Programação de Março - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Hip Hop Ancestralidade com Bruno Byl - Artes Visuais

O evento vai ser realizado em um final de semana com graffitis na Casa de Cultura de Hip Hop Leste, e artes em referências a personalidades negras do território e povos originários.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 01/03 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Blocos dos Bichos - Dança

O Bloquinho dos Bichos convida todos a se aventurarem em um cortejo carnavalesco, no meio da selva de pedra! Destacando a importância da preservação da fauna, a magia da natureza vai encantar nossos pequenos foliões com direito a pintura facial e caracterização exclusiva, relembrando a infância com muita música, animação e ritmo da melhor época do ano!

| Casa de Cultura São Rafael. 02/03 às 14h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Du Conceito - Música

O grupo Du Conceito se reinventou em 2020 trabalhando em seu novo álbum, criando projetos para lançamentos musicais e fazendo apresentações online através de lives nas plataformas digitais. A apresentação traz a realidade das periferias de São Paulo, incentivando a cultura, a reflexão e o conhecimento com letras que identificam que o Hip Hop vive e que o Rap Nacional salva vidas, além de contar a história do grupo e sua trajetória.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 03/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Kelly Neriah e convidado - Música

Abertura com introdução do DJ Chefão, 30 minutos seguidos de apresentação solo da artista Kelly Neriah, chamada do convidado e encerramento dos 55 aos 60 minutos de apresentação do DJ.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 04/03 às 14h. Livre. Grátis.60 minutos.

 

Tinna Rios - Música

Tinna fala sobre vivências de uma mulher preta, uma conversa para elevar a autoestima de mulheres que ainda não entenderam seu valor e ações afirmativas que as tornam mais empoderadas.

| Casa de Cultura Brasilândia. 04/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bloco Afro Carnavalesco Filhas da Mãe África - Música

Mulheres percussionistas que trazem o ritmo de carnaval, uma fantástica bateria. O Bloco Afro Carnavalesco Filhas da Mãe África tem o objetivo de realizar estudo sobre algumas das principais manifestações culturais existentes no Brasil para que possam compreender de forma prática e sintetizada a importância de preservar as heranças culturais criadas pelos nossos ancestrais da diáspora africana.

| Casa de Cultura São Miguel. 04/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mulheres em Cena com Sonia Bischain - Debate

Sonia Bischain, escritora, fotógrafa e designer; moradora da Vila Penteado, distrito de Brasilândia, Zona Norte de SP, por mais de 60 anos; ativista de movimentos sociais desde os anos 70 e uma das organizadoras do Sarau da Brasa, desde a sua fundação em 2008, fará uma reflexão, em uma palestra/bate-papo, sobre a importância da valorização do papel da mulher na sociedade em que vivemos; a atuação das mulheres no campo das artes, e a importância da atuação e engajamento dessas mulheres do Distrito Brasilândia, em suas lutas históricas por melhorias no bairro.

| Casa de Cultura Brasilândia. 04/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Z'África Brasil - Música

Formado por Zuluz'África, Gaspar e o Pitchó em 1995, o grupo Z'Africa Brasil é conhecido por sua originalidade e criatividade musical. Com isso, se posicionaram ao lado dos maiores grupos de rap no Brasil, trabalhando os elementos da cultura Hip Hop, na militância do movimento cultural. O talento os levou a romper fronteiras, preconceitos musicais e regionais, e a trabalhar com músicos de outros estilos em outros países

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 04/03 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cordão da Dona Micaela - Cultura Popular e Tradicional

O Cordão Carnavalesco Dona Micaela traz uma performance única e envolvente apresentando um repertório próprio de músicas e batuques que falam da história da parteira negra Dona Micaela Vieira, celebrando os conhecimentos ancestrais do partejar, da doulagem e cuidados com as mulheres gestantes, bebês e crianças.

| Casa de Cultura São Miguel. 04/03 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Palestra: Ginecologia Natural com Lari Agostini - Vivência

Esta vivência especialmente para mulheres, vai abordar questões sobre como tratar e acompanhar os ciclos naturais reconhecendo cada fase do mês das mulheres. Com dicas sobre alimentação, remédios naturais, exercícios físicos e etc. Lari Agostini é pioneira e inovadora em saúde menstrual e reprodutiva no ambiente de trabalho, assim mapeando indicadores de saúde, desenvolvendo e implementando soluções ágeis para que a menstruação não seja uma barreira para as pessoas e nem para os negócios.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 04/03 às 16h. 14 anos. Grátis. 80 minutos.

 

Batalha do Creedooo com Slam - Sarau

O Slam acontece formando um júri popular com o público presente, o espaço é aberto para quem quiser participar, sem precisar de inscrição prévia e os poetas que querem atuar na batalha se inscrevem. Então, é dado o sinal para o início da leitura com um salve geral, os poetas que tem até 3 minutos para fazer a leitura de um poema, autoral, exprimindo performance, cadência e ritmo próprio em um exercício, envolvendo o corpo, a voz e a mente.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 04/03 às 17h. Livre. Grátis. 200 minutos.

 

Uma Luisa Pessoa - Música

Esse projeto tem como objetivo proporcionar a visibilidade da artista trans “Uma Luiza Pessoa”, cantora e compositora que em suas letras busca relatar através da poética o dia a dia das pessoas trans em uma das cidades que mais as mata no mundo.

| Casa de Cultura Brasilândia. 04/03 às 17h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Butantã Rock com Refugiadas - Música

Refugiadas é uma banda formada por quatro amigas em meio ao caos pandêmico, na cidade de São Paulo. Com influências do punk 77, suas letras abordam temas como as tragédias e mazelas da humanidade, suas causas, consequências e quem lucra com isso.

A banda é formada por integrantes e ex-integrantes de bandas como Bellare, Menstruação Anárquika, Ratas Rabiosas, Anarkóticos, Cosmogonia, Cadillacs, Skassu e Ataque à Jugular.

| Casa de Cultura Butantã. 04/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Odisseia das Flores - Música

Odisseia das Flores mostra a força feminina através da linguagem Rap, as Mcs e compositoras trazem para o palco suas vivências e sua resistência de forma poética e expressiva. Comum a musicalidade que envolve a mistura de diferentes ritmos junto com o Rap, é o poder feminino invadindo com postura, beleza, charme e verdade. Odisseia também resgata músicas produzidas do seu primeiro álbum “As Palavras Voam” que percorreu por várias regiões do Brasil.

| Casa de Cultura São Mateus. 04/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Nine Company - Música

Nine Company é um grupo de Rap de São Mateus do bairro do Jardim 9 de Julho, na zona leste, fundado em março de 2020. O grupo apresentará o seu primeiro lançamento “Corte profundo" o também o ep lançado recentemente “Pronto pra Guerra" de dezembro de 2022.

| Casa de Cultura São Mateus. 04/03 às 18h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Revolução Materna - Sarau

O Sarau multilinguagens de Revolução Materna é um espaço livre para que as mães (principalmente dissidentes da norma) possam apresentar suas expressões artísticas e trocar com outras pessoas que entendam sua realidade. Traz sua cria, a arte pulsante dentro de você e bora criar essa revolução!

| Casa de Cultura Brasilândia. 04/03 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Luau LGBTQA+ com Roger Silper - Viado Show - Música

Um espetáculo desenvolvido no PJMC (Programa Jovem Monitor Cultural) com músicas autorais, Silper traz em suas letras muitas emoções. A partir da sua experiência quanto uma "Bixa Preta Periférica Feminino" traz reflexões e discute sobre esse tema que ainda é uma questão social.

Com muita dança, performance e emoção, o "show VIADO" foi desenvolvido no intuito de trazer representatividade para as "bixas pretas periféricas femininas/afeminadas" e também para artistas independentes, que assim como o artista Roger Silper passam por inseguranças e medos nesse processo de desenvolvimento tanto social quanto artístico!

| Casa de Cultura São Rafael. 04/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Essa gente que menstrua com Essa gente que - Teatro Adulto

Quatro artistas da palavra e do corpo narram inúmeras violências sofridas por mulheres através da poesia falada e de outras linguagens da literatura. O recital é um diálogo direto com o público, onde são levantados questionamentos em relação ao modelo de sociedade que temos, que é patriarcal e por sua vez, opressor para mulheres. Essa Gente que Menstrua propõe o desafio da reflexão e mudança de hábitos masculinos, para que mulheres sejam reconhecidas como seres humanos e não como o "outro do homem".

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 04/03 às 19h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Show Tambú - Luana Bayô - Música

Mulher negra, cantora, compositora e articuladora cultural, Luana Bayô, é uma artista múltipla que vem ganhando destaque na nova cena cultural, principalmente a partir do lançamento do seu disco "Tambú – uma homenagem aos batuques paulistas" e da releitura do disco "Quarto de Despejo" da escritora Carolina Maria de Jesus. Como fruto do seu trabalho, neste ano, a cantora foi indicada como "Cantora Revelação" ao Prêmio Profissionais da Música 2023.
Em 2021, lançou o mais recente trabalho “Tambú” um show de canções autorais e releituras que trazem como tema a espiritualidade, a magia, os feitiços, encantarias através de vissungos, sambas, jongos e outras músicas que fizeram e fazem parte da trajetória da cantora.

| Casa de Cultura São Miguel. 04/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Luau LGBTQA+ com Calêendula - Música

Calêendula é drag cantora, compositora, produtora, dançarina e performer. Leva seus espetáculos autorais por casas noturnas de São Paulo desde 2019, divulgando sua obra autoral e mesclando com covers, além de apresentar performances drag em diferentes festas.

