Orquestra Mundana Refugi reúne músicos refugiados e brasileiros

Apresentações acontecem nos teatros Cacilda Becker e João Caetano

Em abril último, uma orquestra que unia em praça pública músicos refugiados de diversas partes do mundo e brasileiros encantou o público presente no 28º Festival de Teatro de Curitiba. Conhecido como Orquestra Mundana Refugi, o grupo se apresenta agora em junho nos teatros Cacilda Becker, dia 19, às 21h; e João Caetano, nos dias 29, às 21h, e 30, às 19h. A entrada é franca e deve-se retirar ingresso uma hora antes.

No programa, serão interpretados arranjos de canções de Milton Nascimento e Chico Buarque, além de composições autorais ou inspiradas em obras dos países de origem dos músicos.

A Mundana Refugi é composta por 21 artistas, entre cantores e musicistas, vindos da França, Cuba, Palestina, Síria, Congo, Haiti, Irã e Guiné-Conacri, além de diversas regiões do Brasil. Assim com a origem dos músicos, os instrumentos também são os mais ecléticos, vão dos tradicionais piano, violino, flauta e acordeão ao kanum (tipo de harpa horizontal de origem árabe), bouzouki (uma espécie de alaúde irlandês) e cítara chinesa.

“A diversidade cultural é algo que sempre me encantou”, diz o multi-instrumentista e pesquisador musical Carlinhos Antunes. Foi ele que, há dois anos, teve a ideia de formar a orquestra, dando prosseguimento a outra iniciativa sua, o Projeto Refugi, que durante mais de 15 anos ofereceu, no Sesc Consolação, oficinas musicais gratuitas para migrantes, imigrantes e refugiados, que resultaram na formação da Orquestra Mundana.

“Durante os cinco anos que vivi fora do Brasil e na minha passagem pelos mais diferentes países do mundo, cheguei à constatação de que se pudéssemos unir a música brasileira aos ritmos de outras culturas teríamos, como resultado, uma riqueza de sons e interpretações. A Mundana Refugi já gravou dois discos, em 2017 e 2019, este último celebrando os dois anos de criação da orquestra.

Por Gilberto De Nichile

| Teatro Cacilda Becker. R. Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. Tel. 3864-4513. Dia 19, 21h
| Teatro João Caetano. R. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 29, 21h. Dia 30, 19h
|Grátis (retirar ingresso uma hora antes)