Circuito Municipal de Cultura: Programação de Setembro

Confira a programação completa

Juçara Marçal

Linguagem: Música

Cantora do grupo Metá Metá. Já integrou os grupos Vésper Vocal e A Barca. Lançou em 2014 o disco solo ENCARNADO. O álbum ganhou o Prêmio APCA – Melhor Álbum de 2014, Prêmio Governador do Estado – Melhor Álbum – Voto do Júri, e Prêmio Multishow de Música Compartilhada, entre outros. Em 2015, lançou ANGANGA, em parceria com Cadu Tenório, músico e experimentador carioca. Em 2017, com Rodrigo Campos e Gui Amabis, lançou o disco Sambas do Absurdo, inspirado no livro O Mito de Sísifo, de Albert Camus. A partir de 2018 realizou, ao lado de Kiko Dinucci e Thais Nicodemo, o show Brigitte Fontaine, em que cantava em francês repertório dessa artista. Em fevereiro de 2019, Juçara Marçal estreou como atriz na peça Gota d’água {Preta}. Juçara Marçal acaba de lançar seu novo álbum solo, Delta Estácio Blues, patrocinado pela Natura Musical. A produção musical é de Kiko Dinucci. O disco foi lançado em parceria com QTVSelo, Mais Um Discos e Goma Gringa. Delta Estácio Blues ganhou o prêmio de Melhor Álbum de 2021 pelo Super Júri do Prêmio Multishow, e Crash ganhou o de Melhor Canção. O disco também foi escolhido pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), como o melhor de 2021.

| Centro Cultural Galeria Olido. Quinta: 01/09 às 19h.

 

Fábula

Linguagem: Teatro infantil

FÁBULA narra a saga de Hari, um pequeno leão que foi criado por uma família de carneiros. Sua estranheza diante do mundo faz com que deixe o rebanho e parta numa jornada de encontros extraordinários em busca de sua verdadeira natureza. O texto é livremente inspirado em “O Aprendizado de Hari, O Leão”, um conto de instrução utilizado por mestres e gurus indianos, recolhido da antiga literatura Vedanta com mais de 3.000 anos.

| Casa de Cultura São Rafael. Sexta: 02/09 às 15h.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Sábado: 03/09 às 15h.

| Casa de Cultura São Miguel Paulista. Domingo: 04/09 às 15h.

| Casa de Cultura Tremembé. Quarta: 14/09 às 20h.

 

Baile do Batuca

Linguagem: Música

O Projeto Baile do Batuca existe desde 2015, um projeto que unificou a cultura do samba com o Hip Hop e trouxe toda bagagem artística da carreira do Gerson Batuca. Começou no Centro Cultural Olido, mas passou pelo Centro Cultural Vila Nova Cachoeirinha, Tropical Butantã, Carioca Club, A Gold Campo Limpo, Espaço Faria Lima e no Festival Baile do Carmo em Araraquara.

| Centro Cultural Galeria Olido. Sexta: 02/09 às 18h.

 

Les Girls - Uma Diva Perto de Você

Linguagem: Teatro, música

LES GIRLS – UMA DIVA PERTO DE VOCÊ é um espetáculo musical a partir do show musical Les Girls – O Musical, idealizado por Paula Sabbatini em 2018. Em 2019 as apresentações começaram a ocorrer em outro formato com o nome de Les Girls: Uma Diva Perto de Você. Em 2021, a artista e produtora cultural Gabrielle Araújo, da Caboclas Produções, entra para somar na Direção de Produção do projeto e convida o ator e diretor Rodolfo Lima com o intuito de trazer para o palco a teatralização de histórias das três artistas. Com o convite, Rodolfo Lima volta a emergir novamente no universo das singularidades de mulheres trans e assim dar continuidade ao trabalho iniciado em 2019, ao investigar o universo T, com o espetáculo Entrega para Jezebel, do Núcleo Teatro do Indivíduo, também com três mulheres trans no elenco.

| Centro Cultural Galeria Olido. Sexta: 02/09 às 19h.

| Casa de Cultura Ipiranga. Sábado: 03/09 às 15h.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Domingo: 18/09 às 18h.

| Casa de Cultura São Mateus. Sábado: 24/09 às 18h.

 

A Dama da Noite

Linguagem: Teatro

Uma figura esquisita, beirando a meia idade, trava uma conversa casual com um jovem garoto em um bar. Durante todo o tempo, ela conduz o diálogo, a partir de sua perspectiva de mundo, suas experiências, anseios e frustrações. A Dama da Noite fala da morte, da espera de um grande e verdadeiro amor e, principalmente, de como é se ver à margem do mundo ao redor.

| Teatro Alfredo Mesquita. Sexta: 02/09 às 21h.

| Teatro João Caetano. Sexta: 09/09 às 21h.

| Teatro Paulo Eiró. Sexta: 16/09 às 21h.

 

Bora Brincar

Linguagem: Música, dança, teatro

O espetáculo “Bora Brincar” foi concebido para mostrar ao público o festejar da cultura popular brasileira, trazendo a trupé - a bagunça, a brincadeira – adentrando às danças brasileiras. A cia busca envolver o público abrindo espaço para a brincadeira, com a sonoridade, as danças, os gestos, fazem uma imersão nas raízes populares, em especial, do norte e nordeste do país, trabalhando os ritmos do Carimbó, Ciranda e Coco.

| Museu Chácara Lane. Sábado: 03/09 às 14h.

 

Menina Pássara

Linguagem: Teatro infantil

Nasceu uma menina-pássara. Sem asas, sem bico, sem penas. Não canta nem voa, fica muda em seu canto. Diferente de todos, sai em busca por um lugar que seja seu, um nome que lhe pertença e uma identidade para sua língua. Em sua trajetória, encontra vários pássaros, únicos, diferentes, em extinção. E ela, será que é pássaro?

| Centro Cultural CC Santo Amaro. Sábado: 03/09 às 15h.

| Casa de Cultura São Rafael. Domingo: 04/09 às 16h.

| Casa de Cultura Guaianases. Domingo: 25/09 às 16h.

 

 

Corpo História

 

Linguagem: Dança

Público: Adulto

Performance de dança que tem como base pesquisa dos bailarinos-coreógrafos nos locais históricos que irão ocorrer as apresentações. A partir dessa pesquisa presencial e sensorial com o espaço, desenvolve-se coreografias que com eles dialoguem. O corpo narrando a história. Uma construção que surge a partir do momento que a cidade se via isolada da presença e do contato, fez-se necessidade de ocupar os espaços públicos com a arte corporal, ação que se ressignifica e chega até a realidade atual.

| Museu Solar da Marquesa. Sábado: 03/09 às 16h.

