Programação de Março - Teatros

Confira a programação completa

| TEATRO ARTHUR AZEVEDO

 

Cálice - Circuito Municipal

Circo

A Coletiva Mariás é uma iniciativa das irmãs Nathália e Nayara Dias, as Gêmeas Dias, com o intuito de unir artistas mulheres de diferentes expressões artísticas, em prol de criações multilinguagens que fortaleçam a visão e o trabalho femininos. Mais do que unir uma equipe composta quase que exclusivamente por mulheres, valorizando e proporcionando oportunidades para essas profissionais, a coletiva visa abordar temas do universo feminino, de forma crítica e construtiva, para que esses temas sejam finalmente expressados de um prisma exclusivo por quem entende do assunto: as próprias mulheres. Nesse projeto, "Cálice", as artistas Aline Machado, Bárbara Francesquine e Cintya Rodrigues são convidadas a compor esse enxuto elenco, trazendo as linguagens da dança e do circo, elementos que se fundem em um espetáculo virtuoso.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 01/03 às 21h. 50 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Rio João

Teatro

Inspirados pela vida e obra de João das Neves, a Cia. Paulicea traz à cena o espetáculo “Rio João” celebrando o teatro, o canto e a dança para recriar universos pulsantes de vida. Junta também em sua correnteza outros afluentes, como as vozes, corpos e memórias de seus intérpretes, que compartilham e recriam suas trajetórias artísticas em constante diálogo com teatro libertário de João. Com canções compostas especialmente para o espetáculo.

Ficha técnica | Dramaturgia: Solange Dias. Direção: Alexandre Kavanji e Solange Dias. Atores: Dudu Oliveira, Cassio Castelan, Denise Guilherme, Érika Coracini e Edi Cardoso. Músicos: João Rocha, Mauricio Paz e Cleiton Pellado.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 02 a 05/03. Quinta, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 60 minutos. +14 anos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

As Bee são de Saturno e é de lá que eu vim!

Teatro

Samuca, um jovem adulto gay de 30 anos, se vê às voltas com a sua busca pelo amor, passando por diferentes fases de sua vida. Mas será esta uma busca pelo outro ou por si próprio? A peça é um relato divertido sobre as desventuras de quem busca se relacionar no meio gay, tratando de temas como amor, amizade, autoconhecimento, preconceito e liberdade!

Ficha técnica | Dramaturgia: Fábio Severo. Elenco: Fábio Severo e Márcio Lima. Direção: Israel Berk.

| Teatro Arthur Azevedo - Sala Multiuso. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 03/03 a 02/04. Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h. 75 minutos. +14 anos. Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia.

 

Volpone ou A Raposa e as Aves de Rapina

Teatro

Trata-se de uma adaptação de Volpone, a comédia da ganância, de Ben Jonson, contemporâneo de Shakespeare, um dos textos mais encenados no Reino Unido. Volpone é um homem sem filhos, especialista na arrecadação de riquezas e, para mais acumular, finge estar agonizante e diverte-se com o desfile de bajuladores que, na expectativa de serem contemplados em seu testamento, o enchem de favores e se prestam a todas as humilhações. É uma comédia clássica, com uma embocadura de linguagem aparentemente de época, mas também divertida, cáustica e popular.

Ficha técnica | Texto: Ben Jonson. Direção Geral: Johana Albuquerque. Elenco: Daniel Alvim; Mauricio de Barros; Helena Ranaldi; Joca Andreazza; Sérgio Pardal; Vanderlei Bernardino; Vera Bonilha; Cris Lozano; Luciano Gatti e Fernanda D’umbra.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. Ensaio aberto: 08/03 às 21h. 09/03 a 02/04: quintas, sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. 120 minutos. +12 anos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

POP

Teatro

POP apresenta o cotidiano da vida de uma dona de casa. O simples ato de ir ao mercado, adquirir uma roupa ou assistir TV se transforma em situações divertidas, nas quais personagens, produtos e embalagens dialogam com o mundo da publicidade e da moda. Neste enredo, um cenário mutável reproduz ambientes com cores vibrantes que aparecem e desaparecem, como imagens de uma televisão em que produtos e embalagens ganham vida e reinventam acontecimentos comuns do dia a dia.

Ficha técnica | Direção: Anie Welter. Elenco: Jota Rafaelli, Laís Trovarelli/Vanessa Balsalobre, Luciana Venancio/Maiara Roquetti e Rafael Bolacha/Valcrez da Silva Siqueira.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 11/03 a 02/04. Sábados e domingos, às 16h. Workshop no dia 25/03, sábado, às 17h no hall do teatro. 180 minutos. Gratuito, sem necessidade de retirar ingressos. Previsão de lotação (público): 30 pessoas. Livre.

 

Concerto Matinal

Música

A série de concertos da orquestra Camerata Quattro Stagioni levará ao palco um repertório diversificado, desde a trágica e breve vida do compositor Franz Peter Schubert (1797-1828), através da sua Sinfonia Inacabada de Schubert, até os concertos Cantata 140 IV de Bach, além do Concerto for Strings RV 110, RV 120 e RV 128 de Vivaldi, Concerto Grosso No. 4 in D Major e Concerto Grosso op. 6 n. 9 de Corelli, e ainda Synphony No. 29 in A Major, K. 201 de Mozart.

Ficha técnica | Diretor Artístico/Maestro Titular: João Carlos. Violino I - Diego de Sousa Correia, João Pedro, Guilherme, Alam, Matheus, Elton, Jonas e Marcelo. Violino II - ngelo Bonetti, João Vinicius, Matheus Silva, Alan, Gilberto, Guilherme, Tiago e Mateus, Vinny, João Victor, Barbara e Henry. Viola - Janine, Gustavo Yusuke Uesu, Gabriel Silva Duarte, Camilo Silva Farias, Guilherme, Dione Carlos, Henrique e Antonio Aparecido de Oliveira. Cello - Adriano de Paula, Leandro de Oliveira, Nicolas Lima Pedro, Edgar de Lima, Pedro Rico, Brian Barros, Matheus Júlio. Contrabaixo - Júlio, Samuel. Oboe - Alpheu Guilherme Rosa, Rodrigo e Marcos Alberto. Fagote - José e Cleber. Flauta - José Vinício. Trompa - Valmor Ribas e Eduardo. Clarineta - Gabriel e André. Trompete - Tiago e Fellipe. Trombone - Marcos Venâncio.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 12/03, 09/04, 14/05 e 11/06 (sempre no 2° domingo do mês), às 11h. 90 minutos. Livre. Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia.

 

Orquestra Platinelas de Pandeiro

Música

O espetáculo nasce da vontade de exaltar e explorar um dos instrumentos mais ricos e complexos da percussão brasileira: o pandeiro. São 18 pessoas que se juntaram para criar, experimentar, dançar, cantar e trazer aos palcos a alegria do ser brincante. São números e peças inspirados nas manifestações culturais e misturados com conceitos de orquestra erudita e música contemporânea. Uma explosão de cores, sabores, ritmos e sensações!

Ficha técnica | Pandeiros: AfroJu Rodrigues; Alexandre Ribeiro; Beatriz Da Matta; Douglas Alonso; Flora Poppovic; Gedeão Soares; Juba Carvalho; Karina Costa; Lara Tannus; Larissa Umayta; Léo Rodrigues; Matheus Prado; Nathalie Magalhães; Pedro Peres; Pedro Teixeira; Rafael Toledo; Rafael Mota e Sisa Medeiros

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 22/03 às 21h. 60 minutos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria. Livre.

 

Presença cênica e Presença no mundo: breves apontamentos

Presença cênica e Presença no mundo: breves apontamentos que apresenta apontamentos sobre a questão da presença no teatro, articulando princípios deste tema com a vocação formativa do teatro.

Autor: Abel Lopes Xavier

| Transmissão Online no Youtube do Teatro Arthur Azevedo SP. 26/03 às 19h. 20 minutos cada transmissão. Livre.

