SMC na Mídia - Destaques da semana de 23/05 a 29/05

Notícias da semana - 23 a 29 de maio

ÚLTIMO SEGUNDO/IG/SÃO PAULO | Spcine participa de evento em Cannes para divulgar ações audiovisuais

A Spcine, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, está no Marché du Film, em Cannes, até o próximo dia 25 de maio para apresentar as iniciativas promovidas pela cidade ao mercado audiovisual estrangeiro. A participação no evento, que é braço comercial do Festival de Cannes e palco para divulgação de ações voltadas à produção audiovisual, ganhou repercussão na imprensa internacional.

https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2022-05-20/spcine-evento-cannes-acoes-audiovisuais-sp-mercado-internacional.html

 

G1 | Virada Cultural 2022 em SP terá Ludmilla, Luísa Sonza e Kevinho, entre outros; veja programação completa

A Secretaria Municipal da Cultura anunciou nesta sexta-feira (20) a programação do evento, que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio. Com o tema "Virada do Pertencimento", a edição deste ano ocorrerá em oito regiões espalhadas pela cidade de São Paulo: Butantã (Zona Oeste), Freguesia do Ó (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Campo Limpo (Zona Sul), M'Boi Mirim (Zona Sul), São Miguel Paulista (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro).

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/05/20/virada-cultural-2022-em-sp-tera-ludmilla-luisa-sonza-e-kevinho-entre-outros-veja-programacao-completa.ghtml

 

ROLLING STONE | Virada Cultural de São Paulo: Gloria Groove, Ludmilla e Vitão confirmados; veja programação

Contagem regressiva! A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, 20, a programação completa da Virada Cultural 2022, que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio. Com o tema Virada do Pertencimento, a edição deste ano ocorrerá em oito regiões espalhadas pela cidade de São Paulo: Butantã (Zona Oeste), Freguesia do Ó (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Campo Limpo (Zona Sul), M'Boi Mirim (Zona Sul), São Miguel Paulista (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro).

https://rollingstone.uol.com.br/musica/virada-cultural-de-sao-paulo-gloria-groove-ludmilla-e-vitao-confirmados-veja-programacao/

 

VEJA SÃO PAULO | SP tem Semana Municipal do Brincar com atividades presenciais e online

A partir deste sábado (21), as crianças da capital paulista poderão se divertir com a Semana Municipal do Brincar que será realizada até 28 de maio. O evento, que é anual, pretende sensibilizar a sociedade para o direito ao brincar e visibilizar a cultura da infância, mobilizando a todos sobre a importância do desenvolvimento integral das crianças.

https://vejasp.abril.com.br/coluna/criancas-sao-paulo/sp-tem-semana-municipal-do-brincar-com-atividades-presenciais-e-online/

 

GLAMURAMA/UOL | Apresentação gratuita do espetáculo "Mariofagia" - Glamurama

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Theatro Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta o espetáculo gratuito “Mariofagia”, que acontece neste sábado (21). Em duas sessões, às 17h e às 19h, na Praça das Artes, como parte da programação do ciclo de celebrações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o projeto “22+100”. O evento reúne pela primeira vez o Quarteto de Cordas da Cidade e o Coral Paulistano, fundados pelo autor Modernista, Mário de Andrade e, também, os primeiros corpos artísticos estáveis do Theatro Municipal, com as Escolas Municipais de Dança (EDASP), Música (EMM) e o trio Ensemble FTM.

https://glamurama.uol.com.br/agenda/apresentacao-gratuita-do-espetaculo-mariofagia/

 

SP1/TV GLOBO | Programação da Virada Cultural 2022 é divulgada

Virada será nos dias 28 e 29/05, com mais de 300 atrações espalhadas pela cidade.

https://globoplay.globo.com/v/10596794/

 

ISTOÉ ONLINE/SÃO PAULO | Virada Cultural retorna neste final de semana em São Paulo

