Concurso História dos Bairros de São Paulo anuncia lançamento de duas novas publicações

Monografias sobre Vila Madalena e Vila Formosa foram as vencedoras do concurso realizado pela Secretaria Municipal de Cultura/AHM

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Histórico Municipal, anuncia neste sábado (25), o lançamento dos dois volumes vencedores do Concurso História dos Bairros de São Paulo: as monografias dos bairros Vila Madalena (edição 37), escrita por Daisy Camargo, e Vila Formosa (edição 38), escrita por Betania Libanio Dantas de Araújo e Wagner Yordaky. Com início às 14h, haverá distribuição gratuita das publicações, assim como sessão de autógrafo dos autores.

Realizado desde 1968, o Concurso de Monografias sobre a História dos Bairros de São Paulo é um projeto do Arquivo Histórico Municipal que visa a promover a narrativa de histórias dos bairros da capital paulista que abrigam, cada um, diversas memórias, realidades e vivências distintas.

“Além de fomentar o acesso a documentos do Arquivo que balizam a história desses territórios, o concurso prevê a criação de uma coleção de materiais de referência para a pesquisa sobre a cidade que pense múltiplas narrativas identitárias e afetivas sobre os bairro”, diz Cecília Bracale, Coordenadora da Supervisão de Pesquisa e Difusão, como porta voz do departamento.

A iniciativa é aberta ao público em geral, historiadores, pesquisadores e memorialistas e deu origem a uma coleção de mais de 35 volumes sobre as regiões de São Paulo - Aclimação, Luz, Moema, Santa Cecília, Brás, Pirituba e Liberdade são temas de algumas das monografias já publicadas.

A escolha é feita por meio de um edital lançado periodicamente: nele, são indicados os bairros pré-escolhidos que poderão dar origem às monografias. Após selecionadas, as pesquisas recebem um orçamento e, então, são publicadas.

| Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro. 25/06, das 14h às 17h.