Praças da Cultura: Programação 17 e 18 de dezembro

A iniciativa leva atrações culturais para espaços públicos da periferia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o projeto Praças da Cultura. Essa é mais uma iniciativa da pasta de fomentar a cultura na periferia, valorizando artistas locais e programando atrações gratuitas em praças e outros espaços públicos e abertos periféricos da cidade, preferencialmente, em regiões onde há pouca oferta cultural. Até o final do ano, serão mais de 100 apresentações entre os meses de novembro e dezembro.

O projeto prevê a realização das ações em todos os finais de semana até o final deste ano. Neste fim de semana, durante os dias 17 e 18, os espaços públicos recebem apresentações especiais. Em parceria com as subprefeituras, as atrações culturais acontecem em diversas regiões, com destaque para a Praça na Rua Cachoeira de Campo Grande, que abre o sábado de apresentações com a atração Macaco Fantasma, às 10h, propondo um encontro entre literatura e música ao mergulhar na poesia de grandes mestres, como José Paulo Paes e Hilda Hilst.

A vasta programação consegue agradar todos os gostos, ao trazer música, circo, teatro e literatura em forma de diversificadas atrações, apresentadas em diferentes equipamentos culturais, com horários acessíveis.
“Estamos levando cultura para espaços de convivência na periferia, valorizando os artistas e coletivos locais”, afirma a secretária Aline Torres. “É um projeto de descentralização da cultura e valorização da periferia, que vai deixar muita gente com um sorriso no rosto no final de semana.”

Confira a programação completa deste final de semana:

17/12/2022

| Subprefeitura Cidade Tiradentes

| Praça na Rua Cachoeira de Campo Grande, 654 – Barro Branco II – Cidade Tiradentes

10H - Macaco Fantasma
Espetáculo: Palavrarma, palavramor, palavra mór- Música
Macaco Fantasma é o ponto exato onde a literatura e a música encontram-se. Influenciados pela Vanguarda Paulistana, o grupo se apresenta mergulhado na poesia de grandes mestres, como José Paulo Paes e Hilda Hilst, além de suas canções e poemas autorais. O grupo também conta com a participação de uma performer (Chris Cruz) que dilui ainda mais as aparentes diferenças entre as linguagens artísticas.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________
11H - Cia Quatro Ventos
Espetáculo: Tecendo Histórias - Teatro
A montagem “Tecendo Histórias” da Cia Quatro Ventos apresenta o universo encantado da mitologia e dos contos africanos e afro-brasileiros com base na literatura infanto-juvenil. As narrativas teatralizadas tecem mágicas histórias repletas de cantigas, dança, poesia, personagens envolventes e animais fantásticos. O entrelaçar das histórias brincam e vão de encontro com o público em busca de fortalecer e (re) afirmar nossas raízes ancestrais com representatividade e identidade negra. O espetáculo é composto por muitas histórias, sendo estas algumas delas: “Os Sete Novelos – Um Conto de Kwanzaa”; “A Lenda de Oraniã”; “Nanana bo Sele Sele”; “Erilé, o caçador”; “O papagaio que não gostava de Mentiras” e Oiá e o búfalo interior.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
12H - O Grande Ogro
Espetáculo: Projeto Torto - Música
Rock instrumental do trio paulista O Grande Ogro, que nasceu em 2011 e é formado por André Astro (Guitarra), César Carlos (Bateria) e Marcelo Henrique (Baixo). O Power trio faz um rock com vertentes de math rock e peso na medida certa, e que pode ser conferido nos EPs ‘O Grande Ogro’ (2013), ‘Nashville Sessions’ (2015), ‘Discurso para Mentes em Silêncio’ (2016) tem uma abordagem bem diferente sobre a forma de música instrumental, tendo a sacada de deixar a instrumentação em primeiro plano sem precisar de exageros performáticos ou virtuose. Ao saber que às vezes harmonias gritam tão alto quanto palavras, a banda torna o combo guitarra/baixo/bateria protagonista de sua arte, os espetáculos em si pois mesmo sem utilizar do recurso vocálico conseguem expressar sua mensagem através de afiadas guitarradas e linhas de baixo empolgantes que contam várias histórias. Durante o show são exibidas projeções criadas pela própria banda que complementam a ambientação da performance.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________

