Edital da Retomada apresenta projetos contemplados

Iniciativa incentiva atividades de diversas linguagens artísticas para levar oportunidades culturais a diferentes regiões da capital paulista

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia projetos contemplados pelo Edital de Fomento a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens, o Edital da Retomada. A iniciativa busca a descentralização de atividades culturais na cidade de São Paulo, de forma a levar oportunidades de produção de cultura a diferentes regiões da capital.

Anunciado em setembro de 2021, o edital incentiva a retomada econômica, após o fechamento de equipamentos e espaços culturais devido a pandemia de Covid-19. Com orçamento total de R$2 milhões, o incentivo é marcado pela diversidade de linguagens e atuações ao apoiar qualquer produção artística - teatro, dança, literatura, performance e artes visuais, por exemplo.

As atividades entraram em cartaz ainda no final de Julho, com a peça Pequeno Monstro dando início a programação. Dirigida por Pedro Leão, estreia no Teatro Alfredo Mesquita, em 22/07, e aborda o impacto da puberdade e sexualidade na vida de um adolescente. Para quem gosta de música, o espetáculo Rir Pra Não Chorar ocupa os centros culturais em uma homenagem aos sambas de Cartola e Adoniran Barbosa, com estreia em 06 de agosto.

Abaixo, confira as atividades contempladas, junto à programação.

 

Pequeno Monstro

Um adolescente que sente as paixões despertarem e começa entender como lidar com a sexualidade é o tema do espetáculo Pequeno Monstro, inspirada no conto homônimo de Caio Fernando Abreu. Trata da adolescência e suas descobertas e fantasias típicas da idade. Ela acompanha o início da puberdade do personagem principal e as transformações “monstruosas” que ele vive ao se deparar com as mudanças não só no corpo, mas também nos desejos e na personalidade. Nessa busca, ele transita entre o que é real e os devaneios por se encontrar.

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1779 - Santana. 22 a 24/07. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Ingresso gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria 1h antes do espetáculo.

| Teatro Arthur Azevedo - Sala Multiuso. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 12 a 14/08. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h. Ingresso gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria 1h antes do espetáculo.

| Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 19 a 21 de agosto. Sexta, sábado e domingo, às 20h. Ingresso gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria 1h antes do espetáculo.

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. 26 a 28/08. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Ingresso gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria 1h antes do espetáculo.

 

Rir Pra Não Chorar - Cartola e Adoniran Barbosa

O que aconteceria se uníssemos o humor tragicômico de Adoniran Barbosa à doçura realista de Cartola? Se topássemos “Divina Dama” com o “Samba do Bixiga”? “Trem das 11” com “Preciso me encontrar”? A cantora Carol Naine apresenta em show musical sua pesquisa sobre os trabalhos de Adoniran Barbosa e Cartola, e traça - usando as letras de suas canções - um paralelo entre suas vidas, suas semelhanças e diferenças e, em especial, o ambiente sócio-cultural em que os compositores viveram em suas cidades: São Paulo e Rio de Janeiro do século XX. As semelhanças são diversas, as coincidências surpreendem e as divergências nos fazem rir. Rir pra não chorar, porque retratam com poesia a dura realidade de comunidades marginalizadas nas duas maiores cidades do Brasil.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Sábado: 06/08, às 20h. Livre. Ingresso gratuito. | Participação Especial: Bernadete, a tulipa negra do samba.

| Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, 960 - Liberdade. Domingo: 28/08, às 18h. Livre. Ingresso gratuito. | Participação Especial: Jotape.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. Sábado: 10/09, às 17h. Livre. Ingresso gratuito.

 

Ideogramas Sonoros: novos caminhos entre as linguagens

A mostra reúne 27 obras e poemas da artista e jornalista Priscila Asche, além de músicas originais do compositor Fabio Guimarães. Usando a tecnologia para entrelaçar diferentes linguagens e proporcionar uma experiência imersiva do público com a arte visual, sonora e literária, a mostra busca ampliar a percepção cotidiana da escrita, da leitura e da música como forma de incentivar o exercício da liberdade de expressão, do pensamento e da imaginação.

| Biblioteca Pública Municipal Alceu Amoroso Lima. Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros. 15/08 a 30/09. Segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 17h. Ingresso gratuito.

| Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa. Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana. 15/08 a 30/09. Segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 17h. Ingresso gratuito.

| Biblioteca Pública Municipal Affonso Taunay. Rua Taquari, 549 - Mooca. 15/08 a 30/09. Segunda a sexta, das 08h às 17h, e sábado, das 10h às 17h. Ingresso gratuito.