Programação de Abril - Centros Culturais

Confira a programação completa

| TENDAL DA LAPA

 

Tribo de Jah

Música

Celebrando neste ano seus 35 anos de carreira, a banda Tribo de Jah apresenta show com uma compilação de seus maiores sucessos.A ideia é brindar os seus fãs no Brasil e no exterior com um trabalho primoroso que pode denotar toda a experiência adquirida pela banda nessa sua longa trajetória e o domínio de todas as vertentes de derivações desse fantástico gênero musical que se mostra totalmente arraigado no Brasil e nos mais diferentes países do globo. É importante frisar a riqueza cultural do trabalho da Tribo de Jah que tem inserido inúmeros elementos da música brasileira no seu reggae, desde o samba, o xote, baião, a embolada, a bossa nova; flertando também com gêneros cosmopolitas como o blues , entre outras variáveis musicais. Tudo isso para tornar a sua música sempre surpreendente e inovadora, sem perder sua essência de música orgânica, de raiz.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 01/04 às 19h. 90 minutos. Livre. Gratuito.

 

Mariê

Intervenção de graffiti

Artista visual desde 2010, Mariê é movida pela transformação social por meio da arte, Tem como principal temática personagens femininas com olhares fortes, que transmitem confiança e autoestima para outras mulheres e que contribuem para um mundo sem distinção de gênero, credo, classe e raça. Suas criações são uma harmonia entre a própria intuição e causas que defende, como LGBTQIA+, igualdade de gênero e veganismo.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Galpão 2. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 01/04 às 14h. Livre. Gratuito.

 

Menores Atos

Música

O trio carioca de rock alternativo lançou em 2022 o EP Lúmen, com 5 faixas inéditas. Recentemente também divulgou os singles Além do Caos e Insone, o álbum Ao Vivo no CCSP e tem show completo disponível no YouTube, além do EP Tropical Melancolia (2020), split colaborativo com a banda Zander. Antes da pandemia, Cyro Sampaio, Celso Lehnemann e Ricardo Mello fizeram uma extensa turnê, passando por importantes palcos de todo o Brasil como Imperator, Circo Voador e Fundição Progresso no Rio de Janeiro, Hangar 110 e Tropical Butantã em São Paulo, e marcaram presença em importantes festivais brasileiros, como Festival COMA (DF), Festival Bananada (GO), Festival Dosol (RN), Locomotiva Festival (SP) e Festival Se Rasgum (PA).

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 08/04 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Fatiado Reggae

Música

Fatiado era uma loja de vinil que começou em uma garagem pequenina na rua Havaí e migrou para a Alfonso Bovero, em São Paulo, quando precisou de um espaço maior para receber todo mundo que adora o lugar. Agora o Fatiado Discos mistura música boa, cerveja artesanal e “vida simples de bairro”, como o dono gosta de destacar. Semanalmente, a Fatiado promove a Quarta Reggae, evento feito para quem procura um local animado com boa música. Com ska, rocksteady, reggae, soul, funk e jazz. Nesta edição, a festa ocupa o Tendal da Lapa, unindo o melhor da cultura do disco e o melhor do reggae.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 30/04 às 14h. 240 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

 

Exposição Acervo Minh’Alma Cativa

Minh’Alma Cativa é a segunda exposição da coleção pública de obras de arte do Centro Cultural da Diversidade. Inspirada na música Sangue Latino da banda Secos & Molhados, que teve como vocalista Ney Matogrosso, a mostra reúne as obras de 13 artistas queers que, agora, são cativas do acervo do Centro Cultural. Muitos dos trabalhos expostos estiveram no 1º Salão de Arte Homoerótica, que aconteceu em 2022 em São Paulo, e graças ao trabalho do Vórtice Cultural foram doados ao Centro Cultural da Diversidade e agora compõem a coleção que busca ser o maior acervo de arte pública de artistas LGBTQIAPN+ do Brasil.

| Centro Cultural da Diversidade - Teatro. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 01/04 a 31/05, das 10h às 18h. Livre.

 

Diversidade.XR

Realidade aumentada

Sessões com agendamento dos 8 conteúdos em realidade virtual do licenciadas Mysticah, Ocupação e Lavrinthos, do acervo de Danna Lisboa, Vulkanika Pokaropa e Tábua de Esmeraldas e de acesso gratuito de Abrolhos e Itatiaia.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Até 30/06, terça a sexta das 12h às 18h. Gratuito.

 

Sarau Arte Liberta

Sarau e lançamento de livro

Coletivo A Arte Liberta, de investigações artísticas LGBTQIA+ da Cohab de Taipas/Jaraguá, foi contemplado pela 19ª edição do Programa VAI para realização do “Sarau A Arte Liberta” no CCD.

| Centro Cultural da Diversidade - Teatro. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 08/04 às 20h. 90 minutos. +14 anos. Gratuito.

 

ELA

Teatro

Solo teatral inédito inspirado no imaginário de Jean Cocteau, escrito e dirigido por Dionísio Neto. Ao voltar de um show, a cantora e atriz Ella (Jeyne Stakflett) espera sua namorada Marie em seu quarto. Rodeada por delírios surrealistas, como em um pesadelo, ela tenta comunicar-se com ela, que se mantém calada. Ela, só com sua solidão, destruída emocional e fisicamente, tenta de todas as maneiras libertar-se e comunicar-se em vão, até que toma uma decisão que mudará seu destino para sempre.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 14 e 16/04. Sexta, às 20h, e domingo, às 19h. 60 minutos. +16 anos. Gratuito.

 

Antìgona Vive

Teatro

Espetáculo une referências do teatro épico de Bertold Brecht e do teatro pós-dramático de Josette Ferral e que investigará a vida e a trajetória de Antígona, protagonista da obra escrita por Sófocles por volta do ano 442 e que compõe a “trilogia tebana” composta por Édipo Rei e Édipo em Colono. Todos os artistas da obra interpretam a mesma personagem em diferentes momentos do percurso entre o ano 442 até 2021, enfatizando acontecimentos históricos, criticando referências e protestando contra atos hostis e violentos contra corpos femininos, pretos e da comunidade LGBTQIA+. Elenco plural da Cia Cassio Borges encarna 10 versões diferentes da mesma personagem.

| Centro Cultural da Diversidade - Teatro. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 15/04 às 20h. 70 minutos. +14 anos. Gratuito.

 

Pânico

Teatro

Pânico é um teatro de situação onde os limites dramatúrgicos e cênicos são escancarados, no qual o momento em que a voz humana se eleva ganha status de eco de um acontecimento. “Tenho medo do silêncio. Eu tenho medo do escuro. Tenho medo de cair. Eu tenho medo da insônia. Tenho medo do vazio. É algo que falta? Sim, alguma coisa está faltando e sempre vai estar ausente: a experiência do vazio”, diz o roteiro.

| Centro Cultural da Diversidade - Teatro. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 19/04 às 20h. 60 minutos. +14 anos.

 

A Pena de Wilde

Teatro

Apaixonado por Oscar Wilde desde a adolescência, quando vivia em Santos, um homem recebe o público para um chá, no intuito de abrir publicamente algo pessoal. Durante a conversa, revela como uma carta que recebeu da rainha Elizabeth II mudou sua sua vida para sempre! Com o ator, contador de histórias, arte-educador e produtor.Ailton Guedes.

| Centro Cultural da Diversidade - Teatro. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 22/04 às 20h. 50 minutos. +14 anos. Gratuito.

