Programação de Outubro - Centros Culturais

Confira a programação completa

Cabeças que Mexem com Cabeças 2 – CQMCC’

Exposição

Na exposição , o artista plástico Rads faz apresentação dos seus trabalhos de ilustração e retratos elaborados à mão com marcadores sobre o papel canson. Esses trabalhos consistem em uma compilação de retratos de ícones e referências na vida do artista, pessoas que contribuíram em sua construção pessoal, filosofia de vida e formação de caráter. Os trabalhos de colagem digital consistem em processo de duas etapas: o desenho do retrato feito à mão e a manipulação de recorte e colagem digital.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. Até 31/10. Aberta diariamente no CCJ. Livre.

 

Rap em Quadrinhos com LOUD e LØAD

Exposição

O ilustrador Wagner Loud e o youtuber Gil Santos (do canal LØAD Comics) criaram em parceria o projeto Rap em Quadrinhos, no qual importantes nomes do rap nacional foram retratados como super-heróis. Para criar os artistas, a dupla busca pontos em comum entre os músicos e os personagens pelos quais seriam representados. A primeira experiência foi o desenho de Emicida como Miles. A partir de então, a dupla passou a levar o projeto a sério e selecionar outros MCs para a transformação em heróis.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. Até 31/10. Aberta diariamente no CCJ. Livre.

 

Encontro de Estudos da Palhaçaria

Circo

O Encontro de Estudos da Palhaçaria é um coletivo independente que realiza encontros semanais no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, proporciona uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.

| Centro de Memória do Circo - Vitrine do Circo/Sala Mestre Maranhão. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Todas as segundas, às 14h. 90 minutos. Livre.

 

Exposição Hoje Tem Espetáculo

Circo

No dia 10/12/2012 nasceu a exposição Hoje Tem Espetáculo, a primeira exposição com caráter permanente do CMC. O projeto expositivo, gráfico e cenográfico é de Carla Caffé, que foi também selecionado para participar da 10ª Bienal Brasileira do Design Gráfico.

Dentro da exposição há também um espaço de convivência, que recebeu o nome de Café dos Artistas, onde acontecem a maior parte dos eventos públicos. O espaço tornou-se ponto de encontro da classe circense, substituindo lugares que antes sediaram a reunião dos artistas. Hoje Tem Espetáculo apresenta vasto panorama da história do circo, principalmente no Brasil. Traz documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, audiovisuais, maquetes, distribuídos em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias, e Café dos Artistas. A exposição, que já foi vista por mais de 250 mil visitantes e conta os quase 200 anos de história do circo no Brasil. Ocupa a sobreloja e térreo do Centro Cultural Olido.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Segunda à Sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Fechada às terças para manutenção e limpeza. Livre.

 

Visitas Mediadas à exposição Hoje Tem Espetáculo

Circo

A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pela exposição Hoje Tem Espetáculo e elabora atividades de acordo com o perfil do público. As visitas são feitas pelo email: memoriadocirco@gmail.com.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Fechada às terças para manutenção e limpeza. Livre.

 

Grajaú Rap City | Batalha de Rap

Em meados de 2017, Ladakipnis (Clube do Berro), GAH MC (Canella Fina) e JPA Epycentro embarcaram em um projeto para o desenvolvimento de artistas locais. Assim nasceu a Batalha Grajaú Rap City, que acontece duas vezes ao mês, sendo uma no Centro Cultural Grajaú. Tornou-se uma das maiores batalhas de MCs do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade para novos artistas.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 06/10 às 18h. 180 minutos. Livre.

 

IDM Infantil + TELECATH

Intervenção

Apresentação artística com Identidade em Movimento, grupo que surgiu no ano de 2009 com jovens da periferia que buscam o entretenimento através da dança. O grupo de dança possui como vivência danças urbanas, ballet clássico e dança contemporânea.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 07 e 08/10 às 10h e às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Irmãos Carreto com a Trupe Dunavô

Teatro

Claudius e Clóvis são dois irmãos que acabam de perder o pai, um homem trabalhador e dedicado à família, e são surpreendidos por uma carta escrita pelo patriarca em seu leito de morte, dividindo seus bens um a um. O que eles não esperavam é que o pai não teria tempo de terminar de escrever a carta. E é aí, diante desse impasse, que vemos nascer em dois irmãos a ganância e egoísmo desmedidos.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 07/10 às 11h. 60 minutos. Livre.

 

Zeferina

Recital

Livro que conta, através de poesias, as fases da vida de Zeferina: menina, mulher, mãe solo, candomblecista, casada, divorciada e bissexual. A partir dessa trajetória particular, uma visão de mundo e de vivência de uma mulher preta moradora da periferia de São Paulo. Suas vivências experiências na arte da militância e política subjugadas em agressões sociais.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 07/10 às 16h30. 90 minutos. Livre.

 

Baile do Nando Sagatiba

Música

Baile do Sagatiba traz a vivência do samba rock e da black music de São Paulo, apostando em vertentes do afro como samba, R&B, charme, flashback e rap.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 07/10 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Mini Orquestra de Macondo

Música

Inspirada na obra Cem Anos de Solidão, do autor colombiano Gabriel García Márquez, a Mini Orquestra de Macondo apresenta um show inédito repleto de fantasia e realidade. Com uma sonoridade que mescla forró, xote, xaxado e baião com outras vertentes da música brasileira, além de ritmos mais globalizados como o rock e o funk, o grupo de sonoplastas convida o público a uma experiência única ao expor seu primeiro trabalho autoral.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 07/10 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Severina

Dança

O espetáculo mostra pela linguagem do corpo, do movimento e da dança sua interpretação artística sobre o icônico poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, obra que já teve muitas montagens para o teatro, motivando assim a criação deste espetáculo de dança. Fundamentada pela pesquisa híbrida entre as danças populares regionais pernambucanas em diálogo com a dança contemporânea, a dramaturgia do poema, abordagens e provocações de interpretação cênica, inclusive com elementos da realidade atual, traz a partir da visão de seus criadores o percurso trilhado pelo retirante Severino.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 07 e 08/10 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Sopros em Pedras no Açude da Memória" com Jô Pereira | Irradiante com Fabrício Enzo | Chão-Raiz com Andrea Soares | Curare, Maré de Memórias com Leandro Medina

Dança/Performance

Dono de uma pesquisa que se consolida por espetáculos com música ao vivo, interativos e para espaços não convencionais, além de elencos grandes, o coletivo passou por um processo de introspecção, enquanto pensava novas formas de existir. Neste sentido, “Micelial - Raízes em conexão” se configura como um projeto criado para manter as atividades de pesquisa e criação do Núcleo Pé de Zamba, respeitando o momento vivido pelo mundo diante da Pandemia da Covid19, trazendo soluções possíveis para seguir em cena, através de espetáculos com elenco e equipes reduzidas.
“Micelial - Raízes em conexão” trará, além da criação de 4 solos, um para cada intérprete do seu elenco estável, um mini documentário a partir de imagens colhidas na pesquisa de campo que, durante 40 dias, visitará o agreste de Pernambuco e Paraíba, a região do Crateús, no Ceará, e a região metropolitana de Belém e de Bragança, no Pará, contemplando as ancestralidades de cada integrante do coletivo.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 07 e 08/10 às 19h.. 40 minutos cada performance. +12 anos.