| Subprefeitura Vila Prudente

| Praça Professor Mário Builcão - Rua Marquês de Santo Amaro - Vila Califórnia

10H - Cia Terezinha
Espetáculo: Cordel De Feira- Literatura
Cordel de Feira é um Trocadilho com pastel de feira! É uma performance poética e musical, que integra música, versos e literatura de cordel.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
11H - Núcleo Ofó
Espetáculo: Corpo Estória- Teatro
“Corpo Estória” é um espetáculo infantil, que conduz o público a imergir nas histórias contadas por nossas avós, que permeiam o imaginário e a construção da identidade do nosso povo. O enredo do espetáculo se dá através de contos indígenas, afro diaspóricos e nordestinos e, a partir deles, o público é convidado a interagir e contribuir com o desenvolvimento da peça, através de brincadeiras e da dança popular brasileira
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________
12H - João e Arthur
Espetáculo: Segismundo Extemporâneo- Teatro
Segismundo é um dos personagens da Vida é Sonho, escrito por Calderón De’lla Barca. Sua questão principal é a liberdade, dado que Segismundo era o filho renegado do príncipe da Polônia e preso em uma torre. As falas de Segismundo, personagem criado no século XVI, estarão em diálogo com as falas de uma pessoa com deficiência que vive no século XXI. Este trata sobre a falta de espaço que uma pessoa com deficiência tem, abordando a falta de acessibilidade atitudinal/ arquitetônica, falta de espaço para essas pessoas na mídia, no mercado de trabalho e nas artes, consequentemente comprometendo sua liberdade de viver sua vida em sociedade.
Classificação: Livre
Duração: 30 minutos
________________________________________

| Subprefeitura Itaim Paulista

| Quadra na Rua Chuva na Montanha, próximo ao número 208

10H - Gunnar Vargas e Cúmplices
Espetáculo: Além de Mim -Música
Este projeto Foi idealizado pelo cantor, violonista e compositor Gunnar Vargas, e teve início na cidade de São Paulo ao longo do ano de 2007 com apoio da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo por meio do edital VAI I – Valorização de Iniciativas Culturais.O sucesso e a repercussão do projeto culminaram na gravação de um CD homônimo em 2008 cujo lançamento ocorreu na Galeria Olido, em São Paulo. O Encontro de Compositores foi realizado em diversos locais da zona sul da cidade, especialmente no Centro Cultural Monte Azul, onde se concentraram suas atividades.
Já em 2014 as atividades foram concentradas no Espaço Comunidade, com o apoio do programa Agente Comunitário de Cultura.Seu formato inicial se trata de um encontro de artistas com espaço de fala e microfone aberto para apresentações diversas semelhante a um sarau, porém em 2015 houve um desdobramento do projeto chamado “Noite de Compositores”, desenvolvido dentro do Ponto de Cultura do Centro Cultural Monte Azul e que aconteceu em caráter mensal pelo período de dois anos.Nesta nova roupagem Gunnar Vargas idealizador e compositor anfitrião, convida um compositor ou compositora com quem desenvolvia um show em torno do repertório de ambos, abrindo espaço para histórias sobre a vida e composições de cada um. Neste formato foi apresentado também em alguns espaços da cidade como Sarau das Madrugadas no Pq. Do Ibirapuera, Teatro Cacilda Becker e Virada Cultural.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
11H - Sarau do Map
Espetáculo: Sarau do Map- Literatura
O Sarau da Praça do MAP está para completar 10 anos de existência e resistência e convida a todas e todos para participarem de uma incrível atividade de reconhecimento e contemplação da arte periférica através da poesia e diversas intervenções de convidados, além do tradicional espaço aberto para quem quiser se expressar como se sentir à vontade. A praça é nossa!
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos;
________________________________________
12H - Cia Caracaxá
Espetáculo: Maracatu de Baque Virado com a Cia. Caracaxá- Música
A percussão do Maracatu de baque virado é composta de tambores, caixas, gonguê e xequerês. Toda essa estrutura vem acompanhada do canto e da dança com as toadas, que são vibrantes e não tem como não participar! A proposta da Cia Caracaxá é realizar uma apresentação breve para atrair o público passante, e na sequência realizar uma vivência com o público presente, principalmente as crianças, mostrando um pouco do toque do canto e da dança do Maracatu. Ao final da vivência faremos um pequeno cortejo utilizando tudo o que foi compartilhado. A Cia Caracaxá, grupo paulistano, situado na Barra Funda, reproduz essa manifestação com muito batuque, ritmo, dança e alegria.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________

