Secretaria Municipal de Cultura anuncia apoio ao projeto Gelateca

Iniciativa da Sabesp se propõe a transformar geladeiras usadas em bibliotecas comunitárias

Em uma ação enquanto promotora da leitura, a Secretaria Municipal de Cultura anuncia o apoio ao projeto Gelateca, da Sabesp. A iniciativa usa geladeiras usadas e sem funcionalidade e as transformam em bibliotecas comunitárias, localizadas em locais com grande movimento.


O Parque do Chuvisco, Zona Sul de São Paulo, foi o palco da primeira estante. O objeto foi adesivado com frases e imagens em homenagem ao cantor Sabotage, assassinado em 2003, e instalado no dia do aniversário do músico, 03 de abril. Tamires Rocha Sabotage, filha do artista, realizou um show no ato de entrega da gelateca.


Os objetos são adquiridos por uma equipe da Sabesp, que os adesivam com temáticas voltadas à leitura ou personalidades das artes, e estocadas com livros fornecidos pela SMC. Viram, assim, bibliotecas comunitárias.


Ao transformar um móvel em suporte artístico, literário e social, a ação incentiva não somente a leitura, mas também a educação, a sustentabilidade e o exercício da cidadania. "Em todo lugar cabe a convivência criativa. E essa criatividade se fortalece com a ação que promove a leitura em todas as suas formas - roda de leitura, leitura compartilhada, histórias lidas", declara a Secretária Adjunta Municipal de Cultura, Andrea Souza.