Programação de Julho - Centros Culturais

Confira a programação completa

Residência CCD: Corpx Total

Residência Artes visuais Performance Dança

Corpx total é uma prática de investigação e integração dos corpos físico e sutil, desenvolvida por Ricky Catro para excitar presença e fluxo. O projeto-espetáculo é estruturado como base em sua experiência como performer e artista visual, aliando meditação e elementos da metodologia Angel Viana.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 01 a 31/07. Apresentação 28/07.

 

Baile do Batuca

Dança

Tradicional Baile que mistura aula e dança livre de samba rock.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01/07, às 18h. Livre. 80 minutos.

 

Liége

Música

A cantora e compositora paraense Liège lança , primeiro disco da carreira, com canções que perpassam temas como a ancestralidade, o autoconhecimento, a paixão, o desapego e a emancipação pessoal.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 01/07, às 19h. Livre. 90 minutos.

 

Baile do Sagatiba

Show

Baile do Sagatiba é um baile comemorativo que traz a vivência do Samba Rock e da Black music de SP, com objetivo real de aproximar os munícipes do Centro de Culturas Negras à um momento de lazer e inserção na cultura do samba rock, uma dança oriunda das periferias de São Paulo que traz em suas origens diversas vertentes da cultura Afro como Samba, R&B, Chame, Flash Back, Rap entre outros.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 01/07, às 19h. Livre. 120 minutos.

 

Lú Nóbrega

Música

No show “80 Anos Nara Leão – Da Bossa Nova ao Samba do Morro” a artista Lu Nóbrega mostra toda sua versatilidade e passeia entre Bossa Nova, O Samba do Morro e a Tropicália, representando a pluralidade das canções que Nara Leão exibia em seu repertório. Músicas como: A Banda (Chico Buarque), O Barquinho (Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli), Carcará (João Do Vale), João e Maria (Chico Buarque e Sivuca), Lindonéia (Caetano Veloso e Gilberto Gil) e outras estão presentes no show.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 01/07, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Arrasta Penha com Pé de Manacá

Roda de Capoeira

Forró de rabeca de São Paulo - SP, composto por quatro mulheres forrozeiras reunidas através da música.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 01/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Trilogia Foreman - Companhia Nova de Teatro

Teatro

Dois lenhadores rivais esmagam tudo o que vêem pela frente, esperando que a verdade cósmica venha substituir a banalidade de suas vidas cotidianas. Uma bela mulher inicia-os nos mistérios do sexo, da morte e da ressurreição. A peça apresenta uma série de exercícios espirituais que contestam o fascínio do erótico e as falsas promessas de sabedoria e poder.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Sextas, sábados e domingos, de 01 a 31/07. Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h. 14 anos. 60 minutos.

 

Mana Bela Denegrindo Saberes

Show

Denegrindo Saberes é o projeto da Artista/Ativista Mana Bella, usando seus saberes artistico/negros com o objetivo de ocupar espaços que ainda são negados para nossa atuação, Mana leva ao palco, além de letras potentes, o Rap Jazz, a Poesia Marginal e a potência da influência Baiana, evidenciando a força feminina no campo da cultura hip hop. Atuando há 6 anos o projeto Denegrindo Saberes, é reconhecido nas periferias como uma iniciativa inspiradora realizada por uma mulher negra nascida em Salvador-Bahia e moradora de das periferias de São Paulo. Denegrir é tornar negro, é evidenciar, é protagonizar e fomentar a Cultura AfroUrbana, no Hip Hop.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 02/07, às 15h. Livre. 90 minutos.

 

Poesia no Ponto

Literatura

Desde o início da crise sanitária em 2019, que matou milhares de pessoas e desestabilizou a economia, as artes se reinventaram, sendo, muitas vezes, únicas companhias de seres isolados. Apesar da gravidade global, algumas pessoas ignoram recomendações cientificamente comprovadas, o que piorou a situação em regiões periféricas. A poesia, por sua vez, dá mote para artistas levarem conhecimento, esperança e amor para fortalecer transeuntes no ponto certo.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 02/07, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito SMC Nayra Lays convida Bia Doxum

Música

Após quase seis anos de carreira, Nayra Lays volta aos palcos com o espetáculo “Efeito Borboleta” apresentando ao público seu bater de asas rumo à uma nova era artística marcada pela potência, sem perder a leveza. Com influências do pagode, samba rock, balanço e R&B, o show propõe experimentações sonoras que dialogam com estes gêneros de maneira atual sem perder a conexão com os fundamentos da música negra nacional, apresentando-as através de um repertório inédito, autoral e visceral. O show também conta com a participação especial da compositora, apresentadora, militante e ativista cultural da zona leste de São Paulo BIA DOXUM. Cria do Grajaú, extremo sul de São Paulo, Nayra Lays navega por gêneros da música negra, co-criando narrativas de vida para além da sobrevivência. Seu último show, “Corpo-Lar”, foi apresentado em programações como da Virada Cultural 2020, SIM (Semana Internacional de Música), Centro Cultural da Juventude (CCJ), Centro Cultural São Paulo e SESC Interlagos.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 02/07, às 18h. 10 anos. 60 minutos.

 

Sarau Coletive A Arte Liberta

Literatura

Luisa Rafacho, Diego Rbor e Eri Sá formam o Coletive A Arte Liberta. A ideia é proporcionar afetos numa degustação multicultural, com recitais, músicas, danças, causos, histórias e muita reflexão.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 02/07, às 18h. Livre. 90 minutos.

 

Bruna Caram

Literatura

O projeto "Afeto e Luta - Bruna Caram canta Gonzaguinha" surgiu a partir de uma live do Youtube transmitida em 2020, com pesquisa de repertório e roteiro de Jean Wyllys, e direção musical de Norberto Vinhas. Devido ao sucesso da live, Bruna decidiu transformar o projeto em show de turnê e álbum, a serem lançados em 2022. Em 2021, quando Gonzaguinha completou 30 anos de morte, Bruna transmitiu uma segunda live homenageando o compositor, com participação de Zeca Baleiro, Leila Pinheiro e outros 15 artistas. O repertório deste show foca nas canções passionais e políticas do compositor, cada vez mais pertinente nos dias atuais.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 02/07, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Mês do Rock | Rock in Penha com Banda Malúria

Música

Show da banda Maluria. Banda de rock LGBTQIAP+ que apresenta em suas músicas letras sobre liberdade, democracia, lutas raciais e feministas.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 02/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

OLIPE - Oficina Literária para Pequenos Escritores

Literatura

Lançamento de livro resultado da oficina literária para crianças.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 03/07, às 15h. Livre. 120 minutos.


