Programação de Dezembro - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Lambidas Periféricas - Arte Política nas Ruas - Intervenção Visual

"Intervenção artística visual lambidas periférica” com a temática da visibilidade LGBTQIAP+, tem como objetivo a discussão étnica gênero social no circuito cultural da cidade de São Paulo, considerando o protagonismo da negritude LGBTQIA+ das periferias, através de apresentações artísticas visuais temáticas com a participação de artistas LGBTQIA+.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 01/12 às 14h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Painel Camila Moritugui com Camila Morito - Artes Visuais

Artista visual, designer e muralista nascida em Guarulhos, Camila Moritugui desenvolve trabalhos no campo da pintura com tinta acrílica e spray em suportes diversos como: tela, madeira, papel e parede.

A proposta a ser desenvolvida, é uma exposição permanente instalada no pátio do Casarão, com obras homenageando o dia do Samba e do Forró. Serão 6 placas de MDF de 2,30m x 0,90cm, que serão dispostas uma ao lado da outra; cada uma expressará uma homenagem ao Samba e/ou ao Forró, que são expressões culturais brasileiras reconhecidas no mês de Dezembro, e as todas juntas compõem uma obra única.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 01/12 às 15h. Livre. Grátis. 360 minutos.

 

O Fantasma de Canterville com a Cia. Tagarela - Teatro Infantil

Escrita originalmente por Oscar Wilde, esta história fala sobre amizade e coragem, nesta adaptação contada com um suspense envolvente e um humor que transforma o medo em risos.

| Casa de Cultura Brasilândia. 01/12 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Forró de todos com Trio Praiano & Coisa de Zé - Cultura Popular e Tradicional

Formado em 2018 com o intuito de resgatar a cultura do forró pé de serra, o Trio Praiano traz o mais puro forró pé de serra interpretando canções, que são uma viagem pela história tão rica e deliciosa de se ouvir. Com 4 anos de existência, o Trio conta com apresentações animadas e dançantes, conquistando assim o público por onde passa.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 01/12 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Samba Nacional do Samba - Ricardo Reis Convida - Música

O Projeto Samba Nacional do Samba propõe apresentar este gênero musical de forma criativa, utilizando a música como ferramenta principal para o entretenimento e transformação social, agregando conhecimento humano, cooperando para viabilização da identidade cultural e valorização de novos artistas e compositores.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 02/12 às 15h. Livre. Grátis. 70 minutos.

 

Roda de Samba com Jhow Nunes - Música

Roda de samba com o cantor Jhow Nunes, com 8 anos de trajetória musical, trazendo misturas de estilos voltados para ritmos brasileiros, como influências de Sambas, Swings, Axés, Reggaes, Sertanejos, MPBs entre outros.

A ideia é trazer inovação em músicas populares, diferenciando as aplicações originais e ampliando as estruturas harmônicas e rítmicas, com a cultura popular.

| Casa de Cultura São Rafael. 02/12 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Baile da Copa com Caio Prince - Música

Caio Prince é “cria” da periferia da Zona Sul paulista e carrega desde muito cedo, sua paixão pela música, desde a época em que fazia parte de uma banda musical juvenil, entre outras experiências vividas.

Por onde passa o cantor leva o Hip Hop no gênero Baile de Rua em seus sets, através de curadorias únicas do Funk, como o Tuim, Submundo, Bruxaria e Agressivo.

O ideal do artista é fomentar e propagar a cultura preta, LGBTQIA+ e periférica para todos os espaços, desmistificando a marginalização social e mostrando que sim, pessoas como ele possuem o potencial de ocupar grandes espaços.

| Casa de Cultura São Rafael. 02/12 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Roda de Samba com Léo Ted - Música

Léo Ted em 2018 resolveu arriscar partindo para a carreira solo, foi onde apareceu oportunidade de ter o seu próprio projeto, “O Pagode de Léo Ted”, que até os dias atuais encanta todas as casas de eventos da região do extremo leste de São Paulo, com um repertório vasto de sambas dos anos 90 e sambas e pagodes atuais.

| Casa de Cultura São Rafael. 02/12 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Workshop de Serigrafia com Giovany Moreira - Artes Visuais

O que acha de dar início a sua própria marca de sucesso ou até mesmo aprender uma nova profissão com o workshop de silk screen e print creation?

O workshop tem como objetivo ensinar o processo de criação do zero até a camiseta finalizada com uma metodologia própria de fácil aprendizado, prezando todas as etapas e processos da serigrafia e de criação de estampa com qualidade com foco no desenvolvimento do projeto.

| Facebook e Presencial na Casa de Cultura Hip Hop Leste. 03/12 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos. Híbrido.

 

Bolhas de Sabão Gigantes - Ana Sol - Contação de Histórias

Intervenção brincante com bolhas de sabão pequenas, múltiplas e bolhas gigantes. Para isso vamos ouvir muita música e deixar o nosso corpo se movimentar no ritmo seguindo essa brincadeira antiga que sempre se transforma e encanta todos por onde passa.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 03/12 às 14h. Primeira Infância. Grátis. 180 minutos.

 

Banda Marquês - Música

Marquês exercita com habilidade a arte do improviso e em 2021 lançou o trabalho “Marquesaria interpreta Clássicos BR”, levando ao público uma apresentação entusiasmante, vibrante e exclusiva, onde Marquês interpreta clássicos nacionais dos anos 1980, 1990 e 2000, acompanhado de profissionais de alta performance e excelência musical.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 03/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

NumCorre - Núcleo Iêê - Dança

O espetáculo “NumCorre” traz à luz coisas que vamos perdendo com o passar do tempo, como o simples ato de girar. Vemos, nesse espetáculo, uma válvula de escape para o adulto e sua rotina - que muitas vezes faz o caminho de casa ao serviço sem se conectar às coisas ao seu redor - e vemos também um vetor de conexão com sua criança interior. O Núcleo coloca em cena “o simples” para se refletir; partindo da capoeira para a criação corporal e das vivências periféricas para as construções cênicas, veio à luz: “NumCorre”. Um espetáculo alegre e reflexivo.

| Casa de Cultura São Mateus. 03/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Trio Beijo de Moça - Música

Com a mistura do xote, forró pé de serra e baião, o Trio Beijo de Moça apresenta e marca a nova formação do grupo paulista que conta com Juliana Lima (voz e sanfona), Beatriz Ramos (zabumba e vocais) e Bianca Calsavara (triângulo vocais), além da participação nas apresentações do grande sanfoneiro Cicinho Silva.

Com dez faixas autorais e produção assinada por Cicinho Silva (diretor musical de Anastácia), o álbum é o segundo da história do Trio que é conhecido nacionalmente por sua versatilidade, trazendo sensibilidade e uma força de expressão que não deixa ninguém parado.

| Casa de Cultura Brasilândia. 03/12 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Sudestino: Até Sair Fumaça - Música

A participação do Sudestino vai fazer balançar o projeto somos nós no forró. Até Sair Fumaça é uma apresentação idealizada e desenvolvida pela banda Sudestino, trazendo ao público um repertório com músicas próprias e releituras, além de arranjos inéditos no forró pé de serra. Apresenta uma sonoridade autêntica e vibrante através do forró e busca o diálogo com elementos contemporâneos da nossa música, como o rock, pop, rap, samba, pagode e música instrumental.

| Casa de Cultura Território Cidade Ademar. 03/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba do VG - Intervenção Artística

O projeto Samba do VG vem neste mês de dezembro para celebrar o Dia do Samba, data especial para todos os sambistas do Brasil e do mundo. O projeto nasceu da vontade das moradoras do Bairro do Vargem Grande Parelheiros, de não levar só samba para as pessoas, mas oferecer uma programação cultural completa às pessoas do bairro que lotam a rua todo mês na realização do projeto.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 03/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Marquês - Música

Marquês exercita com habilidade a arte do improviso e em 2021 lançou o trabalho “Marquesaria interpreta Clássicos BR”, levando ao público uma apresentação entusiasmante, vibrante e exclusiva, onde Marquês interpreta clássicos nacionais dos anos 1980, 1990 e 2000, acompanhado de profissionais de alta performance e excelência musical.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 03/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dia Nacional do Samba - Amigos do Mestre Beto - Intervenção Artística

Amigos do Mestre Beto surgiu em uma reunião de amigos que são músicos e que trabalham com artistas do mundo do samba, assim por onde passam levam um samba de qualidade, muito alegre e contagiante.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Trio Virgulino - Música

Com o estouro do forró universitário, o Trio Virgulino pode levar o melhor da nossa música para muitos países do mundo, retratando de forma alegre e com a espontaneidade que conquistou o Brasil. Com participação de Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Caetano Veloso e Zeca Baleiro, além de outros.

| Casa de Cultura Brasilândia. 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Danças do Mundo com Shahira - Dança

"Volta ao mundo através da dança" é um espetáculo criado e dirigido pela professora e coreógrafa Shahira Maas. Neste espetáculo serão apresentadas diversas coreografias numa divertida viagem pela dança através de vários países do mundo, com muita alegria e emoção, tendo uma perspectiva de um olhar a partir de um grupo nômade que viaja por essas terras.

| Casa de Cultura Butantã. 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Canto Brasileiro-Samba e Chorinho com Fé Braga - Cultura Popular e Tradicional

No espetáculo “Canto Brasileiro”, Fê Braga interpreta músicas brasileiras de vários estilos entre samba, choro, forró, ijexa e samba rock, além de músicas autorais. Fê Braga promete colocar o público pra dançar!

