Secretaria Municipal de Cultura anuncia projeto Praças da Cultura

Com início neste final de semana, iniciativa leva atrações culturais para espaços públicos da periferia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o projeto Praças da Cultura. Essa é mais uma iniciativa da pasta de fomentar a cultura na periferia, valorizando artistas locais e programando atrações gratuitas em praças e outros espaços públicos e abertos periféricos da cidade, preferencialmente, em regiões onde há pouca oferta cultural. Até o final do ano, serão mais de 100 apresentações entre os meses de novembro e dezembro.


O projeto prevê a realização das ações em todos os finais de semana até o final deste ano. Sete espaços públicos na Zona Norte recebem apresentações nos dias 05 e 06 de novembro. Em Pirituba, acontece nos seguintes espaços: Praça na R. Amaravati, 875; Praça na Rua Aquibi, 93; e CDC Taipas - Av. Elias Antônio Lopes, 165. Na Casa Verde, recebem atrações a Praça da Rua Vanessa Atalanta e Praça da Paz, na Av Francisco Machado da Silva (Alt. do nº 1.449). Em Perus, o projeto acontece na Praça Ana Tavares, Rua Lagoa Nova s/n, e Praça Monte Belo, Rua Palmeirópolis (em frente ao nº 81).
A programação, diversificada, traz desde o circo da Cia Circle até forró com a Banda Severina, passando pelas tradições populares, com o Maracatu do grupo Baque Mulher, e o Jazz contemporâneo do coletivo Jazz na Kombi.


“Estamos levando cultura para espaços de convivência na periferia, valorizando os artistas e coletivos locais”, afirma a secretária Aline Torres. “É um projeto de descentralização da cultura e valorização da periferia, que vai deixar muita gente com um sorriso no rosto no final de semana.”

Confira a programação completa deste final de semana:

Sábado, 05/11
Praça na Rua Amaravati - Subprefeitura Pirituba
14h | Siriema Spuleta - Intervenção circense
Espetáculo: Rio das contas
Siriema Spuleta Arte e Cultura apresenta espetáculo inédito onde a narrativa principal transcorre pelo Rio de Contas, um rio que serpenteia em terras baianas. Entre tempos de seca e cheia a história flui em um rio que deságua no mar. Nas águas do rio as pessoas vão desenhando suas histórias de vida, “suas geografias” e, assim, ele vai desenhando paisagens em suas margens, cheias de vida, que “cantam e contam”.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Amaravati, 875. Livre. Duração: 50 minutos.

15h | Sarau Do Binho - Literatura
Espetáculo: Leitura Surpresa
O projeto Leitura Surpresa tem como objetivo incentivar as pessoas a lerem autores que ainda lhes são desconhecidos. Alguns livros são expostos num baú e três pessoas abordam o público presente oferecendo a leitura de um trecho de algum livro, escolhido ali naquele momento.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Amaravati, 875. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Porto De Luanda – Cultura Popular
Espetáculo: Carimbó
Congas, saia rodada, maracás, instrumento de corda essa é a imagem do espetáculo Carimbo que apresenta músicas do mestre Pinduca e de domínio popular. Trazendo um ritmo contagiante que tem origem indígena, influências africanas e portuguesas , a Cia. Porto de Luanda apresenta um pouco da cultura do Belém do Pará trazendo causos, dança e muita música.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Amaravati, 875. Livre. Duração: 50 minutos.

Praça da Paz - Subprefeitura Casa Verde
14h | Pedra Rubra - Teatro Espetáculo: Mortalha
Coletivo Pedra Rubra que, poeticamente, retrata as mulheres violentadas em nossa sociedade. A intervenção é realizada por três artistas mulheres que caminham pelo espaço carregando cinzas em suas mãos. Quando uma mulher sofre alguma opressão, seja por meio de agressões, abusos, assédios, estupros etc., uma parte dessa mulher morre. “Mortalha” carrega as cinzas dessas mulheres e representa as milhares de vezes que estas são caladas, mortas
| Subprefeitura Casa Verde. Praça da Paz - Avenida Francisco Machado da Silva, altura do nº 1.449. Livre. Duração: 50 minutos.