 

Tributo a Nina Simone por Viviane Pitaya

Música

Viviane Pitaya apresenta o Tributo a Nina Simone, repertório cheio de canções que foram grande sucesso na carreira da estrela Simone. Pitaya traz sua personalidade e brasilidade para as canções, mas mantém o frescor da referência sonora original das faixas.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 07/10 às 19h. 70 minutos. Livre.

 

Show Sangue Novo

Música

Kelly Silva com Jéssica Americo, Mayara Costa, Dhean Brito e Priscila Amorim apresentam neste show algumas músicas inéditas, assim como alguns sambas clássicos que não poderiam deixar de fora. O show é um abraço e um alerta para dias melhores, uma exaltação à cultura negra visibilizando matrizes africanas.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 07/10 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Exposição LEIGA

Artes visuais

Leiga é artista visual e começou sua trajetória em Guarulhos-SP, cidade natal. No graffiti, iniciou-se em 1999. Formado em designer gráfico pela Escola Panamericana de Arte e Design, atua em diversas áreas de criação: streetart, moda, ilustração, graffiti e artes plásticas, customização e mídias digitais. Com forte apelo no mundo lúdico, seu trabalho artístico – apelidados como BUBBLES – mescla elementos concretos e abstratos misturando fontes tradicionais, letras de graffiti e formas geométricas.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 08/10 a 12/11. Terça a domingo, a partir das 9h. Livre.

 

Reduto do Rap

Música

DJ Wellington Sonora apresenta seu set com canções mais conhecidas dos bailes de black music, em noite de nostalgia com samba, rap nacional e samba rock, tocados em vinil.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 08/10 às 14h. 120 minutos. Livre.

 

Um Apólogo - Singela Trupe

Contação de história

A narrativa traz uma crítica social bem humorada a partir de um diálogo/discussão entre uma agulha e uma linha usadas para costurar um belo vestido de baile, com a finalidade de saber qual delas é a mais importante. O conto, permeado por canções tradicionais e conteúdo lúdico, integra o projeto Histórias do Bruxo das Letras, da Singela Trupe. A ação oferece uma abordagem lúdica, acessível e interativa de algumas obras do escritor brasileiro Machado de Assis, compiladas ao longo de pesquisas sobre o universo infanto-juvenil, a partir do desejo de aproximar as obras desse público.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 08/10 às 15h. 40 minutos. Livre.

 

Baile de Forró – Tria Amizade – com a participação da oficina Afromix

Música

O show Forró de Verdade, apresentado pelo Trio Amizade, tem percorrido vários espaços de São Paulo, fortalecendo o formato do forró pé de serra. Cantam-se músicas autorais, mas também enaltece obras de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Os Três do Nordeste, Ary Lobo e Sivuca, entre outros.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 08/10 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Intervenções circenses com Pipa Luke

Circo

Artista circense, produtora e diretora audiovisual. Malabarista profissional, especializada em bambolê, trabalha com atividades no Centro de Memória do Circo São Paulo. Faz parte do elenco da ONG Palhaços sem Fronteiras Brasil desde 2019. Educadora em workshop, trabalhando com performance, apresentados em vários Estados de Brasil, países, convenções e festivais. Atualmente desenvolve pesquisa em manipulação de objetos, com foco nos bambolês, integrando a técnica a temáticas relacionadas com suas vivências. Em seus números aborda as temáticas da negritude com resistência e empoderamento de mulheres negras afirmando o antirracismo.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 08, 09 e 15/10 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Batalha Grajaú Rap City

Música

A Batalha Grajaú Rap City fará um circuito por todas as zonas de São Paulo, Leste, Oeste, Norte e Sul em busca do único rei das rimas. Será classificado um de cada região para a grande final do confronto dos reinos onde só um será a majestade. O projeto que nasceu no Grajaú e acontece no Centro Cultural Grajaú, terá versão no Centro de São Paulo.

Ficha técnica | Rafael Avolio Turuzawa - MC / Apresentador. Leomar Leite dos Santos - MC. Gabriel Faria Muniz - MC / Apresentador. Bruno Avolio Turuzawa - DJ.

| Centro Cultural Olido - Vitrine. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 08/10 às 18h. 180 minutos. Livre.

 

CCG Roda de Samba

Música

O CCG Roda de Samba foi projetado com objetivos que visam ocupar o Calçadão Cultural como artistas do samba, consagrados ou não, oferecendo ao território momentos de lazer e confraternização.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 08/10 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Márcio Lugó

Música

Márcio Lugó apresenta seu novo álbum “[ESQUE]SER”, em formato inédito, com o músico e produtor Caio Andreatta. Uma experiência para todos que acompanham os caminhos de Lugó, que apresenta na íntegra o repertório de seu novo álbum e também algumas das canções de seus discos anteriores.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 08/10 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Chocolatte de Vila Maria

Música

Criado em roda de samba e choro por influência do seu pai, em um bar na Vila Maria, começou a tocar bateria e percussão aos 8 anos de idade. Assim como baterista e ritmista, acompanhou grandes sambistas, aperfeiçoando seu amor pela cuíca, instrumento que domina com grande prazer. Toca os grandes sambistas do Brasil.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 08/10 às 20h. 50 minutos. Livre.

 

Território do Brincar

Música

A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. A Ocupação Território do Brincar conta com diferentes espaços temáticos voltados ao público infantil e traz em sua programação múltiplas intervenções artísticas ao longo do dia. A Ocupação leva para as crianças e sua família, de forma gratuita, várias atrações que envolvem artistas de música, recreação, vivências, contação de histórias e circo e a distribuição gratuita de algodão doce e pipoca. O dia começa com a rua já ocupada por brinquedos infláveis e uma decoração que faz da rua um ambiente de diversão e lazer. Ao longo do dia, diversos personagens brincam com pião, amarelinha e bolinha de gude.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 09/10, das 11h às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Copa CS Breaking 2022

Dança

Copa CS Breaking 2022 é organizada por um grupo especializado no assunto. Uma junção de parte dos maiores produtores culturais do país em parceria com a Phenomenal Creative Produções. Busca ser uma incubadora do breaking na América Latina, trazendo qualidade e artistas renomados para as produções. No circuito inclui competições, workshops com convidados e doação de produtos arrecadados para instituições filantrópicas, além de incentivo à doação de sangue, tudo concentrado no Centro Cultural da Juventude.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 09/10 às 12h. 300 minutos. Livre.

