Secretaria Municipal de Cultura promove programação para o Mês do Orgulho LGBTQIA+

Celebrações para exaltar a diversidade estão disponíveis em diversos equipamentos culturais ao longo de junho

Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, conta com uma programação especial voltada a celebrar a diversidade nos equipamentos culturais municipais - em especial, o Centro Cultural da Diversidade (CCD), inaugurado em 2019 e voltado para a exaltação e disseminação da cultura LGBTQIA+.

Ao redor do mundo, junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+, uma referência à Rebelião de Stonewall, que aconteceu em 1969, em Nova York. Na ocasião, no dia 28, o bar Stonewall Inn, um local constantemente frequentado pela comunidade LGBT, passou por uma abordagem policial violenta. A partir de então, milhares se reuniram para protestar pelos direitos da comunidade em diversos pontos da cidade estadunidense, o que culminou na primeira marcha do "Orgulho Gay", em 1970.

Assim, 28 de junho é comemorado, há mais de 50 anos, como o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A Secretaria Municipal de Cultura entende que cultura de qualidade é aquela que acolhe e integra a diversidade. Para isso, busca promover expressões diversas em sua programação e editais - assim como neste mês.

Abaixo, confira a programação voltada à celebração do Orgulho LGBTQIA+ presente nos equipamentos culturais municipais neste mês de junho.

 

| CASAS DE CULTURA|

Irmãs de Pau

Linguagem: Música

Dupla musical composta pelas multi artistas: Isma Almeida e Vita Pereira. A partir de influências e ritmos transpretos, sobretudo o funk, constroem e destroem as narrativas do que é ser travesti no Brasil. As artistas usam da música, da dança e de uma nova linguagem visual para expressar suas inquietações e sentimentos enquanto travestis negras da periferia. As Irmãs de Pau sobem ao palco para cantar cerca de 10 músicas, dançar e trocar experiências com o público a partir de suas vivências, composições e desejos.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. Avenida Inácio Dias da Silva, s/n - Piraporinha. 04/06, às 19h.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Rua Abagiba, 20, Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho. 12/06, às 19h.

 

"Mamãe, tem uma Drag Queen contando histórias!"

Linguagem: Contação de Histórias

Cíntia é uma princesa prometida em casamento desde a sua infância e através de um encantamento de sua fada madrinha, descobre que o verdadeiro amor vai além das convenções sociais.

| Casa de Cultura Raul Seixas. Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. 04/06, às 11h.

| Casa de Cultura Vila Guilherme. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. 04/06, às 16h.

| Casa de Cultura Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. 17/06, às 14h.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. 22/06, às 14h.

 

Lambidas Periféricas - Arte política nas ruas

Linguagem: Intervenção Artística

O Coletivo “LAMBIDAS PERIFÉRICAS – ARTE POLÍTICA NAS RUAS!” tem como público alvo a população LGBTQIAP+ jovens pretas e pretos, moradores das periferias dos extremos da cidade de São Paulo. O coletivo encontra na arte e na comunicação visual um meio viável de chamar a atenção da sociedade acerca das questões que pautam o cotidiano da população LGBTQIAP+ preta e periférica. Serão realizados workshops de lambe-lambe e roda de discussão sobre os direitos da população LGBTQI+.

| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz. 04/06, às 15h.

 

Dj Zeme + Deassalto

Linguagem: Música

DJ Zeme + Deassalto faz um show para todes, com repertório que vai desde do trap funk ao afrobet. Como convidados para este show ela traz o grupo LGBTQIA+ “Deassalto” uma dupla que canta rap por toda cidade diretamente do Grajaú para zona leste.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Avenida Sarah Kubitschek, 165 - Cidade Tiradentes. 05/06, às 20h.

 

Coletivo da Encruzilhada

Linguagem: Música

A Batalha da Encruzilhada apresenta o “Baile 77”, festival que busca fomentar artistas LGBTQIA+ independentes periféricos e PCD’s. Serão apresentados shows de artistas do território, mesclando com outros artistas, visando misturar e somar os públicos.

