Reabertura do Centro Cultural Vila Formosa é comemorada com a programação especial Vira Formosa neste final de semana

Após um ano em reforma, espaço é reinaugurado com melhorias em infraestrutura e acessibilidade; sábado e domingo oferecem atrações para ambos os públicos adulto e infantil

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a reabertura do Centro Cultural Vila Formosa neste final de semana (08 e 09/10). O espaço comemora a ocasião com a programação especial Vira Formosa, que oferece atrações para o público adulto no sábado (08), como peças teatrais, música e stand-up, e para o infantil no domingo (09), com uma agenda de contação de histórias, espetáculo infantil e brinquedos infláveis. No primeiro dia, destacam-se o show de comédia de Yuri Marçal e a apresentação de dança MPB em Rodas - Cartola; no segundo (09), Palhaçaria com Vitória Carine e O Reino sem Criança.

A fim de garantir uma melhor experiência e segurança para o público visitante, o centro cultural foi fechado em outubro de 2021 para reforma. Além da requalificação do telhado da Biblioteca Paulo Setúbal e do piso da Sala Multiuso e de um novo jardim, estruturas de acessibilidade foram instaladas no espaço para promover a democratização e o acesso igualitário à cultura - hoje, os visitantes contam com banheiros acessíveis, piso para pessoas com deficiências visuais, plataforma elevatória para o palco, reforma da calçada e colocação de corrimão.

O espaço foi inaugurado em 2016, a partir da junção de dois equipamentos culturais, a Biblioteca Paulo Setúbal e o Teatro Zanoni Ferrite. Desde então, funciona como uma importante ferramenta de inclusão, ao promover cursos de capacitação e fomentar o acesso gratuito à internet, com atividades de inclusão digital para a população e formação de cidadãos em tecnologias digitais e inovação. Além dos espaços literário e teatral, o centro cultural também possui um Telecentro, que auxilia no desenvolvimento humano, econômico e social por meio da linguagem digital.

Abaixo, confira a programação completa.

 

Vira Formosa – Coral Articurando

Música | Presencial

Apresentação do Coral da Vila Formosa para abertura. O Projeto voluntariado cria e compartilha a arte em hospitais e instituições infanto-juvenis, além de apresentações em centros culturais.

| Saguão. 08/10 às 17h. 40 minutos. Livre.

 

Vira Formosa – MPB em rodas - Cartola

Dança | Presencial

O projeto MPB em Rodas tem o objetivo de valorizar a música popular brasileira, propondo por meio de espetáculo de dança uma viagem pela vida e obra de artistas importantes na construção da identidade musical do Brasil, além de democratizar a arte levando ao palco a dança em cadeira de rodas como protagonista da obra. O espetáculo de dança em cadeira de rodas “AS RODAS (NÃO) FALAM” contará com as obras de Cartola e seus companheiros de composição, uma história de vida salva pela arte e pelo talento, ambientalizada nos morros cariocas onde o preconceito e os desafios da marginalização são superados. Além disso, o projeto quebra paradigmas e torna a dança cada vez mais inclusiva e socioculturalmente viável e acessível para todos.

| Teatro Zanoni Ferrite. 08/10 às 18h. 40 minutos. Livre.

 

Vira Formosa – Yuri Marçal

Humor | Presencial

Yuri Marçal, 28, criado na Carobinha, Rio de Janeiro, é ator e comediante que se destaca entre o público que curte o humor direto ao ponto. Yuri começou sua trajetória ainda cursando a faculdade de direito, aos 19 anos, quando tomou a decisão que mudou os rumos de sua carreira: inscreveu-se no curso de Teatro e TV da Escola de Atores Wolf Maya. Em 2016, Yuri já estava inserido com sucesso no universo da comédia e do stand-up. O ator acumula variados projetos entre o teatro, cinema e o streaming. Nas telas, está no filme ''Barraco de Família'', direção de Mauricio Eça. Na Amazon Prime Video, Yuri protagoniza um dos episódios da série 5x Comédia (2021), produção da Dueto, está na série Homens (2019), criada e estrelada por Fábio Porchat e estreia uma nova série este ano. Ainda em 2021, estreia dois longas para outra plataforma de streaming.

| Teatro Zanoni Ferrite. 08/10 às 20h. 60 minutos. 16 anos.

 

Vira Formosa – Live Paint com Carol Dragonfly, Andre Mogle, Lukin Arts e MES3

Artes Visuais | Presencial

Live Paint é uma performance artística visual, no qual a construção de uma arte pode ser acompanhada ao vivo. Logo, os três artistas Andre Mogle, Mes3 e Lukin vão fazer uma Live Paint na inauguração do Centro Cultural Vila Formosa.

| Área externa. 08/10 às 19h. 180 minutos. Livre.

 

Vira Formosa – Sobre Bichos e Monstros

Contação de História | Presencial

Adivinha quem vem aí? É o gigante fedorento Mapinguary acompanhado do Chibamba e do Curupira-pira-pira! Vem aí uma “Festa no céu” com muita música inédita, parlendas e brincadeiras. Vem aí uma viagem à Bremem com direito a uma paradinha para comprar um rabo do seu bicho preferido. Vem aí o homem do saco, é melhor ficar de olho! De olho no homem e no “Tempo” porque só o tempo sabe quanto tempo o tempo tem! Vem aí muita diversão e encantamento com a magia de quem conta e a participação de quem ouve nesse fantástico musical “Sobre bichos e monstros”.

| Teatro Vila Formosa. 09/10 às 10h. 50 minutos. Livre.

 

Vira Formosa – Palhaçaria com Vitória Carine

Circo | Presencial

A Palhaça Alavanca Molotov se apresenta em uma intervenção repleta de peripécias. Com sua Sanfona, transforma todo o ambiente em um lugar lúdico, trazendo diversão, histórias engraçadas, brincadeiras atrapalhadas e muitas risadas

| Sala Multiuso. 09/10 às 11h. 50 minutos. Livre.

 

Vira Formosa – Piscina Literária e Mediação de Leitura

Literatura | Presencial

A Piscina Literária é uma intervenção de Mediação de Leitura onde a Cláudia Dér convida o público infantil para uma imersão no mundo dos livros, apresentando diversas obras e realizando leitura de diversas obras da literatura infantil e clássicos da literatura brasileira.

| Sala Multiuso – área externa. 09/10 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Vira Formosa – O Reino sem Criança

Teatro infantil | Presencial

Qual é a importância das crianças em nossa sociedade? Você já pensou nisso? É justamente essa pergunta que a peça, O Reino Sem Crianças tenta responder, nela veremos uma dupla de artistas que entram em um reino governado literalmente por um pequeno rei, apesar de próspero, esse reino não tem crianças. A segunda obra da Cia dos Errantes, conta a história de Belão e Xepa, artistas de um próspero reino chamado Andaluz, uma terra linda e feliz que fica além do grande mar, que tem como monarca, o bondoso Rei Emanuel. Os dois artistas, transformados agora em arautos têm a importante missão, de viajar de cidade em cidade, de reino em reino, anunciado a boa notícia, o casamento do soberano Rei de Andaluz e sua noiva.

| Teatro Zanoni Ferrite. 09/10 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

| Centro Cultural Vila Formosa. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. Terça a domingo, das 09h às 22h.