 

Embolada do Tempo - Domingueira Dançante

Música

O espetáculo Embolada do Tempo foi criado após observação de um grande número de pessoas em busca de músicas de décadas anteriores, com saudosas lembranças de um tempo passado. Um show envolvente, alegre e dançante proporcionado por seis amigos que prestam homenagens a artistas consagrados que marcaram gerações.

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 09/10 às 15h e às 17h. 120 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Leandro Fregonesi

Música

Leandro Fregonesi compõe desde os 16 anos. Possui mais de 400 músicas compostas e mais de 60 delas já gravadas, com destaque para as duas gravações de Beth Carvalho, gravação de Maria Bethânia e de Diogo Nogueira no CD que ganhou o Grammy Latino 2010. A música “Amor Imperfeito” (Fregonesi / Ciraninho) foi gravada por Nogueira com a participação da cantora Alcione. Fregonesi foi gravado também por Bethânia no CD “Meus Quintais”, entre outras canções para artistas nacionais.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 09/10 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Batalha da juventude

Rap

Na Batalha da Juventude tudo é improvisado e sempre explorando o talento da juventude em suas rimas. Os melhores terão vaga na final do Confronto de Reinos, que será realizado na Galeria Olido. E um de cada região vai para a grande final dos reinos.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. De 10 a 31/10. Segundas às 18h. 300 minutos. 150 minutos. Livre.

 

Trio da Lua

Música

Trio da Lua apresenta show com músicas populares como cortejo, xaxado, baião, xote, forró, arrasta pé, coco e maracatu, além da atuação brincante de Lampião e Maria Bonita, quadrilha junina improvisada com público presente e casamento caipira.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 11/10 às 17h. 240 minutos.

 

Especial Dia das Crianças no CCP

Música e Circo

Circo, música, brincadeiras, pintura de rosto e muito mais atividades para as crianças. Das 11h às 15h tem recreação artística, escultura de balões, brincadeiras e jogos. Às 11h30, os Irmãos Becker fazem palhaçaria e malabarismo. Às 13h tem Cantigas na Meia, show musical com o grupo Coruja Emcena, e contação de histórias feita através de fantoches de meia. Às 14h30 rola o espetáculo musical Trio Coruja, seguido às 16h do show com Las Fanfarronas, seis artistas mulheres circenses, que somam experiências e usam as raízes latinas em comum para criar espetáculos com um mix de artes, unindo música e circo.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 12/10 às 11h30 e às 17h. 360 minutos. Livre.

 

Voltando a ser criança

Múltiplas linguagens

A ideia é implementar na cidade de São Paulo um leque de atrações culturais, educacionais e desportivas, oferecidas pelo projeto em centros culturais, parques e ruas. Expressões artísticas como apresentações teatrais, circenses, danças, musicais e artes visuais. Deste modo, o projeto é dividido por estações, pensadas e programadas para cada segmento artístico dentro de suas infinitas possibilidades em um só lugar, todas acontecendo simultaneamente. Criando espaços seguros para crianças brincarem livremente.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Área do Parque. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 12/10 às 14h. 300 minutos. Livre.

 

Em Busca do Snark Invisível

Teatro infantil

A capitã Sineira e sua tripulação vão em busca da lendária criatura Snark, que ninguém nunca viu, mas sabe-se da sua existência. Juntos, vão viver muitas aventuras neste espetáculo repleto de música, dança e interação. Inspirado no poema A Caça ao Snark do escritor inglês Lewis Carrol, o espetáculo reflete sobre o medo infantil.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 12/10 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Festival dos Pequeninos | Risoshow

Circo

Um espetáculo musicado com ritmos brasileiros e comandado pelo Maestro Garcinha, artista multi-instrumentista que se diverte com as trapalhadas de Tico e Polenta, palhaços que também são grandes tocadores de instrumentos. Neste show, garrafas de plástico, restos de cano e outros materiais que seriam lixo são transformados em instrumentos.

| Centro Cultural Santo Amaro - Saguão. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 12/10 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Nonho do Brasil

Teatro

Nhonho do Brasil é um cosplay que faz brincadeira com crianças e adultos. Ele conta piadas e imita vozes de desenhos e personagens adultos... A ideia é dançar com as músicas do Chaves e fazer muitas brincadeiras.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 12/10 às 15h. 90 minutos. Livre.

 

Festival do Pequeninos | Cortejo Fanfarronas

Las Fanfarronas é um sexteto feminino que joga a música e o circo em cena, apresentando performances variadas ao ritmo da Cumbia. Neste show, que é um espetáculo, o universo circense é embalado por seus temas tradicionais, por cumbias clássicas e também por músicas autorais, sempre com muito bom-humor, destreza e comicidade. A instrumentação é composta por percussões e saxofones distintos (soprano, alto, tenor e barítono), convidando a uma infinitude de jogos cênicos e sonoros. As integrantes (originárias da Argentina, Brasil e Chile) trazem a musicalidade latino-americana para este espetáculo musical irreverente, ousado e imperdível para todas as gerações.

| Centro Cultural Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 12/10 às 16h. Livre.

 

Festival dos Pequeninos | Queen Live Kids

Teatro

Show de rock para crianças....mas que papais e mamães adoram também! Os maiores sucessos do grupo inglês, ao vivo, com muitas brincadeiras e interação com a plateia.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 12/10 às 16h. 60 minutos.

 

Festival dos Pequeninos | Rodinha da Ivone

Nesta roda de samba para crianças, o Núcleo Caboclinhas traz um recorte lúdico da obra de Dona Ivone Lara. Músicas como Axé de Ianga, Tiê, Menino brasileiro, Sem cavaco não, Sonho meu, Sorriso Negro, narram a história da Dama Dourada do Samba.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 12/10 às 16h. Livre.

 

Teatro de Sombra

Teatro

História brasileira resgatada no interior da nossa terra por Luís da Câmara Cascudo, que conta a trajetória de João, um rapaz amarelo que, ao parar numa gruta para descansar, é surpreendido pelo rosto de uma linda princesa que estava encantada.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 12/10 às 16h. 120 minutos. Livre.

 

Festival dos Pequeninos | Espetáculo Construtores - Coletivo Vertigem

Circo

Construtores é um projeto idealizado pelo Coletivo Vertigem, que teve sua primeira proposta cênica acompanhada por Angelo Brandini e atualmente dirigida por Pablo Nordio, e elenco formado por Felipe Oliveira, Jessika Criolézio, Robson Cruz, Nildo Siqueira e Italo Tapia. A equipe criativa conta com direção musical de Rodrigo Zanettini, iluminação de Dodô Giovanetti, Nego Lazuli nos figurinos e Gisele Tressi na direção de produção. O elenco é composto por artistas especialistas em suas áreas, que trabalham de forma específica as modalidades de Roda Cyr, acrobacia aérea com tecido em gota, acrobacias de solo, comicidade e a utilização do Trampoline Wall, uma técnica onde a cama elástica fica próxima a uma parede ou estrutura similar e os movimentos acrobáticos são executados tendo uma estrutura como uma base para uma "escalada" e bases para saltos e acrobacias.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 12/10 às 16h. 40 minutos. Livre.