15h | Bando Golíardis
Espetáculo: Rei na Rua - Teatro
Usando da linguagem circense, como números de malabarismo e palhaçaria, o Bando Golíardis reconta o clássico texto 'A Roupa Nova do Rei' de Hans Christian Andersen, onde um Rei que abusa de seu poder para garantir a manutenção da sua luxúria e a ignorância de seu povo é desnudado em praça pública por artistas de rua.
| Subprefeitura Casa Verde. Praça da Paz - Avenida Francisco Machado da Silva, altura do nº 1.449. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Cia Teatro da Investigação - CTI
Espetáculo: É Tempo de Festa pras bandas do Coração de Nossa Senhora
Três personagens da cultura popular recebem uma encomenda para preparar a festa de coroação de Nossa Senhora, enfrentando a realidade de um Brasil sem coração, os três buscam sobreviver e realizar a festejar.
| Subprefeitura Casa Verde. Praça da Paz - Avenida Francisco Machado da Silva, altura do nº 1.449. Livre. Duração: 50 minutos.

Praça Monte Belo -Subprefeitura Perus
14h | Marco Santos & 4 in Banda - Música
Espetáculo: Caminhando e Cantando
Tendo como os pilares principais a democracia e a liberdade, os músicos aproveitam as suas experiências em outros projetos para reinventarem a forma de fazer música, apresentando um formato compacto dos shows. A busca por possibilitar um momento aprazível para quem os escuta, é o que mantém Marcos Santos & 4 in Banda em constante movimentação. experiências em outros projetos para reinventarem a forma de fazer música, apresentando um formato compacto dos shows.
A busca por possibilitar um momento aprazível para quem os escuta, é o que mantém Marcos Santos & 4 in Banda em constante movimentação.
| Subprefeitura Perus. Praça Monte Belo - Rua Palmeirópolis, em frente ao nº 81. Livre. Duração: 50 minutos.

15h | Circle
Espetáculo: Comprei um circo! E agora? - Circense
Imagina o que aconteceria se palhaços atrapalhados comprassem um circo e, no dia da inauguração, percebessem que se esqueceram do mais importante: dos artistas! Esse é o grande desafio enfrentado por Pataquada, Jujubinha e Boné em Comprei um Circo! E Agora?!, espetáculo que marcou o início da Circle: Agência de Circo em 2007.
| Subprefeitura Perus. Praça Monte Belo - Rua Palmeirópolis, em frente ao nº 81. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Jazz Na Kombi
Espetáculo: Na Píaça Com Jazz Na Kombi - Música
O Jazz na Kombi move a cena cultural de São Paulo desde 2014, promovendo a popularização do Jazz. A Kombi customizada estaciona em diferentes lugares da cidade e abre suas portas transformando-se num sistema de som que difunde a pesquisa musical de seus realizadores e abre espaço para apresentações de músicos e grupos de jazz, criando uma atmosfera de proximidade com público e de imersão auditiva. Nesta ação, faz um giro pelos entornos das Casas de Cultura, ocupando as praças e levando Jazz de qualidade a todos os ouvidos, com as bandas: Atrio Jazz & Joy Sales, Vanessa Ferreira Trio, Vinicius Chagas, Lucas Gomes Trio, Silas Freitas Trio e Quarteto Empírico.
| Subprefeitura Perus. Praça Monte Belo - Rua Palmeirópolis, em frente ao nº 81. Livre. Duração: 50 minutos.

CDC Taipas - Subprefeitura Pirituba
14h | Baque Mulher - Cultura Popular
Espetáculo: Show Maracatu Baque Mulher SP
O Maracatu Baque Mulher SP traz em sua apresentação a dança, o batuque, a força e o poder das nossas matíonas Oyá e Obá, que protegem e guiam esse baque. Feministas do Baque Virado, mulheres guerreiras tocando tambor.
| Subprefeitura Pirituba. CDC Taipas - Avenida Elias Antônio Lopes, 165 - Parque Taipas. Livre. Duração: 50 minutos.