Dançando os Orixás, Cantando pro Santo

Dança

O espetáculo navega entre poemas, gestualidades de expressão das simbologias das danças dos Orixás e cantos, em uma paisagem sonora que descola o público pelo imaginário da travessia diaspórica dos povos negros até o Brasil. A expressão da corporalidade contemporânea, ancorada no legado ancestral afrobrasileiro, é uma forma de honrar a ancestralidade enquanto origem e continuidade, gerando, assim, incessantemente o sentido da existência.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 03/07, às 17h. Livre. 40 minutos.

 

Batalha da Penha

HipHop

Batalha que acontece todos os domingos no Largo do Rosário promovido por jovens do bairro que se reuniam em frente ao CCP.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 03, 10, 17, 24 e 31/07, às 16h. Livre. 120 minutos.

 

Em Busca do Snark Invisível

Teatro Infantil

Inspirado no poema A Caça ao Snark, do escritor inglês Lewis Carrol, o musical infantil Em Busca do Snark Invisível discute os diferentes tipos de medo e a valorização da singularidade do indivíduo. A peça acompanha uma expedição náutica em busca do Snark, uma criatura difícil de definir, mas com características peculiares: meio caracol, meio cobra, meio tubarão. Sob as ordens de uma capitã Sineira, que carrega um mapa em branco, a tripulação é formada por personagens bastante inusitados: um Banqueiro, que tem o pilar da sua existência calcado no dinheiro; um Açougueiro que parece acreditar em tudo o que os outros falam e não sabe bem quem é; um Chapeleiro que preza pela justiça e pela investigação antes de qualquer julgamento; e um Castor muito hábil com os livros e com as palavras. Juntos, cantando e interagindo com o público, eles vão embarcar nessa jornada de descobertas sobre o mundo e sobre eles próprios.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 06/07, às 10h. Livre. 50 minutos.

 

Verônica Vallentino

Música

O Show da cantora e atriz cearense Verônica Valenttino é um compilado de canções tanto autorais como alguns covers que revelam um estado de inquietude e de busca por uma esperança remota em tempos sombrios e obscuros. A imersão para dentro de si mesmo é o convite desse show que nos faz refletir quem somos, nos tornamos e o que temos feito por nós mesmos num momento em que o mundo parou e tivemos de nos encarar e nos indagar a nós mesmos para onde estávamos caminhando. Forte, poético, reflexivo o show te convida a não ter medo de você mesma e aceitar suas falhas como possibilidade de mudança.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 06/07, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Yantó

Música

Sozinho no palco, Yantó canta, dança, toca piano, dispara programações eletrônicas e cria loops de voz ao vivo. O artista revisita canções de sua discografia e dá pistas de seu próximo disco, atualmente em fase de produção.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 06/07, às 20h. Livre. 45 minutos.

 

Residência CCD: Diversificar Itaim Bibi

Residência Exposição de Fotografias

Fotógrafo Ricardo Abreu vem documentando há décadas o bairro do Itaim-bibi, sua diversidade urbanística e arquitetônica. Em parceria com Grupo de Memória do Itaim-Bibi e portal Notícias do Itaim, organizamos nova exposição com trabalhos inéditos onde ele documenta também a diversidade de pessoas que circulam pelo bairro e em especial no Quarteirão Cultural, onde está situado o CCD.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 07/07 a 07/08. Abertura 07/07, às 20h.

 

Show Luna França

Música

Após 8 anos atuando na cena independente paulistana, a compositora e cantora Luna França se prepara para lançar "UM", seu primeiro álbum autoral. "UM" foi gravado no Estúdio Rosa Flamingo, mixado por Tó Brandileone (Anavitória) e masterizado por Carlinhos Freitas (Caetano Veloso, Céu). Luna França assina a produção musical junto a André Whoong.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 07/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Marina Decourt

Música - Jazz

‘Creme’ é o novo projeto da cantora, compositora e produtora musical Marina Decourt,com influências brasileiras, R & B, jazz e eletrônica. Marina apresenta um show inédito ao lado de Natalia Ferlin (guitarra), Rodrigo Santos Digão (baixo) e Sidmar Vieira (trompete).

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 08/07, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

João Suplicy

Dança

O cantor João Suplicy, perto de comemorar 25 anos de carreira, lança “Samblues”, projeto composto por três EPs e um álbum completo onde promove uma fusão de gêneros.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 08/07, às 19h. Livre. 70 minutos.

 

Dia do Rock | Banda Podridão no CCJ

Música

Repertório coeso e pesado do tradicional Death Metal, músicas autorais tocadas com máxima brutalidade isso é a Banda Podridão que teve início em 2015, projeto idealizado por integrantes das bandas Beyond the Grave e Febre do Rato. Com o intuito de tocar o mais primitivo e tosco Death Metal. Desde o inicio a banda está fazendo vários Lançamentos de demos, singles, splits e álbuns. Em 2019 a banda partiu para uma turnê de mais de 70 dias pelo Brasil, passando pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 09/07, às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Roda de samba Cacique da Penha

Música

Roda de Samba com o Bloco de Carnaval Cacique da Penha.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 09/07, às 15h. Livre. 120 minutos.