 

 

Florbela e Todas As Palavras do Mundo

Linguagem: Teatro

Florbela (Fernanda Zaborowsky), conhece todas as palavras do mundo através de seu pai (Alexandre Bamba). Ao conhecer Rene? (Denis Antunes) e Clarinha (Gabrielle Araújo), ela e? chamada a vivencia?-las. Juntos, os três amigos enfrentam todas as grandes descobertas da humanidade: o amor, a fami?lia, a perda e a amizade. Repleto de musicalidade e poesia, o trio faz das memo?rias da infa?ncia um lugar cheio de aventuras e descobertas.

| Teatro Alfredo Mesquita. Sábado: 03/09 às 16h.

| Teatro Alfredo Mesquita. Domingo: 04/09 às 16h.

| Teatro Paulo Eiró. Sábado: 17/09 às 16h.

| Teatro Paulo Eiró. Domingo: 18/09 às 16h.

 

O Lixão

Linguagem: Teatro

Uma montanha de lixo surge em um terreno baldio, localizado entre dois prédios de apartamentos, provocada pelo desleixo dos moradores. A convivência com o lixão altera as relações pessoais, ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que resolvem fazer alguma coisa.

| Casa de Cultura Vila Guilherme. Sábado: 03/09 às 16h.

| Casa de Cultura Butantã. Domingo: 04/09 às 16h.

| Casa de Cultura Manoel Mendonça / Santo Amaro. Domingo: 11/09 às 16h.

| Centro Cultural CC Grajaú. Sábado: 17/09 às 17h.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. Domingo: 18/09 às 16h.

 

YEBO - GUMBOOT DANCE BRASIL

Linguagem: Dança

Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. Homens negros, com sua a força de trabalho explorada pelos senhores do capital, lutavam para conquistar riquezas que jamais teriam para si. Expondo suas vidas ao risco, distante de suas aldeias e famílias, diariamente cavando buracos cada vez maiores, onde ficavam enterradas suas histórias, suas memórias e suas vozes Yebo aborda a exploração, tanto das minas, como dos sete povos levados para extração do minério. É a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e transformado em um alegre espetáculo percussivo em que a dança produz o som, e o som, conta as histórias dos poucos momentos de descanso e animação que esses trabalhadores tinham.

| Casa de Cultura São Miguel Paulista. Sábado: 03/09 às 18h.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Quinta: 08/09 às 16h.

 

Gali Galó

Gali Galó - Amor de Furacão O sertanejo, o brega e o pop no mesmo palco. A mistura da viola caipira e da sanfona com beats e sintetizadores causam um estranhamento entre o tradicional e o moderno, fazendo jus ao Queernejo e às suas referências ecléticas em suas épocas. Suas maiores referências estão na música sertaneja e na música brega. Artistas como Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Johnny Hooker, Chitãozinho e Xororó, Inezita Barroso, Mateus Carrilho, Lana Del Rey e Johnny Cash, são algumas de suas principais referências para criar seu personagem único.

| Casa de Cultura São Rafael. Sábado: 03/09 às 19h.

 

Guliwer, O Brutus

Linguagem: música

É um Mc que apresenta títulos musicais voltados a temas de seu próprio cotidiano (amor,relacionamento, amizade e conflitos da vida adulta) com uma musicalidade que lhe é peculiar. Uma viagem no rap "o ritmo rua" um dos elementos do Hip Hop com passeios pela soul music do mais puro underground num flerte com a mpb com a produção quase que total autoral de forma independente o show do Guliwer, O Brutus é um mix que pode ser conferido com uma voz potente e com ideias para reflexão e diversão

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Sábado: 03/09 às 19h.

| Centro Cultural. Sábado: 10/09 às 19h.

| Centro Cultural Grajaú. Domingo: 18/09 às 17h.

| Centro de Culturas Negras. Domingo: 25/09 às 17h.

 

DBS Gordão Chefe

Linguagem: Música

DBS apontado pela Revista Rolling Stone como criador de estilos e vocal único DBS iniciou 1993 como Grupo DBS MCs, mas só foi conhecido no grande público em 1999 quando foi convidado a participar da Familia RZO, coletivo criado pelo Grupo RZO, para revelar novos talentos onde foi revelado Sabotage Negra Li e DBS. Lançou quatro álbuns, vendendo mais 90 mil cópia seu vídeo clip Qui Nem Judeu de 2007 é divisor de água da produção digital video clip no brasil, onde foi apontado pelo Prêmio Hutúz como cinco principais videoclip da história do Hip Hop Nacional, com parcerias de peso como Edi Rock, Black Alien, Arlindo Cruz, APC 16, Sabotage, Thaide, Emicida, Flora Matos Periclés, Rael, Tribo de Jah, Projota entre outros, DBS é amado e respeitado criador uma das carreiras mais bem sucedidas, que vai além da música a moda como lançamento de produtos como Boné em Parceria com Starter BR usada pela Modelo internacional Cara Delevingne no ensaio para Vogue Brasil da música a moda DBS permanece surpreendendo. O mais novo título do rapper foi ser apontado como Pai do Trap Brasil pela nova geração devido a sua música e Vídeo Clip Qui Nem Judeu lançandos em 2006/2007, apontado como primeiro Trap Nacional assim DBS segue.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. Sábado: 03/09 às 19h.

| Casa de Cultura Butantã. Sábado: 10/09 às 15h.

| Casa de Cultura São Mateus. Sábado: 17/09 às 16h.

| Casa de Cultura Vila Guilherme. Domingo: 18/09 às 17h.

| Casa de Cultura Brasilândia. Sábado: 24/09 às 19h.

 

Os Boêmios de Adoniran

Linguagem: Teatro, música, dança

O musical Os Boêmios de Adoniran trata-se de um espetáculo que visa o resgate e a difusão da história do samba paulistano para o público em geral. Através das composições de Adoniran Barbosa e de uma história emocionante, jovens, adultos e idosos têm a oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade de São Paulo. Com um elenco de grande talento e com uma qualidade musical de altíssimo nível, o espetáculo foi destaque nos principais e mais respeitados guias de cultura da cidade de São Paulo, se consagrando com sessões sempre lotadas e um grande sucesso de público e críticas. O musical também já viajou por diversas cidades do interior e do litoral paulista. Em seis anos de estrada, “Os Boêmios de Adoniran” conquistou alguns prêmios, tais como: Prêmio Bibi Ferreira na categoria Melhor Espetáculo no voto Popular (2012/2013), Prêmio de Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de São Paulo 2011 e Prêmio de Melhor Projeto Sonoro pela Cooperativa Paulista de Teatro 2010.

| Centro Cultural Flávio Império. Sábado: 03/09 às 19h.

| Centro Cultural Vila Itororó. Domingo: 04/09 às 19h.