| Subprefeitura São Miguel

| Praça Craveiro do Campo, 148 - Jardim Helena (ficar próximo ao campo)

10H - AKT
Espetáculo: Não Desista- Música
Numa apresentação de 60 minutos o grupo apresenta seu álbum "Diamante do Guetto” com músicas autorais enquanto interage com o público. Com o estilo diferenciado, o grupo usa seus beats envolventes para passear entre o “gangsta rap”, Trap e Blues, desafiando as produções já ouvidas na periferia. Toda a apresentação é regada a mensagens de positividade e esperança. Entre uma música e outra, contaram um pouco da história do grupo, de suas letras, inspirações, referências e experiências. O grupo cativa o espectador com suas obras reflexivas e que fazem pensar no atual momento. Entre as músicas apresentadas estão: “Diamante do Guetto”, “Quem não sabe”, “Sopra o Vento Leste”, “Tendes bom Animo”, “AKT” e "Não Desista".
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
11H - Grupo Faça Beats
Espetáculo: ORQUESTRA PERIFÉRICA DE MÚSICA DIGITAL- DO PAREDÃO AO BOOMBOX -Música
A MÚSICA DIGITAL É UMA TENDÊNCIA FORTÍSSIMA NAS PERIFERIAS E QUEBRADAS DO MUNDO, E AQUI NA ZONA LESTE NÃO PODERIA SER DIFERENTE. O PROJETO DO ESPETÁCULO SHOW ORQUESTRA DIGITAL NASCEU DOS ENCONTROS DE BEATMAKERS E BATALHAS DE BEATMAKERS REALIZADOS , QUE ACONTECEM ESPECIFICAMENTE NA REGIÃO DE ITAQUERA E CIDADE TIRADENTES. A ORQUESTRA PERIFÉRICA DE MÚSICA DIGITAL É UM DESDOBRAMENTO DAS NOSSAS AÇÕES E É FORMADA POR COMPOSITORES DIGITAIS, OU TAMBÉM CHAMADOS DE BEATMAKERS, RESIDIDOS NO EXTREMO LESTE DE SÃO PAULO E CONTA COM SETE COMPOSITORES DIGITAIS. USANDO COMPUTADORES OU CELULARES, PROGRAMAS DE PRODUÇÃO MUSICAL OU APP GRATUITOS.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
12H - Coletivo Batalha da Teles
Espetáculo: Batalha da Teles- Literatura
A batalha da Teles apresentará uma EDIÇAO especial de batalha de rima no formato Temático ( trazendo vários temas relacionados a educação, a cultura e sobre a periferia). Essa edição é uma forma de trazer a cultura Hip Hop para a praça trazendo conhecimento através do freestyle realizado por Mc's ( mestre de cerimônias) um contra o outro e tendo uma votação para quem expressou melhor sobre a temática do tempo.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________

