SMC na Mídia - Destaques da semana de 29/04 a 06/05

Notícias da semana - 29 de abril a 06 de maio

29/04

ISTO É | São Paulo abre inscrição para o Esquenta de Carnaval de Rua

Os blocos de carnaval interessados em cair na folia fora de época já podem se inscrever a partir de hoje para o Carnaval de Rua 2022. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de maio por meio de um formulário online lançado pela prefeitura de São Paulo.

https://istoe.com.br/sao-paulo-abre-inscricao-para-o-esquenta-de-carnaval-de-rua/

 

FOLHA DE S.PAULO ONLINE/SÃO PAULO | Nova versão de 'Café' busca coletividade de Mário de Andrade no Municipal

Montagem de Sérgio de Carvalho reúne artistas do Coral Paulistano, Balé da Cidade e Orquestra Sinfônica Municipal.

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/05/nova-versao-de-cafe-busca-coletividade-de-mario-de-andrade-no-municipal.shtml

 

VEJA SP | Após 100 anos, ‘Contramemória’ faz leitura crítica da Semana de 22

Contramemória está em cartaz no Teatro Municipal. O mesmo Teatro Municipal que abrigou em 1922 a Semana de Arte Moderna. Não por coincidência, o evento, capitaneado por nomes como Anita Malfatti e Mário de Andrade, é abordado por essa exposição que pretende fazer uma leitura crítica 100 anos depois em 117 obras.

https://vejasp.abril.com.br/coluna/arte-ao-redor/contramemoria-critica-semana-de-22/

 

R7 | SP: semana dos povos indígenas é celebrada com mostra cultural

A expressão artística dos povos indígenas será apresentada por meio de uma mostra no Centro Cultural da Vila Itororó, localizado no bairro Bela Vista, no centro de São Paulo, no sábado (30), com filmes, projeções de fotos e uma feira de artesanato.

https://noticias.r7.com/sao-paulo/sp-semana-dos-povos-indigenas-e-celebrada-com-mostra-cultural-30042022

 

02/05

TERRA/ESTADÃO CONTEÚDO | Mostra Internacional de Teatro retorna e abre com a peça 'Estádio'

Em março de 2020, a MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo foi realizado entre os dias 5 e 15 em meio às incertezas e ao crescente medo relacionados à pandemia decretada em sua reta final. Por isso, o anúncio da 8.ª edição da MITsp, prevista para ocorrer de 2 a 12 de junho, ganha um caráter simbólico a mais do que sua retomada. Se aquele foi o último grande painel de artes cênicas na cidade, este é o primeiro evento do gênero desde a reabertura dos teatros depois do fechamento provocado pelo coronavírus.

https://www.terra.com.br/diversao/mostra-internacional-de-teatro-volta-em-junho-e-sera-aberta-com-espetaculo-estadio,2cc641e5eae2ec22cd53193654385b383lldiy5h.html

 

FOLHA DE S.PAULO ONLINE/SÃO PAULO | Nova versão de 'Café' busca coletividade de Mário de Andrade no Municipal

Em uma manhã quente de um feriado de abril, dezenas de artistas, entre coristas do Coral Paulistano, dançarinos do Balé da Cidade, artistas circenses e atores convidados, se reuniram na cúpula do Theatro Municipal de São Paulo para mais um ensaio da ópera "Café", idealizada por Mário de Andrade.

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/05/nova-versao-de-cafe-busca-coletividade-de-mario-de-andrade-no-municipal.shtml

 

MERCADO & EVENTOS | Rede Cidades do Carnaval assina carta de intenções para definir futuro das ações

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, e com apoio da SPTuris, promoveu o encontro da Rede Cidades do Carnaval, que reuniu representantes da organização do Carnaval nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Olinda, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. O encontro teve como grande mote a assinatura de uma carta de intenções que indicará futuras ações da Rede.

https://www.mercadoeeventos.com.br/feiras-e-eventos/rede-cidades-do-carnaval-assina/

 

03/05

BRASIL DE FATO/SÃO PAULO | MST estreia no Theatro Municipal de São Paulo com releitura de ópera de Mário de Andrade

O Coletivo Nacional de Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participa da ópera "Café", que estreia nesta terça-feira (3), no Theatro Municipal de São Paulo. Com composição de Felipe Senna e adaptação de Sérgio de Carvalho, a obra foi criada a partir do libreto de Mário de Andrade e celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

https://www.brasildefato.com.br/2022/05/03/mst-estreia-no-theatro-municipal-de-sao-paulo-com-releitura-de-opera-de-mario-de-andrade

