Programação de outubro - Teatros

Peça sobre Mário de Andrade, festival de teatro negro e programação infantil são destaques do mês


Pascoal da Conceição estrela a peça "Mário de Andrade Desce aos Infernos", com transmissão online

 

Em outubro, os teatros municipais recebem uma programação híbrida entre atividades online e presenciais. Para o público adulto, o destaque fica por conta do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo, que celebra o centenário de Ruth de Souza no Teatro João Caetano e no Teatro Cacilda Becker; e a peça Mário de Andrade Desce aos Infernos, que será transmitida nas redes dos teatros Arthur Azevedo, Alfredo Mesquita, João Caetano e Cacilda Becker.

Para celebrar o mês das crianças, os espaços trazem atrações infantis como a peça A formiga encrenqueira e o mistério da horta, no Teatro Alfredo Mesquita, além de uma programação com mostras e vivências ao ar livre que integram a Primavera da Infância e da Juventude.

Confira a programação completa:

 

TEATRO ARTHUR AZEVEDO

O tribunal de rosas dos ventos

2 a 24/10
Teatro infantil
16h
Presencial no Teatro
Livre
65 minutos
A cidade chamada Rosa dos Ventos, que há séculos vivia em equilíbrio, perfeitamente desenhada em preto e branco, está se apagando, pois a cor preta está desaparecendo. Para investigar este mistério, o Velho Juiz convocou habitantes para um tribunal extraordinário e convida a plateia a fazer parte do júri que decidirá a sentença do Tribunal.


Arché

Teatro adulto
2 a 31/10
Sábados às 21h e domingos 19h
Presencial no Teatro
14 anos
60 minutos
Em uma realidade distópica e apocalíptica, os dois últimos sobreviventes da Terra têm o dever de repovoá-la segundo uma antiga profecia, que traz consigo questionamentos sobre a origem e a finitude da vida, enquanto uma batalha ocorre ao mesmo tempo num plano superior ao dos seres humanos.


Mercado branco

Teatro / comédia
1 a 3/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Youtube e Facebook
12 anos
55 minutos
Mercado Branco é um espetáculo de comédia criado a partir da linguagem gestual, enfatizando o trabalho físico e coreográfico. O tema principal é a cultura do consumo. Diferentes hábitos e condicionamentos sociais da vida moderna se misturam, se repetem e, mesmo quando se transformam, perdem o sentido num mundo onde tudo vira mercadoria.


Sonho de artista

Teatro infantil
6 a 15/10
Quarta, quinta, sexta às 15h
Presencial no estacionamento do Teatro
Livre
53 minutos
Duas cigarras, artistas saltimbancos que não se conhecem, escolhem a mesma praça para apresentar a mesma peça, no mesmo dia e horário. Após discutirem e chegarem a um acordo, topam apresentar juntas a fábula comum a ambas, “A cigarra e a formiga”. Mas, com o aparecimento de uma formiga que quer ser artista, essa antiga história ganha contornos surpreendentes.


Mário de Andrade desce aos infernos

Teatro adulto
9 e 10/10
Sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Youtube e Facebook
14 anos
60 minutos
A data de estreia da temporada virtual não foi escolhida à toa. Mário de Andrade nasceu em 9 de outubro de 1893. Pascoal da Conceição nasceu também no mesmo dia, mas 60 anos depois (em 1953). O título da peça foi extraído do poema póstumo do amigo Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade Desce aos Infernos, publicado no livro “A Rosa do Povo”, de 1945. Na peça, Pascoal interpreta textos originais de Mário em poesia, prosa, conferência e crônica.


Nerina - A ovelha negra

Teatro infantil
12/10
16h
Presencial no estacionamento do Teatro
Livre
50 minutos
Baseada no livro do cartunista Michele Iacocca, a premiada opereta do Maracujá Laboratório de Artes conta a história de Nerina, uma ovelha expulsa do rebanho por ter a cor diferente das demais. Mas, ao encontrar lobos que propõem para ela, como vingança, que atraia as ovelhas que a expulsaram para que eles as devorem, ela vai tomar uma atitude que mudará a vida de todas.


Trio Flamini

Circo
16 e 17/10
16h
Live pelo Youtube e Facebook
14 anos
40 minutos
O Trio Flamini é convocado para sua próxima apresentação: a cortina se abre e o público aplaude, mas apenas um artista aparece. Valentin Flamini, na constante espera de seus companheiros, tentará de tudo para sustentar o espetáculo com malabarismo, danças insensatas e múltiplos instrumentos musicais, até no fim se descobrir como ''hombre-banda''! O palhaço apresenta um espetáculo espirituoso através de sua maneira de ver o mundo e, com a cumplicidade do público, cria uma conversa apinhada de situações inconsequentes, música excêntrica e improvisos.


O bebê de Tarlatana Rosa

Teatro adulto
22 a 24/10
Sexta e sábado 21h e domingo às 19h
Live pelo Youtube e Facebook
16 anos
50 minutos
Brasil. Belle Époque. Os cortiços do centro sendo varridos para o morro. Carnaval do Rio de Janeiro. Ah! E não há quem não saia no Carnaval disposto ao excesso. O Bebê de Tarlatana Rosa celebra ao mesmo tempo que vela. Está em festa enquanto está de luto e gesta na hora que mata.


É nóis na xita!

Circo
23 e 24/10
16h
Live pelo Youtube e Facebook
Livre
45 minutos
Espetáculo circense que mostra o convívio entre três personagens que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração. Além de malabarismos, acrobacias e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com instrumentos da cultura popular como cavaquinho, pandeiro e percussão.


