Programação de Janeiro - Centros Culturais

Confira a programação completa

| CENTRO CULTURAL SANTO AMARO |

 

SAMPAMARO – 471 anos de memórias

Roda de conversa

Roda de conversa com santo-amarenses em comemoração ao aniversário do bairro mais antigo da cidade, rememorando os principais acontecimentos históricos e a contribuição para o crescimento da cidade de São Paulo. Participam antigos subprefeitos, jornalistas, professores, escritores, artistas e os amantes do bairro que, por algum motivo, tiveram de se mudar de localidade.

| Centro Cultural Santo Amaro - Deck. 15/01 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Luiz Brazuca Canta…

Música

Luiz Brazuca canta os sucessos das décadas de 80, 90 e 2000. Uma coisa é tocar e cantar canções de sucesso, outra é transformá-las em versões com personalidade. É isso que Luiz Brazuca faz muito bem neste novo show.

| Centro Cultural Santo Amaro - Deck. 15/01 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Confraria do Rock

Música

Apresentação de uma confraria de amigos que se reúnem com o objetivo de fazer releituras de bandas de rock consagradas e seus grandes sucessos.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. 25/01 às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Ora bolas, Clarinha e suas histórias

Teatro infantil

A Companhia Maria Emília, formada pelas atrizes Fernanda Nunes, Isadora Bellini e Larissa Garcia, apresenta o espetáculo infantil Ora Bolas – Clarinha e Suas Histórias, que vai de encontro com a maravilhosa tradição oral dos contadores de histórias espalhados pelo Brasil. A partir de três histórias do escritor pernambucano Gilvan Balbino (“O Papa Figo”, “Mudança Surpresa Minha” e “A Menina e o Dragão”), a personagem Clarinha passa por temas e questões importantes da infância como amizade, medos, inseguranças, inveja, ciúme, construção de caráter e muita fantasia. Essas histórias ganham corpo, alma e vida em uma encenação que leva a plateia para um mundo de sonhos pelo olhar lúdico das crianças.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. 15/01 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Histórias de Depois do Fim

Teatro

Histórias de depois do fim é um espetáculo itinerante e brincante no qual as crianças entram numa aventura junto com os atores para descobrir para onde foi a Vó Antonieta depois que ela morreu.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. 24/01 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Atravessando Lugares nas Ruas

Circo

Atravessando Lugares nas Ruas é o novo espetáculo da companhia de circo Mano a Mana. Nele, três companheiros de travessia (Mano, Mana e Mochila) interagem com acrobacias, afetos e brincadeiras. Em seus caminhos, a exploração de técnicas acrobáticas se une à experimentação de espaços inusitados, com investigação de ambientes urbanos, cênicos, sonoros, de moda e artesanais. Ambientes que também são estéticos, sociais e políticos. Inicialmente criada em formato audiovisual diante da crise sanitária, agora a obra se torna completa enquanto intervenção urbana, sendo liberada para circular às ruas, e principalmente, ir de encontro a crianças, jovens e adultos.

| Centro Cultural Santo Amaro - Saguão. 24/01 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO DE CULTURA NEGRAS |

 

Baile do Nando Sagatiba

Dança

Sagatiba é um baile comemorativo que traz a vivência do samba rock e da black music de São Paulo, com vertentes como samba, R&B, charme, flashback e rap.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. 27/01 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

O Jardim Suspenso ou A Lucidez do Amor Irracional

Humor

Com música, humor e a participação do público, O Jardim Suspenso ou A Lucidez do Amor Irracional busca cientificar a passionalidade no amor. Na peça, o personagem Márcio encontra no universo da botânica uma forma de aplicar a ciência ao seu desastroso comportamento amoroso, por meio de experimentos confessionais. Fazendo um paralelo entre racional e passional, o espetáculo aborda o patético e trágico das relações amorosas.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. 20/01 às 19h. 55 minutos. +14 anos.

 

ShakesPirando

Teatro Infantil

Os palhaços Cuíca e Batatinha encontram um livro no meio do caminho. Esse objeto que parece perdido ou jogado fora serve de inspiração para esta dupla contar e encenar muitas histórias, realizar muitas brincadeiras e interagir com a plateia. Usando a linguagem do palhaço e recursos como música ao vivo, acrobacias e mágica, eles contam um pouco sobre a vida, obra e legado de Shakespeare e mostram que o autor do Milênio era muito popular no seu tempo e pode ser popular também nos dias de hoje.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. 21/01 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Expresso do Samba

Música

Roda de samba formada por músicos renomados dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro! Músicos que acompanharam grandes artistas como Arlindo Cruz, Almir Guineto, Xande de Pilares etc. Repertório variado com muito samba e MPB, com uma proposta de som bem percussivo.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. 22/01 às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Especial de Aniversário de São Paulo | Vou Pro Sereno

Música

Em 2023, a cidade de São Paulo completa 469 anos e o Centro de Culturas Negras do Jabaquara não poderia deixar de comemorar a data em grande estilo.