 

Dia do Rock | Banda Infamous Glory no CCJ

Música

O Infamous Glory escolheu o show do dia 9.7.2022 para voltar a atividade e fazer seu show de retorno! A banda estava em um hiato por alguns anos devido a compromissos pessoais, mas para esse show promete vir com força e com um show pesado e intenso na sua volta. A banda fala em gravar material novo e cair na estrada novamente. Infamous Glory é uma banda de Death Metal fundada em São Paulo, em 1999. São mais de 20 anos de estrada e dezenas de shows ao lado de bandas como Dismember, Krisiun, Voivod entre outras. Influenciada pelo Death Metal Old School e por bandas escandinavas, o grupo reúne uma Demo, 4 EPs, um Split (“Burial Breed”, de 2011 com The Black Coffins) e 3 LPs: “Deathstrike Revenge” (2010), “Bloodfeast” (2013) e “An Ancient Sect Of Darkness” (2019). Em 2020, lançou seu primeiro registro ao vivo, “Dead Alive”.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 09/07, às 16h30. Livre. 60 minutos.

 

Dia de Música - O Samba

Show

Objetivo principal deste projeto é a realização da temporada em 2022 do projeto “Dia de Música”no CCNegras, que consiste na apresentação de shows semanais de artistas consagrados da música popular brasileira.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 09/07, às 17h. Livre. 120 minutos.

 

Dia do Rock | Banda Flagelador no CCJ

Música

“Podem esperara uma catarse por parte do Flagelador” Armando Jorge Flagelador, vem apresentando seu trabalho de 2020, com a chegada da Pandemia a banda parou e com isso, pensamos: Que Mundo maluco é esse que vivemos! Estamos com fome e sedentos para subir ao palco do CCJ e mostra o que adoramos fazer, nesse caso um show pesado e intenso. A banda de thrash metal criada em 2000, em Niterói (RJ), conta com Armando Macedö (voz e guitarra), Alan Magno (baixo), Lucas Chuluc (guitarra) e Hugo Golon (bateria). No palco, apresentam músicas dos álbuns A Noite do Ceifador (2006), Obcecado por Sangue (2009), Assalto da Motoserra (2014) e Predileção pelo Macabro (2018). O show será gravado e fará parte de seu próximo disco, o primeiro ao vivo do Flageladör. Ao longo da carreira já excursionou por o todo país, tocando em festivais como o Abril Pro Rock, apresentando-se ao lado de Nuclear Assault (EUA) e Ratos de Porão, e na Europa, no festival SWR Barroselas (Portugal).

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 09/07, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Leandro Léo

Música - MPB

Este novo trabalho LEANDRO LÉO AO VIVO está acompanhado da parceria do músico e baterista DANILO MOURA e a baixista Beatriz Lima, este show celebra a música com a irreverência dos arranjos originalidade, coragem,swing brasileiro e muita alegria para os corações atentos.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 09/07, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Fernanda Ouro e Banda

Música

Bom gosto e sensibilidade são marcas do trabalho dessa jovem cantora e compositora, de 19 anos, fã de Bossa Nova, Samba, Groove e Jazz. Aos sete anos de idade começou a estudar canto e com dez, violão. Respira música, pesquisa o que há de melhor no Brasil e no mundo, o que lhe confere um repertório rico e diversificado. Tem influências de nomes como Elis Regina, Milton Nascimento, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Alcione, Leni Andrade, Dona Ivone Lara, entre outros. Cursa a Faculdade de Música Souza Lima, em canto popular, e integra o Coral Jovem do Estado de São Paulo. Em 2019 lançou sua música autoral “Vidas Negras” e em 2020 “Som de Nós Dois”, juntamente com Pironi. Em 2021, lançou o single “Menção”, sendo ele uma prévia de seu novo álbum, que está em produção. Fernanda Ouro é uma grande promessa para o cenário musical por sua sonoridade, pelo timbre marcante e personalidade.

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 09/07, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Dia do Rock | Banda Uganga no CCJ

Música

Uganga vem de minas para apresentar seu show poderoso e mostrar a força do metal mineiro. Fazendo sua primeira tour após toda essa pandemia, a banda vem apresentar o trabalho do disco gravado em 2019 que ficou parado durante a pandemia. Capitaneado por ninguém menos que Manu Joker (ex-Sarcófago), o Uganga é uma banda que propõe renovar o metal. Seguindo o passo de grandes nomes do metal como Slayer e Testament em seus anos posteriores. O Uganga faz um Thrash Metal com algo a mais, seja na produção de seus discos, nos conceitos visuais ou nas composições. As letras em português evidentemente ajudam a fortalecer a identidade de uma banda única.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 09/07, às 19h30. Livre. 60 minutos.

 

Amanda Magalhães

Música

Amanda Magalhães vem se destacando tanto pela habilidade como cantora, quanto pela versatilidade e frescor de suas composições e arranjos. Multi Talentosa, ela assina a produção musical de seu trabalho a partir do piano, instrumento que mais domina.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 09/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Salgadinho | Circuito Municipal de Cultura

Música

O Show do cantor Salgadinho - Pagode é uma viagem aos anos 90, época de ouro do Pagode. Nesta apresentação nostálgica Salgadinho apresentará hits de suas carreira com o grupo "Katinguelê" e releituras de clássicos noventistas que marcaram e marcam gerações.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 09/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Dia do Rock | Banda D.E.R no CCJ

Música

Rancor, nome do novo EP e show do D.E.R., uma das principais bandas atuantes do grindcore, é o sentimento encontrado para transmitir uma mensagem que vai além da sua síntese em verbetes. Aqui, o rancor é o meio para uma arte que precisa tocar, ser tocada e transmitida de uma forma tão barulhenta e avassaladora quanto a sensação que ele causa. Segundo a banda, “rancor é um sentimento necessário nos dias atuais”. Se parte do significado criativo da maturidade está em transformar algo aparentemente negativo em mensagens com fins transformadores, esse EP ilustra bem esse estado, transformando dolorosos processos em arte. Além do EP, a gente tem o prazer de dividir com vocês, em primeira mão, o clipe da música “Má Vontade”, além de uma entrevista exclusiva com a banda. Conversamos sobre o novo disco, a faixa escolhida para apresentar o novo registro e sobre outros assuntos que envolvem a banda e sua necessidade de entender, digerir e mostrar Rancor em blast beat, riffs e gritos urgentes.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 09/07, às 21h. Livre. 60 minutos.

