáculo musical inteiramente dedicado às canções de Dorival Caymmi, cuja obra é considerada patrimônio cultural nacional e se caracteriza principalmente pelo samba, samba-canção e bossa nova. A concepção da apresentação é fruto da parceria de Graça Cunha e de Dino Barioni, diretor musical que assina os arranjos do espetáculo.
O repertório homenageia a poesia e o estilo de Caymmi, enaltecendo a espontaneidade de seus versos e a riqueza de suas melodias.

Jazz Café - Degustação Café
Música / Jazz / Degustação
07/05
11h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo no saxofone, clarinete e flauta, e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. O repertório é composto por músicas com uma roupagem moderna dos artistas: Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk, entre outros autores. A proposta é fazer das apresentações uma experiência envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais, servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.


DESTAQUE
Kacá Novais
12/05
19h
MPB
Local: Palco do Éden
60 min
Livre
No show, Kacá Novais apresenta suas canções autorais já conhecidas pelo seu público cativo, além de suas versões um tanto quanto ousadas dos maiores sucessos da música nacional. Com arranjos diferenciados e voz impecável, já se apresentou em grandes palcos, para milhares de pessoas, sempre prendendo a atenção do público com suas performances cheias de tecnologia e musicalidade.


Keilla Regina
13/05
19h
Samba
Local: Palco do Éden
60 Min
Livre
Keilla Regina, artista apaixonada pelo samba, tendo como referência consagrados expoentes, como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho e Jovelina Pérola Negra. A cantora ficou conhecida ao cantar Alcione, fazendo assim turnê em São Paulo e Interior, show intitulado "Simplesmente Marrom". Em outro show, "Sambas de Sucesso", o repertório também inclui sucessos do Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Arlindo Cruz.

Samuel Pompeo (Programação Regular com degustação de café)
14/05
11h
Jazz
Local: Palco do Éden
60 min
Livre
O repertório dessa experimentação traz, por exemplo, o tradicional “Descendo a Serra”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda, que ganha o caráter rítmico, a harmonia e os improvisos do jazz, e “Dodecafonando” composto por Samuel baseado na música dodecafônica de Schoenberg, muito presentes na cena jazzística atual.


Loupha - Marcos Ficarelli (Vermelho)
20/05
19h
Rock
Local: Palco do Éden
60 min
Livre
Liderado por Marcos Ficarelli, o Vermelho, que em sua carreira também liderou o Watt69, Top Sounds e Código 90. O Loupha nunca parou, conhecido pela exclusividade e modernidade de seu equipamento, hoje usa equipamentos sem fio e muito portáteis e potentes.


Projeto Brincar na Vila Itororó com um dia repleto de brincadeiras e apresentações:
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - CPROG
Cortejo e brincadeiras culturais
21/05
11h
Intervenção Artística
Local: Pátio de Casas
120 min
Livre
Um cortejo musical fará a honra de convidar as crianças a entrarem em um universo brincante de cantigas de roda, versos e muita magia. A cultura popular brasileira será o norte dessa viagem. Música, poesia e brincadeira trarão o universo das manifestações tradicionais de volta para as crianças. Distribuição de algodão doce e pipoca.


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - CPROG
Bumba Meu Boi do Novo Mundo
21/05
13h
Intervenção Artística
Local: Pátio de Casas
120 min
Livre
A saga da morte e ressurreição do Boi são apresentadas no grande espetáculo de manifestação da Cultura Popular, criado pela ocupação Casa de Capoeira Angola Novo Mundo, e que repleto de cantigas, danças e poesias narradas, encena o "Auto do Boi". Esbanjando toda riqueza da cultura brasileira, o Bumba Meu Boi é uma das maiores festividades da cultura popular do país e transmite saberes ancestrais passados pelos mestres nordestinos, reconhecidos inclusive como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco.
Distribuição de algodão doce e pipoca.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - CPROG
Intervenção e brincadeiras de verão
21/05
15h
Intervenção Artística
Local: Pátio de Casas
120 min
Livre
Aula de surfe com tubarão, corda e amarelinha, duelo de água, bolhas de sabão gigantes, cantigas e jogos em roda fazem das brincadeiras de verão do Grupo Festa de Rei uma verdadeira praia para toda a família. De forma divertida, os artistas interagem com crianças e adultos, revelando a importância dos cuidados com a saúde e da preservação dos jogos populares passadas de geração a geração no verão.
Distribuição de algodão doce e pipoca.
Guia das brincadeiras:
- Pula Corda: brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e
coordenação motora.
- Surfe com Tubarão - O Tubarão ensina a criar uma prancha com giz de cera e surfar
na onda.
- Amarelinha: O jogo consiste em saltar num pé sobre quadrados gizados ou riscado
no chão, que compõem uma figura geométrica em formato de uma casa tradicional.
- Duelo de Água: Quem vence a disputa entre pais e filhos? Aquele que se molhar
mais, vence a disputa e se refresca para o verão.
- Bola de Sabão Gigante: Água e sabão criam figuras coloridas e gigantes no céu.
- Caça a Calda do Tubarão: A(o) filha(o) tubarão deve ajudar os pais tubarão a
acharem suas caldas perdidas nos corais.