| Subprefeitura São Mateus

| Praça Oslei Francisco Borges

10H -Deodara
Espetáculo: SHOSHOLOZA - Uma Viagem Sonora - Música
O coletivo busca misturar elementos da musicalidade regional brasileira, como jongo, maracatu, coco, samba de roda, cacuriá, ciranda e ijexá entre outros. A instrumentação africana prevalece no canto como particularidade principal e por manifesto utiliza o pop, jazz, funk e soul criando a diversidade de sons e canções no repertório.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________
11H- Cia Suno
Espetáculo: Estripulias No Circo- Circo
Inspirado nas tantas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas, o espetáculo resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. A narrativa se desenrola contando a história da “FAMÍLIA SUNO”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Personagens clássicos utilizando números de equilibrismo, mágica, contorcionismo, mímica, dança, acrobacias e malabarismo
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________
12H- Circo Casca De Noz
Espetáculo: Patunts -Circo
Um espetáculo circense colaborativo e imerso em percussão. Com cenário abstrato em madeira, 3 amigos são levados pelos sons que vão sendo construídos ao movimentar os objetos em cena, ao mesmo tempo que as acrobacias, malabarismos e dança vão aparecendo e revelando os personagens. A cada técnica circense que é trazida para a cena, as parcerias e os protagonistas vão se alternando em jogos ritmados por vezes cômicos, por vezes arriscados ou ainda instrumentados.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos

________________________________________

| Praça VIP - Rua Vercinio Pereira de Souza, 1.185

10H - Circo Di Sóladies | Nem Sóladies
Espetáculo: Des Cantadas- Circo
O Circo di SóLadies|Nem SóLadies convida o público a conhecer novas versões das músicas infantis. Duas palhaças e ume palhace interagem com o público enquanto circulam pelo espaço com seus instrumentos musicais e muito riso e improviso!
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

Classificação: Livre
Duração: 55 minutos
________________________________________
11H - Cia dos Tortos
Espetáculo: Quem Não Tem Lona Pede Carona- Circo
Um espetáculo inspirado no circo brasileiro e sua trajetória itinerante. Um picadeiro cheio das atrações mais incríveis que fazem rir desde criança até o avô. Os tradicionais números circenses realizados pela dupla de palhaços mais famosos do Brasil.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________
12H - Balé Popular Cordão da Terra
Espetáculo: Cortejo Boi Preto- Música
Fruto de uma pesquisa que se iniciou em 2013, nosso cortejo apresenta diversos ritmos brasileiros que referenciam a figura do boi, em especial os maranhenses, como o Boi de Matraca, o Boi da Baixada e o Boi de Zabumba. Além disso, faz também referência às figuras do Auto do Boi, como o Pai Francisco, a Mãe Catirina, o Vaqueiro e o Cazumbá.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________

| Roots Skate Park - Praça na Rua Miguel Ferreira de Melo, próximo ao número 889

10H - Da Gente Produções Artísticas
Espetáculo: Berço de Acalantos- Literatura
Através de quatro encontros, a Cia. Sereiando Contos fará a apresentação de espetáculos de contação de histórias, montados a partir dos livros publicados pela coletânea Contos do Terra, sendo: “Maradopin e assim se fez Brasil” de Andreza Alves, “O Chocalho de Cascavel” de Sabrina Lopes, “Caiuá e o Rio” de Carolina Hirayama e “A Grandeza de Dayo” de Andreza Alves.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

11H - Cia Flor de Cosme
Espetáculo: Histórias Pra Não Esquecer De Brincar- Música
Sinopse: As histórias mais fascinantes surgem de todos os cantos do mundo. "Histórias pra não esquecer de brincar" é uma trilogia composta por contos inspirados em Itans dos Ibejis - orixás gêmeos que regem o equilíbrio, a dualidade e a multiplicação. As histórias interagem com quem as ouve, estimulando a movimentação corporal, e são tecidas com canções autorais. "Brincando com fogo", "As crianças enganam a morte" e "A fonte subterrânea" nos lembram que no jogo da vida é preciso astúcia e saber se divertir.
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos

12H- Asfalto de Poesia
Espetáculo: Futebol de Palhaças- Circo
Você sabia que o futebol feminino já foi proibido por lei? Sabia que as mulheres não podiam viajar sem a autorização de um homem? As mulheres não podiam votar! Hoje, já viramos esse jogo! MAS AINDA TEMOS QUE LUTAR PELA NOSSA DEFESA! São muitos ataques: Violência, Salários Desiguais, Sobrecarga, Preconceitos e Estereótipos. Para falar sobre conquistas, defesas e ataques, a cia. Asfalto de Poesia criou uma intervenção artística lúdica que diverte e faz refletir sobre ser mulher. Convidamos as participantes a vestir nossa camisa, enfrentar as barreiras, reverter as faltas e vibrar com cada conquista! O jogo de nossos direitos é coletivo e é preciso muita garra para fazer parte deste time!
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos

________________________________________

18/12/2022

| Subprefeitura Cidade Tiradentes

| Praça na Rua Cachoeira de Campo Grande, 654 – Barro Branco II – Cidade Tiradentes

10H - Da Gente Produções Artísticas
Espetáculo: Berço de Acalantos- Literatura
Através de quatro encontros, a Cia. Sereiando Contos fará a apresentação de espetáculos de contação de histórias, montados a partir dos livros publicados pela coletânea Contos do Terra, sendo: “Maradopin e assim se fez Brasil” de Andreza Alves, “O Chocalho de Cascavel” de Sabrina Lopes, “Caiuá e o Rio” de Carolina Hirayama e “A Grandeza de Dayo” de Andreza Alves.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
11H - Núcleo Flutuante
Espetáculo: A Farsa da Má Informação- Teatro
Três atores encenam notícias recentes publicadas em jornais do Brasil em intervenção na rua. Inspirados nas técnicas de Teatro Jornal de Augusto Boal, interpretam personagens do cotidiano em suas falas mais corriqueiras e opiniões presentes aos assuntos em alta do nosso país e da região. Um espetáculo-crítica ao fluxo de desinformação e fake news que acontece na sociedade contemporânea. Em nossas intervenções já foram abordados temas como o desmandos do Ministério da Educação, a perda de leitores para o WhatsApp e a ascensão do movimento antivacinam, entre outros. A construção cênica permite uma flexibilidade dramatúrgica para o espetáculo, assim espetáculo vai se moldando para dialogar com o público-alvo do local, tendo portanto a versão adulta e outra para todas as idades.

Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________
12H -Deodara
Espetáculo: SHOSHOLOZA - Uma Viagem Sonora - Música
O coletivo busca misturar elementos da musicalidade regional brasileira, como jongo, maracatu, coco, samba de roda, cacuriá, ciranda e ijexá entre outros. A instrumentação africana prevalece no canto como particularidade principal e por manifesto utiliza o pop, jazz, funk e soul criando a diversidade de sons e canções no repertório.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos

________________________________________

| Subprefeitura Vila Prudente

| Praça Professor Mário Builcão - Rua Marquês de Santo Amaro - Vila Califórnia

10H - Gunnar Vargas e Cúmplices
Espetáculo: Além de Mim -Música
Este projeto Foi idealizado pelo cantor, violonista e compositor Gunnar Vargas, e teve início na cidade de São Paulo ao longo do ano de 2007 com apoio da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo por meio do edital VAI I – Valorização de Iniciativas Culturais.O sucesso e a repercussão do projeto culminaram na gravação de um CD homônimo em 2008 cujo lançamento ocorreu na Galeria Olido, em São Paulo. O Encontro de Compositores foi realizado em diversos locais da zona sul da cidade, especialmente no Centro Cultural Monte Azul, onde se concentraram suas atividades.
Já em 2014 as atividades foram concentradas no Espaço Comunidade, com o apoio do programa Agente Comunitário de Cultura.Seu formato inicial se trata de um encontro de artistas com espaço de fala e microfone aberto para apresentações diversas semelhante a um sarau, porém em 2015 houve um desdobramento do projeto chamado “Noite de Compositores”, desenvolvido dentro do Ponto de Cultura do Centro Cultural Monte Azul e que aconteceu em caráter mensal pelo período de dois anos.Nesta nova roupagem Gunnar Vargas idealizador e compositor anfitrião, convida um compositor ou compositora com quem desenvolvia um show em torno do repertório de ambos, abrindo espaço para histórias sobre a vida e composições de cada um. Neste formato foi apresentado também em alguns espaços da cidade como Sarau das Madrugadas no Pq. Do Ibirapuera, Teatro Cacilda Becker e Virada Cultural.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
11H- Cia Suno
Espetáculo: Estripulias No Circo- Circo
Inspirado nas tantas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas, o espetáculo resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. A narrativa se desenrola contando a história da “FAMÍLIA SUNO”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Personagens clássicos utilizando números de equilibrismo, mágica, contorcionismo, mímica, dança, acrobacias e malabarismo
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________
12H - Cia Caracaxá
Espetáculo: Maracatu de Baque Virado com a Cia. Caracaxá- Música
A percussão do Maracatu de baque virado é composta de tambores, caixas, gonguê e xequerês. Toda essa estrutura vem acompanhada do canto e da dança com as toadas, que são vibrantes e não tem como não participar! A proposta da Cia Caracaxá é realizar uma apresentação breve para atrair o público passante, e na sequência realizar uma vivência com o público presente, principalmente as crianças, mostrando um pouco do toque do canto e da dança do Maracatu. Ao final da vivência faremos um pequeno cortejo utilizando tudo o que foi compartilhado. A Cia Caracaxá, grupo paulistano, situado na Barra Funda, reproduz essa manifestação com muito batuque, ritmo, dança e alegria.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

________________________________________

| Subprefeitura Itaim Paulista

| Quadra na Rua Chuva na Montanha, próximo ao número 208

10H - Cia Terezinha
Espetáculo: Cordel De Feira- Literatura
Cordel de Feira é um Trocadilho com pastel de feira! É uma performance poética e musical, que integra música, versos e literatura de cordel.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
11H - Núcleo Ofó
Espetáculo: Corpo Estória- Teatro
“Corpo Estória” é um espetáculo infantil, que conduz o público a imergir nas histórias contadas por nossas avós, que permeiam o imaginário e a construção da identidade do nosso povo. O enredo do espetáculo se dá através de contos indígenas, afro diaspóricos e nordestinos e, a partir deles, o público é convidado a interagir e contribuir com o desenvolvimento da peça, através de brincadeiras e da dança popular brasileira
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________
12H - Cia Flor de Cosme
Espetáculo: Histórias Pra Não Esquecer De Brincar- Música
Sinopse: As histórias mais fascinantes surgem de todos os cantos do mundo. "Histórias pra não esquecer de brincar" é uma trilogia composta por contos inspirados em Itans dos Ibejis - orixás gêmeos que regem o equilíbrio, a dualidade e a multiplicação. As histórias interagem com quem as ouve, estimulando a movimentação corporal, e são tecidas com canções autorais. "Brincando com fogo", "As crianças enganam a morte" e "A fonte subterrânea" nos lembram que no jogo da vida é preciso astúcia e saber se divertir.
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos

| Subprefeitura São Miguel

| Praça Craveiro do Campo, 148 - Jardim Helena (ficar próximo ao campo)