Esse evento contará com a presença de 8 artistas e 7 vagas para participação de mcs presentes no evento que serão sorteados no dia. DJ Tayan trazendo balão no set e DJ Akin responsável por fechar com chave de ouro com o GRIME aberto ao vivo!

| Casa de Cultura Brasilândia. Praça Benedicta Cavalheiro, s/n - Freguesia Do Ó. 11/06, às 15h.

 

Profanas

Linguagem: Teatro Adulto

"fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos” é uma obra de Teatro Performativo com dramaturgia e trilha sonora autorais. Em cena temos Tangerine, a personagem dessa obra. Sozinha ela não é mulher, nem homem. Talvez uma bicha travesti afeminada e agressiva que canta e dança mágoas desafinadas em seu talk show solitário. Isso não importa! O necessário é reconhecer que esse corpo está em purgatório, vem do lixo e é brasileiro. Em suas memórias, Tangerine mescla identidade de gênero e subversão dos sentidos em um processo frenético para que aceitem seu corpo e a deixem existir mesmo que morta. Híbrida. Viva. Desobediente. Fluída. Como cavalas-marinhos!

| Casa de Cultura Campo Limpo. Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jardim Bom Refúgio. 19/06, às 19h.

 

Coletivo Acuenda

Linguagem: Intervenção Artística

O espetáculo "Cabaret D'Água - Nosso Corpo é Político" é um espaço para dar voz aos artistas LGBTQIA+ do passado e presente, propondo uma aproximação da memória de quem já fez e a de quem está fazendo esse marco atemporal na história política deste movimento. Corpos que buscaram e buscam ser uma figura forte, que empodera a quem ainda não consegue sentir-se parte da sociedade como indivíduo que soma. O corpo, que antes era apenas violentado, hoje é o corpo que fala e se coloca em lugar de admiração. As Drags do Coletivo Acuenda sempre se dedicam a performances que dialogam com o público e inspiram sentimentos e desejos por dias melhores para os corpos periféricos e dissidentes. Desejamos e celebramos um cotidiano com cada vez menos violência para os corpos LGBTQIA+. Na voz de Cazuza, Elza Soares, Elis Regina, Ney Matogrosso, Pabllo Vittar, Glória Groove, Liniker , entre outros, o coletivo performa estes artistas e suas canções através da linguagem Drag Queen."

| Casa de Cultura São Miguel. Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso. 21/06, às 18h30.

 

Uma Luiza Pessoa

Linguagem: Música

A artista, cantora e compositora “Uma Luiza” convida para participações especiais em seu show de músicas autorais diverses artistes trans da ZL de São Paulo.

| Casa de Cultura Raul Seixas. Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. 25/06, às 16h.

 

Gali Galó e Gabeu

Linguagem: Música

Apresentamos o primeiro evento de "QUEERnejo" da Cidade de São Paulo, uma festa junina que protagoniza os novos nomes do sertanejo brasileiro e celebra o mês da visibilidade LGBTQIAP com Galí Galó e Gabeu.

O queernejo é um movimento musical que se deriva de uma matriz sertaneja que surgiu em 2019 e que tem como principal objetivo a promoção de um espaço de acolhimento para artistas que, apesar de se identificarem com o sertanejo, não se sentem representados pela produção convencional que abordam o universo heterossexual.

A festa será comandada por Galí Galó que se classifica como artista não binárie, contore e compositore, tendo seu primeiro disco “Sombras e Sobras” ainda como Camila Garófalo lançado em 2016. Com sotaque caipira, atitude e postura de artista que chegou para quebrar paradigmas, para transpor as regras, canta sobre liberdade e o orgulho de ser quem é, e trás à tona as sofrências que viveu sendo Queer num ambiente machista, homofóbico e heteronormativo no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, sua cidade natal. Tocada de maneira atípica, a viola caipira de Galó incorpora a música de raiz, ao mesmo tempo em que flerta com a cena indie de São Paulo – cidade que esteve radicade por mais de dez anos.