 

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes


Dá porta pra cá
Circo
09/05
14h
Local: Biblioteca
60 min
Livre
Em um mundo feito de sonhos e devaneios onde os sentimentos de felicidade e tristeza se misturam, assim como a vida! A presença e ausência dialogam ocasionando o fenômeno mais sincero da natureza humana chamado saudade, que muitas das vezes nos fazem rir ou chorar.


Baile Pop
Música
12/05
19:00
Local: Teatro
180 min
+ 16 anos
O "Baile Pop Lgbtqia+” é um evento periódico e mensal no formato pop, com objetivo de propiciar um momento de lazer, entretenimento, diversão, resgatar e afirmar, por meio da música, a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos.


DESTAQUE
Voltando a Ser Criança - Domingo no Parque
Múltiplas Linguagens
14/05
12h
Local: Parque
300 min
Livre
O evento “Voltando a ser criança" é um leque de atrações culturais, educacionais e desportivas, oferecidas pelo projeto na área do parque do CFCCT. Atividades como oficinas, gincanas, brincadeiras tradicionais e intervenções artísticas, o projeto cria pontes necessárias para colocar todos em conexão com a arte e suas demais vertentes, todas acontecendo simultaneamente.


Colcha de Retalhos
Teatro
23/05
14h
Local: Biblioteca
60 min
Livre
Trançando está grande Colcha de Retalhos vamos construir a nossa ciranda de encantos, nessa divertida história trazer divertidas histórias, músicas e danças populares, utilizando-se na sua narrativa de bonecos e jogos teatrais. Quando essas histórias são apresentadas ao público da melhor idade, o público poderá se identificar com as histórias vivenciadas pelos personagens, como medos, desafios, aventuras e maturidade. Ao mergulhar com prazer no faz-de-conta, o público em geral dá vazão às próprias emoções.


Baile Black 80’s
Música
26/05
19h
Teatro
180 min
+ 16 anos
O “Baile Black 80's” é uma forma de resgate musical, com DJs, grafiteiros, dança e muito groove. O objetivo é evidenciar os problemas existentes da sociedade atual, como, preconceito e racismo, propondo a valorização da cultura Hip Hop, do Black.


Vovó Maricota
Literatura
30/05
14:00
Local: Biblioteca
60 min
Livre
Vovó Maricota convida as crianças a escutar um caso do menino mais danado do Brasil, o menino Saci, na história o Tio Barnabé narra as peripécias do Saci. Já em Diego Lixeiro, conta a história de um menino que tinha o sonho de ser lixeiro, pois encontrava muitas coisas interessantes no lixo, achava estranho tanto desperdício, suas coleções lixentas ganhavam vida, palitos de fósforos se transformavam em soldados marchando, bolinhas de gude eram tesouros no fundo mar.


| Centro de Memória do Circo

DESTAQUE
Picadeiro Aberto
25/05
14h
Circo
120 min
Livre
O Picadeiro Aberto segue os trabalhos de 2023 com novas atrações, os já tradicionais jogos circenses, show de calouros e premiações.


Exposição Hoje Tem Espetáculo
Circo
Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Local fechado nas terças-feiras)
Livre
O projeto expositivo, gráfico e cenográfico é de Carla Caffé - que foi selecionada para participar da 10ª Bienal Brasileira do Design Gráfico. Dentro da exposição há também um espaço de convivência, que recebeu o nome de Café dos Artistas, onde acontecem a maior parte dos eventos públicos. O espaço tornou-se ponto de encontro da classe circense, substituindo lugares que antes sediaram a reunião dos artistas. Com documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, audiovisuais e maquetes, distribuídas em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias, e Café dos Artistas. Conta os quase 200 anos da história do circo no Brasil, possuindo cerca de 300 imagens, de autores diversos, documentos tridimensionais, audiovisuais e maquetes.


