Biblioteca Mário de Andrade Promove Aulas Gratuitas Sobre Leituras Obrigatórias do Vestibular

Projeto é comandado por Frederico Barbosa, professor de literatura e poeta vencedor do prêmio Jabuti

De agosto a outubro de 2022, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Biblioteca Mário de Andrade (BMA) oferece o ciclo “Literatura no Vestibular”, na Biblioteca Mário de Andrade (BMA). A atividade é composta por dez aulas gratuitas sobre livros exigidos pelos vestibulares da UNICAMP e da USP - as inscrições para a FUVEST abriram nesta segunda, dia 15.

À frente do projeto está o poeta e gestor cultural Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas de 2004 até 2015. Utilizando sua longa experiência como professor de literatura em escolas e cursos pré-vestibulares, o convidado aborda aspectos fundamentais das obras escolhidas, seja em relação ao estilo da escrita, à biografia dos autores e ao contexto histórico das narrativas e poemas.

“É um curso que transforma a leitura obrigatória, solitária e isolada numa leitura prazerosa e coletiva”, afirma Frederico, autor de nove livros de poesia, que já lhe renderam dois prêmios Jabuti. Ao longo do ciclo, que contará com interpretação simultâneaem Libras, textos como “Niketche – Uma história de poligamia”, de Paulina Chiziane, são parafraseados, analisados e interpretados, contando com o auxílio de músicas, vídeos e obras das artes visuais. Como faz questão de ressaltar o professor, as aulas, além de serem interativas, envolvem resolução de questões de provas anteriores, preparando os alunos para vários cenários possíveis.

“Literatura no Vestibular” amplia um outro programa da instituição, realizado em 2017, em que um especialista vinha à Biblioteca para falar sobre algum dos livros cobrados pela FUVEST. Em comparação com o ciclo anterior, hoje disponível no canal do Youtube da Mário de Andrade, o projeto atual, ao colocar um único professor para analisar diversos textos, permite explorar com mais profundidade as relações entre as obras, conteúdo exigido com frequência nessas provas.

Assim como toda a programação cultural da Biblioteca Mário de Andrade, as aulas são gratuitas. As senhas são distribuídas no dia dos encontros, com uma hora de antecedência, na recepção do prédio. Levando em consideração que hoje, dia 15, foram abertas as inscrições para a FUVEST, espera-se um público ainda maior no encontro desta quinta, dia 18, que tem como tema o clássico da poesia portuguesa “Mensagem”, de Fernando Pessoa.

Cronograma
11/08 - "Alguma Poesia", Carlos Drummond de Andrade
18/08 - "Mensagem", Fernando Pessoa
25/08 - "Terra Sonâmbula", Mia Couto
01/09 "Nove Noites", Bernardo Carvalho
08/09 - "Carta de Achamento do Brasil", Pero Vaz de Caminha
15/09 - "Bons dias", Machado de Assis
22/09 - "O ateneu", Raul Pompeia
29/09 - "A falência", Júlia Lopes de Almeida
06/10 - "Tarde", Olavo Bilac
13/10 - "Niketche – uma História de Poligamia", Paulina Chiziane


Serviço

Literatura no vestibular: FUVEST e UNICAMP
com Frederico Barbosa
de agosto a outubro, quintas, 19h
senhas na recepção a partir das 18h
Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94

Informações à Imprensa
Secretaria Municipal de Cultura
Fabiano Grisolia | Gabriel Fabri | Marina Baldocchi
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br