Em seguida, Gabeu sobe ao palco para apresentar seu primeiro álbum, intitulado AGROPOC, foi lançado em agosto de 2021 e traz como conceito a apresentação de diferentes facetas do sertanejo, reunidas em 10 faixas, dentro da programação de uma rádio, a Rádio Agropoc. O álbum, que já conta com mais de 1 milhão de plays nas plataformas digitais, revisita e explora alguns momentos do estilo musical e também de outros gêneros que dialogam com a estética e sonoridade sertaneja, além de possuir participações de outros artistas do movimento Queernejo como Bemti e Reddy Allor.

O jovem artista e filho do cantor Solimões (da dupla Rionegro e Solimões), nasceu em Franca, interior de São Paulo. Gabeu usa o termo Queernejo, valorizando as narrativas cuja a figura heteronormativa seja questionada, ao mesmo tempo que propõe um resgate de uma cultura caipira que ficou para trás.

| Gali Galó. Casa de Cultura Vila Guilherme. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. 25/06, às 19h.

| Gabeu. Casa de Cultura Vila Guilherme. Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme. 25/06, às 20h.

 

| CENTROS CULTURAIS |

Residência CCD - Por Anos

Residência e exposição

O ator e performer André Medeiros Martins produz há mais de uma década intentos referentes à sexualidade, unindo um acervo de mais de 900 ensaios fotográficos, 2 longas-metragens auto-ficcionais e a publicação de 2 livros, entre outras ações no teatro e na performance. Em 2021 iniciou o projeto “Por Anos”, que passa por diferentes plataformas e formatos, utilizando-se desses meios para expandir o conceito de expressão por meio de corporalidades. Por Anos é composto por pessoas LGBTQIA+ e, a partir dessa constatação, o projeto tem como finalidade criar narrativas afirmativas ou que problematizam o restante dessas dramaturgias criadas, a partir de sinopses de filmes que não existem. O projeto inicia na fotografia, passa pela escrita e indica caminhos para o audiovisual, com conteúdo das artes plásticas e de design gráfico, tendo como contrapartida uma exposição.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 01/5 a 31/5. Apresentação em 04/06 do material produzido durante a residência.

 

Residência CCD | Token

Residência e apresentação de espetáculo

No princípio eram os monstros, eles sobrevoavam os corpos sem rostos enfileirados no topo da montanha. Se alimentavam de pó e celebravam a sua soberania no mundo com danças eternas em volta dos oceanos. Não existiam homens, mulheres, crianças. Não existiam sapos, formigas, cavalos. Havia apenas a natureza. Os monstros, o vento e as árvores. Foi dos ciborgues e das bruxas que a humanidade nasceu. Eles são os Deuses da criação. Parir um filho pela boca e o gerar pela cabeça. Com Isabella Mariotti, Dadu Figlioulo e Lai Souza.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 01 a 30/6. Apresentação em 26/6 no encerramento da residência.

 

Exposição permanente Acervo CCDiversidade

Artes visuais

Trabalhos doados para o acervo do CCDiversidade serão colocados em exposição permanente na entrada do teatro. Obras de Eleonora Fabião, Nina Lins, Felippe Moraes, Rhebeca Luiza e Micaela Cyrino. Molduras, texto e sinalizações, além de um novo projeto de iluminação, fazem parte do projeto que visa também estimular novas doações.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Abertura: 01/06. Das 15h às 20h.

 

Wonder, Vem pra Barra Pesada

Teatro musical

Estreia mundial do musical que fez residência no CCD em dezembro de 2020. Neste ato de criação, evoca-se Claudia Wonder. Em sua trajetória de muitas artes, vidas e afetos, Claudia é o tempo presente que atravessa a brasil(idade) dos anos 1970 aos 2000, se amalgamando pela história que se conta do mundo. Das multidões à solidão, das dores e humores, a música, o teatro e a escrita foram fiéis companheiras de uma vida em ponto de ebulição. Numa evolução democrática travesti de si, Wonder, essa maravilha de ser humano que permeou as zonas de conflito e as áreas de risco do palco e das ruas, está aqui: revista e revisitada pelas vozes e atuação de Wallie ruy que, igualmente, fazem poesia da própria vida para um arranjo de múltiplas notas.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 11, 12, 18 e 19/06, às 20h. +14 anos. 90 minutos.

