Banda Chubiruba toca repertório infantil dos anos 20

Shows são realizados até dia 10 de março, no teatro Cacilda Becker

Há 100 anos, um dos principais meios de comunicação eram os jornais. Dessa forma, podiam-se ver crianças – ou gazeteiros, como eram chamados – vendendo-os pelas ruas das cidades. Essa forma de publicação foi escolhida para conduzir o show “Vinte”, da Banda Chubiruba. Ao entrar no teatro Cacilda Becker, as crianças recebem um jornal customizado com curiosidades e trazendo as letras das canções, vindas da música popular dos anos 20. As apresentações, que mesclam dança, música e palhaçaria, ocorrem até o dia 10 de março, aos sábados e domingos.

A diretora Telma Dias explica como foi a seleção do repertório, após o grupo encontrar um total de 30 canções que faziam sucesso nos anos 20, não necessariamente infantis. “Escolhemos músicas com temas ligados, de alguma forma, ao universo da criança, ou que propunham algum tipo de jogo ou brincadeira que nos possibilitasse interagir com o público”, conta. Entre os destaques do repertório, estão "A Baratinha", de Mário São João Rabelo; e "O Meu Boi Morreu", de autor desconhecido.

Telma também destaca “Seu Jacinto” e “Coração”, de Noel Rosa, e “Isto é Bom” de Xisto Bahia. “Apesar de não serem conhecidas nos dias atuais, elas influenciaram toda uma geração de compositores e cantores pela alta qualidade das letras e arranjos”, conclui.

Por Gabriel Fabri

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Livre. De 1º a 10. Sáb. e dom., 16h. R$ 16