 

Daniel Yorubá

Linguagem: Música

Daniel Yorubá é um cantor e compositor de world music e tem como principal característica a fusão da MPB com ritmos africanos, reggae, hip hop, R&B e dance pop, dando origem a uma sonoridade bastante singular. Nascido e criado na periferia de São Paulo (BR), o músico faz da arte de compor um canal de discussão sobre questões sociais urgentes e reflete ainda assuntos transcendentais - colocando quase que sempre o ser feminino no cerne de suas composições e a figura materna como representante da força vital e do amor genuíno. Filho da mineira Dona Efigênia, que cantava na igreja, e do multi instrumentista Zé Pernambuco, as influências musicais de Yorubá vêm de berço. Porém, a sua relação com a música foi marcada por encontro e desencontros e o despertar para o talento musical se deu já em sua fase adulta, quando Daniel conheceu o músico “Kleber da Viola”, que o ensinou a tirar os primeiros sons no violão.

| Centro Cultural Cidade Tiradentes. Sábado: 03/09 às 20h.

| Centro Cultural da Juventude. Sábado: 10/09 às 18h.

| Centro Cultural Grajaú. Domingo: 18/09 às 18h.

| Centro de Culturas Negras. Domingo: 25/09 às 18h.

 

Getúlio Abelha

Linguagem: música

Getúlio Abelha é um multiartista que transita livremente entre o forró tradicional, o pop e o eletrônico. Questões atuais, políticas, corpos, gênero e críticas ao conservadorismo estão presentes na música, dança e audiovisual do artista. Nos palcos, Getúlio é explosão pura, seja por conta de seus figurinos coloridos e impactantes, seja por sua performance avassaladora com seus bailarinos coreografados, que atravessa o pop com uma atitude punk e vice-versa. Com letras ácidas, tom irônico e crítico, Getúlio Abelha nos faz dançar, refletir e resistir.

| Casa de Cultura São Rafael. Sábado: 03/09 às 20h.

 

Felipe Flip

Linguagem: Música

Felipe FLIP e banda juntam rimas em projeto musical que conecta o Rap com o Jazz. Com a proposta de trazer novos elementos sonoros em um projeto musical. A união do rap de FLIP, com as levadas jazzistas da banda deu origem ao projeto “Felipe Flip e banda versão JazzRap”. Resgatando as raízes do Jazz, que representam a fusão de ritmos e movimentos culturais, o grupo Átrio Jazz trás a influência do rap para shows que exploram influências diversas da música, com propriedade para transitar entre diversos estilos, sempre obedecendo o groove.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. Sábado: 03/09 às 20h.

| Casa de Cultura Butantã. Sábado: 10/09 às 16h.

| Casa de Cultura São Mateus. Sábado: 17/09 às 17h.

| Casa de Cultura Vila Guilherme. Domingo: 18/09 às 18h.

| Casa de Cultura Brasilândia. Sábado: 24/09 às 18h.

 

Quando as Máquinas Param

Linguagem: Teatro

Uma demissão em massa na fábrica em que Zé trabalhava como operário faz sua realidade mudar drasticamente, e nem as costuras de sua esposa Nina conseguem dar conta das faturas que não param de chegar. A desesperança do operário se transforma em um sentimento de humilhação e, depois, em uma revolta que afunda os dois na imobilidade e ameaça o casamento.

| Teatro Alfredo Mesquita. Sábado: 03/09 às 21h.

| Teatro Alfredo Mesquita. Domingo: 04/09 às 19h.

| Teatro João Caetano. Sábado: 10/09 às 21h.

| Teatro João Caetano. Domingo: 11/09 às 19h.

| Teatro Paulo Eiró. Sábado: 17/09 às 21h.

| Teatro Paulo Eiró. Domingo: 18/09 às 19h.

 

Arte em todos os Tempos

Linguagem: teatro, música, circo

Arte em Todos os tempos se trata de uma intervenção artística criada pela renomada Cia. do Estômago voltada para o público infantil e familiar. A Cia. do Estômago tem mais de 15 anos de trajetória, mais de 15 espetáculos e intervenções em currículo, viajou por todo o Brasil. Arte em Todos os Tempos não se trata de uma simples apresentação teatral, mas sim de uma grande intervenção gerando um lugar de experiência no público presente. A intervenção artística contará com uma série de atividades, criando um ambiente de lazer, buscando que os munícipes compreendam que o espaço público também é um local de descontração e divertimento, que se trata de uma extensão de suas casas. O encontro acontecerá com delicadeza, mostrando que o mundo pode ser leve e que o sorriso deve sempre existir. Para deixar a intervenção ainda mais animada, a Cia do Estômago realizará performances musicais, explorando o melhor da música para que todas as famílias possam se divertir e dançar juntas. A intervenção contará com performance narrativa trazendo incríveis histórias para aguçar nossa imaginação, valorizando a tradição da oralidade. Em nossa intervenção todos são muito bem-vindos, afinal arte é para todos e precisamos compreender e respeitar nossa diversidade. Na intervenção a Cia. do Estômago também trará performances circenses, intervenção Cenográfica e muita brincadeira.

| Museu Casa do Bandeirante. Domingo: 04/09, das 11h às 14h.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Quinta: 22/09, das 10h às 14h.

 

Rastrum

Linguagem: Música, dança, teatro

Do latim “Rastrum”. Vestígio; pegada ou sinal deixado ao caminhar. Qualquer sinal que fica quando algo passa; o que dá pistas do aparecimento... KD. Em “Rastrum” queremos revelar o percurso de nossas escolhas. Um mergulho que se expande, amplia e transmuta o corpo e a forma. Comemorando os 16 anos da KD Cia de Dança convidamos o público a revisitar suas histórias através da nossa e também fazer presente a beleza do hoje, desse encontro que viemos celebrar e dançar. Quais são suas resistências, pretensões, dificuldades, limites, paradoxos? Existe um fim?

Talvez um dia alguém fique...

| Museu Chácara Lane. Domingo: 04/09 às 14h.