Visitas Mediadas à exposição Hoje Tem Espetáculo
Circo
Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h (Local fechado nas terças-feiras)
Livre
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pela exposição “Hoje Tem Espetáculo” e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com.


Encontro de Estudos da Palhaçaria
Circo
Todas as segundas-feiras do mês
14h
180 minutos
Livre
O Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP) é um coletivo independente que realiza encontros semanais no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral. Tem como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.


Exposição "Roger e Anita, dois corações unidos pelo Circo"
Segunda a Sexta, das 10h às 18hrs.
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Local fechado nas terças-feiras)
Circo
Livre
Exposição Fotográfica e Cenográfica que tem como tema o casal Roger Avanzi (1922 - 2018) e Anita Garcia (1922 - 2019), os dois foram nomes importantes no circo nos anos de 1940 e 1950 e, juntos, escreveram uma linda história de amor, que durou 70 anos e foi marcada pela arte e pela poesia: Anita também nasceu no dia 7 de novembro de 1922 e faleceu alguns meses depois de Roger, em 2019. A referência desta exposição é a cenografia da apoteose da peça “O céu uniu dois corações”, de Antenor Pimenta, muitas vezes interpretada pelo casal. Projeto expográfico de Renato Figueiredo. Participação do Mestre de Circo, José Carlos de Almeida (Joinha). A exposição faz parte da programação especial do Centenário de Roger Avanzi, o palhaço Picolino, realizada em 2022.


| Centro de Referência da Dança

Sempre Mais Que Um - Marcus Moreno
Espetáculo de Dança
05/05 e 06/05
19h
Local: Sala Cênica
50 min
Livre
Desde 2012, Marcus Moreno vem desenvolvendo trabalhos cênicos a partir de interesses voltados à improvisação cênica e a estudos sobre temporalidades e criação de imagens a partir do corpo que dança. Suas criações sempre envolvem parcerias com outros artistas dos quais poderiam ser citados Key Sawao, Calu Zabel, Manuel Pessôa de Lima, Moisés Mendoza Baião Hernandes de Oliveira e Andrea Arobba, sempre abertas ao diálogo entre dança e outros campos artísticos. “Como desdobramento de uma residência artística, tive a oportunidade de conduzir um processo de criação com cinco artistas que se abriram ao encontro, às possibilidades de dançar o inominável, de atualizar o espaço pela improvisação cênica.”, diz o artista sobre a pesquisa.


Arte e Intervenção Visual - Grafite Metanóia
Intervenção Visual
Data: 06/05, 07/05, 08/05 e 09/05
Das 10h às 16h
Local: Corredor Salas de Ensaio/ Sala Plural
1.440 min
Livre
O universo pictórico ou literário é a maneira como André elabora essa Grande Nóia. Para isso, estrutura um universo de composições basicamente de dois ou três tipos. Um tipo é o coletivo: alguns seres, diversos uns dos outros, coabitam um único corpo. O outro é o dos seres individuais, só que com partes deles com vida quase própria. Um terceiro seriam seres aparentemente estabilizados, cada qual com seu corpo, porém sempre na nóia. Em todos os casos, o relacionamento entre seres diversos ou entre partes de um mesmo indivíduo se desenrola em dinâmicas próprias e sempre no paroxismo.


DESTAQUE
Olhos D'água - Paloma Alecrim
Cine Performance - Espetáculo
18/05 e 19/05
19h
Local: Sala Plural
50 min
Livre
Olhos D’água a partir da original de Conceição Evaristo
A obra se assenta no tempo-espaço como um ritual cênico feminino em sua condição de resistência e reverência ancestrais. O quintal e o rio são evocados como territórios de pertencimento, intimidade e vínculo, nos quais a gira das tarefas domésticas e os sonhos compartilhados viram jogos lúdicos em favor da sobrevivência. A dramaturgia cênica, fundamentada nos princípios do rito, estimula uma relação sinestésica através das materialidades apresentadas: o escuro, o sussurro, o olhar de canto de olho, as frases interrompidas, o silêncio. O chão, o barro, a água, a lama. A chuva. A enchente. O que pode ou não ser contado?.