 

Tempo sem Canto

Teatro de rua

Uma sociedade constituída por pássaros que adoram voar e cantar, até que sofrem mudanças quando o desejo pelo poder se instaura e cria estruturas de separação e opressão. Neste caos interno e externo se faz necessário o levante de posições contrárias, que questionem o forçoso estado natural das velhas formas. Nada deve ser inquestionável, tudo é passível de dúvidas e transformações. Fomes, angústias e esperanças através de uma sonora e colorida peça teatral. Espetáculo da Cia Voos Rasantes.

| Centro Cultural da Diversidade - Área externa. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 30/04 às 16h. 40 minutos. +10 anos. Gratuito.

 

Residências CCD | SaPatrônica

Performance

O Projeto SaPatrônica propõe uma cartografia afetiva lésbica na cidade de São Paulo, criando uma espécie de guia/mapa audiovisual de vivências, memória e afetos sapatão, por meio da criação de pequenos documentários poéticos e audio tours. A proposta é que o material esteja disponível num site que servirá de base do projeto. Os conteúdos serão criados a partir de pesquisas históricas e entrevistas feitas pelas proponentes, bem como a partir de vivências abertas, realizadas em caráter de Laboratórios de Criação, com lésbicas que se inscrevam para participar do projeto. Direção: Marina Bastos e Beatriz Cruz.

| Centro Cultural da Diversidade - Área externa e arredores do CCD. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Residência 1 a 28/04 com apresentação final em 29/4 às 19h. Formato: Presencial com audio tours. 60 minutos. Gratuito.

 

Residências CCD | KickAss Plays for Women

Teatro

Adaptação e estudo de cenas em duas peças curtas do livro de Jane Sheppard, Kick Ass Plays For Women (Nine/Nove e Commencing/Começando). Antoniela Canto e Isabella Lemos são duas atrizes com uma baita vontade de gritar dores e delícias no palco. A autora é uma premiada roteirista e dramaturga americana, com trabalhos lançados mundialmente. Sua obra traz um lirismo contemporâneo com sagacidade e perspicácia. Discute heteronormatividade, opressão e imposição social e cultural sobre as mulheres através da convergência dos textos escolhidos que tocam em extremos.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Residência de 01 a 25/04. Apresentação final em 26/4 às 20h. 45 minutos. Gratuito.

 

Depois do Fim da Arte

Artes visuais

O grupo Depois do Fim da Arte é formado por alunos do departamento de artes plásticas da ECA/USP sob coordenação de Dora Longo Bahia. Partindo da afirmativa situacionista de que a arte estaria ultrapassada, o grupo surgiu para pensar o papel do artista na contemporaneidade e a relação da arte com o contexto geral. Durante a residência artística no CCDiversidade, o grupo ampliará sua pesquisa, dando continuidade à produção de obras gráficas que dialoguem com o contexto político vigente, atravessado pelas questões de gênero e à produção audiovisual, com a produção e apresentação de um curta-metragem experimental rodado no CCD e arredores do Itaim Bibi.

| Centro Cultural da Diversidade - Área externa e teatro. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Residência de 01 a 30/04. Apresentação em 28/4 às 20h. 40 minutos. +16 anos. Gratuito.

 

 

| CENTRO CULTURAL GRAJAÚ

 

Sarau do Grajaú

Múltiplas linguagens

O Coletivo Sarau do Grajaú nasceu em 2014 e dá voz à comunidade periférica promovendo eventos e participando ativamente da vida cultural e social do Grajaú e entorno. Abarca as mais diversas linguagens artísticas, que vão da música à literatura, exposições de artes e fotografias até a promoção de ações sociais e produção de documentários, com eventos culturais em toda a zona sul, a exemplo do Sarau no Bar da Tia. Em 2023 o coletivo tem se dedicado à produção de cinco mini documentários denominados Acolhendo Histórias, sobre a apresentação do território e região do extremo sul por seus moradores, além de um livro com cerca de 80 poetas que participaram de sua história enquanto movimento cultural periférico. Nesta edição, no Centro Cultural Grajaú, o coletivo apresenta poetas, cantores, beat box, poesia periférica e participação da comunidade com microfone aberto.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 01/04 às 19h. 120 minutos. Livre. Gratuito.

 

Um Olho Sol

Artes plásticas

Um Olho Sol é o nome dado ao conjunto de fotografias feito por Daniel Alexandrino após ter sofrido a perda da visão total no olho direito e oitenta por cento do olho esquerdo, devido a um glaucoma. As fotos revelam cenas do cotidiano periférico, onde a beleza surge em cenas simples em que prevalece mais a sensibilidade do que propriamente a técnica e onde a percepção da iluminação natural e sombras são, de fato, a inspiração.

| Centro Cultural Grajaú - Hall. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 01 a 30/04, das 10h às 19h. Livre. Gratuito.

 

Batalha Grajaú Rap City - Especial de Aniversário

Rap

Como tradição, a Batalha Grajaú Rap City segue promovendo shows de grandes nomes do rap nacional, além de dar oportunidade para novos artistas mostrarem toda sua criatividade. Nesta nova edição no CCG, a festa é pelo aniversário do projeto.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 13/04 às 19h. 150 minutos. Livre. Gratuito.

 

Projeto Quintas de Dança - YêYê - Cia de Dança AfroOyá

Dança

Com coreografia e concepção de Tainara Cerqueira e Priscila Borges, a cia de dança AfroOyá apresenta a performance YêYê baseada na dança e historicidade da deusa da mitologia africana Osùn. A performance discorre sobre o poder da fecundação da vida humana e dos elementos naturais que essa deusa representa para a importância da vida humana. Fundamentada pela dança afro-brasileira, a performance é criada, pensada, dançada, cantada e tocada por mulheres negras exaltando também a força do feminino que Oxum também representa.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 27/04 às 19h30. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Projeto Vozes do Samba - Buiu Muleke Travesso

Música

Edson Silva, nascido em São Paulo e também conhecido como Buiu, iniciou sua carreira artística na década de 90 no grupo Muleke Travesso, onde gravou diversas músicas. Além do pagode, migrou para o Carnaval sendo intérprete oficial da Escola de Samba Brinco da Marquesa e também do time de canto da Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 30/04 às 19h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

 

Shawty Sounds

Música - discotecagem

Shawty Sounds é um coletivo criado para ser uma porta aberta para novos artistas. Neste evento, além do sound system, terá pocket shows com cantores de outros gêneros musicais além do reggae. A tarde ainda conta com exposição de graffiti como desenhos em tela, apresentação de DJs, brechó de roupas e biju e confeitaria.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 01/04 às 14h. 120 minutos. Livre. Gratuito.

 

Exposição Com Trastes - Do Mainstream ao Underground

Artes plásticas

O fotógrafo e artista gráfico Fernando Pires é um apaixonado pela imagem e pelo rock’n’roll e a força dessa união está refletida nas 38 imagens da exposição Com Trastes. Nesta coletânea de fotos, captadas a partir de 2015 para a revista Roadie Crew, o fotógrafo mostra o cenário dos mega shows produzidos em grandes arenas e festivais, mas também o universo underground com apresentações em pequenas casas e porões.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 02 a 31/04, das 10h às 22h. Livre. Gratuito.