P+Lugar 2021

Dança / música
29 a 31/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Youtube e Facebook
14 anos
60 minutos
P+LUGAR 2021 é uma mostra com exibição online que reúne a música e a dança contemporânea, em dois encontros presenciais envolvendo 4 artistas da música e 6 artistas da dança, onde a Improvisação opera e aciona o resultado cênico.


Dentro de uma coisa só

Circo
30 e 31/10
16h
Live pelo Youtube e Facebook
Livre
40 minutos
Dentro de Uma Coisa Só é um espetáculo circense da Cia Douverse que se propõe ao experimento das possibilidades corporais através das virtuoses do mão-a-mão, malabares e acrobacias, dentro de um roteiro bem humorado que tenta colocar em pauta como lidamos hoje com as nossas relações sociais.


Nimba

30 e 31/10
16h
Presencial no estacionamento do Teatro
Livre
50 minutos
Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné, empregada em cerimônias da dança da colheita do arroz, executadas a fim procurar a fertilidade dos campos. Utilizando dos elementos e simbologias femininas da natureza, presente tanto nas deusas até a própria "mãe terra", e em diálogo com a dança africana, o espetáculo reflete dessa essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além de ser mulher, no sentido do sexo e das características físicas.

 

TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO


Tita Reis - Urucum

Show
1/10
19h
Presencial no teatro
Livre
70 minutos
Em seu novo CD intitulado “URUCUM Luta e Amor”, Tita traz o vermelho como símbolo de luta, resistência e protesto mas também canta o vermelho do amor, da paixão e da poesia. Uma sonoridade pop que traz ainda elementos de outros ritmos brasileiros acompanhados da batida marcante de seu violão.


Boris não está pronto

Teatro adulto
2 e 3/10
Sábado 19h e domingo 18h
Presencial no teatro
14 anos
60 minutos
Processo de pesquisa a respeito de surrealismo e trabalho com enfoque na obra de Bóris Vian, especificamente “A Espuma dos Dias, não terminou”. Bóris, como personagem síntese da masculinidade, não é um ser acabado, ao contrário: é um vir a ser, algo em movimento, em busca de um encontro, um acabamento não determinado. O título põe ênfase na condição histórica que forja incessantemente a humanidade e consequentemente a masculinidade e suas características patriarcais e machistas.


Parapapel

Teatro de Rua - Infantil
3/10
18h
Presencial no Parque
Livre
40 minutos
A partir de um cenário muito simples, composto de um bloco de folhas de papel em branco (flip chart), as palhaças Emily e Manela contam histórias infantis tradicionais. Rapidamente, elas são desconstruídas comicamente, e a verve palhacesca das personagens se mistura à trama original das histórias. As folhas servem de cenário, adereço, figurino, objeto mágico e atuam como elemento condutor desse espetáculo de rua para crianças e famílias.


Edu Viola - da Pauliceia a café

Show
8/10
19h
Presencial no teatro
Livre
60 minutos
Edu Viola é músico, poeta e profundo conhecedor da obra do poeta e escritor Mário de Andrade. O Show “Da Pauliceia a Café” é construído por composições próprias feitas a partir da releitura de obras de Mário de Andrade.


O show do Pimpão

Teatro de rua
9/10
19h
Presencial no Parque
16 anos
60 minutos
Show do Pimpão é uma peça construída para a apresentação em teatros, ruas, praças ou espaços alternativos, e que aposta no grotesco como elemento estético para abordar, de forma cômica e crítica, algumas temáticas pertinentes aos dias atuais: dinheiro, trabalho, política e arte. Seria trágico, se não fosse cômico...


Emergir - Cuca maravilha

Circo
10/10
16h
Presencial no Parque
Livre
60 minutos
No espetáculo “Emergir”, a artista circense Cuca Maravilha coloca o pé na estrada em busca do calor que uma ardente plateia pode oferecer. Ela se diverte e brinca procurando a liberdade através do risco do monociclo, corda bamba, malabares e bola de cristal.


Mostra infantil - Tiquinhos pensantes

Teatro de rua
Primavera da Infância e Juventude
15 a 17/10
19h
Presencial no Teatro
14 anos
60 minutos
O TFI recebe, em parceria entre o CCP e CCV, a mostra Idealizada pela Cia Tiquinhos Pensantes, que representa um conjunto de atividades desenvolvidas a partir do universo infantil, considerando a criança uma pessoa em formação para a vida adulta e um indivíduo integrante de um grupo familiar. Tem como missão a atenção às necessidades da criança, através do ato de ouvi-las, da comunicação não violenta e do acesso aos seus direitos. Nesta Vivência Artística para Criança, a roda de conversa “Como falar sobre racismo na infância", a exibição do curta metragem “Fábula de vó Ita” e um show musical infantil.


Vento

Circo
22 e 23/10
19h
Presencial no Teatro
14 anos
60 minutos
O espetáculo ‘Vento’ propõe uma discussão de futuros e presentes possíveis, utopias e distopias, potência e impotência. A nova criação da Cia Solas de Vento nasceu de inquietações e esperanças decorrentes da tempestade midiática, política e ecológica que vivemos hoje. Em meio a tudo isso, como é possível estar e resistir juntos?


Trupe Borboletas conta a festa na Terra da Mandioca

Contação de história
23/10
14h
Presencial no Teatro com 4 entradas de 20 minutos
Livre
Festa na Terra da Mandioca é um encontro brincante entre o folclore brasileiro e a plateia. Todos são convidados a cantar, dançar, jogar no desafio de trava-línguas com as parlendas e ouvir as lendas da nossa terra, entre elas a do Saci-Pererê, Lobisomem, Iara e Mandioca.