15h | Núcleo Educatho - Intervenção teatral
Espetáculo: Trovadores Literários - Que personagem sou eu?
Em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial, o Núcleo Educatho traz para o público o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas. Três atores/músicos conduzirão a performance e utilizarão instrumentos como violão, sanfona, tambores e percussão, elaborando charadas e brincadeiras cantadas para que o público adivinhe os personagens e de qual histórias eles pertencem. Quando o personagem for descoberto o público ganhará um trecho do livro e isto estimulará o contato com as obras em si, além de um novo olhar sobre esses clássicos da literatura.
| Subprefeitura Pirituba. CDC Taipas - Avenida Elias Antônio Lopes, 165 - Parque Taipas. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Candearte
Espetáculo - Cocada do Candearte – Cultura Popular
Nesta apresentação, o grupo mostrará seu repertório de danças e cantigas populares e convida o público a cantar, dançar e brincar.
| Subprefeitura Pirituba. CDC Taipas - Avenida Elias Antônio Lopes, 165 - Parque Taipas. Livre. Duração: 50 minutos.

Praça Ana Tavares - Subprefeitura Perus
14h | Companhia Bisclof - Intervenção Artística Espetáculo: Pergaminhos De Histórias
É Uma Intervenção Artística, Que Pode Ser Itinerante Ou Não, Na Qual Dois Viajantes Carregam Uma Bolsa Repleta De Pergaminhos E Outra Cheia De Instrumentos Musicais. Em Cada Pergaminho Há Uma Diferente História Ilustrada. Na Medida Em Que A História É Narrada Pelos Viajantes, O Pergaminho Vai Sendo Desenrolado Pouco A Pouco Revelando Assim As Ilustrações Desta História Para O Público. Além Da Oralidade E Do Recurso Visual, As Histórias Também São Acompanhadas Por Música Ao Vivo E Efeitos Sonoros.
| Subprefeitura Perus. Praça Ana Tavares - Rua Lagoa Nova s/n, próximo ao CEI Perus I. Livre. Duração: 50 minutos.


15h | Dupla Buiu E Teta
Espetáculo: A Trombeta Apocalíptica - Circense
A dupla de palhaços Buiú e Teta monta seu laboratório a céu aberto. Tantas são as dúvidas e descobertas desses dois cientistas atrapalhados que decidem compartilhar com a população suas experiências e ganhar seu sustento com essa atividade. Uma trombeta apocalíptica berra absurdos a serem investigados junto ao respeitável público: a existência da fome, o real valor do salário mínimo e a teoria da “Seleta Natural” são examinados e os resultados são alarmantes.
| Subprefeitura Perus. Praça Ana Tavares - Rua Lagoa Nova s/n, próximo ao CEI Perus I. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Banda Severina
Espetáculo - Forró da Zona Leste - Música
Banda Severina apresenta um show pra ninguém ficar parado transitando por vários ritmos do gênero forró, sendo eles: Baião, Xote, Xaxado, Forró e Arrastapé. Tudo isso com a musicalidade e energia singular que a banda tem. Mesclando canções autorais e grandes clássicos dos mestres do nosso forró tradicional um trabalho de resgate e valorização da nossa cultura.
| Subprefeitura Perus. Praça Ana Tavares - Rua Lagoa Nova s/n, próximo ao CEI Perus I. Livre. Duração: 50 minutos.

Praça na Rua Aquibi - Subprefeitura Pirituba
14h | Poesia De Esquina
Espetáculo: Sarau Poesia De Esquina - Sarau
Sarau Poesia de Esquina mediada pela poeta Sara Vieira (Passarinha) apresenta narrativas pela visão de poetas marginais que serão apresentadas com o objetivo de partilhar experiências culturais e o convívio social através do gênero da arte literária periférica. Receberá, ainda, artistas independentes que serão convidados do evento, como um modo de promover o desenvolvimento cultural, criando uma ponte de interação do artista para com a poesia e do público para com a arte. Evento que aborda também assuntos importantes para além da literatura, tais como pautas fundamentais a serem discutidas referente a sociedade.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Aquibi, 93. Livre. Duração: 50 minutos.