 

Avoapé

Linguagem: Teatro

O espetáculo é a continuidade da pesquisa cênica do projeto Diário de Um Certo Artista, iniciada em 2019. Para a criação da obra de 2021, o Coletivo Diário se aprofundou na cena Currículo, refletindo sobre os caminhos que se abrem e se fecham o tempo todo para quem não tem o exigido pelo sistema. E, com a pandemia, a burocratização e o não acesso se potencializam. O profissional deixa seu antigo currículo de lado para rascunhar novas habilidades e vivências. Profissionais esses que se redescobrem para transformar o antigo e se adaptar ao novo normal. Resistindo, lutando e enfrentando. Entre folhas, flores e tropeços, Rodrigo segue trilhando os caminhos que reivindica para todes nós e clamando por Njila, pelas Yabás, por suas ancestrais vivas e por seus irmãos da terra. Entre agonias e pandemias, o artista segue resistindo de dentro de casa, das ruas, dos terraços e dos espaços entre artistas independentes. Trilhando seu caminho, um pé atrás do outro, até voltar a alçar voo.

| Centro Cultural Santo Amaro. Domingo: 04/09 às 15h.

| Centro Cultural Grajaú. Sábado: 17/09 às 16h.

 

Nos Bastidores da Lona

Linguagem: Circo e teatro infantil

Como será que um palhaço acorda? Como será que ele se prepara para suas apresentações? É exatamente isso que vemos no espetáculo Nos Bastidores da Lona. A cooperação dos palhaços em não deixar o circo falir após uma crise é a chave da brincadeira!!! Entre números clássicos, música, acrobacia e muito humor, a história toma forma e nos mostra que na vida não conseguimos fazer nada sozinhos!

| Casa de Cultura Raul Seixas. Domingo: 04/09 às 15h.

 

Kodon

Linguagem: Dança, teatro

Kodon (Sol Nascente na língua malinké), a Cia busca trazer reflexões sobre a continuidade inevitável da vida e seus ciclos, exaltando a soberania das forças da natureza das quais os seres humanos dependem. Com um trabalho que se utiliza das linguagens da dança, teatro e acompanhado pela música ao vivo, o intervenção que tem duração de 50 minutos promove cenas que recriam vivências diárias muito comuns tanto na África como aqui no Brasil, permeadas pela ideia de um força maior que mantém os processos naturais fortalecidos por gerações e a importância destas energias observadas milenarmente por todas as culturas tradicionais do mundo. Busca promover assim o protagonismo das expressões e estéticas negras enquanto divulga a rica e milenar cultura Mandingue.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Domingo: 04/09 às 16h.

| Museu Chácara Lane. Sexta: 30/09 às 16h.

 

Leandro Fregonesi

Linguagem: Música

Cantor e Compositor, Leandro Fregonesi tem 3 CDs e 1 DVD lançados, mais de 500 músicas compostas sendo que várias delas gravadas por artistas como Beth Carvalho, Maria Bethânia, Diogo Nogueira, Zezé Motta, além de inúmeros artistas da nova geração como Renata Jambeiro, Nilze Carvalho, Juninho Thybau, Renato Milagres e tantos outros, como também por grupos como o Casuarina e Bom Gosto. É o único artista da nova geração que tem músicas suas nos trabalhos comemorativos de 50 anos de carreira de 3 Divas da Música Brasileira: Maria Bethânia, Beth Carvalho e Zezé Motta! Além de se apresentar em palcos por todo o Brasil, já se apresentou na Espanha (Madri e Barcelona), França (Cannes) e Hungria (Budapeste).

Fregonesi mostra, neste show, além de composições suas, sambas de sucesso de outros compositores como Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, resultando num show alegre, contagiante e brindando o público com o que de melhor o samba tem: a popularidade, a nobreza da simplicidade, a força poética, a vastidão rítmica, as filosofias da vida e nossa genuína vocação para a miscigenação, a felicidade, a festa e o “Fuzuê”.

| Centro Cultural Galeria Olido. Domingo: 04/09 às 16h.

 

Amálgama

Quatro artistas levam para a cena diferentes técnicas circenses em uma linguagem própria entre o malabarismo, acrobacia a dança. AMÁLGAMA é o nome que se dá à mistura de elementos diversos. Pode ser a reunião desordenada de pessoas; a fusão perfeita de coisas que formam um todo; o nome da companhia e do espetáculo.

| Teatro Flávio Império. Domingo: 04/09 às 19h.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Sábado: 10/09 às 15h.

 

DeLua

Linguagem: Música

De Dias e Lua duas cantoras que recentemente se juntaram e formaram a dupla chamada DeLua, com sucessos já lançados como "Bumbum do Poder" e "Tem Quem Queira", no estilo musical chamado BREGADEIRA que consiste na junção de: Arrocha, Brega, Pagodão Baiano e o Funk. Em seus shows DeLua busca sempre trazer toda a alegria para seu público, com suas músicas sempre bem agitadas e dançantes.

| Casa de Cultura Manoel Mendonça / Santo Amaro. Sexta: 09/09 às 19h30.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Sábado: 24/09 às 20h.

 

Matuto - Rapha Santacruz

Linguagem: Música

Um misto de mágico e palhaço, esse personagem parece saído de um Folheto de Cordel. Em uma linguagem típica do Nordeste brasileiro, ele vai apresentando seu universo de encantamento, com os elementos que saem da sua mala de vaqueiro sertanejo. Forró, xaxado, coco, cavalo-marinho fazem parte da animada trilha sonora desse espetáculo onde a magia tem sotaque matuto. Diversão garantida para todas as idades.

O mágico matuto é danado de bom!

| Casa de Cultura Brasilândia. Sábado: 10/09 às 15h.

| Casa de Cultura São Rafael. Quarta: 14/09 às 10h.

| Casa de Cultura Raul Seixas. Sábado: 17/09 às 15h.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Quinta: 22/09 às 09h.

| Casa de Cultura Guaianases. Sábado: 24/09 às 11h.

 

Serginho Madureira

Linguagem: Música

Almir Guineto em especial, foi o responsável por despertar em Serginho Madureira o gosto em compor. Na época moravam juntos em São Paulo, e vendo Almir compor diariamente e lhe incentivando a fazer o mesmo, percebeu que o gosto em compor, tornara-se parte dele. Serginho Madureira seguiu compondo sozinho e com parceiros, dia após dia foi criando sua própria identidade nas composições. Alguns de seus parceiros são: Claudemir Rastafári, Serginho Meriti, Capri, Ubirany, Sereno, Ronaldinho, Claudinho Guimarães, Moskitinho Moleke, Quinho, Beto Sorriso, Ricardinho (Cid. Tiradentes), Mi Barros, Didi Pinheiro, Bira Presidente, João MarNns, Pipa, Cleverson Luiz, Zico, entre outros!

| Casa de Cultura Júlio Guerra / Largo Treze. Sábado: 10/09 às 16h.