 

Festival dos Pequeninos | Quase Cinema

História brasileira resgatada no interior da nossa terra por Luís da Câmara Cascudo, que conta a trajetória de João, um rapaz amarelo que ao parar numa gruta para descansar, é surpreendido pelo rosto de uma linda princesa que estava encantada. Ele, então, aceita o desafio de desencantá-la passando por difíceis provas de coragem e persistência. A peça é ambientada numa enorme caixa de imagens - slide e silhuetas são projetados sobre um tecido branco. O cenário e bonecos são inspirados naxilogravura num trabalho que tem o nordeste como palco de criação, a trilha sonora com base eletrônica traz o ritmo nordestino. Tudo pensado para que o público fique encantado pela magia das sombras e reconheçam a nossa brasilidade nos mínimos detalhes da peça.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 12/10 às 16h. Livre.

 

Festival dos Pequeninos | Caravana Zona Leste - Exército contra Nada

Uma Caravana Itinerante reunindo artistas oriundos da zona leste, transita pelo espaço da apresentação, mantendo as regras de distanciamento social, desfilando suas habilidades circenses e musicais. A cada encontro com seu público, nove artistas fazem números de variedades como malabares, contorcionismo, acrobacia, monociclo e palhaçadas acompanhados de uma banda ao vivo. Um desfile de elementos que são parte da cultura mambembe do Circo no Brasil.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 12/10 às 16h. Livre.

 

O Príncipe do Azul

Um espetáculo de música infantil acessível a todas as crianças de diferentes idades e perfis socioeconômicos. Difundindo a música infantil, onde todos tocam instrumentos e cantam, com uma sonoridade onde se valoriza as raízes musicais brasileiras sem deixar de ser contemporânea. A performance se funde aos personagens interpretando ludicamente os seres e saberes das canções.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Área do Parque. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 12/10 às 16h.

 

Festival dos Pequeninos | Crianceiras em Canto

Música

Com Márcio De Camillo e banda, mesclando os dois repertórios: Crianceiras Manoel de Barros e Crianceiras Mário Quintana, promovendo o encontro da poesia com a infância através da música. Em 2022 o projeto Crianceiras completa 10 anos. Nasceu como CD, foi para a TV, depois para o palco, depois para o celular (app Crianceiras) até pousar na sala de aula (Crianceiras Poesia na Prática). E daí alcançou novos voos. O projeto foi concebido para aproximar as crianças do universo artístico e literário e despertar a curiosidade e o amor pelo mundo das artes. "Pra meu gosto a palavra não precisa significar, é só entoar" (Manoel de Barros).

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 12/10 às 16h. 60 minutos.

 

Festival dos Pequeninos | Água Doce - Rodrigo Andrade

Iara, Abaré, Cacira e Xirú se aventuram para proteger os rios e o seu povo. Abaré, enviado por seu pai Xirú, inicia sua jornada por correntezas e turbulências para reencontrar sua irmã Iara e dar nova vida aos peixes e ao rio. Nesta trajetória, encontra seres míticos da cultura ribeirinha como a Cobra Grande, o Cabeça de Cuia, as três Marias lavadeiras, Jaguarão e Pirarucu.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 12/10 às 16h. Livre.

 

Estrepolias – Ação em parceria com o projeto PIA

Teatro musical

O show Estrepolias com Márcio Araújo é vibrante e interativo, para pais e filhos. As músicas falam de amor ao planeta, aceitação das diferenças, respeito à natureza e valorização do folclore, com muita delicadeza, inteligência e diversão. Márcio apresenta músicas de sucesso que criou durante a sua trajetória para inúmeras peças de teatro, programas de TV e dos seus CDs infantis, vários deles ganhadores e indicados a prêmios.

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 13/10 às 10h. 60 minutos. Livre.

 

Gibiló e seu Trombone

Circo

No espetáculo Gibiló e seu Trombone, o palhaço Gibiló brinca com as crianças utilizando seu instrumento para ensinar, de maneira divertida, as notas musicais e contar a história de como entrou no circo fazendo acrobacias, pirâmides e números de monociclo, malabares e interagindo com as crianças de maneira divertida e dinâmica.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 13/10 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto retoma suas atividades presenciais com novas atrações, muitos jogos circenses, show de talentos e premiações.

| Centro de Memória do Circo - Vitrine do Circo/Sala Mestre Maranhão. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 13/10 às 15h. 90 minutos. Livre.

 

Forró Arretado com Anaí Rosa Quinteto

Música

Os músicos e a cantora executam repertório de canções dos mais relevantes compositores do gênero, como Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Alceu Valença, João do Vale, Dominguinhos, Gordurinha, Accioly Neto, Sivuca e Anastácia.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 13/10 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Baile da Anná

Música

Um baile tropical comandado pela multiartista Anná, que traz misturas inusitadas com músicas quentes e dançantes, utilizando-se de colagem musical e muita brasilidade. O repertório aposta em misturas que vão de Hermeto Pascoal a Anitta, de Luiz Gonzaga a Beyoncé, e de Jackson do Pandeiro a Michael Jackson.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 14/10 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Baile Pop

Música/teatro

O Baile pop LGBTQIA+ é um evento periódico, mensal no formato pop, com objetivo de propiciar um momento de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar, por meio da música, a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. Será realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 14/10 às 19h. 180 minutos. +16 anos.

 

L.A.M.A Espetáculo do Núcleo Ajeum

Dança/Performance

Leituras Afetivas do Mulherismo Africana. Construção de comunidade. Elaboração de mundo. Corpos em estado de poesia. Motricidades africana. Nanã e reinvenção de gestualidades.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 14 e 15/10. 50 minutos. 19h. +12 anos.

 

Pagode do Áurea-Samba e Resistência

Música

A apresentação musical faz parte de projeto cultural Pagode dos Áurea-Samba e Resistência, aprovado pelo Edital de Apoio a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens - Secretaria Municipal de Cultura.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 14/10 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Antropotomia

Circo

Em um futuro distópico, um vírus dizimou boa parte da população mundial e apenas as pessoas transexuais se mostraram imunes. Redes sociais e TV acabaram, sobrou apenas uma rede que transmite diário das experiências com essas pessoas trans, transformadas em cobaias de experimento científico. Realizado pela Trupe Acima do Bem e do Mal, foi Residência CCD com transmissão online através do instagram. Volta aos palcos em nova versão com storytelling multiplataforma.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 14/10 às 20h. 50 minutos.

 

Dona Mocinha no VaiVém da Vida

Performance/Vivência

Dona Mocinha que cata e conta histórias do povo para o povo que, com espírito brincante, entrelaça as poéticas da vida e dos saberes populares cultivando a celebração dos encontros. Pelo vaivém chega com sua mala e convida a roda para contar histórias de tempos antigos. Num misto de andarilha, palhaça e griô, reconta para o seu povo a magia de “outros tempos”.

| Centro de Referência da Dança - Fonte do Anhangabaú. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 15/10 às 15h e às 17h. 40 minutos. Livre.