Ser você e ainda ser eu

Teatro para Bebês
Primavera da Infância e Juventude
24/10
10h e 16h
Presencial no Teatro
Livre
30 minutos
Três atrizes encenam de forma poética a trajetória de nascer, crescer e tornar-se outra. Criada a partir da experiência da maternidade, da observação e das relações com os bebês, a encenação delicada e sensível dá-se através de um cenário e objetos simples onde acontecem cenas carregadas de poesia. O elenco reúne arte-educadores e pesquisadores da educação voltada para a primeira infância, entre outros.


Vivência parque sonoro

Primavera da Infância e Juventude
Vivência musical
16, 23 e 30/10
14h às 17h
Presencial no Parque
Livre
90 minutos
A proposta da intervenção Parque Sonora é reciclar, transformar e ressignificar o sentido dos objetos do cotidiano e fortalecer a ideia de construção sonora para mostrar que a música se faz presente a partir da construção de sons. Por meio da construção de instrumentos feitos de sucatas, o percussionista Fernando Bit conduz a proposta da intervenção, dando função musical aos objetos como panelas, talheres e bacias.

 

II Mostra de ver gente de teatro amador - CIA. Flor do Asfalto

Teatro
28 a 31/10
19h
Presencial no Parque e Teatro
Livre
A Mostra De Ver Gente de Teatro Amador é uma idealização da Cia. Flor do Asfalto, formada na Zona Leste e que tem como área de atuação a Casa de Cultura Raul Seixas. Para esta edição, a proposta é realizar uma mostra durante quatro dias, com oito apresentações, duas rodas de conversa sobre o fazer teatral e uma oficina de teatro. O Teatro Flávio Império é co-realizador da ação, inserindo nos seus recursos de programação o espetáculo de abertura (de um grupo convidado) e encerramento (do repertório da cia. Flor do Asfalto).

 

TEATRO PAULO EIRÓ


Nimba

Teatro / dança
2 e 3/10
16h
Presencial na Praça do Teatro
Livre
50 minutos
A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné, empregada em cerimônias da dança da colheita do arroz, executadas a fim procurar a fertilidade dos campos. Utilizando dos elementos e simbologias femininas da natureza, presente tanto nas deusas até a própria "mãe terra", em diálogo com a dança africana o espetáculo busca gerar a reflexão desta essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além de ser mulher, no sentido do sexo e das características físicas, e que tem o poder de se manifestar no tempo e espaço que quiser. Nimba é uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres.


Passarinhos

Teatro infantil / dança
2 e 3/10
Live pelo Facebook
16h
Livre
30 minutos
Passarinhos é um espetáculo de dança infantil que propõe um encontro com o nosso brincar e nossa história. A partir das narrativas de pássaros do forró pé de serra e alguns da MPB voamos para retomar o melhor da nossa infância e encontrar nosso espaço neste ninho nos fortalecendo como coletivo.


Ofisa mulher - compositoras brasileiras

Música
3.10
11h
Presencial na Praça do Teatro.
Livre
30 minutos
A OFISA Mulher é formada pelas integrantes mulheres da Orquestra Filarmônica Santo Amaro. No concerto regido pela maestra Silvia Luisada, elas apresentarão um repertório que traz músicas das jovens musicistas Julia Vilar e Laura Ciziniauskas, canções de compositoras já consagradas e clássicos da Ópera Carmen de Bizet e da Corta Jaca de Chiquinha Gonzaga.


Ela Galinha

Teatro infantil
9 e 10/10
16h
Presencial na Praça do Teatro.
Livre
50 minutos
Uma galinha de seis anos vai à escola pela primeira vez. No caminho, é feita prisioneira por um monstro. Sua jaula vira sala de aula e o que ela ensina vem do coração. Além da música ao vivo com a Banda Granja Sounds, uma dupla de Críticos comenta as ações num enredo paralelo.


Vidma, a menina trança-rimas

12/10
16h
Livre
50 minutos
Presencial na Praça do Teatro.
Vidma é uma menininha que mora em um lugar muito frio com sua família. Cheia de criatividade e apaixonada pelo mundo das bruxas, sempre encontra uma brecha para declamar poemas divertidos e limeriques de diversos bruxos e bruxas que já conheceu em seus pensamentos. Mas essa menina tem apenas uma certeza: a de que sua mãe é uma bruxa! Principalmente quando experimenta sua sopa e chega a conclusão de que a comida só pode ser uma receita de bruxa. Só que mexer com bruxa pode ser uma brincadeira muito perigosa... E é esta receita “mágica” que a faz viajar para outro lado do oceano e viver diversas aventuras com figuras excêntricas e engraçadas.


Roda de choro

Música
16 e 17/10
16h
Livre
90 min
Presencial na Praça do Teatro.
A Roda de Choro proporciona, de maneira informal, a aquisição de repertório e o encontro entre diferentes gerações; aproxima músicos e público do Choro em um ambiente descontraído; e é um elemento tradicional de resistência da música popular no Brasil, por meio da qual se aprende a forma de tocar, acompanhar, improvisar e compor o Choro.