Nesta edição, a Virada ocorre em oito regiões da cidade de São Paulo: Butantã (Zona Oeste), Freguesia do Ó (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Campo Limpo (Zona Sul), M'Boi Mirim (Zona Sul), São Miguel Paulista (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro). “A Virada Cultural, que já é um patrimônio da cidade de São Paulo, tem um significado especial neste ano, pois só está sendo possível porque os paulistanos confiaram em nós, seguiram os protocolos e acreditaram na vacina e isso nos permitiu retomar as atividades com segurança e responsabilidade”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “E estou ainda mais feliz porque a Virada estará em todas as regiões da cidade, dará voz aos talentos da periferia e unirá o erudito, o maestro João Carlos Martins, ao popular, que é a Vai-Vai, logo na abertura da grande festa da cultura paulistana”, acrescentou.

https://istoe.com.br/virada-cultural-retorna-neste-final-de-semana-em-sao-paulo/

 

GUIA FOLHA | Virada Cultural anuncia show de Criolo em sua programação; veja outros destaques

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (24) a participação do rapper paulistano Criolo na edição de 2022 da Virada Cultural, que acontece neste fim de semana, entre os dias 28 e 29 de maio —no primeiro evento totalmente presencial desde o começo da pandemia de Covid-19.

https://guia.folha.uol.com.br/passeios/2022/05/virada-cultural-anuncia-show-de-criolo-em-sua-programacao-veja-outros-destaques.shtml

 

GRUPO SULNEWS | Ofisa apresentará junto com duas sopranos uma sensibilidade única na arte que vai arrepiar o Teatro Paulo Eiró

Estamos entrando na reta final do mês de maio, e todos os santamarenses e moradores da nossa amada Zona Sul já está acostumado com o tradicional Concerto da Orquestra Filarmônica Santo Amaro (Ofisa), sempre aos últimos domingos do mês.

https://gruposulnews.com.br/ofisa-apresentara-junto-com-duas-sopranos-uma-sensibilidade-unica-na-arte-que-vai-arrepiar-o-teatro-paulo-eiro/

 

PAULICÉIA/NEWSLETTER | Aline Torres: "Se a cidade continuar com esses dados positivos, a gente vai ter muita coisa para celebrar"

Quem é Aline Torres? A pergunta circulou bastante em meados do semestre passado, quando o Prefeito Ricardo Nunes anunciou a nova Secretária Municipal de Cultura de São Paulo. A resposta mais sucinta vem da própria secretária: Aline é uma mulher paulistana, periférica, que trabalha na gestão pública desde 2009 e é formada em relações públicas.

https://pauliceia.substack.com/p/aline-torres?s=r

 

CBN | Virada Cultural 2022 em SP: 'é a virada da acessibilidade e do pertencimento'

Aline Torres, secretária municipal de Cultura, fala sobre a Virada Cultural 2022, que tem como tema 'Virada do Pertencimento'. Aline discorre sobre a vasta programação que inclui a 'Viradinha', com atividades e intervenções para as crianças, em diferentes regiões da capital paulista: 'a cidade vira palco'. Ela destaca que essa edição é também chamada de Virada da Acessibilidade, com público especial no palco e na plateia.

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/376512/virada-cultural-2022-em-sp-e-virada-da-acessibilid.htm

 

TV BRASIL | Virada Cultural 2022: palcos além do centro da cidade

Entrevista com a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres. "A expectativa para essa retomada é muito grande. Esse ano, a Virada Cultural é a Virada Cultural do Pertencimento".

A partir de 9 min | https://www.youtube.com/watch?v=ucXSH5M3EUU

 

ESTADÃO/SÃO PAULO | 'Fazer parte da Virada é sempre uma honra', diz Gloria Groove; veja outras atrações da Virada

Orgulhosa de suas origens na Zona Leste de São Paulo, a drag queen e cantora pop Gloria Groove volta a se apresentar na Virada Cultural justamente nesta região da cidade, no Palco Itaquera, neste sábado, 28. "Voltar agora (à Virada) tem um gosto especial de retorno aos palcos e do reencontro com o público, ainda mais nessa edição onde poderei trazer meu show pra dentro da minha ZL em plena repercussão de Lady Leste, nome do meu álbum que traz a minha origem no nome", diz Gloria Groove. A cantora, que participou das edições de 2018, no palco da Praça da República, e de 2020, em um show transmitido ao vivo do Teatro Municipal no auge da pandemia de covid-19, diz estar ansiosa por voltar à Virada.

https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,virada-cultural-sera-mais-espalhada-e-centro-tera-de-joao-bosco-a-vitor-kley,70004077076