 

Brincadeiras cantadas de Cá e de Lá

Cultura Popular

Repertório de brincadeiras musicais e tradicionais serão vivenciadas pelos participantes. Um passeio pelo universo lúdico e brincante da criança com brincadeiras do Maranhão, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e também das do Sudeste do país.

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 15/10 às 15h. 50 minutos. Livre.

 

Experiência VR

Intervenção/vivência

Realizar uma experiência de imersão e vivência aberta em VR, dentro de uma galeria de artes desenvolvida para visualização nestas plataformas.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança + Corredor. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 15/10 às 15h. 300 minutos. Livre.

 

Ciranda de um Povo de Algum Lugar

Teatro

Uma Princesa se prepara para ir dormir, antes disso abre o seu baú e surge repentinamente um boneco que a convida para viajar pelo seu Mundo (o País das Cirandas). Ela aceita o convite e os dois percorrem regiões vivenciando as diversas Cirandas brasileiras com movimentos, gestos, coreografias e brincadeiras.

| Centro Cultural Olido - Corredor. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 15/10 às 15h. Livre.

 

Festival dos Pequeninos | O Jardineiro da Lua

Teatro de Bonecos

Seu Antônio narra sua aventura de quando se tornou Jardineiro da Lua aos 6 anos. Nesta história descobriremos que a Lua é repleta de flores luminosas, que precisam ser regadas por seu guardião do planeta Terra para manter sua luminosidade.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 15/10 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Cinekombi

Audiovisual

A proposta do cinema itinerante do Bando é se utilizar da potência da comunicação audiovisual como ferramenta de sensibilização para as questões ambientais ou sociais decididas como tema do encontro do dia. Outrora palco de oficinas e show, agora a kombi Zeolina se transforma numa sala de cinema ao ar livre e exibe filmes que tratam de temas culturais e também ambientais. Há vídeos produzidos pelo próprio Bando de SP para o seu canal do YouTube e também uma vasta gama de sabores engajados disponíveis na plataforma VideoCamp.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 15/10 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Viúvas

Teatro

Em um cenário árido de aparente decadência, em um tempo que não sabemos se é passado ou futuro, cinco mulheres se encontram na mesma situação: tentam desvendar o mistério que levou ao desaparecimento de seus entes queridos. Encontrá-los vivos ou mortos, e assim poder enterrá-los, passa a ser a missão que vai desencadear o enredo.

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 15/10 às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Apresentação com Vivendo do Ócio

Música

Vivendo do Ócio é uma banda brasileira de rock formada em Salvador, em 2006, pelo guitarrista e vocalista Jajá Cardoso com o baixista Luca Bori. Em seguida houve a inclusão do guitarrista Davide Bori (irmão de Luca) e do atual baterista, Dieguito Reis. O grupo vem sendo uma das principais bandas do cenário do rock brasileiro contemporâneo, com três álbuns de estúdio.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 15/10 às 20h. 90 minutos. Livre.

 

OFAN

Música

Apresentação da Orquestra de Formacão Alberto Nepomuceno, projeto de formação com foco em educação social e libertária com 23 membros, entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Alunos são majoritariamente pretos periféricos, LGBTQIA+, pessoas que começaram a educação musical mais velhos, pessoas às margens dos padrões do erudito.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 15/10 às 20h. 60 minutos.

 

Jazz Café

Música

O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna, com interpretação orgânica e arranjos refinados. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de Cafés Especiais, servindo seu café em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Espresso.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 16/10 às 10h. 60 minutos. Livre.

 

I Love Bass Festival com VJ Mole, DJ Magno, DJ Tikko, Pardal e DJ DU

Música

O Coletivo Smoke Jungle, em sua em sua primeira ação, recebe os núcleos Clube dos Lenhadores e I Love Bass Festival em uma bela tarde de domingo no CCJ, com grande estrutura com 2 pistas stands com artes variadas, feira vinil e praça de alimentação.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 16/10 às 15h. 7 horas. Livre.

 

Crossover Trio - Interpreta os temas dos filmes da Disney

Música

CrossOver Trio apresenta os temas mais famosos de filmes e musicais Disney, dos clássicos aos modernos espetáculos na interpretação de três músicos ao piano e vocais supremos. Inspirados no estilo hollywoodiano, que abraçam crianças, jovens e adultos.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 16/10 às 16h. 50 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Bia Ferreira

Música

Bia Ferreira faz show autoral com voz e violão de seu álbum Igreja Lesbiteriana, com canções como Amélia, De dentro do AP, Boto Fé, Cota não é Esmola, Sharamanayas e outras.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 16/10 às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Sarau das Pretas Peri

Literatura

Desde 2014, Pretas Peri realiza saraus, intervenções e produções com artistas periféricos, pautando a importância da literatura periférica. O sarau acontece com intervenções e performances unindo diversos elementos como poesia, dança, música e hip-hop.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 16/10 às 18h. 50 minutos. Livre.

 

Intervenções circenses com Artur Faleiros

Circo

Artur Faleiros é formado em Comunicação Social pela UNESP e atua como artista, diretor e orientador circense e produtor cultural. É criador dos espetáculos solos “Malabamétrico” e “MCirco”, criador e co-fundador da companhia AMÁLGAMA. É também autor da #ApostiLAB – LABORATÓRIOS CIRCENSES: 63 práticas autônomas para criações” e idealizador do “Laboratório de Criação Circense'' vem ao tendal realizar intervenções com malabares.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 16, 22 e 23/10 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Brita: Lugares Vermelhos e Invisíveis para Existir

Dança

O que pode o corpo quando enfrenta os desafios da cidade e a crescente bifurcação entre humanismo e vida urbana? Como ocupar frestas e transitar nos desequilíbrios sem se perder? Quais fundamentos nos permitem (re) existir diante de desmontes e violências que atravessam carnes e ossos? Opostos à inércia, nossos corpos imaginam-se em voos – sujeitos a quedas e encantamentos.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 16/10 às 18h. 45 minutos. +12 anos.

 

Poket BO - Baile da Olido

Música

A apresentação do projeto Pocket B.O contará com o trio de DJs: Mu540; Caio Prince e Lorrany, que irão tocar músicas autorais e sucessos da cultura do funk paulista de forma a criar uma interação entre os DJs e o público do equipamento cultural.

| Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 16/10 às 18h30. 90 minutos. Livre.

 

2de1 + Rodrigo Mancusi

Música

Show para público jovem, amante de música pop independente, do soul e R&B nacional e com apreço a artistas LGBTQIAP+. A noite contará com 2 shows, sendo abertura de Rodrigo Mancusi, que divulgará seu primeiro solo com banda e também como lançamento do primeiro single de seu EP de estreia, Notícias de Longe. E 2de1, que volta aos palcos paulistas depois de meses levando o show de Imersão a outras cidades do Brasil. O show de 2de1 contará com a participação de Rodrigo. Os artistas acreditam que o Centro Cultural da Diversidade é lugar ideal para conceber o primeiro encontro, pois trata-se de um espaço voltado a uma curadoria de artistas LGBTQIAP+ e que tem entrada gratuita.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 16/10 às 20h. 120 minutos.