 

KOOL METAL FEST

Música

O festival teve início em 2003 com a intenção de fomentar a produção independente de música pesada e, ao mesmo tempo, unir vertentes distintas do estilo, tendo sempre bandas de fora de São Paulo. Artistas a confirmar.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 08/04 às 17h. 240 minutos. Livre. Gratuito.

 

Segunda Mostra da Cultura do Grave - Forbass & Tendence

Música

Forbass foi criada em 2011, com a proposta de ser uma festa underground de drum and bass, com a ousadia de arriscar novos nomes no mercado. No mesmo ano uniu-se à Tendence (festa da zona leste de SP). Em 2012, agora com o título de Forbass & Tendence, fixou residência na casa noturna Trackers, deixando de ser uma festa de D&B para se tornar uma das maiores festas de bass music da cidade. No CCj apresenta isso e mais ragga, jungle, dubstep, trap e hip hop. As festas ainda visam utilizar o entretenimento para conscientizar a população sobre o uso do lixo e seus efeitos, além de ajudar ongs que resgatam animais abandonados e ainda instituições de caridade.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 15/04 às 16h. 360 minutos. Livre. Gratuito.

 

Abril pra Dança | L.A.M.A - Núcleo Ajeum

L.A.M.A anuncia a invenção da pessoa. Das profundezas de um rio ou pela transformação da chuva é que surge a matéria prima e a possibilidade de ser corpo. Corpo este que vivencia e re-aprende suas relações com os objetos, com o outro, com as emoções e conflitos do mundo. O que é amor? O que é violência? O que é gênero? Quem sou e quem posso ser? L.A.M.A traz essas perguntas sendo moldadas por seres que vivem no entre a vida, morte e seus mistérios, seres esses que vieram do balançar de um ibiri.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 16/04 às 17h. Livre. Gratuito.

 

Gerinfonça - Circo Ambulante

Circo

Um pequeno carrinho cênico, com temática circense, se mistura ao cenário urbano em meio a outros carrinhos de comércio ambulante. Porém, o produto aqui é a arte circense, com uma chamada clássica do circo tradicional usando números de mágica, ventríloquo, malabarismo e palhaço.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 21/04 às 12h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

11º Intercâmbio de Ouro

Capoeira

Evento da cultura afro-brasileira tendo como vertente a capoeira. Um encontro dos grupos de capoeira da região norte de São Paulo, contando ainda com palestra, oficinas e dança.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 22/04 às 11h. 300 minutos. Livre. Gratuito.

 

Canto da Raça

Música

A roda de samba do Canto da Raça foi idealizada por Fernando de Paula em 2019, acontecendo uma vez ao mês e com finalidade de promover o samba. Homenageia os bambas do samba, como Fundo de Quintal, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Roberto Ribeiro, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão, entre outros.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 23/04 às 16h. 360 minutos. Livre. Gratuito.

 

Festival Espírito Plural 2

Música

O Festival Espírito Plural, na sua segunda edição, traz ao palco artistas que difundem as culturas latino-americanas e afro através de diversas formas de expressão. Nesta edição conta com abertura de companhias de dança, shows de bandas da região norte e intervenções artísticas. No hall de entrada do CCJ acontecerá uma feira e exposição de quadrinistas e ilustradores nacionais, com a presença dos próprios. O evento começa com um debate promovido pela Editora Comix Zone, evidenciando relações entre a cultura pop de massa e a sociedade contemporânea.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 29/04 às 13h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO DE CULTURAS NEGRAS

 

Baile do Samba Rock CCN

Música

Baile do Samba Rock do CCN é um encontro comemorativo que traz a vivência do samba rock e da black music, com o objetivo de valorizar esta que é uma dança nascida nas periferias de São Paulo, ressaltando ainda suas vertentes.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 14/04 às 19h. 180 minutos. Livre. Gratuito.

 

Cia Balaio D'Arte - Saltimbancos

Teatro

Os Saltimbancos narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. A fábula musical foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda, no final de 1976, da peça teatral de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, que por sua vez haviam feito uma adaptação do conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, como uma alegoria política na qual a Galinha representa a classe operária. O Jumento, os trabalhadores do campo. O Cachorro, os militares. E a Gata, os artistas. O barão é o inimigo dos animais, apresentado como a personificação da elite ou dos detentores do meio de produção.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 26/04, das 10h e 15h. 1h20. Livre. Gratuito.

 

Ricardo Valverde - Teclas do Choro

Música

O vibrafonista, arte educador e compositor Ricardo Valverde propõe este show que convida Bia Góes para potencializar os saberes ancestrais através de um terreiro de candomblé Angola e os possíveis desdobramentos artísticos que ele pode proporcionar.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 21/04 às 19h. Livre. Gratuito.

 

Batalha do Hip Hop CCN

Música

Batalha de hip hop com música afro, afrobeat, jazz, soul, funk, samba-rock, black, charme e rap. As pessoas que frequentam o CCN poderão compartilhar suas rimas e poesias, enquanto um DJ aplica sua seleção de beats.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 29/04 às 15h. 240 minutos. Livre. Gratuito.

 

Fabiano Sorriso

Música

Fabiano Henrique Ambrósio, nome artístico Fabiano Sorriso, começou no Grupo Naturalidade, onde fazia apresentações apenas pelos bairros da ZN. Logo em seguida, fez parte de uma roda de samba onde foi convidado para o Grupo Sampagode. Fez parte também da ala de compositores da escola de samba Nenê de Vila Matilde onde teve escolhido seus sambas nos anos de 2002 (Prêmio Estandarte de Ouro), 2003, 2007 e 2011 (Prêmio Estandarte de Ouro) e é compositor de vários sambas de enredo de várias escolas de São Paulo como Gaviões da Fiel (2004), Rosas de Ouro (2005 e 2016) e Império de Casa Verde (2012 e 2016).

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 28/04 às 20h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO CULTURAL PENHA

 

Circuito Municipal de Cultura | O Macaco e a Boneca de Piche

Teatro infantil

Marcio Moura e Álvaro Assad atuam nesta obra para crianças que subverte as prerrogativas do teatro infantil. Confrontam o que é considerado “correto” ou “inadequado” para os pequenos espectadores, em trama livre inspirada no conto popular O Macaco e a Velha. Moura dá vida à personagem que não está no título, mas que comete loucuras por um apetitoso cacho de bananas até que um Macaquinho esperto resolve comer todas as frutas de sua bananeira no quintal. Furiosa, Dona Velha decide dar uma lição no bichano, aprontando juntamente com o Narrador um plano infalível… e quase perfeito.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 01/04 às 16h. 45 minutos. Livre. Gratuito.

 

Circuito Municipal de Cultura | Fulano&Sicrano

Teatro

Fulano&Sicrano é uma peça que une teatro, mímica e humor. A proposta é do grupo Centro Teatral e Etc e Tal. Dessa vez, os atores Alvaro Assad e Marcio Moura usam a linguagem dos quadrinhos e da animação para pegar o espectador de surpresa, colocando no palco o humor inusitado que é retirado das situações mais banais. Cenas escolhidas do cotidiano e impregnadas de uma linguagem particular, mesclando situações cômicas, “gromelô”, mímica e a pantomima literária (narração simultânea a ação em mímica).

