Secretaria Municipal de Cultura participa da 6ª Semana Nacional dos Arquivos

Arquivo Histórico Municipal integra o evento com programação própria

A Prefeitura de São Paulo anuncia a 6ª Semana Nacional dos Arquivos entre 06 e 10 de junho. A Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Histórico Municipal, integra o evento com diversas atividades, todas com vagas limitadas e presenciais na Praça Cel. Fernando Prestes, 152, no Bom Retiro.

As vagas para cada atividade são limitadas. Serão enviados e-mails de confirmação antes dos eventos e, para as inscrições não confirmadas, será considerada a lista de espera. Clique aqui para conferir a programação completa no site do Arquivo Nacional.

Abaixo, confira a programação do AHM.

 

[Visita técnica] Por dentro do AHM: como são denominadas as ruas de São Paulo?

| Terça-feira, 07/06. Das 10h às 11h30.

Visita ao Núcleo de Memória Urbana que é o responsável pela emissão de pareceres técnicos a respeito das propostas de denominação das ruas, avenidas e praças de São Paulo. Na visita, o acervo do setor, de fichas de denominações de logradouros será apresentado. Também mostraremos processos administrativos para que os participantes entendam como as ruas da cidade recebem seus nomes.

 

[Visita técnica] Por dentro do AHM: como tratamos os documentos

| Quarta-feira, 08/06. Das 10h às 12h.

Visita aos bastidores do AHM - passando pelas salas de conservação e guarda do acervo para conhecer como são realizadas atividades e procedimentos técnicos. Serão apresentados projetos em andamento, materiais utilizados e alguns documentos em tratamento. Também se verá parte do acervo de documentos do século XVI, cartografias e plantas de prédios e vilas operárias do início do séc. XX.

 

[Oficina] Blueprint: métodos de impressão em cartografias e desenhos de arquitetura no acervo do AHM

| Quinta-feira, 09/06. Das 10h30 às 12h e das 13h às 15h.

Nessa oficina o público terá contato com o acervo do Arquivo Histórico Municipal, em especial, documentos cartográficos e desenhos de arquitetura em blueprint, técnica de impressão fotográfica que surgiu século XIX, também conhecida como cianotipia. Os inscritos poderão experimentar a técnica e produzir seus próprios cianótipos a partir de desenhos em transparência e objetos por contato.

 

[Oficina] Costurando memórias: confecção de álbum fotográfico

| Sexta-feira, 10/06. Das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 14h30.

A oficina vai propor uma reflexão sobre o papel da imagem e da fotografia na construção e preservação de memórias, individuais e coletivas, a partir do acervo iconográfico do AHM. Na segunda parte da oficina, o público vai produzir, com linha e papel, um álbum fotográfico artesanal para guardar suas próprias fotografias.

 

[Exibição de curta-metragem + lançamento de livro] Os arquivos como lugares de criação: exibição do curta Metrópole de véus e lançamento do livro Fisionomia de Itaquera: transformações da paisagem e sociedade de um distrito paulistano (1875-1920)

| Sábado, 11/06. 10h.

Nesse encontro será exibido o curta Metrópole de véus, produzido por Fernando Atique, Franscisco Miguez e Martim Passos e apresentada a pesquisa documental de Gabriela de Oliveira, que resultou no livro a Fisionomia de Itaquera. Será proposta uma roda de conversa, a fim de refletir sobre o papel dos arquivos na produção de conhecimento, evidenciando processos criativos que buscam ampliar a dimensão dessas instituições como lugares de pesquisas, poéticas, memórias e histórias.

Inscreva-se neste link.