15h | Cia Canto de Omio
Espetáculo - Transpondo Mares e Sertões - Cultura Popular
Transpondo Mares e Sertões é um convite a reconexão com a memória ancestral por meio das danças, canções e poesias atemporais que nos conectam às nossas raízes.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Aquibi, 93. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Slam Taca Fogo
Espetáculo: Slam Taca Fogo – Slam de Poesias
O Slam Taca Fogo é um movimento que visa estimular a criação e apreciação da literatura periférica, em suas diversas linguagens e facetas, através da batalha de poesias autorais e suas performances, trazendo ao público periférico, uma diferente opção de entretenimento e lazer.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Aquibi, 93. Livre. Duração: 50 minutos.

Praça na Rua Vanessa Atalanta - Subprefeitura Casa Verde
14h | Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Espetáculo: Kombinado Cultural – Sarau
O Kombinado Cultural é uma atividade artística nascida em 2021 na Ocupação Cultural Mateus Santos. Surge a partir de um desejo antigo do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo: realizar um sarau totalmente autônomo e independente, que seja compacto o suficiente para ser transportado para qualquer lugar e ao mesmo tempo seja completo, com programações artísticas diversas e variadas. A partir da doação de uma Kombi para a Ocupação, pelo coletivo Abayomi Ateliê, o Kombinado se tornou possível, tendo realizado até o momento cinco edições, uma na Ocupação, uma no Centro Cultural da Juventude e outras três em bibliotecas municipais, contando sempre com a “kombinação” de poetas e músicos de territórios periféricos.
| Subprefeitura Casa Verde. Praça na Rua Vanessa Atalanta. Livre. Duração: 50 minutos.

15h | Anafilática Cia
Espetáculo: Cantores de rádio - Intervenção teatral
A Era de Ouro do Rádio, marcada pelas décadas de 40 e 50, é revivida nesse teatro de bolso por três artistas que convidam o público da melhor idade a sortear cartas simulando pedidos de músicas dos radiouvintes da época e, com isso, a descobrirem juntos a programação do dia num momento de grande nostalgia. Através de sucessos como Conceição de Cauby Peixoto, Rosa de Pixinguinha, Hino ao Amor de Dalva de Oliveira, entre outros, o público é estimulado a participar de forma ativa da programação cantando junto com os artistas, acompanhando cenas de radionovela, relembrando canções de comerciais antigos e mostrando, também, seu talento individual no quadro “Cantores de Chuveiro”, um espaço para que cada participante possa cantar e brilhar como se fosse uma grande estrela da Era de Ouro do Rádio, proporcionando assim momentos de alegria para uma melhor saúde mental e emocional dos idosos através da memória afetiva ao relembrar e reverenciar não só a arte dos anos de ouro das rádios, mas também de suas próprias vidas.
| Subprefeitura Casa Verde. Praça na Rua Vanessa Atalanta. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Verso Móvel Sound System
Espetáculo: Verso Móvel Sound System - Literatura
Uma bicicleta adaptada com estrutura de som faz percursos disparando poemas-trilhas gravados por autoras e autores contemporâneos expressivos, além de apresentar intervenções performáticas ao vivo.
| Subprefeitura Casa Verde. Praça na Rua Vanessa Atalanta. Livre. Duração: 50 minutos.

Domingo, 06/11
Praça na Rua Amaravati - Subprefeitura Pirituba
14h | Marco Santos & 4 in Banda
Espetáculo: Caminhando e Cantando - Música
Tendo como os pilares principais a democracia e a liberdade, os músicos aproveitam as suas experiências em outros projetos para reinventarem a forma de fazer música, apresentando um formato compacto dos shows. A busca por possibilitar um momento aprazível para quem os escuta, é o que mantém Marcos Santos & 4 in Banda em constante movimentação. experiências em outros projetos para reinventarem a forma de fazer música, apresentando um formato compacto dos shows. A busca por possibilitar um momento aprazível para quem os escuta, é o que mantém Marcos Santos & 4 in Banda em constante movimentação.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Amaravati, 875. Livre. Duração: 50 minutos.