10H - Circo Di Sóladies | Nem Sóladies
Espetáculo: Des Cantadas- Circo
O Circo di SóLadies|Nem SóLadies convida o público a conhecer novas versões das músicas infantis. Duas palhaças e ume palhace interagem com o público enquanto circulam pelo espaço com seus instrumentos musicais e muito riso e improviso!
Classificação: Livre
Duração: 55 minutos
________________________________________
11H - Sarau do Map
Espetáculo: Sarau do Map - Literatura
O Sarau da Praça do MAP está para completar 10 anos de existência e resistência e convida a todas e todos para participarem de uma incrível atividade de reconhecimento e contemplação da arte periférica através da poesia e diversas intervenções de convidados, além do tradicional espaço aberto para quem quiser se expressar como se sentir à vontade. A praça é nossa!
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
12H - Balé Popular Cordão da Terra
Espetáculo: Cortejo Boi Preto- Música
Fruto de uma pesquisa que se iniciou em 2013, nosso cortejo apresenta diversos ritmos brasileiros que referenciam a figura do boi, em especial os maranhenses, como o Boi de Matraca, o Boi da Baixada e o Boi de Zabumba. Além disso, faz também referência às figuras do Auto do Boi, como o Pai Francisco, a Mãe Catirina, o Vaqueiro e o Cazumbá.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________

| Subprefeitura São Mateus

| Praça VIP - Rua Vercinio Pereira de Souza, 1.185

10H - AKT
Espetáculo: Não Desista- Música
Numa apresentação de 60 minutos o grupo apresenta seu álbum "Diamante do Guetto” com músicas autorais enquanto interage com o público. Com o estilo diferenciado, o grupo usa seus beats envolventes para passear entre o “gangsta rap”, Trap e Blues, desafiando as produções já ouvidas na periferia. Toda a apresentação é regada a mensagens de positividade e esperança. Entre uma música e outra, contaram um pouco da história do grupo, de suas letras, inspirações, referências e experiências. O grupo cativa o espectador com suas obras reflexivas e que fazem pensar no atual momento. Entre as músicas apresentadas estão: “Diamante do Guetto”, “Quem não sabe”, “Sopra o Vento Leste”, “Tendes bom Animo”, “AKT” e "Não Desista".
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
11H - João e Arthur
Espetáculo: Segismundo Extemporâneo- Teatro
Segismundo é um dos personagens da Vida é Sonho, escrito por Calderón De’lla Barca. Sua questão principal é a liberdade, dado que Segismundo era o filho renegado do príncipe da Polônia e preso em uma torre. As falas de Segismundo, personagem criado no século XVI, estarão em diálogo com as falas de uma pessoa com deficiência que vive no século XXI. Este trata sobre a falta de espaço que uma pessoa com deficiência tem, abordando a falta de acessibilidade atitudinal/ arquitetônica, falta de espaço para essas pessoas na mídia, no mercado de trabalho e nas artes, consequentemente comprometendo sua liberdade de viver sua vida em sociedade.
Classificação: Livre
Duração: 30 minutos
________________________________________
12H- Asfalto de Poesia
Espetáculo: Futebol de Palhaças- Circo
Você sabia que o futebol feminino já foi proibido por lei? Sabia que as mulheres não podiam viajar sem a autorização de um homem? As mulheres não podiam votar! Hoje, já viramos esse jogo! MAS AINDA TEMOS QUE LUTAR PELA NOSSA DEFESA! São muitos ataques: Violência, Salários Desiguais, Sobrecarga, Preconceitos e Estereótipos. Para falar sobre conquistas, defesas e ataques, a cia. Asfalto de Poesia criou uma intervenção artística lúdica que diverte e faz refletir sobre ser mulher. Convidamos as participantes a vestir nossa camisa, enfrentar as barreiras, reverter as faltas e vibrar com cada conquista! O jogo de nossos direitos é coletivo e é preciso muita garra para fazer parte deste time!
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________