 

Festival Marafos

Música

A festa Marafo surgiu em 2017, como mais uma iniciativa de fomentar a música independente e a cultura do vinil, promovendo discotecagens 100% vinil. Nessa edição a festa será dedicada à música Jamaicana, com amplificação Sound System.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 10/07, às 14h. Livre. 420 minutos.

 

Lei di Dai

Música

Cantora, compositora e empreendedora musical, 17 anos de carreira solo, 4 álbuns lançados e inúmeras turnês internacionais. Do lado leste de São Paulo, pioneira na cena Ragga e coroada a Rainha do Dancehall pela Rollingstone. Possui selo musical "Rainha da Lata" ; Idealizadora e fundadora do “Gueto pro Gueto sistema de som”, é a primeira mulher preta a ter um sound system no Brasil, ganhando destaque na Billboard internacional.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 10/07, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Reianjo Apresenta

Música

O projeto tem como objetivo geral a educação cultural de um publico alvo em especifico, levar a este publico possibilidades de um contato fisico e pratico com areas culturais da musica, dança entre outras prevendo ampliar o universo cultural dos mesmo. A musicaDança com maior ou menor intensidade esta na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 10/07, às 16h. Livre. 240 minutos.

 

Trio falta 1 e Robson Lutchello

Música

Homenageando esse estilo musical tão apreciado em todo o planeta, a banda Trio Falta 1 convida Robson Lutchello para cantarem os clássicos do rock.

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 13/07, às 11h. Livre. 60 minutos.

 

Riso

Dança

Cinco pessoas habitam e povoam o espaço construindo percursos e cruzamentos, criando situações onde risos e movimentos constroem uma dramaturgia única.Os sons dos risos partituram a encenação e revelam camadas e situações a partir de diferentes “tipos” de riso: o riso-choro, o riso-explosivo, o riso-mudo, o riso-perverso, o riso-engraçado, o riso-equivocado, o riso-histriônico citando alguns. O transbordamento do riso no corpo ou do corpo em riso. Os corpos, o riso, a dança, e o humor, encontrando nuances variadas, se afirma também como movimento de resistência - existência.“A graça emerge de uma fonte inesgotável e o riso é a última das dádivas”.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 13/07, às 19h. Livre. 40 minutos.

 

Mês do Rock | Rock in Penha com Marcelo Gross

Música

Show no dia do rock com Marcelo Gross ex-integrante da banda Cachorro Grande.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 13/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Carol Nascimento e a Boca

Música – Roda de Samba

Uma roda de samba onde a cantora e compositora interpreta músicas autorais e feitas em parceria. A banda que acompanha leva o nome de Boca de Axé, abreviadamente, A Boca. E este nome é uma forma de exaltar a memória ancestral de um povo que é capaz de transformar tudo com seu canto, seu beijo, sua palavra, seu grito, sua ira ou seu riso.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 15/07, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Madame Satã

Teatro

Madame Satã é um espetáculo de dança contemporânea, dirigido e coreografado por Bruno Gregório, atualmente bailarino do Balé Cidade de São Paulo e que está em ascensão com sua trajetória como coreógrafo. A obra tem como princípio o fomento da cultura LGBTQIA+ no estado de São Paulo, reconhecendo a importância de João Francisco dos Santos, popularmente conhecido como Madame Satã, para a trajetória do movimento LGBTQIA+ brasileiro.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 15/07, às 20h. 14 anos. 70 minutos.

 

Um solo para chamar de meu – Núcleo Vagal

Dança

Em “Um solo para chamar de meu", o artista emergente Felipe Assunção, apresenta seu primeiro trabalho solo autoral. Nesta obra, o artista propõe a reflexão do corpo masculino negro e sua subjugação - a sexualidade, a violência, o animalesco - e devolve para esse corpo tudo aquilo que lhe pertence, o afeto, a sensualidade e a fuga. Historicamente, homens negros foram representados pela arte ocidental sob estereótipos negativos, geralmente ligados à violência, sexualização, sofrimento ou loucura. É contrariando essa tradição que o artista Felipe Assunção propõe uma produção de um espetáculo como um ato real de descolonização e resistência política.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 15 e 16/07, às 19h. 12 anos. 60 minutos.

 

Lembrei que esqueci - Marcos Moreno

Dança

Como as memórias se constroem no momento presente da dança? Como o corpo que dança recria o movimento na memória? Como memórias individuais são capazes de produzir um espaço de afeto coletivo? Espetáculo de dança resultado da residência artística de mesmo nome.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 15/07, às 15h; 16/07, às 19h; 17/07, às 18h. 12 anos. 60 minutos.

 

Viva a Festa e a Floresta - Cia Teatro Salada Vinte

Teatro Infantil

“Viva a Festa e a Floresta” foi concebido em 1998 para atender à demanda de educadores e pais de alunos, de escolas públicas e particular e atendidas pela Cia Teatro Salada Vinte, que buscavam abordar ludicamente junto às crianças, sobre a importância da natureza (conservação e mudanças climáticas), da convivência entre opostos, do companheirismo e demais temas pertinentes ao quotidiano. “Viva a Festa e a Floresta”, em sua estrutura dramática e técnica, propicia que variados assuntos atuais sejam inseridos no contexto, sem alterar sua dinâmica e qualidade.

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 16/07, às 11h. Livre. 60 minutos.

 

Sarau Cativeiro

Roda de Capoeira

Sarau do coletivo cativeiro vem homenagear 12 personalidades negras, fortalecendo o vínculo cultural periférico com a comunidade e personalidades do entorno, teremos apresentações diversas como poesia, feira de livros, danças culturais afro brasileiras.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 16/07, às 15h. Livre. 90 minutos.

 

Oficina de Figurino e Adereços

Teatro

A oficina tem como objetivo explorar as potencialidades criativas para a concepção de adereços e figurinos teatrais, através da montagem de painel de referência e de exercício de desenho de croquis. A oficina será ministrada por Bruno Bertolli, ator da Cia Os Malditos. Gratuita e destinada ao público a partir de 16 anos, não sendo necessária experiência anterior.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 16/07, às 15h. Livre. 120 minutos.

