Óculos para pessoas com deficiência visual ganham novas unidades em espaços da Prefeitura de São Paulo

Entrega de novas unidades dos óculos ORCAM, que permite que qualquer pessoa com deficiência visual leia um livro, acontece nesta sexta-feira, na Biblioteca Mário de Andrade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a aquisição de 60 novas unidades dos óculos OrCam My Eye. A tecnologia israelense permite que pessoas com deficiência visual ou pessoas analfabetas possam ler qualquer livro do acervo das bibliotecas à sua escolha, ao transformar em áudio o conteúdo escrito. A primeira entrega dessa nova aquisição será nesta sexta-feira, 16, na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), que recebe cinco novas unidades.

Desde 2018, todas as 54 bibliotecas da Coordenação do Sistema de Bibliotecas, além da BMA e do Centro Cultural São Paulo (CCSP), possuem, ao menos, uma unidade dos óculos, de modo a garantir a acessibilidade e o direto à leitura de todos. Agora, a ideia é aumentar ainda mais a oferta dos óculos, tornando as bibliotecas ainda mais inclusivas e incentivando a leitura.

“Essa tecnologia é revolucionária, pois permite que qualquer pessoa que antes não tinha acesso à leitura possa ler o livro que quiser e usufruir do vasto acervo das nossas bibliotecas”, afirma a Secretária de Cultura Aline Torres. “Um único par de óculos é capaz de abrir as portas de milhares de mundos diferentes”.

A licitação contemplou a compra de 60 unidades do dispositivo, sendo R$14.900,00 cada, totalizando o valor de R$849.000,00 para aquisição dos óculos.

Informações à imprensa
Fabiano Grisolia | Gabriel Fabri | Marina Baldocchi
Secretaria Municipal de Cultura
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br