Programação de Janeiro - Teatros

Confira a programação completa

| TEATRO ALFREDO MESQUITA |

 

Historietas Ditas na Madeira: O Começo do Fim

Teatro

Como seguir em frente quando sentimos ter perdido parte importante da nossa história? A parte que nos daria a resposta sobre qual caminho seguir. Será em um não-lugar que Junes retornará à procura de peças que faltam em seu caminho e percebe que, para crescer, precisa entender que a raiz também pode ser raio.

Ficha técnica | Dramaturgia: Coletivo Artivistas. Direção: Solange Dias. Elenco: Alec Azuos, Beatriz Amaro, Bina Oliveira, Mattheus Igor, Taís Aguillar e Luan Dias.

| Teatro Alfredo Mesquita. 19 a 22/01. Quinta, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 60 minutos. Gratuito. +12 anos.

 

 

| TEATRO ARTHUR AZEVEDO |

 

Gagarin Way

Teatro

Inédita no Brasil, a peça Gagarin Way, do dramaturgo escocês Gregory Burke, ganha montagem do grupo Cemitério de Automóveis com direção de Mário Bortolotto. O espetáculo mistura discussão política com comédia de humor ácido. Gary é um operário cansado e deprimido, pai de três filhos, afundado em um casamento fracassado, com ideais socialistas, que quer mandar uma mensagem para o sistema e, por isso, sequestra Frank, um membro da alta administração. Seu amigo e parceiro no sequestro, Eddie, é um niilista violento cujo único interesse é causar encrenca. O outro personagem é Tom, um jovem ingênuo recém-formado em Política que acredita ser possível juntar capitalismo com socialismo e está trabalhando como segurança na fábrica de computadores que é para onde os sequestradores levam o empresário.

Ficha técnica | Elenco: Carcarah (Eddie), Daniel Sato (Tom), Mário Bortolotto (Gary) e Nelson Peres (Frank). Texto: Gregory Burke. Direção e trilha sonora: Mário Bortolotto.

| Teatro Arthur Azevedo - Sala Multiuso. 19 a 22/01. Quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h. 80 minutos. +14 anos.

 

O Santo Milagroso

Teatro

Em um lugar real-irreal, em que a população está dividida entre católicos e protestantes, padre e pastor – rivais na liderança espiritual da cidade – se unem para “capitalizar” o suposto milagre de uma estátua inexistente.

Ficha técnica | Texto: Lauro César Muniz. Direção: Tom Rezende. Elenco: Luciano Brandão, Luiz Rabelo, Bianca Ikkemoto, Rodrigo Odone, Theofila Lima, Leandro Silva, Lorrayne Amorim e Alexandre Marinho. Musicista: Rodrigo Dutra.

| Teatro Arthur Azevedo. 20/01 a 12/02. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 105 minutos. Ingressos pagos. Valor: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). +12 anos.

 

Omem

Teatro

Inspirado em histórias reais e ficcionais, por meio de processo colaborativo e dramaturgia coletiva, o espetáculo Omem lança um olhar para o universo masculino. A montagem surge do desejo de pensar a respeito da construção das masculinidades em nosso tempo e de como esses papéis estão em atrito com outras formas de estar no mundo.

Ficha técnica | Direção: Adriano Merlini. Dramaturgia: Criação Coletiva. Elenco: André Benatti, Lucas Socoloski e Vitor Pinheiro.

| Teatro Arthur Azevedo - Sala Multiuso. 27/01 a 19/02. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h. 70 minutos. Ingressos pagos. Valor: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). +12 anos.

 

 

| TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO | 

 

Ensaio Aberto La Minima

Teatro

O espetáculo dará sequência à pesquisa da linguagem da companhia desenvolvida ao longo de mais de duas décadas, propondo um debate filosófico através da realização de um espetáculo fundamentado na comicidade física e na musicalidade excêntrica, de viés crítico e reflexivo. Busca, através da rica alegoria apresentada por seres mitológicos, tratar do ser humano e do mundo contemporâneo. Espetáculo popular destinado a público de diversas idades e origens sociais.

| Teatro Arthur Azevedo. 19 a 22 /01 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Infância - Monólogo de Ney Piacentini

Literatura

Infância é a transcrição cênica e musical a partir do livro homônimo de Graciliano Ramos, publicado em 1945. No romance, o escritor alagoano descreve seus primeiros anos de vida até a puberdade: a dura vivência com a família, a difícil alfabetização e sua gradativa aproximação aos livros. Sem perder o primor literário, o leitor acompanha a trajetória rudimentar do garoto no interior dos estados de Alagoas e Pernambuco e o incipiente surgimento de uma criatura interessada no mundo das letras. A adaptação do livro à cena revela a transformação do narrador adulto na criança que ele descreve de si mesmo, e o desdobramento do autor nos vários personagens que compõem o romance, no qual descreve os episódios de sua meninice – guardada a diferença de idade entre a maturidade e suas memórias infantis. Recorte que prioriza a falta de trato de sua educação familiar, a precariedade do ambiente escolar e as dificuldades na incursão na arte de ler e escrever.

| Teatro Arthur Azevedo. 21 /01 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Da Porta Pra Cá

Circo

Um mundo feito de sonhos e devaneios no qual os sentimentos de felicidade e tristeza se misturam, assim como a vida. A presença e ausência dialogam, ocasionando o fenômeno mais sincero da natureza humana chamado saudade. Da porta pra cá convida o público a adentrar nos detalhes despercebidos do cotidiano de Edélio, um palhaço medroso, curioso e criativo que faz da sua solidão um mundo de boas lembranças, vivendo em um universo de fantasias que entre suspiros, sustos e alegrias.

| Teatro Arthur Azevedo - Externo. 22 /01 às 19h. 40 minutos. Livre.