 

Madre Terra

Música

Madre Terra apresenta neste show comemorativo um repertório que envolve canções já consagradas por seus ouvintes e fãs, como Sinta a Vibração, Deuses a Dançar e São Miguel, além de canções novas que ainda serão gravadas pela banda.

Ficha técnica | Endy Maguin - Guitarra e Voz. Beto Yamanishi - Baixo,Tambores e voz. Rafa Gallernie - Violão, Teclas e Voz. Lucas Chacon - Bateria e percussão. Arthur Doca - Técnico de Som.

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 29/03 às 21h. 105 minutos. Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia. Livre.

 

 

| TEATRO ALFREDO MESQUITA

 

Circuito Municipal de Cultura

Ubu Rei

Teatro

O texto mostra como a ganância e a vaidade exacerbada são capazes de motivar a tomada do poder. Ubu, o protagonista, é um personagem inescrupuloso que beira o grotesco para alcançar seus objetivos. Manipulado pela esposa, Mãe Ubu, e amparado pelos próprios discípulos, decide matar o rei da Polônia para roubar a coroa. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores. Qualquer semelhança com Macbeth, de Shakespeare, não é mera coincidência! Ao chegar ao trono, Ubu se torna um tirano sanguinário, mas ingênuo e despreparado, o que leva a plateia ao riso. Essa é uma das características do trabalho de Alfred Jarry: encenar uma farsa que conduz à gargalhada diante da estupidez humana ao supor uma superioridade diante dos demais.

Ficha Técnica | Augusto Marin – Ator. Esther Contin Goes – Atriz. Armando Liguori Júnior – Ator. Fabrício Eduardo dos Santos Figueiredo – Ator. Natália Gouvea de Albuquerque – Atriz. Fabio Daniel Anastácio Fernandes – ator. Juliano Dip Lencioni – Ator. José Paulo Dantas – Músico.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 01 e 08/03. Quartas às 21h. 80 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Águas do Mundo - a partir da obra de Clarice Lispector

Teatro

Águas do Mundo - a partir da obra de Clarice Lispector conta o encontro de uma mulher com sua aprendizagem do prazer de viver e de amar. A protagonista busca desaprender a vergonha e a proibição do prazer. Durante uma ocorrência trivial, ao banhar-se no mar, ela se vê revelada numa realidade mais profunda.

Ficha Técnica | Direção, dramaturgia e atuação: Vanessa Bruno

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 03 a 05/03. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 50 minutos. Gratuito. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Brincar de Pensar - contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas

Teatro

Apresentada em capítulos, como se o público estivesse virando as páginas de um livro, a peça abre a porta da memória para que objetos, histórias e seus personagens saiam do esquecimento evocando oito contos de Clarice Lispector. Um convite a imaginar, perguntar, lembrar, inventar, duvidar, entender e filosofar.

Ficha Técnica | Proposição, concepção e direção: Vanessa Bruno. Elenco: Carol Marques da Costa, Isabel Wilker e Luiz Felipe Bianchini.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 04 e 05/03. Sábado e domingo às 16h. 50 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Orquestra Platinelas de Pandeiro

Música

O espetáculo nasce da vontade de exaltar e explorar um dos instrumentos mais ricos e complexos da percussão brasileira: o pandeiro. São 18 pessoas que se juntaram para criar, experimentar, dançar, cantar e trazer aos palcos a alegria do ser brincante. São números e peças inspirados nas manifestações culturais e misturados com conceitos de orquestra erudita e música contemporânea. Uma explosão de cores, sabores, ritmos e sensações!

