Programação de novembro - Centros Culturais

Espaços celebram o mês da consciência negra com exposições, shows e até um desfile de moda afrofuturista

Em novembro, a programação nos Centros Culturais traz um olhar especial para a cultura afro, em celebração do Mês da Consciência Negra. Entre as atrações, está um desfile de moda afro-futurista no Centro Cultural Santo Amaro; uma apresentação da Academia Dancehall  com uma amostra do ritmo jamaicano na Galeria do DJ; e a exposição Afrobrasileiro Puro, no Centro Cultural Penha, todas marcando o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

Também acontecem neste mês o Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, no Centro de Memória do Circo, e o evento Estéticas das Periferias, organizado pelo projeto Ação Educativa, que passa por diversos espaços municipais.

Confira a programação:

 

Centro Cultural Vila Formosa

Rei na Rua
Circo
14/11
15h
Livre
50 minutos
Presencial na área externa
Unindo a linguagem circense como números de malabarismo e esquetes, e no formato de curtas narrativas encenadas, o Bando Golíardis ressalta com comicidade e ludicidade a importância dos direitos básicos de educação e alfabetização. A inspiração é o texto A Roupa Nova do Rei, de Hans Christian Andersen, na qual um rei abusa de seu poder para garantir a manutenção da sua luxúria e a ignorância de seu povo.

A Festa Encantada com Akila Moreira
Contação de história
5/11
14h
Livre
50 minutos
Presencial no Teatro Zanoni Ferrite
A contação de história é uma adaptação para o Teatro de Bonecos do primeiro livro publicado por Akila Moreira em 2019 pela Editora Paulus, A Festa Encantada. A história tem por eixo temático conscientizar as crianças sobre a importância do brincar e ser criança. Além da contação haverá interação com o público através de outros bonecos, na abertura e no encerramento da apresentação, e tendo por cenário apenas uma mesa para a mala dos bonecos, que também se transforma em palco para a contação.

História Contos de Mulher com Giuseppina Wellington
Contação de história
7/11
15h
Livre
50 minutos
Presencial no Teatro Zanoni Ferrite
A menina passava os dias inteiros na casa da avó para que seus pais pudessem trabalhar. Durante os almoços, a maneira que a avó encontrou de fazer a criança parar de brincar e sentar para comer era deixar a menina sentar-se no batente da janela. Enquanto falava, a criança deixava que sua boca se abrisse e o alimento entrasse em sua boca. A avó contava e recontava histórias de todo jeito. Misturava contos de fada, contos tradicionais e histórias de sua própria vida em histórias que, intencional ou não, tinham mulheres como protagonistas.

Sons de Vila
Música
5 a 26/11
Sexta das 18h às 21h
Livre
60 minutos
Presencial na área externa
Novo projeto no CCVF, o Sons de Vila traz para a calçada do equipamento mais uma opção para as pessoas ouvirem boa música de graça. A ideia é trazer artistas de diferentes ritmos para apresentações na entrada no Centro Cultural.

5/11 - A compositora Dami Alves - Mama Soul traz seu violão e sua voz potente para trarar de temas importantes da contemporaneidade como liberdade de gênero e da mulher, e intolerância à religião e à cultura afro.

12/11 - Nó de Nós - Concebido em meio à solitude da quarentena e à saudade das aglomerações, Nó de Nós chega para exercitar a intimidade com a música e apresentar a versatilidade que a cadência do samba pode oferecer. A apresentação conta com músicas autorais e algumas releituras de nomes da música brasileira.

19/11 - Lews Barbosa está na cena do rap brasileiro desde os anos 90. É um dos fundadores do grupo Potencial 3 e hoje desenvolve carreira solo que une música, literatura e oralidade.

26/11 - Uma Luiza Pessoa é cantadeira e compositora natural de São Paulo. Descobriu o canto como sua aptidão. Ainda na infância estudou canto popular na ETEC de Artes e participou de formações livres com artistas diversos de São Paulo. Desde então, através da escuta de música popular e da prática experimental do canto, passou a escrever suas próprias cantigas e as executa em espaços culturais, palcos, saraus, slams e rodas de poesia.

Lendas da África Moderna com Coletivo Cafuzas
Contação de histórias
21/11
15h
Livre
50 minutos
Quem já teve a sorte de sentar ao lado de Fasseké ou cruzar seu caminho ainda procura pelos personagens que parecem sair vivos de sua boca...Para contar esta história, onde cabem mais duas histórias, o Coletivo Cafuzas se inspirou na narrativa encontrada no livro Lendas da África Moderna, escrito por Heloisa Pires Lima.

Live Especial mês da Consciência Negra com Ex Jovens Monitoras Culturais
Roda de conversa
20 e 21/11
19h
Livre
60 minutos
Virtual pelo Facebook do CCVF
Vão ser duas lives com ex Jovens Monitoras Culturais, abordando temas como juventude negra, cultura periférica e qual foi a transformação que o Programa Jovem Monitor Cultural fez na vida de cada uma, além vários outros. Teremos jovens participantes de várias edições do programa, desde 2015 até 2020. As lives fazem parte da programação especial do Centro Cultural do mês da Consciência Negra.

O Vento Solar
Música
27/11
20h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Zanoni Ferrite
O Vento Solar é uma banda paulistana formada por Ana Risso (voz), Marcello Menezes (contrabaixo), Caio Domênico (guitarra) e Pedro Cirilo (bateria e percussão), e conta também com Vini Paludetti (Saxofonista e Flautista). O projeto nasceu como um duo formado por Ana e Marcello e teve seu trabalho autoral divulgado a partir de 2018 com um EP homônimo que foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. Em 2021, o grupo lançou seu segundo EP intitulado “Janela para o Universo”, composto por três faixas autorais - "Esse Voar", "Ladeira do Mar" e "Aquela Canção, que transitam entre reggae, pop, folk e rock. O show no Centro Cultural Vila Formosa é composto por faixas dos dois EPs, além de composições autorais inéditas.