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 01/04 às 20h. 50 minutos. +12 anos. Gratuito.

 

Circuito Municipal de Cultura | Fêmea

Teatro

Espetáculo de teatro gestual que apresenta cenas curtas e imagéticas. As situações são construídas através de corpos femininos, da relação desses com o espaço doméstico e da musicalidade confluente às movimentações e narrativas. As cenas elucidam violências cotidianas a que estão submetidas tantas mulheres em nossa sociedade e investigam quais aspectos são entendidos como determinantes do que é "ser mulher" em nossa cultura.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 02/04 às 19h. 70 minutos. +12 anos. Gratuito.

 

Projeto Exposição Fome. Por Quê?

Artes plásticas

O título da exposição é uma pergunta para o visitante se questionar sobre os motivos que levam pessoas à insegurança alimentar. Analisar a fome não como um problema de origem econômica, mas como o resultado direto de diversos problemas sociais: desigualdade racial, desigualdade de gênero, violência, desemprego, baixa escolaridade etc. Problemas diversos que, conectados, resultam em problemas maiores: a fome. O CCP dá um novo passo ao incluir em suas programações exposições interativas, não apenas contemplativas. O espaço ganha uma instalação de cubos giratórios, dividida em quatro colunas e três linhas. Todas as faces dos cubos terão imagens, textos e letras. Conforme o visitante gira o cubo, encontra uma arte diferente. A proposta é a instalação ter um novo layout a cada interação de um visitante. Com os artistas Leandro Ilustrado, Anandacolaa, Real Diego DGOH, Bruno Miranda, Amarelo Gráfico, Thayná Miguel e Nina Vieira.

| Centro Cultural Penha - Hall de exposições. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 11/04 a 04/06. Terça a domingo, das 10h às 21h. Livre. Gratuito.

 

Brincadeiras populares de origem indigena

Artes cênicas / dança indígena

A vivência das brincadeiras populares foram pensadas para o público infantil e as propostas vêm com o propósito de ensinar a cultura indígena através das brincadeiras que contêm elementos da natureza, histórias e seres da floresta. O grupo de artes Dyroá Bayá foi formado em 2002 por Severiano Kedasery, da etnia Tariano, e Ermelinda Yepário, da etnia Tukano. Desde 2019 vêm atuando na cidade de São Paulo e em alguns municípios do estado.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 08/04 às 16h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Vivência de cantos sagrados e de festa indígena

Música / dança

Ensinar os cantos sagrados é uma dádiva, cantar as canções de festa junto com os per’kasãs (não indígenas) é uma alegria, e em cada coração indígena que carrega esses conhecimentos têm uma missão de levar à comunhão espiritual através dessas melodias sagradas. Todos esses conhecimentos serão partilhados de forma tradicional. O grupo de artes Dyroá Bayá foi formado em 2002 por Severiano Kedasery, da etnia Tariano, e Ermelinda Yepário, da etnia Tukano, e têm origem em Iauaretê, no Amazonas. Desde 2019 vem atuando na cidade de São Paulo e em alguns municípios do estado.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 15/04 às 16h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Grupo Partideiros do Maria Zélia

Música

A Comunidade Samba do Maria Zélia foi criada através de amigos que sempre se reuniam no Espaço de Lazer da Vila Maria Zélia, sempre com uma roda de samba. Hoje, com 14 anos de existência e resistência, recebe mensalmente grandes músicos, sambistas, compositores e instrumentistas de toda parte do Brasil. Partideiros do Maria Zélia homenageiam ícones do samba, como Royce do Cavaco, Sombinha, Claudinho de Oliveira, Yara Rocha, Naninha, Luizinho SP, Marquinho Sathan, Klébão e Só Preto Sem Preconceito.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 16/04 às 18h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

POP

Teatro infantil

O espetáculo inventa e reinventa a Pop Art dentro do universo infantil, envolvendo as técnicas de dança, música, artes plásticas e animação de objetos e bonecos. No POP, o cotidiano da vida de uma dona de casa: um simples ato de ir ao mercado, adquirir uma roupa ou assistir TV se transforma em situações divertidas onde personagens, produtos e embalagens dialogam com o mundo da publicidade e da moda.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 20/04 às 16h. 45 minutos. Livre. Gratuito.

 

O Guerreiro e o Curupira

Cultura tradicional indígena

História indígena que narra a vontade de um guerreiro ganhar o respeito do seu povo. Para isso acontecer, ele decide sequestrar o filhote de Curupira, mas as coisas não saem conforme o planejado, resultando numa grande aventura e aprendizado para ele e para o povo tukano que mora nas margens do rio Tiquién. no Amazonas. Por Dyroá Bayá.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 22/04 às 16h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

A Náusea

Teatro

A mulher de vida aerada, Doroteia, retorna à casa de suas parentes distantes em busca da remissão de seus pecados após a morte de seu filho. Uma casa sem quartos, só de salas, onde não entra um homem há 20 anos. O retorno acontece no mesmo dia em que Dona Flávia, a mais velha e feia da família, casará sua filha, nascida morta e de 5 meses, Maria das Dores, com seu noivo invisível. Dramas familiares, moralidade, desejo, bonitas (des)abotoadas, jarro, chagas. Dentro da Farsa, o trágico. Do trágico, o cômico. Do cômico, o absurdo.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 22/04 às 20h. 60 minutos. +14 anos.

 

Vivência Teatralidade Indígena

Teatro

Nesta vivência, os participantes aprendem o modo de fazer o teatro do grupo em palcos, mas também mostrando possibilidades de como usar essas técnicas milenares em diferentes momentos do seu dia a dia. Mas sempre trazendo o foco para o modo de fazer o teatro, baseado nos corpos ancestrais que eram usados em momentos ritualísticos. Por grupo de artes Dyroá Bayá.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 23/04 às 15h. 120 minutos. +14 anos.

 

América

Teatro

Três artistas circenses contam a história de Karl, um garoto de 15 anos que é mandado da Europa para Nova York pelos pais por ter engravidado a empregada da família.

Karl se vê condicionado ao ambiente em que vive. Aqueles que o cercam representam agora a sua sociedade e, diante desses personagens, ocorrem choques de personalidades.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 23/04 às 19h. 60 minutos. +10 anos. Gratuito.

 

Vivência de Danças Indígenas do Rio Negro

Dança

Vivências de Danças Indígenas do Alto Rio Negro oferece aos participantes um momento de encontro com a sua ancestralidade através dos movimentos de danças. Esses passos foram ensinados pelo próprio Yurupari, o Deus da Música, que ensina a levar o corpo de volta ao nosso lugar de origem para o encontro com o ancestral. Danças de festas e sagradas e coreografias sobre a importância de viver em comunidade. Por Dyroá Bayá.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 29/04 às 16h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Souto MC

Música

Caroline Souto tem quase 10 anos de rap. Com 25 de vida, a MC nascida na Penha, zona leste paulistana, teve seu primeiro contato com o hip hop logo na infância. Criada em Itaquaquecetuba, grande São Paulo, sempre ouviu rap e samba por conta de sua família, extremamente movida à música. A primeira música gravada por ela foi Redenção, mas foi com as rimas agressivas e técnicas de Psicosouto que a artista fincou suas raízes e criou sua marca.

| Centro Cultural Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 29/04 às 20h. 60 minutos. +12 anos. Gratuito.