 

O Monstro da Porta da Frente

Linguagem: Teatro

Laurinha brinca de criar filmes em um antigo cinema desativado de seu bairro, quando percebe que esse cinema e grande parte de sua vizinhança foi vendida para os Srs Compasso e Descompassado. Laurinha conhece um personagem que atravessou os tempos, o Lanterninha, e juntos criam um filme para evitar que todos os antigos moradores do bairro tenham que mudar de suas casas.

| Teatro João Caetano. Sábado: 10/09 às 16h.

| Teatro João Caetano. Domingo: 11/09 às 16h.

| Teatro Alfredo Mesquita. Sábado: 17/09 às 16h.

| Teatro Alfredo Mesquita. Domingo: 18/09 às 16h.

 

Os caçadores de borbolivros

Linguagem: Teatro

A Cia Navega Jangada de Teatro traz ao público “Os Caçadores de Borbolivros”. Uma contação que apresenta de forma lúdica e musical oito títulos da literatura infantil, revisitados de forma musical e lúdica Três caçadores viajam pelo mundo com a missão de resgatar livros que “voaram” de suas prateleiras por serem esquecidas pelos seus leitores, se tornando assim borbolivros. A proposta é que a criança resgate com uma rede o borbolivro que passará voando. A cada borbolivro que resgatam, uma cena e uma canção é apresentada ao público em meio a narrativa. Diversas técnicas foram trazidas às cenas: atores, bonecos, manipulação de tecidos, dança – teatro, além da música ao vivo que é característica marcante no trabalho da Cia. Buscamos através deste trabalho, atingir o público em geral, mas principalmente a primeira infância (até os seis anos de idade), além de apresentar alguns instrumentos para que os próprios pais possam desenvolver o hábito de “sentar com seu filho por um instante e simplesmente contar uma história.

| Centro Cultural Penha. Sábado: 10/09 às 16h.

 

Família Tríplice

Linguagem: Música

A Família Tríplice aposta na diversidade musical e informação para envolver o público. O grupo de Rap Baiano sempre agregou na sua música expressões populares da Bahia e através da fusão de elementos da música negra popular, como Pagode Baiano, música Afro, reggae, e a mistura com os elementos eletrônicos do RAP sendo um dos pioneiros na vertente que só cresce na Bahia e hoje ganha projeção nacional através de outros artistas, O show da Família Tríplice transforma o palco em um grande espetáculo, sempre carregado de surpresas batidas eletrizantes e intervenções sonoras produzidas pelo DJ, enquanto os MCS interagem com o público com letras empolgantes e bem elaboradas, enquanto dançarinos através das expressões corporais dão ênfase a mensagem e através da levada da percussão e a guitarra, tocada pelos músicos que enriquecem a levada da banda com suas habilidades.

| Centro Cultural da Juventude. Sábado: 10/09 às 17h.

| Centro Cultural Penha. Sábado: 10/09 às 20h.

| Centro de Culturas Negras. Sábado: 17/09 às 19h.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Sexta: 16/09 às 20h.

 

Asfixia Social + Gog

Linguagem: música

O Asfixia Social é uma das bandas mais ativas da cena independente nacional, tendo já lançado 2 DVDs - ao vivo em Cuba (2015) e ao vivo em São Paulo (2013), 3 discos e 1 livro, trazendo em sua música uma mistura original de Rock, Hip Hop, Soul, Dub, Punk e as raízes da música brasileira. Formado por Kaneda (Voz/Trompete/Trombone), Rafael e Marcelo (Guitarras), Leo (Baixo) e Rodrigo (Bateria), o grupo realiza em julho de 2022 sua segunda turnê na Europa e está confirmado em importantes festivals como o Rebellion Festival e Punx Picnic (Inglaterra), Vive Le Punk e Chaffeur Dans la Noirceur (França) e Halt Pop (Holanda), além de shows por toda a Alemanha e Reino Unido. O grupo já gravou com diversos artistas, entre eles o rapper Gog (DF), e devido a parceria de longa data e diversas canções conjuntas no repertório, a banda convida o MC para este show de 1 hora, incluindo versões de "A Cara do Inimigo", "África Tática", "Brasil com P" e a releitura de "Assassinos Sociais", originalmente escrita em 1993 e regravada em 2021. A parceria Asfixia Social e Gog no palco deixam um recado certeiro: o som é periférico e pesado! Genival Oliveira Gonçalves (Gog) é um dos maiores nomes do hip-hop brasileiro, conhecido como o poeta do rap, alçou os mais altos vôos para representar a cultura de rua que aprendeu no subúrbio brasiliense. Como convidado especial, encaixa perfeitamente na proposta da banda Asfixia Social, que optou pela mistura sonora em meio a letras reflexivas e tem representado a diversidade presente na cultura brasileira, revelando que a periferia pode e deve ter a voz ativa e valorizar todo esse caldeirão cultural.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Sábado: 10/09 às 19h.

| Casa de Cultura Ipiranga. Domingo: 11/09 às 16h.

 

Festa Ralachão

Linguagem: Música

A Festa Ralachão surgiu em 2017 com os produtores Rafa Duarte, Paula Mendes e Camis Rivereto, com a proposta de levar a cultura preta e periférica para o centro de São Paulo. Visando unir e reunir os mais diversos tipos de pessoas, a festa enfatiza estilos de músicas populares entre a comunidade preta, além de apoiar e introduzir produtores, djs e marcas desse meio. Com mais de 15 edições já realizadas, a Ralachão já passou por endereços populares do centro de SP como Bar Quenga Paulista na Rua Treze de Maio, Morfeus Club na Santa Cecília, Bar Cork no Vale do Anhangabaú e Espaço Nobre na República. Mais de 10 mil pessoas já passaram pelas nossas pistas e o rápido crescimento, assim como o sucesso da festa com o público, é o nosso maior termômetro para continuarmos levando a proposta da Ralachão cada vez mais longe.

| Centro Cultural da Diversidade. Sábado: 10/09 às 19h.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Domingo: 11/09 às 20h.