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 08/03 às 21h. 60 minutos. Gratuito. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

QUEÑUAL

Teatro

Num universo ficcional, criado por um narrador e onde habitam personagens também ficcionais, nasce QUEÑUAL: um texto-dança conduzido por dois personagens que se imaginam numa história contada por um mestre ancião. Nesta jornada, em meio à combustão climática que corrói seu país e o mundo, começam a questionar o porquê sermos brasileiros nos coloca tão distantes de qualquer noção de identidade sul-americana, latino-americana, amefricana.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 10 a 12/03. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

A Pequena Semente do Tempo

Teatro

Julieta é uma menina de 7 anos, brincalhona, arteira e curiosa como qualquer criança de sua idade. Seu avô Nono é um senhor sábio, contador de histórias e grande amigo de um tal de “tempo”. Avô e neta têm algo em comum: aproveitar esse tal “tempo”, mesmo que de formas diferentes. Essa relação de amizade e companheirismo entre os dois faz com que possam embarcar em um mundo lúdico de histórias contadas através da manipulação de objetos, roupas, tecidos, mamulengos e sombras. Essas histórias ganham vida no tempo ágil de Julieta através das “janelas da imaginação".

Ficha Técnica | Texto e Direção: Talita Cabral. Elenco: Talita Cabral e Rodrigo Regis.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 11 e 12/03. Sábado e domingo, às 16h. Apresentação para escola: 14/03 às 10h30 e 14h30. Livre. 55 minutos. Gratuito.

 

Mostra Cia dos Reis

Teatro

A Cia dos Reis quer, com essa mostra, levar o prazer ao público com três comédias que vão arrancar gargalhadas reencontrando o público que acompanha o trabalho da Cia e conectando as pessoas cada vez mais ao teatro.

Programação:

Sexta | Crime cor de rosa

Sábado | Querido Amigo

Domingo | Louca terapia, o casal agora é outro

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 17/03 a 09/04. Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. 90 minutos. Livre. Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia.

 

E o Zé, quem é?

Teatro

Em um país que parece fictício, dominado por um governo autoritário, um garoto é encontrado no meio da praça. Sozinho e em trapos, ele não sabe falar nenhuma língua e mal consegue andar. Todos ao redor especulam sobre a origem do menino, mas ninguém sabe de nada. Uma pessoa desconhecida não é ninguém, concluem os agentes do governo, e alguém que não é ninguém pode se tornar qualquer coisa, o que é muito perigoso.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 18/03 a 09/04. Sábados e domingos, às 16h. Apresentação para escola: 23/03 às 10h e 14h. 70 minutos. Livre. Gratuito.

 

Na Asa do Vento

Música

Na Asa do Vento é o título que dá nome ao show do cantor e compositor mineiro Marcilio Menezes, no qual o artista transita de maneira única com seu estilo próprio de compor, cantar e executar seu violão. Promove releituras a canções que marcaram época, eternizadas na voz de ícones da MPB e grandes obras de compositores desconhecidos de boa parte do público.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 29/03 às 21h. 75 minutos. Livre. Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia.

 

 

| TEATRO CACILDA BECKER

 

Música, Dança e Meditação

Dança

Diversas cidades do Brasil têm recebido uma equipe composta de músicos e bailarinos internacionais para um espetáculo de música, dança, contos e meditação típicos da Índia. O espetáculo 2023 trará Anandita Basu e Ana Luiza Torres, sendo uma hora e meia de espetáculo multi-sensorial, trazendo uma gama de sons (canto e música), aromas (incensos e flores), cores (figurinos e adereços) e meditação.

Ficha técnica | Cantora: Anandita Basu. Bailarina: Ana Luiza Torres. Músicos: Anandita Basu (instrumentos), Atharva Nuthi (percussão). Direção: Anandita Basu e Ana Luiza Torres. Apresentadora: Ekaterina Bernik.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 01/03 às 19h30. 120 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Orquestra Platinelas de Pandeiro

Música

O espetáculo nasce da vontade de exaltar e explorar um dos instrumentos mais ricos e complexos da percussão brasileira: o pandeiro. São 18 pessoas que se juntaram para criar, experimentar, dançar, cantar e trazer aos palcos a alegria do ser brincante. São números e peças inspirados nas manifestações culturais e misturados com conceitos de orquestra erudita e música contemporânea. Uma explosão de cores, sabores, ritmos e sensações!