Amplifiquintas #4: Desmonta

Música
21/10
21h
35 min (por atração)
Livre.
Presencial no Teatro.
Retirar ingressos 1h antes
Este evento segue todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.
O projeto "Amplifiquintas #4" será com o selo DESMONTA, que surgiu como um selo e produtora para suprir o mercado da música independente no Brasil. Com o tempo a DESMONTA passou a explorar o mercado de música internacional estabelecendo um intercâmbio de músicos e bandas internacionais, estreitando os laços com instituições internacionais de apoio à cultura. O selo apresentará os artistas M. Takara & Carla Boregas, uma dupla experimental e psicodélica formada pelos melhores do underground brasileiro; e Nalesso & Rhara, tendo Rhara lançado em abril de 2020 seu primeiro disco pelo selo Desmonta e Marco Nalesso, sendo uma figura conhecida do cenário musical paulistano e
 

P+Lugar 2021

Música / dança
22 a 24/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Facebook
14 anos
60 min
P+LUGAR 2021, é uma mostra com exibição online que reúne a música e a dança contemporânea em dois encontros presenciais envolvendo 4 artistas da música e 6 artistas da dança. Aqui, a Improvisação opera e aciona o resultado cênico.


Cia do Tijolo canta Ilo Krugli

Parte da programação do XV Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para Utopia.
22/10
20h
12 anos
120 min
Presencial no Teatro
Retirar ingressos 1h antes.
Cia do Tijolo, brotada do coração do Ventoforte, canta Ilo Krugli e Caíque Botkay. O espetáculo-homenagem faz um apanhado das memórias, cenas, poemas, canções acumuladas nos muitos anos de convivência, no teatro Ventoforte, com um mestre, Ilo Krugli e com as inúmeras canções compostas por ele, em parceria com o compositor carioca Caique Botkay.


Bubuia

Teatro para bebês
Como parte programação do XV Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para Utopia.
23/10
11h
40 min
Livre
Presencial no Teatro
Retirar ingressos 1h antes.
Com quantos baldes se faz um rio? Pode uma canoa flutuar no liso do ar? Qual o som da coruja quando encontra o eco do sapo no fundo do mato? O balão pode afundar com uma pedra dentro e o vento empurra pras margens de lá. Bubuia é uma investigação de corpos que brincam de quebrar algumas regras da física colocando o que é próprio da água no ar, do ar na terra, e da terra na água.


Salve Malala

Teatro infanto juvenil
Como parte da programação do XV Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para Utopia.
23/10
16h
45 min
Livre
Presencial no Teatro
Retirar ingressos 1h antes
Livremente inspirado na história da garota paquistanesa Malala Yousafzai, o espetáculo se passa numa aldeia em algum lugar do mundo, onde um rei promove uma guerra contra escolas para meninas e outros direitos das pessoas que lá vivem. Duas crianças – Sofia e Yan – ocupam a escola em que estudam e, através de suas memórias, recontam histórias de professores e outros habitantes que resistiram às ordens do rei mandão.


Andante

Teatro infanto juvenil
Como parte da programação do XV Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para Utopia.
23/10
17h
50 minutos
Livre
Presencial na Praça do Teatro
“Andante” é um espetáculo que transita pela rua e a transforma em uma paisagem artística. É um teatro de máscaras que narra, de forma poética, sem palavras e com um cuidadoso senso de humor, histórias que não podemos esquecer. Histórias de sapatos anônimos em épocas de guerra. Sapatos que poderiam ser os nossos.


Se essa rua fosse...

Teatro adulto
Como parte da programação do XV Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para Utopia nos dias 22, 23 e 24 de outubro.
24/10
19h
90 minutos
10 anos
Presencial no Teatro
Retirar ingressos 1h antes.
"Se essa rua fosse..." da Cia. Paideia com cerca de cinquenta jovens, têm como centro de sua pesquisa personagens históricos que povoaram Santo Amaro e bairros próximos. São nomes de avenidas, estátuas, pontes que no ir e vir do dia a dia não encontram no imaginário popular referência ao passado.


Dentro de uma coisa só

Circo / Cia Douverse
23 e 24/10
16h
Live pelo Facebook
Livre
40 minutos
"Dentro de uma coisa só" é um espetáculo circense da Cia Douverse que se propõe ao experimento das possibilidades corporais através das virtuoses do mão-a-mão, malabares e acrobacias, dentro de um roteiro bem humorado que tenta colocar em pauta como lidamos hoje com as nossas relações sociais.


Circo Charanga

Circo
30 e 31/10
16h
Presencial na Praça do Teatro.
Livre
60 minutos
Três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um espetáculo de variedades. Em meio a belos screamers, as tradicionais marchas circenses executadas pelas charangas, lançam desafios, apresentam reprises, números de habilidade e de música excêntrica, nos moldes dos circos clássicos. “Circo Charanga” é uma homenagem à palhaçaria de picadeiro e à tradição dos circos de lona.


As aves da noite

Teatro adulto
29 a 31/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Facebook
16 anos
75 min
O enredo de As Aves da Noite parte da história real do padre franciscano Maximilian Kolbe que, em um campo de concentração nazista de Auschwitz, apresentou-se voluntariamente para ocupar o lugar de um judeu sorteado para morrer no chamado “porão da fome” em represália à fuga de um prisioneiro. Segundo o diretor Hugo Coelho, “esta é uma versão contemporânea do texto de Hilda. Não é uma peça sobre Auschwitz, partimos de Auschwitz, pois nosso lugar de fala não é o da reconstituição”.


Concerto OFISA

31/10
11h
60 min
Livre.
Presencial no Teatro
Retirar ingressos 1h antes.
Concerto de outubro da Temporada OFISA, em comemoração ao aniversário de 17 anos da Orquestra, terá na programação clássicos do Rock.
 