 

ESTADÃO/ISTO É | Evento mostra criação de espetáculo a partir de relações com artistas indígenas

O Goethe-Institut São Paulo promove uma série de encontros para discussão da criação da peça Antes do Tempo Existir, que investiga as possibilidades de um teatro concebido a partir de relações com artistas indígenas por meio da incorporação da compreensão do tempo, cosmogonia e forma intrínseca de experienciar a vida. O projeto tem apoio cultural do instituto alemão e da Biblioteca Mário de Andrade e é uma realização da produtora Outra Margem, Ministério do Turismo e da Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,evento-gratuito-mostra-criacao-de-espetaculo-a-partir-de-relacoes-com-artistas-indigenas,70004055149

 

DIÁRIO ZONA NORTE | São Paulo confirma a 8ª edição da Mostra Internacional de Teatro, com ações “ao vivo”

A 8ª edição da MITsp tem apresentação do Ministério do Turismo, Itaú, Sabesp e Secretaria Municipal de Cultura, realização da Olhares Instituto Cultural, ECUM Central de Produção, Itaú Cultural, Sesc SP, Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo e correalização do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Goethe-Institut São Paulo, Consulado-Geral da França em São Paulo e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Prestigiando o evento e com falas, a Secretária Municipal da Cultura, Aline Torres; o Diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; e o Diretor Regional do Sesc do Estado de São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

https://www.diariozonanorte.com.br/sao-paulo-confirma-a-8a-edicao-da-mostra-internacional-de-teatro-com-acoes-ao-vivo/

 

04/04

PREFEITURA DE SÃO PAULO | Prefeitura lança Chamamento de Adesão à Programação da Virada Cultural 2022

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura divulga, nesta quarta-feira (04), o Chamamento de Adesão à Programação da Virada Cultural 2022. Com o objetivo de ampliar ainda mais a pluralidade do evento, podem se inscrever instituições ligadas à cultura, espaços culturais, restaurantes, eventos ao ar livre e outros promotores de atividades dessa área. Os interessados devem submeter suas propostas até 11 de maio, às 20h, que poderão ser consultadas no site oficial do evento, que será realizado entre 28 e 29 de maio.

https://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-lanca-chamamento-de-adesao-a-programacao-da-virada-cultural-2022

 

FOLHA DE S.PAULO ONLINE/SÃO PAULO | Hortência, Fabi Alvim e Paula Pequeno participam de especial sobre Dia das Mães

O cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, e a diretora-executiva da empresa Sustenidos, que administra o Theatro Municipal de São Paulo, Alessandra Costa, compareceram à estreia da ópera "Café", no Municipal, realizada na terça-feira (3), na capital paulista. Baseado em libreto de Mário de Andrade, o espetáculo tem direção de Sérgio de Carvalho e conta com a participação do Coletivo Nacional de Cultura do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2022/05/hortencia-fabi-alvim-e-paula-pequeno-participam-de-especial-sobre-dia-das-maes.shtml

 

PREFEITURA DE SÃO PAULO | Secretaria Municipal de Cultura pré-seleciona propostas para Revelando SP

Programa do Governo do Estado de São Paulo valoriza a cultura tradicional paulistana; SMC submeteu projetos para evento dos dias 27 e 28/05.

https://www.capital.sp.gov.br/noticia/secretaria-municipal-de-cultura-pre-seleciona-propostas-para-revelando-sp

 

EXIBIDOR | 1º Fórum Spcine debaterá temas voltados à retomada do setor audiovisual

Organizado pelo Observatório da Spcine, o 1º Fórum Spcine - Agenda da Retomada do Setor Audiovisual acontecerá em São Paulo entre os dias 10 e 12 de maio. Podem participar profissionais do setor, agentes públicos, estudantes e o público em geral.

https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/12651-1-forum-spcine-debatera-temas-voltados-a-retomada-do-setor-audiovisual

 

S. PAULO ZONA SUL | Inscrições abertas para Carnaval de Rua em julho

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu as inscrições para o Carnaval de Rua 2022. Durante a reunião entre a secretária de Cultura, Aline Torres, e os representantes de blocos, foi proposta a realização do Esquenta de Carnaval nos dias 16 e 17 de julho. Na ocasião, também foi definida a realização de um comitê permanente de blocos, para aprimorar o diálogo entre a sociedade civil e a Prefeitura.

https://jornalzonasul.com.br/inscricoes-abertas-para-carnaval-de-rua-em-julho/

 

FOLHA DE S.PAULO/SÃO PAULO - COTIDIANO | Pós-Carnaval não afeta quadro, e UTis para Covid permanecem esvaziadas

O Carnaval fora de época no feriado de Tiradentes, que levou foliões às ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro e aos desfiles no Anhembi e na Sapucaí, não impactou até o momento o volume de internações de pacientes graves de Covid-19 em UTIs.