 

Vivência de Grafismo

Artes manuais

Muitos não sabem que os povos indígenas do Brasil atualmente falam 160 línguas diferentes; Essas escritas não são baseadas em vogais e nem em alfabetos, mas sim com formas geométricas ou traços como forma de comunicação entre famílias. Nesta vivência, o grupo de artes Dyroá Bayá vai presentear o público com essas ricas histórias.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 30/04 às 15h. 90 minutos. Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO CULTURAL SANTO AMARO

 

Abril pra Dança

Fênix - Onde nascem os sonhos - Clarin Cia de Dança

A nova obra da Clarin Cia de Dança vem a partir de uma frase dita sobre o espetáculo “ou 9 ou 80”: “Todo espetáculo periférico fala sobre tristeza e sempre envolve morte”. A companhia, mesmo tendo plena consciência de que os temas abordados são necessários, políticos e reflexos da sociedade, tomou essa frase como uma provocação para se pensar na próxima obra de passinho/funk da Clarin Cia de Dança, que possui um elenco 100% periférico e em sua maioria preto,

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 05/04 às 15h. Livre. Gratuito.

 

Água em Mim e MAR

Dança

As performances Água em Mim, interpretada por Monica Aduni, e MAR - Sobre o Derramamento Cotidiano, interpretado por Verônica Santos, desenvolvem um encontro entre duas linguagens, escritas e cênicas. No palco, o público presencia questões como as diásporas, re-territorializações, nascimentos e renascimentos de forma poética. Os dois trabalhos dialogam entre si e possibilitam o encontro entre formas, estéticas, técnicas, linguagens semelhantes e distintas, que não se distanciam, e podem se fortalecer. São duas performances solos com trilhas sonoras criadas especialmente para as obras. Ambas são seguidas de um bate-papo sobre as temáticas abordadas.

| Centro Cultural Santo Amaro - Deck. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 08/04 às 17h. 60 minutos. +14 anos. Gratuito.

 

Uma Mala para Dois Palhaços

Teatro / circo

O espetáculo uma mala para dois palhaços foi criado a partir das inquietações dos artistas Jackson Gleizer, Gabriela Lima e John Robert; uma forma de dar continuidade às pesquisas cênicas mesmo em tempos de pandemia, unindo teatro, música e contação de histórias com a intenção de exercitar criatividade, imaginação, expressividade e musicalidade, ressignificando objetos domésticos e revisitando clássicos da literatura com temas como colorismo e bullying. O intuito é despertar o gosto pela arte e pela leitura. Este projeto é composto por quatro contos populares, com livre adaptação.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 08/04 às 15h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

A Pena de Wilde

Teatro

O espetáculo inicia com um singelo chá inglês com biscoitos amanteigados, feitos pelo próprio artista a partir da receita de sua avó. Mas o público está ali para compartilhar um momento íntimo com o ator Ailton Guedes, que prepara tudo no intuito de abrir publicamente algo pessoal que, há 20 anos, transformou seu modo de ser e de sentir o mundo para sempre. O público acompanha a saga desse artista nascido em Santos e que ainda na adolescência se apaixona por Oscar Wilde, e que na vida adulta – após um fato trágico - resolve partir para Inglaterra em busca de perdão. Neste monólogo de autoficção, o ator mistura vida real e ficção, com base no legado wildeano.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 13/04 às 20h. 60 minutos. +16 anos. Gratuito.

 

Núpcias de Morte - O Rito

Teatro

Espetáculo de teatro performático ritualístico que faz uso da imagem audiovisual na busca de estabelecer uma relação direta com o momento da cena, buscando criar uma experiência de sobreposição entre o mito como imagem arquetípica e o mito como experiência cênica. Performático, utiliza-se de tarefas impostas: a psiquê pela deusa Afrodite como momentos no desenvolvimento da mulher – uma das representantes do feminino – na busca de sua totalidade, que inclui o desenvolvimento do masculino em si mesma. E também da importância de refletirmos sobre o reconhecimento das representações do feminino no homem, propondo uma ressignificação do universo feminino e masculino propiciados pelo encontro com Eros – o desejo, o amor.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 14 e 15/04. Sexta, às 20h, e sábado, às 19h. 60 minutos. +14 anos. Gratuito.

 

Bambaquerê

Dança

Bambaquerê aborda e convida o público a refletir sobre a infância através da dança contemporânea e das danças tradicionais/clássicas brasileiras, mesclando em sua composição sonora uma viagem entre o erudito e o popular, seja também em sua cenografia e iluminação. Dança que acaba em confusão, abordando o desenvolvimento motor como processo de formação infantil em seus padrões sociais, familiares e lúdicos. A representação da temática “infância”, para a coreografia é feita pelo diálogo de brincadeiras e jogos de criança

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 19/04 às 15h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

As Aventuras da Palhaça Testuda

Circo

Espetáculo interativo que engloba múltiplas linguagens artísticas, como teatro, humor, palhaçaria, narração de histórias, brincadeiras, música, oficina de brinquedos e adivinhações. Testuda é uma palhaça divertida, criativa e curiosa que ultimamente tem se sentido sozinha e entediada, pois não encontra mais amigos interessados em brincar. Ela acredita que eles estão sendo abduzidos, hipnotizados pelas telas dos celulares, computadores, tablets e TVs, entre outros. Inquieta com essa situação, utiliza da sua esperteza e criatividade para se divertir e descobre um mundo de possibilidades.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 29/04 às 15h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Radicalizando na Quebrada

Dança

Workshop ministrado pelo Grupo Radical Dance, formado nas quebradas do extremo sul de São Paulo, e apresenta temas artísticos e culturais com o intuito de fomentar a cultura das periferias. O evento traz a teoria e prática dos ritmos periféricos de forma interativa, com rap, hip-hop e funk, entre outros.

| Centro Cultural Santo Amaro - Saguão. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 12/04 às 15h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

 

Rodrigo Borges e Ian Guedes

Música

Neste espetáculo desfilam clássicos do Clube da Esquina e composições próprias dos artistas. Os arranjos para violão de aço, guitarra e voz demonstram modernidade, recriando a atmosfera de alguns dos maiores sucessos da música mineira, como Um Girassol do Seu Cabelo, Rua Ramalhete, Clube da Esquina n.2, Trem Azul, Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, Maria Maria, Qualquer Palavra, Para Lennon e McCartney, Vento de Maio.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 01/04 às 19h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Jazz Café - Degustação Café

Música / Jazz / Degustação

Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 02/04 às 11h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Michael Walker

Música

O músico e professor premiado, pioneiro de legado britânico Michael Walker, natural de Liverpool, circula em São Paulo o Movimento de Música Livre, abrangendo sua música autoral inclusiva e na pluralidade que transforma todas as idades e gêneros. Traz para São Paulo a sonoridade da criação musical e formação cultural de Liverpool, de toda a Inglaterra e de todo Reino Unido. Michael Walker é recém-premiado no Hero Awards 2022 na Inglaterra. Michael Walker é cantor e violonista, natural de Liverpool, Reino Unido. Ao lado de seu repertório de versões, ele possui legado de canções autorais. Suas principais influências musicais são The Beatles, Leonard Cohen, The Smiths, The Stone Roses, Coldplay e Bob Dylan, entre outros.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 02/04 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Menina Pássara