Se formou em técnico de teatro em 2018, e desde então vem estudando o humor bufonesco como potência artística e coloca isso nas suas letras, coreografias, performances e caracterizações, fazendo sátiras e deboches (de forma lúdica e divertida) sobre o mundo moralista, conservador, “normativizado” e do universo dos tabus.

| Casa de Cultura São Rafael. 04/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau na Praça Pública - Sarau

O Projeto Sarau nas praças públicas visa valorizar a tradição e os fundamentos das várias manifestações a partir do conhecimento e a vivência com rodas de conversas, jongo, samba de roda, capoeira, batalhas de MC’s Poesias, teatro, música e dança.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 05/03 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Colorândia - Performance

O projeto Colorândia além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação através das artes visuais.

| Casa de Cultura São Rafael. 05/03 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

ÌYÁ - Carinho Amparo e Benção com Conjunto Sambiral - Dança

Entre muitos sentimentos nasce o trabalho ÌYÁ, um Samba de Partido Alto que com versos corpóreos vem homenagear e reverenciar suas ancestrais por meio de poéticas existentes entre a cultura hip hop, o samba, a música de improviso e suas relações com a ancestralidade negra no processo do fazer dança do jeito Sambrial.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 05/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bailão da Casarão com Dj Pacheco + Dj Fernando - Dança

O Bailão da Casarão acontece todo primeiro domingo de cada mês. Já tradicional na agenda da Vila Guilherme, o Bailão reúne amantes das danças de Salão e é dividido em dois ambientes, um com ritmos populares (forró, gafieira, zouk, entre outros) e outro com ritmos clássicos, como tango, bolero e outros.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 05/03 às 16h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

"Do mestre ao sol - Uma homenagem à família Madureira" com Bloco Arrianu Suasssunga - Música

O bem humorado Bloco Arrianu Suassunga que desfila no carnaval paulistano desde 2015, tem como proposta a irreverência e o humor, utilizando como base as danças, os ritmos e os cantos populares brasileiros em sua performance contemporânea. Com sua Orquestra de Alfaias, brinca com os ritmos tradicionais brasileiros como maracatu, afoxé, coco, caboclinho, entre outros, onde além de resgatar um repertório popular que faz o povo cantar, dançar e brincar.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 05/03 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Butantã Rock com Parallelles - Música

Como o próprio nome já diz, é assim que se pode definir o som da banda formada por quatro garotas de São Paulo. Com uma proposta diferente da maioria das bandas atuais, conseguem unir o som dançante dos anos 60 a uma pegada moderna, formando um paralelo entre as duas épocas.

Após passarem por algumas formações, finalmente a banda encontrou a composição perfeita, com Tati Sanson no órgão e vocal principal, Carol Splash na bateria e vocais, Paula Villas na guitarra e Andreia Crispim no baixo e vocais, a banda segue fazendo dos espetáculos uma festa à parte.

| Casa de Cultura Butantã. 05/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Butantã Rock com Cigarras - Música

O som das Cigarras – quarteto curitibano que vem se apresentando no underground desde 2017 e é formado por Babi Age (bateria), Maria Paraguaya (voz e guitarra), Rubia Oliveira (baixo) e Tais D’Albuquerque (guitarra) – funciona como um vigoroso antídoto a este rock decaído, que trocou os impulsos vitais do estilo por uma gramática de autoindulgência e culpa disfarçada, entregando aos órfãos da sujeira e da irreverência do rock and roll uma boleta na língua e uma bota furada embicada nos glúteos.

| Casa de Cultura Butantã. 05/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Chocalho da Cascavel com Cia. Sereiando Contos - Apresentação Infantil

A Sereiando Contos é uma companhia de contação de histórias criada no final de 2019 por duas artistas independentes da periferia de São Paulo, que leva de forma lúdica e divertida, histórias que contemplam a formação identitária do povo brasileiro.

Além dos contos da tradição oral, a Cia. Sereiando Contos segue também com o espetáculo “Cadê Meu Conto?” que já foi apresentado em eventos online, como “O Levante” do Coletivo Marginaliaria, de São Miguel Paulista e no evento Graffitti Queens Festival no Galpão de Cidadania e Cultura no Jd. Lapenna.

| Casa de Cultura Guaianases. 09/03 às 10h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Show Poético AfroFênix com Tawane Theodoro - Recital de poesia e literatura Slam

Com um repertório que reúne os principais textos da poeta e ao lado dos poetas Ingrid Martins, Breno Luan, Midria e Mulambo, a apresentação propõe ao público uma outra forma de experienciar a literatura e refletir sobre arte, gênero, raça e outras tantas questões, através das potentes palavras desses artistas que dominaram os slams e com eles cresceram para muito além disso.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 10/03 às 18h. 12 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Festa Black Music com Dj Toninho - Música

O projeto tem o intuito de não apenas divertir o público adulto e os frequentadores dos bailes de samba rock & black music, mas sobretudo atrair e apresentar esta cultura musical ao público jovem de todas as etnias, promovendo ainda mais o crescimento deste estilo musical. Diante deste propósito, a realização de eventos como este promove a cultura negra, não apenas conscientizando, mas também estimulando a formação de opinião da população através da arte.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 10/03 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O R&B Morreu com Jayro - Música

Sua relação com a música começou cedo por conta dos pais, atualmente é graduado em produção musical com especialização em música experimental. Em 2019 teve seu primeiro lançamento com a Sony Music e com isso, veio a oportunidade de trabalhar e colaborar com artistas.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 10/03 às 21h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Dia Delas - Show Caroline - Música

Caroline é uma cantora com uma voz doce, marcante e de arrepiar, além de compositora e poeta. Assim ela vem trazer uma apresentação para Casa de Cultura em comemoração ao mês da Mulher, na qual irá realizar uma apresentação de abertura com suas músicas autorais e brasileiras.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 11/03 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dia Delas com Maria Sol - Música

De Juazeiro do Norte para o Mundo, Maria Sol é uma cantora e violonista que possui seu sotaque e suas raízes nordestinas. Está na estrada artística há mais de 10 anos e irá realizar uma apresentação com um forrozinho pé de serra gostoso juntamente com a sua banda, do jeito que o público gosta em comemoração especial ao Mês da Mulher.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 11/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mira La Chica! Pamela Firme Locas - Debate

Sista Chilli e seu fiel escudeiro DJ Rasek, convidam Meg Pedrozo, Fabiola Chilena, Sol Valdez e Sistah Mari para fazer ferver o evento "Mira la Chica". Com a palavra ficam as gêmeas mais Chicanas de São Paulo, Paloma e Pamela, representando o coletivo Firme Locas.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 11/03 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

KUADROMBI com Prateleira de Quadrinhos - Intervenção Artística

Uma gibiteca itinerante apelidada de “KUADROMBI” (fusão de Kombi + Quadrinhos) vai invadir as ruas da Casa de Cultura, abrindo caminhos para a formação de novos leitores, estimulando o gosto pela leitura e a produção de histórias em quadrinhos.

Usando os quadrinhos, o grupo pretende engajar os participantes para que eles se sintam cada vez mais instigados a ler em busca de identidade, reconhecimento, conhecimento e contemplação do próprio ser. Além disso a Kombi é a nossa casa, pretendemos expandir e continuar por muitos e muitos anos explorando as mais diversas Zonas de SP. A atividade foi indicada para o 32º Troféu HQMIX na categoria "Melhor Evento".

| Casa de Cultura Butantã. 11/03 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Essa gente que menstrua com Essa Gente Que - Poesia e Literatura

Quatro artistas da palavra e do corpo narram inúmeras violências sofridas por mulheres através da poesia falada e de outras linguagens da literatura. O recital é um diálogo direto com o público, onde são levantados questionamentos em relação ao modelo de sociedade que temos, que é patriarcal e por sua vez, opressor para mulheres. Essa Gente que Menstrua propõe o desafio da reflexão e mudança de hábitos masculinos, para que mulheres sejam reconhecidas como seres humanos e não como o "outro do homem".

| Casa de Cultura Guaianases. 11/03 às 15h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Hip Hop Contra a Violência a Mulher - Sarau

O Festival Hip Hop contra a violência à mulher tem o intuito de fomentar através das apresentações o protagonismo das mulheres, bem como dar visibilidade para as mulheres negras e periféricas com objetivo de levar arte, informação, lazer, entretenimento e reflexões de questões sociais através da cultura hip hop.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 11/03 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Sarau das Rosas com Levante Mulher - Sarau

A Coletiva Levante Mulher em seu 14º Sarau das Rosas propõem uma “femenagem” a uma de suas mais intensas integrantes, que em janeiro deste ano encantou-se após lutar bravamente contra um sarcoma raro. “Leidiane Batista” a água-viva, cujo 14º Sarau das Rosas Água Viva representa para nós a pureza, a suavidade, a rebeldia e a sabedoria. A alma sobrevivente do machismo que nos faz sangrar.

| Casa de Cultura Butantã. 11/03 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Uma Luiza Pessoa - O chão, o percurso e a história que eles contam - Música - Alternativo

Uma Luisa é artista, natural da cidade de São Paulo, negra e descendente de “mineiros, baianos e pernambucanos”. Integrou com Regina Tieko e Fábio Abramo o coletivo Encontro de Utopias, colaborando com saraus organizados por São Paulo.