 

Ultra Soul

Linguagem: Música

A Ultra Soul foi criada com o intuito de resgatar a música negra americana como a Soul Music, o Funk e o R&B dos anos 70 e 80. A banda já acompanhou alguns artistas como: Ed Motta, Léo Maia, Vanessa Jackson, Dom Paulinho Lima, Edu Camargo, ambos do The Voice Brasil, entre outros. Estruturada com quatro vocais que revezam entre si, fazendo belíssimas apresentações com espetaculares arranjos. Há 10 anos têm levado o melhor do Soul, Funk e R&B em lugares como: Virada Cultural Paulista, Bourbon Street, Charles Edward, Festival de Inverno, e também em outros estados como Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e em várias cidades do interior paulista. A banda faz clássicos como: Tim Maia, Eart, Wind and Fire, Jorge Ben Jor, Stevie Wonder, Luiz Gonzaga, Seu Jorge, Nina Simone, Maxwell, Michael Jackson entre outros. O intuito desse trabalho é trazer muita diversão e autenticidade para seu evento, um show mesclado entre os sucessos clássicos para dançar muito!!!

| Centro de Culturas Negras. Sábado: 10/09 às 19h.

 

Cigarras ao Sol

Linguagem: Música, Teatro, Dança

Acreditamos que as relações são sobre o quanto de verdade você está disposto a entregar para outra pessoa e para si mesmo. O quanto de verdade existe na sua entrega e o quanto de verdade você está disposto a depositar no colo de outrem. Se você consegue despejar sua verdade sobre aquilo que você é; se você consegue se desesperar com a falta de honestidade dos discursos superficiais e se consegue, em meio à ditadura da frieza, reciclar a beleza da coragem em ir dizendo cada terremoto que tem se passado aí dentro do seu peito. Você tem sido e tem dito a verdade?

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Sábado: 10/09 às 20h.

 

Chocolatte da Vila Maria

Linguagem: Música

Com mais de 30 anos de estrada, o sambista já acompanhou grandes artistas como: Beth Carvalho, Demônios da Garoa, Jamelão, Jair Rodrigues, Monarco, Quinteto e Branco e Preto entre outros. Com muitos vistos na bagagem ele se apresentou em diversos festivais como: Montreux Jazz Festival (Suíça), Jazz à Vienne (Áustria), Guida Festival (Itália), Mega Music – Newtown, Logan Square Auditorium (Chicago/EUA).Seu repertório conta com grandes sucessos como: Chora Neném, Herança Popular, Na Beira da Esquina, Zeca Fumaça e muito mais.

| Casa de Cultura Júlio Guerra. Domingo: 11/09 às 15h.

 

Giovani Cidreira

Linguagem: Música

Nascido na periferia de Salvador, Giovani Cidreira é cantor, compositor, arranjador e instrumentista negro, tem lançado sua chama na música desde 2006, estreando o trabalho solo em 2014 com o EP“Giovani Cidreira”. Ganhou o prêmio de melhor música com letra no XII Festival da Educadora FM e melhor intérprete no Prêmio Caymmi em 2017. Mesmo ano em que lançou seu primeiro disco de estúdio, o "Japanese Food”, pelo selo Balaclava Records (patrocinado pelo Natura Musical), que circulou nos principais festivais e programações culturais do Brasil entre 2017 e 2018. O trabalho deu ao artista projeção nacional, com destaque ao álbum e à performance ao vivo, ratificadas através de críticas e matérias em veículos como Estadão, Rolling Stone, Scream & Yell, entre outros.

| Centro Cultural da Diversidade. Domingo: 11/09 às 18h.

 

Adriano Martins

Linguagem: Música

O show “Ninguém é dono de ninguém” do cantor sertanejo Adriano Martins, propõe uma experiência empolgante, graças à interação com o público por meio de canções especialmente escolhidas com o intuito de alegrar e contagiar o público a partir da escuta musical. Seus elementos inspiradores passeiam por diversos gêneros da música regional sertaneja, dialogando com propriedade e independência entre o universo musical contemporâneo e tradicional. Seu repertório apresenta canções exclusivas e experimenta novas estéticas para canções já consagradas. O show conta com um time de músicos promissores da nova geração paulista e seu repertório foi arranjado todo o público a cantar e dançar o tempo inteiro.

| Centro Cultural CC Penha. Domingo: 11/09 às 19h.

 

MC Danny

Linguagem: Música

"MC Danny, hein... Não confunda!". Entre os bordões que invadiram a música brasileira, poucos são tão bons para introduzir a artista por trás dele. É fácil confundir MC Danny de várias formas antes de conhecê-la melhor. Ela teve a 1a e a 3a músicas mais tocadas no Spotify no Brasil no réveillon ("Toma toma vapo vapo", com Zé Felipe, e "Ameaça", com Paulo Pires e Marcynho Sensação) - com isso, elas entraram até no top 30 global. Quem ouve de relance os forrós ousados pode ficar confuso sem saber que: A nova voz da pisadinha é uma funkeira paulista. Ela tentava emplacar em SP há 10 anos, até virar queridinha do forró. As letras são cheias de ousadias e quicadas. Mas Danny se formou no funk "consciente", sobre a realidade difícil das favelas. Nas músicas, ela deixa homens doidos com relações sem sentimento. Na real, Danny vive tranquila com sua namorada. Todo mundo está atrás da voz imponente, do ritmo e da liberdade feminina da artista que antes era ignorada. Ela fechou 'feats' com Barões da Pisadinha e João Gomes, e sua equipe conversa com a de Anitta. Mas ela não quer se prender a uma fórmula - no funk nem na pisadinha.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Domingo: 11/09 às 22h.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Sábado: 17/09 às 20h.

 

Mário e as Marias

Linguagem: Teatro, música, circo

O menino Mário recebe de presente de seus pais óculos mágicos que permitem que ele veja o Brasil de uma forma surpreendente. Ele parte em busca daquilo que seus olhos passam a ver: Maria, que representa nossa gente e cultura, e essa se torna a grande aventura de sua vida. A história é livremente inspirada na vida e obra do artista Mário de Andrade.

| Casa de Cultura Ipiranga. Quarta: 14/09 às 16h.

| Casa de Cultura São Rafael. Quarta: 21/09 às 15h.

| Casa de Cultura Tremembé. Quinta: 22/09 às 17h.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Quinta: 29/09 às 15h.