TEATRO CACILDA BECKER


Programa dos Becker

Circo
2 e 3/10
16h
Live pelo Facebook e Youtube
Livre
50 minutos
A magia, os desafios, as alegrias e as risadas serão dobradas! Dessa vez são 4 os Irmãos Becker que vão mostrar o que mais gostam de fazer na vida: Malabarismo. Eles se imaginam fazendo parte de um programa de TV e eles próprios são os apresentadores, jurados e artistas desse show que pra Mamãe Coruja Becker já é um sucesso!


Estação Vivaldi / O lugar de onde se vê

Teatro infantil / Cia. Ouro Velho
2, 3, 9, 10, 16 e 17/10
16h
Presencial no Teatro
Livre
50 minutos
A renomada Cia. Ouro Velho apresenta seus dois espetáculos: "Estação Vivaldi", que fala do dia a dia de uma antiga estação de trem, e "O Lugar de Onde Se Vê", que conta a história de Eva, uma menina que decidiu virar adulta antes do tempo e parou de brincar. Mas um dia, ela entra sem querer em um velho teatro abandonado, onde vai ter a oportunidade de resgatar sua infância.


Circo Charanga

Circo
2 e 3/10
Sábado 21h e domingo 19h
Presencial no Teatro
Livre
60 minutos
Três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um espetáculo de variedades. Em meio a belos screamers e às tradicionais marchas circenses executadas pelas charangas, lançam desafios, apresentam reprises, números de habilidade e de música excêntrica, nos moldes dos circos clássicos. “Circo Charanga” é uma homenagem à palhaçaria de picadeiro e à tradição dos circos de lona.


Mercado Branco

Teatro adulto
8 a 10/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Facebook e Youtube
12 anos
55 minutos
Mercado Branco é um espetáculo de comédia criado a partir da linguagem gestual, enfatizando o trabalho físico e coreográfico. O tema é a cultura do consumo. Diferentes hábitos e condicionamentos sociais da vida moderna se misturam e se repetem, e mesmo quando se transformam, parecem perder o sentido num mundo onde tudo vira mercadoria.


Ela Galinha

Teatro infantil / Banda Granja Sounds
12/10
16h
Presencial na área externa do teatro
Livre
50 minutos
Uma galinha de seis anos vai à escola pela primeira vez. No caminho, é feita prisioneira por um monstro. Sua jaula vira sala de aula e o que ela ensina vem do coração. Além da música ao vivo com a Banda Granja Sounds, uma dupla de Críticos comenta as ações, num enredo paralelo.


As aves da noite

Teatro adulto
15 a 17/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Facebook e Youtube
16 anos
75 minutos
O enredo de As Aves da Noite parte da história real do padre franciscano Maximilian Kolbe, que em um campo de concentração nazista de Auschwitz apresentou-se voluntariamente para ocupar o lugar de um judeu sorteado para morrer no chamado “porão da fome” em represália à fuga de um prisioneiro. Segundo o diretor Hugo Coelho, “esta é uma versão contemporânea do texto de Hilda. Não é uma peça sobre Auschwitz, partimos de Auschwitz, pois nosso lugar de fala não é o da reconstituição”.


Nimba

Dança
16 e 17/10
Sábado 21h e domingo 19h
Presencial no Teatro
Livre
50 minutos
A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné, empregada em cerimônias da dança da colheita do arroz, executadas a fim procurar a fertilidade dos campos. Utilizando dos elementos e simbologias femininas da natureza, presente tanto nas deusas até a própria "mãe terra", e em diálogo com a dança africana, o espetáculo busca gerar a reflexão desta essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além de ser mulher, no sentido do sexo e das características físicas. Tem o poder de se manifestar no tempo e espaço que quiser. Nimba é uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres.


Mário de Andrade desce aos infernos

Teatro adulto
22 a 24/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Facebook e Youtube
14 anos
60 minutos
A data de estreia da temporada virtual não foi escolhida à toa. Mário de Andrade nasceu em 9 de outubro de 1893. Pascoal da Conceição nasceu também no mesmo dia, mas 60 anos depois (em 1953). O título da peça foi extraído do poema póstumo do amigo Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade Desce aos Infernos, publicado no livro “A Rosa do Povo”, de 1945. Na peça, Pascoal interpreta textos originais de Mário em poesia, prosa, conferência e crônica.


Raiow Rainhas

Circo
23 e 24/10
16h
Live pelo Facebook e Youtube
Livre
50 minutos
Raiow Rainhas! O circo chegou trazendo as atrações mais espetaculares do momento. Você não pode perder as finais do campeonato de Luta Livre, as canções da Mulher Centopéia, as mágicas e ilusionismos das trigêmeas SimSalaBim, e muito mais! Quem ficava de fora, agora ocupa o centro do picadeiro e promete abalar as estruturas com toda sua potência e irradiação!


Roda de choro

Música
23 e 24/10
16h
Presencial na área externa do teatro
Livre
90 minutos
Apresentação de choro.


3X4

Teatro adulto
29 a 31/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Facebook e Youtube
14 anos
50 minutos
3x4 retrata as experiências de jovens comuns e suas relações com os outros, com a cidade, com o amor e com sua própria identidade. Pela comicidade ou pelo drama, e utilizando as linguagens do circo, da dança e do teatro, extrai a poesia das vivências e histórias cotidianas – situações que revelam o que temos de mais único e mais comum.

 

Dona Ruth: Festival de teatro negro de São Paulo

3ª edição (Módulo: Intervenções)
30 e 31/10
Sábado às 21h e domingo às 19h
Presencial no Teatro
Livre
60 minutos
O Dona Ruth: Festival de Teatro de São Paulo - 3ª edição tem como perspectiva mobilizar as possibilidades de encontro entre o centenário de Ruth de Souza e as cosmovisões, histórias, políticas e poéticas indígenas e negras, entendendo que nesta encruzilhada há muito sobre sonho, encanto, continuidade e permanência.