| Roots Skate Park - Praça na Rua Miguel Ferreira de Melo, próximo ao número 889

10H - Macaco Fantasma
Espetáculo: Palavrarma, palavramor, palavra mór- Música
Macaco Fantasma é o ponto exato onde a literatura e a música encontram-se. Influenciados pela Vanguarda Paulistana, o grupo se apresenta mergulhado na poesia de grandes mestres, como José Paulo Paes e Hilda Hilst, além de suas canções e poemas autorais. O grupo também conta com a participação de uma performer (Chris Cruz) que dilui ainda mais as aparentes diferenças entre as linguagens artísticas.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________
11H- Circo Casca De Noz
Espetáculo: Patunts -Circo
Um espetáculo circense colaborativo e imerso em percussão. Com cenário abstrato em madeira, 3 amigos são levados pelos sons que vão sendo construídos ao movimentar os objetos em cena, ao mesmo tempo que as acrobacias, malabarismos e dança vão aparecendo e revelando os personagens. A cada técnica circense que é trazida para a cena, as parcerias e os protagonistas vão se alternando em jogos ritmados por vezes cômicos, por vezes arriscados ou ainda instrumentados.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos;
________________________________________
12H - O Grande Ogro
Espetáculo: Projeto Torto - Música
Rock instrumental do trio paulista O Grande Ogro, que nasceu em 2011 e é formado por André Astro (Guitarra), César Carlos (Bateria) e Marcelo Henrique (Baixo). O Power trio faz um rock com vertentes de math rock e peso na medida certa, e que pode ser conferido nos EPs ‘O Grande Ogro’ (2013), ‘Nashville Sessions’ (2015), ‘Discurso para Mentes em Silêncio’ (2016) tem uma abordagem bem diferente sobre a forma de música instrumental, tendo a sacada de deixar a instrumentação em primeiro plano sem precisar de exageros performáticos ou virtuose. Ao saber que às vezes harmonias gritam tão alto quanto palavras, a banda torna o combo guitarra/baixo/bateria protagonista de sua arte, os espetáculos em si pois mesmo sem utilizar do recurso vocálico conseguem expressar sua mensagem através de afiadas guitarradas e linhas de baixo empolgantes que contam várias histórias. Durante o show são exibidas projeções criadas pela própria banda que complementam a ambientação da performance.
________________________________________

| Praça Oslei Francisco Borges

10H - Grupo Faça Beats
Espetáculo: ORQUESTRA PERIFÉRICA DE MÚSICA DIGITAL- DO PAREDÃO AO BOOMBOX -Música
A MÚSICA DIGITAL É UMA TENDÊNCIA FORTÍSSIMA NAS PERIFERIAS E QUEBRADAS DO MUNDO, E AQUI NA ZONA LESTE NÃO PODERIA SER DIFERENTE. O PROJETO DO ESPETÁCULO SHOW ORQUESTRA DIGITAL NASCEU DOS ENCONTROS DE BEATMAKERS E BATALHAS DE BEATMAKERS REALIZADOS , QUE ACONTECEM ESPECIFICAMENTE NA REGIÃO DE ITAQUERA E CIDADE TIRADENTES. A ORQUESTRA PERIFÉRICA DE MÚSICA DIGITAL É UM DESDOBRAMENTO DAS NOSSAS AÇÕES E É FORMADA POR COMPOSITORES DIGITAIS, OU TAMBÉM CHAMADOS DE BEATMAKERS, RESIDIDOS NO EXTREMO LESTE DE SÃO PAULO E CONTA COM SETE COMPOSITORES DIGITAIS. USANDO COMPUTADORES OU CELULARES, PROGRAMAS DE PRODUÇÃO MUSICAL OU APP GRATUITOS.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
________________________________________
11H - Cia dos Tortos
Espetáculo: Quem Não Tem Lona Pede Carona- Circo
Um espetáculo inspirado no circo brasileiro e sua trajetória itinerante. Um picadeiro cheio das atrações mais incríveis que fazem rir desde criança até o avô. Os tradicionais números circenses realizados pela dupla de palhaços mais famosos do Brasil.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
________________________________________
12H - Coletivo Batalha da Teles
Espetáculo: Batalha da Teles- Literatura
A batalha da Teles apresentará uma EDIÇAO especial de batalha de rima no formato Temático ( trazendo vários temas relacionados a educação, a cultura e sobre a periferia). Essa edição é uma forma de trazer a cultura Hip Hop para a praça trazendo conhecimento através do freestyle realizado por Mc's ( mestre de cerimônias) um contra o outro e tendo uma votação para quem expressou melhor sobre a temática do tempo.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos