Programação de Dezembro - Centros Culturais

Confira a programação completa

| CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE |

 

Dia Mundial de Luta Contra a Aids | Contágio Transmissão: ECOS DE EGOS

Performance

As memórias são cartografias de um corpo em movimento. Revelando, na trajetória, concepções de um mundo fragmentado entre o consciente e o inconsciente. Diante da certeza, as dúvidas emergem como expoentes de mudanças dos imaginários sociais infectados pela “virótica” do estigma e preconceito. Deparar-se consigo mesmo até perceber que não somos senão um eco.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 01/12 às 20h. 60 minutos. +14 anos.

 

Festival Som&Potência | Helleno, Uma Luiza, Sonho, Aure

Música

O Festival Som&Potência tem a sua primeira edição no Centro Cultural da Diversidade, trazendo artistas LGBTQIAP+ da cena musical independente, com a ideia de transformar imaginários limitantes e transmitir potência através de narrativas de resistência e afirmação.

Na estreia do festival, a presença de quatro artistas independentes.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 04/12 às 15h. 180 minutos.

 

Canto pra Sobreviver - Ayô Tupinambá

Música

Canto pra Sobreviver é um show/obra de arte nas linguagens de música e literatura, que retrata a vivência travesti, preta e gorda da artista Ayô Tupinambá. Nesse show, ela compartilha o revisitar de sua própria história, seu corpo, suas emoções, afetividades e sexualidade, tendo como referência períodos de sua transição. Alcançar o futuro, ser no presente, olhar o passado e se perceber ali - sempre travesti.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 09/12 às 20h. 60 minutos. +14 anos.

 

Residência CCD | A Tábua de Esmeralda

Formato: artes visuais + performance + VR (para acervo)

A Tábua de Esmeralda é um texto egípcio antigo escrito pelo alquimista Hermes Trismegisto. Nele estão inscritas as bases místicas, filosóficas e ocultistas da maior parte das religiões e tradições espiritualistas até hoje. A partir dessa pedra fundamental, o artista Felippe Moraes propõe uma instalação transmídia que procura rever as implicações de sexualidade e gênero propostas nesse documento, além de uma expansão de suas proposições “magísticas” e transcendentes. Os audiovisuais da instalação serão filmados e apresentados no palco do Centro Cultural da Diversidade. A obra é constituída de quatro partes: vídeo, objeto, música original e experiência VR a ser visualizada com headsets. A personagem principal, Hermaphroditis Trismegistah, é uma versão queer e de gênero indiscernível do autor do texto original, interpretada pela drag queen Silvetty Montilla.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Apresentações em 08, 15 e 22/12 das 12h às 20h.

 

Mata Teu Pai

Teatro / música

Na trama, a personagem-título interpretada por Assucena vive em meio aos escombros de uma cidade por onde peregrina e encontra outras mulheres de diferentes nacionalidades – síria, cubana, judia, haitiana e paulista – e vê a si mesma na condição de imigrante e excluída. Nessa jornada, percorre um caminho interior no qual decide que quem tem que morrer é Ele, fazendo uma alusão direta ao patriarcado.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 17/12 às 20h. 90 minutos. +14 anos.

 

 

| CENTRO CULTURAL SANTO AMARO |

Atravessando Lugares nas Ruas

Circo

Atravessando Lugares nas Ruas é o novo espetáculo da companhia de circo Mano a Mana. Nele, três companheiros de travessia - Mano, Mana e Mochila – interagem com acrobacias, afetos e brincadeiras. Em seus caminhos, a exploração de técnicas acrobáticas se une à experimentação de espaços inusitados, com investigação de ambientes urbanos, cênicos, sonoros, de moda e artesanais. Ambientes que também são estéticos, sociais e políticos. Inicialmente criada em formato audiovisual diante da crise sanitária, agora a obra pode se tornar completa enquanto intervenção urbana, sendo liberada para circular nas ruas.

| Centro Cultural Santo Amaro - Itinerante. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 02/12 às 14h. Livre. 60 minutos.

 

Dito pelo Bem Dito

Teatro

Espetáculo musical misturando linguagens diferentes, como expressão corporal, teatro, poesia e música para interpretar a vivência e o sentimento de um voluntário que ministrou aulas de capoeira em uma instituição para recuperação de menores infratores: Febém.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 02/12 às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Confraria do Rock

Música

Apresentação desta que é uma confraria de amigos que se reúne com o objetivo de fazer e apresentar releituras de bandas de rock consagradas e seus grandes sucessos.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 02/12 às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Nando Viana

Música

Coloca o cinto que a viagem vai ser longa: o terceiro show solo na carreira do comediante Nando Viana. Depois de Da turma do Fundão e A Vida Não Tá Nem Aí pro Teu Planejamento, chega aos palcos o novo resumo da vida desse gaúcho que, com mais de 10 anos de carreira, continua entregando histórias mais engraçadas do cotidiano.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. 03/12 às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Zeca Baleiro em Concerto

Música

Zeca Baleiro faz um passeio pela sua discografia, incluindo canções marcantes de sua carreira e alguns lados B, entre músicas de seus discos mais recentes. O público também pode esperar surpresas do cantor e compositor maranhense, que costuma preparar releituras de músicas de outros artistas.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. 06/12 às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Nathália Valença

Música

A cantora trará em sua apresentação seus principais trabalhos (autorais) e uma sequência de músicas exclusivas para crianças, com danças e brincadeiras. Para maior interação com o público infantil, Nathália entrega mimos pela participação das crianças nas brincadeiras.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. 07/12 às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Zig-Zag Show & Nathália Valença

Circo / Música

Palhaço e cantor, Zig-Zag traz para seus shows presenciais uma versão de suas apresentações de seu Programa Zig Zag Show exibido na RIT TV. Nathália Valença é a convidada especial do show.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. 07/12 às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Luiza Possi – Piano & Voz

Música

Com uma proposta bem intimista, Luiza Possi faz apresentação com o pianista Ivan Teixeira. Eles trabalham juntos há muitos anos e o público verá Luiza cantando músicas de artistas consagrados. Durante o espetáculo, comentários sobre as canções e sobre passagens interessantes que passaram pela carreira da cantora.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. 08/12 às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Poesia Paulistana

Música

Evidenciar a qualidade e potencial musical de compositores "anônimos" é a proposta do show Poesia Paulistana, que apresenta a nova geração de talentos e defende o samba autoral que aflora nas periferias de São Paulo.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. 09/12 às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Sex...Tou, Poéticas e Picâncias Orais

Contação erótica

Drika Nunes e Ailton Guedes apresentam Sex...Tou, Poéticas e Picâncias Orais. Nesta nova trilogia, os artistas aprofundam seus estudos em contos para adultos no universo sensual e erótico, convidando o público a experimentar (por meio das metáforas, da cena e da interação) o poder da palavra falada na ampliação dos sentidos. Agora, as narrativas serão trazidas pelas bocas da tradição oral e pelas mãos da literatura tradicional.

| Centro Cultural Santo Amaro - Sala de Dança. 09/12 às 20h. Livre. 60 minutos.

 

 

| CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ |

Visita Mediada

Literatura

As visitas guiadas serão realizadas em grupos e abordarão a história da vila, do bairro do Bixiga e da cidade de São Paulo, tendo como foco principal a educação patrimonial.

Visitação gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Bruna Burkert é especialista em acessibilidade cultural. É autora do livro A Princesa que Não Sabia as Palavras.

* Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó N° 01/2020.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 01 e 02/12 às 14h. Livre. 240 minutos.

 

Tobias da Vai Vai (Circuito)

Música

Com mais de 40 anos de carreira, o sambista paulistano Thobias da Vai-Vai coleciona participações em atividades relacionadas à comunicação, como radialista, intérprete e presidente de escola de samba, ator e militante da causa social. Possui 8 álbuns solo e 1 DVD. Desde 1981 está ligado à Vai-Vai, escola de samba que lhe dá o sobrenome artístico. Atualmente é Presidente de Honra da agremiação.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 01/12 às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Dia do Samba | Salgadinho

Música

O Show do cantor Salgadinho é uma viagem aos anos 90, época de ouro do pagode. Nesta apresentação nostálgica ele apresenta hits de sua carreira com o grupo Katinguelê e faz releituras de clássicos noventistas que marcaram gerações.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 02/12 às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Shows de Samba

Música

16h | Feitiço de Mulher

16h30 | Luana Gaudy

18h30 | Kolombolo Diá Piratininga

19h | Leandro Costa

Com as vertentes e a comemoração do mês de samba será celebrado com muito gingado as apresentações de Feitiço de Mulher, Luana Gaudy, Kolombolo Diá Piratininga e Leandro Costa.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 04/12 a partir das 16h. 180 minutos. Livre.

 

Baile do Aparecido

Música

Todo groove e toda malemolência das terras tupiniquins reverberadas em forma de música e bailado solto. Aparecido da Silva conduz com elegância de crooner jazzístico e o carisma de um bom sambista.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 09/12 às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Performance de Dança Contemporânea

Residências Artísticas

Dança

Como resultado da oficina Práticas para Mover e Ocupar Espaços, ministrada por Maurício Brugnollo e Amanda Corrêa na Vila Itororó, serão apresentadas células coreográficas criadas a partir de exercícios que envolvem corpo e arquitetura. Ocupando os diferentes espaços do Centro Cultural, questiona-se as possibilidades de construir e desconstruir, conectar e desconectar os corpos em consonância com os estados corporais que o espaço suscita, enquanto arquitetura e enquanto história. Essa oficina faz parte do processo de pesquisa do Núcleo Destempos, em residência artística na Vila Itororó.

*Esta ação faz parte do Edital de chamamento para a Ocupação e Residências artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó n° 01/2020

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 10 e 11/12 às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Show o Grito e exposição celebrando o centenário do escritor José Saramago (7 Sóis)

Música / exposição

O show O Grito do artista CA CAU reúne convidados apresentando a diversidade musical de ritmos e melodias world music, além de uma exposição: A mostra “Celebrando o centenário do escritor José Saramago”, que segue em cartaz até o dia 16 de dezembro, é uma homenagem ao escritor português que conquistou o Nobel de Literatura em 1998 e o Prêmio Camões, em 1995. A exposição exibe 30 obras - cartazes realizados por diversos artistas do Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas, que acontece em 30 cidades de 11 países do mediterrâneo e do mundo lusófono, com programação de música popular contemporânea e de artes plásticas -,contextualizando a importância de Saramago como fundador do Festival, que, em 2023, completa 30 anos; maior rede de intercâmbio na Europa. que celebra o centenário do escritor José Saramago, juntamente com os instrumentos da Lutheria Experimental da ONG Tapera das Artes.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden e Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 10/12. Show às 10h. Exposição até 16/12, das 10h às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Marcelo Gross e Convidado

Música

No show Marcelo Gross Power Trio, entrosamento e energia com rock and roll raiz brasileiro. Gross apresenta sua trajetória que impulsionou o rock nacional com as bandas Júpiter Maçã e Cachorro Grande, além claro de sua atual carreira solo. Aqui, músicas de seus dois discos solo e sucessos da Cachorro Grande compostas por ele, como Sinceramente, Dia Perfeito, Bom Brasileiro e Lunático, além de músicas do álbum em lançamento Tempo Louco.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 10/12 às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Festival Direitos Humanos Quitutes e Batuques

Música/Comida/Oficina/Performance

Este evento possui apoio institucional desta Coordenação por atuar em prol da autoestima, O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida, por intermédio de interação social, cursos, passeios e atividades físicas, desenvolvendo ações de entretenimento, saúde, beleza, orientações sociais, jurídicas e apoio psicológico, de forma regular e gratuita para pessoas homens trans, por meio do estímulo ao autocuidado e ao conhecimento geral. Será um evento beneficente com arrecadação de alimentos para serem distribuídos junto à população LGBTI+ em vulnerabilidade social.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 11/12, das 10h às 19h. Livre. 540 minutos.

 

Tuia

Música

Lançamento do disco Semente que o Amor Dará, lançado pela gravadora Kuarup em abril de 2022 e que tem participações de Zeca Baleiro, Guarabyra e Renato Teixeira. O show voz e violão traz uma versão mais intimista do disco e da carreira de 25 anos de Tuia. Também no show, o artista apresenta versões lançadas no disco de 2020, Versões de Vitrola vol.1, como Espanhola (Sá e Guarabyra), Senhorita ( Zé Geraldo) etc.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 16/12 às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Festival Lola Periifa

Música / slam/ feira

O LollaPeriifa é um festival multilinguagens que contará com apresentações das mais variadas expressões artísticas como música, dança, graffiti, poesia, artes plásticas e fotografia, com propósito de impulsionar as carreiras e promover o protagonismo juvenil de artistas iniciantes e independentes da periferia, possibilitando um percurso que contará com desenvolvimento pessoal e profissional sob uma uma experiência imersiva de mercado.

Um movimento que promete ser um ponto de conexão entre jovens artistas periféricos e possibilidades, aos que estão no início da carreira e muitas vezes não contam com recursos, podendo ter acesso a ferramentas e serviços que fortaleçam sua performance além de facilitar o acesso ao mercado trazendo conexão, experiência e principalmente oportunidade através de um festival que minera os maiores talentos de São Paulo.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden/Vila Pátio. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 17/12, das 13h às 19h. 540 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Suspiros e Burbujas

Música

Suspiros e Burbujas cria uma atmosfera mágica, um encontro espontâneo do público que se aproxima pelo encantamento do palhaço, da palhaça, das bolhas de sabão gigantes e da singela música feita pelo acordeón e escaleta. Os artistas utilizam as técnicas da acrobacia de dupla, malabares e música ao vivo, tendo como base a linguagem da palhaçaria.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden/Vila Pátio. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 18/12 às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Projeto Ocupação Corpo -Núcleo Destempos “Fragmentos em vídeo + bate papo sobre o processo

Música

Artistas performers, uma cineasta e um historiador constroem uma trajetória de pesquisa com atravessamentos de memórias, contradições, incômodos e incoerências contidos na história de uma ex-Vila. A cada ensaio são anexadas texturas, gestos, subjetividades, afetos, teorias e reflexões na tentativa de criar cenas para um roteiro documental que traduz esta experiência sinestésica e que reflita e denuncie as camadas de história contidas neste espaço conhecido como Vila Itororó, que agora funciona como Centro Cultural da Cidade de São Paulo. Ao final da exibição tem bate-papo sobre o processo de criação.

*Esta ação faz parte do Edital de chamamento para a Ocupação e Residências artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó n° 01/2020

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 18/12 às 16h. Livre. 120 minutos.

 

 

| CENTRO DE CULTURAS NEGRAS |

Baile do Nando Sagatiba

Música

Baile comemorativo que traz a vivência do samba-rock e da black music de São Paulo, com objetivo de inserir a cultura do samba-rock e variações como samba, R&B, charme, flashback e rap.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 02/12 às 19h. Livre. 120 minutos.

 

Banda Chic in Soul

Música

Com o slogan “um jeito chic de se fazer música”, em 2010 se estabeleceu na cidade de Guarulhos o Projeto Chic in Soul. Por um período de 2 anos, uma equipe composta por músicos, DJs e amigos talentosos promoveu diversos eventos musicais temáticos voltados para o soul, R&B e rap, com setlist trazido por seu DJ residente, Fabinho.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 02/12 às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Kwanzaa Brasil

Multi Linguagens

Kwanzaa Brasil tem como proposta refletir sobre cada um dos sete princípios da Kwanzaa, através de encontros periódicos: Unidade, Autodeterminação, Trabalho coletivo e responsabilidade, Economia Cooperativa, Propósito, Criatividade e Esperança. Nos encontros do Kwanzaa Brasil são discutidos temas centrais e transversais, com múltiplas linguagens artísticas/culturais que dialogam com a cultura africana e afro diaspórica, além de painéis temáticos nos quais os palestrantes convidados realizam seminários sobre temas centrais e transversais e realizam, por meio de uma mediação, uma conversa com o público. Além destas programações, o encontro também possui um espaço para as crianças e seus pais ou responsáveis, nomeado Kwanzaa Kids, onde as crianças são convidadas a participar de atividades socioeducativas, lúdicas e recreativas.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 03/12 às 13h. Livre. 360 minutos.

 

Poeirapura

Música

Poeirapura nasceu entre batucadas em uma conversa entre Rogério Família e Mateus Professor, que fazem parte de escolas de samba, rodas de rima e bailes funk. Aqui, a identidade do samba e dos terreiros sem perder a conexão com o espírito urbano..

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 04/12 às 17h. Livre. 20 minutos.

 

 

| CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES |

Baile Pop

Música

O Baile Pop Lgbtqia+ é um evento periódico, mensal e no formato pop, com objetivo de propiciar lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar, por meio da música, a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. É realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com duração de 3 horas.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 02/12 às 19h. 180 minutos. +16 anos.

 

Bom Dia Todas as Cores

Teatro infantil

Ao despertar do dia e de tanto perambular, duas personagens encontram o Camaleão que, já cansado de tanto mudar de cor, quer apenas descansar. Enquanto uma o convida para farrear, a outra quer levar o bicho para sua casa descansar. E nesta jornada das cores elas descobrem que, por mais que se esforcem, é impossível agradar a todos. O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 02/12 às 14h. Livre. 60 minutos.

 

Um Conto de Pescador

Contação de história

Quem não adora tricotar umas palavrinhas? Porque história boa o Tricotando Palavras não guarda, espalha! Traz em seu repertório contos e lendas do Brasil, valorizando a cultura do país. Vovó Maricota convida as crianças a escutar um causo do menino mais danado do Brasil, o menino Saci. Na história, o Tio Barnabé narra as peripécias do Saci. Já em Diego Lixeiro, a história de um menino que tinha o sonho de ser lixeiro, pois encontrava muitas coisas interessantes no lixo e achava estranho tanto desperdício.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 06/12 às 10h. Livre. 60 minutos.

 

Circo Que Susto

Teatro

Dois palhaços, Gibiló e Graveto, estão ensaiando há bastante tempo seus números musicais. Um dia, de maneira inusitada, aparece uma carta sinistra e nela um convite para fazer um show musical. Porém, o convite era para tocar num cemitério. Mesmo morrendo de medo, eles decidem ir. O silêncio assustador, o som do vento e até um gato desgrenhado fazem com que a procura pelo local da apresentação se torne uma aventura. Um resgate das duplas de palhaços clássicos dos circos brasileiros.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 09/12 às 14h. Livre. 60 minutos.

 

Baile Black

Música

Projeto periódico realizado toda última sexta-feira de cada mês, a partir de julho, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, no extremo leste da Cidade de São Paulo. O evento propõe o resgate de culturas locais, prevenção à criminalidade urbana, valorização dos espaços públicos e inserção de vertentes culturais como hip hop. black music.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 16/12 às 19h. +16 anos. 180 minutos.

 

 

| CENTRO CULTURAL OLIDO |

ELZA Tributo com Caio Prado e Banda da Elza

Música

O espetáculo é uma ópera musical que celebra a história e legado de Elza Soares, além de valorizar e dar espaço para as manifestações artísticas e de carreira de cada artista do elenco. O show é baseado fielmente no DVD e álbum “Elza, Ao Vivo no Municipal”, último trabalho fonográfico da artista, gravado em janeiro de 2022, dois dias antes do seu falecimento e lançado em maio deste ano.

Ficha técnica | Caio Prado – Voz principal. Thomas Salgado Harres– Bateria. Ana Paula Guimarães Silva – Backing vocal. Clayton de Lima Prachesqui – Percussão. Graciliano Getúlio Raulino – Backing vocal. Rovilson Antonio Pascoal Filho – Guitarra e cavaco. Luciano Silva Barros – Baixo e synth. Ricardo Henrique de Prado – Teclado e guitarra.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01/12 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Meninos também podem

Intervenção e vivência artístico cultural

Num mundo onde existem tarefas que são vistas como mais apropriadas para meninas e outras para meninos, dois amigos descobrem um modo de juntar toda a escola para que cada um possa fazer o que gosta. E mostram para os adultos que aptidões não estão ligadas a gênero, mas sim ao que cada um se sente bem em desempenhar.

| Centro Cultural Olido - Corredores. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01/12 às 13h. 60 minutos. Livre.

 

Maracatu Agô Anama

Música

Maracatu Agô Anama mescla repertório autoral e homenagens às nações de Maracatu de Baque Virado, que são referências e fontes de inspiração para a trupe.

Ficha técnica | Karen Forato - percussionista. Carlos Washington - percussionista e voz. Marina Jennifer - percussionista. Marcelo Carlos - percussionista. Rubens Motta - percussionista. Gabriela Christina - percussionista. Juliane Figueiredo - percussionista. Mateus Spadin - percussionista.

| Centro Cultural Olido - Corredores. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01/12 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Larissa Luz

Música

Baiana, soteropolitana, multiartista, Larissa atua no mercado criativo como cantora, atriz, apresentadora, poeta e produtora musical, sempre imersa no universo da cultura negra.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01/12 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Zeca Baleiro - Circuito Municipal

Música

Zeca Baleiro convida neste show o cantor, compositor e violonista brasileiro Nosly Marinho, ambos maranhenses e parceiros de longa data. Eles vêm acompanhados ainda por Tuco Marcondes, revisitando sucessos da carreira de Zeca e canções feitas em parcerias.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 02/12 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Graffiti HUB

Intervenção e Vivência Artístico Cultural; Visual

Vivência e práticas de experimentação de grafite na Galeria Olido com a grafiteira Stefanie Torelli.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 03/12 às 15h. 240 minutos. Livre.

 

SP Maker Week 2022 - 4ª edição - Educação do Futuro

Intervenção e formação cultural

03/12 às 13h. 360 minutos. Livre.

Evento de fomento à cultura do "faça-você-mesmo", fabricação rápida e desenvolvimento colaborativo. A SP Maker Week é realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), que reúne parceiros da área de fabricação digital. Com workshops, palestras, painéis e exposições, a fim de trazer experiências no uso de novas tecnologias, compartilhar conhecimento e promover inclusão digital e tecnológica.

A edição 2022 traz atividades voltadas para explorar o potencial da aplicação das tecnologias de fabricação digital e o desenvolvimento sustentável a partir da educação e cultura do faça-você-mesmo para e com as atuais e futuras gerações.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 03/12 às 13h. 360 minutos. Livre.

 

Trio da lua – Tradição e Oralidade

Música

Trio da Lua apresenta show que contará com músicas populares, como cortejo, xaxado, baião, xote, forró, arrasta pé, coco e maracatu, além de quadrilha junina improvisada.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 03 e 04/12 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Salloma Salomão

Música

Durante 40 anos, Salloma buscou na autoria da canção uma forma de falar sobre o mundo ao seu redor e tentar reter na expressão vocal-musical elementos de culturas africanas no Brasil. A noção de herança viva da palavra bem dita e cantada, as estruturas melódico-rítmicas dos tambores, as gestualidades e cores-signos agora são evocadas num repertório que busca conexões solares (Cumbi) com as batidas do coração (Muxima).

Ficha técnica | Salomão Jovino da Silva - voz e flauta. Rita de Cassia Teles - voz. Estela Queiroz da Paixão - violão e guitarra. Eloiza Queiroz da Paixão - voz. Juliana da Silva Pereira - saxofone e flauta. Manoel Abílio Olinto Trindade de Souza - teclado. Luiz Fernando do Nascimento - baixo. Fábio Leandro de Macedo da Silva - voz. Denys Fellipe Costa dos Santos - trombone. Mateus Francisco Araújo - percussão. Diego de Padua Queiroz Santos - bateria.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 03/12 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Poesia em 360 Giros

Intervenção Artística Visual

O espectador é convidado a imergir no universo da poesia com filmagens em 360°, apresentando o lirismo das palavras e a estrutura do meio urbano como fundo. A exibição é feita através de óculos de realidade virtual, em homenagem a Fernando Pessoa e Mário de Andrade.

Ficha técnica | Gustavo Guimarães Gonçalves. Pascoal da Conceição. Flávio Porto.

| Centro Cultural Olido - Vitrine Multimídia. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 03/12 às 11h. 270 minutos. Livre.

 

Finalização do Projeto Estilo Livre

Dança

A apresentação é a finalização do projeto Estilo Livre, que durante 6 meses ofereceu oficinas para pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social, usando as artes visuais e dança por meio da dualidade corpo e espaço sobre a obra de Lygia Pape.

| Centro Cultural Olido - Corredores. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 03 e 04/12 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Talentos em Hub

Intervenção e Vivência Artístico Cultural; Música

Um mix de talentos artísticos, que une múltiplas linguagens e traz para o espaço da Olido propostas que conectam a cultura digital a tradições populares, unindo a rua ao espaço interno. Proporciona experiências singulares através da música popular do cantor de rua Thiago Morrinhos, as serestas e histórias da Singela Trupe e a inovação tecnológica e alegórica de Otávio Donasci e sua vídeo-criatura desenvolvida especialmente para a Mostra Olido Hub.

Show Thiago Morrinho (Espetáculo Musical / Show)

Thiago Morrinho reúne músicas instrumentais autorais na viola caipira e interpretações de reconhecidos afro-sambas, buscando revisitar o estilo musical e propor novas linguagens e possibilidades de composição, a partir das cordas. FICHA TÉCNICA: Morrinho - Cantor

NoiaCriatura (Intervenção Visual)

ATENÇÃO! Uma VídeoCriatura está solta! O ser híbrido homem-mídia se mistura com o trânsito de pessoas, ao mesmo tempo que exibe através do seu semblante-tela registros de performances realizadas pelo artista e performer Otávio Donasci nos últimos 40 anos nos mais variados lugares do mundo. A VídeoCriatura parece querer tocar e sentir a presença das pessoas para assim escapar do mundo das imagens e se misturar à multidão dos corpos. Ficha Técnica: Otávio Donasci - Atuação

Um Apólogo (Intervenção Artística)

Intervenção infanto-juvenil que narra o conto Um Apólogo, de Machado de Assis. A dramaturgia, criada pela Singela Trupe, traz uma atmosfera lúdica e interativa, a partir de canções de domínio público, danças e brincadeiras. A narrativa gira em torno da discussão entre uma agulha e um novelo de linha, que exaltam suas qualidades a fim de demonstrar qual delas seria a mais importante durante a costura de um belo vestido de baile. Ficha Técnica: Barros Batista e Vera Perossi: Atuação.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 04/12 às 14h. 240 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Gali Galó

Música

O sertanejo, o brega e o pop no mesmo palco. A mistura da viola caipira e da sanfona com beats e sintetizadores causam um estranhamento entre o tradicional e o moderno. Suas maiores referências estão na música sertaneja e na música brega, com artistas como Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Johnny Hooker, Chitãozinho e Xororó, Inezita Barroso, Mateus Carrilho, Lana Del Rey e Johnny Cash, entre outros.

Ficha técnica | Gali Galó - voz/bateria. Nicolly de Oliveira Demeneghe - cordas. Theodora Ferreira Charbel - sanfona. Antonio Vito Malavoglia - baixo.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 04/12 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura

Getúlio Abelha

Música

Getúlio Abelha faz show baseado no repertório de seu álbum de estreia, Marmota, que tem a produção assinada por ele e por Guilherme Mendonça (selo Rec-Beat). Nascido em Teresina e radicado em Fortaleza, é um cantor e compositor que transita entre o forró tradicional, o pop e o eletrônico, com atitude punk e letras levantando questões atuais.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 04/12 às 16h. 60 minutos. +16 anos.

 

Samba e Ancestralidade com Anderson Tobias

Música

Anderson Tobias apresenta show de repertório plural, com diversidade de ritmos e gêneros. Sua versatilidade como intérprete permite visitar ritmos plurais típicos de nossa cultura.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 06/12 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Kinoforum - Corpo Presente da Cinegrama Filmes

Cinema

O filme se concentra na rotina de três moradores de São Paulo: Alberto, um agente funerário viciado em remédios, Beatriz, operária de uma fábrica e apaixonada por tatuagens, e Cynthia, manicure em um salão da Rua Augusta que ocasionalmente se prostitui.

Ficha Técnica | Direção e Roteiro: Marcelo, Toledo, Paolo Gregori. Elenco: Marat Descartes, Simone Iliescu David Cardoso e Darlene Gloria.

| Centro Cultural Olido - Cine Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 06/12 às 19h. 90 minutos. Livre.

 

Zé Manoel convida Amaro Freitas

Música

Zé Manoel e Amaro Freitas revisitam o álbum Clube da Esquina, considerado um dos melhores discos de todo o mundo. Lançado em 1972, é também responsável por colocar Minas Gerais em destaque na história da MPB. O álbum que exalta a camaradagem, as parcerias, a amizade e os encontros para fazer música será reproduzido pelos amigos Amaro Freitas e Zé Manoel, dois pianistas brasileiros da atualidade.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 08/12 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

IX Encontro Latino Americano de Dança, Performance e Ativismo - Dança à Deriva 2022

Dança; Intervenção e Vivência Artístico Cultural

Programação contendo apresentações artísticas dentro e no entorno da Galeria Olido, com intervenções, mostras de videodança, laboratórios e fórum de gestores artistas. Um encontro de co-criação de redes colaborativas de saberes e fazeres artísticos entre os países que integram a América Latina, dentro de uma programação pensada e estruturada no sentido de oferecer oportunidades de trocas e partilhas estéticas. Serão cinco espetáculos de um laboratório de criação de coletivos da América Latina: Compañia Amateur (Chile), Grupo Batakerê (Brasil), Tremenda Espacio Cultural (Perú), Elenco Alas Abiertas (Paraguai) e Alejandra Rivera (México); além de atividades coordenadas por Felix Oropeza (Venezuela), fóruns de discussão e uma mostra de videoArte.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 08 a 16/12 às 20h. 60 minutos. +14 anos.

 

BATAKERÊ - Brasil

Dança

O espetáculo Ritmos e Danças é baseado no trabalho de pesquisa que o grupo vem realizando com os elementos da cultura popular brasileira, principalmente as influências da cultura africana e indígena que, sem perder as características, ganham uma cara urbana. Passa pelas linguagens capoeira, maculelê, dança afro, samba de roda, coco de roda, cavalo marinho, caboclinho, puxada de rede, percussão corporal, dança de rua, acrobacias, dança contemporânea e canto, tudo isso de uma forma integrada.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 08/12 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Compañía Amateur / Marco Ignacio - Chile

Dança

Bruta é uma peça experimental de dança e performance contemporânea que, ao expor um corpo anti-hegemônico, busca expor e questionar os limites corporais no palco. A viagem catártica é levada ao limite físico e emocional, através de diferentes experiências cinéticas, onde o performer submete o público ao confronto de um corpo desvelado. Teatro físico, dança contemporânea, performance, dança urbana e voz.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 09/12 às 20h. 60 minutos.

 

Laboratório de Criação: Felix Oropeza - Venezuela

Vivência artística Cultural

Free Agent é o nosso pretexto para celebrar que estamos vivos. Assuma que, através da paixão, da arte e dos prazeres, a vida ganha significado e, apesar das adversidades, merece ser vivida.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 12 e 13/12 às 10h. 240 minutos.

 

Espacio Cultural / Urpi Castro Chávez - Peru

Dança

Quatro mulheres no palco questionam os modos de ser mulher na sociedade através de uma exploração dos arquétipos femininos a partir de suas memórias. Espaço onde a fantasia e a realidade convergem e dialogam com desejos, frustrações e expectativas, entre passado, presente e futuro. A encenação convida a olhar para nós mesmos a partir das memórias dos performers, como forma de reivindicar aquele mundo pessoal, comum a muitos de nós.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 15/12 às 18h. 60 minutos.

 

Mostra A Dança Resiste CPD | Objeto Abjeto Ambulante

Dança

A obra Objeto Abjeto Ambulante, inspirada no quadro Operários de Tarsila do Amaral, faz uma analogia entre o período de industrialização brasileira que ocorreu de forma exorbitante a partir de 1930, o período de ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 a 1984 e a situação brasileira a partir os anos 2000. Os operários de Tarsila transitam do quadro para a dança..

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 10/12 às 16h30. 120 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Nós

Teatro

Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. A 23º montagem do Grupo Galpão debate questões atuais, como violência e intolerância a partir de uma dimensão política. No espetáculo, a plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção. A montagem foi gerada a partir de um mergulho radical na experiência do grupo, que completava 35 anos em 2017.

Ficha técnica | Eduardo da Luz Moreira - ator. Antonio Edson Soares - ator. Júlio César da Fonseca Maciel - ator. Lydia Martins Del Picchia - bailarina. Maria Inês de Castro Peixoto - atriz. Paulo André Gomes Batista - ator. Roberto Carvalho Franco de Almeida Filho - ator. Teuda Magalhães Fernandes - atriz.

| Centro Cultural Olido - Corredores. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 14 a 17/12 às 19h. 90 minutos. Livre.

 

 

| CENTRO CULTURAL PENHA |

Especial Mês do Samba | Exposição Vossa Majestade, o Henricão!

Artes Visuais e Música

A mostra traz parte do acervo sobre a trajetória do ator, cantor, compositor e futebolista Henrique Felippe da Costa, um dos grandes ícones da cultura popular paulistana, mais conhecido como Henricão. A abertura conta com a participação de familiares e show das Pastoras do Rosário e Carlos Casemiro, além da presença do comunicador e pesquisador Moisés da Rocha.

| Centro Cultural da Penha - Hall do Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 04/12 às 15h. 180 minutos. Livre.

 

Marina Melo

Música

Marina Melo apresenta o show do EP Live do Fim do Mundo, lançado em novembro de 2022 pelo selo Dobra Discos. O EP traz canções de Marina que refletem sobre tecnologia e distopia a partir de letras e arranjos bem humorados. O show contará também com outras canções de Marina, antigas e inéditas.

| Centro Cultural da Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 09/12 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | La Gran Arena

Circo

O Grupo Arena Circus desenvolveu o espetáculo inspirado nos anos 40, época auge da história do circo. O espetáculo inicia com um cortejo com os artistas e a fanfarra de músicos, convidando o público para assistir ao Gran Arena Circus recém-instalado na cidade. Uma mulher misteriosa de nome Rosalinda se apresenta querendo se incorporar na troupe do circo, revelando ser uma grande atração.

| Centro Cultural da Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 10/12 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Brian ou Brenda?

Teatro

Baseada em um episódio conhecido como um dos mais trágicos da psiquiatria, a peça conta a história de Brian. Depois de uma operação mal sucedida logo após o nascimento, em que seu pênis é cauterizado, ele é submetido a uma redesignação sexual e passa a ser educado como menina: Brenda. A imposição de crescer em um corpo que não é seu, no entanto, afeta a sua própria vida e a de todos ao seu redor.

| Centro Cultural da Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 11/12 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Concerto Erudito

Música

Sabe aquela melodia maravilhosa, daquela peça erudita que todo mundo sabe assoviar ou cantarolar, mesmo que às vezes a gente não tenha certeza de quem seja o autor? Pois então, 11 dessas melodias ganharam letras de Marcelo Quintanilha e se tornaram canções.

| Centro Cultural da Penha - Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 14/12 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

 

| TENDAL DA LAPA |

Sertanejo na copa com Viller Santos

Música

Com 15 anos de carreira, o cantor quer comemorar em grande estilo o lançamento de sua música de trabalho Paciente de Boteco, criada com seus padrinhos os cantores Edson e Hudson. Com 30 anos de idade, Viller nasceu no interior de SP e já fez parcerias com Dudu Oliveira, que já produziu Zé Neto e Cristiano e Gusttavo Lima.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 02/12 às 16h. 80 minutos. Livre.

 

Mukeka di Rato

Música

A banda capixaba Mukeka Di Rato está de volta com Boiada Suicida, primeiro disco de inéditas em oito anos. Tem rock, hardcore, reggae, bubblegum e versão para Pedrada, de Chico César. Com Fepaschoal nos vocais e participação de Lúcio Maia e Aliado Jota, a banda segue seu caminho aberto com Gaiola, um clássico do hardcore nacional.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 03/12 às 16h. 50 minutos. Livre.

 

Dance Of Days

Música

A banda nasceu em 1996, surgida das cinzas do Personal Choice. Mas foi em 1997, ainda como um projeto de Nenê com pessoas de outras bandas, que o Dance of Days gravou o primeiro EP, ainda cantado em inglês. Dali em diante foram muitos discos, shows e histórias. Atualmente, acompanham Nenê no grupo os músicos Adriano Parussulo (guitarra), José Zé Santos (bateria), Thiago Castro (guitarra) e Dud (Baixo).

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 04/12 às 20h. 60 minutos. +16 anos.

 

Cólera

Música

Formada em 1979 pelos irmãos Edson (Redson) Lopes Pozzi (baixo e vocais) e Carlos (Pierre) Lopes Pozzi (bateria), a banda ainda tem Kinno (vocais) e Hélinho (guitarra). O Cólera se tornou uma das bandas de maior longevidade no cenário punk brasileiro.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 04/12 às 17h. 60 minutos. +16 anos.

 

Gritando H.C

Música

Gritando HC foi formado oficialmente em 1995, mas desde 1992 já estava criando os primeiros acordes nas garagens dos amigos, como já é de fato uma tradição das bandas vinculadas ao mundo do rock. Hoje, são quase 1000 demo-tapes vendidas.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 04/12 às 16h. 60 minutos. +16 anos.

 

 

| CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO |

Picadeiro Aberto - Especial DIA DO PALHAÇO

Circo

Programação especial do projeto que leva o circo para o entorno da Galeria Olido, no Centro, com atrações especiais pelo Dia do Palhaço.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 10/12 às 10h. 240 minutos. Livre.