 

Joma

Música

O cantor e ator pernambucano apresenta seu espetáculo de trap.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 16/06, às 20h. 50 minutos.

 

Assucena

Música

Comemorando o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIO+ e abrindo o final de semana da Parada de São Paulo, o CCD apresenta o show solo "Minha Voz e Eu" de Assucena, ex integrante da banda As Baías e a Cozinha Mineira.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 17/06, às 20h. 50 minutos.

 

Cineclube Depois do Fim da Arte

Turma de alunos da ECA - USP/Artes Visuais e interessados assistem a um filme ligado ao tema Cinema & Guerrilha e discutem o tema após a exibição.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 29/06, às 19h30. Formato: exibição de filme seguida de debate. +18 anos. 90 minutos.

 

Generation Drag

Stand up + lipsync

Geração Drag é um show que une cinco duplas de drags queens (Silvetty Montilla e Thelore, Lysa Bombom e Sammy Queen, Alexia Twister e Dmittr, Danny Cowlt e Fedra e Leona Top Fluor e Alesha Bruke). Cinco artistas com carreira mais longínqua se unem com outras cinco performers com uma trajetória mais recente. Cada dupla representa um estilo de show drag - glamour, pop, androginismo e bate cabelo. Mostrando que a história que foi construída continua viva e pode andar de mãos dadas com o presente e o futuro.

| Centro Cultural da Diversidade. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 30/06, às 20h. +16 anos. 60 minutos.

 

Ingrid Bryan

Teatro

Protagonizado pela Drag Queen Ingrid Bryan, o espetáculo é um show de humor com stand up, personagens e esquetes, onde a mesma e seus convidados especiais divertem o público com histórias do cotidiano e suas criações bem humoradas.

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 26/06, às 19h. +12 anos. 60 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | Travas da Sul

A Coletiva Travas da Sul propõe intervenções artísticas múltiplas como apresentação de drag show, poesia, performance, apresentações musicais e também abre o microfone para participação espontânea do público.

| Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 22/06, às 19h. Livre. 90 minutos.

 

| BIBLIOTECAS |

Sarau Bixaria Literária | Coletivo Bixa Pare

Sarau | 15 a 17 anos | 60 min | Presencial

Projeto: LGBTQIA+

O Coletivo Bixa Pare propõem um espaço de troca, compartilhamentos e diálogos entre artistas e LGBTQIA+s que estão produzindo reflexões sobre suas diversidades de corpos que coexistem nas suas pluralidades artísticas.

Como processo de pesquisa, pretendemos compartilhar nossas inquietudes cênicas e processos de criação e pesquisa da busca de um Corpo Bixa. Com essa vontade de compartilhar nossas inquietações, propomos este sarau performático que potencializa diversas linguagens com apresentação de Melissa Babalu Drag Queen, as Bixas do coletivo, Diego Castro, Oflopes e Kaya Fernanda Vallim.

| Biblioteca Brito Broca. Avenida Mutinga, 1425 - Vila Pirituba. 21/06, às 14h.

| Biblioteca Affonso Taunay. Rua Taquari, 549 - Mooca. 24/06, às 14h.

| Biblioteca Anne Frank. Rua Cojuba, 45 - Itaim Bibi. 25/06, às 16h.

| Biblioteca Thales Castanho de Andrade. Rua Dr. Artur Fajardo, 447 - Freguesia do Ó. 28/06, às 10h.

| Biblioteca Malba Tahan. Rua Brás Pires Meira, 100 - Jardim Susana. 29/06, às 14h

| Biblioteca Raul Bopp. Rua Muniz de Sousa, 1155 - Aclimação. 30/06, às 10h.