DESTAQUE
Baile da Lady - Cultura Black Funk Soul
Baile
20/05
10h
Local: Sala Plural
540 min
Livre
O projeto “O Baile da Lady” traz a proposta da realização de uma festa-evento para a comunidade das Danças Urbanas de São Paulo. Idealizado pela artista Luciane Teodoro, a festa celebra de forma coletiva o nascimento da personagem Lady Alpha, moldada pelo contato direto com a comunidade há pelo menos 7 anos nas vivências da dançarina.
Negaça - Urubatan
Espetáculo de Dança
26/05 e 27/05
19h
Local: Sala Cênica
50 min
Livre
O espetáculo encontra inspiração nos encantados especificamente no signo de Exú, onde a palavra é o efeito mobilizador, de criações e transformações através do resgate das próprias memórias e ancestralidade, utilizando esse arquétipo, como fio condutor e disparador poético para construção cênica. Todo esse processo se constrói a partir de pesquisas e experiências na Tenda Espírita Pai Jacob, terreiro de Umbanda localizado em Campos dos Goytacazes - RJ, que resiste a três gerações. O processo poético busca apoio na análise dos registros fotográficos, vídeos, cantigas, rezas e registros orais que foram coletados durante duas gerações deste espaço sagrado que recria uma vivência afro e destaca a importância da memória, oralidade e cultura, para que dessa forma, possamos pensar as presenças e os saberes a partir das experiências narradas.

 

| Teatro Flávio Império

Cia Terezinha - 10 Anos
06/05 e 13/05
Teatro
Ambos 16h
Local: Externo
40 min
Livre
A Cia. Terezinha para festejar seus 10 anos de existência realizará dois trabalhos no Teatro Flávio Império:
Contos Populares: O mundo encantado da Cultura Popular, com apresentação no dia 06/05. Inspirada na obra de Câmara Cascudo, figura importante da nossa Literatura, um estudioso, um pesquisador do nosso folclore e guardião das histórias do povo, a Cia Terezinha, traz contos populares como: O Bicho Folharal e Couro de Piolho.
Releituras de clássicos, sendo apresentado no dia 20/05, para esta sessão utilizando uma roupagem bem nordestina, com textos em cordel, músicas, chitas e bonecos mamulengos, a Cia conta a misteriosa história de uma cidade invadida por ratos, numa releitura bem humorada do clássico “O Flautista de Hamelin”, originalmente do folclore alemão e reescrito pela primeira vez pelos Irmãos Grimm, bem como se inspira na obra de Bráulio Tavares escrita em cordel, chamada: O Flautista misterioso e os ratos de Hamelin, para a reflexão de assuntos importantes como: o Lixo e a Reciclagem.


CASA POETICAST
10/05
Podcast
10h
Local: Palco
60 min
Livre
CASA POETICAST é um programa de podcast (entrevista) sobre arte, cultura, educação e poesia marginal e/ou periférica. Com publicação de conteúdo mensal voltado para jovens e adolescentes, a ideia é aproximar a juventude de temas e convidados/as de reconhecimento público ou notório saber, como também apresentar a estrutura do Teatro Flávio Império, tanto física como administrativa. No intuito de formação de público, e aproximação do equipamento com a rede de ensino. A cada programa, ao menos uma escola pública será convidada a participar. Mais do que acompanhar o programa, o objetivo é romper a 4ª parede: estudantes no palco participando diretamente da gravação, interagindo com perguntas e intervenções artísticas junto ao(s) convidado(s). Essa será a segunda gravação, neste mesmo dia será lançada nas plataforma do teatro a primeira gravação como piloto.


Balbúrdia
11/05
Circo
20h
Local: Palco
40 min
Livre
O espetáculo Balbúrdia é um recorte de momentos da existência de uma relação a dois que se modifica, se multiplica e se reinventa. Na encenação os artistas utilizam movimentos e imagens que desconstrói a estrutura circense tradicional em uma desorganização barulhenta. As cenas se desenvolvem em circuitos curtos que acontecem ciclicamente, com engrenagens como inspiração. O fio condutor é a comicidade leve deste casal que se relaciona no meio da balbúrdia.


Naimam - Samba de Origem
12/05
Música
20h
Local: Palco
70 min
Livre
Neste show, o músico e compositor mineiro Alexandro reúne e apresenta, pela primeira vez, sambas inéditos de São João del Rei, músicas de compositores como Agostinho França, Roberto Pirulito, Jota Dangelo e Chacal, além de sambas de sua autoria.