 

Uma mala para dois palhaços

Contação de história

Amendoim é um palhaço que anda sempre carregado de uma mala, e conforme viaja ele descobre que seus objetos podem se transformar e ter novos significados. Junto com o elenco, o público viaja na imaginação e consegue criar personagens.

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 16/07, às 15h e 17h. Livre. 60 minutos.

 

Tuia

Música - MPB

Com lançamento previsto para abril em todas as plataformas digitais e formato físico em CD, o álbum Semente Que O Amor Dará do cantor Tuia tem distribuição pela produtora e gravadora Kuarup. Quinto disco de carreira do músico e compositor, artista do Vale Paraíba, interior de São Paulo, que fez parte nos anos 90 do grupo Dotô Jéka, uma das bandas pioneiras no estilo rock rural. O disco traz dez músicas inéditas e autorais com parcerias e participações de Zeca Baleiro, Guarabyra e Renato Teixeira. Os músicos que integram as gravações do projeto são: Ricardo Vignini na viola slide, Reginaldo Lincoln, da banda Vanguart, no baixo e backings, Fábio Tagiferri no violino, Mário Manga no cello e Kadu Menezes na bateria.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 16/07, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Les Girls – Uma Diva Perto de Você

Show

LES GIRLS traz à cena três mulheres trans – Paulette Pink, Renata Peron e Leandra Gitana – em diálogo com seus dilemas internos, suas histórias de vida e suas divas pessoais. Em cena, as artistas falam sobre militância, dor, poesia, saudade e esperança, questionando o papel indireto que o conceito de diva ganha na rotina de vida e escolhas pessoais.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 16/07, às 20h. 14 anos. 60 minutos.

 

Mês do Rock | Rock In Penha com Banda Acidental

Música

Programação do mês do rock.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 16/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Phantom DK

Música

Música negra geral com forte influência do ragga Jamaico. Phantom DK é um exemplo, tem o reconhecimento e o respeito das ruas. Não é MC virtual, está sempre presente do centro aos extremos, seja se apresentando ou curtindo. Esse ano ele lançou seu disco solo, intitulado ‘Dias Melhores Virão’. É um disco de R.A.P, assim mesmo, tudo maiúsculo. Muita rima, ritmo, poesia, protesto, reflexão, amor, esperança, com seu vocal agressivo, batidas pesadas e talvez o mais importante, grande participação dos DJs – olha só a que ponto chegamos, comemorar a participação de DJs em um disco de Rap! A abertura do disco é feita por um DJ, nem me lembro há quanto tempo não ouço isso em um disco de Rap brasileiro.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 17/07, às 16h. Livre. 180 minutos.

 

Salgadinho

Música

O Show do cantor Salgadinho - Pagode é uma viagem aos anos 90, época de ouro do Pagode. Nesta apresentação nostálgica Salgadinho apresentará hits de suas carreira com o grupo "Katinguelê" e releituras de clássicos noventistas que marcaram e marcam gerações.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 17/07, às 17h. Livre. 75 minutos.

 

Mês do Rock | Rock In Penha com Banda Malvada

Música

(Programação do mês do rock) Criado em março de 2020, no início da pandemia no Brasil, o grupo tem na sua formação integrantes com presença frequente nos palcos da noite paulistana. Com Angel Sberse (vocal), Bruna Tsuruda (guitarra), Ma Langer (baixo) e Juliana Salgado (bateria), a banda Malvada promete fazer um rock’n’roll com muita personalidade e apostando em letras inteligentes e em português.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 17/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Ampli fyah SP

Oficina

Oficina voltada ao áudio e eletrônica para criação de sound system.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 19 e 21/07, às 19h. Livre. 90 minutos.

 

“Projeto Samba de Quarta” com o grupo Chega Sambando, no CCJ

Música

Projeto Samba de Quarta é um projeto cultural para o povo, será realizado no CCJ da Cachoeirinha, onde qualquer pessoa pode chegar e curtir um samba de qualidade com um grupo chega sambando.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 20/07, às 19h. Livre. 90 minutos.

 

Espetáculo Pororoca Parangolé

Circo

O espetáculo Pororoca Parangolé, é um fenômeno da natureza. O encontro das águas doces com as águas salgadas, a força dos tecidos que cruzam o ar, construindo imagens com poesia e graça - o Parangolé. Desses fenômenos nasce uma palhaça, uma palhaça chamada Pororoca. Impulsionada por essa força da natureza, ela segue aprendendo e investigando sobre as coisas simples da vida: andar, dançar e brincar. Pororoca Parangolé é um espetáculo onírico e imagético, onde poesia, música e humor encontram lugar no mesmo picadeiro. A sessão será seguida por um bate papo com o público sobre o processo criativo do espetáculo.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 21/07, às 17h. Livre. 60min.

 

A Ciranda do Villa

Teatro

O Projeto está sendo desenvolvido pela Cia Lúdicos através do Fomento ao teatro.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 21/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Lais Gomes Raízes

Música - MPB

Com um repertório repleto de clássicos do cancioneiro popular brasileiro e de músicas autorais que transitam entre a milonga, o folk, e o regional, a Cantora e compositora Lais Gomes apresenta o show Lais Gomes Raízes, com releituras de clássicos de Almir Sater, Renato Teixeira, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Chico César, Chico Buarque e Cartola entre outros. O show Lais Gomes Raízes traz canções que lançou no EP "Esfinge do Sertão" (2016), algumas canções do disco "Tripas Coração"(2019 - lançado em parceria com João Vasconcelos) e também canções inéditas, abarcando diferentes gêneros da música brasileira, convidando cada ouvinte a um mergulho em si mesmo, perpassando encruzilhadas afetivas.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 22/07, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Thomé

Música

Após viralizar nas redes com milhões de acessos em diversas plataformas, Thomé lança o single Cantiga, apresentando em seu show de estréia as canções autorais que integram seu primeiro disco solo intitulado Quebra-Cabeça, previsto para o mês de novembro de 2022 . Thomé já fez parte do Coral Jovem do Estado e é formado em Canto Popular pela EMESP Tom Jobim e em sua caminhada artística vem lapidando a arte de cantar e projetar cores e imagens com sua voz, em canções envolventes cheias de histórias e paisagens, nos abraçando em suas diversas possibilidades de ser.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 22/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

As Vingativas

Show

VINGATIVAS é um show de drag queens, onde todas mulheres. O espetáculo, por meio da performance, zombaria e teatralidade, resgata figuras femininas lendárias da história drag brasileira, como Carmen Miranda, Elke Maravilha, Cláudia Wonder e Maria Alcina, abordando as relações entre feminilidade, machismo e a arte transformista. Assim, reafirma a importância das mulheres nos espaços queers. O elenco é formado por Ginger Moon, Jacque Follet, Lindy XOXO e Maldita Hammer. Projeto do Cria Gustavo Zanela aka Antonia Pethit.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 22/07, às 20h. 14 anos. 60 minutos.

 

Di Quebrada – Coletivo Soul Dip

Dança

Neste espetáculo o coletivo cria e estabelece relações de releitura da arquitetura do espaço em que o recebe a partir de sua pesquisa, que cria um novo dançar, relacionando as street dances com a arquitetura e funcionamento social das quebradas, convidando as pessoas, sendo ou não ocupantes, a redirecionar o olhar para esses territórios, a fim de enxergar o quanto esses locais influenciam para a vida artística de cada integrante, para a existência e alimento do coletivo.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 22 e 23/07, às 19h. Livre. 30 minutos.

 

Fernanda Rodrigues

Música

A cantora gospel Fernanda Rodrigues, líder da banda Lagoinha Music São Paulo, apresentará seu mais novo trabalho com a convidada Nathália Valença.

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 23/07, às 15h. Livre. 120 minutos.

 

Zona Cinzenta – T.F Cia de Dança

Teatro Infantil

Zona Cinzenta1 dialoga corpo e arquitetura em um desejo consciente de habitar os entres. A obra situa um corpo entre o cotidiano e o extra cotidiano e convoca o espectador acinzentado a uma experiência de imersão entre as artes cênicas e as artes visuais, entre o movimento e a paralisia, entre a pulsão e a ruptura. Um estado de transformação que é instaurado pela permanência. Uma insistência pela presença e um convite para partilha e subversão. O tempo do evento é confundido com os períodos de visitação do museu e o público é capturado pela sua própria autonomia diante das ações que se espalham pelos espaços cinzentos. A quais estados o corpo será submetido? Sobreviver ou desistir?

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 23/07, às 17h. 12 anos. 150 minutos.

 

Trovadores Urbanos

Literatura

Desde 1990, resgatamos estas apresentações à moda antiga e adaptamos aos dias atuais, sem perder a essência da tradição. Derretemos corações com afeto e cantorias, sempre caracterizados com figurinos impecáveis dos anos 20, cumprindo nossa missão atemporal de celebrar o amor e a amizade através de inesquecíveis apresentações.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 23/07, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Pocket Show Risco - Aryani Marciano

Música

O pocket show Risco é fruto de uma jornada permeada por encontros da artista consigo e com o mundo, em que nos convida a mergulhar em sua poesia para conhecer o território de onde veio. Também nos embala em romances, e nos convida a pensar que tipo de amor é possível, afinal quem ama a mulher negra? Quando o povo pauta dilemas de uma vida precária também vira som, e há também a confissão das pequenas descobertas do amadurecimento. A música que marca o ínicio da carreira enquanto compositora e intérprete é uma canção sobre a morte de mulheres vítimas de violência, que escreveu para romper o próprio silêncio diante de situações machistas às quais se habituou a não responder. Tudo isso tendo como referência ritmos brasileiro e afrodiaspóricos, como o forró, o reggae, o samba de coco e o jazz.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 23/07, às 19h. Livre. 30 minutos.

 

Mês do Rock | Rock in Penha com Banda 365

Música

Programação do mês do rock.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 23/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Erótica - Uma Comédia Gozada

Teatro burlesco

Erótica - Uma Comédia Gozada aborda de uma maneira cômica e crítica, o universo do erotismo. Em 70 minutos de espetáculo sexo e erotismo são pano de fundo para as divertidas esquetes, criadas e dirigidas por Marco Fentanes. Em Erótica, temos teatro negro, dança, humor, música, mímica e mágica. Erótica é um Teatro de Revista. O elenco atua conjuntamente nas coreografias e números musicais e em diversos números se apresentam solo ou em dupla nas diversas esquetes. Um dos quadros presta homenagem a duas personalidades da cena paulistana: Claudia Wonder e Caio Fernando Abreu. O escritor ofereceu um belo texto para a artista transexual, ícone da cultura gay e pioneira na defesa dos direitos dos homossexuais e travestis.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 23/07, às 21h. 18 anos. 70 minutos.

 

Chakras Alinhados

Música

A obra transita entre a espiritualidade da artista e sua força de acalanto ao acordar. De maneira irreverente, sensual e autêntica, a compositora propõe um olhar único sobre os desafios de evoluir o próprio ser. Em uma experiência sinestésica, filha de uma nova MPB Pop e dançante, Catarina promete aquecer os corações ao som de ukulele, atabaque e toca-discos e causar reflexões profundas sobre existir e resistir neste território sagrado e caótico. O show põe em voga a serenidade, a resistência e a representatividade identitária na busca por retomada e consciência indígena tanto dentro do cenário artístico quanto no movimento político. Pautas como a cosmovisão, a liberdade de afeto, a reestruturação social e a própria relação do homem com o ecossistema em que vive são expandidas através de melodias, ritmos e representações de cura e força.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 23/07, às 21h. Livre. 45 minutos.