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2022/05/pos-carnaval-nao-afeta-quadro-e-utis-para-covid-nas-capitais-continuam-esvaziadas.shtml

 

05/05

FOLHA DE S.PAULO ONLINE/SÃO PAULO | Estreia da ópera 'Café', no Theatro Municipal de São Paulo

Confira registros da nova versão de 'Café'. Dirigida por Sérgio de Carvalho, busca na luta pela terra um paralelo da crise de 1929 com Brasil atual.

https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1731911661904537-estreia-da-opera-cafe-no-theatro-municipal-de-sao-paulo

 

GGN/SÃO PAULO | MST ocupa o Theatro Municipal de São Paulo junto a Ópera Café

Na última terça-feira (3), ocorreu a estreia no Theatro Municipal de São Paulo da ópera “Café”, de Felipe Senna, criada a partir do libreto de Mário de Andrade, publicado em 1942. Após a estreia, Judite Santos, militante do MST, que participou da encenação junto à outros(as) companheiros(as) de luta, explica que “ocupar” o teatro com a participação do Movimento é demonstrar na prática que “o teatro é do povo”, como tem reafirmando, o diretor da obra, Sérgio de Carvalho.

https://jornalggn.com.br/movimentos-sociais/mst-ocupa-o-theatro-municipal-de-sao-paulo-junto-a-opera-cafe/

 

UOL NOTÍCIAS | A noite em que o MST ocupou o Theatro Municipal

"Café" é uma ópera brasileira, cantada em português, com pinceladas de ritmos populares endêmicos, como a catira. No palco, a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Paulistano e o Balé da Cidade de São Paulo encontram-se com o maestro Luís Gustavo Petri, a estupenda cantora Juçara Marçal (do álbum imperdível "Delta Estácio Blues"), o cantor Negro Leo, o ator Carlos Francisco e, acredite, um coletivo de artistas do MST.

https://noticias.uol.com.br/colunas/camilo-vannuchi/2022/05/05/a-noite-em-que-o-mst-ocupou-o-theatro-municipal.htm

 

BOA TARDE SÃO PAULO/BAND JORNALISMO | Prefeitura começou cadastro: Virada Cultural vai ser nos dias 28 e 29 de maio

Na edição desta quinta-feira (05) do Boa Tarde São Paulo, da Band Jornalismo, foi anunciada a Virada Cultural 2022. Na quarta-feira (04), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou o Chamamento de Adesão à Programação da Virada Cultural 2022.

https://www.youtube.com/watch?v=Q_zo7vujsvo

 

BOM DIA SP/TV GLOBO/SÃO PAULO | Cultura: Programação para o fim de semana

Na TV Globo, no BDSP, às 7h29, o âncora Rodrigo Bocardi conversou com o repórter Guilherme Pimentel, que destacou a programação cultural para o fim de semana, dentre elas: a ópera “Café”, encenada no Theatro Municipal, de autoria de Felipe Sena e que aborda de forma atualizada a obra de Mário de Andrade.

https://globoplay.globo.com/v/10546421/?s=0s

 

FOLHA DE S.PAULO/SÃO PAULO | Conheça 10 rodas de samba nas periferias de SP

Grupos tradicionais retomam apresentações, muitas delas gratuitas, após pausa de dois anos por causa da Covid-19. Logo após a música “Acendeu a Vela” ser cantada, uma chama é acesa no centro da roda de samba. Foi assim que a Comunidade Samba da Vela, roda tradicional que toca na Casa de Cultura de Santo Amaro, retomou as atividades na segunda-feira, dia 2, após uma pausa forçada de dois anos por causa da pandemia de coronavírus.

https://guia.folha.uol.com.br/passeios/2022/05/conheca-10-rodas-de-samba-tradicionais-que-voltaram-a-tocar-nas-periferias-de-sp.shtml