Teatro Arthur Azevedo completa 70 anos e mantém a Zona Leste no roteiro das grandes produções teatrais de São Paulo

Equipamento é um dos espaços culturais mais tradicionais da Mooca

O Teatro Arthur Azevedo completa 70 anos nesta terça-feira (02). Inaugurado em 02 de agosto de 1952, é uma homenagem ao teatrólogo, jornalista, poeta e contista maranhense Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo. Hoje, é um dos espaços culturais mais tradicionais da Mooca e recebe público não só local, mas também de várias regiões da cidade para suas apresentações.

Os visitantes são recebidos por um grande mural cubista de Renato Sottomayor, restaurado em 1976 pelo artista Ícaro, localizado no hall de entrada. O afresco combina o moderno e o tradicional, simbolizado pela arquitetura tradicional paulistana da década de 1950 - o que fez com que a construção fosse tombada, em 1992, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

O teatro municipal também conta com uma sala multiuso, que recebe diversas oficinas, eventos e pequenas apresentações. Passou por reformas estruturais para adaptação de novas tecnologias e de pequenas correções na infraestrutura da construção, sendo as principais em 1976, 2011 e 2018. A maior das reformas foi a de 2011, que trouxe ao teatro tecnologias do século 21 para melhor performance do espaço, sendo reinaugurado em 18 de agosto de 2015, um dia após o aniversário de 259 anos da Mooca.