 

Ana e a Baleia – Benvinda Cia

Teatro

Ana e a Baleia é um espetáculo proposto para ser encenado por quatro atrizes que se revezam em todos os papéis da peça, incluindo o da protagonista, mais uma vez evidenciando o desejo de tratar do que é único e o que é Universal, já que cada atriz cria a sua Ana e todas criam uma linguagem comum para contar essa história. Ana tem várias vozes que se tornam uma voz única. O espetáculo é baseado em teatro-dança e brincadeiras infantis, como a brincadeira do elástico, popular nos anos 1990. O elástico está presente em todas as cenas, auxiliando as atrizes a criarem imagens durante as cenas, além disso, trabalhando com atrizes - coringa, elas revezam elementos que ajudem a identificar os diferentes personagens. Além disso, trazemos pessoalidade à encenação ao colocar na narrativa, elementos das vidas das próprias atrizes como as vozes de suas mães, uma pesquisa pelas suas próprias histórias de nascimento, relação mãe e filha e ancestralidade. A produção é, portanto, bastante simples. Quatro atrizes, elásticos, pequenos elementos para caracterizar os personagens, sempre em tons de cinza e azul - o foco são as coreografias, partituras e imagens criadas pelas atrizes e evidenciadas por intervenções musicais (com músicas compostas para a produção) ou depoimentos e vozes das atrizes ou de suas mães, gravados previamente.

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 24/07, às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Nayra Lays Convida Geovana

Música

Após quase seis anos de carreira, Nayra Lays volta aos palcos com o espetáculo “Efeito Borboleta” apresentando ao público seu bater de asas rumo à uma nova era artística marcada pela potência, sem perder a leveza. Com influências do pagode, samba rock, balanço e R&B, o show propõe experimentações sonoras que dialogam com estes gêneros de maneira atual, e conta com três artistas convidades de destaque, propondo experimentações sonoras de maneira atuais, sem perder a conexão com os fundamentos da música negra nacional, apresentando-as através de um repertório inédito, autoral e visceral.“Cria” do Grajaú, extremo sul de São Paulo, Nayra Lays navega por gêneros da música negra, co-criando narrativas de vida para além da sobrevivência.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 24/07, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Festival Soul Locker

Dança

Criado em 2012, o Sou Locker – Encontro Paulista de Locking – tem a proposta de difundir a dança Locking, linguagem precursora das danças urbanas. Com workshops, preparação corporal, mostra de dança e batalha, une praticantes e iniciantes do estilo, considerado uma das vertentes mais importantes na história da cultura Hip Hop. Surgiu nos subúrbios de Los Angeles, no final da década de 60, alcançou notoriedade no cenário artístico na década de 70, mesmo período em que o Soul chegou ao Brasil, e nomes como Jorge Ben Jor, Tim Maia e Tony Tornado se destacaram, mesclando as novas ideias com a música negra brasileira.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 25 a 30/07. Livre.

 

Semana AfroDiaspórica

Oficinas, Dança, Sarau, Show

Começamos a falar nesta semana com uma pergunta. Como em um País com quase 60% da população Preta podemos encontrar informações culturais que não foram destruídas ou modificadas pelas estruturas Racistas? Creio que com o avanço da tecnologia da informação, podemos dizer que de várias formas, seja através de Coletivos, Comunidades Periféricas, Terreiros, Centros Culturais, Personalidades Pretas e aquela vizinha que conhece a folha certa, para dor certa. Pensando nisso, em reunir esses saberes, e proporcionar um ambiente de troca, que criamos a Semana Afro Diaspórica. Lugar de Afeto, de troca, de buscar de referências, de cuidado e principalmente de conhecimento. Uma semana recheada de sabedoria ancestral. Através da Dança, Poesia, Música, Bate Papo, vamos imergir nas nossas vivências e comemorar nossa existência.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 26 a 30/07, às 15h. Livre. 120 minutos.

 

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto retoma suas atividades presenciais com novas atrações, muitos jogos circenses, show de talentos e premiações.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 28/07, às 15h. Livre. 90 minutos.

 

Suka Collective

Música

Suka Figueiredo Collective é um grupo exclusivamente feminino que reúne 9 instrumentistas e apresenta um trabalho inédito baseado na obra do arranjador, compositor, maestro e multi-instrumentista Moacir Santos.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 28/07, às 19h. Livre. 120 minutos.

 

Varanda de violeiros com as Irmãs Volpi

Música

O CCP dá espaço a música sertaneja com o projeto Varanda de violeiros. As Irmãs Volpi se apresentavam com o projeto antes da pandemia no Teatro Martins Penna retornam aos shows com seus convidados.

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 28/07, às 19h30. Livre. 90 minutos.

 

Morgana Moreno e Marcelo Rosário

Música - Instrumental

Virtuosismo, afinidade e interação musical são alguns dos adjetivos que a flautista Morgana Moreno e o violonista Marcelo Rosário colecionam ao longo de uma parceria de 14 anos, passando por palcos do Brasil e Europa.Lançando mão de uma formação intimista - flauta e violão - os músicos dialogam através de improvisação, com liberdade e de uma maneira mais despojada, permitindo assim mais visibilidade à essência de seus instrumentos e à afinidade artística e musical de ambos.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 29/07, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Danna Lisboa – Lançamento Li$ho Tour

Show + workshop Coreografias Li$ho

Sempre combatendo a transfobia e racismo, novo show de Danna Lisboa apresenta músicas de seu novo EP e outros sucessos de sua carreira, vaga nos universos do rap, soul, r&b, pop e funk afirmando sua religiosidade no candomblé, questionando a branquitude e a cisgeneridade. Presença de convidades especiais. A coreógrafa Bia Grabochi irá ministrar antes do show uma aula com trecho da performance e coreografia da música Auge, com bases do Twerk.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 29/07, às 20h. 14 anos. 120 minutos.

  

Intervenção Artística - Kiusam de Oliveira

Intervenção Artística

Narração oficial aberta ao público da obra "Com Qual Penteado Eu Vou", com Kiusam de Oliveira. A atividade multi-linguagens propõe, através da música e da literatura, a celebração da diversidade no universo infantil. Como escreveu Taís Araújo, que escreveu a orelha da obra: "Poderia ser um livro sobre penteados e formas de usar cabelos crespos, e só por isso já valeria ler, já que cabelo e a forma como os nossos são vistos na sociedade são fontes de muitas questões e dores; mas vai além disso, muito além! Fala de ancestralidade, de família, de respeito e de valorização dos mais velhos, respeito e valorização das diferenças, da importância da humanização e das qualidades de cada indivíduo, e o que eu achei mais lindo de tudo: o melhor que podemos dar ao outro é o melhor que temos em nós.".

