Centro Cultural do Grajaú - Programação de Maio

Maio 2019

Literatura

Leitura Imperativa
É uma proposta de contação de histórias em formato de leitura coletiva que propõe a participação ativa e voluntária do público. Podem ser partilhados até quatro contos africanos (um conto por data), contextualizados geograficamente em um mapa ilustrativo.
"Bia na África", de Ricardo Dreguer - Bia é filha de uma diplomata e viaja com a mãe por diferentes partes do mundo: África, Europa, Ásia... Nessas viagens ela conhece muitas das influências que outros países trouxeram para o Brasil.
"Cordel África", de César Obeid - O livro propõe uma visita, por meio da literatura de cordel, às diversas culturas vindas do continente africano. Para ilustrar toda essa riqueza de detalhes em forma de rimas, foi escolhida uma técnica de ilustrações digitais baseada na xilogravura.
Onde: Teatro
Quando: 09/05 e 10/05
Horário: Quinta e Sexta às 15h
Gratuito
Livre

Slam do Grajaú
O Slam do Grajaú vem proporcionando aos moradores da região encontros poéticos onde a rima é utilizada para debater e discutir acerca do cotidiano dos moradores da periferia, levando a crítica social sobre seus descontentamentos em forma de verso e poesia.
Onde: Calçadão
Quando: 17/05
Horário: Sexta às 18h
Gratuito
Livre

Intervenção Artística

Xemalani SuldaAmérica "As peças pretas jogam"
Grupo do Distrito do Grajaú tem como princípios de atuação o xadrez e a cultura hip hop. Suas atividades são desenvolvidas nas ruas com apresentações de grupos de rap, discotecagem, oficina e torneios de xadrez, produção de grafites e ocupação pacífica de espaços públicos.
Onde: Calçadão
Quando: 11/05 e 12/05
Horário: Sábado e Domingo às 14h
Gratuito
Livre


Bate Papo Musicado com Erika Malunguinho e Djamila Ribeiro
Onde: Cinema
Quando: 24/05, 25/05, e 26/05
Horário: 19h
Gratuito
Livre



Música

Grajaú Rap City
Em um duelo de MCs, dois artistas se enfrentam, cada um improvisando rimas desafiadoras contra o outro. Competições no modelo batalha são comuns dentro da cultura Hip Hop e estão presentes em todos os elementos do movimento: no grafite existe a batalha de cores; no break, a batalha da dança; os DJs batalham com scratch; no rap, a batalha de MCs.O projeto Rinhas de MCs Grajaú consiste na realização periódica de duelos de MCs, acompanhados de outros elementos da cultura Hip Hop, como apresentações de Rap, DJs e Grafite, em diferentes regiões da cidade, formando um circuito regional de duelos.O rap freestyle, rinha de MC`s ou batalha é uma forma improvisada de rap, é feita sem letras previamente construídas. O rap freestyle força cada rapper a pensar e a responder rapidamente: nesse sentido, é semelhante ao Jazz de improviso ou de atuação. Há grupos que se encontram em grandes clubes de Hip Hop apenas pela diversão e improvisação de uma batalha e/ou Rinha de Mc`s.
Onde: Calçadão
Quando: 16/05
Horário: Quinta às 18h
Gratuito
16 anos

Saraú das Travas
Sarau Travas da Sul é encontro bimestral pensado por pessoas da comunidade LGBTQ+ deste país Grajaú. É um momento de fortalecer redes de apoio, artes e rolês para aproximar a população LGBTQ+ das quebradas. Na primeira edição recebemos diversas participações espontâneas e artistas convidadas com intervenções de Abapurana e LuanaNãoÉmenina, drag show de Tia Franny e Izabella Safira, bóquet show de Eric Salles e Gê de Lima, debate sobre gordofobia com Thiago Viççar e Maya Guedes, conto encenado com Wagner Jorge e discotecagem do DJ Gloob.
Onde: Calçadão
Quando: 26/05
Horário: Domingo às 16h
Gratuito
16 anos