E para presentear o bairro e a cidade de São Paulo, um dos maiores grupos de samba do momento: Vou pro Sereno. Será um belo encontro triangular entre o samba, a cidade de São Paulo e o Centro de Culturas Negras.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. 25/01 às 17h. 60 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL PENHA |

 

Entre contos, peripécias e brincadeiras do boi Bumbá

Música infantil

A Cia Duo Encantado apresenta o folguedo do Boi Bumbá (o ciclo do nascimento, batizado e morte) num espetáculo repleto de musicalidade e cantigas populares nordestinas. Um cortejo anuncia a chegança. O vaqueiro, a Catirina, o nego Chico, o pajé, o Boi Mimoso e a burrica Faísca são os personagens desta história que mostra a miscigenação do povo brasileiro, sua fé, sabedoria e alegria. A rabeca, o pandeiro, o onça e a zabumba dão o tom para o Boi dançar e alegrar o público.

| Centro Cultural da Penha - Frente do CCP. 21/01 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Especial de Aniversário de São Paulo | Mastodontes

Música

Fundado em 2015 na cidade de Belém e desde então atuante na cena teatral da capital do Pará, o Bando Mastodontes aglutina profissionais de artes e ofícios diversos que têm na música o elo entre os integrantes. Bando Mastodontes aborda a cultura ancestral afro-amazônica com sonoridade caracterizada como futurista.

| Centro Cultural da Penha - Frente do CCP. 25/01 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Realejo Poético

Teatro

O Realejo Poético é um projeto da Cia. Patética que se classifica como uma intervenção original e poética que resgata a beleza da escrita e oralidade presente em poemas e na arte de criá-las.

| Centro Cultural da Penha - Frente do CCP. 27/01 às 15h. 50 minutos. Livre.

 

Ideias de Cecília

Teatro

Malas, caixas, livros… Cada elemento que se abre é uma história, um sorriso de encontro ou uma lágrima de partida. É um universo recheado de objetos usados, esquecidos ou simplesmente guardados. E o que é a vida senão uma aventura divertida entre o desconhecido e a recordação? Abram bem os olhos, os ouvidos e atenção: badaladas do relógio e apitos do trem anunciam a hora de acelerar o coração, pois o que vem agora tem imaginação, emoção e outras maravilhas inspiradas pelas ideias de Cecília.

| Centro Cultural da Penha - Frente do CCP. 28/01 às 15h. 50 minutos. Livre.

 

Banda Fuzaka

Música

O duo Fuzaka é formado pelos músicos Fernando Barroso e Ricardo Mingardi. Atuam de forma independente desde 2019, influenciados por ritmos indígenas e afro-brasileiros como Bumba meu Boi (MA) e Cavalo Marinho (PE) e por cultos religiosos como o Tambor de Mina (PA) e a Encantaria da Floresta Amazônica, utilizando elementos visuais que remetem ao ancestral, colagens de samplers, beats eletrônicos, rabeca e percussão para compor um repertório de música instrumental brasileira dançante com um visual experimental.

| Centro Cultural da Penha - Frente do CCP. 28/01 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Exposição de Fotos 10 anos de CCP

Exposição

Criação e exposição de 12 fotografias de 10 anos de Centro Cultural Penha + confecção e impressão de 2.000 calendários de mesa do CCP com as imagens da exposição que serão distribuídos para o público.

| Centro Cultural da Penha - Espaço de exposições/2º andar. 25/01 das 10h às 20h. Livre.

 

Projeto Sala dos Sentidos

Artes Visuais / Cultura Popular

Sala dos Sentidos, intervenção artística com crochê nos sofás confeccionado pelo grupo de mulheres da comunidade, e dois painéis no 2º andar, Mário Zan + reforma de 7 sofás de 3 lugares e 14 poltronas.

| Centro Cultural da Penha - Espaço de exposições/1º, 2º e 3º andar. 25/01 das 10h às 20h. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL GRAJAÚ |

 

Projeto Conexões Diretas

Performances, Dança, Música, Artes Cênicas, Literatura

Este projeto vem de encontro com a vontade de construir conexões com artistas do território. Conexões Diretas incentiva e proporciona condições para que os artistas periféricos mostrem seus trabalhos, contribuindo para o crescimento artístico e proporcionando entretenimento de qualidade. Através deste pensamento foi criada esta mostra artística mensal em parceria com o Centro Cultural Grajaú.

| Centro Cultural Grajaú - Hall. 19/01 das 19h às 21h. 120 minutos. Livre.