Ficha técnica | Pandeiros: AfroJu Rodrigues; Alexandre Ribeiro; Beatriz Da Matta; Douglas Alonso; Flora Poppovic; Gedeão Soares; Juba Carvalho; Karina Costa; Lara Tannus; Larissa Umayta; Léo Rodrigues; Matheus Prado; Nathalie Magalhães; Pedro Peres; Pedro Teixeira; Rafael Toledo; Rafael Mota e Sisa Medeiros.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 02/03 às 21h. 60 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Avenida Cyprus

Teatro

A peça conta a história do personagem Eric Miller, que mora com sua esposa, filha e neta na Avenida Cyprus, em Belfast. Eric é um cidadão protestante que sempre foi a favor da Irlanda do Norte seguir como parte do Reino Unido, totalmente contra os separatistas que querem a independência. Ele tem um ódio mortal dos cidadãos que pensam diferente dele. O seu principal desafeto é o político Gerry Adams, líder do partido separatista. Quando a neta de Eric nasce, ele vê no rosto dela as feições de Gerry Adams. Ele discute com sua filha e esposa. Em um primeiro momento, pensa absurdamente que ela pode ter tido um caso com o político. Depois, sua obsessão piora e passa a acreditar que sua neta é o próprio Gerry Adams disfarçado. Essa situação fica cada vez mais absurda, por vezes atravessando momentos de comicidade sarcástica, até finalizar de forma trágica e violenta.

Ficha técnica | Autor: David Ireland. Direção: Laerte Mello. Elenco: Bea Lerner, Felipe Sales, Nanda Versolato e Laerte Mello.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 03 a 05/03. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 80 minutos. +16 anos. Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia.

 

E o Zé, quem é?

Teatro

Em um país que parece fictício, dominado por um governo autoritário, um garoto é encontrado no meio da praça. Sozinho e em trapos, ele não sabe falar nenhuma língua e mal consegue andar. Todos ao redor especulam sobre a origem do menino, mas ninguém sabe de nada. Uma pessoa desconhecida não é ninguém, concluem os agentes do governo, e alguém que não é ninguém pode se tornar qualquer coisa, o que é muito perigoso.

Ficha técnica | Texto e direção: Marcello Airoldi. Elenco: André Capuano, Carolina Parra, Dani Moreno, Eugênio La Salvia, Fagundes Emanuel e Silô Moreno. Músicos: Felipe Chacon e Juh Vieira. Participação em voz off: Laura Cardoso

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 04 e 05/03. Sábado e domingo, às 16h. 70 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Série de Concertos da Sino (BRAHMS)

Teatro/Música

A Orquestra Filarmônica Sinos Azuis apresenta uma série de concertos onde serão executadas magníficas obras de Brahms e do compositor brasileiro Rafael Vicole. O público contará com o Intermezzo - Ballet Astéria de Rafael Vicole, o Concerto para Violino em Ré Menor de Brahms e a Segunda Sinfonia de Brahms.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. Evento mensal, fixo até junho de 2023. 60 minutos. 05/03 às 11h. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Circuito Municipal de Cultura | As Meninas Velhas

Teatro

Corina (Nadia Nardini), Zuleika (Lucinha Lins), Norma (Barbara Bruno) e Edith (Sônia de Paula) são quatro amigas da vida inteira que se encontram todos os dias na casa de uma, de outra ou no banco da praça vizinha. Dependendo do dia, tem jogatina ou lanche coletivo. Nesses encontros, as meninas, na faixa dos 60, discutem a vida e compartilham alegrias e tristezas: nascimentos e mortes, casamentos, separações, moradia, doenças, coisas do dia a dia. A vida das quatro amigas vai se modificando conforme o tempo vai passando, e se transformando até que chegam ao momento final. Mas, para elas tudo é transitório, uma transformação para outro estágio onde elas continuarão sua jornada.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 08 e 22/03. Quartas às 21h. 80 minutos. +12 anos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Força Estranha

Dança

Força Estranha é uma dança que evoca energia, espaço, corpo, coisas, mulheres, bichos, fogo, ficção, cura, coração, mistério, intuição, tempo e sonho. Uma força que move as coisas presas no corpo. Uma força que move o corpo no espaço.

Ficha técnica | Criac?a?o e danc?a: Aline Bonamin e Clarice Lima. Direc?a?o e coreografia: Clarice Lima. Colaboradoras/es: Amanda Dias, Galciane Neves, I Gonçalves, I?sis Vergi?lio, Karen Marc?al, Karlla Girotto, Marcela Costa, Patri?cia A?rabe, Patri?cia Araujo e Tarina Quelho.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 10 a 12/03. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 40 minutos. +12 anos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Sarau A Arte Liberta

Intervenção/Vivência/LGBTQIAPN+

Artistas LGBTQIAPN+ da Cohab de Taipas - Jaraguá apresentam saraus pela cidade de São Paulo. No encontro reflexivo, a união da poesia, música e dança norteiam um chamado às múltiplas formas de leitura. Nesta edição recebe Alma Luz Adélia.

Ficha técnica | Artistas: Eri Sá e Diego Rbor. Artista convidada: Alma Luz Adélia.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 11/03 às 17h. 90 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Bahia Minas

Música

Bahia Minas é um espetáculo musical temático que agrega poesias e causos pitorescos, que contam a história da difícil implantação da estrada férrea. Uma história cheia de episódios marcantes entre índios, negros e brancos, contados de uma forma simples e inteligente entre uma música e outra.

Ficha técnica | Direção, violão e voz: Marcílio Menezes. Bandolim: Almir Cortes. Flauta: Emma Charlotte. Sanfona: Bruno Brizotti. Percussão: Lazinho Batuck.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 15/03 às 21h. 75 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Stalking

Teatro adulto

No ambiente de trabalho, uma mulher começa a sofrer uma relação de assédio que transforma sua vida num verdadeiro conto de terror. A partir de relato documental, a peça conta a história dessa longa perseguição, revelando dispositivos do patriarcado que colocam as mulheres em constante risco à sua integridade física e psicológica. Stalking é uma peça true crime construída a partir da recriação ficcionalizada da história de abuso sofrida desde 2015 por Lívia Vilela. Esse caso particular se multiplica por meio de um conjunto de recursos cênicos que revelam as estruturas sociais que sistematicamente invisibilizam a violência feita às mulheres.

Ficha técnica | Atuação: Livia Vilela e Paulo Salvetti. Direção: Elisa Volpatto e Rita Grillo. Dramaturgia: Paulo Salvetti.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 17/03 a 09/04. Sexta e sábado às 21h. 90 minutos. +16 anos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Remetente: Gandhi

Teatro

Uma dupla de atores, em sério conflito e decididos a encerrar a parceria profissional, recebe uma carta sem remetente. Com a ajuda de Telonaldo, um telão personagem, viajam até a Índia e descobrem que o misterioso remetente é Mahatma Gandhi. A partir de então vivenciam alguns momentos marcantes da vida do líder pacifista e descobrem novas formas de se relacionar e resolver seus problemas.

Ficha técnica | Diretor e dramaturgo: Tiago Real. Atores: Nathalia Lorda e Tiago Real.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 18/03 a 09/04. Sábados e domingos às 16h. 60 minutos. Livre. Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia.

 

 

| TEATRO PAULO EIRÓ

 

Força Estranha

Dança

Força Estranha é uma dança que evoca energia, espaço, corpo, coisas, mulheres, bichos, fogo, ficção, cura, coração, mistério, intuição, tempo e sonho. Uma força que move as coisas presas no corpo. Uma força que move o corpo no espaço.

Ficha Técnica | Criac?a?o e Danc?a: Aline Bonamin e Clarice Lima. Direc?a?o e coreografia: Clarice Lima. Colaboradoras/es: Amanda Dias, Galciane Neves, I Gonçalves, I?sis Vergi?lio, Karen Marc?al, Karlla Girotto, Marcela Costa, Patri?cia A?rabe, Patri?cia Araujo e Tarina Quelho.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 02 a 05/03. Quinta, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 40 minutos. +12 anos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

A Pequena Semente do Tempo

Teatro

Julieta é uma menina de 7 anos, brincalhona, arteira e curiosa como qualquer criança de sua idade. Seu avô Nono é um senhor sábio, contador de histórias, e grande amigo de um tal de “tempo”. Avô e neta têm algo em comum: aproveitar esse tal “tempo”, mesmo que de formas diferentes. Essa relação de amizade e companheirismo entre os dois faz com que possam embarcar em um mundo lúdico de histórias contadas através da manipulação de objetos, roupas, tecidos, mamulengos e sombras. Essas histórias ganham vida no tempo ágil de Julieta através das “janelas da imaginação”.

Ficha Técnica | Texto e Direção: Talita Cabral. Elenco: Talita Cabral e Rodrigo Regis.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 03 a 07/03. Sábado e domingo às 16h. Sexta e terça, às 15h: reservado para escolas. 55 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Circuito Municipal de Cultura | Ubu Rei

Teatro

O texto mostra como a ganância e a vaidade exacerbada são capazes de motivar a tomada do poder. Ubu, o protagonista, é um personagem inescrupuloso que beira o grotesco para alcançar seus objetivos. Manipulado pela esposa, Mãe Ubu, e amparado pelos próprios discípulos, decide matar o rei da Polônia para roubar a coroa. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores. Qualquer semelhança com Macbeth, de Shakespeare, não é mera coincidência! Ao chegar ao trono, Ubu se torna um tirano sanguinário, mas ingênuo e despreparado. Essa é uma das principais características do trabalho de Alfred Jarry: encenar uma farsa que conduz à gargalhada diante da estupidez humana ao supor uma superioridade diante dos demais.

Ficha Técnica | Augusto Marin – Ator. Esther Contin Goes – Atriz. Armando Liguori Júnior – Ator. Fabrício Eduardo dos Santos Figueiredo – Ator. Natália Gouvea de Albuquerque – Atriz. Fabio Daniel Anastácio Fernandes – ator. Juliano Dip Lencioni – Ator. José Paulo Dantas – Músico.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 08 e 22/03. Quartas às 21h. 80 minutos. +12 anos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Águas do Mundo - a partir da obra de Clarice Lispector

Teatro

Águas do Mundo - a partir da obra de Clarice Lispector conta o encontro de uma mulher com sua aprendizagem do prazer de viver e de amar. A protagonista busca desaprender a vergonha e a proibição do prazer. Durante uma ocorrência trivial, ao banhar-se no mar, ela se vê revelada numa realidade mais profunda.

Ficha Técnica | Direção, dramaturgia e atuação: Vanessa Bruno.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 10 a 12/03. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 50 minutos. +12 anos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Brincar de Pensar - contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas

Teatro

Apresentada em capítulos, como se o público estivesse virando as páginas de um livro, a peça abre a porta da memória para que objetos, histórias e seus personagens saiam do esquecimento evocando oito contos de Clarice Lispector. Um convite a imaginar, perguntar, lembrar, inventar, duvidar, entender e filosofar.

Ficha Técnica | Proposição, concepção e direção: Vanessa Bruno. Elenco: Carol Marques da Costa, Isabel Wilker e Luiz Felipe Bianchini.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 11 e 12/03. Sábado e domingo, às 16h. 50 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Orquestra Platinelas de Pandeiro

Musical

O espetáculo nasce da vontade de exaltar e explorar um dos instrumentos mais ricos e complexos da percussão brasileira: o pandeiro. São 18 pessoas que se juntaram para criar, experimentar, dançar, cantar e trazer aos palcos a alegria do ser brincante. São números e peças inspirados nas manifestações culturais e misturados com conceitos de orquestra erudita e música contemporânea. Uma explosão de cores, sabores, ritmos e sensações!

Ficha Técnica | Pandeiros: AfroJu Rodrigues; Alexandre Ribeiro; Beatriz Da Matta; Douglas Alonso; Flora Poppovic; Gedeão Soares; Juba Carvalho; Karina Costa; Lara Tannus; Larissa Umayta; Léo Rodrigues; Matheus Prado; Nathalie Magalhães; Pedro Peres; Pedro Teixeira; Rafael Toledo; Rafael Mota e Sisa Medeiros.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 15/03 às 21h. 60 minutos. Livre. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Corpos de Fronteira

Dança

Corpos de Fronteira visa reconhecer um retrato da condição humana: coletiva, conjunta e agrupada, buscando interações e associações. Em meio ao silêncio do distanciamento, redescobrimos e inventamos formas de estar juntos. Na cena, as hierarquias entre os papéis sociais são testados e que podem ser questionados e reconfigurados.

Ficha Técnica | Direção : Igor Gasparini. Dançarinos: Arthur Alves, Igor Gasparini, Kenedy Henrique, Karen Marçal, Maria Izabel Jaccoud, Maju Kaiser, Pasha Gorbachev, Natália Moura e Ruan Trindade.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 17 a 19/03. Sexta e sábados, às 21h, e domingo, às 19h. 50 minutos. +12 anos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

O Arquiteto e o Imperador da Assíria

Teatro

Em uma ilha isolada, um desastre aéreo conduz ao relacionamento entre o único sobrevivente do acidente e um nativo que nunca teve contato com outro ser humano, quando o primeiro tenta impor ao outro sua ideia de cultura e civilização.

Ficha Técnica | Texto: Fernando Arrabal. Direção, tradução e adaptação: Cesar Ribeiro. Elenco: Helio Cicero e Pedro Conrado.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 24/03 a 16/04. Sextas e sábados, às 20h30, e domingos, às 19h. 130 minutos. +16 anos. Ingressos gratuitos uma hora antes na bilheteria.

 

Zazou, um amor de bruxa

Teatro

Essa é a doce e engraçada história de uma bruxa boa, Carmesinda Aretuza ou Zazou, que fazia suas “maldadezinhas” com o intuito de ajudar e exalava os fedores de suas poções por toda a cidade. Até o dia em que conhece Mirabô, o vendedor de perfumes, e tudo muda em sua vida.

Ficha Técnica | Direção: Ailton Guedes. Texto: Nadine Trzmielina. Atores: Carol Hubner, Adba Cuba, Ailton Guedes, Lala Machado e Alisson Gonçalves.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 25/03 a 16/04. Sábados e domingos, às 16h. 70 minutos. Livre. Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia.

 

Especial Mês da Mulher | Abertura da Temporada 2023 da Orquestra Filarmônica Santo Amaro com o pianista Alvaro Siviero

A Orquestra Filarmônica Santo Amaro fará a abertura da temporada 2023 em uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher e aos 150 anos do nascimento de Rachmaninoff. Na ocasião, o solista será o pianista Alvaro Siviero. No programa a Abertura de Carmem de Bizet, a primeira das Quatro Peças Fugitivas de Clara Schumann, orquestrada por Rafael Vicole e o Concerto para piano e orquestra n. 2 de Rachmaninoff, tendo como solista o renomado pianista. Fundada em 2004 pela maestrina Silvia Luisada, a Ofisa iniciou como um projeto sociocultural que rendeu frutos no desenvolvimento técnico e artístico de seus músicos. Transformou-se em um grupo eclético que interpreta diferentes períodos da música erudita e popular com paixão e precisão, convidando o público de seus concertos a uma viagem pelos variados estilos musicais. Em residência artística no Teatro Paulo Eiró desde 2017 e parceria com a Secretaria Municipal de Cultura desde maio de 2022, tem a alegria de obter plateia com lotação máxima em todos os seus concertos mensais na temporada, formando um público apreciador da música instrumental orquestral.

| Teatro Paulo Eiró. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. 26/03 às 11h.