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 30/07, às 13h. Livre. 90 minutos.

 

Apresentação Circense “Eranko” no CCJ

Circo

Nas quatro montagens anteriores o espetáculo foi coordenado por Bel Toledo. Dessa vez Lu Lopes foi convidada, para trazer sua bagagem palhacística, sua excelente vivência em direção e sua experiência com inúmeras montagens de sucesso, que trazem um olhar circense moderno e contemporâneo. Na direção, Lu Lopes criou um espetáculo delicado, reforçando a informação afro brasileira, dando margens para apresentação pessoal de cada um. A trilha sonora é um espetáculo a parte. O espetáculo é inspirado pela potência humana enquanto ser animal. Nesta obra circense o instinto, a visceralidade e a simplicidade do homem contemporâneo ganham qualidade de alta tecnologia humana, ou seja, resgata a essência da natureza selvagem em nós, por isso ERANKO, que signi?ca animal no idioma Yoruba. O elenco do CIRCO DE ÉBANOS é composto totalmente por artistas negros. São Jovens construindo um caminho artístico por meio de referências do circo clássico, contemporâneo e da cultura afro brasileira.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 30/07, às 15h. Livre. 90 minutos.

 

Set DJ K-MINA no CCJ

Música

Dj K-Mina trás para o ccj seu set com mixagens de diversos hits da música negra de diversos países . Buscando promover conhecimento e alegria através dos ritmos e danças. Colando geral pra dançar. Mostrando que a mulher negra é um toque não somente na vida, mas também como no som. Partilhando sua experiência musical, proveniente de vivências periféricas, adquirida ao longo de mais 6 anos em contato com a arte e cultura. visando fortalecer o empoderamento e bom sentimento através da música, com a evidente marca que somente o contato com a ancestralidade tribal dos povos originários podem trazer.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 30/07, às 16h. Livre. 360 minutos.

 

Circuito | Mês do Rock no Centro Cultural Olido

Programação Municipal do Mês do Rock - 16:00 Rock Progressivo Ema Stoned / 17:30 Punk Rock Test João / 19:00 Hardcore Dominatrix.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 30/07, às 16h. Livre. 240 minutos. 

 

Vertigem Tropical

Música

Com ênfase no seu primeiro EP (Todas as Reticências), a banda Vertigem Tropical, apresenta novas canções que se somam a música independente contemporânea produzida no Brasil como Gloria Groove, e Marina Sena, fazendo assim, um show em contemplação às gerações atuais.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 30/07, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Cia Fankama Obi

Dança / Música

A Cia Fankama Obi nasce na busca por resgatar nossas expressões ancestrais e pela valorização da estética e cultura de origem negra, para acender na consciência de nossa gente a força que tem essa raiz e como isso pode fortalecer e transformar a história de nosso país. Os fundadores da Cia vieram de diversos coletivos com vasta experiência em estudos de expressões culturais afro-brasileira e Mandingue. Assim, por meio de um cuidadoso processo de pesquisa e troca com os guineanos que vivem no Brasil e compõem este grupo, os percussionistas e dançarinas da Cia Fankama Obi, apresentam uma releitura dos tradicionais Balés da Guiné abordando temas como ancestralidade, diáspora negra e protagonismo feminino na montagem do espetáculo Kodon, (Sol Nascente na língua malinké) traz reflexões sobre a continuidade inevitável da vida e seus ciclos, exaltando a soberania das forças da natureza das quais os seres humanos dependem. Com um trabalho de dança e música ao vivo, recriando vivências diárias comuns tanto na África como aqui no Brasil, permeadas pela ideia de uma força maior que mantém os processos naturais fortalecidos por gerações e a importância destas energias observadas milenarmente por todas as culturas tradicionais do mundo.

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 30/07, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Mês do Rock | Rock in Penha com Tony Babalu

Música

O guitarrista que, além de uma extraordinária carreira solo tocou no Made In Brazil, faz apresentação única no CCP

| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 30/07, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Produção Coletiva Profanas - "Ritu.1/ Penetra!"

Performance

São 4 instalações/estações cenográficas - A PEDRA ; The Needles ; O FOGO ; e Casulo – que funcionam como instalações que utilizam de equipamentos de iluminação de led e fones de ouvido - material próprio da coletiva - que são entregues ao público como metodologia de imersão dos transeuntes em uma narrativa proposta para espaços de circulação. Esta obra duracional contemporânea discute o tempo de um corpo em transição de gênero hormonal, ou seja, a potência dessa obra se encontra neste momento, pois o corpo da performer encontrará outra potência em outro momento de sua transição, por isso esses ritos são cronológicos. O tempo em nossa obra é representado pela PEDRA. Elemento de rigidez, mas não de estagnação. A pedra, mesmo pesada, imóvel e completamente “passiva” ela está em constante relação e transformação com o Tempo. Com o Ar. Com o Sol ou a mão que a segura. Com o peso que a Pedra faz sobre minha cabeça. A pedra é a prova viva de que o tempo está passando. E está passando antes de nós, e também depois de nós passamos.

| Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 30/07, às 23h. 18 anos. 90 minutos.

 

Meu jardim – teatro para bebês

Teatro Infantil

Em MEU JARDIM, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana, o espetáculo fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil.

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 31/07, às 15h. Livre. 50 minutos.

 

Hodari

Música

Nascido em Brasília, Hodari é músico, cantor e compositor. Neto da militante negra Lydia Garcia de Mello, cresceu rodeado por artistas e referências da cultura africana. Seu nome significa “dignidade” no dialeto zulu. Sua trajetória na música começou aos 15 anos quando formou sua primeira banda, Skarto, que existiu entre 2017 e 2011. Em 2018 quando lançou a faixa “Teu Popô” (hit que conta com mais de 4 milhões de visualizações no Youtube) sua carreira solo decolou.Entre as parcerias que acumula na carreira, tanto na produção quanto na composição de letras, estão as músicas “Origens” e “Fui”, com Edi Rock, “Tratamento Perfeito”, com Vitão, “Diaba”, “Foi Mal” e “Explícito”, com Urias.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 31/07, às 17h. Livre. 60 minutos