 

Sopa de Pedra

Teatro

Brincando com a linguagem de teatro e o universo do rock and roll, a peça A Sopa de Pedra de Tatiana Belinky faz homenagem ao gênero musical. A Velha Avarenta em versão roqueira irá receber o guitarrista e o clown e, juntos, vão cozinhar a sopa futurista de 2050!

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 18/10 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Sarau do Cortez com o Poeta Dariel

Sarau

Sarau literário que intercala apresentações literárias e musicais, com temática livre e apresentações profissionais e amadoras. Música, dança, palestra, poemas declamados e todo tipo de apresentações artísticas com foco no público de escolas, que serão convidadas a participar e, assim, mostrar que existem diversas formas de se expressar artisticamente.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 18 e 25/10 às 15h. 120 minutos. Livre.

 

Sarau Travessia

Sarau

Sarau Travessia Poesia é produzido por uma mulher negra e por uma travesti. Uma pensadora. Outra cantora. Duas atrizes que encontraram uma na outra a possibilidade da afetividade sempre negada. São a (re)existência pelo afeto.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 19/10 às 10h. 60 minutos. Livre.

 

Um dia Um Circo

Teatro

O espetáculo conta a história de um palhaço que recorda com saudades a infância e os momentos de alegria que o circo sempre proporcionou para a família e transmite ao público o encanto e a magia do universo circense.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 19/10 às 10h e às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Radioteca

Música

Um ambiente de gravação de uma rádio aberta, como antigamente, da criação de roteiro até a apresentação em si, com vinhetas, propagandas, contos, notícias, rádio novela e música, interagindo com o conteúdo literário da Biblioteca Jayme Cortez.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 19/10 às 10h30 e às 14h30. 50 minutos cada apresentação. Livre.

 

Podia ser Pior

Teatro/Circo

Podia ser Pior provoca a plateia através da virtuose circense, trazendo questões sobre o que consumimos como arte e como nos relacionamos com os trabalhadores artísticos. A dupla Terrô e Disgraça, apresenta o que eles dizem ser apenas um pedaço do seu espetáculo, mas que, por fim, acaba sendo um grande show para toda a família.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 19/10 às 15h. 120 minutos. Livre.

 

Estação Povoar com EV NIA VIEIRA

Sarau

Um sarau indicado tanto para quem já escreve quanto para iniciantes, com propósito de criar poemas curtos. A poeta e escritora Ev Nia Vieira apresentará jogos poéticos, com leituras de microtextos de autores contemporâneos e perguntas-chaves para começar a escrever. Participantes poderão criar seus próprios dicionários e transformar suas histórias em pequenos poemas. Não é uma aula (com exposição de conceitos ou verdades), mas um bate-papo descontraído com provocações para a escrita e autoconhecimento, utilizando diálogos cotidianos, imagens e obras literárias.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 19/10 às 17h. 120 minutos. Livre.

 

Estação Povoar com Cissa Lourenço

Sarau

Um sarau indicado tanto para quem já escreve quanto para iniciantes, com propósito de criar poemas curtos. A poeta e escritora Cissa Lourenço apresentará jogos poéticos, com leituras de microtextos de autores contemporâneos e perguntas-chaves para começar a escrever. Participantes poderão criar seus próprios dicionários e transformar suas histórias em pequenos poemas. Não é uma aula (com exposição de conceitos ou verdades), mas um bate-papo descontraído com provocações para a escrita e autoconhecimento, utilizando diálogos cotidianos, imagens e obras literárias.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 19/10 às 17h. 120 minutos. Livre.

 

Estação Povoar com a escritora Dinha

Sarau

Um sarau indicado tanto para quem já escreve quanto para iniciantes, com propósito de criar poemas curtos. A poeta e escritora Dinha apresentará jogos poéticos, com leituras de microtextos de autores contemporâneos e perguntas-chaves para começar a escrever. Participantes poderão criar seus próprios dicionários e transformar suas histórias em pequenos poemas. Não é uma aula (com exposição de conceitos ou verdades), mas um bate-papo descontraído com provocações para a escrita e autoconhecimento, utilizando diálogos cotidianos, imagens e obras literárias.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 19/10 às 18h. 120 minutos. Livre.

 

O Inimigo

Teatro

Em meio a uma guerra, em algum lugar que poderia ser um deserto, há dois buracos. Neles, dois soldados inimigos. Sem conseguirem sair do lugar, são obrigados a conviver com o perigo, que está ao lado. Mas será que ele é tão perigoso assim? Será que tudo aquilo que contaram é verdade? De maneira lúdica e divertida, esses soldados vão se surpreender com o que está do outro lado do front.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 20/10 às 10h. 60 minutos. Livre.

 

Futebol de Palhaças

Circo

Você sabia que o futebol feminino já foi proibido por lei? Sabia que as mulheres não podiam viajar sem a autorização de um homem? As mulheres não podiam votar! Para falar sobre conquistas, defesas e ataques, a cia Asfalto de Poesia criou uma intervenção artística lúdica que diverte e faz refletir sobre ser mulher. Convida as participantes a vestir a camisa, enfrentar as barreiras, reverter as faltas e vibrar com cada conquista!

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 22/10 às 15h. 50 minutos. Livre.

 

Rincon Sapiência

Música

O Rapper apresenta seus sucessos em show no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 22/10 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

O Circo tá na Praça

Espetáculo de Dança

Em meio à cidade é armada uma pequena estrutura onde palhaços conduzem um espetáculo de variedades circenses. Através de números de acrobacias, contorcionismo, malabarismo e palhaçaria, o espetáculo buscará apresentar e introduzir o universo circense ao respeitável público de todas as idades. Os números apresentados buscarão trazer uma diversidade artística que seja capaz de demonstrar essa típica característica do circo em ser plural, apresentando números de modalidades diversas que apontam as múltiplas possibilidades do corpo e suas virtuosidades.

| Centro de Referência da Dança - Fonte do Anhangabaú. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 22 e 29/10 às 17h. 40 minutos. Livre.

 

Apresentação com Torture Squad

Música

Torture Squad é uma banda de thrash/death metal de São Paulo, fundada em 1990. Hoje é formada por Amilcar Christófaro (bateria), Castor (baixo e vocal), Rene Simionato (guitarra) e Mayara "Undead" Puertas (vocal).

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 22/10 às 18h. 90 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Marabu

Música

Marabu, MC do Capão Redondo, apresenta Fundamento 100 Crise, show do seu 1º álbum, Fundamento, propondo estética artística autêntica em um funk marcado por influências das diversas culturas das quebradas de São Paulo, do samba ao brega funk, passando pelo rap e por linguagens digitais, sempre sob a perspectiva do funk como a autêntica música eletrônica brasileira. As apresentações contam com participações especiais de artistas e DJs relevantes para a cena da musicalidade preta e “malokeira” brasileira.

| Centro Cultural Olido - Sala Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 22/10 às 19h. 60 minutos. +10 anos.