Contação de Histórias

Inspiradas no livro O Grito da Gaivota, da escritora surda francesa Emmanuelle Laborit, o grupo êBA criou esta aventura, onde som e silêncio dialogam para a construção de um momento lúdico, cheio de brincadeiras, sons e recursos visuais para quem ouve com os ouvidos e com os olhos também. O espetáculo, narrado em português e Língua Brasileira de Sinais, é protagonizado por uma artista surda.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 13/04 às 14h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Jairo Pereira

Música

Jairo Pereira, vocalista e fundador da banda Aláfia, volta aos palcos com o seu terceiro trabalho solo. Depois do hiato criado pela pandemia, apresenta o álbum-visual Monocromático (2022), resultado dos tempos de isolamento e suas intensas reflexões e afetos. O disco faz um retorno às suas raízes musicais, através do rap como espaço para o expressar afetos. Jairo transforma tudo em música, poesia e antídoto para os dias de hoje, com letras que falam também de amor e esperança. O show Monocromático reúne cinco músicos da cena paulistana que, juntamente com o DJ, dão a tônica dançante do espetáculo, embalado pelos vocais de Jairo Pereira e Marina Affarez.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 14/04 às 19h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Brasilidades Muito Prazer As Iyálódes

Música

O espetáculo materializa a herança musical e a contribuição da mulher negra na música preta brasileira. As Iyálódes representam uma confraria de mulheres negras que resgata o coletivo e que canta outras mulheres negras, um canto-manifesto protagonizado pela fala feminina. O espetáculo é entrecortado por narrativas ora poéticas ora combativas.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 15/09 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Cálice Coletivo Mariás

Circo

Cinco mulheres em cena promovem este trabalho que transita entre circo, dança e música, com momentos firmes, intensos e ao mesmo tempo gentis. Por meio de números em altura, equilibrismo e força, suas performances são guiadas pela pulsação do toque do tambor, gerando um clima de maravilhamento em todos os presentes.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 16/04 às 14h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Vitor Casagrande e Lucas Arantes

Música

Vitor Casagrande e Lucas Arantes apresentam o álbum Um Daqui, Um de Lá, feito em parceria e lançado em 2022. Acompanhados pelo piano de Paulinho Leme, os músicos mostram as composições autorais e clássicos do choro em arranjos próprios.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 23/04 às 11h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

O Que em Mim Ficou: Histórias de Vô e de Vó

Contação de Histórias

Novo projeto de contação de histórias do Coletivo Sementes. O grupo desenvolveu pesquisas sobre as ancestralidades de seus e suas integrantes e coletou histórias de diferentes lugares do Brasil que seus avôs e avós contavam ou seguem contando. A partir daí criou seis histórias inéditas para crianças, sensíveis e divertidas, que também são compostas por músicas inéditas, com caráter biográfico e, ao mesmo tempo, ficcional.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 27/04 às 15h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Circuito Municipal de Cultura | Provavelmente Saramago

Teatro

Solo cuja trama gira em torno de um ator que, depois de ser preterido num casting para um filme sobre Saramago, resolve montar um espetáculo de teatro no qual, ao mesmo tempo em que revela a sua decepção com o cinema, partilha com o público as suas interpretações sobre a vida e obra de Saramago, bem como rascunhos de encenações em torno de alguns dos seus romances. A cada nova tentativa de adaptação cênica, o ator revê-se nas suas ideias e tramas, cruzando ficção e realidade num labiríntico jogo de espelhos.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 28/04 às 19h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Circuito Municipal de Cultura | Quando Acordei, O Circo já Tinha Ido Embora

Circo

O espetáculo trata das memórias de infância, recheado de números circenses de acrobacia, aéreos, malabares e palhaçaria. Revive as lembranças dos circos brasileiros e é embalado por músicas autorais tocadas ao vivo.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 30/04 às 14h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Circuito Municipal de Cultura | Chá Comigo

Circo

A excêntrica cozinheira Nina chega em sua casa após compras no mercado. Sua cozinha não tem teto. Nem paredes. É completamente aberta. Dessa maneira, todos que estão em volta acompanham os momentos de arrumação e brincadeira desse espaço. Nina cozinha batatas e para mexer melhor a panela, faz malabarismos com os alimentos e conchas de sopa. Enquanto o alimento não fica pronto, convida alguém para tomar um chá. Um verdadeiro Chá Comigo, pois além de brindarem com suas xícaras, brinca e interage ativamente com o convidado especial. E por aí segue o espetáculo.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 30/04 às 16h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

 

Conto da Iara

Literatura

Em O Conto da Iara, um grupo de aventureiras viaja em busca do conto da sereia. E encontram a lenda da Sereia do Brasil, no Norte de Bumba Meu Boi do povo Guarani nos encontros do Rio Amazonas.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 04/04 às 14h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Circuito Municipal de Cultura | Monotrux

Circo

O espetáculo nasceu em 2018 através de pesquisas envolvendo circo de rua e máscaras cômicas. Wandré Gouveia é ator circense e Idealizador do Circo de Québra, além de pesquisador de teatro físico. Fernando Martins é coordenador e diretor do Centro de Pesquisa da Máscara. Primeiro trabalho realizado pela cia, visa explorar como se dão as gags, números e habilidades circenses dentro desta narrativa, com a aventura de um palhaço andarilho em um cenário pós-apocalíptico low-tech em busca de vida.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 06/04 às 14h. 45 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Nega Tana

Dança

Roseane Maria da Silva, ou Professora Nega Tana, é capoeirista e arte educadora. Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul. Ingressou na capoeira em 2001 e desde 2007 atua voluntariamente como educadora social dando aulas de capoeira e danças populares. Apresenta suas habilidades no CFCCT.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 08/04 às 19h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Mundo da Boneca Juquita

Teatro

A boneca Juquita se encontra na sua melhor versão. Em seu mundo, teatro, histórias, brincadeiras, música e magia. Para pais e filhos embarcarem na sua viagem.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 11/04 às 14h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Baile Pop

Música

O Baile Pop LGBTQIA+ é um evento periódico e mensal no formato pop, com objetivo de propiciar momento de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar, por meio da música, a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 14/04 às 19h. 180 minutos. +16 anos. Gratuito.

 

Voltando a Ser Criança - Domingo no Parque

Múltiplas linguagens

Projeto que une um leque de atrações culturais, educacionais e desportivas, oferecidas pelo na área do parque do CFCCT. Atividades como oficinas, gincanas, brincadeiras tradicionais e intervenções artísticas, todas acontecendo simultaneamente.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Parque. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 23/04 às 13h. 300 minutos. Livre. Gratuito.

 

De Férias com Omar

Circo

O espetáculo tem como ponto central duas questões: a importância de qualquer atividade criativa independentemente de sua relevância midiática e o cuidado que as pessoas, principalmente as crianças, devem ter ao se relacionarem com o mar. Tudo sendo apresentado com humor e por meio de ferramenta pedagógica.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 25/04 às 14h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Baile Black 80’s

Música

Baile Black 80's é movimento, uma forma de resgate musical, com DJs, grafiteiros, dança e muito groove. O objetivo é evidenciar e buscar soluções para os problemas existentes da sociedade atual, como preconceito e racismo através do hip hop e da black music.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 28/04 às 19h. 300 minutos. Livre. Gratuito.