15h | Anafilática Cia.
Espetáculo: Cantores de rádio - Intervenção teatral
A Era de Ouro do Rádio, marcada pelas décadas de 40 e 50, é revivida nesse teatro de bolso por três artistas que convidam o público da melhor idade a sortear cartas simulando pedidos de músicas dos radiouvintes da época e, com isso, a descobrirem juntos a programação do dia num momento de grande nostalgia. Através de sucessos como Conceição de Cauby Peixoto, Rosa de Pixinguinha, Hino ao Amor de Dalva de Oliveira, entre outros, o público é estimulado a participar de forma ativa da programação cantando junto com os artistas, acompanhando cenas de radionovela, relembrando canções de comerciais antigos e mostrando, também, seu talento individual no quadro “Cantores de Chuveiro”, um espaço para que cada participante possa cantar e brilhar como se fosse uma grande estrela da Era de Ouro do Rádio, proporcionando assim momentos de alegria para uma melhor saúde mental e emocional dos idosos através da memória afetiva ao relembrar e reverenciar não só a arte dos anos de ouro das rádios, mas também de suas próprias vidas.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Amaravati, 875. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Cia Canto de Omio - Música
Espetáculo - Transpondo Mares e Sertões - Cultura Popular
Transpondo Mares e Sertões é um convite a reconexão com a memória ancestral por meio das danças, canções e poesias atemporais que nos conectam às nossas raízes.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Amaravati, 875. Livre. Duração: 50 minutos.

Praça da Paz - Subprefeitura Casa Verde
14h | Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Espetáculo: Kombinado Cultural – Sarau
O Kombinado Cultural é uma atividade artística nascida em 2021 na Ocupação Cultural Mateus Santos. Surge a partir de um desejo antigo do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo: realizar um sarau totalmente autônomo e independente, que seja compacto o suficiente para ser transportado para qualquer lugar e ao mesmo tempo seja completo, com programações artísticas diversas e variadas. A partir da doação de uma Kombi para a Ocupação, pelo coletivo Abayomi Ateliê, o Kombinado se tornou possível, tendo realizado até o momento cinco edições, uma na Ocupação, uma no Centro Cultural da Juventude e outras três em bibliotecas municipais, contando sempre com a “kombinação” de poetas e músicos de territórios periféricos.
| Subprefeitura Casa Verde. Praça da Paz - Avenida Francisco Machado da Silva, altura do nº 1.449. Livre. Duração: 50 minutos.


15h | Companhia Bisclof
Espetáculo: Pergaminhos De Histórias - Intervenção Artística
É Uma Intervenção Artística, Que Pode Ser Itinerante Ou Não, Na Qual Dois Viajantes Carregam Uma Bolsa Repleta De Pergaminhos E Outra Cheia De Instrumentos Musicais. Em Cada Pergaminho Há Uma Diferente História Ilustrada. Na Medida Em Que A História É Narrada Pelos Viajantes, O Pergaminho Vai Sendo Desenrolado Pouco A Pouco Revelando Assim As Ilustrações Desta História Para O Público. Além Da Oralidade E Do Recurso Visual, As Histórias Também São Acompanhadas Por Música Ao Vivo E Efeitos Sonoros.
| Subprefeitura Casa Verde. Praça da Paz - Avenida Francisco Machado da Silva, altura do nº 1.449. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Verso Móvel Sound System
Espetáculo: Verso Móvel Sound System - Literatura
Uma bicicleta adaptada com estrutura de som faz percursos disparando poemas-trilhas gravados por autoras e autores contemporâneos expressivos, além de apresentar intervenções performáticas ao vivo.
| Subprefeitura Casa Verde. Praça da Paz - Avenida Francisco Machado da Silva, altura do nº 1.449. Livre. Duração: 50 minutos.

Praça Monte Belo - Subprefeitura Perus
14h | Coletiva Poesia de Esquina
Espetáculo: Sarau Poesia De Esquina - Literatura
Sarau Poesia de Esquina mediada pela poeta Sara Vieira (Passarinha) apresenta narrativas pela visão de poetas marginais serão apresentadas com o objetivo de partilhar experiencias culturais e o convívio social através do gênero da arte literária periférica. Receberá, ainda, artistas independentes que serão convidados do evento, como um modo de promover o desenvolvimento cultural, criando uma ponte de interação do artista para com a poesia e do público para com a arte. Evento que aborda também assuntos importantes para além da literatura, tais como pautas fundamentais a serem discutidas referente a sociedade.
| Subprefeitura Perus. Praça Monte Belo - Rua Palmeirópolis, em frente ao nº 81. Livre. Duração: 60 minutos.