 

Especial de Aniversário de São Paulo | Circle – Agência de Circo

Circo

A Circle: Agência de Circo surgiu em 2007, trazendo a experiência em comunicação e design ao conhecimento circense. Assim, leva a magia do circo para todo tipo de evento através de talentosos artistas circenses. O projeto Quintal da Circle Férias vem para trazer alegria e diversão com vivências circenses como oficina de tecido, oficina de perninhas de pau, escultura de balões e pintura facial.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. 25/01 das 14h às 17h. 180 minutos. Livre.

 

Especial de Aniversário de São Paulo | Batalha Grajaú Rap City

Em meados de 2017, LADAKIPNIS (Clube do Berro), GAH MC (Canella Fina) e JPA EPYCENTRO embarcaram em um projeto para o desenvolvimento de artistas locais. Assim nasceu a Batalha Grajaú Rap City, que acontece duas vezes ao mês, sendo uma no Centro Cultural Grajaú.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. 25/01 das 18h às 21h. 180 minutos. Livre.

 

Especial de Aniversário de São Paulo | Derek Recayd - Grajaú Rap City

Natural de São Paulo, Derek tem apenas 22 anos e já é um dos maiores expoentes do trap brasileiro. Ele é um dos fundadores da Recayd Mob, um grupo de artistas multidisciplinares que inclui rappers e produtores. Com o grupo, lançou alguns de seus maiores sucessos, como Plaqtudum e Flackjack.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. 25/01 às 21h. 60 minutos. Livre.

 

Festival da Visibilidade Trans no Grajaú

Coletivo Travas da Sul

LGBTQIA+

No mês de janeiro celebra-se no Brasil o Mês da Visibilidade Trans e o coletivo Travas da Sul propõe o Festival da Visibilidade Trans no Grajaú, com apresentações artísticas de múltiplas linguagens, como workshop de defesa pessoal para pessoas LGBTrans; bate-papos, feira de expositores/as e o Sarau Travas da Sul com shows, performances e microfone aberto para participação espontânea do público.

| Centro Cultural Grajaú - Área interna do CCG e Calçadão Cultural Grajaú. 27 a 29/01. 27/01, das 18h às 21h. 28 e 29/01, das 13h às 21h. 480 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO |

 

Encontro de Estudos da Palhaçaria

Circo

O Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP) é um coletivo independente, que realiza encontros semanais no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, tem como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.

| Centro de Memória do Circo. 23 e 30/01, das 14h às 17h. 180 minutos. Livre. Gratuito.

 

Exposição Hoje Tem Espetáculo

Exposição

HOJE TEM ESPETÁCULO apresenta vasto panorama da história do circo, principalmente no Brasil. Com documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, audiovisuais, maquetes, distribuídas em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias, e Café dos Artistas. Inaugurada em 2012, a exposição ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, e uma sala do térreo. A curadoria de Verônica Tamaoki, coordenadora do CMC, foi agraciada, em 2013, com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, e o projeto expográfico de Carla Caffé foi selecionado pela 10a Bienal do Design.

A exposição, que já foi vista por mais de 250 mil visitantes, tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé, selecionada pela 10ª Bienal do Design Gráfico pelo seu projeto gráfico e também contemplado com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na categoria Circo, pela sua curadoria.

“Hoje tem espetáculo” conta os quase duzentos anos da história do circo no Brasil e ocupa a sobreloja e térreo do Centro Cultural Olido, e está dividida em três núcleos: linha do tempo, artes do circo, e famílias e artistas de destaque. A exposição possui cerca de 300 imagens, de autores diversos, documentos tridimensionais, audiovisuais e maquetes

| Centro de Memória do Circo. 25/01. Segunda à Sexta, das 10h às 18hrs. Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs. (Fecha às terças). Livre. Gratuito.

 

Visitas Mediadas à exposição “Hoje Tem Espetáculo”

Exposição; Visita Mediada

A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pela exposição “Hoje Tem Espetáculo” e elabora atividades de acordo com o perfil do público.

Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

| Centro de Memória do Circo. 25/01. Segunda à Sexta, das 10h às 18hrs. Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs. (Fecha às terças). Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO CULTURAL OLIDO |

 

HUB Leitura

Intervenção Artística Cultural Visual

A obra de intervenção artística HUB LEITURA, buscará através da criação de painéis pictóricos e grafite trazer elementos da literatura brasileira em diálogo com as artes urbanas. Será um processo de intervenção artística que acontecerá nas paredes e portões principais do Centro Cultural Olido, marcando a nova fase conhecida como Olido Hub que busca o foco na cultura digital, artes híbridas e conexões entre artistas e público.

| Centro Cultural Olido. 27, 28 e 29/01 às 12h. 360 min. Livre. Gratuito.