Vivência e Exposição Dyroá Bayá
12/05 e 13/05
16h
Local: Saguão do teatro e parque
70 min
Livre
O grupo de artes Dyroá Bayá, formado em 2002, por Severiano Kedasery da Etnia Tariano e Ermelinda Yepário da etnia Tukano, têm origem em Iauaretê, no Amazonas, e desde 2019 vem atuando na cidade de São Paulo e em alguns municípios do estado. Com o intuito de apresentar sua cultura, mostrando a sua arte ancestral para a sociedade atual, divulgando as tradições indígenas dessas duas etnias, o grupo pretende ampliar o espaço de diálogo com os per’kasãs (não indígenas). Desde sua formação, o grupo vem seguindo firme no seu propósito através de oficinas, apresentações em escolas, praças, conferências, atuando em filmes, séries, clipes, comerciais, contação de histórias, peças de teatro e vivências, usando as multilinguagens, algo que na cultura indígena se entende de maneira integrada. Nesta vivência, os participantes aprenderam o modo de fazer o teatro de grupo em palcos, mas também mostrando possibilidades de como usar essas técnicas milenares em diferentes momentos do seu dia- dia. Mas sempre trazendo o foco para o modo de fazer o teatro baseado nos corpos ancestrais, que eram usados em momentos ritualísticos, na hora da caça, ou no seu dia a dia.


Carne - Cenas Comentadas
18/05
19h
Local: Palco
600 min
+ 14 anos
Carne discute as relações entre patriarcado e capitalismo, mostrando o panorama da opressão de gênero e a situação específica da violência contra as mulheres no Brasil. No trabalho cênico, são utilizadas canções populares, imagens publicitárias, estatísticas sobre a violência contra as mulheres, trechos de romance, entre outros materiais.
Anna Bueno
Música
19/05
20h
Local: Palco
70 min
Livre
Anna Bueno é artista das palavras, dos silêncios e dos sons, e psicanalista em formação. No show intitulado "Circulando Inspir'Ação", apresenta canções e poemas autorais, presentes em seu disco "Inspir'Ação", além de releituras de grandes nomes da música brasileira, como: Belchior, Zélia Duncan, Mônica Salmaso e Novos Baianos. Em formato de trio, acompanham a artista: Rafa Alface (baixo elétrico) e Wopper (bateria). Suas canções e poemas trazem reflexões sobre sonhos, desejos, angústias, relações do laço social e questões acerca do inconsciente.


Conexão Ocupa - Kombinado Cultural
20/05
16h
Local: Palco
70 min
Livre
“Conexão Ocupa” é uma ação nascida durante a pandemia de Covid-19 na Ocupação Cultural Mateus Santos, que buscou, criar aproximações, conexões, relações, por meio da construção de um território compartilhado de afetos, durante um momento onde o afastamento social se tornou uma necessidade. A ocupação Mateus Santos, atuante no território de Ermelino Matarazzo, busca por meio dessa ação propor o trânsito de artistas e do público frequentador da ocupação aos espaços públicos culturais do bairro como uma forma de possibilitar o pertencimento e a circulação mais frequente de pessoas em situação de vulnerabilidade em espaços públicos, a fim de romper com a segregação social imposta pela elitização dos espaços culturais, os democratizando com uma proposta artística que se comunique com as quebradas. O Kombinado Cultural, assim como diversas atividades que acontecem na Ocupação Mateus Santos, promovendo a conexão da música com a literatura. No primeiro mês, quem acompanha os poetas é o grupo Favela Instrumental.
Comunidade do Samba Maria Zélia
21/05
16h
Local: Palco
120 min
Livre
A comunidade Samba Maria Zélia vem nestes últimos anos, homenageando os nossos ícones do samba, em cada evento realizado, além de acompanharem também sambistas renomados que nos visitam, como Royce do Cavaco, Sombrinha, Claudinho de Oliveira, Yara Rocha, Naninha, Luizinho SP, Marquinho Sathan, Klebão, Só Preto Sem Preconceito, Renato da Rocinha entre outros.


Betinho, o menino valente
25/05 e 26/05
Teatro infanto-juvenil
14h (25/05) e 10h (26/05)
Local: Palco
50 min
Livre
“Betinho, o Menino Valente” retrata a história de um menino que sofre bullying na escola por ser portador de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) , mas ao conhecer o mágico palhaço Kandac, sua vida toma um rumo bem diferente. Um texto que provocará reflexões e questionamentos importantes aos pais e educadores a respeito dos problemas e potencialidades presentes no espaço escolar . De autoria do dramaturgo Ricardo Mondenezzi , o espetáculo engloba o universo do teatro de bonecos, fantoches e atores interpretando personagens do circo como o mágico e o arlequim e vem tratar da temática das imperfeições humanas.