 

Centro Cultural da Diversidade

Semana dos Contadores de Histórias
Vento Seco
Cinema
6/11
21h
18 anos
90 minutos
Presencial: exibição de filme seguida de debate com o diretor Daniel Nolasco
O filme estreou no Festival de Berlim em 2020, teve carreira nos principais festivais de cinema LGBTQIA+ do mundo e chegou aos cinemas do Brasil em agosto de 2021. Entre trabalho, natação e sexo anônimo, Sandro vive uma vida bastante monótona na extensão quente e árida de Goiás, no Brasil. Quando Maicon, um desenhista de quadrinhos de Tom of Finland aparece em sua pequena cidade, sua vida muda para sempre.

Biotecnologias da Cena
Palestra performance em realidade virtual
11 a 13/11
Presencial no CCD
14 anos
15 x 30 minutos com 5 apresentações por dia
Palestra-performance em RV que interroga cenicamente o estatuto das biotecnologias da cena teatral atual. É apresentada pela performer e professora de artes cênicas Dodi Leal, acadêmica trans que acumula um vasto repertório de trabalho artístico e de pesquisa em RV. Corporalidades maquínicas e tecnologias de gênero convocam a pensar os estremecimentos diante dos discursos do “fim do corpo” e do “fim do gênero”. O procedimento da RV adotado neste trabalho se articula como uma provocação de multi-disposição da atuadora em diversos pontos do espaço. A interatividade com o público se dará por meio do uso de óculos próprios. As/os espectadores/as ocuparão o palco em cadeiras giratórias que permitem a navegação na palestra-performance.

CABARIX
Circo
9/11
11h
Livre
90 minutos
Presencial no CCD
Evento de abertura do Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, que apresenta espetáculos de palhaças nacionais e internacionais; números de palhaçaria feminina em quatro diferentes categorias de cabarés: Neófitas ou Cabaré da Escola de Palhaças; Cabaré de Gala; Cabaré das Palhaças e CABARIX, que exalta a diversidade LGBTQIA+ na comicidade.

 

Centro Cultural da Juventude

GRIME CCJ
Música
19h
10/11
+18 anos
30 minutos
projeto quinzenal
Presencial no estúdio do CCJ
Projeto inspirado no formato do Brasil Grime Show, visa revelar novos talentos e aproximar jovens periféricos que buscam seu lugar na música. O Grime é um gênero musical urbano sucedido da Europa que vem se espalhando pelo mundo e principalmente pelas novas gerações, com início nos anos 2000 temos um cenário relativamente novo e atual. Através de pesquisas é notável a relação do Grime com a juventude e com as várias tendências relacionadas ao Rap e o Hip Hop, nesse contexto, o CCJ propõe ressignificar as formas de ocupação de seus espaços, fomentando projetos que dialogam com os interesses da juventude de São Paulo. DJs e MCs de funk serão convidados para fazerem medleys com os rappers juntando o funk e o rap em um só.

Coletivo Mapp - Movimento Arte Plural Perus
Estéticas da Periferia
Mês da Consciência Negra
Sarau
7/11
18h
Livre
Presencial no Calçadão do CCJ
“Clementinas de Perus - Poesia e Performance Marginal” tem a proposta de unir a performance da porta-bandeira que embeleza a escola de samba da quebrada com seu samba girado e ritmado às poetas que performam poesia das dores e amores de ser mulher preta e periférica, além do rap que relata e delata versos cheios de metáforas e verdades da estética periférica. E porque Clementinas de Perus? Conhecida como Quelé ou Rainha Nzinga, alguns dos apelidos da grande referência do samba da cantora carioca, Clementina de Jesus traz em suas canções o que aprendeu com sua mãe: ladainhas, benditos, partidos-alto, cantigas de trabalho, jongo, corimás, pontos de macumba e caxambu. A atividade de cantora ela exercia sem intenção de fazer-se profissional, cantava porque era preciso cantar, por prazer, por alegria. E nessa toada e inspiradas na Mestra Quelé construímos Clementinas de Perus que vem no objetivo de fazer arte como cura pra vida.

Artistas Vivos
Estéticas das Periferias
Intervenção artística
2/11
10h
2 horas
Livre
Presencial na Arena do CCJ
O Laboratório de Criação Artistas Vivos visa promover a valorização dos artistas, produtores e intelectuais periféricos que já possuem uma trajetória, como também os que iniciam sua caminhada - a fim de retirá-los do anonimato, potencializar a produção artístico-cultural e estabelecer uma rede entre os artistas vivos contemporâneos envolvidos. Para o Estéticas das Periferias, ampliaram as ações do Artistas Vivos através do Laboratório de Criação Artistas Vivos, que consiste em uma experimentação artística pautada nos valores estruturantes dos projetos e traz à tona temas que direcionarão o fazer artístico. A intenção é realizar uma obra visual conjunta através do repertório de cada um dos artistas convidados, que é único mas estabelece relações profundas com o coletivo, e com a comunidade negra.
Artistas Convidados: Beré Magalhães e Letícia Chaves.