 

Não Aprendi Dizer Adeus

Teatro

Não aprendi dizer adeus é uma espécie de espetáculo ritual onde o público ri e se emociona ao se ver nos olhos da palhaça lutando com o único mal irremediável sobre a terra, o fim.

| Centro Cultural Olido - Sala Paissandu. 13 e 14/01 às 19h. 50 min. Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA |

 

Intervenção de Comissão de Frente

Dança/Performance

Estreia do primeiro grito de carnaval da Clarin Cia de Dança. A intervenção apresentará parte das coreografias das Comissões de Frente das Escolas De Sambas de São Paulo E Rio De Janeiro, de vários anos, numa intervenção inédita e em formato de homenagem às escolas mais antigas do carnaval.

Clarin Cia. de Dança nasce da junção de artistas de origens e experiências diferenciadas, como capoeira, breaking, ballet, passinho phoda, funk e danças brasileiras. Todas elas aglutinadas ao redor da ideia da experimentação em dança e na cultura popular. Uma companhia que vem desenvolvendo sua pesquisa em torno da dança popular contemporânea desde 2013, ano em que foi criada por Kelson Barros, artista maranhense, residente em São Paulo desde 2003.
Estreiou " Da cor do Cobre" e "9 ou 80" em 2022 e agora em 2021, " Intervenção de Comissão de Frente".

| Centro de Referência da Dança. 21/01 às 15h. 45 minutos. 14 anos. Gratuito.

 

Deep Doion Inside/ Cia Danças Claudia de Souza

Teatro

A Cia. Danças é o resultado de um processo iniciado por Claudia de Souza, que reuniu bailarinos de diversas formações e experiências profissionais para desenvolver uma investigação em Dança Contemporânea. A partir da fusão de diversas técnicas e estímulos (originalmente entre a Dança Clássica e Dança Moderna e, depois, a Capoeira, expandindo-se para o universo das Danças Sociais Brasileiras, das Artes Visuais, da Improvisação, do Teatro e de outras mídias) e embasada na investigação e no resgate da cultura brasileira, a linguagem desenvolvida pela companhia busca a identidade de um corpo dançante brasileiro e traz em cena o intérprete como um criador e transformador do movimento.

As temáticas surgem da incorporação desta linguagem e, como resultado de sua pesquisa, a companhia procura atuar de forma direta na formação e informação dos profissionais e do público, por meio de espetáculo, debates e ateliês coreográficos, acreditando na arte como um veículo para a construção da cidadania.Cia. Danças Claudia de Souza, companhia paulistana de dança contemporânea, desenvolve há vinte e sete anos um trabalho autoral de pesquisa de linguagem, através de obras que exploram questões ligadas ao contexto sociocultural brasileiro, tendo como foco a criação de uma identidade corporal que exprima as relações do ser humano na contemporaneidade, promovendo a pesquisa, a criação, a difusão e a formação cultural.

Passados 27 anos desde o início dos trabalhos da Cia, entendemos que a construção de uma linguagem se manifesta não só com a ferramenta do movimento corporal, mas sobretudo com a contaminação e atravessamento de inúmeras manifestações e eventos que ocorrem durante uma vida, nos seus movimentos de expansão, descanso e contração. Nos sabores doces, amargos, salgados, azedos... nas alegrias, tristezas, preocupações, medos, raivas e lutos… na consciência, no inconsciente, nos insights, no instinto e na alma.

DEEP DOWN INSIDE é um novo início, é uma retomada, mas é também continuidade.

| Centro de Referência da Dança. 27 e 28/01 às 20h. 55 minutos. Livre. Gratuito.

 

 

| CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ |

 

Especial de Aniversário de São Paulo | Simoninha Canta SP

Música

Neste dia especial em que a cidade de São Paulo comemora 469 anos, Wilson Simoninha faz uma homenagem a cidade que aprendeu a amar com repertório recheado com grandes compositores paulistanos que se eternizaram, fizeram histórias e músicas inesquecíveis em homenagem a cidade que tanto amavam. Poderemos contar com momentos de grandes alegrias relembrando compositores renomados como: Nelson Sargento, Adoniran, Geraldo Filme, entre outros.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. 25/01 às 18h. 60 min. Livre. Gratuito.

 

Inauguração do Portal Vila Itororó

Artes Visuais

A proposta para o portal de entrada da Vila Itororó, pelo artista Ciro Schu, tem como objetivo construir uma escultura de metal com ferros diversos, envolta com luzes, e conectada com a parede de entrada, fundido com a pintura mural e com o nome da vila estilizado, fazendo o acesso da vila ser percebido e valorizado além de guiar o público com luzes a adentrar o centro cultural.

| Centro Cultural Vila Itororó - Entrada Rua Maestro Cardim N° 48. 25/01 às 16h. 40 min. Livre. Gratuito.