 

509-E

Linguagem: Música

As experiências no cárcere os fizeram enxergar as reais intenções do sistema famigerado, criaram o antídoto através do resgate da autoestima, encontraram no Hip Hop a ferramenta para ampliar seus horizontes através de suas músicas. De dentro da detenção iniciaram suas jornadas, em 1999 a dupla era conhecida como “Linha de Frente” e até chegaram a fazer uma música de participação no CD do ex-traficante José Carlos dos Reis Encina, vulgo Escadinha. Como ninguém se recupera sozinho, contaram com o apoio da "Madrinha dos Presos", a atriz Sophia Bisilliat, idealizadora do projeto “Talentos Aprisionados”. Vários músicos de peso do cenário nacional como Mano Brown e Edi Rock (Racionais MC's), DJ Hum (parceiro de Thaíde), Zé Gonzales (Planet Hemp) e MV Bill deram todo o suporte para que a mensagem chegasse aos ouvidos de toda uma sociedade carente e desinformada sobre o sistema carcerário no Brasil. No ano de 1999 nasce o 509-E tornando-se porta-voz de todos aqueles que sofriam com a vida desumana dentro de um sistema prisional falido. No ano seguinte em 2000 lançam seu primeiro CD, chamado Provérbios 13, com 12 faixas e que até hoje é considerado um clássico, denunciando todas as injustiças sociais sofridas pela classe periférica. O número 509-E representa a cela onde residiam no pavilhão 7.

| Casa de Cultura Júlio Guerra / Largo Treze. Sexta: 16/09 às 16h.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. Domingo: 25/09 às 16h.

 

Os Lavadores de História

Linguagem: Teatro

Urucum, Tom Tom e Jatobá são lavadores de histórias que, todas as noites, visitam quintais da infância para lavar o que ali fora esquecido e revelar memórias. Eles ficam tocados, mas também se divertem muito com as personagens e segredos de cada história revelada. O espetáculo convida o público a reviver as próprias memórias e relembrar a infância com o intuito de que não se perca o que foi vivido em cada lugar.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Sábado: 17/09 às 15h.

 

Broderagem

Linguagem: Dança

Este espetáculo é sobre o amor. Sobre evidenciar a troca de afetos entre homens e subverter o que lhes é imposto pela sociedade, que nos diz a todo momento que homem não pode ser afetivamente vulnerável. Com diversas linguagens de dança como o ballet, o jazz, a dança contemporânea e o funk, além de buscar um preparo a partir da linguagem teatral, esta obra trás um elenco onde cada um dentro de sua linguagem veio de lugares onde o protagonismo negro precisa de referências e incentivo. Tudo isso permeado pela temática da broderagem, um termo gay utilizado para descrever homens que se relacionam sexualmente com outros homens mas não se consideram gays, sendo questionada a partir da tensão, do afeto e do desejo.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. Sábado: 17/09 às 17h.

| Casa de Cultura São Rafael. Sexta: 30/09 às 20h.

 

Dança de Atake - homenagem às rodas sagradas

Linguagem: música, dança, teatro, sarau

Dança e performances afro referenciadas. O grupo surge a partir de uma turma orientada pelo bailarino e professor Felipe Cirilo, pelo Programa Vocacional Dança, em 2017, e se configura como grupo em 2018. Além da dança, o grupo organiza eventos que discutem masculinidades, psicologia e autocuidado. Atualmente organiza as aulas "Povo Preto e Cidade".

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Sábado: 17/09 às 20h.

 

A Espetacular Volta ao Mundo

Linguagem: Circo, dança, música

Com muita diversão, dois palhaços charlatões, através de muita confusão e brincadeiras, tentam convencer o público que deram a volta ao mundo. Nestas viagens trouxeram personalidades incríveis vindas de terras distantes com habilidades inimagináveis como: telepatia, tiro ao alvo, adestramento de fera e acrobacia.

| Casa de Cultura Freguesia. Sábado: 17/09 às 20h.

 

Brita: lugares vermelhos e invisíveis para existir

Linguagem: Dança

A obra Brita: lugares vermelhos e invisíveis para existir traz como mola propulsora o impacto da gentrificação na experiência das grandes cidades e o contínuo processo de “descorporificação” por ela engendrado. Não são apenas casas demolidas e substituídas por grandes torres, há um avassalador processo que rouba os corpos das pessoas, faz entristecer, adoecer e esvair. Famílias são deslocadas com indenizações irrisórias, muros são construídos isolando territórios e comunidades, tapando o sol e rachando casas. O que pode o corpo quando enfrenta os desafios da cidade e da crescente bifurcação entre humanismo e vida urbana? Como ocupar frestas, transitar nos desequilíbrios sem se perder? Quais fundamentos nos permitem (re)existir diante de desmontes, escombros e violências que atravessam carnes e ossos? Brita propõe a ideia de corpos que, opostos à inércia, imaginam-se em vôos – sujeitos a quedas e encantamentos.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Domingo: 18/09 às 19h.

 

Elas entre Elas

Linguagem: música, dança, teatro, sarau

Elas entre Elas, se trata de intervenção artística especialmente criada pela renomada diretora Eliana Monteiro do Teatro da Vertigem. Elas entre Elas não se trata de uma simples apresentação teatral, mas sim de uma grande intervenção gerando um lugar de experiência no público presente. Para realizar essa grande intervenção, Eliana Monteiro do Teatro da Vertigem convidou as artistas performers para compor o seu elenco, sendo elas: Dione Carlos, Tenca Silva, Elisete Jeremias, Aline Santini, Gabriela Gonçalves, Lucienne Guedes, Mawusi Tulani, Jéssica Nascimento, Bruna Menezes, Claudia Schapira. O projeto tem como foco a invisibilidade das mulheres nas artes, principalmente em setores técnicos, resultado de uma estrutura social patriarcal e em muitos casos a predominância masculina em alguns setores. A Intervenção é composta por uma série de ações. Durante a semana teremos a intervenção cenográfica que acontecerá durante 6 dias no equipamento cultural, a intervenção cenográfica traz elementos das peças e da trajetória de Eliana Monteiro e outras artistas. Além disso a intervenção contará com outras ações,como: Performance audiovisual onde uma convidada falará sobre suas vivências na arte, também acontecerá um encontro aberto ao público numa performance narrativa onde podemos ouvir e falar sobre histórias e trajetórias nas artes. Teremos duas vivências abertas ao público com focos diferentes, uma vivência será dramatúrgica com o foco na escrita automática dentro da arte e como o corpo que participa se escreve e se insere nesse universo e a outra vivência será performática levando pra cena as palavras ditas em um papel, levando o corpo como resultado do jogo, gerando troca, gerando fala. E para finalizar a intervenção teremos uma intervenção performática que será apresentada para o público presente trazendo elementos de tudo que aconteceu durante a cena, trazendo para elas a voz que um dia foi amputada, silenciada, a performance será aberta ao público para que o mesmo possa participar, para que sejamos arte coral, arte que ecoa.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 20 a 25/09.

| Museu Casa Modernista. 27/09 a 01/10.

