Leci Brandão, Xande de Pilares, Rael, Rashid, Drik Barbosa, Sandra de Sá e Dexter se apresentam na 1ª Expo Internacional da Consciência Negra

Em parceria com Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Secretaria Municipal de Cultura promove shows, intervenções artísticas e stands de empreendedores culturais entre os dias 19 e 22 de novembro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove shows, intervenções artísticas e 31 stands de empreendedores culturais durante a 1ª Expo Internacional da Consciência Negra. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, acontece entre os dias 19 e 22 de novembro e inclui os shows de Xande de Pilares e Leci Brandão, Rael, Rashid, Drik Barbosa e Bixarte, no dia 20, e Sandra de Sá e Dexter, no dia 21.

Para a Secretária de Cultura Aline Torres, a Feira é uma oportunidade para mostrar os talentos negros da cidade em todas as vertentes, inclusive a da cultura e da economia criativa. “A Cultura Negra é parte fundamental da cidade e também será fundamental para a retomada econômica da capital paulista. Nosso maior ganho em promover um evento de tamanha grandiosidade é mostrar para a população, que em sua maioria é composta por pessoas negras, que podemos ser qualquer coisa. Nas alamedas da Expo, mostraremos negros astronautas, professores, engenheiros, arquitetos, secretários de Cultura e tudo que deixe claro que os negros estão em todas as camadas sociais. E este evento promove isso, que o racismo não será resolvido apenas por mim, que sou negra, mas por toda a sociedade”, afirma Aline.

O palco principal abre, dia 20, às 18h, com show de Xande de Pilares, que recebe Leci Brandão. Em seguida, o rapper Rael convida Rashid, Drik Barbosa e Bixarte para uma apresentação. No dia 21, às 18h, Black Rio e Carlos Dafé fazem homenagem a Gerson King Combo, cantor de soul e funk que faleceu em 2020. Na sequência, a cantora Sandra de Sá convida Dexter para uma apresentação especial.

A Secretaria de Cultura traz também um stand com cenografia inspirada no Theatro Municipal de São Paulo, que em 2021 completa 110 anos. O stand recebe apresentações de grupos e artistas de diversas linguagens artísticas, como circo, teatro, dança e literatura. Entre os destaques estão o show de Grazzi Brasil, dia 19, o Sarau das Pretas, dia 20, e a dança da Cia Pé no Mundo, dia 21. Além disso, na Alameda da Cultura, a SMC promove 31 stands de empreendedores culturais, fomentando ainda mais a economia criativa da cidade, e possibilitando novas oportunidades de negócios para a população negra, nas mais diversas áreas: moda, gastronomia, produção cultural, arte urbana, carnaval, tecnologia, entre outras.

Ao longo da feira, a SMC promove também atrações itinerantes nas alamedas. Entre elas, estão o Cortejo Dionísio; a peça teatral Negror com Sidney Santiago; e a atração de moda e música Brasilidade - Muito prazer, as Ilyálódes.

1ª Expo Internacional da Consciência Negra
Dias: 19 de novembro (autoridades e imprensa); 20 e 21 (público); 22 (exclusivo para visitações escolares).
Endereço: Pavilhão 10 do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - Zona Norte)

 

Programação:

 

 

20/11

Negror c/ Sidney Santiago (Teatro)
11h - Alameda

Grazzi Brasil (Música)
13h - Stand

Brasilidade - Muito prazer, as Iyálódes (show)
15h - Alameda

Sarau das Pretas (Literatura)
16h - Stand

Cortejo Dionisío (Cultura Popular)
17h - Alameda

Xande de Pilares + Leci Brandão
18h - Palco principal

Rael + Rashid + Drik Barbosa + Bixarte (Música)
19h - Palco principal

 


21/11

Mac fly mob (Dança)
11h - Stand

Ato Perene: O processo como obra - Cia Pé no Mundo (Dança)
13h - Stand

Brasilidade - Muito prazer, as Iyálódes (desfile)
15h - Alameda

Cortejo Dionisío (Cultura Popular)
17h - Alameda

Black Rio + Carlos Dafé (Homenagem a Gerson King Combo)
18h - Palco Principal

Sandra de Sá + Dexter
19h - Palco principal


22/11

Circo Cattapum (Circo)
14h - Stand

O Barulho de Todas as Noites (Teatro infantil)
16h - Stand

Cortejo Dionisío (Cultura Popular)
17h - Alameda