Arquivo Histórico realiza debate e premiação do edital Memorabilia

“Entre Placas e Ruas: o que é digno de memória?” acontece dia 11 de maio, na sede do Arquivo Histórico Municipal

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o evento “Entre Placas e Ruas: o que é digno de memória?”. No dia 11 de maio, o Arquivo Histórico Municipal (AHM) promove cerimônia com os ganhadores do edital Memorabilia, lançado no final de 2022, e mesa redonda para debater, para além dos nomes das ruas, o que seria digno de memória na cidade. O evento acontece a partir das 19h, no edifício Ramos de Azevedo, sede do AHM.

Participam da mesa pesquisadores, como Giselle Beiguelman e Renato Cymbalista, com linhas de pesquisa relacionadas à Memória Urbana de São Paulo, bem como representantes das áreas técnicas do AHM, além de autoridades da SMC.

Sobre o Memorabilia

No intuito de expandir uma tímida ferramenta de comentários existente no site Dicionário de Ruas, através da qual os usuários podiam contribuir com informações, memórias e curiosidades sobre os logradouros, aventou-se a ideia de trazer protagonismo a esta produção espontânea de registros, que culminou com a criação do Programa Memorabilia, visando selecionar memórias de moradores e frequentadores de São Paulo nos formatos de texto e fotografia e publicá-las no Dicionário de Ruas.

No site, amplamente acessado pela população, é possível encontrar biografias de homenageados nas placas da cidade e também justificativas e significados dos nomes que foram escolhidos para não só orientar espacialmente os munícipes, mas também firmar o que é digno de ser lembrado naquele local. As propostas selecionadas através do edital Memorabilia também serão disponibilizadas na plataforma.