Nota: Biblioteca Monteiro Lobato

A Secretaria Municipal de Cultura esclarece que não haverá fechamento ou esvaziamento da Seção de Bibliografia e Documentação ou de qualquer outra área da Biblioteca

É com muita preocupação que tomamos conhecimento, há algumas semanas, dos rumores de fechamento de uma seção da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Não houve absolutamente nenhuma sinalização do gabinete da Secretaria Municipal de Cultura para que a Seção de Bibliografia e Documentação seja extinta ou tenha seus trabalhos interrompidos.

Pelo contrário: na segunda-feira, 23, data que serão retomadas as atividades presenciais do espaço, vamos inaugurar na Biblioteca uma nova sala de leitura voltada à primeira infância, a primeira do Brasil com essa característica. A Monteiro Lobato foi a biblioteca recordista em inscrições do projeto de formação da Secretaria, o PIÁ. Mesmo com as limitações da pandemia, a Biblioteca manteve uma ativa programação online.

A Secretaria Municipal de Cultura já instaurou um procedimento legal interno para apurar os fatos e esclarecer como surgiu a informação falsa sobre qualquer tipo de desmonte ou negligência com o importantíssimo acervo da Biblioteca Monteiro Lobato.

Reforçamos: não haverá fechamento ou esvaziamento da Seção ou de qualquer outra área da Biblioteca.

O Gabinete da Secretaria também encaminhou uma determinação para a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas explicitar a realidade e cessar qualquer discussão sobre esse fato, inexistente, sobre a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato até a apuração completa da situação.

Lamentamos profundamente que uma notícia distorcida como essa tenha sido capturada para benefício político de quem não tem o menor compromisso com a Cultura da cidade, e até por quem tem postura notadamente agressiva, obscurantista e hostil à cultura. Essa prática tem sido recorrente na sociedade e certamente não beneficia as políticas culturais ou o suporte a elas.

Este é um excelente momento para olharmos para todo o Sistema Municipal de Bibliotecas e suas 54 bibliotecas, muitas delas nas periferias da cidade, para nossa busca interna por recursos que garantam a manutenção, ampliação e digitalização dos seus acervos e entendermos o tamanho do desafio que enfrentamos diariamente.