Yepário e Saberes
30/10
Sábado, 21h
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos
A obra está sendo criada especialmente a para o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo - 3ª edição. A peça relata o cotidiano de quatro pessoas indígenas, residentes no contexto urbano, mantendo viva a oralidade em passar os saberes , de geração para geração . A peça é falada na língua nativa tukano

Giras de Conversa com Bruno Cavalcanti (SP) e Sandra Nanayna (AM)
30/10
Sábado, 22h
Classificação: Livre

Vermelho, Branco e Preto
31/10
Domingo, 19h 
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos
A partir da figura cômica “Mateus”, da brincadeira do Cavalo Marinho pernambucano, Cibele Mateus mergulha no imaginário afro-diaspórico para saber mais sobre as fontes do riso, uma vez que as origens da dor e do pranto são muito bem conhecidas e exploradas.

Gira de Conversa com Bruno Cavalcanti (SP) e Cibele Mateus (SP)
31/10
Domingo, 20h
Classificação: Livre
 

TEATRO ALFREDO MESQUITA


Querem nos enterrar, mas somos sementes

Teatro Adulto / Programa VAI
de 1 a 3/10
sexta e sábado 21h e domingo 19h
LIve pelo Facebook e Youtube
12 anos
70 minutos
Vivemos em estado de guerra. Assistimos quietos ao massacre de nossa juventude. Até quando? Quando mães têm seus filhos mortos, a única alternativa que lhes resta é a luta. Lutar para que seus gritos não sejam silenciados. E se toda vida se origina de uma mãe, o rebento da luta também se faz delas. Nossos mortos têm voz e vamos rasgar o silêncio por eles.


Nerina - a ovelha negra

Teatro Infantil
2 e 3/10
sábado e domingo 16h
Presencial na área externa estacionamento do Teatro
50 min
Livre
Baseada no livro do cartunista Michele Iacocca, a premiada opereta do Maracujá Laboratório de Artes conta a história de Nerina, uma ovelha expulsa do rebanho por ter a cor diferente das demais. Mas ao encontrar lobos que propõem para ela, como vingança, que atraia as ovelhas que a expulsaram para que eles as devorem, ela vai tomar uma atitude que mudará a vida de todas.


Mário de Andrade desce aos infernos

Teatro adulto / Prêmio Zé Renato
de 15 a 17/10
sexta, sábado e domingo 21h
LIve pelo Facebook e Youtube
14 anos
60 minutos
A data de estreia da temporada virtual não foi escolhida à toa. Mário de Andrade nasceu em 9 de outubro de 1893. Pascoal da Conceição nasceu também no mesmo dia, mas 60 anos depois (em 1953). O título da peça foi extraído do poema póstumo do amigo Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade Desce aos Infernos, publicado no livro “A Rosa do Povo”, de 1945. Na peça, Pascoal interpreta textos originais de Mário em poesia, prosa, conferência e crônica.


Drags de novo no Alfredo

Teatro adulto
2, 9, 16, 23 e 30/10
sábados às 21h
Presencial no teatro
90 minutos
Livre
Trata-se de uma noite de apresentações, com releituras interpretadas por outras drag queens, das melhores performances apresentadas nas edições do “Cacilda! O Concurso Drag.


Brincando no Nordeste

Música
12/10
16h
Presencial no estacionamento do Teatro
Livre
60 minutos
O Baque CT apresenta "Brincando no Nordeste", espetáculo musical que promove o resgate de brincadeiras infantis, cantigas de roda e danças populares do Nordeste, contagiando e animando os baixinhos ao som de ritmos como coco-de-roda, ciranda, cacuriá, samba-de-coco e bumba-meu-boi, ritmos estes que são patrimônio cultural imaterial do Brasil.


Amplifiquintas - Pwr Records com Lori e Gabriela Brown

07/10
21h
Presencial no Teatro
Retirada de ingressos 1 hora antes
O projeto "Amplifiquintas #4" será com o selo PWR Records que potencializa mulheres por meio da música - na difusão e circulação; distribuição de álbuns, discos e EPs de bandas com mulheres na formação. O evento apresentará os artistas: Larissa Conforto, com o pseudônimo de ÀIYÉ, que é baterista, multi-instrumentista, compositora, cantora, produtora musical e artista sonora, com mais de dez anos de carreira; Gabriela Brown é uma cantora e compositora franco-brasileira, queridinha da Nova MPB e do R&B, a cantora e compositora debutou no álbum de estreia “Zeugma” (2019); Lori que é cantora e compositora ítalo-brasileira, seu primeiro trabalho, o single “Entregue” (2019) dá uma amostra do som produzido pela artista, com synths e influências da eurodance da década de 90.