Participou e participa regularmente de Slams, Saraus, Rodas de poesia organizadas por coletivos culturais independentes de SP. Em 2018 lançou de forma independente a Ep "A Cigarra na folha de Pedra" onde apresenta cantigas falando sobre sua cidade.

| Casa de Cultura Guaianases. 11/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mulheres na Sanfona com Coletivo Forró das Minas - Música

Um grupo de forró formado por mulheres, sendo três protagonistas na sanfona, uma zabumbeira e percussionistas, que cantam e homenageiam as grandes vozes da nossa música brasileira. Um espetáculo inédito onde as artistas revezam suas vozes potentes, cada uma trazendo suas características, que combinam com a composição desse trabalho precioso.

| Casa de Cultura São Mateus. 11/03 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Cintia Camilly & Quartet - Música

Em suas canções o público se identifica com cada música tocada, seja pela época, gênero, melodia ou letra, que em sua maioria falam sobre o cotidiano, o amor e a diversidade. Na apresentação musical, a vocalista Cintia Camilly divide o palco com o pianista Fernando Tristão, o baixista Jonathan Costa e o baterista Matheus Costa, entregando uma apresentação de alta qualidade, com leveza, espontaneidade e muito amor pela arte.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 11/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo “Brasilidade” - Teatro Infantil

Brasilidade é uma brincadeira popular em que três andarilhos se conhecem em São Paulo e decidem viajar pelo Brasil para viver uma grande aventura; descobrindo suas cores, sabores, ritmos e cânticos. Uma jornada com música, dança, curiosidades, causos e a alegria do povo brasileiro. A encenação do “Brasilidade“ traz estórias, músicas e danças populares de cada região, utilizando-se na sua narrativa de bonecos e jogos cênicos, trançando esta grande colcha de retalhos vamos construir a nossa brasilidade e desvendar os muitos encantos do nosso país.

| Casa de Cultura São Rafael. 11/03 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Mira La Chica! Lá vem elas - Sistah Chilli - Música

Sista Chilli e seu fiel escudeiro DJ Rasek convidam Meg Pedrozo, Fabiola Chilena, Sol Valdez e Sistah Mari para fazer ferver o evento "Mira la Chica". Com a palavra ficam as gêmeas mais Chicanas de São Paulo, Paloma e Pamela, representando o coletivo Firme Locas.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 11/03 às 17h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Ingrid Sarauja - Música

Tem como objetivo mostrar a real essência através da sua música autoral, trazendo uma energia forte que passa sua mensagem através da apresentação com sua banda completa! Atualmente está produzindo seu novo EP com vertente no rap nacional, com Atalaia Produções & Comboio Records, e suas letras trazem realidades da vida na periferia como mulher artista do movimento LGBTQIAP+.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 11/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Nós Negras com Renata Jambeiro - Música

Renata Jambeiro, dona de múltiplas habilidades, transita magistralmente entre rodas de samba de todo o país, grandes palcos para multidões, além de espetáculos intimistas, teatros-musicais e rodas de samba. Nesta apresentação, "Nós Negras", a cantora, compositora e atriz Renata Jambeiro exalta o feminino apresentando um repertório dançante, enérgico e performático que aproxima a cultura popular brasileira das novas gerações trazendo um material genuinamente brasileiro com samba, axé, frevo, maracatu e muito mais.

| Casa de Cultura São Mateus. 11/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Os Saltimbancos com Balaio Darte - Teatro infanto-juvenil

A peça "Os Saltimbancos" é centrada em valores humanistas para desenvolver a autonomia, o respeito e a ética quando os animais - jumento, cachorro, galinha e gata - fogem em busca de uma vida melhor. A música transforma a diversidade em amizade e cooperação.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 11/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Hip Hop Guettos Mulher - Música

O projeto Hip Hop Guettos nas Quebradas, ED. Mulheres é um evento democrático e interativo que propõe entretenimento, inserindo a mulher periférica na Cultura Hip Hop, levando assim lazer ao público, fortalecendo a luta contra a violência a mulher e o feminicídio.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 11/03 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Oras Bolhas com Cia do Estômago - Circo

Em tempos de crise, a palhaça Madona vai procurar emprego em um circo falido. Chegando lá, ela precisa passar por um teste de capacitação mostrando suas habilidades, e isso fica interessante quando ela se percebe estando dentro do cenário com uma piscina cheia de água e sabão, e assim atrapalhadamente vai descobrindo junto com o público diferentes números feitos com bolhas de sabão.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 12/03 às 12h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Samba com Ary - Ary Bitencourt - Música

A cantora Ary Bitencourt, residente da zona leste de São Paulo, já nasceu na música com pessoas próximas do meio sendo sua inspiração musical. Integrou na música há 5 anos, uma boa parte como backing vocal do Cantor Léo Ted, onde teve a oportunidade de conhecer por São Paulo e interior casas noturnas do seguimento e fazendo abertura de espetáculos para artistas como: Péricles, Soweto, Samprazer, Nego Branco, Almirzinho, Cleverson Luis, Pedindo Bis, e Sampa Crew.

Ainda se dedica em projetos que trazem músicas de repertório e que destacam sua voz, e hoje tem o objetivo de cada vez mais agregar valores a sua carreira musical, com o intuito de lançar uma música solo.

| Casa de Cultura São Rafael. 12/03 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Nise fora padrão com As Clês - Teatro Infanto-juvenil

Nessa nova aventura Mi e Au, duas gatas, conhecidas como Clês relembram alguns dos grandes feitos da psiquiatra Nise da Silveira. Mulher, revolucionária e defensora da luta antimanicomial.

| Casa de Cultura Butantã. 12/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sertanejo na São Rafa com Mariah - Música

Nascida na zona sul da cidade de São Paulo em 1980, a cantora Mariah Miranda desde muito nova já reconheceu seu dom e começou a pôr em prática ainda muito nova. Então, sejam bem vindos ao espetáculo onde a maior missão dela, é a dedicação para fazer um evento incrível e inesquecível. Com repertório versátil onde ninguém fica de fora dessa festa em total alegria!

| Casa de Cultura São Rafael. 12/03 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Damas do Samba com Fabiana Bombom - Música

A cantora Fabiana Bombom é apresentada como uma das grandes revelações do samba paulista. Veio de uma família de sambistas e cresceu em meio às rodas de samba em festas familiares. Seu canto e alegria já ultrapassaram fronteiras e já chegaram também ao Rio de Janeiro.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 12/03 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Romisson - Música

Romisson e Banda colaboram com a promoção da cultura e da arte através da música brasileira com a valorização do Pop Rock brasileiro com variação de ritmos e estilos, proporcionando um som de qualidade para o público ampliar suas referências culturais e musicais. A apresentação conta com 19 músicas entre autorais e covers com duração prevista de 1 hora.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 12/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Luminosa Rock Fest com Malúria - Música

O power trio transcende suas ideias e posicionamentos e cotidianos por meio de manifestos reivindicando por representatividade não só nos palcos, mas em todas as frentes. Com músicas autorais, colabora nesse dia histórico de puro rock no Itaim Paulista.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 12/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Gritos no Silêncio — Violência Doméstica e Familiar – Vamos falar sobre isso? - Intervenção Artística

Entre músicas e performances teatrais, as artistas vão explorar o tema sobre violência doméstica e familiar, e o caminho percorrido por esta violência e suas formas de enfrentamento. No final da atividade ocorrerá uma explanação do tema, refletindo informação pertinente ao assunto com um bate papo com o público.

| Casa de Cultura Butantã. 12/03 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Vulvar - No Lugar Dela com Mal-Amadas Poética do Desmonte - Teatro Adulto

Vulvar (no lugar dela) é uma peça – jogo, permeada por narrativas e fragmentos de percursos ordinários do feminino. Antonia, Margarida, Rosa, Carina e Carmen, replicam cenas recorrentes da vida de muitas mulheres que revisitam as “pequenas mortes” da vida cotidiana.

Esse mergulho nas experiências banais que habitam zonas opacas do dia a dia podem se iluminar na materialidade ordinária em que se refaz o fluxo da vida. Vulvar (no lugar dela) é um convite à reflexão poética sobre as rotas críticas de mulheres expostas a violência sexista. Vamos jogar?

| Casa de Cultura Butantã. 12/03 a partir das 18h30. 12 anos. Grátis. 90 minutos.