 

A Bailarina e o Palhaço

Linguagem: Circo

Hoje a Cia Suno tem dezesseis espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico "A Bailarina e o Palhaço", conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico "Estripulias no Circo", que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada.

| Centro Cultural CFC Tiradentes. Sábado: 24/09 às 15h.

| Casa de Cultura São Rafael. Quarta: 28/09 às 15h.

 

MC Dricka

Linguagem: Música

Release: Fernanda Andrielli Nascimento dos Santos, mais conhecida como MC Dricka, é uma nova voz do Funk, uma jovem cantora de São Paulo que marca seu nome no mundo da música. Com uma carreira rápida, sólida e um currículo gigantesco, a jovem MC / Empresária surgiu no Funk com uma explosão e com apenas 22 anos já ultrapassou a marca de mais de 300 milhões de acessos no Youtube e conta com 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Sábado: 24/09 às 17h.

Mc Lemos

Linguagem: Música

O jovem de apenas 20 anos é morador das quebradas de Guaianases, e assim como todo jovem marginalizado, o sonho de Lemos sempre foi ser jogador de futebol ou MC. Persistente, ele lutou até alcançar o sonho. “Sempre tive dois sonhos que todos os muleque de quebrada têm: ser jogador de futebol ou MC. Esses eram os dois que eu carregava na minha vida objetivos”. Por isso, o jeito foi colocar em prática o plano A e B. “Então eu fiz ambos, treinava e escrevia uns sons até que conseguir ir jogar fora do país”. “Cheguei a jogar na Bolívia profissionalmente por dois anos, mas infelizmente rolou algumas reviravolta na minha vida e não deu certo”. O corre não pode parar, então, Lemos meteu marcha no seu segundo sonho. “Não aconteceu no futebol, então no funk encontrei um caminho e Deus abençoo”. No funk Lemos estourou outros sons como: “Pegamos Hyundai” com MC DR, “Cinderela” e “Preto e Dinheiro“. Na busca pela visibilidade no funk, tudo começou com a cara e coragem. “O meu início no funk foi na quebrada soltando umas prévia. Muitos falaram que eu não iria conseguir, até que eu conheci meu empresário e ele me levou para produzir os primeiros lançamentos”. Os primeiros sons de Lemos foram: “O Dia Cantou“, “Problema é Seu” e “Passei a 200 Por Hora“.

| Casa de Cultura São Rafael. Sábado: 24/09 às 19h.

 

Riso

Linguagem: Dança

Cinco pessoas habitam e povoam o espaço construindo percursos e cruzamentos, criando situações onde risos e movimentos constroem uma dramaturgia única. Os sons dos risos partituram a encenação e revelam camadas e situações a partir de diferentes “tipos” de riso: o riso-choro, o riso-explosivo, o riso-mudo, o riso-perverso, o riso-engraçado, o riso-equivocado, o riso-histriônico citando alguns. O transbordamento do riso no corpo ou do corpo em riso.Os corpos, o riso, a dança, e o humor, encontrando nuances variadas se afirma também como movimento de resistência - existência. “A graça emerge de uma fonte inesgotável e o riso é a última das dádivas.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Sábado: 24/09 às 20h.

 

Marabu

Linguagem: Música

Público: Adulto

É do funk da baixada ao samba de Jorge Ben, no berço da efervescência cultural e musical da zona sul de São Paulo, que nasce Marabu: aquele que compartilha histórias. Nascido e criado no Jd. Angela, o Mc passou a materializar seu primeiro trabalho na música em 2018, através das faixas "Negócios" e "Boa Sorte" - ambas com produção musical de Levi Keniata e hoje integra a Nebulosa Selo. Marabu também atua como curador, pesquisador, articulador cultural e educador com foco nas manifestações culturais afrodiásporicas; Aos 25 anos, o Mc tem uma identidade musical rica em melodias e marcada por operações artísticas comuns aos terreiros e bailes de rua, essas características ganham maior destaque em seu disco de estreia. Em 2020 Marabu debutou com seu primeiro álbum, intitulado “FUNDAMENTO”, uma realização da Nebulosa Selo, com produção de Levi Keniata".

| Casa de Cultura São Rafael. Sábado: 24/09 às 20h.

 

Florilégio

O espetáculo parte do território do real, ancestral e dos sonhos, em um espaço tempo que nos aproxima de pessoas e  histórias. Entre poesias, músicas, danças, lutas, mas também entre encontros e desencontros próprios de nosso tempo, transita por narrativas que envolvem a construção de uma comunidade, construindo uma tessitura em torno dos sentidos do esperançar, inspiração vinda do educador Paulo Freire.

| Casa de Cultura São Rafael. Domingo: 25/09 às 15h.

 

Dançando os orixás, Cantando pro Santo

Linguagem: Dança

Com duração de 40 minutos, o espetáculo trabalha mitos dos Orixás, através de todos os aspectos que compõem as manifestações populares da cultura afro-brasileira, como movimentação corporal, música e cantos de sabedoria popular e autoral. O elemento principal é a Dança Afro Brasileira, que coloca em diálogo movimentos inspirados nas danças dos orixás e entidades dos terreiros de candomblé e umbanda, com movimentos contemporâneos como o “passinho do funk”, a capoeira e o ballet contemporâneo. Tudo embalado ao som de um mix de cantos tradicionais, tambores, instrumentos de corda e poesia.

| Centro Cultural Vila Itororó. Domingo: 25/09 às 17h.

| Museu Casa Modernista. Sexta: 30/09 às 18h.

 

Samba Rock no Asfalto

Linguagem: Música, dança

O espetáculo Samba Rock no Asfalto, conta a trajetória de um estilo de dança mais popular na década de 1960, que teve início nos bailes da periferia de São Paulo. O grupo busca interagir e estimular o público presente, transformando o espetáculo num verdadeiro baile de samba rock.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Domingo: 25/09 às 18h.

 

A Valsa de Lili

Linguagem: Teatro

Lili é uma pessoa extraordinária, uma mulher com questões iguais às de qualquer outro ser humano: o amor, os limites sociais e físicos e a luta pela sobrevivência. A única coisa que a distingue é que só consegue mexer os músculos do pescoço e da cabeça. Neste espetáculo, narra a aventura de viver plenamente em meio a estas adversidades.

| Teatro Paulo Eiró. Sexta: 30/09 às 21h.