 

Festival Mulheres do Funk

Música

O objetivo do festival é realizar 2 (dois) dias de ações culturais em prol da cultura funk, desde exibição de filmes com a temática funk até shows de grandes artistas da cena local da Cidade Tiradentes.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Área do Circo. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 29 e 30/04, das 09h às 22h. 780 minutos. Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

 

Pedreira

Dança

O projeto Pedreira! Surgiu em 2019 como pesquisa de criação para um espetáculo cênico protagonizado pelo ator e dançarino Kleber Lourenço. Partiu do desejo de construir um manifesto dançado sobre existências e ancestralidade evocadas simbolicamente pelo pluriverso das corporeidades negras. O movimento aciona a memória do corpo que é ao mesmo tempo pessoal e coletiva, provocando percepções limiares entre tempo e espaço. Espiral e pedra. A mitopoética de Xangô é ponto de partida para uma releitura simbólica que tematiza a relação do homem com o território: a cidade, a natureza e sua luta por justiça.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 01/04 às 19h. 50 minutos. +12 anos. Gratuito.

 

Abril pra Dança

Theatrical Breakin - Iron Skulls Co.

Esta vivência em dança mostra a evolução técnica da linguagem do coletivo. Para isso, trabalham-se os aspectos fundamentais nos quais o coletivo se baseia para encontrar sua identidade e desenvolver assim ferramentas que ajudem a entender o borramento das fronteiras territoriais por onde o grupo transita. Desta maneira nos situamos em um espaço de encontro entre danças urbanas, contemporânea, butoh e artes marciais. Assim, esta forma de trabalhar nos facilitará achar o lugar para abordar nossa prática em aspectos como: dissociação e coordenação, trabalho de chão, acrobacias, interpretação e a relação com o grupo através de exercícios de parceria. Quebrar os limites da coreografia convencional. Trabalho sobre a metodologia de criação instantânea coletiva (hierarquia horizontal), principalmente quando se trata de compor, independentemente da técnica ou habilidade do indivíduo, mas estética no nível do grupo.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 10/04 às 14h. 180 minutos. Livre. Gratuito. Vagas disponíveis: 30.

 

Água em Mim e Mar - Sobre o derramamento cotidiano.

Dança

As performances Água em Mim, interpretado por Mônica Aduni e MAR - Sobre o derramamento cotidiano, interpretado por Verônica Santos, desenvolvem um encontro entre duas linguagens, escritas e cênicas. No palco, o público presencia questões como as diásporas, re-territorializações, nascimentos e renascimentos de forma poética. Os dois trabalhos dialogam entre si e possibilitam o encontro entre formas, estéticas, técnicas, linguagens semelhantes e distintas, que não se distanciam, e podem se fortalecer. São duas performances solos de dança contemporânea com trilhas sonoras criadas especialmente para as obras. Ambas são seguidas de um bate-papo sobre as temáticas abordadas.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 15/04 às 19h. 90 minutos. +12 anos. Gratuito.

 

Cia Cambona - Dançando os Orixás, Cantando pro Santo

Espetáculo de Dança

Dançando os Orixás Cantando pro Santo entrega técnica e potência, representando à sua maneira a guerra, a justiça, o impulso, a ginga, o cuidado e a comunhão como elementos fundamentais para construção da cultura de reexistência das camadas populares. Vem como confronto através da linguagem artística, ao projeto político-civilizatório, estrutural do Estado Brasileiro. O principal elemento é a dança afro-brasileira fundamentada na mitologia dos Orixás, colocando em diálogo movimentos ancestrais e contemporâneos.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 15 e 16/04. Sábado, às 21h, e domingo, às 18h. 50 minutos. +12 anos. Gratuito.

 

Um dia a gente se mete à besta pra fazer uma massa

Dança

A perspectiva das trajetórias, das ruas, dos títulos, faróis, o sinal fechado, os que ali estão, quem, o reconhecimento das idades, as profissões, os “bicos”, o pensamento acerca da escolaridade, que também atravessa as mais velhas, o olhar para essas fases, a não alfabetização, a construção, concreto, o trampo tão comum na periferia, pedreiros, o jovem que acompanha, e a discussão, reflexão e memórias de futuro se presentificando na criação sobre os rostos, nossos rostos, rostos de mãe, rostos de vó, rostos de pai, rostos de nós às margens e “um dia a gente se mete a besta para fazer uma massa”. A ideia de massa para o concreto, a massa de população, a ideia de massa à não valorização.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 21 e 22/04 às 19h. 60 minutos. +12 anos. Gratuito.

 

 

| CENTRO CULTURAL OLIDO

 

Vingança Voyer

Teatro

Um grupo de mulheres elabora uma vingança contra funcionários e o dono de um bar onde uma delas foi abusada. Munidas de microfones e disfarçadas, elas buscam seduzir esses homens para conseguir realizar o plano que arquitetaram, se comunicando por escutas. Em uma imersão na vida noturna do centro da cidade, o espetáculo convida os espectadores a agirem como infiltrados em uma trama vertiginosa de vingança e sexualidade.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01/04 a 07/05 às 17h. Livre. Gratuito.

 

Sagrado Seja o Caos

Dança

Sagrado Seja o Caos surge do desejo de pensar, pesquisar e criar uma poética que contemple o fazer presente da desordem, potencializando o poder do corpo feminino em cena, bem como do corpo redemoinho, esse que nunca para, que dialoga e movimenta o fluxo das relações, enxergando nesse contexto a dicotomia entre o ser e o estar.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01 e 02/04. Sábado, às 17h, e domingo, às 16h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Fênix - Onde nascem os sonhos - Clarin Cia de Dança

Dança

A nova obra da Clarin Cia de Dança vem a partir de uma frase dita sobre o espetáculo “ou 9 ou 80”: “Todo espetáculo periférico fala sobre tristeza e sempre envolve morte”. A companhia, mesmo tendo plena consciência de que os temas abordados são necessários, políticos e reflexos da sociedade, tomou essa frase como uma provocação para se pensar na próxima obra de passinho/funk da cia, que possui elenco 100% periférico e em sua maioria preto.

| Centro Cultural Olido - Sala Paissandu. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 06/04 às 19h. 50 minutos. Livre. Gratuito.

 

Abril pra Dança | O Levante Ainda Não Terminou

Dança

Com estreia em setembro de 2022 no Festival Mirada, a coletivA Ocupação provoca neste novo espetáculo uma nova urgência: a transfiguração de nossos corpos em seres de diferentes tempos e cosmologias. Em um momento de catástrofes de mundos, os performers criam e produzem uma erupção de corpos e formas de presença, em uma cena trans-tecnológica, de festa e guerra, feitiçaria e subversão, e através de uma dramaturgia coletiva com dança, música e artes visuais. Erupção é uma ficção científica onde o presente, o passado, o futuro e as forças ancestrais da natureza estão em cena.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 07 a 09/04. Sábado, às 19h, e domingo, às 16h. 60 minutos. +14 anos. Gratuito.