 

John Wayne

Música

Formada em 2009, a John Wayne é uma banda paulistana de metalcore com mais de uma década de estrada, considerada uma das principais e mais influentes do gênero do Brasil. Os vocais guturais e agressivos, combinados com um instrumental pesado, cheio de melodias e composições em português, foram o estilo da banda.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 22/10 às 20h. 90 minutos. Livre.

 

Voltando a Ser Criança

Sarau

O grupo faz um leque de atrações culturais, educacionais e desportivas, oferecidas pelo projeto em centros culturais, parques, ruas etc. Expressões artísticas como apresentações teatrais, circenses, danças, musicais e artes visuais, tudo em conexão com a arte e suas vertentes. O projeto é dividido por estações, pensadas e programadas para cada segmento artístico dentro de suas infinitas possibilidades em um só lugar, todas acontecendo simultaneamente. Espaços seguros para crianças brincarem livremente.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 23/10 às 12h. 5 horas. Livre.

 

DinoSarah

Teatro

A encenação infantil parte de um conceito cartunesco e fabular. A leveza e a comicidade com que a história é narrada pelos excêntricos personagens ajudam a construir o contraste entre o aspecto fantasioso proposto e a dureza e seriedade dos assuntos discutidos em cena. Os personagens se revezam entre os diferentes ambientes de um reino marcado pelo seu rei esnobe, em grandes coros de narração que preservam uma dinâmica de contação de história. Tudo acompanhado por um cenário e figurino coloridos e extravagantes e por trilha sonora que mescla o pop/eletrônico francês e músicas de cabaret.

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 23/10 às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Tudo sobre nada e um bocado de suspiros

Circo

Enquanto Piaçava prepara tudo para o seu grande concerto, acaba mergulhando em um universo paralelo dentro de sua mala, o que a leva a descobrir muito mais do que imaginava carregar.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 23/10 às 16h. 50 minutos. Livre.

 

Pernas Pro Ar e Mestre dos Disfarces

Circo

Mestre dos Disfarces é um número que busca unir o universo da palhaçaria e o da mágica em uma apresentação que faz sorrir, emocionar e encantar. Ao final da apresentação é aberta uma roda de conversa para compartilhar o processo artístico. Mescla o circo tradicional com o circo contemporâneo com uma apresentação de antipodismo, ou malabarismo com os pés.

| Centro Cultural Penha - Hall da Biblioteca. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 23/10 às 16h. 120 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Jota.pê

Música

Jota.pê apresenta seu show Garoa, mesmo título dado ao EP lançado em fevereiro de 2021. Suas composições têm influências diversas da MPB de Djavan a Caetano Veloso, passeando pelo manguebeat de Chico Science, entre outros.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 23/10 às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Show do Soul Lírico

Música

O Show do Soul Lírico é uma performance de rap lírico cheia de entrega e sentimento. Tem como objetivo conectar o público ao artista através das canções de rap com mensagem de fé, empatia e coragem. Através do seu flow único e mensagem espiritualista, Soul Lírico traz energia para o público e para a vida, com temas como força, amor e sonhos.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 23/10 às 19h. 120 minutos. Livre.

 

Dead Fish

Música

Dead Fish é uma banda brasileira de hardcore melódico que se formou em Vitória, Espírito Santo, no ano de 1991. O grupo lançou quatro discos e inúmeras demos antes de romper a barreira independente. Composto atualmente por Rodrigo Lima (vocal) e os paulistas Marcos Melloni (bateria), Ricardo Mastria (guitarra) e Igor Tsurumaki (baixo).

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 23/10 às 20h. 90 minutos. Livre.

 

Pinturas nas salas com Mateus Bailon

Artes visuais

Nascido em Santa Catarina e atualmente morador de São Paulo, busca transmitir em suas pinturas a conexão dos seres, sejam eles homem e natureza, universo este que compõe a mitologia, folclore e todo o imaginário do ser humano. Suas obras são sempre coloridas e traz para a cidade o poder da natureza selvagem, um contraste com a selva de pedra.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 25/10 às 09h. 3 dias. Livre.

 

EK Produções

Teatro

EK Produções apresenta 5 histórias em 5 dias com 2 apresentações em cada dia: “O Zangado comeu a maçã enganado”, “As novas Aventuras de Chapeuzinho Vermelho”, “Tem um gato no ninho da galinha Ética, Diálogo e Justiça”, “A Árvore Mágica e seu Segredo” e “Os Piratas na Ilha do Tesouro Perdido”.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 25 a 29/10 às 09h. 60 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Letrux

Música

Lançado em 13 de março de 2020, ou no dia em que o Brasil parou com a pandemia do novo Covid-19, Letrux Aos Prantos é uma ode à emoção. Com direção artística de Letícia Novaes, o segundo disco da "era Letrux" foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2020, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, distribuído pela Altafonte Brasil e produzido por Arthur Braganti e Natália Carrera, os mesmos produtores do Letrux em Noite de Climão (2017). Aos Prantos, foi gravado em novembro de 2019 no estúdio da Red Bull Station e conta com participações especiais de Liniker e Luísa Lovefoxxx.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 25/10 às 19h. 60 minutos. +10 anos.

 

Mistura Saudável

Teatro infantil

Peça teatral infantil que fala sobre a importância de uma alimentação saudável e como devemos cuidar e preservar o meio ambiente.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 26/10 às 10h e às 15h. 40 minutos. Livre.

 

Círculo mágico

Circo

O espetáculo utiliza reprises clássicas do circo tradicional brasileiro, trazendo de volta o humor puro e infantil, típicos de circos mambembes. Isso tudo através de reprises de palhaços, magia cômica, fogo, malabares, monociclos, perna de pau, acrobacias, música, trechos da literatura brasileira infantil, além de irreverência e muito humor.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 26/10 às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Intervenção GRAFFITI

Intervenção e vivência

Vivência de graffiti na Galeria Olido com látex, pincéis e sprays.

| Centro Cultural Olido - Vitrine. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 26/10 às 15h. 90 minutos. Livre.

 

Histórias de Depois do Fim

Teatro

O espetáculo Histórias de Depois do Fim é itinerante e brincante, no qual as crianças entram numa aventura junto com os atores para descobrir para onde foi a Vó Antonieta depois que ela morreu.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 27/10 às 10h30. 60 minutos. Livre.

 

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto retoma suas atividades presenciais com novas atrações, muitos jogos circenses, show de talentos e premiações.

| Centro de Memória do Circo - Vitrine do Circo/Sala Mestre Maranhão. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 27/10 às 15h. 90 minutos. Livre.

 

Varanda de violeiros com as Irmãs Volpi

Música

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 27/10 às 19h30. 90 minutos. Livre.