 

Luminosa Rock Fest com Pat e os Condenados - Música

A banda foi batizada Pat & Os Condenados para frisar a força da mulher na cena Underground. Com letras irônicas, políticas e com performance ao vivo, com letras autorais e um pouco de desconstrução, ou seja, a velha e boa música de protesto.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 12/03 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pagode do Áurea - Música

A roda traz o samba como elemento da identidade cultural brasileira e muito mais, sendo um grupo de jovens músicos que preserva a musicalidade e uma das expressões mais valiosas da cultura brasileira - o samba; assim tendo a proposta de poder levar uma opção de lazer e entretenimento às pessoas de todas as idades que se identificam com as suas músicas.

Para esta apresentação em homenagem a todas as mulheres do samba, eles convida Vó Suzana, mulher negra, compositora e intérprete radicada na zona sul de São Paulo.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 12/03 às 19h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Luminosa Rock Fest com Porno Massacre - Música

Porno Massacre é uma banda de São Paulo/Brasil composta por quatro integrantes que toca Trash/GlamRock combinado com jazz cabaré. Liderados pelo General Sade (Roger/Lupe), a banda aborda em suas músicas temas como igualdade de gênero e diferença de classe social

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 12/03 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Discotecagem com DJ Radhar - Música

DJ Radhar apresenta uma discotecagem na comemoração de aniversário do CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa Raul Seixas), com seus mais de 10 anos de carreira e uma bagagem musical impressionante. Seu SET apresenta vários gêneros musicais (Soul Music, Breaks, Samba Rock, Jazz Funk, Reggae, Boogie, Hip Hop, Brasilidades, Acid Jazz), todos estes importantes e influentes para toda uma geração.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 13/03 às 14h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

A Origem do Dia & A Origem da Noite com Cia. do Liquidificador - Contação de Histórias

Os mitos indígenas trazem diferentes versões para a origem do mundo, do homem, dos animais, das estações do ano, e do dia e da noite. Alguns dizem que no começo havia só noite, outros dizem que no início do tempo só existia o dia. Nessa contação, abordamos as duas versões e conhecemos a origem do dia e da noite.

| Casa de Cultura Brasilândia. 15/03 às 15h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Artinerantes - Intervenção Artística

Neste espetáculo musical a banda apresenta um repertório recheado de canções populares, destinadas a surpreender o público presente com foco na terceira idade.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 16/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Brincadeiras de Cordel com Cia Liquidificador - Intervenção Artística

Nesta intervenção itinerante, três atores, munidos de instrumentos musicais e um grande guarda chuva que simula um varal de cordel, interagem com o público e apresentam a literatura de cordel, explicando a sua origem, características e temas. A intervenção conta com músicas, adivinhas, parlendas e muitos versos.

| Casa de Cultura São Rafael. 16/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Emancipação da mulher/biografia da Tarsila com Cia as Clês - Teatro Adulto

Dó e Mi, duas notas musicais mais conhecidas como Clês, contam a história da encantadora Chiquinha Gonzaga e todos os seus movimentos em prol da libertação da mulher dentro do mundo da música.

| Casa de Cultura Brasilândia. 17/03 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Sarau do Capão - Recital de poesia e literatura Slam

O Sarau do Capão é um coletivo que surgiu em janeiro de 2017 e tem como palco a Fábrica de Cultura do Capão Redondo. Fundando por Tawane Theodoro e Jéssica Campos, duas mulheres negras e periféricas - o evento reúne um público fiel que mesclando poesia, dança, música e as diversas formas de arte, com debate de questões de gênero, raça e classe, sempre prioriza a troca e os debates que giram em torno dessas vivências.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 17/03 às 18h. Livre. Grátis. 150 minutos.

 

A Revolução Não Será Televisionada com Preto R - Música

Preto R apresenta suas músicas autorais no intuito de conscientizar o público através da sua letra.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 17/03 às 18h30. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

BaqueFolia 2023 com Coletivo 231 - Cultura Popular e Tradicional

O Cortejo Baque de Clara faz referência ao nome da Vila onde o Coletivo 231 que surgiu em julho de 2021, na Vila Clara. Já o nome “Baque” é uma denominação dos diferentes toques dos maracatus nação, onde cada uma delas tem a sua própria característica e peculiaridade sonora. Conhecido pelo sotaque percussivo, vem homenagear as nações dos maracatus pernambucanos e os grupos percussivos de maracatus da capital paulista e de outras regiões do Brasil.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 18/03 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

BaqueFolia 2023 com Grupo No Balanço das Águas - Cultura Popular e Tradicional

O grupo de Maracatu no Balanço das Águas atua de forma ininterrupta há dois anos, na cidade de Santo André. Este coletivo tem o intuito de celebrar as raízes afro-brasileiras, propondo diálogos da contemporaneidade com a tradição popular utilizando-se da linguagem do maracatu de baque virado, patrimônio imaterial do Brasil.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 18/03 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Atelier Brincante Com Priscilla Benedicto - Intervenção Artística

O Atelier Brincante consiste em uma vivência intencional com brincadeiras tradicionais a partir do brincar livre e sensível. Propostas que tem como objetivo a interação e diversão entre gerações de diferentes idades.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 18/03 às 13h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

O Samba Inclui - Música

A apresentação “O samba Inclui” irá mostrar um repertório diferente do samba e pagode com músicas autorais contando um pouco da história de um portador de deficiência que é cantor, compositor, músico e percussionista morador da periferia.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 18/03 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Essa Gente Que Menstrua - Recital de poesia e literatura Slam

Quatro artistas da palavra e do corpo, narram inúmeras violências sofridas por mulheres através da poesia falada e de outras linguagens da literatura. O recital é um diálogo direto com o público, onde são levantados questionamentos em relação ao modelo de sociedade que temos, que é patriarcal e por sua vez, opressor para mulheres. Essa Gente que Menstrua propõe o desafio da reflexão e mudança de hábitos masculinos, para que mulheres sejam reconhecidas como seres humanos e não como o "outro do homem".

| Casa de Cultura Raul Seixas. 18/03 às 15h. 12 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Nise fora padrão - As Clês - Teatro Infanto-juvenil

Nessa nova aventura Mi e Au, duas gatas, conhecidas como Clês relembram alguns dos grandes feitos da psiquiatra Nise da Silveira. Mulher, revolucionária e defensora da luta antimanicomial.

| Casa de Cultura São Miguel. 18/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Grupo Só Encanto - Música

Formado em 2017, o grupo Só Encanto se destaca em suas apresentações com um repertório diversificado que inclui pagode, samba, axé, chorinho e outros ritmos, levando alegria e o contágio ao seu público.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 18/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mulheres da Zona Leste com Sarau Mulheres da Leste - Sarau

O sarau Mulheres da Leste nasce da necessidade de fazer ser ouvida as vozes de diferentes mulheres da zona Leste da cidade, além de emanar estas vozes, o projeto busca trazer diferentes profissionais da arte reunindo suas vivências e suas caminhadas confluindo em uma apresentação versátil, dinâmica e plural. Mesmo no campo artístico é comum presenciar as mulheres em segundo plano, não possuindo protagonismo e por esse motivo nasce a necessidade do projeto, produzido, protagonizado e conduzido por mulheres de luta e resistência.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 18/03 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Jeolíonaiz - Música

O evento com vários formatos de apresentações e performances de Jazz experimental e dramaturgia, voltados para música instrumental e performances pedagógicas para crianças e adolescentes.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 18/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Gritos no Silêncio — Violência Doméstica e Familiar – vamos falar sobre isso? - Intervenção Artística

Entre músicas, performances teatrais as artistas vão explorar o tema sobre violência doméstica e familiar e o caminho percorrido por esta violência e as formas de enfrentamento. No final da atividade ocorrerá uma explanação do tema refletindo informação pertinente ao assunto, com bate papo com o público.

| Casa de Cultura São Miguel. 18/03 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Performance Strikingly Affect - Performance

Strikingly Affect é uma banda de punk rock que luta pelos direitos ambientais e sociais através da música e das artes cênicas, e utilizam a linguagem da intervenção artística (performance) para encenar temas da atualidade e incentivar uma reflexão social e ambiental no país.

| Casa de Cultura Butantã. 18/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Batalha da Dominação - Hip Hop

É uma batalha de freestyle de conhecimento, voltada para o protagonismo de mulheres, trans masculinos e pessoas não binárias, que acontece quinzenalmente na saída do Metrô São Bento desde 2016. A batalha segue para o seu sétimo ano de existência e já contou com a presença de vários artistas importantes se apresentando em Pocket show e Pocket poesia.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 18/03 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Pew Mark - Música

Vibe Sonora é uma apresentação musical dinâmica e com uma playlist autoral, o público aprecia refrões marcantes e beats dançantes que envolvem ragga/rap na pista e uma rápida pitada de samba rock e samba partido alto.
O vocalista Pew Mark interage com o público e relembra refrões conhecidos estimulando todos a cantarem!