DESTAQUE
Lakshmi Aya
Música
26/05
20h
Local: Palco
60 min
Livre
Lakshmi Jaya é artista visionária musical, canta e compõe músicas sobre a natureza e as belezas do mundo e do ser superior que habita em cada um de nós. Nascida em Florianópolis (SC), recebeu esse nome de batismo dos seus pais que tem forte conexão com os deuses da cultura hinduísta. Lakshmi vê a música como um instrumento de cura e ponte para o coração. Iniciou aos 14 anos, e desenvolveu seu canto com início aos 14 anos, aprendendo com os indígenas do povo Yawanawa e com a doutrina do Santo Daime. Sua intenção mais profunda com a música é de levar as pessoas a se conectarem com suas emoções e se lembrarem da consciência amorosa como princípio para poder viver em harmonia aqui na terra.

 


| Centro Cultural Olido

Sarau Libertas
Sarau
02 á 05/05
Das 15h às 18h
Local: Vitrine Multimídia
180 min
Livre
Mulheridade e Cárcere são projetos de sarau que abordam temas relacionados ao encarceramento feminino no Brasil e no mundo. Ocupam o espaço na Galeria Olido, onde provocam reflexões sobre o sistema carcerário feminino e de como ele reverbera nas corpas das presas, na memória coletiva e na sociedade, como um todo.


Voro'pi - Plataforma de Arte e Educação Indígena em Movimento
Música
02 á 06/05
18h às 20h
Local: Corredor e Vitrine Multimídia
120 minutos
Livre
Voro'pi é uma plataforma pensada em ampliar a visibilidade das manifestações estéticas indígenas. Essa proposta, para o Centro Cultural Olido, se apresenta através de pinturas, vídeos, músicas e sons de diferentes etnias.


Fabulinhando
Música
02 á 06/05
18h às 20h
Local: Sala Olido
60 minutos
Livre
Fabulinhando operários é um espetáculo voltado para a infância, interligando teatro e artes visuais, que busca apresentar perspectivas de consciência de classe, direitos trabalhistas e direitos humanos, tendo como ponto de partida para a sua dramaturgia o quadro OPERÁRIOS (1933), de Tarsila do Amaral. A dramaturgia descreve os meios e modos de produção do mundo capitalista, que ao usurpar o tempo da vida dos trabalhadores, retira também seus direitos. O quadro é uma reflexão acerca dos efeitos da industrialização sobre a sociedade e se tornou um signo forte para uma arte que busca refletir os direitos humanos e que se caracteriza pela preocupação com o destino da humanidade e reflete os mecanismos da industrialização e do trabalho que impactam diretamente na forma como habitamos o mundo.


Devaneios
Música e vídeo mapping
12/05
19h
Local: Sala Olido
60 minutos
Livre
A concepção do projeto "Devaneio" alia música programática para piano solo com as visualidades poéticas da cenografia, da iluminação e da projeção de vídeo mapeada (video mapping). A escolha do repertório pianístico não seguiu critérios temporais ou estilísticos, sua ordem foi intencionalmente escolhida entre composições conhecidas de outras pouco ouvidas pelo público geral.


A Gaivota
Teatro
02/05 a 06/05
Sextas e sábados 18h30, e Domingos às 15h
Local: Sala Paissandu
90 minutos
Livre
A história de Anton Tchekhov se passa em uma propriedade rural durante o verão russo. Trepliov, um jovem aspirante a escritor, decide apresentar para sua família sua mais nova obra. No entanto, suas expectativas são quebradas pela reação de sua mãe, Arkádina, uma verdadeira prima dona do teatro clássico. Dessa frustrações as mais diversas questões cotidianas aparecem: triângulos amorosos; a frieza nas relações familiares; o desencanto da juventude perdida e diversos conflitos geracionais. A montagem da Cia Bípede de Teatro Rupestre revisita este clássico e traz à tona a comicidade do texto através do jogo cênico, que combina o teatro dramático com elementos da palhaçaria, da bufonaria e quebras musicais.


Oficinas na Virada Cultural: "Processos criativos: revisitando Tchekhov no século XXI”
27/05 (Turma A) e 28/05 (Turma B)
10h
240 min (com intervalo de 30 min).
Público-alvo: Atores e não-atores que tenham interesse e curiosidade em entrar em contato com o processo criativo conduzido durante a montagem de “A gaivota”, de Anton Tchekhov pela Companhia Bípede de Teatro Rupestre.