 

Piolin, O Palhaço Modernista

Circo

Neste ano de 2022, para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, o Centro de Memória do Circo inaugurou a exposição Piolin, o Palhaço Modernista com a exibição dos trajes de Piolin, acompanhados de material iconográfico, textual, áudio e audiovisual. O projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha e a curadoria de Verônica Tamaoki em colaboração com a equipe do Centro de Memória do Circo, do SOU DE CIRCO - Programa de Formação e Experimentação em Museologia, Pesquisa e História do Circo - e com direção de produção de Roberta Castro. Trata-se da exposição dos figurinos originais (2 conjuntos, em espécie de rodízio) do palhaço Piolin (Abelardo Pinto Piolin 1897/1973), que em 1972 foram doados pelo próprio palhaço ao MASP, durante os festejos do cinquentenário da Semana de Arte Moderna e quando o casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi instalaram o Circo Piolin no Belvedere do MASP. Posteriormente, em 2015, o acervo foi transferido para o Centro de Memória do Circo.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Até 18/12. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Fechado às terças-feiras. Traje do Sabiá em exibição até 17/12. Livre.

 

Visitas Mediadas à Exposição Hoje Tem Espetáculo

Circo

A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pela exposição Hoje Tem Espetáculo e elabora atividades de acordo com o perfil do público.

Agende sua visita via e-mail. Inscrições: memoriadocirco@gmail.com.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Segunda a sexta das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h. Fechado às terças-feiras. Livre.

 

 

| CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA |

Mostra Dança Resiste - CPD

Performance, Vivência Artística e Dança

17h40 | TERRA com Coletivo Ruína - +14 anos

18h30 | ENTRE O QUE SE IMAGINA E O QUE SE PODE TOCAR com Núcleo de Improvisação - +12 anos.

19h30 | DILÚVIO com Plataforma Acampamento - Livre.

20h30 | ESPELHO DELAS com Grupo Gurias - +10 anos.

A Mostra A Dança Resiste CPD é um evento promovido pela Cooperativa Paulista de Dança, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e que será realizado no Centro de Referência da Dança entre os dias 29 de novembro a 1 de dezembro e, no Centro Cultural Olido entre os dias 3 e 10 de dezembro de 2022. Compõem a programação um total de 19 apresentações em dança, de grupos e artistas independentes associados à Cooperativa Paulista de Dança.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica, Sala Plural e Foyer. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 01/12. 240 minutos.

 

Cinedança Amores Q_ - Núclea Trazborde

Dança e Performance

Mitologias com narrativas românticas cheias de estigmas e violências, estudos psicanalíticos sobre o amor e experiências pessoais misturadas com muito piseiro e sofrência se somaram à pesquisa dando forma ao espetáculo. Em cena, cinco temas referentes ao amor romântico: sedução, casamento, traição, sofrimento e solidão, além do prólogo alma-gêmea.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 03/12 às 16h. 40 minutos. +14 anos.

 

Cinedança IKU A Morte Um Dia Acolherá o Orí - Núcleo Ajeum

Dança e Performance

Uma comunidade é baseada em acordos que atuam na manutenção da vida, da pulsão existencial, dos prazeres e das partilhas. Com o toque de Iku se abre um portal ambíguo que despeja desconfortos e cria rupturas na circulação do axé, puxando camadas de renovação. Um gozo que descarrega os excessos e a possibilidade de ancestralizar. O beijo de Iku é temido e a força desse temor é o que faz nossos corpos buscarem a revitalização das experiências comunitárias.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 03/12 às 17h30. 47 minutos. Livre.

 

Cinedança Anamnese - Grupo Hálux

Dança e Performance

O que são memórias? Para onde foram as memórias? É nesse ciclo vicioso inspirado nas nossas próprias memórias, e tendo como base teórica o neurocientista Ivan Izquierdo, que nasce a videodança Anamnese. Cria conexões entre corpos, celulares e tecnologia, propondo diferentes estratégias cênicas a partir do contato e improvisação e dança contemporânea. Questionando até que ponto a ausência do afeto imposto pelo isolamento social promove a perda das nossas memórias.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 03/12 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Platô - iN SAiO Cia. de Arte

Dança

“Ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez. Pois quando isso acontece, já não se é o mesmo; assim como as águas, que já serão outras" (Heráclito de Éfeso, filósofo). Corpos que se reencontram no tempo e no espaço. Trajetos que se acompanham por muito tempo, desviam e voltam a se tocar. Pensar as diferenças enquanto caminhos traçados. É nos cruzamentos da textura destes diversos discursos que delicadezas e memórias criam o desejo de outras perspectivas. Não se parte mais de onde parou. É preciso haver inversões, reversões, um outro tempo. “É no cume da montanha que o percurso começa.” (Michel Serres)

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 06 a 08/12 às 20h. 40 minutos. +14 anos.

 

Dança à Deriva 9º Edição Encontro Latino-Americano Dança, Performance e Ativismo

Dança, Performance e Ativismo

Laboratórios das 10h às 13h30.

Conversatório das 16h30 às 18h30.

Espetáculos e intervenções às 19h30.

Em sua 9ª edição, Dança à Deriva é reconhecido como um espaço de aproximação e troca entre artistas do continente. Serão dez dias de apresentações, conversas, laboratórios e apresentações em que cerca de 40 participantes de nove países - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru e Venezuela - mostrarão a exploração e os resultados das ideias, preocupações, modos de ser, viver e fazer neste continente tão diverso e adverso. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e pelo próprio Radar Cultural. No total, 20 performances e intervenções artísticas serão apresentadas no Centro de Referência de Dança, no Centro Cultural de Olido e em espaços urbanos e independentes. Três laboratórios de investigação criativa com o artista, curador, professor e pesquisador Marcos Bulhões. além de outros convidados.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 09 a 17/12. +14 anos.