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 18/03 às 17h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Slam do Helipa: Edição das Manas - Sarau

Slam é um campeonato de poesia falada (Poetry Slam) que ocorre uma vez por mês no território de Heliópolis, nascido em 2019. As mulheres da periferia têm um papel de destaque principalmente na cultura periférica, pois a arte pulsa em suas veias e o slam é a oportunidade de aperfeiçoar e compartilhar esta arte através da poesia.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 18/03 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Show I-ARC - Música

A banda que se apresentou no Rock de Favela de Cidade Ademar, irá apresentar mais uma vez seu heavy metal.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 18/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Vulvar - No Lugar Dela com Mal-Amadas Poética do Desmonte - Teatro Adulto

Vulvar (no lugar dela) é uma peça – jogo, permeada por narrativas e fragmentos de percursos ordinários do feminino. Antonia, Margarida, Rosa, Carina e Carmen, replicam cenas recorrentes da vida de muitas mulheres que revisitam as “pequenas mortes” da vida cotidiana.

Esse mergulho nas experiências banais que habitam zonas opacas do dia a dia podem se iluminar na materialidade ordinária em que se refaz o fluxo da vida. Vulvar (no lugar dela) é um convite à reflexão poética sobre as rotas críticas de mulheres expostas a violência sexista. Vamos jogar?

| Casa de Cultura São Miguel. 18/03 às 18h30. 12 anos. Grátis. 90 minutos.

 

Show Anvil FX - Música

A Anvil Fx foi criada em meados dos anos 90 como um projeto solo de música eletrônica idealizado pelo músico e compositor mineiro Paulo Beto e, hoje em dia, com o ingresso de Bibiana Graeff (vocal principal, efeitos eletrônicos), têm explorado esteticamente uma linguagem sonora identificada com o rock eletrônico experimental.

| Casa de Cultura Butantã. 18/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Johnny MC - Música

Sempre trazendo muito ritmo e poesia, esse jovem paulistano tem um sonho: “transmitir mensagens positivas para todas as pessoas, sejam elas: brancas, negras, amarelas ou vermelhas, não importa, música é para todos”.
Johnny pode então dar início a seu sonho, em sua apresentação ele conta o seu sonho através de suas músicas e assim conquista seu público. Agrega também outros Mc's para uma participação, dando a oportunidade de mostrarem o seu trabalho.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 18/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pamka o Baile - Música

O espetáculo conta com o musical da dupla de rap e funk Pamka e o MC Ganjão + convidados, apresentando trabalhos antigos, recentes e futuros do grupo. Os temas das músicas variam entre auto estima, transmasculinidade, sobrevivência e vivência LGBTQIAP+, críticas ao patriarcado e à transfobia, celebração da vida, entre outros.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 18/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bocato Group - Música

Misturando o groove de Herbie Hancock em Headhunters com o Jazz de Charlie Parker a John Coltrane, e passando pela influência da música brasileira e de uma linguagem única criada por Bocato ao longo dos anos, ele traz esse quinteto com seu Acid Samba.

Um quinteto com um som moderno digno das grandes metrópoles mundiais que conta com grandes hits de sua carreira, como: “Pajelança”, “Living Jaçanã”, entre outras. O quinteto conta com maestro Bocato no trombone e arranjos, Márcio Negri no saxofone tenor, Igor Bollos na guitarra, Vanessa Ferreira no baixo elétrico e Fernando Amaro na bateria.

| Casa de Cultura Tremembé. 18/03 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Ritmo do Norte Carimbó Porto de Luanda - Cultura Popular e Tradicional

Cordas, congas, saias rodadas, maracás, muitas flores e sorrisos é a imagem do espetáculo Carimbó. Trazendo o ritmo que é considerado a fonte da lambada, a Cia. Porto de Luanda apresenta um pouco da cultura do Pará.

| Casa de Cultura Guaianases. 19/03 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mês das Mulheres Parelheiros por Jera - Intervenção Artística

Jera Poty Mir? artista e agente cultural indígena traz em seu trabalho a liderança da Mulher na TI Tenondé Porã, no Mês da Mulher de Parelheiros, ela componhe o evento direcionado a produção de mulheres em diferentes linguagens na cultura. Sua expressão é originária e ancestral, tão pertinente que poderia ser a carro chefe do evento, mas a humildade e simplicidade presente nas obras e movimentos de Jera e suas parentes dispensa requintes e até mesmo apresentações.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 19/03 às 10h30. Livre. Grátis. 360 minutos.

 

O que é, o que é que tem no boné? -com Boné de Histórias - Circo

Um boné encantado e curioso que não tira a cabeça de um bocado de histórias nos convida a conhecer por onde tem passeado. Uma trajetória recheada de contos e lendas, mas quem escolhe as paradas dessa viagem é você. Então apertem os cintos que a história vai começar!

| Casa de Cultura Guaianases. 19/03 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Nise fora padrão - As Clês - Teatro Infanto-juvenil

Nessa nova aventura Mi e Au, duas gatas, conhecidas como Clês relembram alguns dos grandes feitos da psiquiatra Nise da Silveira. Mulher, revolucionária e defensora da luta antimanicomial.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 19/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Florescer nas vozes femininas com Vanessa Calixto e Banda - Música

Cantora Vanessa Calixto nasceu em São Paulo em 1979 e está nos palcos sempre com trabalhos dedicados às suas influências musicais, em formato de acústico com seu parceiro Leonardo Garcia ou em companhia da banda Attacca. Agora para este projeto apresenta a nova banda e um repertório dedicado apenas para vozes femininas.

| Casa de Cultura Guaianases. 19/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Gritos no Silêncio —Violência Doméstica e Familiar – vamos falar sobre isso? - Intervenção Artística

Entre músicas, performances teatrais as artistas vão explorar o tema sobre violência doméstica e familiar e o caminho percorrido por esta violência e as formas de enfrentamento. No final da atividade ocorrerá uma explanação do tema refletindo informação pertinente ao assunto, com bate papo com o público.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 19/03 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Mês das Mulheres Parelheiros por Cláudia - Música

No Mês da Mulher de Parelheiros acontece a apresentação da Dj Claudia Vernek que celebra a cultura hip hop tão importante para as periferias da cidade que incluem a mulher como protagonista nas atividades. Tocando o melhor do Flash Back, Claudia dá ênfase a esse movimento.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 19/03 às 15h30. Livre. Grátis. 35 minutos.

 

Mulheres no Samba Rock - Música

Mulheres protagonistas no samba rock que formam um coletivo, visando profissionalizar e enaltecer a figura feminina na sociedade por meio da dança. O coletivo Mulheres através de suas experiências quer incentivar o público feminino a buscar sua ascensão profissional e emocional. Deve-se levar em consideração funções e padrões comportamentais que variam de acordo com a classe social; com a posição na divisão social do trabalho; com o grau de instrução, com o credo religioso e, principalmente, no que se refere ao gênero.

| Casa de Cultura Butantã. 19/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Ap22 Desfragmentando - Música

O espetáculo da Banda Ap22 é composto por covers nacionais e internacionais dos anos 80 aos anos 2000, com estilo eclético que vai desde o rock, pop, MPB ao forró. Com um repertório recheado de clássicos que marcaram gerações como Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr, Legião Urbana, entre outras bandas e nomes consagrados.

| Casa de Cultura Guaianases. 19/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Brincares: fazendo música com bebês - Música

Brincares é um convite ao adulto e ao bebê para conhecerem, reconhecerem e experienciarem as músicas e brincadeiras da primeiríssima infância; uma apresentação musical voltada aos bebês e seus cuidadores, onde a criança participa e faz parte do espetáculo, um passeio pelas brincadeiras cantadas da cultura popular.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 19/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mês das Mulheres Parelheiros com Hip Hop Guettos Nas Quebradas Ed. mulher - Música

No Mês da Mulher de Parelheiros acontece o Hip Hop Guettos nas quebradas Ed. mulher, uma festa que celebra a cultura hip hop tão importante para as periferias da cidade que inclui a mulher como protagonista nas atividades. Para dar ênfase a esse movimento, a Casa de Cultura recebe no mês da mulher e o mês do Hip Hop Paloma Du Conceito, Lilian Dum Dum e Fá Kbeluduru para realização da Hip Hop Guettos Nas Quebradas Ed. Mulher.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 19/03 às 16h30. 16 anos. Grátis. 120 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Vulvar - No Lugar Dela - Mal-Amadas Poética do Desmonte - Teatro Adulto

Vulvar (no lugar dela) é uma peça – jogo, permeada por narrativas e fragmentos de percursos ordinários do feminino. Antonia, Margarida, Rosa, Carina e Carmen, replicam cenas recorrentes da vida de muitas mulheres, revisitam as “pequenas mortes” da vida cotidiana.

Esse mergulho nas experiências banais que habitam zonas opacas do dia a dia podem se iluminar na materialidade ordinária em que se refaz o fluxo da vida.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 19/03 às 16h30. 12 anos. Grátis. 90 minutos.

 

DeCore - Sem Medo Tour 2023 - Música

A banda de rock/hardcore e rap DeCore retorna após hiato de 8 anos com nova formação e nova turnê intitulada "Sem Medo". Com uma extensa bagagem que inclui turnês internacionais pela Argentina e Europa, o power trio paulistano apresenta um super espetáculo no aniversário da Casa de Cultura de Guaianases. No repertório músicas como 'De Longe', 'Nas Nuvens' e 'Sangue Novo Positivo' do primeiro álbum de 2006 e 'Da Zona Leste pro Mundo', 'Alien' e 'Mulher, Skate e Som' do segundo de 2010, imperdível!

| Casa de Cultura Guaianases. 19/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show da Polly com Zózima Trupe - Teatro Adulto

O público é convidado a participar de um espetáculo de televisão. Um olhar bem-humorado da cultura de massa onde o comunicador, mesmo sendo terrível, consegue colocar o telespectador para dentro da história, deixando em dúvida os seus pontos de vista.

Um freak show onde a anomalia não está no corpo e sim no comportamento grotesco do homem com sua realidade.

| Casa de Cultura São Miguel. 19/03 às 17h. 12 anos. Grátis. 40 minutos.

 

Tereza Gama com "No Caminho do Samba" de Roberta Gomes - Música

Tereza Gama, vocalista da banda Clube do Balanço tem em sua carreira o solo o título de “Dama do Partido Alto” graças ao seu trabalho realizado desde 2005, quando lançou seu primeiro álbum “Aos Mestres com carinho” realizando várias apresentações pela rede SESC, SESI e diversas rodas de samba pelas mais variadas comunidades, além de se apresentar no exterior.

| Casa de Cultura Butantã. 19/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Estado de Risco com Exército Contra Nada - Circo

Nesse espetáculo, artistas circenses ocupam os espaços públicos para juntos se colocarem em estado de risco. Eles experimentam a partir da relação e do jogo com o público presente, apresentar números de circo, criar sensações, poesia e música para a partir do risco suscitar o riso e nesse equilíbrio experimentar uma forma de tornar a vida mais leve.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 19/03 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

 

Dead Fish - Música

Esta turnê contará com um repertório especial, trazendo o melhor do que a banda criou neste período. Entre as músicas que serão apresentadas, estão as do álbum Ponto Cego lançado em 2019 com faixas inéditas de forte teor lírico e crítico sobre a situação política, econômica e social do Brasil, e as do álbum Lado Bets, de 2020, que levou as raridades da banda pela primeira vez ao streaming.

| Casa de Cultura Guaianases. 19/03 às 18h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Workshop de Produção Audiovisual Periférica - Escrevendo um projeto de curta metragem com Thais Scabio - Audiovisual

Produtora executiva, diretora e roteirista, fundadora da Cavalo Marinho Audiovisual, Thais Scabio junto com Gilberto Caetano, atuando à frente de projetos de promoção e produção audiovisual e cultural na região de Cidade Ademar e Pedreira. Atua também no Movimento do Audiovisual Negro e Periférico sendo uma das fundadoras e membra da diretoria da APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro e é Gestora de Desenvolvimento de Negócios da plataforma Todesplay.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 20/03 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Cultura Urbanas Conexões Artísticas com Felipe - Artes Visuais

Cultura Urbanas Conexões Artísticas consiste na revitalização das placas de graffitis da Casa de Cultura Hip Hop Leste, a proposta do artista visual Soneca SP é trazer a arte do Renascimento, primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade e que importância ele teve para o mundo ocidental contextualizando com o Hip Hop e suas expressões artísticas.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 21/03 às 11h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Workshop de produção audiovisual periférica - Como fazer audiovisual de baixo custo - Audiovisual

O workshop foi realizado pelo grupo Tomada Periférica que nasceu nas lajes do bairro Vila Missionária com a intenção de realizar trabalhos audiovisuais entre os jovens do bairro. O filme Dez Conto (2020) contém lutas com close nos golpes, esquivas rápidas e uma frigideira “encantada” com poder semelhante ao martelo de Thor, tudo isso de uma forma dinâmica e divertida e um cenário muito longe dos cenários e sets de Hollywood.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 21/03 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Histórias de Depois do Fim - Teatro Infantil

O espetáculo Histórias de Depois do Fim, uma peça itinerante e brincante no qual as crianças entram numa aventura junto com os atores para descobrir para onde foi a Vó Antonieta depois que ela morreu.

A peça foi escrita ouvindo crianças de diversas crenças sobre o que elas acham sobre a morte. Nosso intuito é discutir o luto de maneira leve para auxiliar crianças que, muitas vezes, conhecem a morte muito cedo e sempre parece ser muito difícil conversar com elas sobre o assunto.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 22/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Brrioni - Tempo é Ouro - Música

Essa ideia de apresentação gira em torno do debate, e ressignificar e resgatar tudo que nos foi tirado. A Rapper Brrioni apresenta um repertório mais que especial que conta com faixas de diversos trabalhos de sua carreira que entram nesse universo, onde a artista deixa nítido seu desejo de ressignificar tudo que vive e reverter suas dores, em arte potente. Com muita música, dança contemporânea ao som da artista e participações especiais, Brrioni apresenta: "Tempo é Ouro".

| Casa de Cultura Campo Limpo. 22/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Workshop de produção audiovisual periférica - Direção de cinema - Audiovisual

Roteirista e diretor dos premiados curtas “Distraída Pra Morte” (2001), “Carolina” (2003) e “Narciso RAP” (2005). Foi editor e finalizador de projetos na MTV e SBT. Atualmente dirige a série “Escola de Gênios” para a MIXER/GLOBO."

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 22/03 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Além da Imaginação: Adaptação irmãos Grimm - Além da Imaginação - Contação de Histórias

Nathalia Viana realizará a contação de histórias de forma interativa buscando utilizar de elementos físicos e sinais em LIBRAS para interação e narrativa das histórias através do seu programa "Além da Imaginação".

| Casa de Cultura Guaianases. 23/03 às 11h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Wokshop de produção audiovisual periférica - Atuação no audiovisual ou direção de atores - Audiovisual

Naruna Costa é atriz, diretora, cantora e compositora. Desde 2002, é uma das artistas do "Grupo Clariô de Teatro" e do grupo musical "Clarianas".

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 23/03 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Só Modão do Coração com Alisson Mór - Música

Alisson Mór traz neste ano de 2023, Só Modão do Coração, uma apresentação com belas recordações, enaltecendo clássicos dos anos 80/90 e 2000, incluindo em seu repertório canções marcantes. Sua apresentação é impulsionado pela emoção, romantismo e paixão, tem também arrasta pé, xote, country e forrozão.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 24/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show da Olga com Palhaça Olga - Circo

O Show da Olga é um espetáculo divertido que mistura palhaçaria, música e poesia. É composto por um repertório de músicas voltado para o público infantil, mas que agrada toda a família! Intercalando histórias, invenções, música ao vivo e muita trapalhada, a Palhaça Olga executa o seu incrível espetáculo diante da plateia.

Tudo começa como um ensaio geral e informal, mas aos poucos este ensaio acaba se tornando o verdadeiro espetáculo! A palhaça Olga executa as músicas nos instrumentos que domina: clarinete, pandeiro e ukulele e também canta e encanta com sua voz e alegria!

| Casa de Cultura São Rafael. 24/03 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Baile para a Terceira Idade com Mensageiros da Alegria - Música

O Grupo na Casa de Cultura M'Boi Mirim levará o melhor do bolero, do forró, das marchinhas de carnaval e outros ritmos para promover um baile para a terceira idade, com companheiros que já atuam juntos há 20 anos. Tem por especialidade abrilhantar bailes para a Terceira Idade, com o objetivo de levar alegria, promover a auto-estima, a atividade física, as relações sociais e culturais aos idosos - estimulando o convívio entre os seus iguais e outras gerações, promovendo assim, uma velhice ativa e buscando uma longevidade digna.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 24/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Fluxo da Chico com Mc Kety - Música

Mc Kety é uma das únicas vozes femininas que vem se destacando no funk consciente, buscando sempre levar a ideologia do empoderamento feminino e retratar a realidade das mulheres, falando de superação e valorização em suas músicas.
Em suas apresentações passa mensagens de encorajamento, deixando claro sempre sua ideologia em suas letras que são voltadas para todos os públicos, mas em especial ao público feminino.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 24/03 às 19h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Wokshop de produção audiovisual periférica - Cinema inclusivo com Thiago Fernandes - Audiovisual

Iniciou sua caminhada por registrar imagens na oficina de fotografia realizada em Diadema em 2004, a partir desse momento com sede em fazer imagens virarem movimento interessou se por fazer cinema, e no mesmo ano contribuiu como operador de câmera no curta metragem intitulado fome.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 24/03 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Brigada Sul - Música

Brigada Sul é um grupo de Rap Nacional que em suas músicas possuem letras de reflexão que contagiam e trazem um impacto para seu público, abordando a cultura do Rap/Hip Hop trazendo muita curtição, performance de uma Dee Jay, Caudia Verneck trará conhecimento e diversão.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 24/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Vanessa Kryolla Submundo - Música

Vanessa Kryolla faz um espetáculo do seu novo trabalho intitulado "Submundo" que traz reflexões do cotidiano da periferia e seus problemas sociais.

| Casa de Cultura São Miguel. 24/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Fluxo da Chico com Mc Mia - Música

MC Mia é uma das representantes femininas e negras da selo Kongo produções que traz muita versatilidade na sua apresentação. Com músicas apimentadas e irreverentes, MC Mia tem seu jeito próprio de misturar mandela, trap e R&B.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 24/03 às 19h30. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Fluxo da Chico com Mc Dricka - Música

Ganhou o apelido de "Rainha dos fluxos" pelo sucesso nas festas de rua de SP, MC Dricka ganhou destaque por suas músicas agressivas e letras diretas, que elevam a autoestima das mulheres ao mesmo tempo que chocam por apresentar uma linguagem semelhante cantada pelos MCs homens, a artista derrubou as barreiras machistas e quebrou diversos tabus. Com apenas 23 anos e diversos lançamentos, já ultrapassou a marca de mais de 300 milhões de acessos no Youtube.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 24/03 às 20h30. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Adoradores com Naná Roots & Dançarinos ReggArte - Dança

Apresentação do CD Adoradores com letras espiritualizadas, 10 canções autorais e independentes, com um corpo de dançarinos diferenciados que usam toda sua versatilidade para apresentar seu espetáculo em cadeiras de rodas.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 25/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dia Delas - Damas no Samba - Música

Roda de Samba - Damas do Samba são mulheres sambistas, protagonistas de suas próprias histórias que tocam, cantam e compõem buscando fortalecer a representatividade feminina dentro do gênero musical. O grupo irá realizar uma apresentação musical na Casa de Cultura do Campo Limpo em comemoração ao mês da Mulher.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 25/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Encontro dos Dj's com Dj Tito - Música

Será realizado uma apresentação de 60 minutos discotecando e interagindo com o público, mixando um set musical voltado para a vertente do Hip Hop nacional e internacional.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 25/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Vogue for life convida - Performance

Para essa Edição do Vogue For Life preparamos um encontro com Coffee Break e interação entre as pessoas presentes, como uma forma de trocar vivências e histórias entre a Comunidade LGBT+. Logo após iniciaremos uma discotecagem com o microfone aberto onde podem rolar intervenções, slam, rimas e pista livre.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 25/03 às 16h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

Afrika Queens com Milena Fonseca - Música

“Afrika Queens” é uma festa que celebra o empoderamento negro e feminino. Desde 2018 estamos trabalhando na construção de espaços de qualidade e respeito para as mulheres na arte, a música é uma linguagem universal e nossa função é transportar mensagens sobre igualdade de gênero, vivências de pessoas periféricas e conquistas/realizações femininas.

| Casa de Cultura Brasilândia. 25/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Encontro dos Dj's com Gran Master Duda - Música

Será realizado uma apresentação de discoteca interagindo com o público, mixando um set musical voltado para a vertente do Hip Hop Nacional e Internacional.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 25/03 às 16h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Mulheres na Sanfona com Coletivo Forró das Minas - Música

Um quinteto de mulheres, sendo três protagonistas na sanfona, uma zabumbeira e uma percussionista. Cantam e homenageiam as grandes vozes femininas da Música Brasileira, resguardando a memória de mulheres tão significativas da nossa história.

Um espetáculo inédito e dançante, as artistas revezam e intercalam suas vozes potentes, garantindo um espetáculo inovador e divertido. Uma apresentação surpreendente, divertida, dançante, repleta de música boa e arte feminina!

| Casa de Cultura São Miguel. 25/03 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Tayla Duarte - Música

Tayla Duarte apresenta o espetáculo “R&B: Pra você e pra mim” que é uma apresentação musical voltada para o r&b nacional onde a cantora demonstra o seu domínio nas vertentes que se unem a esse gênero como o pop, o rap, o afrobeat, o trap, entre outros gêneros.

Tayla busca proporcionar ao público uma experiência dançante, leve e descontraída com uma voz de timbre único e letras que trazem reflexões sobre assuntos do cotidiano e principalmente sobre o amor, tema muito pertinente no seu trabalho, nas suas músicas e performances.

| Casa de Cultura Brasilândia. 25/03 às 16h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Marretas do Hip Hop - Música

MDH - Marretas do Hip-Hop, coletivo composto por 4 mulheres (Bgirl Keka, Bgirl Nath, Leona e Flor MC) que buscam trazer em suas apresentações uma experiência que reúna todos os elementos do movimento Hip-Hop (Break, DJ, Graffiti, MC e Conhecimento). Nesse espetáculo trazemos a apresentação completa do MDH que traz músicas autorais da crew, dança (break), rimas de improviso (freestyle) e interação com o público.

| Casa de Cultura Brasilândia. 25/03 às 17h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Show Ametista com Sonho - Música

O espetáculo “Ametista’’ promete fazer seus espectadores sentirem a vida através das letras e melodias que Sonho traz em cada música, abordando tópicos como: saúde mental, afeto, negritude, questões sociais, amor próprio e suas vivências sendo uma artista jovem, preta, não binária e de periferia.

Juntamente com a influência sonora dos ritmos Rap, Trap, Funk, Jazz, Reggae e diversos outros estilos musicais, Sonho mostra que a vida pode ser dura e caótica, mas também lembra que a beleza se encontra na sua simplicidade, no conhecimento do seu passado e na busca das realizações do que seu coração mais deseja.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 25/03 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mc Luanna - Música

Em ascensão na cena cultural paulista, MC Luanna narra sua história enquanto mulher preta e favelada com seus versos repletos de sentimentos. Através de sua arte, Luanna se mantém fiel às suas verdades utilizando seu vocabulário cotidiano, onde traz expressões e gírias utilizadas na rua para suas obras e se aproxima do seu público com seu dialeto.

Desde o lançamento de Kit Rosa (2020), seu primeiro single, a artista vem mostrando sua autenticidade e ganhado espaço junto a nomes igualmente talentosos do Trap e rap nacional, como as parcerias com Danzo em Iphone 12 (2021) e Ajuliacosta em Set AJC (2021), incentivando o empoderamento feminino periférico e mantendo como base de suas composições a garra e a segurança da mulher preta de favela, assim servindo de inspiração para as jovens de sua comunidade.

| Casa de Cultura Brasilândia. 25/03 às 18h. 14 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Encontro dos Dj's com Vivian Marques - Música

A DJ Vivian Marques apresenta um set com os mais variados ritmos e vertentes da música negra nacional e internacional, com intuito de fazer todo mundo dançar e elevar o astral. E quem simpatiza com a ideia não pode ficar de fora.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 25/03 às 18h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Show Cristal - Música

A artista Cristal, grande expoente do rap nacional, traz seu repertório atual e de grande sucesso para SP, em duas apresentações inéditas pelas Casas de Cultura de SP. A jovem artista gaúcha traz sua vivência e poesia, diretamente do “quintal de família”, para o país todo.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 25/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tour Só Eu e Você com d'Oliveira - Música

No seu trabalho autoral coleciona participações com artistas renomados na cena do funk. Hoje com seu primeiro EP "Só Eu e Você" (2023), d'Oliveira narra as vivências de um casal de quebrada em busca de um sonho em comum. Desde a falta de um troco, das crises, à ascensão, as letras, com as batidas e melodias revelam a potência da união e da persistência de duas pessoas para que o amor além da ação, seja combustível para caminhar em todos os âmbitos da vida rumo ao sucesso.

| Casa de Cultura São Rafael. 25/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Enfrentamento - Mulheres Pretas contra a Violência de Gênero - Sarau

Sarau Enfrentamento Preto - Juventudes Temáticas: 2020, é coletivo de 5 mulheres negras, literária cultural e musical realizada junto a rede cultural da Cidade São Paulo, onde as pessoas se reúnem para expressar e manifestar artisticamente através da cultura, expondo músicas, danças, poesias, leitura de livros e também com outras formas de arte, temáticas do cotidiano das juventudes pretas periféricas da Cidade de São Paulo, com foco no protagonismo artístico sócio cultural da mulher preta da periferia.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 25/03 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Reggae das Manas com Samira Audi - Música

Samira Audi nascida em Conchas (interior de São Paulo), começou sua carreira aos 11 anos de idade cantando em corais da cidade. Aos 18 anos mudou-se para São Paulo, onde firmou sua carreira dentro do cenário musical Reggae. Suas influências transitam pelas várias vertentes do reggae como o Dub, Ska, Rocksteady e Reggae Roots. Atualmente é integrante das bandas Expressão Regueira e Majestic Bass, onde desenvolve seu trabalho como cantora e compositora.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 26/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cintia Camilly & Quartet - Música

O público se identifica com cada música tocada, seja pela época, ou gênero, melodia, ou letra, que na sua maioria falam sobre o cotidiano, o amor, a diversidade, o respeito entre tantos assuntos em suas canções. No palco a vocalista Cíntia Camilly, o pianista Fernando Tristão, o baixista Jonathas Costa e o baterista Matheus Costa, entregam uma apresentação de alta qualidade, com leveza, espontaneidade e muito amor pela arte.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 26/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Cultura Di´Quebrada Com Mc Lukinhas SA - Música

Lucas Dos Santos Almeida, mais conhecido como MC LUKINHAS SA, hoje é a revelação do Funk Brasileiro pelas comunidades de São Paulo. Começou sua carreira como MC aos 10 anos de idade, onde migrou para diversos estilos e abrangendo sua notoriedade dentre o Rap, Reggae e até Música Gospel.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 26/03 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Sarau Poeticamente com Poeticamente - Sarau

O projeto de Sarau com debates literários busca evidenciar a variedade da produção de conhecimento das periferias. Nos encontros há sempre ao menos dois escritores convidados e um mediador, além de outros poetas convidados.

As conversas acontecem entre escritores, poetas, acadêmicos, romancistas, cronistas que trazem suas perspectivas em suas potentes narrativas, tendo como mote comum, seus corpos territórios enquanto sujeitos que vivenciam a realidade a partir das periferias e da marginalização intelectual.

| Casa de Cultura Guaianases. 26/03 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Nise fora padrão com As Clês - Teatro Infanto-juvenil

Nessa nova aventura Mi e Au, duas gatas, conhecidas como Clês relembram alguns dos grandes feitos da psiquiatra Nise da Silveira. Mulher, revolucionária e defensora da luta antimanicomial.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 26/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dan Silva - Revoada - Música

Dan Silva retorna aos palcos com sua nova apresentação intitulada “Revoada” que traz novas músicas do seu novo EP que carrega o mesmo nome. Acompanhando pela banda Abstrasons, Dan revisita músicas antigas e releituras de artistas já consagrados.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 26/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Cultura Di´Quebrada Com Mc Otto - Música

Nicolas Otavio Faustino de Oliveira (MC Otto) é cantor e compositor de funk da zona leste que canta músicas direcionadas ao público feminino e jovem da periferia de São Paulo. Com 3 singles e 2 clipes produzidos pela produtora Capital Records, MC Otto conta com um pocket show com um repertório de suas músicas de destaque e releituras do funk raiz da baixada santista, isso tudo regado a muito freestyle e dança, finalizando com releituras de músicas do hip-hop nacional.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 26/03 às 16h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Gritos no Silêncio — Violência Doméstica e Familiar – Vamos falar sobre isso? - Intervenção Artística

Entre músicas e performances teatrais, as artistas vão explorar o tema sobre violência doméstica e familiar, e o caminho percorrido por esta violência e suas formas de enfrentamento. No final da atividade ocorrerá uma explanação do tema, refletindo informação pertinente ao assunto com um bate papo com o público.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 26/03 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Cine_Teatro das Ditas - Teatro Adulto

Cine_Teatro Canto das Ditas é uma proposta híbrida que articula o jogo cênico e audiovisual dentro de uma dramaturgia teatral, criando assim, uma possibilidade nova de aposta em cena, permeada pela teatralidade, canto, poesia e baseada pelo conceito de "Afrografias", cunhado pela Dra Leda Maria Martins. Com a exibição do documentário "Cê qué mentir pra preta velha?" e cenas do espetáculo "Canto das Ditas".

| Casa de Cultura Raul Seixas. 26/03 às 16h. 12 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Banda de Reggae Quinta Rasta - Música

Quinta Rasta é uma banda de reggae que já se apresentou ao lado de grandes nomes da música e fará uma apresentação com 5 integrantes, contando com uma qualidade musical extremamente contagiante para o público.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 26/03 às 16h20. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Namoral - Axé 90 - Cultura Popular e Tradicional

Formada em 2002 pelo guitarrista Adriano Maia da ex-Banda Vagabundos, com seu irmão Anderson Guga Maia (vocalista) e seus amigos. E após algumas mudanças na formação em 2016, firmou o time com o baterista Victor Jaccomim da banda Uai Tchê e juntos eles estão na estrada com um repertório voltado aos grandes sucessos do Axé Music dos anos 1990 e 2000; entre eles Chiclete com Banana, Asa de Águia, Banda Eva, É o Tchan, Terra Samba, Jammil e uma Noites e muito mais.

| Casa de Cultura Tremembé. 26/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Cultura Di´Quebrada Com Mc Bin Laden - Música

Mc Bin Laden fará uma apresentação baseado em suas músicas mais conhecidas, dono de 5 hits nacionais e 2 hits internacionais em parceria com a Gr6 Eventos, onde já gravou músicas com Gorillaz, Tropkillaz, João e entre outros.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 26/03 às 17h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Verão a Primavera Feminista - Vulvar - No Lugar Dela com Mal-Amadas Poética do Desmonte - Teatro Adulto

Vulvar (no lugar dela) é uma peça – jogo, permeada por narrativas e fragmentos de percursos ordinários do feminino. Antonia, Margarida, Rosa, Carina e Carmen, replicam cenas recorrentes da vida de muitas mulheres que revisitam as “pequenas mortes” da vida cotidiana.

Esse mergulho nas experiências banais que habitam zonas opacas do dia a dia podem se iluminar na materialidade ordinária em que se refaz o fluxo da vida. Vulvar (no lugar dela) é um convite à reflexão poética sobre as rotas críticas de mulheres expostas a violência sexista. Vamos jogar?

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 26/03 às 17h30. 12 anos. Grátis. 90 minutos.

 

Festival Cultura Di´Quebrada com MC Magal - Música

Wesley Nunes Fernandes, mais conhecido pelo seu nome artístico MC Magal, é um cantor e compositor no funk paulista brasileiro, onde já passou por 1 produtora musical “ Granfino Produções “ e atualmente ele é integrante da produtora Gr6 Eventos. Já gravaram várias músicas onde 6 hits nacionais já tocaram por todo o Brasil.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 26/03 às 18h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Febem - Jovem OG - Música

O musical de Felipe Desidério, o Febem, leva ao palco 15 canções de sua carreira, entre estas também canções do Jovem OG. Considerado pelo público dentro da carreira do artista, uma essência poética urbana da narrativa cotidiana dos grandes centros. É explícito que o Jovem OG mesmo que de forma introspectiva estabeleça uma visão pessoal do Artista Febem como interlocutor, e também possa ser qualquer jovem brasileiro.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 26/03 às 19h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Festival Cultura Di´Quebrada com Mc PP da VS - Música

Filippi de Oliveira (Mc PP da Vs) da zona leste de SP, começou na música aos 13 anos de idade alcançando seu primeiro sucesso em 2015. Segue trilhando sua carreira com vários lançamentos, entregando entretenimento e buscando atingir um lado consciente ao relatar suas superações positivas, mostrando que um jovem de periferia também pode alcançar seus sonhos.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 26/03 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Toda Menina Baiana com Paula Knoll - Contação de Histórias

Nesse especial de verão, Paula Knoll faz uma homenagem à Bahia. “Toda Menina Baiana” tem encantos de personagens femininas, que convidam o público a entrar no clima da Bahia através das mais diversas histórias da literatura brasileira e mundial, que representam as culturas desta região do Brasil.

| Casa de Cultura São Rafael. 29/03 às 09h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Workshop Desenhando HQ’s com Mônica Ramos (Môri) - Artes Visuais

O Workshop de Histórias em Quadrinhos proporciona na prática o passo a passo da produção de Histórias em Quadrinhos, explorando temas como sua origem, escolha do tema, produção do roteiro, composição de páginas e criação de ilustrações e personagens.

| Casa de Cultura São Mateus. 31/03 às 10h e 14h. 12 anos. Grátis. 180 minutos.

 

Só Modão do Coração com Alisson Mór - Música

Alisson Mór traz pra gente neste ano de 2023 o espetáculo “Só Modão do Coração” com belas recordações, enaltecendo clássicos dos anos 80/90 e 2000, incluindo em seu repertório canções marcantes de Chitãozinho e Xororó, Chico Rey e Paraná, Trio Parada Dura, Chrystian e Ralf, Leandro e Leonardo, Alan e Aladim, Milionário e José Rico entre outros. Sua apresentação é impulsionada pela emoção, romantismo e paixão, e tem também arrasta pé, xote, country e forrozão.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 31/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Além da Poesia com Hugo Paz - Performance

Espetáculo poético teatral composto por textos autorais com temáticas voltadas para cultura das periferias, poemas de cunho social e político, que retratam a luta e a cultura do negro no Brasil, dos marginalizados, além de um contexto filosófico na qual o autor aborda em algumas passagens da apresentação.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 31/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Brilhantes com Neegueber - Música

Contará com a apresentação do rapper acompanhado de um Dj, onde ele irá expressar o cotidiano de muitas pessoas através da sua letra.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 31/03 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.