Parkour: Cultura do Deslocamento
Intervenção cultural
3 a 28/11
Quarta e domingo das 15h às 16h
Livre
Presencial por todo o CCJ
O Parkour é uma prática corporal que nasce a partir de um movimento da periferia francesa. Os fundadores deste movimento são denominados Yamakasi, trazem por meio da arte do deslocamento o pertencimento, a (re)criação e a (re)apropriação dos espaços públicos, bem como uma nova forma de ser em oposição à opressão social, utilizando-se da prática com o intuito de crescer humanamente. Existe uma linha tênue entre esporte e cultura neste sentido, difícil de enxergar muitas vezes pois o esporte vem para confundir e desassociar os movimentos culturais das práticas corporais. O projeto Parkour: Cultura do Deslocamento busca trazer um novo olhar para a comunidade, uma busca pela (re)construção dos laços humanos e da apropriação dos espaços públicos, empoderando os indivíduos por meio do movimento humano. É neste sentido que o Centro Cultural da Juventude ganha destaque, por ser uma referência nos projetos voltados para a periferia da cidade de São Paulo, existindo um grande potencial para que o mesmo também seja referência.

Exposição RNA
Intervenção cultural
13/11
11h abertura / 14h evento
Livre
Presencial em todo o CCJ
A exposição proporciona conhecimento cultural ao público através do registro de bboys e bgirls em stances únicos. Envolve o público ao projeto por meio das imagens expostas e do audiovisual. As fotografias são impressas em tamanhos de 50x70 cm, com molduras proporcionando uma experiência agradável ao espectador.
A exposição contará com 20 obras, 5 álbuns, 8 esculturas e 2 totens eletrônicos.

Na Pele
Mês da Consciência Negra
Música
11/11
19h
LIvre
Presencial na Arena do CCJ
Show das parceiras musicais Helena Menezes e Olivia de Lucas, que apresentarão músicas autorais. As músicas trazem temas como as questões das mulheres pretas, lésbicas, cultura afro-brasileira e popular, afeto, amor e empatia.

MALIK
Mês da Consciência Negra
Música
20/11
19h
Livre
Presencial na Arena do CCJ
No show Tudo Nosso, Malik mostra o universo da periferia paulistana através de suas composições e abordagens diretas em promoção e defesa ao estilo de vida e cultura dos moradores dessas regiões, por meio de sua sonoridade com trap, drill e funk. Com suas composições e canções mais recentes, proporciona ao público narrativas de motivação para construção coletiva e do indivíduo, reflexões críticas e temas ácidos que falam do cotidiano da periferia: diversão nas festas, busca por dignidade, correrias e crises pessoais, sempre buscando driblar os sentimentos de fuga e elevar a autoestima do povo preto e periférico.

Feminine HIFI
Mês da Consciência Negra
Música
28/11
14h
Livre
Presencial no Calçadão do CCJ
Feminine HI-FI é união feminina, empoderamento, energia que flui junta e que se multiplica junta por meio da música e da mensagem contida nas canções. É o mergulho nas ondas sonoras da música jamaicana sob a ótica feminina.

Catappum
Circo
20/11
16h
Livre
Presencial no Calçadão
Numa manhã cinzenta, um barulho ensurdecedor faz com que todos os habitantes de uma cidade imaginária caiam num sono profundo, CATAPPUM! No meio do emaranhado de corpos, hortz e Calarças são os únicos sobreviventes acordados. Os atrapalhados palhaços se envolvem no grande mistério de descobrir quem é o responsável por fazer toda a cidade cair num sono profundo. O espetáculo traz a estética preta para o picadeiro dos palhaços, com música ao vivo, bonecos e jogos com a plateia.

FESTA AMEM
Intervenção artística
27/11
19h
Livre
Presencial no Calçadão do CCJ
Com linguagem afrofuturista, a AMEM traz uma festa dedicada ao vogue, funk, dancehall, hip hop e outras culturas negras, unindo e celebrando corpos não normativos criando espaços de cuidado pelo viés da arte. Durante a programação, performers de diferentes linguagens apresentam suas intervenções com discussões sobre gênero, classe, sexualidade e saúde através da música, dança, poesia e artes visuais.

Encontro de Cordas
Mês da Consciência Negra
Intervenção artística
14/11
11h às 21h
Livre
Presencial
O Coletivo AfroArt Nativa apresenta o projeto Aulão de Capoeira Encontro de Cordas. Apresenta, apoia, resgata e reforça a importância de cultivar o movimento da capoeira, Patrimônio imaterial do Brasil. Assim surgiu a proposta do Aulão, que será um evento realizado na última semana de Novembro de 2021 no Centro Cultural da Juventude e contará com a presença de professores e mestres ministrando aulas de diversos estilos de capoeira, como Angola, Benguela e São Bento Grande de Bimba. Na programação, demonstrações de habilidades e competências das mais diversas modalidades da Capoeira. Apesar de ser um festival sediado pelo coletivo AfroArt Nativa, a parceria se estende por diversos grupos e esportistas da região.

ILU OBÁ
Intervenção artística
27/11
16h
Livre
Presencial no Calçadão do CCJ
A instituição Ilú Oba De Min foi fundada pelas percussionistas Beth Beli, Girlei Miranda e Adriana Aragão em 2004. Promove e divulga a cultura negra no Brasil
e tem como objetivo principal o fortalecimento das mulheres negras na sociedade. O seu projeto mais conhecido é o Bloco Afro Ilú Obá De Min. Trata-se de uma intervenção cultural baseada na preservação de patrimônio imaterial, memória e identidade. O trabalho atualmente é coordenado pela arte-educadora e musicista Beth Beli e Mazé Cintra, que desenvolvem pesquisa sobre matrizes africanas e afro-brasileiras e objetiva a inserção de mulheres, crianças e adolescentes na arte através do conhecimento das manifestações culturais tradicionais, como o carnaval, e no estudo das contribuições e influências africanas na cultura brasileira.

 

Olido e Galeria do DJ

Modulação Preta convida KENYA20Hz
Música
3/11
16h às 21h
Livre
Presencial com gravação na Galeria do DJ - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Modulação Preta é uma websérie constituída de live sets e entrevistas focadas nas pesquisas de artistas pretas e pretos em diálogo com as linguagens eletrônicas voltadas para a produção musical. O projeto pretende mapear, revisar, resgatar e criar novos parâmetros para a história da música contemporânea produzida em território nacional a partir de contextos de troca e criação de ampla mobilização de populações periféricas, fomentados de modo independente e a revelia do desenvolvimento da indústria musical mainstream. Neste episódio, a artista convidada é a DJ e produtora musical carioca KENYA20Hz, residente da Radio Veneno e Domina Label.

AULAX Radio Veneno
Música
4 e 18/11
13h
Livre
60 minutos
Presencial na Galeria do DJ com transmissão ao vivo - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Podcast quinzenal com o time da Rádio Veneno, uma das ilustres das webradios, com apresentação de Linda Green e convidados, conectando a programação com divulgação da Galeria do DJ com Lucian Fernandes, que realizou o projeto Da Ponte Pra Cá, ocupando espaços públicos. Em São Paulo há um ano, vem buscando conexões entre a música brasileira com o resto do mundo. Hoje é residente da Radio Veneno com o programa Pavio Curto com foco na cultura do vinil e a DJ Neganervous, uma das veteranas da cena de música eletrônica de São Paulo. É conhecida pela sua pesquisa impecável dentro da house music, disco e hip hop.

Sextou na Galeria do DJ
Música
5, 12, 19, 26/11
19h
Livre
60 minutos
Presencial na Galeria do DJ - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
5/11: DJ sets na Galeria do DJ com K-Mina
12/11: Akeen
19/11: Discolada
26/11: Julião


VJ Spetto e Paula Chalup
Música
6/11
20h
Livre
60 minutos
Presencial na Galeria do DJ- Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Recordar é viver. Usando referências de imagens e músicas dos anos 90, o
Vj Spetto e a DJ Paula Chalup desenvolveram a live RV, na qual passeiam por suas referências.

Show lançamento disco eletrônico do pianista Luiz Viola
Música
10/11
20h
Livre
60 minutos
Presencial na Galeria do DJ - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Luiz Viola é compositor-improvisador, escaletista e pianista. Possui uma pesquisa em volta dos instrumentos de teclas, da percussão corporal e na performance com foco na música brasileira, na improvisação livre e na música experimental eletrônica.

Yoga Live na Vitrine
Música/ dança
13/11
10h30
Livre
60 minutos
Presencial na Galeria do DJ - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
O encontro entre a Dj Mari Rossi e a professora de ioga Daniella Zylbersztajn, já clássico da Vitrine, permite aula completa de ioga com discotecagem ao vivo.

Academia Dancehall
Mês da Consciência Negra
Dança
20/11
16h
Livre
240 minutos
Presencial na Galeria do DJ - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Popularmente conhecido no Brasil pela música ragga raggamuffin, a cultura Dancehall é um movimento cultural sólido e mundial nascido nos guetos da Jamaica e impulsionado pela cultura Sound System, mãe desse movimento cultural. Dancehall gerou diversas danças sociais que vão de danças e passos dos 80 e 90 até os dias atuais. Essa intervenção oferece uma experiência temporal dessas movimentações junto à evolução da música e dos corpos da cultura Dancehall Jamaicana. Ao comando de Ng Coquinho e a Academia Dancehall.

Pocket Show SASKIA convida DESIREE MARANTES
Música
24/11
19h
Livre
60 minutos
Presencial na Galeria do DJ - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Saskia é uma artista multipotente. No áudio e no visual, dialoga com as várias camadas da arte. No áudio: instrumentista, beatmaker, performer, cantora, compositora. No visual: diretora, roteirista, câmera, atriz, fotógrafa, desenhista.
É integrante do coletivo Turmalina, faz curadoria na label de ghettotech ZonaExp e Projeto Anexo.

Masterclass Thaíde
Música
12/11
15h
Livre
60 minutos
Presencial na Galeria do DJ com gravação - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Thaíde é um dos mais reconhecidos artistas do Hip-Hop brasileiro. Em mais de 35 anos de carreira, o rapper ganhou notoriedade e contribuiu ao cenário da música nacional ao resgatar as essências do rap de raiz com uma lírica diversificada, abordando temas sociais relevantes, como o empoderamento feminino.

Vitrolinha com DJ Tata Ogan
Música
26/11
16h
Livre
60 minutos
Presencial na Galeria do DJ - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Tata Ogan é DJ e produtora musical há mais 20 anos, já tocou em festivais como Dekmantel (Holanda), Tensamba (Madrid), Coala (SP), Festival Mana (PA), Arte core (RJ) e Red Bull Music Academy (SP). Já abriu show para Gilberto Gil, Gal Costa, Criolo, Emicida, Duda Beat, Nação Zumbi, Elza Soares e Baiana System.

 

Centro Cultural Penha

Olhar sobre a colina
Patrimônio histórico
10, 12 e 17/11
10h e 14h
Livre
120 minutos
Presencial em frente ao CCP com grupos de até 12 pessoas
Inscrições pelo whatssApp 11 95830-2159
Após uma breve apresentação contextual da história do bairro, serão propostos momentos de observação de edifícios e seu entorno, espaços e vistas significantes para a construção da identidade do bairro. As discussões serão sobre cultura, história, patrimônio e afetos e a ideia é que elas sejam compartilhadas não apenas em conversas, mas principalmente através dos desenhos. O público alvo será formado por adolescentes de escolas da região.

Histórias Animais com Fabio Lisboa
Semana Municipal dos contadores de histórias
Contação de história
3/11
14h30
Livre
50 minutos
Presencial no Espaço Mário Zan
Enquanto um ratinho medroso pede ajuda a um poderoso pajé, a mamãe rato tenta alertar seus filhotes do perigo que ronda a sua toca. Já numa outra história, um felino tem que ser salvo das garras do próprio destino.

Painel em homenagem a Itamar Assumpção
Mês da Consciência Negra
Técnicas manuais
4/11
14h
Livre
60 minutos
Presencial em frente ao CCP
Mural Lambe MU.ITA - Realização de mural artístico na fachada do Centro Cultural da Penha, em homenagem ao cantor e compositor Itamar Assumpção, pelos coletivos Transverso, Paulestinos, Casadalapa e RaulZito em parceria com o Museu Itamar Assumpção.

Sexta do Riso com João Valio e Valdeci Proença
Teatro/Humor
5/11
20h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Martins Penna
A cada sexta feira convidamos dois humoristas para o projeto Sexta do Riso, sucesso de público desde 2018.

Penharol
Estéticas das Periferias
Música
6/11
15h
Livre
180 minutos
Presencial no Largo do Rosário
O Projeto Penharol Rap-a-Dub é uma festa de rua que acontece há 11 anos na Pista de Skate do Parque Linear Tiquatira entre os bairros da Penha e Cangaíba na Zona Leste de São Paulo, área de vulnerabilidade social, onde há 5 favelas próximas num raio de menos de 1 quilômetro, trazendo a cultura musical e entretenimento para toda a região e entorno através de shows ao vivo e com inovação, misturando o rap com o reggae.

Contos recolhidos "C MARA CASCUDO" com a Cia Terezinha
Semana Municipal dos contadores de histórias
Contação de história
7/11
15h
Livre
50 minutos
Presencial no Espaço Mário Zan
Contação de histórias, com música ao vivo e vários recursos lúdicos, inspirada em alguns contos recolhidos por Câmara Cascudo, presentes no livro “Contos Tradicionais do Brasil” da editora Terra Brasilis. Câmara Cascudo, é uma figura importante da nossa Literatura, um estudioso, um pesquisador, guardião do nosso folclore e das histórias do povo.

Abayomi, da história à confecção - MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Data: 11, 13, 18 e 20 de novembro
Horário: 10h00. Quartas e sábados.
Linguagem: Técnicas manuais
Formato: Presencial
Local: Interno
Duração: 60min
Classificação: Livre
Sinopse: No mês em que comemoramos a Consciência Negra, o Centro Cultural Penha convida o artista Robinson de Oliveira integrante da Comunidade do Rosário, para ministrar uma vivência sobre a história das boneca Abayomi. Inscrições pelo e-mail oficinasccpenha@gmail.com

Baile da Penha
Música
7, 14 e 21/11
16h
Livre
120 minutos
Presencial no Espaço Mário Zan
Prática de dança de salão tendo como foco as danças coletivas de salão que não são dança de pares e não requer contato corporal. Uma oportunidade aos munícipes de se relacionarem uns com os outros e com o seu meio através do fazer artístico. Uma oportunidade de atividade para o público vacinado, seguindo todos os protocolos de segurança.

Sexta do Riso com Romarinho Ferreira e Rhudson Victor
Teatro/Humor
12/11
20h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Martins Penna
A cada sexta feira convidamos dois humoristas para o projeto Sexta do Riso, sucesso de público desde 2018. No dia 12 de novembro os convidados são Romarinho Ferreira e Rhudson Victor.

Ocupação Nêgo Dito
Mês da Consciência Negra
Empreendedorismo, música e artes visuais
14/11
10h às 18h
Livre
Presencial no Largo do Rosário
Celebrando o Mês da Consciência Negra, a Ocupação Nêgo Dito abre com a instalação visual no Largo do Rosário com imagens simbólicas do artista Alcides Rodrigues, impressas em tecidos em grandes tamanhos. Em seguida, apresentação do grupo Cordão Carnavalesco, da Dona Micaela, e para encerrar o grupo de samba Segundas Intenções com participação especial de Alldry Elloise. Durante todo o evento, uma feira de produtos afro do Coletivo de empreendedoras negras Meninas Mahin. A ocupação faz referência a Nêgo Dito, música de 1980 de Itamar Assumpção eternizada pelo músico Branca di Neve em 1987. Nêgo Dito também faz referência a São Benedito, santo negro, padroeiro da Igreja de N S do Rosário dos Homens Pretos da Penha, patrimônio vivo localizado no Largo do Rosário ao lado do Centro Cultural Penha, e palco de importantes expressões da cultura afro-brasileira.

Sexta do Riso com Bruna Braga e Bob Rodrigues
Teatro/Humor
19/11
20h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Martins Penna
A cada sexta feira convidamos dois humoristas para o projeto Sexta do Riso, sucesso de público desde 2018.
MU.ITA OCUPA CCPenha
Mês da Consciência Negra

Show Renato Gama com participação de Anelis Assumpção
Música
20/11
20h
+10 anos
60 minutos
Presencial no Teatro Martins Penna
O show de Renato Gama passeia pelo cancioneiro de Itamar, com participação de Anelis Assumpção e projeções ao vivo de imagens do acervo MU.ITA. A Exposição Afrobrasileiro Puro, trará do virtual para o real um recorte da exposição permanente do MU.ITA, que passeia pela história de Itamar, traçando um paralelo com a história do movimento negro.

MU.ITA OCUPA CCPenha
Exposição Afrobrasileiro Puro
Artes Visuais
20/11 a 25/01/2022
Visitação de terça a domingo das 10h às 22h
Livre
Presencial no Hall do Teatro
Para celebrar o primeiro ano do Museu Virtual Itamar Assumpção será realizado o MU.ITA OCUPA CCPenha. A relação de Itamar com o bairro da Penha e com o próprio centro cultural da Penha são as principais razões para a escolha deste palco como comemoração de 1 ano deste importante espaço virtual de acervo da memória preta brasileira (www.itamarassumpcao.com).

Sexta do Riso com Thiago PHZ E Felipe Kot
Teatro/Humor
26/11
20h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Martins Penna
A cada sexta feira convidamos dois humoristas para o projeto Sexta do Riso, sucesso de público desde 2018. Os convidados do dia 26 de novembro são Thiago PHZ E Felipe Kot.

Marcos Munrimbau – Projeto Independente S/A
Mês da Consciência Negra
Música
27/11
20h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Martins Penna
O projeto “Independente S/A” tem a proposta de dar espaço a artistas da cena musical independente. O projeto foi realizado em 2018 e volta esse ano, no Mês da Consciência Negra de forma presencial no Teatro Martins Penna. Marcos Munrimbau é cantor, compositor, instrumentista, regente de canto coral e artista educador. Sua formação musical e cultural se deu entre o popular e o erudito com elementos do jazz e do pop.

Sharylaine - Projeto Independente S/A
Mês da Consciência Negra
Música
28/11
19h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Martins Penna
“Independente S/A” tem a proposta de dar espaço a artistas da cena musical independente. O projeto foi realizado em 2018 e volta esse ano, no Mês da Consciência Negra de forma presencial ao Teatro Martins Penna. A rapper Sharylaine foi pioneira em várias frentes de batalhas e compôs clássicos como “Saudade”, “Poderosa”, “Mina”, “Missão” e “Livre no Mundo”.

 

Centro Cultural Santo Amaro

Semana Municipal dos Contadores de Histórias
Contação de Histórias
3 a 6/11
12h
Livre
120 minutos
Presencial por todos os espaços do CCSA e entrega dos prêmios no Teatro Leopoldo Fróes
A ação figura no calendário oficial da cidade e proporciona um tempo para a leveza, a imaginação, a ludicidade e o despertar para o livro e a leitura. São momentos de encantamento proporcionados pelas Línguas Encantadas, que são os contadores de histórias. Os mais diferentes estilos de contar , nos variados repertórios para todas as pessoas.

Level 11
Música
7/11
19h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Leopoldo Fróes
Level 11 traz em sua essência o compromisso de compartilhar mensagens de esperança através da música, e luta pelo combate à discriminação e desmistificação das doenças emocionais, mentais ou “da alma’’. O vocalista Marcelo Junior trás as pérolas do cancioneiro popular cujas letras referem-se às flores e outros signos alusivos à primavera.

África - O pisar desse Chão!
Contação de Histórias
9/11
16h
Livre
60 minutos
Presencial no Deck do CCSA
De forma delicada, narrativas trazidas do continente africano vão sendo apresentadas como se o fio de um novelo de linha, ou a teia de uma aranha, ligasse a todos nós à ancestralidade africana .

Intervenção artística visual palhacística
Artes plásticas
13/11
10h às 16h
Livre
Presencial no Deck do CCSA
Essa Vivência será ministrada por Mi Santana: ator bonequeiro, que vai ensinar para os participantes sobre a utilização de técnicas da arte com base no arame, desmistificando o uso do arame, por ser um material muito utilizado na área da construção civil, e mostrando que o arame pode ser inserido no mundo das artes plásticas.

Show lítero-musical-intercâmbio Ce-São Paulo
Música
15/11
19h
Livre
60 minutos
Presencial na Esplanada Ruth Guimarães e no Teatro
As produções literárias, musicais e visuais da região do Inhamuns, no sertão cearense, encontram as manifestações artísticas da cidade de São Paulo. Um instigante encontro no qual as identidades culturais de São Paulo reverberam as manifestações nordestinas.

Desfile Afro- futurista
Moda
20/11
13h às 18h
Livre
60 minutos
Presencial no Deck do CCSA
Evento que trata da ancestralidade vista através da moda e a utilização do corpo como estrutura para a arte.


Lançamento do Livro Universo Confuso
Literatura
27/11
13h às 18h
Livre
Presencial na Esplanada de Leitura
Antologia inspirada em uma música do rapper Manno G, Universo Confuso. A partir dessa premissa, autores jovens adultos e idosos escrevem sobre o tema.

Emboladores de Coco: A Literatura Oral em Rimas e Improvisos
Música
23/11
16h
Livre
60 minutos
Presencial no Deck do CCSA
Em um instigante encontro de mestres da cultura popular, emboladores de coco (valendo-se de seus pandeiros) revezam-se no palco do teatro Leopoldo Froes em rimas e improvisos tendo como tema Escravidão e Liberdade.

Todo Sábado É Sagrado
Estéticas da Periferias
6/11
15h
Livre
60 minutos
Presencial na Praça Marcos Manzini
Encontro musical de sambistas e simpatizantes do acústico, cantando clássicos, populares e muitos autorais. Retrata a origem e a influência na vida cultural do Município de São Paulo.

 

Centro de Memória do Circo

7º Encontro Internacional de Mulheres Palhaças
Circo
Abertura “Chá das Cumadis” + “Cabaré das Palhaças
9/11
9h às 18h
Livre
1h
Presencial
A abertura do 7ºEIMPA faz a transmissão do Chá das Cumadis! Mulheres, palhaças, amigas, cumadis já de alguns anos. Esse chá acontece mensalmente pela necessidade do encontro, pois precisamos umas das outras para existirmos. Versão histórica irreverente sobre a tradição do chá das 17h, que caiu na boca do povo devido à duquesa Anna Maria Russell, que não se aguentava de fome entre o almoço e o jantar. No nosso chá, bebemos e comemos o que queremos. O Cabaré das Palhaças é um espaço para diferentes estilos de palhaçaria feminina e sua diversidade de temas. Apresenta um panorama da cena produzida pelas palhaças atualmente.

7º Encontro Internacional de Mulheres Palhaças
Entrevista “Trajetórias do Riso” com Cibele Mateus e Andrea Macera
Trajetória do Riso
O projeto apresenta histórias de mulheres que compõem o cenário da comicidade através de uma entrevista realizada entre artistas.
11/11
14h
Livre
1h


7º Encontro Internacional de Mulheres Palhaças
Palco de Rua
11/11
16h
Livre
1h
O Palco de Rua surge com o desejo de trazer para o Encontro a pesquisa de mulheres que trabalham com a palhaçaria e o circo em espaços não convencionais. Fomentando assim a valorização da arte de rua realizada por mulheres palhaças
 


Documentário “Prot{agô}nistas- Estar vivo é nossa maior resistência!”
Circo/Cinema
19/11
18h
Livre
50 minutos
Presencial
O espetáculo circense de celebração à diversidade negra, “Prot{agô}nistas”, é o tema deste documentário que mostra seus bastidores e discute questões levantadas em cena. A narrativa intercala registros das apresentações presenciais, realizadas em 2019, gravações feitas especialmente para o vídeo e depoimentos dos artistas que levantam pontos sobre o quilombismo, a solidão da pessoa preta, afrofuturismo e ancestralidade, a importância de estarem no protagonismo e serem referências para outras pessoas.


Espetáculo “CWBT Esportes”
Circo
27/11
18h
Livre
50 minutos
Virtual pelo Facebook do CMC
Contemplado pelo Fomento ao Circo, este projeto propõe a circulação do espetáculo circense virtual CWBT Esportes, com direção de Cida Almeida. Com cenas esportivas criadas ao longo de 10 anos de história da cia, e cenas novas totalmente criadas para o ambiente digital, o espetáculo traz a temática dos Jogos Olímpicos, dialogando com o público assistindo de suas casas.

PALHAPALOOZA
Circo
29/11
14h
Livre
60 minutos
Virtual pelo Facebook do CMC
O Palhapalooza é uma mostra de palhaçaria que acontece uma vez por ano, realizada pelo coletivo Encontros de Estudos da Palhaçaria (EEP), uma grande festa para finalizar o ano.

Intervenção Circense + Visita Mediada pela Exposição com Trupe DuNavô
Circo
29/11
17h
Livre
Virtual pelo Facebook do Centro de Memória do Circo
O Centro de Memória do Circo convida o Respeitável Público para uma Visita Mediada repleta de intervenções circenses com a Trupe Dunavo. A dupla guiará o respeitável público em uma visita mediada diretamente da exposição “Hoje Tem Espetáculo” do Centro de Memória do Circo! Jogos, charadas, reprises e entradas de palhaço são algumas das atrações que fazem da visita um verdadeiro espetáculo!

 

Centro de Referência da Dança

Meninos Também Amam – A Inacabada Cia
Dança
5 e 6/11
sexta às 20h e domingo às 19h
Presencial na Sala Cênica
+18 anos
50 minutos
Em formato de poema manifesto cênico, “Meninos Também Amam” coloca em cena jovens artistas homossexuais que sofrem homofobia, poetizando e performando cenicamente seus discursos e dores, tecendo uma dramaturgia sensível na relação entre os atores/performers e o público. O espetáculo prima pela não representação da homossexualidade, trazendo à cena o próprio homossexual despido de ficções e discursos impessoais. É um espetáculo sobre a homoafetividade e suas representatividades, de forma a explicitar a diversidade acerca deste tema.

Move(mente) – Arte e Movimento
Intervenção artística
6/11
16h
Presencial
Move(mente) é uma forma de movimentar o corpo de forma coreografada e lúdica, estimulando a imaginação, consciência corporal e a saúde mental. Quem estiver no local poderá brincar e se divertir, expressando através do movimento. Essa atividade pode ser praticada tanto por crianças quanto por adultos, uma vez que a intenção do projeto é unir famílias para uma prática descontraída do que chamamos de Arte e Movimente.

Lourenço Homem - Espetáculo QU4TRO
Dança
12/11
20h
Livre
45 minutos
Virtual pelo Youtube do CRD
O dançarino e coreógrafo Lourenço Homem celebra as diversidades cultural/étnica e de gênero no espetáculo de dança “QU4TRO”. O solo de dança é a sequência do bem-sucedido Me Leva, que foi indicado ao Prêmio Bravo de Cultura 2018. A ideia é atualizar questões que envolvem o corpo do bailarino a partir do cruzamento entre suas experiências de vida e questões que precisam ser discutidas no contexto sociopolítico brasileiro atual. O espetáculo faz referência à diversidade étnica representada pelo encontro de línguas, hábitos e culturas que transformam um corpo; aos elementos simbólicos e rituais necessários à dança; ao pajubá (uma linguagem popular que associa expressões de línguas africanas a expressões do universo LGBT+), como marca da discussão sobre a homossexualidade e a diversidade de gênero; e às figuras das pessoas em situação de rua e dos refugiados, como símbolos de sobrevivência.

Dançando o Futuro – Ruth Rachou
Dança
13/11
16h
Livre
45 minutos
Presencial na Fonte dos Desejos
Ruth Rachou foi e continua sendo uma artista fundamental para a Dança Moderna no Brasil. Inicia sua carreira como bailarina profissional no histórico Ballet do IV Centenário, Companhia criada para as comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, que, embora tenha vivido uma carreira curta, influenciou toda uma geração de novos artistas, jovens bailarinos, coreógrafos, professores e atores e atrizes que por lá passaram. O projeto irá homenagear Ruth Rachou em um espetáculo no qual Ruth é o centro de um caleidoscópio da memória. Memória da sua vida e memória da dança e ao qual intitula DANÇANDO O FUTURO.

Raízes Urbanas
Mês da Consciência Negra
Dança
20/11
16h
Livre
60 minutos
Presencial na Fonte dos Desejos
A proposta do evento “Raízes Urbanas”, especial do Dia da Consciência Negra, é reunir coletivos e artistas da dança negra em um encontro, uma celebração com dança e música que traz reflexões de diferentes linguagens de dança com apresentações e batalhas regadas de música ao vivo.

Cia Sopro de Dança
Dança
26 e 27/11
20h
Livre
40 minutos
Presencial na Sala Cênica
Em ocasião das comemorações por completar 21 anos de trabalho, a Sopro Cia de Dança, vem através deste trabalho relembrar sua trajetória até aqui; a ideia dos diretores, a formação da Cia e os encontros com todos aqueles que passaram pela Cia e ajudaram a construir essa história. Biografia não se trata apenas da vida da Cia mas sobretudo da biografia dos bailarinos, suas histórias para conseguirem ser artistas profissionais e como chegaram a Sopro Cia de Dança. Esse trabalho se divide em dois atos, no primeiro a atuação dos bailarinos e diretores Tatiana Portella e Roberto Amorim revelam suas expectativas e anseios ao criarem a Cia. Um dueto forte e contundente mostra a determinação deles em seguir com a ideia apesar das circunstâncias. No segundo ato, as biografias individuais dos atuais bailarinos da Cia mostram a dor e a delícia de ser bailarino.

Experiência Corpo Selvagem
Intervenção / vivência
27/11 e 18/12
13h
+14 anos
180 minutos
Presencial na Sala Cênica
Trata-se de uma tecnologia de acesso aos processos inconscientes do corpo, através de um programa cênico performativo com vias na construção de qualidades de presença e movimentação, tendo como base o xamanismo peruano e o atletismo afetivo de Antonin Artaud. A técnica se propõe na busca do “selvagem” de cada um, criando assim uma nova identidade, autoral. O objetivo desta proposta é banir a ideia de impossibilidade criativa. Diminuir a distância entre o intérprete e sua pulsão de vida, é a busca de si mesmo, pela transformação, que é força contida na imagem simbólica da metamorfose, aquilo que é atribuído de pungente, de animal, ligado a suas entranhas, suas vísceras
 

 

Centro Cultural Grajaú

Show Luiz Claudio convida Marcos Mancini
Música
6/11
19h
Livre
1h
Presencial
Show dos sertanejos Luiz Cláudio e Marcos com música sertaneja raiz.

Show do Realidade Cruel
Música
13/11
19h
Livre
1h
Presencial no teatro do CCG
Realidade Cruel é um grupo de rap brasileiro formado em 1992. Após reformulações, atualmente os integrantes são DJ Bola8, TM, R.O e Tuca Léllis. O grupo possui 27 anos de trajetória no qual já se apresentou em quase todos os estados do País. O Realidade Cruel contribui para a construção da história do rap nacional e são reconhecidos como um dos grupos mais conceituados do cenário, com foco exclusivo em desenvolvimento e resgate social. Por meio de suas músicas trabalham desde o afeto à reabilitação dos necessitados.

Grupo Madmen's
Música
14/11
19h
Livre
1h
Presencial no teatro do CCG
O Projeto tem como objetivo resgatar a essência da black music, trazendo os clássicos da Motow, releitura dos anos 70 até os tempos de hoje. O show é uma mistura do antigo com o novo, duas linguagens de um mesmo universo, o universo black music, soul e hip hop. Com cinco discos lançados, o Grupo Madmen's Clan traz em seu repertório sucessos nacionais, internacionais e autorais ao estilo soul & black music.

Pagode 90
Música
20/11
19h
Livre
1h
Presencial no teatro do CCG
O feriado de 20 de novembro no estado de São Paulo faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. No intuito de celebrar uma singela homenagem a Zumbi do Palmares, músicos cantam os pagodes que fizeram sucesso nos anos 90. Com a presença de Marcelinho Freitas, Samba da Praça e Terreirão da Coruja

Show Sanara Santos convida Jhonatan Camargo
Música
27/11
19h
Livre
1h
Presencial no teatro do CCG
Sanara Santos, 22, travesti, preta e periférica. É jornalista e produtora-chefe na Énois Conteúdo e cantora. Usa a performance para contar e cantar as suas histórias, alegrias, lutas e dores. Com batidas mescladas entre rap, funk e dance house, se apresenta no Grajaú com repertório de sua autoria com o musicista Jhonatan Camargo.

Contando África em contos
Estéticas das Periferias
7/11
11h
Livre
1h
Presencial
Um conjunto de narrativas carinhosamente escolhidas e colhidas em Etiópia (“Os Reis de
Gondar”), Gana (“Os Sete Novelos”) e Angola (“Os Comedores de Palavras”). Contos que abordam relações cotidianas como amizade, família, dor, morte, amor, respeito e cooperação. Através da ludicidade, narrativas e cantos nativos, a Cia. Colhendo Contos vem contribuindo para a disseminação e eternização das narrativas africanas.
Com Cia Contando África.

Juremas Estéticas da Periferia
Estéticas das Periferias
Música
7/11
16h
Livre
1h
Presencial
Juremas é um grupo feminino de música vocal e de percussão, principalmente, que se formou em 2019 e se baseia nas culturas de matriz afro-indígena e popular para criar seu repertório de músicas autorais e de domínio público. Fortalece mulheres, suas forças e ancestralidades através de ritmos brasileiros como coco, boi, afoxé e jongo. A formação inclui atabaque, djembê, alfaia, caixas do divino e pandeiros. O show Tambor de Mulher traz canções que falam de ancestralidade e força, tendo como mote de pesquisa as memórias de afeto cultivadas pelas integrantes.