Lori (Espetáculo Musical / Show)
30 min
Lori é uma artista ítalo-brasileira com forte influência do pop e R&B e a mais nova cantora do selo PWR Records. Em sua discografia ela traz o EP "Vênus em Virgem" (2019) e os singles "Choro na Cama" e "Introestelar", que direcionam sua carreira com um maior foco no mercado do pop brasileiro, enquanto antecipam o lançamento de seu disco de estreia em 2022. Ficha técnica: Lori (vocal e performance) Gabriel Nascimento (Dj) Lucas Carrasco (guitarra)

Gabriela Brown (Espetáculo Musical / Show)
30 min
Queridinha da Nova MPB e do R&B a capixaba se prepara para o seu primeiro lançamento no mundo pop. Ficha técnica: Gabriela Gomes Brown - voz Natália Moura Ferlin - Guitarrista

ÀIYÉ (Espetáculo Musical / Show)
20 min
Sinopse:
No mês de 5 anos de aniversário do selo, Larissa retorna a casa para re-apresentar para o público, AIYE - sua performance solo portátil que investiga a cura e a transformação a partir de colagens e sons disruptivos. Ficha técnica: Larissa Conforto Ferreira (CANTORA)
 

A formiga encrenqueira e o mistério da horta

Teatro / Dança / Infantil / Lei Aldir Blanc
Dias 09, 10, 16 17, 23, 24, 30 e 31 de outubro
16h
Presencial no Teatro
Livre
55 min
O espetáculo nos transporta para uma horta no interior nordestino, cuidada por um personagem simples e ingênuo que tem tanto amor por seu lugar, acaba dando vida a tudo que o cerca, isso acaba virando uma grande confusão quando uma Formiga que por lá passava e nunca teve uma vida tão feliz acaba tentando acabar com a paz da Horta. A peça traz temas muito importantes tanto para crianças, quanto para os adultos. Aborda de forma lúdica e sensível sentimentos que todos vivemos em algum momento, como: solidão, raiva, medo. E por fim, a importância da empatia para com o outro e o poder do perdão!


3X4

Teatro Adulto
29 a 31/10 / PROAC
sexta e sábado 21h e domingo 19h
LIve pelo Facebook e Youtube
14 anos
50 minutos
3x4 retrata as experiências de jovens comuns e suas relações com os outros, com a cidade, com o amor e com sua própria identidade. Pela comicidade ou pelo drama e utilizando as linguagens do circo, da dança e do teatro, o espetáculo busca extrair a poesia das vivencias e histórias cotidianas – situações que revelam o que temos de mais único, mas também de mais comum.

 

O bebê de Tarlatana Rosa

Teatro
28 a 31/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live no Facebook e Youtube
50 min
Livre
Brasil. Belle Époque. Os cortiços do centro sendo varridos para o morro. Carnaval do Rio de Janeiro. Ah! E não há quem não saia no Carnaval disposto ao excesso. O Bebê de Tarlatana Rosa celebra no mesmo tempo que vela, está em festa enquanto está de luto e gesta na hora que mata.
 

Zé Preguiça

Circo / PROAC
30 e 31/10
sábado e domingo 16h
50 min
Livre
LIve pelo Facebook e Youtube
A peça infantil é uma infiel adaptação de Lazy Jack, conto folclórico britânico que imortalizou a figura arquetípica do preguiçoso presente em diversas culturas. Assim é “Zé Preguiça”, um humilde camponês que apesar de considerado preguiçoso demonstra inúmeras habilidades e, ao final, recebe uma inesperada recompensa.

 

TEATRO JOÃO CAETANO


Brincando no Nordeste

Teatro infantil / música
2 e 3/10
16 horas
Presencial no teatro
Livre
60 minutos
O Baque CT apresenta "Brincando no Nordeste", espetáculo musical que promove o resgate de brincadeiras infantis, cantigas de roda e danças populares do Nordeste, contagiando e animando crianças ao som de ritmos como coco-de-roda, ciranda, cacuriá, samba-de-coco e bumba-meu-boi.


Vidma, a menina trança-rimas

Teatro infantil
9 e 10/10
16h
Presencial no Teatro
Livre
50 minutos
Vidma é uma menininha que mora em um lugar muito frio com sua família. Cheia de criatividade e apaixonada pelo mundo das bruxas, sempre encontra uma brecha para declamar poemas divertidos e limeriques de diversos bruxos e bruxas que já conheceu em seus pensamentos. Mas essa menina tem apenas uma certeza: a de que sua mãe é uma bruxa! Principalmente quando experimenta sua sopa e chega a conclusão de que a comida só pode ser uma receita de bruxa. Só que mexer com bruxa pode ser uma brincadeira muito perigosa...


Passarinhos

Dança / infantil
9 e 10/10
16h
LIve pelo Facebook
16 anos
30 min
Passarinhos é um espetáculo de dança infantil que propõe um encontro com o nosso brincar e nossa história. A partir das narrativas de pássaros do forró pé de serra e alguns da MPB voamos para retomar o melhor da nossa infância e encontrar nosso espaço neste ninho nos fortalecendo como coletivo.


Nimba

9 e 10/10
Sábado 21h e domingo 19h
Presencial no Teatro
Livre
50 minutos
A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné, empregada em cerimônias da dança da colheita do arroz, executadas a fim procurar a fertilidade dos campos. Utilizando dos elementos e simbologias femininas da natureza, presente tanto nas deusas até a própria "mãe terra", em diálogo com a dança africana, o espetáculo busca gerar a reflexão desta essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além de ser mulher, no sentido do sexo e das características físicas, e que tem o poder de se manifestar no tempo e espaço que quiser. Nimba é uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres.


Histórias (im)possíveis para garotas tagarelas e sem limites (para sonhar)

Teatro infantil
12/10
16h
Presencial no Teatro
Livre
40 minutos
As sonhadoras irmãs Mana Tica e Mana Teca sonham em ser bombeira e detetive quando adultas, mas são desencorajadas pelxs amigxs que dizem que estas profissões não são para meninas. Ao dar ouvidos às críticas, acabam brigando e perdem a ritualística história de ninar do pai. Enquanto tentam dormir, armam confusões até encontrarem magicamente duas histórias reais de mulheres fortes e nada convencionais que inspiram e validam os seus sonhos.


