Carnaval de Rua atrai 1,5 milhão de foliões no Pré-Carnaval

Primeiro final de semana mostrou que, mesmo sob chuva, São Paulo é a Capital da Folia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que 1,5 milhão de foliões foram às ruas para curtir o Pré-Carnaval 2023. O final de semana marcou o retorno do Carnaval de Rua após um hiato de três anos, com segurança e organização, e 165 desfiles de blocos de rua espalhados por todas as cinco macrorregiões da cidade.

"Os blocos respeitaram o horário do término, para que a Prefeitura pudesse iniciar a limpeza das ruas. Os desfiles ocorreram de forma muito satisfatória com nossas tendas e serviços médicos; ambulâncias; gradis para verificar a entrada das pessoas, para que fosse checado se estavam portando armamento. Também tivemos poucas queixas de assédio. As pessoas estão mais conscientes para se divertir, respeitando o direito do próximo. São Paulo está dando um grande exemplo", afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

“Esse Pré-Carnaval ficou provado que São Paulo é a Terra da Garoa, mas também a Capital da Folia”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “Foi lindo ver todas as nossas ruas tomadas com a diversidade cultural que só São Paulo consegue ter: blocos de funk, rock, axé, MPB, todos os estilos estavam presentes na cidade. E esse é só o começo. Vem para o Carnaval que ainda tem mais!”

O último número para o Carnaval de Rua 2023 é de, ao todo, 480 desfiles confirmados, sendo 36 deles de megablocos.

 

Segurança

Pela primeira vez, os megablocos contaram com revista policial para a maior segurança. Além disso, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), foram recuperados pelo menos 110 celulares roubados ou furtados, e ocorreu prisão e apreensão de, ao menos, quatorze pessoas durante os eventos no final de semana pré-Carnaval.

O efetivo da Polícia Militar foi reforçado com o emprego de cinco mil viaturas, além de 518 cavalos, 283 cães, 24 aeronaves e 168 drones. Aliado ao trabalho dos policiais militares, a Polícia Civil segue em diligências para identificar e prender quadrilhas especializadas em crimes patrimoniais. As equipes ainda contam com policiais à paisana nos eventos.

O efetivo da Guarda Civil Metropolitana foi reforçado para toda a cidade. Por dia, são em média 1.400 agentes da GCM e aproximadamente 300 viaturas, além de 60 motos extras.

O trabalho das forças de segurança seguirá intensificado no próximo fim de semana para o feriado de Carnaval, visando a segurança da população que sair às ruas para participar dos eventos.

 

Saúde

Nos dois dias de folia deste final de semana, a SMS realizou 518 atendimentos médicos e 16 remoções para hospitais; 906 profissionais foram mobilizados entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, brigadistas, administrativos e profissionais da equipe da sala de situação, regulação e coordenação. Foram 39 postos montados ao longo dos dois dias e mais 400 ambulâncias, sendo 335 básicas e 65 com unidade de terapia intensiva (UTI).

Para o atendimento aos blocos inscritos foram contratadas 600 diárias de ambulâncias, sendo 500 estruturadas para atendimentos básicos e 100 de suporte avançado à vida (UTIs móveis). A estrutura destinada aos chamados megablocos (expectativa de 40.000 a 500.000 pessoas), que terão trajetos fixos pré-estabelecidos (aproximadamente 15), conta com 20 postos médicos, com três desses fixos em pontos estratégicos da cidade, localizados no Largo do Paissandu e nas praças do Patriarca e da República. Também estarão de prontidão 500 profissionais divididos em 100 ambulâncias, das quais 80 destinadas ao atendimento básico e 20 de suporte avançado à vida.

 

241 toneladas de lixo

Neste sábado (11), primeiro dia oficial de carnaval de rua, 2505 varredores e 392 veículos atuaram na limpeza das vias. Foram disponibilizados 276 contêineres no trajeto dos blocos, 565 cestos aramados, 490 papeleiras e 181 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). A lavagem das vias contou com 1.826 litros de desinfetantes e 533,5 m³ de água de reuso para a limpeza.

De acordo com a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), 241 toneladas de lixo foram coletadas nas vias públicas neste final de semana. Participaram no domingo (12) das atividades no de varrição 2.531 pessoas e 387 veículos foram usados na limpeza. Para a execução dos trabalhos foram disponibilizados 288 contêineres no trajeto dos blocos, 601 cestos aramados, 537 papeleiras e 190 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). Na lavagem das ruas foram utilizados 1.506 litros de desinfetante e 562,5 m³ de água de reuso para a limpeza.

A expectativa da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) é reciclar mais de 50% do material coletado, número que pode variar em caso de chuva por contaminação do resíduo. Em 2020, foram coletadas 663 toneladas e metade foi reutilizada.

 

Fiscalização

Neste final de semana, foram lacrados 594 produtos comercializados de forma irregular, a maioria na região de Pinheiros (367 lacres). Esses produtos apreendidos eram, em sua maioria, bebidas alcoólicas. Os ambulantes têm, de acordo com a Lei nº 11.112/1991, 30 dias para fazer a retirada dos itens que possuem nota fiscal. Após este prazo, os produtos passam a ser de domínio público, podendo ser destruídos ou doados. Os agentes vistores também não flagraram pessoas urinando nas vias públicas.

 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

Telefones: 3113-8835/ 3113-8831

E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br

Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com/PrefSP

Twitter: twitter.com/prefsp

Instagram: www.instagram.com/prefsp/

TikTok: www.tiktok.com/@prefsp

YouTube: www.youtube.com/prefeiturasaopaulo

Acervo de vídeos: shre.ink/YYP

LinkedIn: br.linkedin.com/company/cidade-de-sao-paulo