 

Café | Companhia dos Solilóquios

Teatro | 15 a 17 anos | 60 min | Presencial

Projeto: LGBTQIA+

Dois rapazes se conhecem em uma cafeteria e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual as fases da relação são comparadas ao processo de um café sendo feito. Indo do “diluir” ao “amargor”, o espetáculo adentra cenas dos personagens em diferentes momentos do amor, e somente através de analogias sobre café conseguem expressar seus sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. A obra também aborda as expectativas e rituais de passagem dos romances juvenis para a fase adulta.

| Biblioteca Paulo Duarte. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jardim Oriental. 02/06, às 14h.

| Biblioteca Cassiano Ricardo. Avenida Celso Garcia, 4200 - Tatuapé. 03/06, às 13h.

| Biblioteca José Paulo Paes. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 08/06, às 14h30.

| Biblioteca Roberto Santos. Rua Cisplatina, 505 - Ipiranga. 09/06, às 14h.

| Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda. Rua Victório Santim, 44 - Itaquera. 10/06, às 15h.

| Biblioteca Raimundo de Menezes. Avenida Nordestina, 780 - Vila Americana. 18/06, às 14h.

| Biblioteca Jayme Cortez. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Limão. 21/06, às 14h.

| Biblioteca Álvares de Azevedo. Praça Joaquim José da Nova, s/n - Vila Maria. 22/06, às 10h.

| Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros. 25/06, às 14h.

| Biblioteca Amadeu Amaral. Rua José Clóvis de Castro, s/n - Vila da Saúde. 28/06, às 10h.

| Biblioteca Érico Veríssimo. Rua Diógenes Dourado, 101 - Parada De Taipas. 29/06, às 10h.

| Biblioteca Álvaro Guerra. Avenida Pedroso de Morais, 1919 - Pinheiros. 30/06, às 11h.

 

| TEATROS |

Drag's no Alfredo

Humor

Drag’s no Alfredo traz ao palco apresentações de vários estilos drags. Uma oportunidade de trazer grandes nomes da cena drag/transformista para celebrar de maneira interativa e divertida. Cada noite será um espetáculo diferente com muita pluralidade de estilos.

Ficha técnica | Drags: Luiz Alberto de Sousa (Thelores); Matheus Moreira de Miranda (Alexia Twister); Heitor Dias da Rocha (Alesha Broke); Gustavo Zanela (Antonia Pethit); Guilherme Chapina Dias (Bixa Fina); Denis da Silva Martins (Dmittry); João Bruno Amadeu (Eva X); Bruna Tieme Alves Kawagashi (Ginger Moon); Jaqueline Gomes Costa Damacena (Jcque Follet); Rodrigo Oliveira dos Santos (Lola Miranda); Vinícius de Carvalho Róveri (Roovie Fox); Caio Katchborian (Kaio Kay).

| Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana. 01, 15, 22 e 29/06, às 21h. Livre. 90 minutos. Ingressos: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia).

 

Manifesto Transpofágico

Manifesto Transpofágico é a transpofagia da transpologia de uma transpóloga. “Hoje eu resolvi me vestir com a minha própria pele. O meu corpo travesti”. Renata “se veste” com seu próprio corpo para narrar a historicidade da sua corporeidade. Renata se alimenta da sua “transcestralidade”. Come-a, digere-a. Uma transpofagia. O Corpo Travesti como um experimento, uma cobaia. Um manifesto de um Corpo Travesti.

Ficha técnica | Dramaturgia e atuação: Renata Carvalho. Direção: Luiz Fernando Marques (Lubi).

| Teatro Arthur Azevedo. Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca. 24 a 26/06. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. +18 anos. 50 minutos. Gratuito.

 

Voguing Jam

Jam

Voguing é uma dança urbana performática que surgiu em meados dos anos 1970 na comunidade LGBT negra e latina de NYC. Assim como no hip hop, a cultura ballroom tem as chanters, que equivalem ao papel de um MC. Além das rimas e improvisação, tem a função de agitar os bailes e interagir com as performers nas batalhas de categorias dançadas. A Voguing Jam da Casa de Mutatis convida artistas reconhecidas na cena por sua contribuição musical tanto no chanter quanto no beat e na comunidade TLGBQIA+ para apresentar seus pocket show e suas performances.

| Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba. 17/06, das 18h às 22h. Livre. 50 minutos. Gratuito.