 

Deus e o Diabo em Terra de Miséria

Teatro de Rua

Deus e o Diabo na Terra de Miséria é uma farsa gaudéria para teatro de rua, adaptada do capítulo XXI do livro Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes. O espetáculo resgata a figura do contador de causos através do teatro de rua, viajando no universo da cultura gauchesca, buscando também referências na literatura de Simões Lopes Neto e na literatura oral de causos do Rio Grande do Sul.

| Teatro Arthur Azevedo - Área Externa. 25 e 28/01 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Lima Barreto em Sarau

Sarau / Literatura

A partir da vida da obra de Lima Barreto, o público entra em contato não só com a história de Lima mas om sua própria história - um paralelo com os artistas negros periféricos e pautas atuais. O trabalho tem disparadores de afeto e resistência, transitando no lúdico, na palavra falada e na musicalidade, Com música, poesia e microfone aberto ao público.

| Teatro Arthur Azevedo. 25/01 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

 

| TEATRO PAULO EIRÓ |

 

Homens no Divã

Teatro adulto

O encontro inesperado de três homens na antessala de psicanálise da Dra. Maczka (voz em off de Marília Gabriela) é o ponto de partida para mudanças mais que necessárias na vida do bombeiro Renatão; do ginecologista Cadú e de Fred, gerente executivo da eletropaulo.Correndo o risco de perder os homens amados, as três respectivas esposas, exigem deles apoio terapêutico, e assim, os três marmanjos acabam se encontrando em pleno consultório freudiano. A amizade no início desconfiada pelo inusitado do encontro, vai se fortalecendo a cada momento do ano que então, passarão juntos, entre conversas e situações pertinentes ao ‘homem-comum’. É assim que eles acabam se autoanalisando numa espécie de complemento à terapia e enquanto vão progredindo, vão inconscientemente “elaborando” seus problemas. “A partir de pequenos solilóquios com a psicanalista (de quem só se ouve a voz) e o tête-à- tête, os três acabam instituindo um divã próprio, inconsciente, engraçado e espontâneo, desconstruindo personalidades ultrapassadas, e por isso, agradam não só as mulheres, mas, o público masculino.”O texto instiga, usando o estereótipo para apontar falhas masculinas, e é recheado de situações engraçadas do cotidiano masculino”, que Darson Ribeiro vem mantendo atualizado nesses nove anos, (título criado por ele), mantendo também a fidelidade do público que já ultrapassou 250 MIL em mais de 350 SESSÕES.

Ficha técnica | Texto: Miriam Palma (título original Desesperados). Idealização e Direção geral: Darson Ribeiro. Elenco: Guilherme Chelucci, Ken Kadow e Darson Ribeiro. Voz da psicanalista: Marília Gabriela. Voz da secretária: Cecilia Arienti. Cenografia, trilha, luz e figurino: Darson Ribeiro.

| Teatro Paulo Eiró. 20/01 a 12/02. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 90 min. 12 anos. ingressos: sympla.com.br e na bilheteria do teatro 01h antes do espetáculo. R$ 30,00 (trinta reais) com meia entrada de acordo com a legislação em vigor.

 

Os Sapatinhos Vermelhos

Teatro Infantil

Um garoto adotado tem um desejo de ter um par de sapatos vermelhos, porém escuta de todos que seu desejo não será aceito pois foge as regras de como um menino deve se comportar. Uma peça que aborda assuntos como preconceito racial, bullying, educação infantil e liberdade. Tudo de forma lúdica e divertida com um final surpreendente

Ficha Técnica | Direção, atuação e Concepção: Apollo Faria.

| Teatro Paulo Eiró. 21/01 a 12/02. Sábado e domingo às 16h. 45 min. Livre. Ingressos: sympla.com.br e na bilheteria do teatro 01h antes do espetáculo. R$ 20,00 ( vinte reais) com meia entrada de acordo com a legislação em vigor.

 

Especial de Aniversário de São Paulo | Cumbia Calavera

Música

A fanfarra de 18 integrantes desfila ao som de cumbias contagiantes. É uma multidão de caveiras mexicanas encarnando diferentes personagens da iconografia do dia dos mortos mexicano. Vem também uma ala de dança tradicional e guiando o cortejo o nosso estandarte. Uma grande festa itinerante e interativa cheia de surpresas. O cortejo convida o público a dançar e celebrar a vida, nos unindo e potencializando!

Ficha técnica | Músicos: Alan Albert Scherk; Allan Martino Matos; Clara Garcia Prado; Camila Pereira de Souza; Douglas Rogério Anfra; Edoh Kossi Filho; Filipe Galles Neves Silva; Florencia Painé Santamaria; Francisco Toledo Dayrell de Lima; Gabrielle Stephano de Queiroz; Jorge Bento de Lafuente Futata Costa; Jorge Luis Zagarzazu Gonzales; Maria Tereza Gandra de Meira; Marina Beraldo Bastos; Mateus Marques Levy; Matias Ivan Arce; Sara Maria Peper; Renata Fernanda Espoz Jerez.

| Teatro Paulo Eiró. 25/01 às 17h. 90 min. Livre. Gratuito.