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tremembé - Conta Histórias com Giuseppina Burigo - Contação de Histórias

Dia 10 de dezembro é o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos e para celebrar essa data a contadora de histórias e atriz Giuseppina Burigo, apresentará contos de humanidade e afetos, valorizando e trazendo foco a importância da construção de um mundo mais fraterno, bondoso e onde o respeito prevaleça.

| Casa de Cultura Tremembé. 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

São Rafa Holi - Música

Inspirado no festival Holi que é o maior festival de música e cor do mundo em que milhares de pessoas vestidas de branco se juntam e criam uma paleta humana de cores num momento único de celebração de pura alegria. Faremos um São Rafa Holi, com a ideia de trazer DJS LGBTQIA e cores para São Rafael.

| Casa de Cultura São Rafael. 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Samba da Laje - Música

O evento tem como proposta a valorização e resgate da cultura negra através de uma grande roda de samba de raiz com o melhor dos sambas antigos de grandes compositores e intérpretes, com composições autorais da nova geração, em comemoração do Dia Nacional do Samba.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 03/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Amargo Malte - Música

A banda de rock paulistana, Amargo Malte formada em 2015, tem como influência o hard rock e o heavy metal (nacional e internacional) e apresenta em seu trabalho a sonoridade que remete principalmente às décadas de 70 e 80, com músicas bem elaboradas e riffs ácidos e dinâmicos. Suas letras são em português e trazem assuntos do cotidiano com muita irreverência e faz isso exatamente como deve ser o velho e bom Rock'n Roll.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 03/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Costa Senna - Música

Costa Senna é cantor, ator, compositor e poeta; nasceu em Fortaleza, mas mora em São Paulo há mais de três décadas. Iniciou sua vida artística a partir dos anos 80, no teatro e no cinema também. Costa Senna trata-se de um artista com toda a carga que esta expressão artística traz embutida.

| Casa de Cultura Brasilândia. 03/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Raquel Tobias - Mulheres no Sincopado - Música

Raquel Tobias é compositora e intérprete paulista com vasto repertório e referências no samba-raiz, samba contemporâneo, samba-rock e soul. Em 2012, Raquel Tobias se desenvolve como cantora profissional e se torna intérprete das escolas de samba “Imperatriz da Sul” e depois, “Extremo Sul” em 2014, em São Paulo. No final de 2015 é convidada a ser a cantora principal do projeto “Resgatando Raízes” e desde 2015 a sambista marca presença no carnaval de Minas Gerais realizando apresentações na cidade Borda da Mata, e no bloco “Chuchu Beleza” da cidade Tocos do Moji, e no carnaval de SP com o Bloco Pagu.

| Casa de Cultura M’Boi Mirim. 03/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Juara Hoots - Música

Juara Hoots apresenta “Os Inkavenuzianos”, banda que toca o seu repertório mais urbano, com músicas autorais e de outras parcerias dessa trajetória. Com composições próprias, além de Júlio Bellodi, André 29 e Manno G. Juara traz muita energia para o palco do Casarão da Vila Guilherme em suas músicas com arranjos e formação de bandas inéditas: Juara e os “Inkavenuzianos”.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 03/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Vem sambar mais eu! com Cordão Sucatas Ambulantes - Música

O grupo Cordão Sucatas Ambulantes convida o público para desfilar, brincar e se divertir com os bonecos cabeçudos animados pelo som grave do Samba de Bumbo, expressão artística cultural de matriz Bantu, reconhecida como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 03/12 às 18h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Paradyzo - Música

Paradyzo é um grupo pop brasileiro misto composto por 5 integrantes. Sua música é uma mistura entre pop, ritmos latinos e K-Pop. Kaico, Mitty, Paulo, Peterson e Úrsula são conhecidos pelos seus vocais fortes e energia contagiante! O grupo participou do web reality show “Idol School 3”, promovendo a sua música “Dale Dale” em colaboração com o grupo All G.

| Casa de Cultura São Rafael. 03/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A Tenda com Circo Di SóLadies - Circo

Três palhaças fogem de uma época onde o circo era dominado pelos homens e tentam criar uma nova forma de fazer rir. Essa viagem no tempo proporciona o encontro com outras mulheres; a Tenda é montada com a participação de outras mulheres que vão descobrindo suas potências.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 03/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Filó Machado - em Samba dá Vida - Música

Filó Machado é um compositor, violonista e cantor com mais de 50 anos de carreira, e se apresenta ao lado do neto Felipe Machado que é violonista e cantor, e dos músicos Vitor Cabral e Fabio Leandro, interpretando canções e sambas autorais, além de releituras de grandes sambas da música popular brasileira.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 03/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Travas da Sul - Sarau

Em suas edições, o Sarau Travas da Sul convida artistas LGBTrans e comunidade com intuito de promover a produção cultural da periferia. Visamos fortalecer e fomentar narrativas que promovam a reflexão e participação consciente da comunidade em geral com diferentes linguagens artísticas. O Sarau Travas da Sul articula território e a produção cultural, produzindo cultura e entretenimento descentralizadas.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 03/12 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

São Rafa Holi - Show Traemme - Música

Traemme é uma mulher transexual, cantora e performer brasileira de 24 anos que iniciou sua carreira musical em meio a pandemia. Ela alcançou visibilidade e em 2021 lançou seu primeiro trabalho musical em todas as plataformas digitais, apostando também em clipes de alta produção em seu canal do YouTube. Seus lançamentos mais recentes refletem a música pop com potencial de alcançar as paradas de sucesso.

| Casa de Cultura São Rafael. 03/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Anderson Tobias em “Sambas de João” - Música

Anderson Tobias é intérprete paulistano e está na música há quase trinta anos. Foi apadrinhado em seu primeiro trabalho solo em 2019, no EP "Samba Brasil" pelo grande trombonista Bocato, e desde então vem se apresentando com sua banda em diversos territórios defendendo nossa brasilidade.

Ele apresenta um repertório plural com diversidade de ritmos e gêneros, pois sua versatilidade como intérprete permite visitar ritmos e explorar nossa influência plural típicas de nossa mistura de povos, cantando Samba, Bossa Nova, Samba Jazz, Samba Canção, MPB, Forró e Samba Rock.

| Casa de Cultura M’Boi Mirim. 03/12 às 19h. Livre. Grátis. 70 minutos.

 

Variedades Del Faro com Truperreio - Circo

O evento se dará em dois momentos, a primeira ação será um cortejo em torno da casa de cultura com o intuito de convidar e divulgar a varietê que acontecerá logo em seguida, além de criar uma interação com o público, aproximando artista e espectador.

A segunda ação será a apresentação da varietê circense “Variedades Del Faro” cuja temática traz diversos corpos, vivências e linguagens circenses, trazendo as atrações vividas nos semáforos do Brasil.

| Casa de Cultura São Miguel. 04/12 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bloco Jah É - Música

“Bloco Jah É” foi fundado em abril de 2018 no bairro da Freguesia do Ó. Os estilos musicais predominantes no repertório do bloco são o reggae, o samba-reggae e suas vertentes raggamuffin, afoxé e ijexá.

O “Bloco Jah É!” inicia a preparação para o seu terceiro carnaval empunhando estandarte nas cores preto, verde e amarelo, uma referência às cores da bandeira da Jamaica, berço do reggae e um dos principais pólos de cultura periférica do mundo.

| Casa de Cultura Brasilândia. 04/12 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

O Fantasma de Canterville com a Cia. Tagarela - Teatro Infantil

A história escrita originalmente por Oscar Wilde fala sobre amizade e coragem, e nesta adaptação é contada com um suspense envolvente e um humor que transforma o medo em risos. O espetáculo é indicado para crianças de 4 a 11 anos e tem duração aproximada de 30 minutos, podendo ser apresentado em espaços fechados ou abertos.

| Casa de Cultura Guaianases. 04/12 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

O Lixão com Grupo Pasárgada - Teatro Infantil

Provocada pelo desleixo dos moradores, uma montanha de lixo surge em um terreno baldio situado entre dois prédios de apartamentos. A convivência com o lixão altera as relações pessoais, pois ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que um dia resolvem fazer alguma coisa.

| Casa de Cultura São Miguel. 04/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Releitura dos Anos 90 - Meu nome é Samba com Valtinho Tato - Música

Cantor, compositor, partideiro e percussionista, Valtinho quando menino frequentava com sua mãe as rodas de samba da Sociedade Amigos da Vila Granada, na região da Penha, em São Paulo. Hoje faz da sua voz seu instrumento de trabalho, integrando os grupos Sambeaba, Sambeleza, Só Pagode, Sensação e Os Originais do Samba.

Fundou o grupo “Ponto de Encontro” atuando como cantor e percussionista a partir de sua formação no ano de 1986; em 1996 conquistou a marca de mais de 150 mil cópias vendidas do CD “Mistura Fina – JWC”. Em 2002 veio o seu segundo CD intitulado “Mais que um Beijo”, sendo um dos CDs mais vendidos daquele ano.

| Casa de Cultura M’Boi Mirim. 04/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

LGBTQIA+ Diversity Day Família Stronger - Intervenção Artística

A Família Stronger, organizadora das paradas LGBTQIAP+ de São Paulo e propulsora da ideia da descentralização da parada LGBTQIAP+, traz para a Casa de Cultura do Campo Limpo um evento lindo para celebrar a diversidade do território com muita música e elementos específicos como as performances drag queen.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 04/12 às 16h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

Bailão da Casarão com Dj Pacheco e Dj Fernando Caria - Dança

O Bailão da Casarão acontece mensalmente, um baile que une todos os ritmos da Dança de Salão, sendo tradicional no calendário cultural da Vila Guilherme. Neste mês, o bailão homenageia o Samba, o Forró e o Tango, expressões culturais reconhecidas nacional e internacionalmente no mês de Dezembro.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 04/12 às 16h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

Instrumental na Quebrada com Orquestra Popular de Victor Pessoa - Música

Um encontro de instrumentistas que navegam pela diversidade musical, desenvolvendo uma quase não-fronteira entre o popular e o erudito, entre o samba e o jazz, do choro a valsa ao maracatu e baião.

| Casa de Cultura São Mateus. 04/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Roda de Samba com Flávia Oliveira - Música

Samba pra Elifas é uma mostra musical que vai homenagear o grande artista Elifas Andreato (1946-2022). Elifas foi um artista gráfico, ilustrador e diretor de arte que se destacou em vários segmentos como a escultura, cenografia, roteiro, direção de shows e programas de TV; jornalismo e edição. Crítico da ditadura, o artista participou da criação da revista Placar e da coleção História da Música Popular Brasileira.

| Casa de Cultura São Rafael. 04/12 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

O Interrogatório com Companhia de Teatro em Fuga - Teatro Adulto

Escrito por Peter Weiss, o texto reconstitui o julgamento de Frankfurt, onde foram julgados os comandantes e os carrascos dos crimes ocorridos no Campo de Concentração de Auschwitz, durante a 2ª Guerra Mundial. A montagem tem a intenção de apresentar fatos históricos sobre os horrores do holocausto, procurando trazer a realidade do campo de concentração onde as testemunhas e acusados se enfrentam e depõem sobre suas experiências.

| Casa de Cultura São Miguel. 04/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Uncle & Friends - Música

A apresentação da Banda Uncle & Friends celebra o Rock e Blues das melhores fontes, com execuções caprichadas e inesquecíveis. Clássicos como "Bolinha de Goode", "Comprimido" e "Situação" sempre causam emoção na plateia, bem como sua versão blues mística do hit "Muito Estranho".

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 04/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Brasilidades - é brincando que a gente se entende com Sandra Guzman & Cia Rabo de Cutia - Contação de Histórias

Nesse espetáculo vamos passar por cada região brasileira descobrindo contos, lendas, folguedos, poesias e muita brincadeira que entoam a cultura típica de cada região. Junto com o mapa do Brasil, nossa imaginação vai nos levar a entrar na Amazônia junto aos povos originários com uma lenda indígena, brincar com o Bumba meu Boi no Nordeste, cantar o Tangolomango da onça pantaneira, explodir com a poesia de Cecília Meireles no Sudeste e brincar com a Bernunça no Sul. O público sairá do encontro com a plenitude de sua meninice!

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 04/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Yvison Pessoa apresenta o Selo do Samba de São Mateus - Música

Em formato de roda de samba, o espetáculo apresenta sambistas da região e traz visibilidade aos que estão na jornada. O projeto pretende contribuir sobremaneira para a manutenção da nossa cultura popular, enaltecendo a cultura do samba e sua matriz afro-brasileira, pretendendo ainda servir de base e estímulo para as novas gerações.

Nesta apresentação que acontece em dezembro, no mês do Samba, Yvison Pessoa convida os artistas da região, como: Tocão, Rony King, Timaia,Leandro Mattos, Naldo Candiá, Jurema Pessanha, Matambas, Maisa Alves, Nego Julio.

| Casa de Cultura São Mateus. 04/12 às 17h30. Livre. Grátis. 210 minutos.

 

CTG MOB - Música

CTG MOB faz uma apresentação inédita contando projetos que ainda não foram lançados, produzidos e mixados por Nollyam. Mesmo sem lançamentos em suas plataformas digitais, CTG MOB conta com repertório com mais de 15 faixas em seus espetáculos. Com participações de MC Ryan da CT, Diogo SV, MC Felipe LT, MC Juninho PH entre outros.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 04/12 às 18h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Heloisa Lucas - Música

“Mundo Cão”, seu segundo single que dá nome a apresentação, fala dos percalços que é ser uma artista negra e mulher em um país racista e preconceituoso como o Brasil; um protesto e desabafo em meio aos desafios enfrentados todos os dias por mulheres e artistas como ela. Para o repertório de sua apresentação, Heloísa vai de releituras de clássicos da MPB.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 04/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Desaguar com Coletivo Candirá - Performance

A obra apresenta a trajetória de quatro mulheres que atravessam o luto, conhecem diferentes rituais de cura e vislumbram o recomeço, sendo a água o elemento que as une.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 04/12 às 18h. 12 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Luiz Ayrão - Música

Carioca do bairro do Lins de Vasconcelos, na zona Norte do Rio de Janeiro, Luiz Ayrão nasceu em uma família de artistas. Nesse ambiente, desenvolveu o gosto musical. Participou de várias fases da música brasileira desde a década de sessenta, quando surgiu a Jovem Guarda.

Estreou como cantor em 1968 no festival O Brasil Canta no Rio, da TV Excelsior, quando a música Liberdade! Liberdade!, considerada subversiva e provocadora teve que ser interpretada pelo próprio Ayrão. A música foi censurada, mas Ayrão saiu com um contrato de 2 anos com a gravadora RCA Victor, onde gravou 4 compactos.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 04/12 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Samba Chic com Marco Santos & 4 In Banda - Música

O álbum “Colcha de Retalhos” de Marco Santos & 4 in Banda com o Projeto Samba Chic é resultado de intervenções realizadas pelos músicos, cantores e compositores nas comunidades de samba de São Paulo e nos redutos musicais da Pauliceia desvairada, visando dar voz aos compositores “anônimos” de Sampa.

| Casa de Cultura Tremembé. 04/12 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Baião Lascado - Música

Quinteto de Forró de Rabeca busca suas referências nos ritmos tradicionais que fazem parte do universo do forró, como baião, xote, xaxado e arrasta-pé, sendo influenciado por outros gêneros da música popular brasileira, como as banda de pífanos, cavalo marinho, coco, emboladas, samba e choro.

O repertório é composto por músicas autorais, além de compositores clássicos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino; e nomes mais recentes como Mestre Ambrósio, Filpo Ribeiro e Mestres da Cultura Popular como Seu Luiz Paixão, Edmilson do Pife, João do Pife, Tião Carvalho e Ana Maria Carvalho.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 04/12 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Florilégio com Pombas Urbanas - Teatro Infanto-juvenil

Inspirado em histórias de vida de pessoas que vivem na Cidade Tiradentes e impulsionado pelo verbo “esperançar” de Paulo Freire, o espetáculo convida o público a uma viagem em direção ao futuro e reflete sobre como a luta coletiva pode transformar a sociedade.

“Florilégio” é uma criação dramatúrgica que propõe refletir acerca das condições e relações humanas no território, tendo temas centrais: memória, esperança, história e o futuro dos moradores do bairro, de forma a visibilizar as dores e violências que assolam esta comunidade, mas também a força das relações comunitárias, esta comunidade, mas também a força das relações comunitárias, capazes de transformar vidas e realidades.

| Casa de Cultura São Rafael. 06/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Uma Viagem à Bossa Nova e Folk - Duo Ana & Eric - Música

Duo brasileiro radicado no Canadá, Ana & Eric retornam aos palcos brasileiros após três anos e fazem sua estreia como duo em São Paulo - cantores e compositores Ana Luísa Ramos e Eric Taylor Escudero. Apresenta canções autorais do seu EP de estreia 'Ana & Eric' e álbuns solos premiados, mesclando folk, bossa nova e música popular brasileira.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 07/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Trio Cabeça Fria - Cultura Popular e Tradicional

O Trio Cabeça Fria tem como meta transmitir a boa música, o valor da nossa cultura nordestina, a defesa dos elementos da Mãe Natureza, preservar nosso legado e fazer o povo muito mais feliz de forma a respeitar a cultura de todos.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 07/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show concerto-didático com Mr Bueno Dubbed Side - Música

A apresentação concerto-didático Mr Bueno Dubbed Side apresenta repertório do disco que será lançado com participações dos autores das músicas, que foram remixadas e recriadas pelo produtor musical e multi instrumentista Samuel Bueno que, se apresenta pela alcunha de MR Bueno com a intenção de mostrar suas pesquisas sonoras e trabalho direcionado de produtor musical.

Após as apresentações haverá uma roda de bate papo com os integrantes do projeto, incluindo os técnicos da equipe, falando sobre os processo de gravação do disco e democratizando o acesso às informações técnicas e artísticas da criação de um projeto de sua ideia até a execução para todo o público interessado.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 08/12 às 11h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Amateur com Férias - Apresentação Infantil

A atração busca criar uma cumplicidade do encontro entre o palhaço Satin e o público, com o objetivo de realizar uma diversão mútua, esquecendo as adversidades da vida e rindo.

| Casa de Cultura Guaianases. 08/12 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Contos de Natal com Cia Mapynguari - Contação de Histórias

O espetáculo é recheado com a magia do natal, as histórias buscam o despertar para a alegria e a reflexão dessa época tão especial. O roteiro é permeado de cantigas natalinas, melodias e sonorização das histórias. A proposta é interagir com o público, proporcionando um momento único de celebração da vida e do natal, convidando a plateia para entrar nessa aventura e viajar nas emoções que as histórias natalinas provocam.

| Casa de Cultura São Rafael. 08/12 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Uma Viagem à Disney e Broadway com CrossOver Trio - Música

O Trio formado pelo pianista aclamado Fausto Ito e os vocalistas Larissa Furtado e Marcel Azevedo, interpretam clássicos de Frank Sinatra, contemporâneos como Michael Bublé, além de standards de Jazz de George Gershwin, temas de Bossa Nova e MPB de Tom Jobim.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 09/12 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sudestino: Até Sair Fumaça - Música

“Até Sair Fumaça” é um espetáculo idealizado e desenvolvido pela banda Sudestino, trazendo ao público um repertório com músicas próprias e releituras, além de arranjos inéditos no forró pé de serra. Apresentando uma sonoridade autêntica e vibrante através do forró e busca o diálogo com elementos contemporâneos da nossa música como o rock, pop, rap, samba, pagode e música instrumental.

| Casa de Cultura São Rafael. 09/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mostra de Teatro de Rua de Parelheiros - Conforto e Cia - Circo

Abra Kadabra… Alakazam… Simsalabim… será que alguma palavra mágica pode salvar o grande mágico de um fracasso no picadeiro? Talvez não, mas seu magnífico público sim! Somos capazes de salvá-lo com nossas mentes e corações interligados e assim ele conta com voluntários da plateia, pois não pode pagar assistentes de palco. É hora do grande espetáculo, vem participar!

| Casa de Cultura de Parelheiros. 09/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Natal que vive em nós! com Drika Nunes - Contação de História

De forma poética e emocionante, Drika Nunes conta histórias interativas e convida o público a refletir sobre o Natal que vive em nós e não apenas em uma única data ou mês específico do ano. Será uma viagem por outras paragens com histórias de tão, tão distante e ao mesmo tempo de muito perto. Contos de generosidade, gentileza e gratidão que vão bem além do papai Noel e seus presentes, percorrendo o ciclo natalino que se encerra com o dia de reis.

| Casa de Cultura Brasilândia. 09/12 às 15h. Primeira Infância. Grátis. 45 minutos.

 

Projeto Gramaticando-Infantil - Música

O Projeto Gramaticando Cantando e Brincando de “ensinar” gramática, consiste no trabalho de poder fomentar e realizar atividades lúdicas, culturais, pedagógicas e de entretenimento, dentro de um formato de aula–show–musical com a presença de uma banda ao vivo. Ou seja, trata-se de um espetáculo artístico, musical e pedagógico em que a música é a parte que naturalmente domina a cena.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 09/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

PH Zabumbada Forró e Brasilidades - Música

PH Zabumbada vem com um espetáculo animado recordando o saudoso forró pé de serra, unindo estilos como forró universitário com a mistura da nossa mpb, tocando grandes sucessos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Forró Sacode, Alceu Valença, Cidade Negra, Skank, Baiana System e muitos mais. Um espetáculo pra ninguém ficar parado, então venha se balançar com a gente com mais uma apresentação do “Somos Nós no Forró.”

| Casa de Cultura São Rafael. 09/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mostra de Teatro de Rua de Parelheiros - Família Barmú - Circo

Após longos anos distantes, os irmãos colombianos Satin, Canty e Granito se reencontraram em São Paulo e formaram o grupo Família Barmú (Barbosa Munoz). Nesta apresentação o grupo apresenta um espetáculo cômico de mágica e música, que conduz o público por momentos de leveza, surpresas e risos!

| Casa de Cultura de Parelheiros. 09/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile LGBTQIA + Show Herbert - Música

Herbert é um artista Pop, R&B, DanceHall, Reggaeton e Trap do extremo Leste de São Paulo. Em suas músicas traz composições referente ao controle de sua própria sensualidade, a falta de afeto no amor negro no seu ciclo, e sobre se permitir ser apenas uma noite. Dono no single de 2018 intitulado: “Noi$ Ficar” (Um R&B melódico romântico disponível no YouTube) com parceria de Guilox.

| Casa de Cultura Guaianases. 09/12 às 20h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Traemme - Música

Traemme é uma mulher transexual, cantora e performer brasileira de 24 anos que iniciou sua carreira musical em meio a pandemia. Ela alcançou visibilidade e em 2021 lançou seu primeiro trabalho musical em todas as plataformas digitais, apostando também em clipes de alta produção em seu canal do YouTube. Seus lançamentos mais recentes refletem a música pop com potencial de alcançar as paradas de sucesso.

| Casa de Cultura Guaianases. 09/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cine - Teatro Canto das Ditas com Filhas da Dita - Teatro adulto

O Cine Teatro Canto das Ditas, nasce para refletir sobre como a África se manifesta no dia a dia das moradoras da Cidade Tiradentes. Encaramos o desafio de “afrografar” o bairro - referência ao termo “afrografias” da poetisa e ensaísta Dra. Leda Maria Martins, que coloca em evidência e consciência a nossa herança africana. O trabalho da coletiva mapeou esse legado ancestral por vários ângulos: ao próprio redor, junto a parentes, pessoas próximas e até mulheres desconhecidas que caminham pelo bairro.

| Casa de Cultura Guaianases. 10/12 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Alexandre Jesus - Música

Alexandre Jesus já se apresentou na Bahia, Minas Gerais e em São Paulo e vem com uma apresentação animada, abrindo o projeto “Somos Nós no Forró” e apresentará um repertório dançante com músicas autorais e de grandes compositores.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Baranga Casa de Cultura Butantã - Música

A apresentação da Baranga é uma celebração Rock and Roll e de retorno aos palcos depois de 2 anos de pandemia, apresentando, durante cerca de 1 hora, as músicas mais conhecidas dos seus 6 álbuns nas plataformas digitais de música e de melhor receptividade nos grandes festivais e casas de shows por todo o Brasil.

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 10/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Malvada - Música

O cenário do nosso rock nacional ganhou uma banda formada somente por mulheres - a Malvada. Criado em março de 2020, no início da pandemia no Brasil, o grupo tem na sua formação integrantes com presença frequente nos palcos da noite paulistana. Com Angel Sberse (vocal), Bruna Tsuruda (guitarra), Ma Langer (baixo) e Juliana Salgado (bateria), a banda Malvada promete fazer um rock’n’roll com muita personalidade e apostando em letras inteligentes e em português.

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 10/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró pra Criançada com Bando de Régia - Apresentação Infantil

Quem não gosta de um forrózinho? Um ritmo que tem a magia de captar a percepção das crianças e dos adultos através da riqueza sonora, das danças e de canções marcadas nas nossas vivências que falam de amor, liberdade e trazem em primeiro plano o lúdico do universo infantil. O Bando de Régia traz essa energia no palco numa apresentação de forró para a criançada com muita diversão, originalidade e balanço. Um espetáculo alegre, didático e que aborda nossas raízes sonoras.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 10/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Travas da Sul CONVIDA: Artistas Trans - Sarau

O Sarau Travas da Sul propõe intervenções artísticas de múltiplas linguagens com drag show, poesia, performance, apresentações musicais de pessoas LGBTrans e microfone aberto para participação espontânea do público.

| Casa de Cultura de Parelheiros. Dia: 17/12 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Kombotrio com Komboza - Arte e Cultura

"A Komboza - Arte e Cultura'' foi criada pelos artistas Ronaldo Liano e Matheus Romero, que sentiam a necessidade de democratizar cada vez mais o acesso à cultura, ocupando espaços como: ruas, praças, avenidas, quadras, campinhos de futebol, estacionamentos, entre outros. Assim nasceu a Komboza Arte e Cultura, uma kombi adaptada para realizar apresentações artísticas, com um palco no teto e aparelhagem de som, fazendo com que o espetáculo vá até o público sem as limitações de quantidade de público impostas por espaços fechados.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/12 às 15h30. Livre. Grátis. 55 minutos.

 

Coração Forrozeiro - Banda da Feira - Música

“Coração Forrozeiro” é um espetáculo musical que valoriza nossa riqueza regional, fomentando o público a vivenciar uma das vertentes da cultura nordestina, manifestada nas belezas dos ritmos, na poesia de suas letras e dialogados com a dança.

Afoxés da Bahia, Maracatus de Pernambuco, Bumba meu Boi do Maranhão e o Forró-pé-de-serra, se entrelaçam e se complementam levando o público a uma viagem sonora onde as raízes do nosso país podem ser sentidas, conectando o ancestral e o moderno.

| Casa de Cultura São Miguel. 10/12 às 16h. Livre. Grátis. 75 minutos.

 

Brincando de Brasil com Samba de Roda Casa Mestre Ananias - Música

Brincando de Brasil é uma ação voltada para a família, pelo movimento "Garoa do Recôncavo" da Casa Mestre Ananias, a proposta é inspirada no universo do Samba de Roda do Recôncavo Baiano e nos cantos de trabalho de sertão da Bahia. Brincadeiras são realizadas junto às crianças valorizando os povos rurais, suscitando formas coletivas de pensar e viver em uma sociedade tão urbanizada.

O Samba de Roda do Recôncavo Baiano, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, é uma das mais importantes matrizes da música popular brasileira. O Ponto de Cultura Casa Mestre Ananias é um espaço vivencial da cultura popular afro baiana como acontece em São Paulo, através da Capoeira e do Samba de Roda.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 10/12 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

União Rasta - Música

O disco “Um Novo Amanhecer” foi lançado em uma sequência de 6 lives que foram executadas nas Casas de Cultura pelo 4° Edição de Fomento a Cultura Reggae, no módulo de Circulação de Espetáculos pela Secretária de Cultura da Cidade de São Paulo. Também teve veiculação nos principais meios de comunicação do gênero, tais como: Programa Jah Regou suas Plantas, Rádio e site Planeta Reggae, Site Surforeggae, Programa Midnite Reggae, entre outros de suma importância para o seguimento do reggae music no Brasil.

| Casa de Cultura São Mateus. 10/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

DoVera no Verso - WikiCultural - Sarau

O "Portando os Docs" chega ao fim de sua primeira edição e para celebrar convidamos artistas que participaram enquanto público para compor o palco da primeira edição do sarau "DoVera no Verso". Contará com a participação de Dana Julia, integrante do coletivo Ponto De Ser, Rhay DLuz (Poeta e Mc), Leandro Reinaldo (Poeta), B.boy Baby, Elix (cantora) ,Sonho (Cantora) e Rafaela Araújo (Poeta e fotógrafa) assim como um microfone aberto para os artistas.

| Casa de Cultura São Rafael. 10/12 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Trio Malaquias - Música

O Trio Malaquias conta a história musical do forró, ou seja, como as melodias e instrumentações foram mudando ao longo dos anos, usando uma narrativa fácil e divertida junto com exemplos musicais de autoria do próprio Trio Malaquias. Na mesma narrativa, é introduzida a dança, mostrando os diferentes tipos de passos que trazem a cultura do forró, como por exemplo a dança do xote, baião, coco, xaxado e por aí vai.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/12 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

De Menos Crime - Música

De Menos Crime se dedica ao ofercer um espetáculo empoderador e envolvente retratando a realidade das periferias no peso do melhor do rap nacional e internacional.

| Casa de Cultura São Mateus. 10/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Roda de Samba - O Samba é Livre - Música

O samba possui diversas características e em cada canto do país tem suas particularidades, mas a sua importância cultural é única. A música por si só já tem o poder de transformar as pessoas e o samba traz em si a sua ancestralidade. Neste mês em comemoração ao dia do Samba, convido a vocês a curtirem conosco aquele delicioso samba de roda.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 10/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Chora Sanfona com Wiltinho Sanfoneiro - Música

O espetáculo resgata obras de grandes compositores brasileiros do gênero como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, assim como instrumentais de Sivuca e Oswaldinho do Acordeon. Trazendo ao público os principais ritmos presentes no gênero forró pé de serra.

| Casa de Cultura São Miguel. 10/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Patativa do Vice e Versa com Cia Museatro - Música

O grupo Museatro se caracteriza pela criação de trabalhos de música e intervenções culturais, utilizando aspectos musicais e cênicos, e também pelo fomento à cultura de pessoas com deficiências físicas e intelectuais e/ou transtornos mentais leves, partindo do pressuposto de protagonismo e criação, estimulando os músicos intérpretes à construção de uma apresentação a partir de suas vivências, desejos, experiências e apreços.

No trabalho Patativa do Vice e Versa, o tema é a seca nordestina, apresentando músicas típicas de cada estado do nordeste, tais como: Maracatu, Ijexá, Capoeira, Coco, Reisado, entre outros. Além da parte musical, conta também com os personagens que compõem o trabalho, e que buscam através da música encontrar a solução do problema da seca e, também, encontrar o que falta neles mesmos.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 10/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mostra de Teatro de Rua de Parelheiros - Circo do Asfalto - Circo

Com seu número principal a Percha, um mastro sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura. Dentro de um contexto lúdico com seus dois protagonistas, a palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, o espetáculo segue de maneira muito divertida e cômica e a cada número sempre um inesperado desfecho virtuoso.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 10/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró e Cangaço com Trio Amizade - Música

Forró, xote, xaxado, baião, arrasta-pé, tudo isso você encontra no baile do Trio Amizade.

Lampião e Maria Bonita já confirmaram presença para arrastar as sandálias e tirar uns retratos. Às sexta-feiras na Casa de Cultura, é uma tradição de muitos anos atrás acontecer o Baile da Terceira Idade, e este evento vem para fechar o último dia de baile em 2022, celebrando o Dia do Forró.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 10/12 às 19h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Divas do Reggae - Música

O projeto propõe a realização de espetáculo musical trazendo o protagonismo das mulheres. As artistas que compõem este projeto são conceituadas na cultura e na linguagem reggae em especial, e juntas trazem um mix sensacional permeando desde o dance hall até roots, composto por pickups de DJ para este espetáculo musical interpretado por essas "Divas do Reggae".

| Casa de Cultura São Mateus. 10/12 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Mestre Baixinho 8 Baixos - Música

Dia 13 de dezembro é o Dia Nacional do Forró. A data foi instituída em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, em 13 de dezembro de 1912, o Rei do Baião.

| Casa de Cultura São Miguel. 10/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

RAP Piano&Voz - Música

Samuel Porfirio e Kiko de Sousa fazem parte da banda Engrenagem Urbana, e do coletivo PelaArteeaZueira (Zona Leste -SP). Em 2016, graças ao edital Proart, tiveram a ideia de montar um espetáculo mais intimista e ousaram em interagir de forma diferente com este projeto.

Inovando na cena, a dupla quis surpreender seus fãs utilizando mais precisamente os versos poéticos do M.C, a classe e a sacada do produtor e pianista. Com batidas programadas, teclado e microfone, repaginaram as músicas da banda, sofisticando e com nuances do Jazz, Blues e Bossa Nova, estreando no circuito pelas unidades do CEU (Jambeiro, Inácio Monteiro e Vila Curuçá).

| Casa de Cultura São Rafael. 10/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Crom - Música

Da paixão em comum pelo heavy metal, dois amigos da zona leste da cidade de São Paulo se unem e formam em 1992, a banda CROM. A partir daí, Altemar na guitarra e Cezar Heavy nos vocais, passam a tocar em bares locais e levar a banda de maneira profissional.

Em 2015, a banda grava seu primeiro ep: "We are Steel", com músicas da primeira demo de 1992, "Nothing for World" e "Death Soldier", além da inédita "Morbid Existence". Em 2016, a banda lança o ep com as três músicas do primeiro mini álbum e mais duas músicas da primeira demo: "The Hate of World” e "Damned School", eleito o melhor ep de 2015 pelo site Heavy in Roll. Formada por músicos apaixonados e com carreiras individuais sólidas e exitosas, a banda Crom está pronta para ganhar o mundo.

| Casa de Cultura Butantã. 10/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival de Cultura Inclusiva no XII Deixe a Criança Brincar - Samba de Roda Os tambores tocam e cantam - Dança

Bailarina e cadeirante, Leda Maria Tronco realiza a performance "Encontro Comigo Mesma", espetáculo solo de sua autoria que traz a dança como uma forma de expressão possível para todos.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 11/12 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Batalha do Rodoanel - BDR - Hip Hop

Batalha do Rodoanel, mais conhecida como BDR, BDR realiza um espetáculo de roda cultural com intuito de trazer a essência do hip-hop nas batalhas, convidando alguns MCs de Freestyle para realizar uma batalha de forma mais tradicional, porém trazendo uma autenticidade entre as batalha de sangue, as vezes sendo realizada no formato Mc Contra Mc “Bate volta 4-2-2-2” ou no mesmo formato que o nacional, que é utilizado o “tradicional 30 segundos”.

Além da batalha de MCs, em seus espetáculos, BDR sempre convida algum artista local para realizar um pocket-show, criando assim uma nova oportunidade para o artista e o valorizando, gerando material/portfólio e trazendo experiência nova para novos artistas e fazendo com que o público conheça o trabalho dos artistas de sua região.

| Casa de Cultura São Rafael. 11/12 às 13h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

Esquadrão Bombelhaço com Circo Teatro Palombar - Teatro Infantil

Um batalhão de bombeiros composto por palhaços corre para o salvamento de um gatinho que ficou preso em cima de um muro. Um carro entra em alta velocidade com o esquadrão e seus equipamentos de combate ao fogo. A tropa atrapalhada inicia seus procedimentos de salvamento entre trombadas, tropeços, saltos na pizza e bofetões.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 11/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mostra de Teatro de Rua de Parelheiros - Circo Nenúrio - Circo

Sua banda, Abandonada. Sua vaidade desconstruída. Biruta é uma palhaça que não quer tocar apenas os olhos, mas o coração. É possível! Se rega do riso e das eternas possibilidades que vem com cada momento, transmutando o medo em coragem e a fragilidade em potência. Com um repertório circense e musical tem o intuito de expandir e encarar os desafios do mundo através um viés feminino e feminista.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 11/12 às 13h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Madrigueiros canta Brasil - Música

Neste repertório Os Madrigueiros irão interpretar cânticos de matizes africanas, a poesia, questões como a religiosidade, questões que propagam a mensagem de amor,unidade e tolerância.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 11/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

QCS - Quente como o Sol - Hip Hop

Na apresentação"Girassóis ao Campo", Marcellius (Membro e fundador do QCS) traz um espetáculo musical com uma versatilidade entre as músicas, que vai do R&B, Ragga, Funk, Trap, BoomBap, Drill entre outros. O espetáculo conta com dois Mcs, uma DJ, backvoicing, cantora e dançarina.

Trazendo uma experiência visual que faz com que o público tenha a sensação de estar em um campo de girassóis, essa apresentação conta com um conteúdo completamente diferenciado do rap nacional, sempre buscando novidades e inovações.

| Casa de Cultura São Rafael. 11/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pira e Ossildo em “O baú secreto do circo” com Cia Popular de Circo e Teatro - Circo

Dois palhaços chegam para contar uma de suas histórias: “O baú secreto do circo”, uma história onde eles se aventuram para recuperar um importante baú que foi roubado. Caso o segredo que há dentro dele caia em mãos erradas o mundo correrá sérios perigos.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 11/12 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Afrika terra mãe - Grupo Vocal Kuimba - Música

O Vocal Kuimba é um coral formado por jovens estudantes angolanos que se encontraram em São Paulo e motivados pelas lembranças de alguns dos momentos que viveram em Angola seu país, tiveram a ideia de criar um grupo no começo do ano de 2013 que passou então a ser chamado por Vocal Kuimba.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 11/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba Chic - Colcha de Retalhos com Marco Santos & 4 in Banda - Música

Samba Chic visa dar novas perspectivas aos sambas tradicionais já consagrados pelo grande público e também dar voz aos novos compositores. Formado por Marcos Santos & 4 in Banda é resultado de intervenções realizadas pelos músicos, cantores e compositores nas comunidades de samba de São Paulo e nos redutos musicais da Paulicéia desvairada, já fizeram várias apresentações homenageando cantores e compositores brasileiros dentro e fora do país.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 11/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Instituto Cultural Bola de Fogo - Música

O coletivo “Bola de Fogo” desenvolve projetos, oficinas culturais, apresentações, palestras e etc. Está sempre presente nos eventos e debates de assuntos relacionados à luta contínua por direitos iguais e justiça. Já se apresentaram em diversas praças, Parques, Eventos, Oficinas e espetáculos musicais nos quatro cantos da Cidade de São Paulo .O Instituto foi contemplado pelo Edital de Fomento à Cultura Reggae e Rastafari onde realizou diversas oficinas de construção de tambores ecológicos e entregou mais de 60 tambores gratuitamente para todos os participantes.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 11/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Lixão com Grupo Pasárgada - Teatro Infantil

Provocada pelo desleixo dos moradores, uma montanha de lixo surge em um terreno baldio situado entre dois prédios de apartamentos. A convivência com o lixão altera as relações pessoais, pois ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que um dia resolvem fazer alguma coisa.

| Casa de Cultura Guaianases. 11/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Viela Enssanguentada - Wesley Barbosa - Debate

Em uma roda de leitura colaborativa com expectativa média de 20 a 30 pessoas, o literato trará trechos da sua última obra, que explora a sobrevivência de Mariano, figura periférica que entre as desilusões do seu cotidiano, por vezes estabelece um sopro de esperança entre os livros na biblioteca pública. Assim, por identificação com sua própria vivência e possivelmente de alguns participantes, Wesley Barbosa nos conta como chegou ao status profissional de escritor.

| Casa de Cultura São Mateus. 11/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Map - Funk Slam Coletivo MAP com Movimento Aliança da Praça - Sarau

O Sarau Map além de trazer performances poéticas, pocket shows e espetáculos teatrais, realiza também edições oficiais dos Slam's que organiza juntamente com o coletivo. Para a edição na Casa de Cultura São Miguel, o Sarau Map traz o Funk Slam valendo vaga para o grande campeonato Paulista de Funk consciente que acontecerá em 2023.

| Casa de Cultura São Miguel. 11/12 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Samba na Intimidade na Brasa - Música

Com grande força e engajamento na Brasilândia de onde seus integrantes fazem parte, o Grupo Samba na Intimidade traz um espetáculo para todos cantarem juntos e brindarem o pagode como canto de exaltação, trazendo composições próprias e grandes hits do pagode 90.

Música urbana com swing para descontrair e conteúdo para pensar. Som original e atraente com letras fortes, mas também com muita poesia, que passeiam sobre temas que exploram os mais variados temas cotidianos como, amor, política e conflitos sociais.

| Casa de Cultura Brasilândia. 11/12 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

As aventuras de Beekle - o amigo inimaginário com Arte de Ler - Contação de História

O projeto Arte de Ler é mediado por Thayná Almeida e voltado para o público infantil, feito por uma contação de histórias e depois uma interatividade com as crianças a partir do livro - "As aventuras de Beekle - o amigo inimaginário".

Beekle é um amigo imaginário que não foi imaginado por nenhuma criança, então ele embarca em uma jornada a procura de sua identidade, e assim vive várias aventuras pelo caminho, até por fim encontrar seu melhor amigo. Às vezes os melhores amigos estão bem aqui na nossa imaginação.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 11/12 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Antes eles do que eu - Grupo deu na telha - Teatro Adulto

Um deputado que e? investigado na operação passa ferro, desaparece misteriosamente com duas malas contendo dez milhões de Euros. Sentindo-se enganados, os “Financiadores de Campanhas” não acreditam na hipótese de sequestro e mandam um perigoso capanga recuperar o dinheiro a qualquer custo. A família do Deputado recebe um telefonema anônimo dizendo que o político será libertado naquela mesma noite, mas ele e? encontrado morto em sua casa. Um inspetor da Polícia Científica Argentina aparece de surpresa com a missão de resolver o caso. Mas será a empregada doméstica da família que descobrira? toda a verdade sobre o paradeiro do Deputado. Em meio a tudo isso, segredos serão revelados, intimidades ficarão expostas e muita confusão será criada.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 11/12 às 17h e às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 

Índio Posse - Música

Índio Posse é um evento voltado para a cultura reggae onde abrange diversas vertentes dentro do sound system, do reggae ao reggaeton, através da poderosa Radiola Canário, com festas que são sempre cheias de arte e cultura, focado em trazer lazer e entretenimento para as pessoas da periferia - de baixa renda. É sempre um evento sem descriminação racial de cor ou gênero, onde todos são bem-vindos, lutando sempre contra qualquer tipo de opressão e preconceito.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 11/12 às 17h. Livre. Grátis. 360 minutos.

 

Periferíadas: MARGINAL DRAMA'S - Narrativas Marginalizadas do Teatro Paulistano com Lucas Laureno - Debate

Marginal Drama'S - Narrativas Marginalizadas do Teatro Paulistano tem por objetivo discutir experiências dramatúrgicas, da pesquisa à escrita, desenvolvidas por seres periféricos, compreendendo "periferia" como um conceito amplo e plural de narrativas que abarca o discurso (ser-estar no mundo) e a própria geografia, o deslocamento dentro da cidade de São Paulo.

O projeto propõe buscar quais são as estéticas que compõem esses textos teatrais, investigando seus desafios, suas narrativas e potências a partir da análise de trechos de dramaturgias marginais, onde Lucas Laureno também compartilhará seu processo e perspectiva enquanto dramaturgo suburbano.

| Casa de Cultura São Mateus. 11/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Zé Cafofinho - Música

Zé Cafofinho é o alter ego do músico Tiago Andrade, figura intensamente presente na cena musical do manguebeat. Tiago traz para sua criação contemporânea variadas expressões e estilos sonoros, utilizando-se de instrumentos diversos como a viola de arco, guitarra, tenor e bandolim.

Em uma obra cativante e original, ele desvenda novas possibilidades para uma realidade desenfreada de inúmeras produções musicais. Seu último lançamento - 18 Graus, conta com a participação de Otto e integra o novo álbum MAL-DITO.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 11/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Negritude Jr - Música

O Grupo Negritude Júnior, às vésperas de completar 36 anos de carreira, inicia a sua nova turnê "Irmandade", visando compartilhar com seus contemporâneos que fizeram e fazem a construção da história de uma estrada, suas experiências e seu empreendedorismo que o consagrou.

| Casa de Cultura Butantã. 11/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Grupo Juventude na Brasa - Música

Fundado em junho de 1986, o grupo Juventude S/A traz na bagagem dos seus quase 40 anos de carreira um histórico invejável. 7 CDs que os colocaram como referência do Samba e Pagode de São Paulo. Apadrinhados por um dos maiores nomes do Samba (Zeca Pagodinho) onde tiveram o prazer de cantar ao seu lado no 3º trabalho, gravando a música (Rala e Rola) de autoria de Arlindo Cruz e Parceiros.

Mas foi no seu 5º CD que alcançaram reconhecimento nacional, ao gravar a música "História de Amor" de autoria de Luciano Sabá e Kajá, ultrapassando fronteiras. A proposta é trazer uma volta em grande estilo no pós-pandemia com produtora nova e trazendo todos seus hits.

| Casa de Cultura Brasilândia. 11/12 às 18h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Mulheres do Forró com Forró Capim Guiné - Música

"O Forró Capim Guiné'', criado em 2017 pelo músico e produtor Daniel Lacerda, apresenta a formação especial “Mulheres do Forró”, que conta com a cantora e compositora Sue Cavalcante, que já foi vocalista do grupo em 2020, para engrossar o caldo.

No repertório, músicas de artistas já consagrados e tradicionais do forró como Amelinha, Elba Ramalho, Anastacia, entre outros clássicos.

Na formação especial para a apresentação, Sue Cavalcante no vocal, Daniel Lacerda na percussão e voz, Tatá Brasilina na zabumba e voz e Nahuel Caram no violão e voz."

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 11/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Afrika Terra Mãe com Grupo Vocal Kuimba - Música

O musical “Afrika Terra Mãe” foi escrito, dirigido e protagonizado por músicos angolanos do grupo Vocal Kuimba, e marcará o mês da Consciência Negra na Casa de Cultura Chico Science. Com estreia no dia 20 de novembro, o espetáculo musical inovador encena o relato de um imbondeiro, o baobá, uma árvore milenar que testemunha a história da mãe África, berço das ciências e das artes.

Assinado pelo artista e professor Isidro Sanene, o texto retrata a vida de reis e rainhas da África, os horrores da escravidão e as consequências desse brutal crime contra a humanidade, ainda negado por parte da população do nosso pais.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 11/12 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Edu Dias - Música

Edu Dias leva ao público sua apresentação Música Popular Brasileira, que conta um pouco da história do Blues, sua influência na música mundial e sua mistura com a música brasileira.

| Casa de Cultura São Miguel. 11/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Quarteto Domingando - Música

No espetáculo “Canta e Conta o Nordeste”, o Quarteto Domingando apresentará músicas autorais e composições consagradas de grandes artistas nordestinos como Luiz Gonzaga, Marinês, Elba Ramalho e Anastácia. Músicas com a mistura do choro brasileiro e do forró pé de serra com muito balanço, para cantar e dançar a vontade!

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 11/12 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Do samba ao Rock ‘N” Roll com Grupo Rocambole de Teatroymusica - Música

Um espetáculo teatralymusical para todas as idades com foco na infância e juventude por meio da mistura de diversos ritmos apresentando inumeras possibilidades musicais. Ao vivo são executados ritmos como rock, samba, pop, baião, tango, rap, valsa, funk e outros. Durante a apresentação o elenco também mostra que é possível fazer música com objetos comuns e até mesmo com o corpo através de exercícios de percussão corporal convidando o público a brincar junto.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 13/12 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Trio Amizade - Cultura Popular e Tradicional

O Trio Amizade é um grupo de forró pé de serra idealizado por Nonato Araripe para levar um conhecimento mais amplo ao público em geral sobre a riqueza cultural do Nordeste do Brasil. O grupo iniciou seus trabalhos em 2012 na zona leste de São Paulo, mas já tem muitas histórias para contar, pois seus integrantes vieram de outras formações e contam com muita vivência na estrada da música nordestina.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 13/12 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Forró de raiz com Bella Raiane - Música

Bella Raiane é sanfoneira, cantora, compositora, multi-instrumentista e professora natural de Cajazeiras, Sertão Paraibano, e deu seus primeiros passos na música ainda criança sob a influência do pai, zabumbeiro e pandeirista. Licenciada em música com habilitação em acordeom pela Universidade Federal da Paraíba, teve a oportunidade de tocar com grandes artistas como Genival Lacerda, Mestrinho, Bebê Kramer, Santanna o cantador, Elba Ramalho, Lucy Alves e Solange Almeida.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 13/12 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Amateur com Férias - Apresentação Infantil

Amateur é simples, imperfeito, otimista, tonto, sonhador, fantasioso e delirante. Do encontro entre Satin e o público nasce uma cumplicidade. A intenção deste jogo é a diversão mútua, esquecer as adversidades da vida e rir, sobretudo rir. Este pequeno circo está cheio de grandes surpresas.

| Casa de Cultura São Rafael. 14/12 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Tributo a Luiz Gonzaga com Maria Fulô - Música

Em dezembro de 2022 a música nacional comemora os 110 anos de nascimento de Luiz Gonzaga. Cantor, sanfoneiro e compositor, o artista pernambucano revolucionou a história da música nordestina e popularizou gêneros como o baião, o xote e o xaxado em vários países.

Maria Fulô e banda resgatam a vida e obra do Rei do Baião com diversas canções como “ Asa Branca”, “Que Nem Jiló”, “Sanfona Sentida”, “Olha pra o céu”, “Numa Sala de Reboco” E “Vida de Viajante” executadas ao vivo junto com sua banda formada só por mulheres.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 14/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró da Macaxeira - Cultura Popular e Tradicional

O Arrumadinho do Forró da Macaxeira resgata a cultura nordestina através de canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Anastácia, Marinês e outros, com ritmos variados para ninguém ficar parado.

Em uma hora de apresentação tocaremos xote, xaxado, baião, forró, arrastapé, maracatu e coco. Forró da Macaxeira é cultura nordestina, empoderamento feminino e diversidade.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 14/12 às 20h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Meninos Também Podem com John Yuri - Apresentação Infantil

Num mundo onde existem tarefas que são vistas como mais apropriadas para meninas e outras para meninos, dois amigos descobrem um modo de juntar toda escola para que cada um possa fazer o que gosta. E mostram para os adultos que aptidões não estão ligadas a gênero, mas sim ao que cada um se sente bem em desempenhar.

| Casa de Cultura São Miguel. 15/12 às 14h Livre. Grátis. 60 minutos.

 

De Onde Vem o Baião - Cultura Popular e Tradicional

Em um pequenino salão de forró pessoas se encontram e se relacionam, homens e mulheres dançam ao longo do salão. A música de forró pé de serra acaba por invadir a cena, retratando a história do forró pé de serra que nasceu no sertão nordestino e nas últimas décadas passa por um processo de urbanização.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Julio Guerra. 15/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Lou Dedubiani com Alto*Contraste - A*C - Grafite

Alto*Contraste, ou A*C, é um projeto de arte urbana que existe desde 2005. Até meados de 2017 foi uma dupla e desde então segue tocado pelo artista Lou Dedubiani. A pintura coletiva em muros dos arredores da Casa de Cultura é uma iniciativa que estimula o desenvolvimento artístico com forte apelo especialmente para os mais jovens, pois costuma ser uma forma de introdução às artes de forma prática e lúdica, onde os residentes e transeuntes podem experienciar o processo de criação e aplicação de diversas técnicas de intervenção urbana.

| Casa de Cultura Butantã. 16/12 às 14h. Livre. Grátis. 480 minutos.

 

Entre Dança Desenho com Cia As Marias - Dança

Entre Dança Desenho é um convite a vivenciar por meio de cores, linhas, riscos e rabiscos uma travessia sensorial e fabulosa, neste deslizar, saltar, girar, mãos e pés que ao dançar desenham e ao desenhar dançam vão inventando brincadeiras e desafios entre artistas e público.

| Casa de Cultura São Mateus. 16/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Liga da Alegria - Intervenção Artística

Vivendo uma nova fase da carreira, Liga da Alegria chegou em 2022 com tudo, com lançamentos e uma roupagem nova! Nos últimos meses, o grupo lançou dois trabalhos autorais e direcionados para o público infantil.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 16/12 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Entre Dança Desenho com Cia As Marias - Dança

Um convite a vivenciar, por meio de cores, linhas, riscos e rabiscos, uma travessia sensorial e fabulosa, neste deslizar, saltar, girar de mãos e pés, que ao dançar, desenham e dançam, inventando brincadeiras e desafios entre artistas e o público presente.

| Casa de Cultura São Mateus. 16/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Alexandre Jesus: Vamos Balançar! - Música

Alexandre Jesus já se apresentou em na Bahia, Minas Gerais e em São Paulo e vem com um show animado e abrirá o projeto Somos nós no forró e apresentará um repertório dançante com músicas autorais e de grandes compositores.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 16/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

PH Zabumbada Forró e Brasilidades - Música

PH Zabumbada vem com uma apresentação animada recordando o saudoso forró pé de serra, unindo estilos como forró universitário com a mistura da nossa MPB, tocando grandes sucessos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Forróçacana, Alceu Valença, Cidade Negra, Skank, Baiana System e muitos mais, um espetáculo pra ninguém ficar parado, então venha se balançar com a gente com mais uma apresentação do “Somos nós no Forró.”

| Casa de Cultura Campo Limpo. 16/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró e Cangaço com Trio Amizade - Música

Forró, xote, xaxado, baião, arrasta-pé, tudo isso você encontra no baile do Trio Amizade.

Lampião e Maria Bonita já confirmaram presença para arrastar as sandálias e tirar uns retratos. Às sexta-feiras na Casa de Cultura, é uma tradição de muitos anos atrás acontecer o Baile da Terceira Idade, e este evento vem para fechar o último dia de baile em 2022, celebrando o Dia do Forró.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 16/12 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Show Daniel Kamikaze - Música

"Através do Hip-Hop. Uma apresentação de 45 minutos. Ele cantará músicas do seu primeiro disco, chamado “A vontade e o Caminho '' com um equilíbrio entre músicas dançantes e outra de auto ajuda, “Em cada Rua" no mesmo seguimento do primeiro. Vem o terceiro álbum “ Sonhos e segredos ”, nesse álbum a levada é mais Suingada em algumas faixas, e outras se preocupa em contar seus dramas familiares e sua história de superação, sempre em uma levada Boom Bap. Já com seu DJ, Kamikaze fará uma nova apresentação em uma levada trap onde escreveu o single Double Cop, Meu Foco, Nova Era, Afronta, entre outros.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. Dia: 16/12 às 18h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Baile Black Negralizando (o último do ano) com Projeto Negralizando - Música

O Baile Black Negralizando acontece todas as últimas sextas-feiras de cada mês, com uma programação 100% Black comandada pelo Dj residente do projeto Dj Guila, que a cada edição convida um outro Dj pra somar e diversificar o baile, que tem como maior objetivo proporcionar um encontro de gerações através das manifestações culturais do projeto (Hip-Hop, Samba-Rock, Gafieira, Dança Afro e Percussão Africana) e claro, negralizar a Vila Guilherme, criando espaços de valorização da cultura afro brasileira comabtendo todo tipo de discriminação e preconceito.

Para esta edição, a última do ano, o Negralizando convida Djs que são referências da nova geração para uma grande festa e intercâmbio com os Djs precursores da cultura Samba Rock e dos bailes da Black Music da cidade de São Paulo, entre eles, Seu Osvaldo, Tony Hits e Os Carlos.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 16/12 às 18h30. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Final de Semana Azul (Viradinha) com Cia Caju Azul - Apresentação Infantil

A Companhia Caju Azul começou com Juliana Roberta (atriz, comediante e produtora). Sempre pensando no desenvolvimento, no acolhimento, na liberdade e no estímulo à autonomia dos pequenos, esses projetos agradam crianças e adultos em diversos eventos públicos na cidade de São Paulo como: Disco Baby, Virada Cultural, Circuito Municipal de Cultura, Jornada do Patrimônio, Slow Kids, entre outros. Com foco constante na criatividade, arte e uso de materiais reciclados, atendemos mais de 5.000 crianças nesse período.

| Casa de Cultura Butantã. 17/12 às 10h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Sarau da Cida - Sarau

O Sarau da Cida vem mostrar a cara do que temos de melhor no nosso bairro para comemorar o aniversário do Butantã com muita arte e espaço para os produtores e fazedores da nossa cultura. Com participação da produção da Rádio Cidadã, a voz do Butantã a primeira rádio comunitária oficial do nosso território. Contando também com os artistas do Fórum de Cultura do Butantã.

| Casa de Cultura Butantã. 17/12 às 12h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Elas Por Ela com Martha Correa - Música

No espetáculo “Elas por Ela”, Marta Corrêa interpreta canções das grandes vozes femininas do cancioneiro brasileiro, uma homenagem a essas artistas que representam de maneira ímpar o espaço da mulher dentro da nossa música Popular Brasileira.

| Casa de Cultura Butantã. 17/12 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cocada com Grupo Candearte - Cultura Popular e Tradicional

O Grupo Candearte teve seu início no ano de 2002 com o fundador e Mestre Geraldo Magela do Brasil. O Grupo Candearte é um grupo de cultura popular brasileira, situado no sudeste brasileiro. Criado com o trabalho em arte e cultura popular, realiza eventos, oficinas e apresentações na temática da cultura popular. O Bumba-meu-boi, com o anual Cortejo do Boi de Reis do Candearte, o samba de coco, a Cocada, a Ciranda e o Cacuriá são uns dos ritmos cantados e tocados pelo grupo, que inclui a Cocada do Candearte.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 17/12 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Quem me ensinou a nadar com Dois Girassóis - Música

Roda de músicas infantis, nostálgico e criador de fantasias encantadoras. Uma apresentação para os pais, para os filhos e para a nossa criança interior; uma ciranda, uma roda, tudo o que remete ao círculo, aquilo que sempre se aprende de quem já ensina a algum tempo, uma mãe que canta para a criança dormir, um pai que brinca com o filho no tempo de lazer. Repertório infantil, regado de boas memórias e daquilo que tem de mais encantador na nossa história.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 17/12 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 


Dos Extremos da Sul, Slam do Grajaú - Intervenção Artística

A batalha de poesias faladas Slam do Grajaú, com 5 anos de atuação, tem duas coletâneas literárias lançadas ao longo de sua história e mais de 40 edições realizadas, com uma diversidade de público, poetas e jurades participando. Dos Extremos da sul, Slam do Grajaú!

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. Dia: 17/12 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 


Samba do Vg - Música

Celebrando o “Dia do Samba", a Casa de Cultura de Parelheiros apresenta o “Especial dia do samba com Samba do Vg”. Remanescentes do território do Vargem Grande o Samba do Vg vem ganhando notoriedade no território através das suas atividades que vão além da tradicional roda de samba pois atua como um agente social realizando campanha de apoio a população do bairro com questões pertinentes com foco na arte, cultura e lazer.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 17/12 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Verão com Férias é Reggae com Zambol House Sound - Música

Zambol House Sound é um coletivo cultural idealizado em 2015 pelo renomado DJ Zambol Gomide, com mais de trinta anos no mercado da música, produção de eventos, locutor e grande referência no ritmo reggae e suas vertentes.
O Coletivo Zambol House Sound encontra na celebração do verão e férias, um momento importante de confraternizar e abrir as energias para um fim de ano positivo, proporcionando música, dança e entretenimento social e acessível ao Ipiranga.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 17/12 às 15h. Livre. Grátis. 330 minutos.

 

O Natal que vive em nós! com Drika Nunes - Contação de História

A festa de Natal envolve de uma forma ou de outra todo o Ocidente. De maneira delicada e cativante, Drika Nunes convida as crianças de todas as infâncias a viajar pelo universo da palavra “Natal” em seu amplo significado, que vão além dos estereótipos e do consumismo, pelos quatro cantos do mundo ao lado dos reis magos, porque dizem que eram três, mas nessa trajetória descobriremos muitos mais... contos para rir, chorar, refletir e mudar.

Histórias de várias partes do mundo que falam sobre gentileza, generosidade, gratidão e grandeza, não a material, mas aquela que muda nossos sentidos e valores no mundo por 365 dias do ano. Contos para todos os inícios e finais.

| Casa de Cultura M’Boi Mirim. 17/12 às 15h. Primeira Infância. Grátis. 60 minutos.

 

Lendas Amazônicas com Odair Fonseca - Contação de História

"Lendas Amazônicas” é um espetáculo cênico narrativo que apresenta uma série fascinante de contos populares da tradição oral da região amazônica. Um universo onde magia e realidade se confundem e a humanidade precisa viver em estreita harmonia com a natureza.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 17/12 às 16h. Primeira Infância. Grátis. 50 minutos.

 

Roda de Samba da Elis - Música

O “Coletivo Samba da Elis” foi criado há 7 anos e reúne-se mensalmente, todo terceiro domingo do mês, na Praça Elis Regina, localizada no Butantã, num encontro onde as mulheres são protagonistas nas rodas de samba que acontece, buscando ampliar a representatividade feminina no samba e na música, para fechar o último dia de baile em 2022, celebrando o Dia do Forró.

| Casa de Cultura Butantã. 17/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Marco Santos & 4 In Banda com Projeto Samba Chic - Música

O projeto visa dar novas perspectivas aos sambas tradicionais já consagrados pelo grande público e também aos novos compositores. Além de evidenciar o samba por ser patrimônio imaterial da humanidade, reafirmando seu lugar na cena musical brasileira. No espetáculo serão relembrados nomes como: Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha, Cartola, Assis Valente, Orlando Silva, Herivelto Martins, Dalva de Oliveira, entre outros.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 17/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Raphael de Paula - Show Já é Natal com Cora Coral - Música

O Cora Coral, grupo vocal nascido e estabelecido na Casa de Cultura Tremembé desde 2016, apresenta seu repertório natalino e seu repertório em homenagem a compositoras de diferentes épocas, lugares e línguas. Apresentaremos músicas de Joyce Moreno, Roberta Flack, Violeta Parra, entre outras obras de grandes artistas mulheres do Brasil e do mundo.
O evento também contará com a presença de convidadas e convidados especiais, além de um pocket show com canções autorais do maestro do grupo, Raphael de Paula Ribeiro.

| Casa de Cultura Tremembé. 17/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Suburbano com Alessandro - Sarau

Alessandro Buzo tem 48 anos, nascido e criado no Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo, e hoje é morador de Camburi em São Sebastião-SP, Litoral Norte. Vida comum de periférico, trabalhando para sobreviver desde os 13 anos de idade.

Hoje, Alessandro Buzo é autor de 16 livros no Brasil, entre eles “Vida de Suburbano” (contos, Editora Reformatório, 2020), “Guerreira” (Global Editora), “Hip Hop - Dentro do Movimento” (Aeroplano Editora), “Favela Toma Conta 1, 2 e 3”, “Ruas de Fogo”, “O Filho da Empregada” (2017) e “Hélio Carrasco - Vida de ex-jogador profissional” (2020).

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 17/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda 365 - 40 Anos - Música

A Banda 365 comemora 4 décadas dedicada ao Rock Nacional, tocando seus hits e também seus clássicos. Assim, 365 faz uma homenagem para as bandas de sua geração - os artistas dos anos 80.

| Casa de Cultura Tremembé. 17/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Trio Virgulino - Música

Em comemoração a semana do forró e para fechar com chave de ouro, o Trio Virgulino vai estar na Casa de Cultura do Campo Limpo com aquele forrozinho pé de serra gostoso que a galera gosta! A trilha sonora mescla grandes sucessos e músicas autorais, prometendo sacudir a galera.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 17/12 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Forró Vila do Sossego - Música

Em uma apresentação intimista e envolvente, o grupo convida o público a se mexer e dançar. Trazendo em seu repertório a musicalidade nordestina somada às influências musicais e urbanas misturando o popular e o clássico.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 17/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile do Play - Música

Em maio de 2017, nasceu a ideia de trazer para a noite de São Paulo uma festa democrática e que pudesse juntar as diferentes tribos dentro dos amantes de K-Pop num mesmo ambiente agradável, de aceitação e respeito, com muita diversão e música boa. Desde então já se foram 12 edições do open bar mais eclético de São Paulo, que além de ter a nossa paixão pelo K-Pop como base da festa, também conta o melhor do Pop, Rock, Eletrônico, Indie, Funk, Axé, Brega e o que musicalmente fez história dentro do coração dos frequentadores e dos nossos DJs.

| Casa de Cultura São Rafael. 17/12 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Um homem, Um corpo negro no universo com Caio Moura - Música

Qual é o lugar dos homens negros nessa sociedade que ao mesmo tempo exalta os homens em detrimento das mulheres, mas inferioriza ou nega a humanidade das pessoas negras? Até que ponto se pode falar em “privilégio masculino” quando descobrimos que os homens negros estão abaixo até mesmo das mulheres negras no quesito mortalidade, encarceramento e violência urbana? Pode um homem negro “ser homem” e ser cobrado como tal em uma sociedade racista?

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 17/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Comunidade Carcerária - Música

Formado em 1996 dentro do Presídio do Carandiru - Pavilhão Oito, o grupo de rap “Comunidade Carcerária” mostra a importância do rap no cenário nacional como a expressão maior da prisão e como um instrumento de recuperação, ressocialização e esperança para esta população carcerária.

Neste ano o grupo está fazendo 26 anos de estrada e para comemorar lançarão o álbum visual “200 KM/ Na ContraMão” com 5 músicas inéditas, sendo elas: “Vírus Mortal”, “Saudade da Família”, “Anjo Malvado”, “200KM/na ContraMão” e “Cela Cheia”.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 17/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Final de Semana Azul (Viradinha) com Cia Caju Azul - Apresentação Infantil

A Companhia Caju Azul começou com Juliana Roberta (atriz, comediante e produtora) juntando suas experiências profissionais, e assim criou projetos como Clubinho do Livro, Pistinha, Camarim Mirim, Karaokê Kids e diversas vivências criativas.
Sempre pensando no desenvolvimento, no acolhimento, na liberdade e no estímulo à autonomia dos pequenos, esses projetos agradaram crianças e adultos em diversos eventos públicos na cidade de São Paulo como: Disco Baby, Virada Cultural, Circuito Municipal de Cultura, Jornada do Patrimônio, Slow Kids, entre outros; com foco constante na criatividade, arte e uso de materiais reciclados, atendendo mais de 5.000 crianças nesse período.

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 18/12 às 10h. Livre. Grátis. 240 minutos.
 


Hardcore na Casa com Banda Questions - Música

A banda Questions foi formada com a intenção de unir a energia e a intensidade do hardcore ao peso e à agressividade do metal. As letras expressam uma postura positiva e construtiva de superar as dificuldades para viver num país do terceiro mundo.
Desde a primeira demo-tape “We Shall Overcome”, lançada em junho de 2000, a banda se estabeleceu como uma das mais promissoras do Brasil. O seu espetáculo é uma explosão de energia e paixão pelo hardcore, mantendo vivo o espírito das bandas clássicas do gênero. A banda foi criada na Casa de Cultura do Butantã e a apresentação faz parte da celebração do aniversário do bairro.

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 18/12 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.


Roda de Samba do Canto da Raça - Música

A Roda de Samba do Canto da Raça foi idealizada por Fernando de Paula. Sua primeira edição aconteceu em agosto de 2019 e a Roda de Samba acontece religiosamente uma vez ao mês como uma forma de resistência, para manter vivos os bambas do samba e a chama acesa, homenageando grandes nomes do samba.
O projeto conta com músicos moradores da Cidade de São Paulo e resgata a atmosfera das rodas de samba onde a palma e a voz do público se sobressaem fazendo o espetáculo acontecer.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 18/12 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

 

Nanda Guedes - Música

Nanda Guedes é uma artista completa que se faz necessária em todos os eventos. Cantora, compositora, arranjadora e multi-instrumentista, tem hoje o acordeon (popularmente chamado de sanfona) como seu principal instrumento. Nanda Guedes decidiu em 2016 investir em sua carreira solo e recentemente lançou seu primeiro CD autoral intitulado “Me leva que eu vou”. Dona de uma voz única e marcante, sua apresentação chama atenção não só apenas pelas surpreendentes escolhas dos elementos sonoros, mas também por toda a representatividade e empoderamento feminino ao ser uma banda composta 100% de integrantes mulheres.

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 18/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


União Rasta - Música

A Banda União Rasta teve início em dezembro de 2003 em São Paulo por integrantes da antiga Banda Flora, e desde então vêm desenvolvendo músicas próprias. Com um repertório influenciado por bandas do reggae raiz como: Bob Marley, Peter Tosh, The Gladiators, Israel Vibration, Midnite, Graundation, entre outras.
Com essas influências a banda vem buscando um estilo moderno fundindo junto ao reggae raiz variando estilos musicais como: o Jazz, o Blues, Soul, SKA e o RAP. As letras próprias no geral remetem à respeito dos problemas sociais enfrentados no dia a dia, seja protestando, criticando o sistema babilônico ou buscando forças na luz divina de JAH.

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 18/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.



Samba de todas as Bossas com Lira Urbana - Música

O Vocal Lira Urbana é um grupo criado em 2015 e atualmente composto por onze amigos que têm como ponto em comum a vivência do canto coral. O Samba e a Bossa Nova sempre estiveram presentes no repertório do grupo que, em 2017, passou a apresentar o "Samba de Todas as Bossas", espetáculo especialmente dedicado a esses gêneros.
O recorte histórico do repertório transita entre sambas da primeira metade do século XX e vai de encontro com as décadas de 1950 a 1970, passando pela Bossa Nova e os afro-sambas de Vinícius de Moraes e Baden Powell, sem deixar faltar a delicadeza de Cartola.

|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 18/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
 


De Menos Crime - Música

Em 1986, surge da zona leste a banda “De Menos Crime” com os integrantes Mikimba (Jefferson), Mago Abelha (Ricardo), Lerap (Marcelo) Bocão, Macalé e Dj Wagner Mameluco com músicas que retratam o cotidiano periférico. Em 1991, o grupo lança seu primeiro LP com o título “Na sua mais perfeita ignorância”, com destaque para a música "Policiais", pois concorreu em 1997 ao Prêmio de melhor videoclipe de rap no MTV Music Brasil aceita em todos os espetáculos realizados nas pistas de skate e em campeonatos, sugerida pelo skatista Bob Burnquist.

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 18/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

 

Divas do Reggae - Música

Este projeto do coletivo Som na Praça propõe objetivamente a criação de conteúdos artísticos visando apoiar e fomentar atividades que promovam a cultura em geral e principalmente a Reggae como agente de transformação social. O projeto tem ainda características inclusivas e trata dos vários temas tabus dentro da sociedade como um todo.
As artistas que compõem este projeto são conceituadas na cultura e na linguagem reggae em especial e são elas: Sistah Mari, Denise D'Paula, Mis Ivy, Manu Testa, Rafa Jazz, Jô Maloupas, Lenny Fya e Sue Cavalcante. Juntas elas trazem um mix sensacional permeando desde o dance hall até roots composto por pickups de DJ para este espetáculo musical interpretado por estas "Divas do Reggae".

| Casa de Cultura Butantã. Dia: 18/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.