15h | Núcleo Educatho
Espetáculo: Trovadores Literários - Que personagem sou eu? - Intervenção Artística
Em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial, o Núcleo Educatho traz para o público o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas. Três atores/músicos conduzirão a performance e utilizarão instrumentos como violão, sanfona, tambores e percussão, elaborando charadas e brincadeiras cantadas para que o público adivinhe os personagens e de qual histórias eles pertencem. Quando o personagem for descoberto o público ganhará um trecho do livro e isto estimulará o contato com as obras em si, além de um novo olhar sobre esses clássicos da literatura.
| Subprefeitura Perus. Praça Monte Belo - Rua Palmeirópolis, em frente ao nº 81. Livre. Duração: 60 minutos.

16h | Baque Mulher
Espetáculo: Show Maracatu Baque Mulher SP - Cultura Popular
O Maíacatu Baque Mulheí SP tíaz em sua apíesentação a dança, o batuque, a foíça e o podeí das nossas matíonas Oyá e Obá, que píojetem e guiam esse baque. Feministas do Baque Viíado, Mulheíes gueííeiías tocando tamboí.
| Subprefeitura Perus. Praça Monte Belo - Rua Palmeirópolis, em frente ao nº 81. Livre. Duração: 50 minutos.

CDC Taipas - Subprefeitura Pirituba
14h | Sarau Do Binho
Espetáculo: Leitura Surpresa - Literatura
O projeto Leitura Surpresa tem como objetivo incentivar as pessoas a lerem autores que ainda lhes são desconhecidos. Alguns livros são expostos num baú e três pessoas abordam o público presente oferecendo a leitura de um trecho de algum livro, escolhido ali naquele momento.
| Subprefeitura Pirituba. CDC Taipas - Avenida Elias Antônio Lopes, 165 - Parque Taipas. Livre. Duração: 50 minutos.

15h | Dupla Buiu E Teta
Espetáculo: A Trombeta Apocalíptica - Circo
A dupla de palhaços Buiú e Teta monta seu laboratório a céu aberto. Tantas são as dúvidas e descobertas desses dois cientistas atrapalhados que decidem compartilhar com a população suas experiências e ganhar seu sustento com essa atividade. Uma trombeta apocalíptica berra absurdos a serem investigados junto ao respeitável público: a existência da fome, o real valor do salário mínimo e a teoria da “Seleta Natural” são examinados e os resultados são alarmantes.
| Subprefeitura Pirituba. CDC Taipas - Avenida Elias Antônio Lopes, 165 - Parque Taipas. Livre. Duração: 55 minutos.

16h | Banda Severina
Espetáculo: Banda Severina - Música
Banda Severina apresenta um show pra ninguém ficar parado transitando por vários ritmos do gênero forró, sendo eles: Baião, Xote, Xaxado, Forró e Arrastapé. Tudo isso com a musicalidade e energia singular que a banda tem. Mesclando canções autorais e grandes clássicos dos mestres do nosso forró tradicional um trabalho de resgate e valorização da nossa cultura.
| Subprefeitura Pirituba. CDC Taipas - Avenida Elias Antônio Lopes, 165 - Parque Taipas. Livre. Duração: 60 minutos.

Praça Ana Tavares - Subprefeitura Perus
14h | CTI - Cia Teatro da Investigação
Espetáculo: É Tempo de Festa pras bandas do Coração de Nossa Senhora - Teatro
Três personagens da cultura popular recebem uma encomenda para preparar a festa de coroação de Nossa Senhora, enfrentando a realidade de um Brasil sem coração, os três buscam sobreviver e realizar a festejar.
| Subprefeitura Perus. Praça Ana Tavares - Rua Lagoa Nova s/n, próximo ao CEI Perus I. Livre. Duração: 50 minutos.