P+Lugar 2021

Música / dança
15 a 17/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Facebook
14 anos
60 minutos
P+LUGAR 2021, é uma mostra com exibição on-line, que reúne a música e a dança contemporânea, em dois encontros presenciais envolvendo 04 artistas da música e 6 artistas da dança onde a Improvisação opera e aciona o resultado cênico.


Programa dos Becker

Circo
16 e 17/10
16h
Live pelo Facebook
Livre
50 minutos
A magia, os desafios, as alegrias e as risadas serão dobradas! Dessa vez são 4 os Irmãos Becker que vão mostrar o que mais gostam de fazer na vida: Malabarismo. Eles se imaginam fazendo parte de um programa de TV e nessa fantasia, os próprios irmãos são os apresentadores, os jurados e os artistas desse show que para a Mamãe Coruja Becker, já é um sucesso!


Nerina - A ovelha negra

16 e 17/10
16h
Presencial no Teatro
Livre
Duração: 50 minutos
Baseada no livro do cartunista Michele Iacocca, a premiada opereta do Maracujá Laboratório de Artes conta a história de Nerina, uma ovelha expulsa do rebanho por ter a cor diferente das demais. Mas ao encontrar lobos que propõem para ela, como vingança, que atraia as ovelhas que a expulsaram para que eles as devorem, ela vai tomar uma atitude que mudará a vida de todas.


Circo Charanga

Circo
16 e 17/10
Sábados às 21h e domingo às 19h
Presencial no Teatro
Livre
60 minutos
Três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um espetáculo de variedades. Em meio a belos screamers, as tradicionais marchas circenses executadas pelas charangas, lançam desafios, apresentam reprises, números de habilidade e de música excêntrica nos moldes dos circos clássicos. Circo Charanga é uma homenagem à palhaçaria de picadeiro e à tradição dos circos de lona.


Ela Galinha

23 e 24/10
16h
Presencial no Teatro
Livre
50 minutos
Uma galinha de seis anos vai à escola pela primeira vez. No caminho, é feita prisioneira por um monstro. Sua jaula vira sala de aula e o que ela ensina vem do coração. Além da música ao vivo com a Banda Granja Sounds, uma dupla de Críticos comenta as ações, num enredo paralelo.


Roda de Choro

30 e 31/10
16h
Presencial no Teatro
Livre
90 minutos
A Roda de Choro proporciona, de maneira informal, a aquisição de repertório e o encontro entre diferentes gerações; aproxima músicos e público do Choro em um ambiente descontraído; e é um elemento tradicional de resistência da música popular no Brasil, por meio da qual se aprende a forma de tocar, acompanhar, improvisar e compor o Choro.


Dona Ruth: Festival de teatro negro de São Paulo

3ª edição (Módulo: Intervenções)
30 e 31/10
Sábado às 21h e domingo às 19h
Presencial no Teatro
Livre
60 minutos
O Dona Ruth: Festival de Teatro de São Paulo - 3ª edição tem como perspectiva mobilizar as possibilidades de encontro entre o centenário de Ruth de Souza e as cosmovisões, histórias, políticas e poéticas indígenas e negras, entendendo que nesta encruzilhada há muito sobre sonho, encanto, continuidade e permanência.

Xawara - Deus das doenças ou troca injusta
30/10
21h
Xawara significa epidemia para o povo Yanomami. Na história do Brasil e da América Latina, indígenas morreram ao primeiro contato com o homem branco, por causa das novas bactérias e vírus

Gira de Conversa com Clodd Dias (SP) e Juão Nyn (RN/ SP)
30/10
22h
Classificação: Livre

Uenda-congembo (morrer)
31/10
19h
Nas suas últimas horas uma pessoa pode ser tudo o que não sabe. Sendo negra pode experimentar ser branca; se não é jovem nem velha pode experimentar ser uma raiz. Sendo homem pode experimentar ser mulher; se não é homem nem mulher pode experimentar ser a sombra de uma criança.
 

Gira de Conversa com Clodd Dias (SP) e Luciano Mendes de Jesus (SP)
31/10
20h
Classificação: Livre
 

As aves da noite

22 a 24/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Facebook
16 anos
75 minutos
O enredo de As Aves da Noite parte da história real do padre franciscano Maximilian Kolbe que, em um campo de concentração nazista de Auschwitz, apresentou-se voluntariamente para ocupar o lugar de um judeu sorteado para morrer no chamado “porão da fome” em represália à fuga de um prisioneiro. Segundo o diretor Hugo Coelho, “esta é uma versão contemporânea do texto de Hilda. Não é uma peça sobre Auschwitz, partimos de Auschwitz, pois nosso lugar de fala não é o da reconstituição”.


Mário de Andrade desce aos infernos

Teatro adulto
29 a 31/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Live pelo Facebook
14 anos
60 minutos
A data de estreia da temporada virtual não foi escolhida à toa. Mário de Andrade nasceu em 9 de outubro de 1893. Pascoal da Conceição nasceu também no mesmo dia, mas 60 anos depois (em 1953). O título da peça foi extraído do poema póstumo do amigo Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade Desce aos Infernos, publicado no livro “A Rosa do Povo”, de 1945. Na peça, Pascoal interpreta textos originais de Mário em poesia, prosa, conferência e crônica.


Raiow Rainhas

Circo
30 e 31/10
16h
Live pelo Facebook
Livre
50 minutos
Raiow Rainhas! O circo chegou trazendo as atrações mais espetaculares do momento. Finais do campeonato de Luta Livre, as canções da Mulher Centopéia, as mágicas e ilusionismos das trigêmeas SimSalaBim, e muito mais!