 

Sex…tou: Fechando o Livro dos Amores

Contação de história

O projeto Sex…tou traz uma narrativa de contos e poesias eróticas para adultos.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 27/10 às 20h. 60 minutos. +18 anos.

 

Baile Black - Red7

Música

Projeto periódico que será realizado toda última sexta-feira do mês no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, propondo o resgate de culturas locais, valorização dos espaços públicos e inserção de vertentes culturais como hip hop e black music.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 28/10 às 19h. 180 minutos. +16 anos.

 

Caminhos - com direção de Kika Sampaio

Dança/Performance

O espetáculo circula sobre a reflexão de como nos vemos e agimos ao indivíduo pós-moderno, no conceito do tempo - do que se perpetua e do que é, de fato, momentâneo. Entretanto, a reflexão parte para um caráter subjetivo e abrangente, com o objetivo de trazer momentos em qualquer esfera possível que provoque um pensamento nostálgico, passado, presente e vívido ou do incerto futuro. Em síntese, Momentâneo não tem uma narrativa objetiva. A cada trecho poderá e deverá provocar uma observação, um gatilho ou o simples gozo de uma dança explicitamente sonora.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 28 e 29/10 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Festa do Saci - Vivência - Saberes ancestrais na saúde com ILERA

Arte-educação

Na Vivência Ilera: Saberes Ancestrais na Saúde cria-se um ambiente onde as participantes compartilham receitas caseiras feitas a partir das propriedades medicinais, aromas e sabores das plantas que estão nos quintais. Na vivência, a enfermeira e educadora popular Leila Rocha mostra como podemos aplicar esses saberes recordados no nosso dia a dia para o cuidado de cada sistema de corpo.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 29/10 às 14h30. 60 minutos. Livre.

 

Festa do Saci - Contação de história SaciZada com Drika Nunes

Literatura

Sete anos pra nascer, setenta e sete para morrer. Se esconder o seu gorro, seu amigo ele vai ser. Ele adora aprontar em noite de lua cheia, mas tem é medo de peneira, cruz de madeira e água. Entorna o caldo como ninguém, azeda o feijão e trança o rabo do cavalo, é ele, o Saci e toda sua família.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 29/10 às 15h. 45 minutos. Livre.

 

Figuras Tecidas

Dança

Intervenção de dança para bebês e crianças pequenas. Três figuras inusitadas, enroladas em tecidos, buscam se locomover e se relacionar pelo espaço de convivência. Aos poucos, por meio da relação entre movimento, tecidos e espaço, pequenas narrativas vão sendo construídas junto ao público.

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 29/10 às 15h. 50 minutos. Livre.

 

Jazz Café

Música

O Duo interpreta clássicos do jazz, blues, bossa nova e pop com canções de Cole Porter, Gershwin, Coltrane, Tom Jobim, Pixinguinha, Stevie Wonder e Beatles com uma roupagem moderna e sofisticada. A apresentação acontece com a presença de baristas, que servem ao público diversos tipos de cafés, transformando o evento em uma experiência musical e gastronômica.

| Centro Cultural Penha - Fundos do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 29/10 às 16h. 120 minutos.

 

Túnel dos Horrores

Teatro

O projeto Túnel dos Horrores traz a estética do horror através da maquiagem fantástica ao Centro Cultural Grajaú. O projeto resgata a memória de contos de terror na cultura que tange o imaginário popular também da periferia. Túnel dos Horrores existe como difusor do folclore de histórias de terror, celebrando a cultura popular de uma maneira interativa. Será montado um cenário com ambientes temáticos e personagens que compõem histórias de terror como fantasmas, zumbis e sacis. A proposta de elaborar esse projeto na periferia se iniciou em 1985, expondo desde então em diversas localidades, como escolas públicas, privadas, casas de shows, rodeios, centros comunitários etc.

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 29 e 30/10 às 17h. 180 minutos. Livre.

 

Festa do Saci - Resistir para existir - Owerá + ANABYA

Música

A música cantada pelos povos indígenas das aldeias é muito importante para levar uma mensagem para a sociedade, do que esse povo quer passar para o povo da cidade. Quando cantam, fazem isso com muita fé, esperando que um dia tudo possa melhorar, porque seu povo sofre desde 1500 com a invasão e o roubo das terras. Canta com sentimento, não intelectualmente, com vocais potentes e batidas envolventes. ANABYA apresenta o show como um caminho de cura e força.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 29/10 às 17h30. 110 minutos. Livre.

 

Rafael Duaity

Música

Rafael Duaity Canta Cazuza surgiu da ideia de homenagear um dos artistas mais respeitados do país. A obra fala por si só, delicada e explosiva, grandiosa. Neste show cheio de energia e emoção, Rafael Duaity traz para o seu universo a releitura de canções que marcaram sua vida e de tantas outras pessoas, colocando sua identidade em cada canção.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 29/10 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Diogo da VN

Funk

Evento na Arena CCJ dedicado ao funk, que nasceu nos morros cariocas e hoje é um dos mais populares e rentáveis do país. Com atrações independentes do funk paulista. batidão e mandelão, entre outras de proibidão a consciente dentro do movimento Funk Positivo. Com Reliquia MC, Luciano SP e Diogo da VN.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 29/10 às 20h. 180 minutos. Livre.

 

MC Luciano SP

Música

Evento na Arena CCJ dedicado ao funk, que nasceu nos morros cariocas e hoje é um dos mais populares e rentáveis do país. Com atrações independentes do funk paulista. batidão e mandelão, entre outras de proibidão a consciente dentro do movimento Funk Positivo. Com Reliquia MC, Luciano SP e Diogo da VN.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 29/10 às 21h. 60 minutos. Livre.

 

Piolin, o Palhaço Modernista

Circo

Traje do Palhaço Excêntrico: até 17/10

Traje do Sabiá: de 19/10 a 18/12

Neste ano de 2022, para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, o Centro de Memória do Circo inaugura a exposição Piolin, o Palhaço Modernista com a exibição dos trajes de Piolin, acompanhados de material iconográfico, textual, áudio e audiovisual. O projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha e a curadoria de Verônica Tamaoki (coordenadora do Centro de Memória do Circo) em colaboração com a equipe do Centro de Memória do Circo, do SOU DE CIRCO (Programa de Formação e Experimentação em Museologia, Pesquisa e História do Circo, voltado para jovens circenses e ancorado no acervo do Centro de Memória do Circo) e com direção de produção de Roberta Castro.
Trata-se da exposição dos figurinos originais (2 conjuntos, em espécie de rodízio) do palhaço Piolin (Abelardo Pinto Piolin 1897/1973), que em 1972 foram doados pelo próprio palhaço ao MASP, durante os festejos do cinquentenário da Semana de Arte Moderna, em 1972, quando o casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi instalaram o Circo Piolin no Belvedere do MASP. Em 2015 o acervo foi transferido para o Centro de Memória do Circo.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Até 18/12. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Fechado às terças-feiras. Livre.