15h | Pedra Rubra
Espetáculo: Mortalha - Teatro
Coletivo Pedra Rubra que, poeticamente, retrata as mulheres violentadas em nossa sociedade. A intervenção é realizada por três artistas mulheres que caminham pelo espaço carregando cinzas em suas mãos. Quando uma mulher sofre alguma opressão, seja por meio de agressões, abusos, assédios, estupros etc., uma parte dessa mulher morre. “Mortalha” carrega as cinzas dessas mulheres e representa as milhares de vezes que estas são caladas, mortas
| Subprefeitura Perus. Praça Ana Tavares - Rua Lagoa Nova s/n, próximo ao CEI Perus I. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Slam Taca Fogo
Espetáculo: Slam Taca Fogo – Slam de Poesias
O Slam Taca Fogo é um movimento que visa estimular a criação e apreciação da literatura periférica, em suas diversas linguagens e facetas, através da batalha de poesias autorais e suas performances, trazendo ao público periférico, uma diferente opção de entretenimento e lazer.
| Subprefeitura Perus. Praça Ana Tavares - Rua Lagoa Nova s/n, próximo ao CEI Perus I. Livre. Duração: 50 minutos.

Praça na Rua Vanessa Atalanta - Subprefeitura Casa Verde
14h | Candearte
Espetáculo: Cocada do Candearte - Música
Nesta apresentação, o grupo mostrará seu repertório de danças e cantigas populares e convidará o público a cantar, dançar e brincar.
| Subprefeitura Casa Verde. Praça na Rua Vanessa Atalanta. Livre. Duração: 60 minutos.

15h | Circle
Espetáculo: Comprei um Circo! E agora? - Circo
Imagina o que aconteceria se palhaços atrapalhados comprassem um circo e, no dia da inauguração, percebessem que se esqueceram do mais importante: dos artistas! Esse é o grande desafio enfrentado por Pataquada, Jujubinha e Boné em Comprei um Circo! E Agora?!, espetáculo que marcou o início da Circle: Agência de Circo em 2007.
| Subprefeitura Casa Verde. Praça na Rua Vanessa Atalanta. Livre. Duração: 60 minutos.

16h | Jazz Na Kombi
Espetáculo: Na Praça Com Jazz Na Kombi - Música
O Jazz na Kombi move a cena cultural de São Paulo desde 2014, promovendo a popularização do Jazz. A Kombi customizada estaciona em diferentes lugares da cidade e abre suas portas transformando-se num sistema de som que difunde a pesquisa musical de seus realizadores e abre espaço para apresentações de músicos e grupos de jazz, criando uma atmosfera de proximidade com público e de imersão auditiva. Nesta ação, o Jazz na Kombi faz um giro pelos entornos das Casas de Cultura, ocupando as praças e levando Jazz de qualidade a todos os ouvidos, com as bandas: Atrio Jazz & Joy Sales, Vanessa Ferreira Trio, Vinicius Chagas, Lucas Gomes Trio, Silas Freitas Trio e Quarteto Empírico
| Subprefeitura Casa Verde. Praça na Rua Vanessa Atalanta. Livre. Duração: 50 minutos.

Praça na Rua Aquibi - Subprefeitura Pirituba
14h | Siriema Spuleta
Espetáculo: Rio de Contas - Teatro
Siriema Spuleta Arte e Cultura apresenta um espetáculo inédito onde a narrativa principal transcorre pelo Rio de Contas, um rio que serpenteia.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Aquibi, 93. Livre. Duração: 60 minutos.

15h | Bando Golíardis Espetáculo: Rei na Rua - Teatro
Usando da linguagem circense, como números de malabarismo e palhaçaria, o Bando Golíardis reconta o clássico texto 'A Roupa Nova do Rei' de Hans Christian Andersen, onde um Rei que abusa de seu poder para garantir a manutenção da sua luxúria e a ignorância de seu povo é desnudado em praça pública por artistas de rua.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Aquibi, 93. Livre. Duração: 50 minutos.

16h | Porto De Luanda
Espetáculo: Carimbó – Cultura Popular
Congas, saia rodada, maracás, instrumento de corda essa é a imagem do espetáculo Carimbo que apresenta músicas do mestre Pinduca e de domínio popular. Trazendo um ritmo contagiante que tem origem indígena, influências africanas e portuguesas, a Cia. Porto de Luanda apresenta um pouco da cultura do Belém do Pará trazendo causos, dança e muita música.
| Subprefeitura Pirituba. Praça na Rua Aquibi, 93. Livre. Duração: 50 minutos.