 

Provavelmente Saramago

Teatro

Provavelmente Saramago é um solo cuja trama gira em torno de um ator que, depois de ser preterido num casting para um filme (ficcionado) sobre Saramago, resolve montar um espetáculo de teatro no qual, ao mesmo tempo que revela a sua decepção com o cinema, partilha com o público as suas interpretações sobre a vida e obra de Saramago, bem como rascunhos de encenações em torno de alguns dos seus romances. A cada nova tentativa de adaptação cênica, o ator revê-se nas suas ideias e tramas, cruzando ficção e realidade num labiríntico jogo de espelhos.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 13/04 às 19h. 75 minutos. +14 anos.

 

Michael Walker

Música

Michael Benjamin Walker é cantor e violonista natural de Liverpool, Inglaterra, Reino Unido. Ao iniciar na música em 2006 com seu irmão, Jonny Walker, tornou-se o principal músico profissional, pioneiro e ativista representante de legado musical e fundador do Movimento Busking (palavra origem do espanhol buscare) nas ruas e palcos do Reino Unido há mais de 17 anos.

| Centro Cultural Olido - Corredor. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 14/04 às 19h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Ayiosha Show

Música

Ayiosha é atriz e cantora e a combinação dessas linguagens é o carro chefe de sua pesquisa como artista, não só como intérprete, mas na conexão entre o teatro e a música. A cantora vem aprimorando sua pesquisa desde 2013, quando fazia releituras de canções de rap, transformando o arranjo e dando ênfase às letras de forma interpretativa, com a intenção de explicitar as narrativas já criadas pelos compositores.

| Centro Cultural Olido - Vitrine Multimídia. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 14/04 às 18h. 180 minutos. Livre. Gratuito.

 

Monna Brutal

Música

Monna Brutal fará um show com sua última produção musical , Atravessamento. Produzido em parceria com Fre3lex e Z-Rock e produção executiva da Noiznaprod, o trabalho autoral traz a essência do boom bap, batida clássica do rap, além de todas suas vivências nas periferias de São Paulo.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 20/04 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Voro'pi-plataforma de arte e educação indígena em movimento

Artes visuais

A programação da Voro´pi- Plataforma de arte e educação indígena em movimento leva à Galeria Olido atividades que giram em torno dos saberes, da produção artística e dos processos formativos indígenas, constituindo este um território de trocas educativas que adotam a arte e intervenções educacionais como disparadores para reconhecer protagonismos indígenas.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 21 a 30/04 a partir das 13h. Livre.

 

Abril pra Dança | Caminho da Seda - Raça Cia. de Dança

Dança

O espetáculo transporta o público para a ponte que une o Oriente e o Ocidente na rota da seda e iguala corpos e gêneros. Os mais de 400 metros de tecido em cena revelam uma obra atemporal, que ganha novos contornos nesta remontagem dançada pelo atual e jovem elenco da Raça Cia. de Dança.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 27/04 às 19h. 35 minutos. Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

 

Dia de Palhaço

Teatro

O espetáculo Dia de Palhaço expõe, em um teatro para toda a família, as belezas e dificuldades de se viver de arte. A história começa com dois palhaços, Katy e Lorota, acabando um mês longo de apresentações, só que o tão aguardado descanso é interrompido pela longa lista de afazeres do dia a dia. O espetáculo propõe uma reflexão de como é trabalhoso viver de arte e como os artistas superam, ou não, essas dificuldades através de muito esforço e amor pelo que fazem.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 02/04 às 14h. 50 minutos. Livre. Gratuito.

 

Azul Petróleo - Iron Skulls Co.

Dança

Em repetidos momentos da história da evolução humana, ou melhor, da involução, as pessoas percebem que foram auto-domesticadas. Azul Petróleo é uma busca pelo instinto onde assiste-se a uma reflexão sobre como a participação em um grupo afeta a expressão da natureza humana individual. Através de uma linguagem de movimento que transita entre danças urbanas e contemporâneas; são apresentadas questões que têm pertencido à natureza humana para ao longo de sua existência:

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 07 a 09/04. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. 65 minutos. +12 anos. Gratuito.

 

Comédia Sentada apresenta Tá Todo Mundo Rindo?

Stand-up

O grupo Comédia Sentada nasce da união de comediantes com deficiência, que hoje, invisíveis à sociedade e ao cenário artístico, apresentam o seu 1º espetáculo de comédia no qual contam, com muito humor e interatividade com o público, a forma preconceituosa que a sociedade encara e trata a pessoa com deficiência.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 20/04 às 19h. 80 minutos. +18 anos. Gratuito.

 

Monotrux

Teatro

Petúnio é um andarilho que leva consigo apenas um carrinho repleto de cacarecos tecnológicos que recolhe pelo caminho. Deles, sozinho, fez uma máquina sonora que busca captar algum sinal longe do pequeno universo onde vive. Enquanto tenta se comunicar com o mundo exterior, é surpreendido com a descoberta de um novo ser. Agora ele precisará cuidar dessa criatura e ensiná-la (aprendendo) a conviver com o outro. O espetáculo mistura comicidade física, música, equilibrismo e teatro de animação.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 29/04 às 16h. 41 minutos. Livre. Gratuito.

 

Adriana Moreira

Música

Na voz da cantora paulistana Adriana Moreira, o samba torna-se um manifesto musical potente, um grito, um aviso, lampejo forte e necessário, um alerta para se manter forte e unidos frente aos desafios da vida. Seu novo espetáculo conta com a direção musical de Allan Abbadia e apresenta um repertório composto por obras inéditas que serão gravadas em seu terceiro álbum, Roda, já em fase de criação.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 29/04 às 20h. 60 minutos. Livre. Gratuito.

 

Abril pra Dança | DanceAbility - Dança Sem Fronteiras

A Cia. trabalha com a metodologia do DanceAbility com dinâmicas de improvisação com o foco no potencial de todos os participantes, na criatividade e igualdade. A DanceAbility é um método de dança contemporâneo criado pelo norte americano Alito Alessi em 1987 nos EUA, baseado no respeito mútuo entre todos os participantes e a capacidade única e individual de cada um mover e dançar. Ele acredita que todas as pessoas devem ter a oportunidade de se expressar através da dança independentemente de seu nível de habilidades. A filosofia da DanceAbility é de que todas as pessoas podem dançar sem isolar ninguém, e as condições físicas ou cognitivas das pessoas não são um problema. “Isolamento e separação são os problemas a serem resolvidos, e a DanceAbility faz exatamente isso”, diz Alito Alessi.

| Centro Cultural Vila Formosa. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 30/04 às 16h. Livre. Gratuito.

 

Fêmea

Espetáculo de teatro gestual que apresenta cenas curtas e imagéticas. As situações são construídas através de corpos femininos, da relação desses corpos com o espaço doméstico e da musicalidade confluente às movimentações e narrativas. As cenas elucidam violências cotidianas a que estão submetidas tantas mulheres em nossa sociedade e investigam quais aspectos são entendidos como determinantes do que é ser mulher em nossa cultura. Os elementos postos em cena trazem perspectivas possíveis da mulher sobre as situações em que é posta e isto, aos poucos, conduz as histórias pessoais para processos emancipatórios interdependentes.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 30/04 às 19h. 70 minutos. Livre.